DEINTER-9 continuará na roça – Diretor do Deinter-9 reconhece déficit de policiais e fechará delegacias ( reengenharia ) 30

Diretor do Deinter-9 reconhece déficit de policiais e aposta em otimização

Paulo Afonso Bicudo quer priorizar investigação e desarticulação quadrilhas.
Delegado diz que reengenharia de distritos pode ajudar e altera seccionais.

Do G1 Piracicaba e Região

O novo diretor do Deinter-9, Paulo Afonso Bicudo (Foto: Suzana  Amyuni/G1)O novo diretor do Deinter-9, Paulo Afonso Bicudo
(Foto: Suzana Amyuni/G1)

O novo diretor do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter-9), Paulo Afonso Bicudo, disse que vai priorizar as funções essenciais da Polícia Civil e ampliar a investigação e a desarticulação de quadrilhas. O desafio, entretanto, é realizar o trabalho com a mesma equipe, já que, a curto prazo, não há previsão de novos policiais na corporação e o delegado reconhece que o efetivo não é suficiente.

“A Academia de Polícia deve formar uns 300 policiais, se eu pudesse escolher, traria todos para cá”, falou. “Mas não é assim que funciona, há uma divisão feita de acordo com o tamanho de cada regional, não são os delegados que escolhem”, explicou o delegado que assumiu na última semana, em substituição a Ely Vieira de Faria.

Segundo Bicudo, ainda neste ano, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-SP) deve realizar um concurso público para preencher cerca de 6 mil vagas na Polícia Civil em todo estado. Ele não soube dizer quantas vagas serão direcionadas para a região de Piracicaba.

A previsão, entretanto, é para que o efetivo aumente apenas após um ano. Até lá, a ampliação do trabalho terá que ser feita com as mesmas equipes. “Conseguimos isso com otimização dos recursos humanos que existem, com gestão de classes e estímulo aos funcionários”, explicou. De acordo com o diretor do Deinter-9, todo o trabalho deve ter amparo na inteligência policial.

Crime organizado
Bicudo afirmou que vai atuar contra o crime organizado, seja ele uma facção, organização, grupo ou quadrilha. Segundo ele, entre os problemas mais recorrentes da região estão os furtos e roubos de carros. A afirmação é comprovada pelos dados da SSP, queapontaram um aumento de 19,4% em 2014.

O balanço mostrou que, durante o  ano passado inteiro, foram 750 casos, contra 628 do acumulado de 2013. O mês que mais registrou ocorrências foi março, com 56, e a região do município com maior número de assaltos a veículo foi a da Nova Pompeia, área de cobertura do 6º Distrito Policial.

Aposta na reengenharia
Para Bicudo, a reengenharia da Polícia Civil, que deve unir quatro distritos policiais em um único prédio no Centro de Piracicaba, deve ajudar a colocar as prioridades em prática. “Com a aglutinação das unidades no mesmo espaço, o atendimento à população terá mais agilidade”, garantiu o delegado. Ainda de acordo com ele, a implantação do projeto da SSP ainda deve levar cerca de três meses.

Mudanças
Ainda para readequar as classes dos delegados concursados, o diretor do Deinter-9 propôs mudanças nos comandos das delegacias seccionais da região. Em Piracicaba, José Roberto Daher assumiu o cargo em substituição ao delegado Wilson Lavorenti.

Em Limeira (SP) sai Miguel Wil Cornacchioni Escrivão e entra Italo Miranda Junior. Bicudo também anunciou mudança nas seccionais de Americana, Rio Claro, São João da Boa Vista e Casa Branca. No total, o Deinter-9 é responsável por 52 municípios.

Um Comentário

  1. Na maioria das vezes essas reengenharias é pegar carcereiros e agentes e botar pra trabalhar de tudo um pouco, e juntar eles nas investigações e atendimento geral da DP.
    Junta todo mundo, o carcereiro e agente continua saindo prejudicado, porque trabalha mais e ganha bem menos que os investigadores, e assim vai ficando as aparencias de que tudo vai bem.
    E ainda tem gente que fala mal dessas carreiras.

    Curtir

  2. Não esquenta não, o majura continuará ganhando o GAT nas costas dos escrivães.

    Curtir

  3. CARCEREIROS ESTÁ RECEBENDO 2 MIL REAIS A MENOS QUE ESCRIVÃO E INVESTIGADOR., S
    SÓ FALTAVA FAZER SERVIÇO DOS TIRA E DOS ESCRIVÃO NÉ.

