“Segurança e felicidade é uma arma poderosa na sua mão” – O cidadão ordeiro e produtivo não necessita das polícias, necessita de ampla liberdade para possuir e portar armas de fogo de grande qualidade e capacidade de fogo…População desarmada fica refém dos bandidos e das polícias bandidas 30

a_warm_gun_by_enderthethird‘Não há como garantir a vida de ninguém no ES’, diz procurador; MPT recomenda liberação do trabalho

Nathan Lopes

Do UOL, em São Paulo

  • Pablo Jacob/Ag. O Globo

    Capixabas fazem fila em supermercado de Vitória para estocar alimentos durante a paralisação dos policiais militares do Estado

    Capixabas fazem fila em supermercado de Vitória para estocar alimentos durante a paralisação dos policiais militares do Estado

O MPT (Ministério Público do Trabalho) do Espírito Santo recomenda que os trabalhadores –do setor público ou da iniciativa privada– não sejam obrigados a exercer suas funções durante a crise de segurança no Estado. A sugestão vale para as empresas que não tenham como oferecer “transporte seguro” ou “resguardar a integridade física” dos funcionários. “Não há como garantir a vida de ninguém no Espírito Santo”, disse ao UOL o procurador-chefe do MPT Estadual, Estanislau Tallon Bozi, que assina a recomendação.

Bozi traz como base para sua sugestão a Constituição, mencionando os artigos 127 e 129, que falam das funções do Ministério Público, como defender os “interesses sociais e individuais indisponíveis”.

O procurador sustenta a posição do MPT citando a “falta de transporte público eficiente nos últimos dias, em nome dos direitos à vida, à dignidade da pessoa humana e do valor social do trabalho”. Caso um patrão obrigue seus funcionários a trabalharem mesmo assim, ele poderá ter sua responsabilidade apurada pelo MPT. “O trabalhador tem que se sentir seguro”, comentou à reportagem.

Quem não está trabalhando nos últimos dias não deve sofrer desconto na folha salarial, segundo o procurador. “O que pode acontecer é uma adequação na escala para cumprir horas”.

Sobre a falta de policiamento no Espírito, o Ministério Público do Trabalho só irá analisar o caso depois que a ordem tiver sido restabelecida no Estado. “Melhor não fazer juízo de valor neste momento”, comenta Bozi, lembrando que será preciso definir de quem é a responsabilidade pela paralisação.

O procurador, porém, espera que a situação seja resolvida logo, pois, caso contrário, ela tende a se agravar, diz, lembrando a possibilidade de greve dos policiais civis e agentes penitenciários capixabas.

Entenda a crise no Espírito Santo

No sábado (4), parentes de policiais militares do Espírito Santo montaram acampamento em frente a batalhões da corporação em todo o Estado. Eles reivindicam melhores salários e condições de trabalho para os profissionais.

Desde segunda-feira (6), o movimento é considerado ilegal pela Justiça do Espírito Santo porque ele caracteriza uma tentativa de greve, o que é proibido pela Constituição. As associações que representam os policiais deverão pagar multa de R$ 100 mil por dia pelo descumprimento da lei.

A ACS-ES (Associação de Cabos e Soldados da Polícia Militar e Bombeiro Militar do Espírito Santo) afirma não ter relação com o movimento. Segundo a associação, os policiais capixabas estão há sete anos sem aumento real, e há três anos não se repõe no salário a perda pela inflação.

A SESP (Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social) contesta as informações passadas pela associação. Segundo a pasta, o governo do Espírito Santo concedeu um reajuste de 38,85% nos últimos 7 anos a todos os militares e a folha de pagamento da corporação teve um acréscimo de 46% nos últimos 5 anos.

Na noite de quarta-feira (8), integrantes do governo reuniram-se com representantes do movimento de familiares, que apresentou uma pauta de reivindicações –anistia geral para todos os policiais e 100% de aumento para toda a categoria– e uma nova reunião, com a presença do governador César Calnago (PSDB), foi marcada para esta quinta-feira.

Em função da morte de um agente, os policiais civis também paralisaram os seus serviços na quarta. Eles devem decidir se entrarão em greve hoje, em assembleia conjunta com os agentes penitenciários.

Os ônibus também não circulam regularmente na Grande Vitória desde o início desta semana. Nesta quinta, a categoria decidiu que não voltará ao trabalho enquanto a polícia não retornar as ruas. A decisão aconteceu após o assassinato do presidente do Sindirodoviários (Sindicato dos Rodoviários) de Guarapari (ES).

