Sucateada, Polícia Civil tem o menor efetivo em doze anos
Com queda no orçamento, a corporação da capital enfrenta problemas como falta de investigadores, prédios caindo aos pedaços e viaturas em péssimo estado

O pátio do Deic, na Zona Norte: 54 viaturas caindo aos pedaços à espera de ser vendidas como sucata (Alexandre Battibugli/Veja SP)
Qualquer paulistano que já tenha procurado ajuda em uma delegacia pode facilmente elaborar uma lista dos problemas mais comuns. Móveis velhos, paredes sujas, equipamentos obsoletos, funcionários insatisfeitos e espera interminável são um cenário corriqueiro na maioria desses locais há décadas.
Mas ainda que a expectativa do cidadão não seja encontrar um serviço padrão Scotland Yard, a badalada força britânica, existem indícios de que o quadro de desalento na Polícia Civil de São Paulo se agravou em tempos recentes. A começar pelas finanças.
Pela primeira vez nesta década, houve queda no volume de dinheiro gasto com a corporação em um ano. Os 3,7 bilhões de reais de 2016 representam 95 milhões de reais a menos em comparação com 2015. Apenas nos custos com pessoal, essa redução girou em torno de 34 milhões de reais.

O montante alocado para investimento, de 24 milhões de reais, foi o menor desde 2010, com uma baixa acumulada de 78% de lá para cá. Como se não bastasse, a verba de manutenção caiu 10% no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período de 2016, totalizando 165 milhões de reais.
Some-se a precariedade histórica a menos dinheiro em caixa e o resultado não poderá ser diferente. Os exemplos de sucateamento físico da Polícia Civil na cidade são identificáveis em vários departamentos. Algo evidente até no prédio símbolo da corporação, o quartel-general do Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), próximo à Avenida Ipiranga, no centro.
Apelidado de “Garajão”, o local vive clima de abandono, com elevadores parados, janelas quebradas, extintores inoperantes e pilhas de entulho empoeirando-se por todo lado. Em outra unidade importante, o Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), na Avenida Zaki Narchi, na Zona Norte, 54 viaturas caindo aos pedaços se acumulam no pátio à espera de ser leiloadas como sucata.
No Grupo de Operações Especiais (GOE), no Campo Belo, rachaduras espalham-se pelas paredes. Por falta de manutenção, os quatro helicópteros do Serviço Aerotático, usados em operações antissequestro, prisões de organizações criminosas e transporte de órgãos a hospitais, chegaram a ficar parados por sete meses no Campo de Marte. Dois deles voltaram a voar recentemente, mas os outros, da década de 80, serão vendidos para cortar custos.
A falta de dinheiro é visível também na escassez de material e de serviços básicos nos distritos. Funcionários da Academia de Polícia, no Butantã, e das dez delegacias vinculadas à 1ª Seccional do Centro, como o 3º DP, nos Campos Elíseos, andam realizando vaquinha do próprio bolso para contratar faxineiros, pois estão sem limpeza há três meses por problemas na licitação do serviço, processo de responsabilidade do governo estadual sob gestão de Geraldo Alckmin.
No 33º DP, em Pirituba, na Zona Oeste, delegados são obrigados a levar de casa mesas, cadeiras e o computador particular para conseguir trabalhar. “E nem assim resolve. Em muitos casos, os softwares oficiais não funcionam em equipamentos pessoais”, diz a delegada Juliana Manikkompel, diretora do Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Sindpesp).
Um mês atrás, a entidade começou a reunir um arquivo com imagens de degradação nas unidades, enviadas pelos colegas. Mais de trinta foram catalogadas, de poças d’água a viaturas com pneus carecas. “A polícia atua de forma limitada há anos, mas agora ocorreu um verdadeiro desmonte”, diz a delegada Raquel Gallinati, presidente do Sindpesp.
Sujeira é obviamente desagradável, porém o quadro fica bem mais preocupante quando a crise começa a provocar baixas no número de agentes a serviço da população. Hoje, a Polícia Civil conta com o menor efetivo dos últimos doze anos. São 9 423 funcionários na capital, com um déficit aproximado de 20% em relação ao número de vagas. Faltam cerca de 230 delegados, 880 investigadores e 540 escrivães, entre outras funções — um buraco criado pela aposentadoria de muitos profissionais e pelo sumiço dos concursos públicos na área (o último foi em 2013).
Com menos pessoal, várias unidades apresentam problemas graves de atendimento. No 8º DP, no Brás, boa parte dos 2 000 inquéritos de furto de veículos e celulares está parada porque só há doze investigadores no turno do dia, metade do ideal para uma delegacia que funciona 24 horas. “E ainda perdemos tempo com burocracia”, diz um funcionário do local. “Como o sistema para remeter flagrantes não é digital, precisamos levá-los pessoalmente ao fórum.”
Na 1ª Delegacia de Defesa da Mulher, no centro, com cerca de 100 atendimentos diários, quatro pessoas se desdobram para suprir o plantão noturno. Por ser a única do tipo a funcionar 24 horas, a demanda no lugar é mais alta. Vítimas de violência doméstica e sexual chegam a esperar seis horas para registrar um boletim de ocorrência.

