Denúncias de abusos praticados por policiais crescem 78% em SP
Dados da ouvidoria das polícias mostram também que apenas 3% dos casos são solucionados.
Por G1 São Paulo
Denúncias de abusos de policiais aumentam quase 80% em SP em 2016
Denúncias de abusos cometidos por policiais civis ou militares aumentaram 78% no ano passado em São Paulo na comparação com 2015. O dado é de um relatório anual da ouvidoria das polícias paulista. O documento mostrou ainda que, em contrapartida, apenas 3% dos casos do tipo são solucionados.
Em 2016, foram registradas 947 queixas de abuso praticados por policiais. Um ano antes, haviam sido 531.
Segundo a ouvidoria, uma das queixas que mais cresceram foi a de constrangimento ilegal, que é quando alguém é ameaçado e obrigado a fazer algo contra a própria vontade. As denúncias deste abuso subiram 132%.
Os relatos de invasão de domicílio e de agressão também dispararam, aumentando 75% e 25%, respectivamente, no intervalo de um ano.
Para o ouvidor da polícia de São Paulo, Júlio César Fernandes Neves, o crescimento das queixas mostra que a população está perdendo o medo de denunciar. Ele cobra, agora, que os abusos não fiquem sem punição.
“Com certeza a impunidade contribui para que se eleve não só o número de denúncias, como do ato ilícito do policial. Ele está aí para a prevenção. Não para cometer um delito e sim para não deixar que o cidadão cometa um delito”, afirmou Neves em entrevista ao Bom Dia Brasil.
Atualmente, a ouvidoria tem quase 10 mil casos de abuso em andamento e, se por um lado as denúncias cresceram substancialmente, o mesmo não se pode dizer do solucionamento delas: somente 2,28% das investigações chegam ao fim.
O especialista e pesquisador David Marques, do Fórum Brasileiro de Segurança, questiona as medidas que são tomadas para diminuir os índices de violência policial. “Um relatório como esse, ele consegue de alguma forma impactar a atuação da polícia? Ele traz essas mudanças ? Qual o papel do Ministério Público nisso ? Ele consegue efetivamente induzir mudanças? Me parece que não”, pontuou.
Em nota, a Secretaria de Segurança Pública disse que as polícias de São Paulo têm rígidos processos de apuração interna que garantem a fiscalização dos policiais que tenham cometido alguma irregularidade. De acordo com a pasta, só no ano passado foram presos 251 PMs e 68 policiais civis.