Um Comentário

  1. Concordo que o cidadão de bem possa possuir e portar arma, após atendidos alguns critérios técnicos ( nunca discricionários), porem isso não dispensa a Segurança Pública, exemplo os EUA, onde tem uma das maiores conce trações de armas por pessoa no mundo, mesmo assim valoriza e respeita seus policiais.

    Curtir

  2. Arma apenas para policiais!!! Pirriu não!!!
    Pirriu liga 190 sem cartão.

    Curtir

  3. PORTE DE ARMA DE FOGO é CIDADANIA, é o DIREITO À VIDA!!!!

    Em nenhum lugar do mundo há uma Polícia onipresente e onipotente, quem faz a segurança de cada cidadão é ele próprio. A Polícia dá apoio e toma as providências legais.

    O desarmamento serviu apenas para subjugar a população aos caprichos dos governos ditatoriais cleptocratas, organizações criminosas e bandidos comuns.

    A arma de fogo iguala as forças entre vítimas e bandidos.

    E ainda tem o EFEITO AUREOLA, uma pessoa de bem portando arma de fogo protege a si e a pessoas em volta. Então imagine a maioria, que são pessoas honestas e trabalhadoras, portando armas de fogo.

    Ou espera ser estuprada e assassinada e depois liga 190 sem ficha

    Curtir

  4. Vinte fatos que comprovam que a posse de armas deixa uma população mais segura

    Os recentes acontecimentos em Ottawa, Canadá, comprovam, pela enésima vez, que controle de armas serve apenas para deixar uma população pacífica ainda mais vulnerável.

    O desarmamento não apenas deixa uma população menos livre, como também a deixa menos segura. E não existe liberdade individual se o indivíduo está proibido de se proteger contra eventuais ataques físicos. Liberdade e autodefesa são conceitos totalmente indivisíveis. Sem o segundo não há o primeiro.

    Respeitar o direito de cada indivíduo poder ter armas de fogo ainda é a melhor política de segurança, como os fatos listados abaixo mostrarão. Já restringir, ou até mesmo proibir, o direito de um indivíduo ter uma arma de fogo o deixa sem nenhuma defesa efetiva contra criminosos violentos ou contra um governo tirânico.

    A Universidade de Harvard, que não tem nada de conservadora, divulgou recentemente um estudo que comprova que, quanto mais armas os indivíduos de uma nação têm, menor é a criminalidade. Em outras palavras, há uma robusta correlação positiva entre mais armas e menos crimes. Isso é exatamente o oposto do que a mídia quer nos fazer acreditar.

    Mas o fato é que tal correlação faz sentido, e o motivo é bem intuitivo: nenhum criminoso gostaria de levar um tiro.

    Se o governo de um país aprova um estatuto do desarmamento, o que ele realmente está fazendo é diminuindo o medo de criminosos levarem um tiro de cidadãos honestos e trabalhadores, e aumentando a confiança desses criminosos em saber que suas eventuais vítimas — que obedecem a lei — estão desarmadas.

    A seguir, 20 fatos pouco conhecidos que comprovam que, ao redor do mundo, mais armas deixam uma população mais segura.

    #1 Um estudo publicado pela Universidade de Harvard — Harvard Journal of Law & Public Policy — relata que países que têm mais armas tendem a ter menos crimes

    #2 Ao longo dos últimos 20 anos, as vendas de armas dispararam nos EUA, mas os homicídios relacionados a armas de fogo caíram 39 por cento durante esse mesmo período. Mais ainda: “outros crimes relacionados a armas de fogo” despencaram 69%.

    #3 Ainda segundo o estudo da Harvard, os nove países europeus que apresentam a menor taxa de posse de armas apresentam taxas de homicídios que, em conjunto, são três vezes maiores do que as dos outro nove países europeus que apresentam a maior taxa de posse de armas.

    #4 Quase todas as chacinas cometidas por indivíduos desajustados nos Estados Unidos desde 1950 ocorreram em estados que possuem rígidas leis de controle de armas.

        Com uma única exceção, todos os assassinatos em massa cometidos nos EUA desde 1950 ocorreram em locais em que os cidadãos são proibidos de portarem armas.  Já a Europa, não obstante sua rígida política de controle de armas, apresentou três dos seis piores episódios de chacinas em escolas.
    

    #5 Os EUA são o país número 1 do mundo em termos de posse de armas per capita, mas estão apenas na 28ª posição mundial em termos de homicídios cometidos por armas de fogo para cada 100.000 pessoas.

    #6 A taxa de crimes violentos nos EUA era de 757,7 por 100.000 pessoas em 1992. Já em 2011, ela despencou para 386,3 por 100.000 pessoas. Durante esse mesmo período, a taxa de homicídios caiu de 9,3 por 100.000 para 4,7 por 100.000. E, também durante esse período, como já dito acima, as vendas de armas dispararam.