A escassez atinge até setores que atuam na segurança direta da população. Após perder quase 70% de seus 300 profissionais em uma década, o Grupo de Operações Especiais (GOE) passou a circular em muitos casos com dois agentes por viatura — o ideal são três. “Somos convocados para dar reforço em confrontos, mas, muitas vezes, os bandidos continuam em maior número”, diz um agente.
A crise de recursos coincide com um momento de piora em alguns índices de produtividade da Polícia Civil na capital. Houve redução em onze das treze estatísticas contabilizadas pela Secretaria da Segurança Pública (SSP) no primeiro semestre de 2017 em relação ao mesmo período do ano passado.
O mais preocupante diz respeito ao número de inquéritos instaurados, importante termômetro de eficiência policial, que teve queda de 3%. Dos cerca de 320 000 boletins de ocorrência registrados de janeiro a junho, 16% se tornaram investigações. Em países como a Inglaterra, por exemplo, esse índice ultrapassa 30%.
Outros números que apresentaram baixa foram os de prisões efetuadas (6%), flagrantes (7%) e apreensão de entorpecentes (43%). No mesmo período, houve aumento na incidência de sete dos crimes que mais afligem os paulistanos. Entre eles estão roubo (3%), furto (9%), latrocínio (45%) e estupro (85%). “O crescimento de crimes contra o patrimônio sugere que a polícia não está conseguindo desmantelar as quadrilhas”, diz o especialista em segurança pública Guaracy Mingardi.

Quem viveu a corporação em épocas anteriores se impressiona com o atual panorama. “Abandonaram a polícia investigativa”, lamenta o deputado estadual Antonio Assunção de Olim, mais conhecido como Delegado Olim, do Partido Progressista (PP), com vinte anos de atuação na área.
No caso da Polícia Científica, há déficit aproximado de 510 funcionários na capital. “Um laudo que deveria ficar pronto em dez dias está levando meses”, diz o perito Eduar do Becker Tagliarini, presidente do sindicato da categoria.
Como o governo do estado mais rico do país, nas mãos do mesmo partido, o PSDB, há 22 anos, pode ter deixado a situação chegar a esse ponto? Segundo o 10º Anuário Brasileiro de Segurança Pública, São Paulo é o estado que mais gasta com essa área. Em 2015, por exemplo, investiu 9 bilhões de reais em policiamento, mais que Bahia, Paraná e Pernambuco somados.
Segundo alguns especialistas, o principal erro foi de gestão. “Faltou uma visão estratégica sobre segurança pública, que é tratada quase como um problema só da PM, sem integração nem equilíbrio”, afirma Rafael Alcadipani, professor de administração da FGV e membro do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

Mesmo na PM, existem problemas. Faltam cerca de 1 430 agentes na tropa e o salário médio de 3 000 reais não é reajustado faz três anos. “Há desmotivação geral”, afirma Wilson Morais, presidente da Associação dos Cabos e Soldados da PM de São Paulo.
Ainda assim, a corporação encontra-se em uma situação um pouco melhor. Na última década, não enfrentou redução de orçamento. Em 2016, o aumento foi de 2,5%, chegando a 13,6 bilhões de reais, mais que o triplo do direcionado à Civil. “A PM tem custo maior, com mais viaturas e atividades ostensivas”, justifica o secretário de Segurança Pública, Mágino Alves.
O governo reconhece as dificuldades, mas garante que não há motivos para alarme. Alves não concorda que exista relação entre a atual penúria de recursos e alguns números de baixa produtividade nas delegacias. “Uma queda de 3% no número de inquéritos abertos não é expressiva”, defende.
O secretário reforça seu argumento apontando altas em outros critérios, como esclarecimento de crimes por meio de reconhecimento (47%) e pedidos de prisão preventiva (46%). “Além disso, reduzimos o índice de homicídios na capital de 51,2 para 6,3 a cada 100 000 habitantes entre 2000 e 2017. Em Chicago, por exemplo, essa taxa é o triplo.”
O secretário diz que uma série de estratégias de curto e longo prazos vai solucionar ou amenizar os principais problemas. A primeira medida envolve um repasse de 19 milhões de reais em setembro para gastos com material e equipamentos. “É um dinheiro que não resolve o quadro crítico”, diz Raquel Gallinati, do Sindpesp. “Teria de ser um valor seis vezes maior.”
As promessas de Alves incluem a chegada de 100 novas viaturas, 2 500 pistolas e três ônibus, um investimento extra de 16 milhões de reais. Para contornar a falta de pessoal, serão nomeados nos próximos quatro meses os candidatos que passaram no concurso público de 2013, para ocupar 64 postos de delegado, 258 de escrivão e 902 de investigador no estado (um terço disso na capital).

O edital de um novo concurso está previsto para ser lançado até o fim do ano e as vagas serão preenchidas no decorrer de 2018. Há planos para resolver outras questões urgentes. O “Garajão” será desocupado em setembro para uma reforma e a sede do GOE tem um projeto pronto para a realização de obras no prédio, que está em más condições. Existem ainda licitações em fase final para a contratação de serviços de limpeza nas delegacias e nos departamentos especializados.
