TEMPOS BICUDOS – Depois de se envolver em grave acidente de trânsito delegado é exonerado do cargo de Seccional 38

Autor: Ano Novo - newsintheworld

Novo delegado assume seccional de Piracicaba no lugar de Roberto José Daher

A Delegacia Seccional de Piracicaba está sob o comando de um novo delegado titular.

O cargo passou a ser ocupado por João Sérgio Marques Batista, que assumiu a função substituindo Roberto José Daher, delegado de classe especial.

A exoneração e nomeação do novo seccional por portarias do Delegado Geral  foram publicadas no Diário Oficial do Estado de São Paulo do dia 17 do corrente.

O novo seccional é servidor público há 38 anos e há 27 é delegado de polícia, figurando na 1ª classe da carreira.

2015-12-18-0005-01.jpg

Novo seccional e diretor do Deinter-9 em coletiva de imprensa (Foto: M. Germano/JP)

Ele retorna a Piracicaba onde trabalhou de 1980 a 1988.

Já trabalhou em Louveira, Santa Bárbara D’Oeste e mais recentemente atuava como assistente da Delegacia Seccional de Americana.

Não houve solenidade de posse e sim um ato informal no prédio onde funcionam o Deinter-9 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior) e Delegacia Seccional de Piracicaba.

“Espero contribuir para o sucesso da administração da Polícia Civil na região. Pretendo dar prosseguimento aos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos nas nove cidades da seccional, que juntas somam cerca de 600 mil habitantes. Os indicadores da criminalidade são positivos, por isso só penso em imprimir a minha personalidade na rotina da Polícia Civil”, disse João Sérgio.

Durante a coletiva, o diretor do Deinter, Paulo Afonso Bicudo, fez questão de enfatizar que a troca no comando da Delegacia Seccional foi uma decisão de caráter administrativo que teve o consentimento do delegado substituído, Roberto José Daher.

“Tudo foi pensado para aprimorar os trabalhos da Polícia Civil e dar maior praticidade, inclusive à rotina dos profissionais. Esse ajuste foi oportuno e acontece próximo ao início do ano, o que funciona como um novo fôlego para todos”, afirmou.

Não obstante o discurso de Bicudo, as conversas nos bastidores indicam que o motivo para a exoneração de Daher – que já ocupou os cargos de Corregedor do DEINTER-9,  e Delegado Seccional de Limeira, Rio Claro , Americana e , desde o início do ano,  de Piracicaba  –  foi a negativa repercussão do acidente de transito para o qual supostamente teria concorrido, culposamente,  no mês de outubro.

Sendo que familiares das vítimas propalam suspeitas sobre os trabalhos policiais e ausência de perícia no local, bem como reclamaram da imediata liberação do veículo para o delegado. ( imagem abaixo )

Delegado Roberto José Daher

Acidente com delegado deixa 3 feridos

Cidades

Autor: LEON BOTÃO SUMARÉ | – 26/10/2015-20h36 – Atualizado em 27/10/2015-00h56

Uma menina de 5 anos ficou gravemente ferida em um acidente na marginal da Rodovia Anhanguera (SP-330), em Sumaré, na manhã de anteontem. Ela estava em um carro com o pai e uma amiga da família, que também ficaram feridos. O veículo foi atingido na traseira por uma caminhonete que era guiada pelo delegado seccional de Piracicaba, Roberto José Daher, que não se feriu. A criança foi socorrida pelo helicóptero Águia da Polícia Militar.
Conforme informações da Polícia Civil, os veículos seguiam em direção a Campinas por volta das 10h20 quando, na altura do km 112, houve a colisão. O delegado, que já foi chefe da Seccional de Americana, relatou à polícia que seguia com uma caminhonete Ford Ranger quando o veículo que estava à frente, um Volkswagen Gol, reduziu bruscamente a velocidade. Ele disse que tentou frear, mas não conseguiu evitar a batida.
A Polícia Militar Rodoviária foi acionada, além do helicóptero Águia, e o Resgate do Corpo de Bombeiros. As vítimas não tiveram condições de dar sua versão do acidente no BO (Boletim de Ocorrência). O irmão do motorista, de 43 anos, disse ontem ao TODODIA que não conseguiu pegar detalhes do ocorrido com o irmão. “Ele me disse apenas que se lembra do impacto e depois de ser socorrido. Estamos evitando falar muito com ele para ele repousar”, disse.
Ainda conforme os dados do BO, a criança não estava em assento de segurança obrigatório para sua idade. O tio da vítima disse que não sabe se o carro possui o assento, mas informou que a menina usava o cinto de segurança. “Se não fosse o cinto ela teria sido arremessada para fora”, afirmou.
O delegado passou pelo exame do bafômetro e o resultado deu negativo para presença de álcool no sangue. As ligações no celular dele caíram na caixa postal ontem. Ele e a caminhonete foram liberados. O carro do motorista foi apreendido.
Até a tarde de ontem, o homem seguia internado no Hospital Estadual Sumaré em observação. Ele teve fraturas na bacia, mas não precisará passar por cirurgia. O estado dele era estável. A mulher que estava no carro teve um corte na cabeça e já havia recebido alta. A criança seguia internada sedada no HC (Hospital das Clínicas) da Unicamp.

Velocidade alta
Parentes da vítima passaram a tarde de domingo na frente do hospital a espera de notícias.

Um primo da garota que esteve no local do acidente acredita que a velocidade da caminhonete do delegado também tenha contribuído para a situação de gravidade.

“Não havia marca de frenagem na pista (…). Não precisa ser muito inteligente, não precisa ser perito para notar que uma pancada daquela ali é muito forte. Acima da velocidade com certeza estava (…). A gente fica inconsolável”, lamenta o primo Ronney da Silva.