Nova medida da Polícia Civil promete bloquear celulares roubados 5

Celular-sendo-roubado

A Polícia Civil de São Paulo quer implementar novas medidas para coibir o roubo de celulares, crime que vem crescendo nos últimos meses em todo o estado paulista. Os furtos e roubos de smartphones correspondem a 16,7% de todos os crimes registrados no estado, sendo 48,4% destes roubos contra pedestres.

Segundo o jornal Estadão, a Polícia Civil de São Paulo irá realizar uma reunião com a Secretaria de Segurança Pública e as operadoras presentes em todo o Estado para tentar encontrar novas soluções e medidas que possam bloquear os celulares roubados assim que um boletim de ocorrência for registrado.

A ideia pode ser de muito eficiente para coibir este tipo de furto e para proteger os dados pessoais do usuário, que, após o roubo, passam a estar disponíveis para práticas criminosas pelos bandidos. A nova solução que a Polícia Civil pretende introduzir é um processo muito mais rápido e prático do que o bloqueio do smartphone por meio do número IMEI. Segundo o jornal, a intenção das autoridades de segurança é eliminar a necessidade do cliente contatar a operadora para informar o roubo.

Com a nova medida, o usuário precisará apenas preencher um novo formulário, anexo ao boletim de ocorrência, com as informações do smartphone. Estes dados serão levados imediatamente às operadoras. “A Polícia Civil vai usar o poder que tem de requisitar o bloqueio às operadoras”, garantiu o secretário da segurança pública, Alexandre de Moraes.

A aplicação da medida bloqueia todo o tipo de comunicação do aparelho, o que o torna inutilizável para muitas das suas funções. Vale lembrar, no entanto, que é importante bloquear as contas que você possui vinculadas ao aparelho, como a Play Store, iCloud e outras que possuam informações sensíveis e de cartão de crédito.

Ainda que a medida esteja longe de garantir a devolução do celular roubado, ela pode inibir os bandidos de praticarem este tipo de furto e garantir uma maior segurança com relação aos dados e as contas cadastradas no aparelho.

Matéria completa: http://canaltech.com.br/noticia/seguranca/Nova-medida-da-Policia-Civil-promete-bloquear-celulares-roubados/#ixzz3QupXMKCS
O conteúdo do Canaltech é protegido sob a licença Creative Commons (CC BY-NC-ND). Você pode reproduzi-lo, desde que insira créditos COM O LINK para o conteúdo original e não faça uso comercial de nossa produção.

Um Comentário

  1. “Com a nova medida, o usuário precisará apenas preencher um novo formulário, anexo ao boletim de ocorrência, com as informações do smartphone. Estes dados serão levados imediatamente às operadoras. “A Polícia Civil vai usar o poder que tem de requisitar o bloqueio às operadoras”, garantiu o secretário da segurança pública, Alexandre de Moraes.”

    Ou seja, algo que pode ser feito pelo próprio proprietário por telefone será feito pela Polícia Civil às custas de comprar mais papel para preencher o tal formulário,ter que deslocar um policial, uma viatura, gasto com combustível, etc. só para levar os dados às operadoras. A Polícia Civil ficará à disposição das operadoras com seus policiais office-boys. Será que caracteriza improbidade administrativa?

    Curtir

  2. BLA BLA BLA

    CADE A VALORIZAÇÃO JUSTA DO NU E NM ?

    CADE O ANUNCIO DO REAJUSTE DA DATA BASE DE MARÇO ?

    CADE O REAJUSTE SALARIAL CORRIGIDO PELO URV ?

    CADE O AUXILIO ALIMENTAÇÃO DE VERDADE ?

    CADE AS PROMOÇÕES AUTOMÁTICAS ?

    Curtir

  3. Como o título mesmo diz, é só mais uma promessa! O PSDB vive de promessas não cumpridas! O povo e nós policiais que somos burros e acreditamos nas promessas que nunca serão cumpridas! Será que é por isso que o nariz de Pinóquio do Palácio dos Bandeirantes e tão grande?

    Curtir

  4. é….

    é…..

    É a privatização dos serviços policiais, a finalização da nossa desmoralização….

    – Estamos trabalhando para os outros, estamos prestando serviços (que não deveríamos prestar) aos interesses dos grupos empresariais….

    CELULAR EM CADEIA continua NUMA BOA!!!
    CELULAR EM CADEIA não CAI SINAL, têm internet 4G…..

    É agora, vamos ter que informar o roubo ou furto do celular para as operadoras de telefonia móvel….
    Oras, mas não seria isso o que o próprio dono do celular deveria fazer….???

    – Daqui há pouco vamos ter que informar os roubos e furtos de veículos diretamente às Cias. Seguradoras….
    – Daqui há pouco vamos ter que informar os furtos de fios e cabos elétricos para as empresas de TV à cabo, para as empresas de energia…
    – Daqui há pouco vamos ter que informar os roubos e furtos de cartões de crédito às administradoras….
    e assim segue….

    uma PULIÇA totalmente FALIDA e COMBALIDA…..

    PÚLIÇA feita de burrocratas e funcionários públicos….

    Porque já NÃO existe mais POLICIAL DE VERDADE….. (ou estão acoados em algum canto)

    Curtir

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com