Números preocupantes
As estatísticas da crise que aflige a instituição
95 milhões de reais foi a queda nos gastos em 2016, a primeira em sete anos
1 110 é o déficit de delegados e investigadores na capital
3% é a taxa de redução nos inquéritos abertos em 2017
45% foi a alta nos latrocínios no primeiro semestre deste ano



Sabe o que eu acho? Eu acho é pouco vc vai em um dp fazer ocorrencia os tiras trata o cidadao como lixo uma espera sem necessidade quase 12 horas pra fazer um flagrante… se tiver ocorrencia de flagrante ai ja era nao fazem mais nada fica segurando os mike e enrolando o cidadão quando nao o mike vai apresentar um veiculo localizado pedem pericia pra amarra a viatura da PM ate o perito fica indignado com o pedido de pericia…. o melhor é fazer que nem a policia ferroviaria extinguir a civil e diatribuir o efetivo em outras secretarias e deixar tudo pra pm resolver ciclo completo ja…
CurtirCurtir
Viva os delegados de polícia. Eles ainda são os dirigentes da Polícia Civil. As outras 13 carreiras é que são culpadas.
CurtirCurtir
de uma coisa eu tenho certeza….
o que esta acontecendo , NÃO É CULPA DOS RESTOPOLS…..
restopols só cumprem ordens…
CurtirCurtir
” Não gostou pede baixa” Antes de criticar aprenda a escrever! Estude um pouco de gramática.
CurtirCurtir
Bom…
Vamos lá…
Você tem uma empresa que, com o dobro de funcionários de uma outra empresa (polícias de outros países) com a mesma finalidade, produz apenas 7% do que devia produzir, (taxa de elucidação de crimes) Você iria continuar investindo nessa empresa?
Não precisa ser muito esperto para entender isso né?
CurtirCurtir
é verdade o que o colega de cima relatou….
é ridículo os PMs chegarem na DP alegando que encontraRAM um veículo produto de furto ou roubo,
e que ja fez contato com o dono do carro…( intacto em estado perfeito ) sem sangue e sem batida alguma….
as vezes o dono do carro fica do lado de fora da DP… p/ não constranger o escrivão…..
ai após relatar o fato ao escriba. o mesmo passa ao delpol , O DELPOL diz ao escriba que quer perícia no local…
sem motivo algum…. somente p/ que os PMs saibam que quem manda é ele….
ELE EXIGE PERÍCIA. independente do carro estar em perfeito estado…
resultado= PMs e VITIMAS saem furiosos, alegando que o delta mandou esperar a pericia no local…
É MOLE……
existem mais ou menos uns 15% de DELTAS que trabalham assim………………
resultado= RIDÍCULO
CurtirCurtir
querem melhorar e recuperar a PC ????
então irão ter que fazer um estudo , e descobrir onde esta havendo erro….
se a vitima do carro roubado esta presente na DP, e alega que viu o seu o veiculo e declara que esta em perfeitas condições,
PERGUNTO= qual o motivo p/ o SR DELTA exigir pericia no local ??????????????????????????
isso pode ser mudado em uma simples canetada…
somente declaração assinada pela vitima sera suficiente… p/ liberar o local e devolver o veiculo ao ja prejudicado vítima…..
ou ele sera vitima de novo na DP ??????????????????????????????? agora na canseira , dada p/ DELTA ???.
CurtirCurtir
Art. 6o Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá:
VII – determinar, se for caso, que se proceda a exame de corpo de delito e a quaisquer outras perícias;
Pessoalmente, nós jamais requisitamos tal tipo de exame apenas para liberar local e “devolver” veículos. Mas o CPP determina e ordem legal deve ser cumprida! Mude-se a lei, então. Mas que não se culpe a PC. Aliás, o grande erro dos delegados sempre foi ficar improvisando com o objetivo de agilizar os procedimentos. Sifu! Vê se o Juiz restitui algo pra alguém sem laudo , prova de propriedade, prova de pagamento lícito , IRPF, etc…
CurtirCurtir
e são sempre os mesmos DELTAS…
estes ao assumir o plantão ja orienta os componentes da equipe >>>>>>>>>
pessoal !!! veiculo localizado, é pericia no local… tá ? entenderam ???
fazer o que né ??? é ele quem manda …. né ?????? ao restopols resta somente obedecer…
CurtirCurtir
OLHA A MODERAÇÃO, DIGO, CENSURA….
CurtirCurtir
OLHA A MODERAÇÃO
CurtirCurtir
DIGO, CENSURA….
CurtirCurtir
CENSURA….
CurtirCurtir
Nossa a Dra Raquel esta linda na foto, em compensação ao fundo a falecida GAI e a Vtr moribunda e esquecida da Dicom…
Se tirarem as outras trocentas vtrs podres pra fora, dá pra fazer um filme nacional plageando o apocalipse zumbi pol…. kkkkk
Salve vossas excrecências doutores dinos mór.
Salve cérebros pensantes.
Que venha o circo completo logo.
É só baixar a lona velha e sucateada do circo PC e jogar os palhaços restopol no outro circo com lonas novas PM… k k k k
CurtirCurtir
Nossa a Dra Raquel esta linda na foto, em compensação ao fundo a falecida GAI e a Vtr moribunda e esquecida da Dicom…
Se tirarem as outras trocentas vtrs podres pra fora, dá pra fazer um filme nacional plageando o apocalipse zumbi pol…. kkkkk
Salve vossas excrecências doutores dinos mór.