    #7 A cada ano, aproximadamente 200.000 mulheres nos EUA utilizam armas de fogo para se proteger de crimes sexuais.

    #8 Em termos gerais, as armas de fogo são utilizadas com uma frequência 80 vezes maior para impedir crimes do que para tirar vidas.

    #9 O número de fatalidades involuntárias causadas por armas de fogo caiu 58% entre 1991 e 2011.

    #10 Apesar da extremamente rígida lei desarmamentista em vigor no Reino Unido, sua taxa de crimes violentos é aproximadamente 4 vezes superior à dos EUA. Em 2009, houve 2.034 crimes violentos para cada 100.000 habitantes do Reino Unido. Naquele mesmo ano, houve apenas 466 crimes violentos para cada 100.000 habitantes nos EUA.

    #11 O Reino Unido apresenta aproximadamente 125% mais vítimas de estupro por 100.000 pessoas a cada ano do que os EUA.

    #12 Anualmente, o Reino Unido tem 133% mais vítimas de assaltos e de outras agressões físicas por 100.000 habitantes do que os EUA.

    #13 O Reino Unido apresenta a quarta maior taxa de arrombamentos e invasões de residências de toda a União Europeia.

    #14 O Reino Unido apresenta a segunda maior taxa de criminalidade de toda a União Europeia.

    #15 Na Austrália, os homicídios cometidos por armas de fogo aumentaram 19% e os assaltos a mão armada aumentaram 69% após o governo instituir o desarmamento da população.

    #16 A cidade de Chicago havia aprovado uma das mais rígidas leis de controle de armas dos EUA. O que houve com a criminalidade? A taxa de homicídios foi 17% maior em 2012 em relação a 2011, e Chicago passou a ser considerada a “mais mortífera dentre as cidades globais”. Inacreditavelmente, no ano de 2012, a quantidade de homicídios em Chicago foi aproximadamente igual à quantidade de homicídios ocorrida em todo o Japão.

    #17 Após essa catástrofe, a cidade de Chicago recuou e, no início de 2014, voltou a permitir que seus cidadãos andassem armados. Eis as consequências: o número de roubos caiu 20%; o número de arrombamentos caiu também 20%; o de furto de veículos caiu 26%; e, já no primeiro semestre, a taxa de homicídios da cidade recuou para o menor nível dos últimos 56 anos.

    #18 Após a cidade de Kennesaw, no estado americano da Geórgia, ter aprovado uma lei que obrigava cada casa a ter uma arma, a taxa de criminalidade caiu mais de 50% ao longo dos 23 anos seguintes. A taxa de arrombamentos e invasões de domicílios despencou incríveis 89%.

    #19 Os governos ao redor do mundo chacinaram mais de 170 milhões de seus próprios cidadãos durante o século XX (Stalin, Hitler, Mao Tsé-Tung, Pol Pot etc.). A esmagadora maioria desses cidadãos havia sido desarmada por esses mesmos governos antes de serem assassinados.

    #20 No Brasil, 10 anos após a aprovação do estatuto do desarmamento — considerado um dos mais rígidos do mundo —, o comércio legal de armas de fogo caiu 90%. Mas as mortes por armas de fogo aumentaram 346% ao longo dos últimos 30 anos. Com quase 60 mil homicídios por ano, o Brasil já é, em números absolutos, o país em que mais se mata.

    Quantas dessas notícias você já viu na mídia convencional, que dá voz apenas a desarmamentistas?

    Participaram desse artigo:

    Walter Williams, professor honorário de economia da George Mason University e autor de sete livros. Suas colunas semanais são publicadas em mais de 140 jornais americanos.

    Ron Paul, médico e ex-congressista republicano do Texas. Foi candidato a presidente dos Estados Unidos em 1988 pelo Partido Libertário e candidato à nomeação para as eleições presidenciais de 2008 e 2012 pelo partido republicano.

    É autor de diversos livros sobre a Escola Austríaca de economia e a filosofia política libertária como Mises e a Escola Austríaca: uma visão pessoal, Definindo a liberdade, O Fim do Fed – por que acabar com o Banco Central (2009), The Case for Gold (1982), The Revolution: A Manifesto (2008), Pillars of Prosperity (2008) e A Foreign Policy of Freedom (2007).

    O doutor Paul foi um dos fundadores do Ludwig von Mises Institute, em 1982, e no ano de 2013 fundou o Ron Paul Institute for Peace and Prosperity e o The Ron Paul Channel.

    Stefan Molyneux, ex-empresário do ramo de software, hoje se dedica inteiramente à filosofia. Já escreveu sete livros, todos disponíveis em seu website.

