Harmonia entre as polícias Civil e Militar reduz criminalidade na Baixada Santista 26

Criminalidade segue em queda, aponta Estado

Dos delitos registrados em Boletins de Ocorrência, só furto teve ligeira alta na região

FERNANDA HADDAD – DE A TRIBUNA DE SANTOS 
26/11/2015 – 11:37 – Atualizado em 26/11/2015 – 11:54
coronel-ricardo-ferreira-de-jesus_bruno-giufrida
Coronel da PM atribui queda à harmonia entre as polícias

A criminalidade segue em queda na Baixada Santista, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado. Nos 10 primeiros meses deste ano, em relação ao mesmo período de 2014, apenas o furto de veículos teve ligeira alta na região. Os outros seis indicadores apresentaram queda. Os dados levam em conta apenas crimes registrados em boletins de ocorrências.

A modalidade que mais caiu entre janeiro e outubro deste ano foi estupro, cujos números recuaram 21,8 %, passando de 284 ocorrências em 2014 para 222 neste ano, somando a quantidade de ocorrências nas nove cidades da Baixada.

O município que mais registrou casos de estupro foi Guarujá, seguido de Praia Grande e Santos, com 46, 44 e 41 ocorrências, respectivamente.

Em números absolutos, independentemente dos percentuais de queda, ainda chama a atenção a quantidade de furtos e roubos na região. Foram 21.321 furtos na Baixada somente este ano – Santos teve o maior número de casos, com 5.293.

Tratando-se de roubos, o total na região foi 15.081 ocorrências. Santos também é a Cidade que mais teve casos desse tipo de crime, acumulando 3.617 casos de janeiro a outubro de 2015. O furto de veículos aumentou de 3.723 ocorrências em 2014, para 3.732 este ano.

Homicídios

O número de homicídios dolosos nos 10 primeiros meses de 2015 teve o segundo pior recuo, em relação ao verificado em 2014. De 142 ano passado, baixaram para 126 – menos 11,3%. Ao mesmo tempo, registrou um aumento de 13 casos em relação a setembro, quando foram registrados 113.

Só em Praia Grande, ocorreram 31 homicídios dolosos. São Vicente registrou 22 mortes, Itanhaém, 17, e Guarujá, 15.

Já os latrocínios (roubo seguido de morte) recuaram 20,8%. Em 10 meses, 19 pessoas foram vítimas dessa modalidade criminosa. Em 2014, foram 24.

Insegurança

Apesar da queda nos índices, o comandante da Polícia Militar na Baixada Santista, Coronel Ricardo Ferreira de Jesus, reconhece a sensação de insegurança da população. Segundo ele, uma única ocorrência propagada é capaz de potencializar o sentimento. Quanto à redução da criminalidade, atribui ao trabalho em conjunto das polícias Militar e Civil.

Delegado Geral faz reunião de trabalho no Deinter 6 - Santos

SANTOS – Operação da Polícia Civil apresenta bons resultados 11

Operação da Polícia Civil resulta em 189 pessoas detidas na região

O trabalho ocorreu nas cidades de Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente e Praia Grande

BRUNO LIMA – DE A TRIBUNA 
Maconha, cocaína, crack, LSD e
ecstasy foram apreendidos

A Polícia Civil deteve 189 pessoas durante operação nas cidades de Bertioga, Guarujá, Cubatão, Santos, São Vicente e Praia Grande. O trabalho policial foi deflagrado às 13 horas de terça-feira e terminou no início da tarde desta quarta-feira (25) com nove armas de fogo e 3,680 quilos drogas (maconha, cocaína, crack, LSD e ecstasy) apreendidos.

Entre os capturados estão Fabiano Bravo Aguiar, de 31 anos, e Wisely Rodrigues, de 30. Ambos atuavam como disciplinas do Primeiro Comando da Capital (PCC) e líderes do tráfico de drogas nos bairros do Macuco e da Encruzilhada, em Santos, respectivamente.

Condenados a 5 anos e 10 meses de reclusão pela 5ª Vara Criminal de Santos, os dois foram presos na manhã de terça-feira por policiais da Delegacia de Investigações Gerais (DIG).

Wisely foi capturado em sua casa, na Rua Comendador Martins, na Vila Mathias, enquanto dormia. A prisão de Fabiano também ocorreu em sua moradia, na Rua Monte Alverne, na Aparecida.

Menores infratores

Do total de pessoas detidas, 34 estão à disposição da Vara da Infância e Juventude, pois são adolescentes. Somente policiais da Delegacia da Infância e Juventude (Diju) de Santos apreenderam 19 menores com mandado de busca e apreensão, além de outro por estar traficando drogas.

“Cumprimos 93 mandados de prisão, 34 de busca e apreensão e prendemos 33 pessoas em flagrante. Ainda recuperamos 11 veículos roubados. Por conta desses números vejo a operação com um saldo bastante positivo”, disse o delegado seccional de Santos, Manoel Gatto Neto.

Entorpecentes

A operação da Delegacia Seccional também causou baixa no comércio de drogas. A apreensão mais significativa foi feita por policiais da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise).

Por volta das 12 horas, os investigadores da especializada avistaram um suspeito no Saboó, em Santos, que correu em direção ao morro e largou uma sacola. Dentro dela havia três tabletes de maconha pesando 2,418 quilos, além de uma faca e uma balança de precisão.

Na Cidade Náutica, em São Vicente, agentes da DIG prenderam em flagrante, na manhã de terça-feira, o balconista Fernando Batista do Nascimento Varella, de 33 anos. Na casa dele havia 42 comprimidos de ecstasy, 13 selos de LSD e dois tijolos de maconha pesando 800 gramas.