Salve cérebros pensantes.
Que venha o circo completo logo.
É só baixar a lona velha e sucateada do circo PC e jogar os palhaços restopol no outro circo com lonas novas PM… k k k k
CurtirCurtir
Nossa a Dra Raquel esta linda na foto, em compensação ao fundo a falecida GAI e a Vtr moribunda e esquecida da Dicom…
CurtirCurtir
Nossa a Dra Raquel esta linda na foto,
CurtirCurtir
Falido,
Como mulher , fotogenicamente, a considero muito harmoniosa( deve ser bem perfumada ) . Merecedora de todo respeito; como se fosse minha mulher, irmã ou minha mãe. Mas como delegada é uma figura ridícula! Ta mais para Ganlinhati do que Gallinati ou Pirigati! Ninguém a leva a sério. Ah, não sou da linha do Bolsobosta, não !
CurtirCurtir
ainda bem que neste quesito , a grande e esmagadora maioria dos DELTAS , são pessoas conscientes do que
fazem….e preocupados com o bem da comunidade, sabendo bem distinguir , quando tem que ser rígido , e quando ser correto … pois tem poderes , para decidir um problema que fique BOM P/ TODOS….
e após ficarem cientes que o veiculo esta em bom estado e em concordancia com a vitima , e DELTA manda o PM
trazer o veículo junto com a vítima p/ fazer a devida devolução………………
PARABENS AOS DELTAS que agem desta maneira…
não é o mesmo que digo aos DELTAS que fazem ao contrario disto…………..
CurtirCurtir
em compensação ao fundo a falecida GAI
CurtirCurtir
e a Vtr moribunda e esquecida da Dicom…
CurtirCurtir
Se tirarem as outras trocentas vtrs podres pra fora, dá pra fazer um filme nacional, o apocalipse zumbi pol…. kkkkk
CurtirCurtir
Salve vossas excrecências doutores dinos mór.
Salve cérebros pensantes.
Que venha o circo completo logo.
É só baixar a lona velha e sucateada do circo PC e jogar os palhaços restopol no outro circo com lonas novas PM… k k k k
CurtirCurtir
Verdades incontestáveis:
Apadrinhados- filhos de delegados, sobrinhos de juizes, esposas de PCs etc- que não tiveram o merito, mas por influencia e indicação, estão pcs;
Mal criados – o cara estampa pobreza na cara- já e motivo para esculacho e humilhação.
Correrias- fruto de um sistema estruturadamente corrupto- saem que nem urubus atrás de carniças, se puder, pega um $ ate da mae, hoje em dia são muitos.
Semi deuses – esse e o tipo mais antigo, entrou na época do laco, eram ignorantes ao extremo- hoje em dia, fruto da correria e de um pouco de estudo, se acham os maiorais, pois gozam de um padrão de vida muito superior, menosprezam os demais, acham que estão no nivel de delegados, são aqueles que contam vantagens, mas que na verdade sonharam com tudo aquilo, ou no maximo foi 10% do que falam, gostam de ostentar relógios, cordões de ouro, mas estão próximos da aposentadoria.
Cansados- estão na paridade com os apadrinhados-pois gozam de escalas privilegiadissimas, ate para trocar um tonnes fazem cara feia, das 8 horas trabalhadas, de fato só trabalhou 1 HR.
Cardeais- alguns delegados se acham deuses, acham que ate seu coco não deveria ser desperdiçado, acham que estão a altura de juizes, mas quando veem um, só falta fazer um boquete.
E por ai vai
CurtirCurtir
Gostei do gatinho no sofá!
CurtirCurtir
Quem comanda o barco?!?!?!?
Quem assina?!?!?
De quem é a palavra final?!?!?
Logo serão REIS sem súditos!!!!!!!!
CurtirCurtir
E de quem é a culpa verdadeira????
R: Esta na CF/1988
Art. 144. A segurança pública, dever do Estado, direito e responsabilidade de todos, é exercida para a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, através dos seguintes órgãos:
§ 4º Às polícias civis, DIRIGIDAS por DELEGADOS DE POLICIA de carreira, incumbem, ressalvada a competência da União, as funções de polícia judiciária e a apuração de infrações penais, exceto as militares.
CurtirCurtir
FLIT PARALISANTE em 27/08/2017 às 19:22
Art. 6o Logo que tiver conhecimento da prática da infração penal, a autoridade policial deverá:
A SIM
Engraçado que não vi a mesma postura quando da discussão sobre o CPM e o CPPM nos crimes militares julgados pelo tribunal do júri. O CPP tem que ser levado à risca, o CPPM e o CPM não? Tô pra ver blog mais parcial que esse. Tá pior que pesquisa do data folha.
CurtirCurtir
Piroca de aço,
Eu não tenho culpa por você confundir crime militar por crime praticado por policial militar, né ?
Depois ainda sou o imparcial ?
Vocês aí já ouviram falar naquele princípio jurídico da paralelidade das formas ?
A faculdade de direito do Barro Branco sempre teve bons professores, uma pena que nem sempre bons alunos.
CurtirCurtir
GOSTEI DA DELEGADA, LINDONA, PELO MENOS AS MULHERES DA PC SÃO LINDAS E BEM ARRUMADAS,NOTA 10.