    Michael Snyder, colunista do blog Economic Collapse.

    http://www.mises.org.br/Article.aspx?id=1974

    Curtir

  5. Esse tópico está bom para os frequentadores de estande de tiro.
    Já vi uns fardados, calça gringa com joelheira, bota tática, mochila com reservatorio para água, luva tática…Pique FBI.
    PIRRIU

    Curtir

  6. Dr. GUERRA,
    Arma nas mãos de gente equilibrada e em sã conscienciência é uma coisa. Não deixa de ser arriscado.
    Quer voltar aos tempos de Diadema, anos 80/90?
    Imagine hoje, em que além de bebida alcoólica, existem alucinógenos ilícitos em cada esquina de periferia!
    Botecos de periferia concorrem com as biqueiras. E perdem!
    Os “Pés-de-Pato” não seriam mais eficazes, então?

    Curtir

  7. Nos tempos da ditadura militar a população brasileira podia ter sua arma em casa ou no trabalho, as crianças na época brincavam de polícia e ladrão com revólver de espoleta e nem por isso tivemos uma geração violenta. Os governos que vieram após os militares tentaram de todas as maneiras desarmarem a população, criando leis para dificultarem a venda e posse de armas. O resultado foi bandidos fortemente armados e população desprotegida. Se querem legalizar as drogas porquê não legalizar o porte de arma para o cidadão de bem, desde de que ele demonstre em teste psicológico que tem condição para portar e fazer uso de uma arma de fogo.

    Curtir

  8. Apesar de voce, amanhã há de ser um novo dia (Chico Buarque)
    Frase que nos anos 70 se tornou célebre, referindo-se aos Presidentes Generais, que aos olhos de seu autor e de algumas milhares de pessoas que acreditavam que alijadas de seu direitos, sucumbiam na penúria da escuridão da censura.
    Apesar de você, hoje temos o maior índice de desempregados de nossa história recente e uma crise jamais vista, crise politica, financeira e moral. Todos os valores que antes formavam nossa nacionalidade foram por terra.
    Apesar de você, os golpes no combalido erário, borbulham qual feijão na fervura despudorados, originais de qualquer nível social ou intelectual de nosso povo, a palavra de ordem é tirar vantagem de tudo e de todos.
    Apesar de você, que insiste em manter-nos na escuridão noturna da sociedade constituída, passando-nos o conceito de que o “feio que é bonito”, que a verdadeira “ordem surge da absoluta desordem” um dia, talvez não tão distante, ressurgidos qual “fênix”, novamente ergueremos nosso torrão varonil as glórias do passado.
    Apesar de você, insisto em manter meu orgulho de “ser Brasileiro”!

    é o que penso

    C.A.

    Curtir

  9. culpa desse molde de policias que existe no Brasil , aonde so existem duas por estado e com papéis destinos .. em países de primeiro mundo existem policias em todos os hábitos (condados, distrito, estado , federal , fora as policias penitenciarias , florestais e aduaneiras) então nesse caso uma parar não vai prejudicar muito o andamento .. ou seja para mudar essa situação so criando policias municipais de ciclo completo e uma policia estadual de ciclo completo .. caso a estadual parar a população vai ter as policias dos municípios e caso alguma policia municipal vier a parar esse município vai ter a policia estadual .. o que não pode continuar é esse molde antigo de duas únicas policias aonde qualquer uma das duas que venha fazer uma paralisação, faça com que aconteça um prejuízo gigantesco para população

    Curtir

  10. Eu concordo que o cidadão de bem possa ter arma (em sua casa), para proteção de seu lar, Mas você falar de ficar refém de Policia Bandida só se for a sua Policia e de maus Policiais, pois eu sou policial e nunca destratei ninguém por ele não ser policial ou estar desarmado. Por isso, talvez, você foi um mau Policial e esta pagando até hoje pelo que fez seu pau no cu do caralho. Você é um recalcado por não ser mais Policial e fica colocando essas Baboseiras, generalizando que somente existem maus policiais.

    Curtir

  11. Eu concordo que o cidadão de bem possa ter arma (em sua casa), para proteção de seu lar, Mas você falar de ficar refém de Policia Bandida só se for a sua Policia e de maus Policiais, pois eu sou policial e nunca destratei ninguém por ele não ser policial ou estar desarmado. Por isso, talvez, você foi um mau Policial e esta pagando até hoje pelo que fez seu pau no cu do caralho. Você é um recalcado por não ser mais Policial e fica colocando essas Baboseiras, generalizando que somente existem maus policiais.