CurtirCurtir
ESTAMOS FALIDOS, DESUNIDOS E DESMOTIVADOS, MAS PELO MENOS ESTAMOS BEM NA FOTO.
CurtirCurtir
Auto-localozado sem indícios de crime é NOC para o proprietário e nada mais . Não passo nem perto do DP!
CurtirCurtir
DINIZ Perfeito comentario , Delegados serao reis sem suditos kk . A policia Civil tem sua maioria policiais com mais de 42 anos , outros muitos em idade de se aposentar.Esses calças brancas que entrarao ano que vem nao vao tapar o enorme buraco de falta de policiais
.Agora quero ver os Deuses Delegados entregarem as estatisticas pra SSP.
CurtirCurtir
Quanta coisa escrita.. e não se aproveita 10 %
CurtirCurtir
Desse jeito é melhor fazer igual ao DGP… ou seja… Nada !!
CurtirCurtir
O que mike fala, não se leva em consideração. Principalmente mike “especialista em direito.”
CurtirCurtir
Desculpe Dr. Guerra, mas Pq como delegada é figura Ridicula? Ela se veste bem, não é vulgar e tem muita fibra. Bate de frente com o Governador todos os dias. Mulher de garra!! Faz um papel de Presidente Sindical Perfeitamente. Além de defender os interesses dos Delegados, ainda dá uma força para os Operacionais, pois estes sim estão jogados a propria sorte pelos seus Sindicatos e Associações!!
Dra. Raquel é elegante, bonita, trabalhadora e não faz média com o Governo como uns e outros vivem fazendo!
CurtirCurtir
Meu Deus a situação piora a cada dia.
CurtirCurtir
O gatinho é o único inocente na história…
CurtirCurtir
Demoro para passar o plantao policial aos mikes assim a civil fica so com o servico especializado. Queria ver apresentar ocorrencia pra outro meganha quanto tempo iria demorar inclusive para atender o povo. Pior e ligar 190 e te mandarem ligar 192 193 menos para eles ou entao qdo se precisa de um servico preventivo do transito da gloriosa e vc ser informado que eles so irao atuar caso algum acidente ja tenha acontecido. Kkkk nem do preventivo dao conta.
CurtirCurtir
So para acrescentar 22 anos de Psdb em Sao Paulo e nem o servico 190 conseguiram fundir com 192 e 193 e quem tem que saber para quem ligar e o cidadao e nao o atendente mais treinado e em condicoes emocionais diferente de quem precisa de ajuda. Esse povo nao sabe nem em quem votar Vai saber para quem ligar pois se soubessem pt e psdb ja teriam sido extinguidos faz tempo. Mas pediremos ao Santo quem sabe um dia melhora.
CurtirCurtir
20 anos de PSDB é tarde? Você está errado! Aliás, demitido há quase uma década, não tem condições de viver nossa realidade. Acreditei em você, e agora vejo como sou trouxa.
CurtirCurtir
Em casa que falta o pão, todo mundo briga e ninguém tem razão……………………..SÓ TEM UM CULPADO: PSDBosta e
dirigentes da PC que rezaram sua cartilha………Parabéns….
CurtirCurtir
Pessoas com “educação” ……..são tratadas com educação.
CurtirCurtir
Não tenho culpa se o PSDBosta acabou com a educação no Estado de SP.
CurtirCurtir
O problema é gestão
Gestão dos delegados, esta Raquel arrogancia em pessoa, chega na Seccional menosprezando os de outras carreiras, agora poe arma na cinta p tirar foto, quanta hipocresia…., Faz tempo q não trabalha na vida
Dinheiro? Não falta não, conheço uma seccional q o chefe dos tiras, chefe do Secon, seccional, Del assistente, chefe dos escrivãos todos tem viaturas novas com combustível ilimitado p uso pessoal, nos dps, os chefes dos tiras e delegados tb tem o mesmo privilégios, ah e os tiras q nao trabalham, só aparecem de manha.
O IC faltando perito? Mentira…
Eles não emitem laudo pq ninguém cobra, na Sptc o diretor de TI quando dava expediente tem mais de 1000 laudos não expedidos, o q aconteceu? Virou diretor….
Tem q por estes para trabalhar e não chorar por verbas, precisa de gestão….
CurtirCurtir
O PSDBosta precisa cumprir as Leis também……………..salário congelado, aux. aliment. ridículo, não paga aposentadoria
especial, etc…………………………………….observando que, a trinta anos atrás, o piso salarial era melhor…………………
e foi no desgoverno dessas tralhas que se criou o crime organizado, e viramos a “caça”; nunca se matou tanto Policial sem ter a reposta imediata……………………2006 e 2012 é fato.
CurtirCurtir
Deixaram todos operacionais de saco cheio, desmotivados…………..na próxima gestão do PSDBosta em SP…………vão contratar Policiais a troco de pinga……………e a população que continua elegendo esses vigaristas, vão continuar exigindo Policiamento descente a troco de pinga……………….. só canalhice…
CurtirCurtir
O próprio governo manda baixar VTR em bom estado, as quais ficam deteriorando no pátio do D.P.
No D.P onde trabalho alguns PC’s fazem uso pessoal das VTRs e, isto é bom por um lado, eles cuidam, tinha um investigador que havia acabado de reformar a VTR descaracterizada, veio da funilaria zerada, bem como motor, alarme, rádios e elétrica. O problema é que baixaram a VTR em menos de um mês, seria mais lucro ter vendido para ele, mesmo por que a VTR ainda não foi para leilão e esta deteriorada.
CurtirCurtir
HÁ 14 ANOS ATRAS QUANDO O PRIMEIRO DELEGADO COM QUEM TRABALHEI ESTAVA APOSENTANDO, ELE DISSE, CALMA, LOGO LOGO AS COISAS MELHORAM, POIS PIOR DO QUE ESTÁ NÃO TEM COMO FICAR. ACHO QUE COVAS TAVA VIVO AINDA. TO COM SAUDADES DO COVAS (SINDROME DE ESTOCOLMO). AINDA INSINUAR QUE A CULPA É SOMENTE NOSSA. POXA
CurtirCurtir
Tem colega elogiando a Delegada de facebook?
Só não é mais fanfarrona q o Olímpico q adora uma câmera!
Quanto tempo vcs acham q as armas dos dois não vêm uma limpeza e óleo?
Falar se botou a arma para funcionar então desencana… kkkk
CurtirCurtir
Só sei de uma coisa: sofri acidente na volta do meu expediente, eu pilotava minha moto (uma Honda CG), e uma outra moto por imperícia invadiu a minha faixa. Resultado, ninguém caiu mas tive uma fratura no pé. Isso foi no começo do mês. Fui ao hospital (SUS), tenho radiografia, atestado, tudo certo. Fiz B.O. também. Realizada a “perícia” (a médica sequer olhou meu pé, que estava imobilizado com gesso) e até agora estou sem salário. O mais legal é que a determinação da lei diz que mesmo que não “aceitem” meu atestado médico, não posso voltar a trabalhar até que o período de afastamento acabe.
É por essas e outras que não imagino onde essa porcaria vai terminar.
CurtirCurtir
Escrivão deve estar sobrando, pois é o funcionário que toca a delegacia, delegado e investigador, parece cinta de segurar cardam, não serve para nada, somente de precisar ele ta ali.
CurtirCurtir
“serão nomeados nos próximos quatro meses os candidatos que passaram no concurso público de 2013, para ocupar 64 postos de delegado, 258 de escrivão e 902 de investigador no estado (um terço disso na capital)”.
.
258 escrivães e 902 investigadores……….
Sempre foi assim e sempre será, aqueles que mais trabalham são os menos concursados.
Competência?…. prá que te quero.
CurtirCurtir
Delegado hipster faz vídeos de ação e quer valorizar carreira de policial – Paulo Bilynskyj, 30, para quem a barba ‘bota uma moral’ – http://www.delegados.com.br/noticias/delegado-hipster-faz-videos-de-acao-e-quer-valorizar-carreira-de-policial
CurtirCurtir
NOTA DE REPÚDIO
Neste final de semana iniciou-se a realização das audiências de custódia também aos sábados e domingos na região do 8º BPM/I, Campinas.
No Fórum da Comarca de Campinas, mesmo havendo 18 presos para serem apresentados nas audiências de custódia, somente um policial civil se encontrava escalado para atender à demanda de tramitação interna dos presos.
O 2º Ten PM Silvério, Comandante dos policiais militares, cumprindo o que determina a Constituição Federal e as demais normas em vigor, após verificar que havia somente um policial civil escalado no fórum, determinou que os policiais militares mantivessem apenas uma escolta por vez, acompanhando o policial civil, de forma a não prejudicar o policiamento ostensivo.
O Juiz de Direito Bruno Luiz Cassiolato, insatisfeito, afirmou ao Oficial PM que a determinação, por ser uma ordem judicial, deveria ser cumprida e, se o caso, questionada posteriormente. Ante a manutenção da postura pelo Oficial, determinou a sua apresentação ao Delegado de Polícia para registro do fato e apuração do delito de desobediência.
O oficial foi conduzido até o 4º DP, onde foi registrado TC de desobediência.
No âmbito da polícia estadual, a matéria foi disciplinada pela Resolução SSP nº 102, de 2016, cujo art. 1º determina que “ao menos um policial civil deverá permanecer no Fórum até o término das audiências para a adoção das providências de polícia judiciária”.
A mesma Resolução, entretanto, fere a Constituição Federal e o Código de Processo Penal, ao estabelecer, em seu art. 2º que “além da permanência do policial civil, deverá ser destacado efetivo da Polícia Militar, que será responsável por todas as movimentações do preso nas dependências do Fórum”.
Ora, uma vez apresentada a ocorrência ao Delegado de Polícia e iniciados os trabalhos de polícia judiciária, aí incluídos o transporte do preso, suas movimentações em fóruns, estabelecimentos prisionais, hospitais e TODAS as demais diligências policiais, são de responsabilidade exclusiva da polícia judiciária, que, no âmbito dos Estados e do DF, é exercida pela Polícia Civil.
Pela PM, a matéria foi sistematizada por meio da Portaria do Comandante Geral nº PM3-02/02/16, que determina que “a movimentação de preso no interior do fórum por policial militar se restringe ao acompanhamento a Policial Civil no deslocamento do custodiado”.