    Curtir

  12. Eu concordo que o cidadão de bem possa ter arma (em sua casa), para proteção de seu lar, Mas você falar de ficar refém de Policia Bandida só se for a sua Policia e de maus Policiais, pois eu sou policial e nunca destratei ninguém por ele não ser policial ou estar desarmado. Por isso, talvez, você foi um mau Policial e esta pagando até hoje pelo que fez seu pau no cu do caralho. Você é um recalcado por não ser mais Policial e fica colocando essas Baboseiras, generalizando que somente existem maus policiais.

    Curtir

  13. Eduardo disse:
    09/02/2017 às 22:32

    Dr. GUERRA,
    Arma nas mãos de gente equilibrada e em sã conscienciência é uma coisa. Não deixa de ser arriscado.
    Quer voltar aos tempos de Diadema, anos 80/90?
    Imagine hoje, em que além de bebida alcoólica, existem alucinógenos ilícitos em cada esquina de periferia!
    Botecos de periferia concorrem com as biqueiras. E perdem!
    Os “Pés-de-Pato” não seriam mais eficazes, então?

    =========================================

    Eduardo, policiais também são pessoas, então vamos desarmar os policiais?

    E acredito que você não teve a oportunidade de trabalhar em Diadema em 80/90.

    Lá, se não fossem as armas de fogo nas mãos das pessoas honestas, não existiria Diadema.. E para você entender isso, basta ver hoje o Espírito Santo ou como o desarmamento fez com o Brasil e o que está acontecendo com São Paulo, que precisar fazer acordo com o PCC que já está presente na América do Sul e chegando ao México.

    Os alucinógenos e o álcool já existiam naquela época e também eram fáceis de encontrar.

    O único investimento em Diadema que serviu de verdade para o desenvolvimento econômico foi em transportes, melhoramento das vidas e em ônibus, assim muitas pessoas puderam buscar educação e trabalho mais longe, o resto é propaganda política.

    Curtir

  14. ….

    Arma apenas para policiais!!! Pirriu não!!! disse:
    09/02/2017 às 22:08

    Esse tópico está bom para os frequentadores de estande de tiro.
    Já vi uns fardados, calça gringa com joelheira, bota tática, mochila com reservatorio para água, luva tática…Pique FBI.
    PIRRIU

    ==========================

    Minha avó andava armada. Nunca pisou num estande de tiro e atirava melhor que a maioria dos policiais que eu conheço.

    Acreditar que a Polícia vai dar segurança às pessoas é só uma MENTIRA NAZISTA que outros governos ditatoriais adotaram. Polícia dá apoio e providências, nunca deu segurança a ninguém no mundo!

    Curtir

  15. Ridícula aquela encenação do comandante de batalhão no Espírito Santo pedindo penico para a tropa com aquele monólogo teatral que entre outras coisas rogou o amor divino para que as praças fossem para as ruas.

    As praças diariamente ao saírem de casa para trabalhar rogam o amor divino para que nela retornem ao final do turno de serviço mesmo tendo que conviver com as recorrentes necessidades familiares que não conseguem atender.

    Monólogo repleto de frases de efeito: “Não é hora de coronel brigar com capitão, de capitão brigar com soldado”. “Vocês sabem, se um de vocês tombar, eu tombo junto”. Pergunta: Tombar como? Se a partir de capitão todos só ficam no quartel coçando o saco e fazendo educação física?

    As praças deixaram de ser trouxas faz muito tempo, todos sabem que a grande totalidade dos que tombam em serviço é constituída de praças da PM, o mesmo ocorrendo fora do serviço, vez que precisam fazer “bicos” para não deixarem a família passar fome.

    O verdadeiro conteúdo do discurso que aquele comandante não expressou, seria mais ou menos o seguinte:

    “Pelo amor de Deus, voltem para as ruas, para que eu consiga prosseguir aqui, coçando o saco atrás de uma mezinha, jogando uma bolinha todo dia e fazendo os enquadramento das suas punições disciplinares. Tudo para, ao final de 30 anos de serviço, independentemente da idade, aposentar como coronel, com um salário superior ao do governador, com um resíduo para aumentá-lo assim que o governador aumentar o dele”

    Acorda comandante, ninguém é trouxa não.

    Curtir

  16. Charlie disse:
    10/02/2017 ÀS 3:04
    O MAIS ENGRAÇADO QUE AQUI TODOS OS COMENTÁRIOS É UMA COMÉDIA. ..FICO AQUI LENDO KKKKK É MUITO ENGRAÇADO. ..ESSES COMENTÁRIOS E UM PRATO CHEIO DE BOSTA. .ACHO QUE O PRATO TEM MAIS VALOR KKKKKKKKKKKKKKK POSTEM MAIS COMENTÁRIOS PRECISO RIR KKKKKKKKKKK
    .
    .
    Certo, então qual é o seu comentário, sua opinião sobre o assunto, suas ideias, ou você não tem nenhuma?……..