Claramente, o que a norma quer dizer, é que a Polícia Militar presta apoio à Polícia Civil, diante de sua falta de capacidade de atender suas próprias responsabilidades. Mas a PM não é, e nem pode ser, a responsável pelas movimentações de presos junto aos fóruns.
As escoltas de presos realizadas somente pela Polícia Militar consomem, em média, 1.000 PM e 350 vtr/dia. O próprio Governador do Estado, se manifestou publicamente, por diversas vezes, desde quando retornou à Chefia do Executivo, anunciando o fim das escoltas de presos pela Polícia Militar, como medida de incremento nas atividades de polícia ostensiva, o que, na prática, não se efetivou.
Cobra-se exclusivamente da Polícia Militar e de seus Oficiais a solução de todos os problemas de segurança, ao passo que os verdadeiros responsáveis pela polícia judiciária se omitem, e alegam que lhes faltam meios para exercerem suas atividades.
Vale, contudo, enaltecer o trabalho do Cel PM Érico e do Ten Cel José Ricardo, que agiram imediatamente em defesa do Tenente, acompanhando o caso de perto e impedindo que novos abusos de autoridade fossem cometidos pelo Juiz de Direito ou por policiais civis.
Causa estranheza que, após a determinação de condução do Oficial ao DP para registro dos fatos, tenha comparecido ao fórum uma equipe do GARRA da Polícia Civil, mas para realizar sua atividade própria, que é a escolta de presos, não havia efetivo…
Lamentamos a atitude deste Juiz de Direito e da Polícia Civil da região, que preferiram, neste caso, jogar nas costas da Polícia Militar toda a responsabilidade pela segurança pública.
CurtirCurtir
Interessante cade o Sec da Seg Publica e o Comando Geral? Realmente a tropa esta largada a propria sorte!!!!
CurtirCurtir
Juiz
Vocês não querem abraçar tudo?
Tá aí, começa segurando essa agora.
Vão lá bater de frente com o judiciário, essa eu quero ver kkkkkkkk
Vocês dizem que também são Policia Judiciária Militar, não dizem? Se tem representante de uma tem que ter da outra.
Pra vocês só o bônus? tem ônus também viu senhores PM’s kkkkk
E conforme o texto abaixo onde constaram:
” No âmbito da polícia estadual, a matéria foi disciplinada pela Resolução SSP nº 102, de 2016, cujo art. 1º determina que “ao menos um policial civil deverá permanecer no Fórum até o término das audiências para a adoção das providências de polícia judiciária”.
A mesma Resolução, entretanto, fere a Constituição Federal e o Código de Processo Penal, ao estabelecer, em seu art. 2º que “além da permanência do policial civil, deverá ser destacado efetivo da Polícia Militar, que será responsável por todas as movimentações do preso nas dependências do Fórum”. ”
O policial Civil estava lá, agora, cumpram o de vocês, se não é para ter policia para fazer o serviço, que saiam todos e não só a Gloriosa.
E vemos ainda, para 1 policial Civil, 1 destacamento da PM.
E que venha o Circo Completo para vocês kkkkkkkkkkkkk aí eu quero ver a grita.
Tô começando gostar da brincadeira.
CurtirCurtir
Esse tenente ficou de MIMIMI e se lascou.
.
Fez concurso pra carreira NÃO JURIDICA e fica querendo interpretar normas e resoluções.
.
Tem que desmilitarizar tudo! A polícia civil tem que investigar, escolta de presos é coisa pra PM.
.
A PM só quer saber de P2…..
CurtirCurtir
Isso é pq n entraram no mérito da SPTC. Nesta só tem perito dinossauro classe especial fazendo birrinha por puro ego, tem 300 diretores pra meia dúzia de desviados, oficiais adm e tercerizados. 300 peritos que não produzem o que 1 deveria produzir, pois ao invés de trabalhar estão preocupados em mostrar que são os fodões uns para os outros. Nego reclama de deltapol pq n trabalha com os semi-deuses periquitopols.
CurtirCurtir
Quem não prestigia Polícia prestigia o Crime. Nosso ilustre governador.
CurtirCurtir
Polícia para vocacionados. Cumprir tabela é com estagiários. Prestigiar vocacionados.
CurtirCurtir
Polícia é polícia. Ladrão é ladrão. Seja civil ou militar devem ser prestigiadas e valorizadas. Ambas em suas atribuições, com igual valor. Não sendo assim, crime cresce e campeia.
CurtirCurtir
E por favor: um Secretário de Segurança do ramo. Que tenha dado cana na vida, não canetada.
CurtirCurtir
Inadmissível um mesmo partido governar SP por 20 anos e o blog falar que a culpa não é do PSDB.
Mesma coisa que os pais educarem o filho do 0 aos 20 anos, ele ser mal educado e os pais atribuir a culpa aos vizinhos.
CurtirCurtir
…
E o povo ainda comprando caixa vazia.
A culpa não de qualquer carreira policial. A CULPA DO FRACASSO DA SEGURANÇA É EXCLUSIVA DO PSDB que:
(a) Instituiu a Via Rápida e qualquer um que atrapalhe a cadeia alimentar da corrupção será demitido;
(b) Conseguiu descolar a carreira de delegado de polícia das outras carreiras policiais;
(c) Está fechando delegacias;
(d) Faz de tudo para não pagar o que deveria aos policiais;
(f) Não tem a mínima vontade de acabar com as castas;
(g) Não apoia o Projeto de Lei Complementar 37/16 de fortalecimento da PC.
Enfim, a lista vai longe. A Polícia que já funcionava com um modelo baixa eficiência, ainda foi submetida à corrupção institucionalizada… queriam o quê?
A sorte do PSDB é que o PCC não sai dando entrevistas.
CurtirCurtir
…
(e) Não respeita condições de trabalho;
CurtirCurtir
Descobriram a América! O pior é que essa turma que está saindo da ACADEPOL, na hora que sentirem na pele as condições dos plantões policiais e as cobranças, vai cair fora. Isso aqui virou um circo onde o policial é o palhaço.
CurtirCurtir
Acredito que o Pai Geraldinho, prefere os coxinhas, pois os mesmos estão a serviço do Estado, fazendo coisas que um Policial Civil, com inteligencia e vergonha na cara, jamais faria. Como bater em professores, que reivindicam melhores condiçoes de trabalho e salarios, Bater em velhinhos, para que os mesmos não promovam nenhuma manifestação que venha macular a imagem do Governo. Agora tem muito idiota, que sabe que estamos sucateados, sem efetivo e tem a coragem, e falta de vergonha de alegar que não temos condiçoes de cuidar de nossas atribuições. Enquanto isso a policia MIlitar, manten um efetivo muito maior para serviços burucraticos, e serviços internos, como segurança no Forum, motoristas de oficiais, Juizes, na assembleia. E se fossem tão eficientes não teriamos tantos roubos e furtos, pois se o papel da meganha e o preventivo, sua atuação tem deixado muito a desejar. Deixando uma carga de trabalho muito para a sucateada policia civil. Portanto, bater em cachorro morto e facil, admitir a desigualdade de tratamento dado pelo governo e algo para quem tem o minimo de bom senso.
CurtirCurtir
Aqui no Rio grande do sul a situação é a mesma. Eu acredito que toda essa precariedade é patrocinada por todos os governos que passam de mandatos em mandatos, não é interesse manter a segurança pública funcionando..querem mesmo que a chinelagem tome conta e o cidadão de bem fique acuado. Polícia pra que? Prender bandido? Bandido são os políticos dessa merda de país chamado Brasil. Por isso querem extinguir a polícia. No Brasil todo. Agora o que eu fico puto é exemplos como esse delegado que leva seu note pra trabalhar. Tem que deixar sem computador mesmo. Por isso que o estado se abusa. Quando tiver um delegado que diga…sem equipamento nem eu nem meus agentes trabalham, vai ser sempre assim..quem cruza os braços é o governo e pronto.
CurtirCurtir
VAI SOMANDO MAIS ESSA disse:
28/08/2017 ÀS 11:08
“serão nomeados nos próximos quatro meses os candidatos que passaram no concurso público de 2013, para ocupar 64 postos de delegado, 258 de escrivão e 902 de investigador no estado (um terço disso na capital)”.
.
258 escrivães e 902 investigadores……….
Sempre foi assim e sempre será, aqueles que mais trabalham são os menos concursados.
Competência?…. prá que te quero.
Parceiro, ta sabendo mal. o concurso de escriba era pra quase 800 vagas, o de tira pra quase 1400. Apesar disso, desde que começaram as nomeações ja chamaram 1500 escribas e só 800 e poucos tiras. Esses 258 escribas é pra terminar a lista dos remanescentes, a lista de tira nem completou os dentro das vagas do edital, apesar de serem da mesma época. Todas as nomeações foram nessa prioridade: Delta > escriba > resto
CurtirCurtir
INVESTIGADORES SÃO ESSENCIAIS, SEM INVESTIGADOR NÃO TEM INVESTIGAÇÃO.
CurtirCurtir
Primeiro dividiram a PM/PC tirando a paridade, pois tinham certeza de que a PC se daria bem: errados! Hoje a PM tem melhores salários e auxílio alimentação. Era tudo que eles queriam!
Depois dividiram a PC em delegados, policiais de curso superior, chamando as demais carreiras de restopol.
E agora?
Agora vem o Flit e diz que é merecido tudo o que vivemos!
Concordam? Eu estou na ativa há 20 anos, sem interrupções, sempre dei duro e meus colegas também.
Não, eu não mereço e nem fiz por merecer.
Me poupem!
Este seria o momento de união contra as forças que estão fazendo isso com a Segurança Pública, a começar por ter secretário (o atual e anteriores) do MP, que sabidamente não gostam de policiais (civis e militares).
Sem falar no comando (DGP e Comandante Geral) indicados politicamente, ou seja, os que tem a cabeça (e fidelidade) alinhados com a do governador.
É isso que tem que ser questionado e se possível modificado.
Policiais (de todos os níveis e Estados): a união faz a força.
Pensem nisso!
CurtirCurtir
autodidata17,
Você pode até não merecer, mas a PC amarga tal estado por culpa coletiva. A Polícia Civil sempre teve a tendencia a tratar quem lhe pede socorro com desdém.
CurtirCurtir