    Curtir

  17. Senhores

    Na epoca que homicidio era frequente em Diadema, posso garantir que a maioria esmagadora das armas de fogo utilizadas tinham origem ilegal, portanto nada a ver com o porte do cidadão honesto. Uns iluminados atribuiam o fato do grande numero delas a uma lei fraca (contravenção) e a liberalidade no comércio. Hoje em dia não é mais contravenção, o comércio é restrito e mesmo assim elas armam os marginais com imensuravel fartura!
    A quantidade de homicidios praticados com arma legalizada é pequeno, sempre foi e será, mas claro, a midia e pessoas mal intencionadas sempre fizeram o maior alarde quando ocorriam, com o intuito de no futuro desarmar a população e subjulga-la.
    O grande problema de Diadema na realidade era o grande numero de favelas para o tamanho da cidade, pouca oferta de trabalho, tornando-a cidade dormitório, a ausencia da Policia ostensiva nos morros (Lembram da Favela Naval? do Rambo?
    Falta de urbanismo, grande quantidade de migrantes sem profissão e uma região em decadência….
    Tudo que se precisa para instalar biqueiras e arregimentar jovens.
    Não havia vitimas apenas de armas de fogo, havia com perfuro-contundentes, contundentes….
    Ninguém melhor que o Sr. Guerra para contradizer…….se acaso for inverdade o que relacionei!

    C.A.

    Curtir

  18. “O cidadão ordeiro e produtivo não necessita das polícias,,,”!

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Qualquer cidadão ordeiro e produtivo poderia, por exemplo, dispensar os salva-vidas do clube que frequenta? Se próprio o clube (se dono ou administrador), poderia prescindir dos salva-vidas? O poder público o autorizaria a isso?

    Lembre-se: refletir antes de digitar!

    Curtir

    • Capitão Valdir de Souza,

      Inicialmente, o poder público possui asssentuada tendência a interferir , algumas vezes idevidamente, nas iniciativas privadas; nem sempre em defesa da coletividade. Aliás, quase sempre para fortalecer certos interesses corporativos! De qualquer forma, obviamente não se pode prescindir de salva-vidas em piscinas públicas. Da mesma forma NÃO podemos prescindir de bombeiros , vigilantes e seguranças privados. Mas – partindo do pressuposto de que tudo que você já escreveu sobre a PM seja verdadeiro – para que um homem honesto necessita da PM se – como você afirmou e digitou neste Blog – ela permanece diuturnamente ocupada com os interesses pessoais de seus comandantes e do poder político ? Pra que um homem honesto necessita da Polícia Civil depois que foi furtado, roubado e muitas vezes morto ? Para que uma mulher necessita da polícia depois de ser estuprada em via pública ? Ah, já sei a resposta: para que outros não sejam vítimas dos mesmos criminosos, né ?

      Repito e digito mais uma vez: no Brasil “o cidadão ordeiro e produtivo não necessita das polícias”…PARA NADA! Ela existe para se perpetuar e se servir da sociedade, nada mais!

      Curtir

  19. DR. VALDIR, OU MELHOR SR. VALDIR !, CONGRATULAÇÕES DO VERDADEIRO ” BLINDADO”, E FELIZ ANO NOVO, RAPAZ !, VOU ASSISTIR DE CAMAROTE : SR. VALDIR X “pachequnho”. E, ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  20. Caro Guerra

    A meu pensar, não basta ser honesto, ordeiro, trabalhador … Estas obrigações sociais nem poderiam ser citadas como elogios.

    Eu apenas quis levar o entendimento de que sempre a polícia se faz indispensável, mas, para a devida proteção dos cidadãos de bem, o que significa persecução criminal aos maus cidadãos, quando a prevenção falha. Estes (os de bem) nunca serão a totalidade de uma comunidade. Nem na Suécia! Daí a necessidade de se proteger o “trigo”.

    Quanto à urgente – para não dizer perdida no tempo – reformulação das polícias (incluindo-se a já quase falida Polícia Civil), isso é óbvio. Quanto ao uso PERVERSO da cúpula da PM paulista (não sei se tal ocorre nas demais), transformada em trampolim para a vida nababesca dos mesmos parasitas estatais, migrantes para outros gabinetes, não apenas os da Assembleia Legislativa, isso é “pra lá” de óbvio. Já descrevi, reiteradas vezes, sobre essas e tantas outras PATIFARIAS.

    De uma coisa tenho absoluta certeza: todos e quaisquer melhorias destinadas às polícias nunca poderiam ser chamados de “custos que impactam a receita”, mas, de investimento líquido, certo e imediato! Os comerciantes e demais cidadãos honestos do Espírito Santo haveriam de concordar – assim o creio – com esta minha conclusão.

    Curtir

  21. OS SENTIDOS DE POLITÉIA

                 Politéia, na classificação de Aristóteles, é o nome dado à revolta contra a oligarquia quer seja o governo dos ricos ou dos militares. É uma forma de governo que tem por base a presunção de igualdade com origem na idéia de que todos sendo iguais sob determinados aspectos também serão em outros e é o ponto de partida para a  igualdade absoluta. Politéia, entendida como uma forma de governo temperada pela aristocracia e pela democracia, levou ao significado de "governo civil" para os gregos. No Ocidente, na atualidade, este "governo civil" só teria sentido quando se apresentasse como representante do povo, ou seja, quando fosse eleito pelo voto direto do cidadão. Mais ainda, a politéia deveria revestir-se de civilidade o que significa higiene, limpeza, respeito e educação, no entanto o que se assiste é a divulgação e o incentivo à barbárie. O governo deveria ser aristocrático para privilegiar os mais capazes e democrático de maneira a permitir que qualquer pessoa concorresse a cargos públicos.
               As garantias de que a sociedade se organize se traduzem em leis e politéia é justamente a ordem legal que estabelece os alicerces e fundamentos do Estado. Ela remete à constituição do Estado o que significa ordenar a vida em comum das pessoas dentro de um território e as relações de poder. A constituição (politéia) é a alma da pólis e, neste sentido, os Poderes Estabelecidos, em particular o Executivo e o Judiciário, quando não são capazes de se articularem e agirem de acordo com a vontade emanada do povo, são os criminosos(1) da Politéia uma vez que estão mais livres para tomarem decisões e, aproveitando-se do privilégio, consolidam-se como ditaduras a exemplo da ditadura MP: medida provisória, mandado de prisão e ministério público. A politéia rege o indivíduo e já regeu a vida pública e privada na Grécia. No entanto, na atualidade, cada vez mais ela tende a se tornar instrumento de defesa dos governados. Afinal, nas relações de poder estabelecidas no governo de um território, as autoridades demonstram, sobretudo, o poder de policiamento e, etimologicamente, o vocábulo polícia  vem do grego polis, que quer dizer cidade e de seu derivado politeia que significa governo. Do grego passou para o latim politia permitindo o duplo sentido de polícia e política. Conclui-se que quando Platão escreveu o diálogo Politéia com significado de constituição ou governo de muitos, ele jamais pensou que haveria um desvio na forma de governo -  politéia, a qual deixaria de expressar o sentido de uma sociedade organizada de maneira preventiva e passaria a ter como característica a ordem repressiva dissimulada sob o nome de democracia.
    

    Marcimedes

    (1) Fábio Konder Comparato, no artigo “Réquiem para uma Constituição” escreve:

    “Para o pensamento da Grécia clássica, um Estado não vive sem constituição (politéia). Ela é a alma da pólis, como disse Isócrates. Tem “o mesmo poder do pensamento no corpo: é ela que delibera sobre tudo, que conserva os êxitos e procura evitar as desgraças; é ela que deve servir de modelo às leis, aos oradores e aos simples particulares” Se a “alma da pólis” vai ser executada, é importante que se saiba quem será esse assassino espiritual de nossa Constituição. Para dizer a verdade, são vários. É o conjunto dos Poderes da República, sem exceção alguma: o Executivo como autor principal, eficazmente acolitado pelo Congresso Nacional; os tribunais superiores, liderados pelo Supremo, com o acumpliciamento solícito do Procurador-Geral da República. Belo corpo de réus para o juizo final de um regime ! A politéia, na Grécia clássica, designava primariamente tanto a esfera da vida privada, quanto a vida pública dos cidadãos. Secundariamente, ela era a organização das diferentes magistraturas no sentido antigo, isto é, dos agentes públicos aos quais o povo devia obediência.

     O fundamento dessa organização constitutiva da pólis era a autoridade da tradição e das leis fundadoras. Na época moderna, a idéia de Constituição tomou um sentido bem diverso, marcadamente funcional: ela existe para proteger o ser humano, mesmo o indivíduo mais réprobo e hediondo, contra o abuso de poder. A Constituição moderna é um instrumento de defesa dos governados contra os governantes. Se ela não exerce esse papel, se ela se limita a suprimir os freios ou obstáculos ao exercício do poder em nome da governabilidade, não se está diante de uma Constituição. 
    


    E no entanto, a apropriação indébita do poder constituinte vem sendo praticada quase cotidianamente pelos nossos governantes, a modo de um crime continuado. Os ladrões da soberania popular são, decididamente, cleptomaníacos políticos.”

    Curtir

  22. OS SENTIDOS DE POLITÉIA

                 Politéia, na classificação de Aristóteles, é o nome dado à revolta contra a oligarquia quer seja o governo dos ricos ou dos militares. É uma forma de governo que tem por base a presunção de igualdade com origem na idéia de que todos sendo iguais sob determinados aspectos também serão em outros e é o ponto de partida para a  igualdade absoluta. Politéia, entendida como uma forma de governo temperada pela aristocracia e pela democracia, levou ao significado de "governo civil" para os gregos. No Ocidente, na atualidade, este "governo civil" só teria sentido quando se apresentasse como representante do povo, ou seja, quando fosse eleito pelo voto direto do cidadão. Mais ainda, a politéia deveria revestir-se de civilidade o que significa higiene, limpeza, respeito e educação, no entanto o que se assiste é a divulgação e o incentivo à barbárie. O governo deveria ser aristocrático para privilegiar os mais capazes e democrático de maneira a permitir que qualquer pessoa concorresse a cargos públicos.
    
               As garantias de que a sociedade se organize se traduzem em leis e politéia é justamente a ordem legal que estabelece os alicerces e fundamentos do Estado. Ela remete à constituição do Estado o que significa ordenar a vida em comum das pessoas dentro de um território e as relações de poder. A constituição (politéia) é a alma da pólis e, neste sentido, os Poderes Estabelecidos, em particular o Executivo e o Judiciário, quando não são capazes de se articularem e agirem de acordo com a vontade emanada do povo, são os criminosos(1) da Politéia uma vez que estão mais livres para tomarem decisões e, aproveitando-se do privilégio, consolidam-se como ditaduras a exemplo da ditadura MP: medida provisória, mandado de prisão e ministério público. A politéia rege o indivíduo e já regeu a vida pública e privada na Grécia. No entanto, na atualidade, cada vez mais ela tende a se tornar instrumento de defesa dos governados. Afinal, nas relações de poder estabelecidas no governo de um território, as autoridades demonstram, sobretudo, o poder de policiamento e, etimologicamente, o vocábulo polícia  vem do grego polis, que quer dizer cidade e de seu derivado politeia que significa governo. Do grego passou para o latim politia permitindo o duplo sentido de polícia e política. Conclui-se que quando Platão escreveu o diálogo Politéia com significado de constituição ou governo de muitos, ele jamais pensou que haveria um desvio na forma de governo -  politéia, a qual deixaria de expressar o sentido de uma sociedade organizada de maneira preventiva e passaria a ter como característica a ordem repressiva dissimulada sob o nome de democracia.
    

    Marcimedes

    (1) Fábio Konder Comparato, no artigo “Réquiem para uma Constituição” escreve:

    “Para o pensamento da Grécia clássica, um Estado não vive sem constituição (politéia). Ela é a alma da pólis, como disse Isócrates. Tem “o mesmo poder do pensamento no corpo: é ela que delibera sobre tudo, que conserva os êxitos e procura evitar as desgraças; é ela que deve servir de modelo às leis, aos oradores e aos simples particulares” Se a “alma da pólis” vai ser executada, é importante que se saiba quem será esse assassino espiritual de nossa Constituição. Para dizer a verdade, são vários. É o conjunto dos Poderes da República, sem exceção alguma: o Executivo como autor principal, eficazmente acolitado pelo Congresso Nacional; os tribunais superiores, liderados pelo Supremo, com o acumpliciamento solícito do Procurador-Geral da República. Belo corpo de réus para o juizo final de um regime ! A politéia, na Grécia clássica, designava primariamente tanto a esfera da vida privada, quanto a vida pública dos cidadãos. Secundariamente, ela era a organização das diferentes magistraturas no sentido antigo, isto é, dos agentes públicos aos quais o povo devia obediência.

     O fundamento dessa organização constitutiva da pólis era a autoridade da tradição e das leis fundadoras. Na época moderna, a idéia de Constituição tomou um sentido bem diverso, marcadamente funcional: ela existe para proteger o ser humano, mesmo o indivíduo mais réprobo e hediondo, contra o abuso de poder. A Constituição moderna é um instrumento de defesa dos governados contra os governantes. Se ela não exerce esse papel, se ela se limita a suprimir os freios ou obstáculos ao exercício do poder em nome da governabilidade, não se está diante de uma Constituição. 
    


    E no entanto, a apropriação indébita do poder constituinte vem sendo praticada quase cotidianamente pelos nossos governantes, a modo de um crime continuado. Os ladrões da soberania popular são, decididamente, cleptomaníacos políticos.”

    Curtir

Os comentários estão desativados.