    Curtir

  4. BRAVOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO disse:
    02/02/2015 ÀS 19:10
    CARCEREIROS ESTÁ RECEBENDO 2 MIL REAIS A MENOS QUE ESCRIVÃO E INVESTIGADOR., S
    SÓ FALTAVA FAZER SERVIÇO DOS TIRA E DOS ESCRIVÃO NÉ.
    LLLLLLLLLLLLL
    LLLLLLLLLLLLLL
    Vixe….2 mil a menos??????
    isso é que é filhadaputagem…

    Curtir

  5. Daqui algum tempo fecharão as seccionais por falta de funcionários também……chamam isso de reengenharia? eu chamo isso de falta de concursos para suprir o deficit de policiais .

    Curtir

  6. Porque será que carcereiro trabalha “igual” investigador ??? se na atualidade se pegarem todos os carcereiros em desvio, poderiam fazer uma escala com bastante folga,…vê se eles querem? na Policia Civil, como carcereiros gostam de serem vitimas.

    Curtir

  7. Se utilizar o mesmo método quando estava no Demacro, ///Ronda preventiva toda semana(tipo PM), zero em flagrante em local de grande movimentação de drogas(grandes favelas), pois estranhamente só tem flagrante em biqueirinhas, caça niquel “não existe” e assim por diante…muito blá,blá,blá. Agora, cobrança pode acreditar…planilha e mais planilha todos os dias.

    Curtir

  8. Estímulo a funcionário .kkk
    Vou te dar só 90 chibatadas em vez de 100.
    Puta estimulo.
    O escriba faz o flagrante sem delega que depois a gente paga o GAT para o majura da cidade mais próxima. Kkk

    Curtir

  9. “…com gestão de classes e estímulo aos funcionários”.

    GOSTEI EM ESPECIAL DESTA PARTE – KKK

    PARECE PIADA GENTE, MAS NÃO É.

    Curtir

  10. E por isso que as coisas não funcionam, delegado não sabe administrar, reengenharia.kkkkkkk

    Curtir

  11. Caro Paulo:

    Carcereiro não gosta de ser vítima. Aliás, representamos uma classe de corajosos policiais que em momento algum se intimidava em ingressar numa cadeia com 200 presos. Coisa que muitos investigadores temiam.No meu distrito somos em 7 Carcereiros.Todos os integrantes das EPJs são compostas de Carcereiros e Agentes. Em Uma das equipes tem uma Investigadora Calça branca que pensa que é a Barbie.Se recolherem os Carcepas, fecha o Distrito. Que culpa temos nós da ineficiência do Governo? Eu particularmente adoraria trabalhar em uma escala de 24 x 144, Mas infelizmente eles não permitem.Aqui no flit tem meia de duzia de Policiais que ao invés de trocarem idéias saudáveis ficam se degladiando e discutindo quem tem o pau maior… kkkkkkkkkkkkkk coisa de criança não acha. Tanta coisa pra discutir, pensar e o cara fica falando De Carcereiro e Agente. Fala sério.

    Curtir

  12. Paulo disse:
    02/02/2015 ÀS 22:58
    Porque será que carcereiro trabalha “igual” investigador ??? se na atualidade se pegarem todos os carcereiros em desvio, poderiam fazer uma escala com bastante folga,…vê se eles querem? na Policia Civil, como carcereiros gostam de serem vitimas.
    .
    .
    .
    .
    Você não sabe o que diz, seu fulano.
    Os carcereiros e agentes policiais vem tapando os buracos das carreiras de investigador e escrivão há anos. E nem por isso, ajudando demais a polícia civil, eles ganharam algum tipo de reconhecimento, ao contrário, os carcereiros até foram já extintos, e continuam a trabalhar com a mesma intensidade de antes, e agora ganhando 2 mil reais a menos que investigador.
    Eu nunca vi um lugar como esse que fez e continua fazendo essa grande injustiça contra os carcereiros e agentes.
    No mínimo, mereciam ganhar igual os agentes de telecomunicações policial, alias, já existe lei que passou essas carreiras para o nível médio.
    É triste ver como a polícia civil trata essas duas carreiras trabalhadoras.

    Curtir

  13. APÓS 40 ANOS NA POLÍCIA, TODO ADMINISTRADOR Q VEM QUERENDO INVENTAR POLICIAMENTO EFICAS SEM OS RECURSOS MATERIAIS E HUMANOS NECESSARIO, AFUNDA AINDA MAIS A EFICIÊNCIA OPERACIONAL DA INSTITUIÇÃO. O CHEFE TEM Q APRENDER A ADMINISTRAR A FALENCIA COM RACIONALIDADE, HUMILDADE REALIDADE, HUMANIDADE E DANDO O DEVIDO VALOR AOS SEUS SUBORDINADOS, AUMENTANDO SUA AUTO ESTIMA, SUA VAIDADE E ORGULHO EM SER POLICIAL, SER AMIGO E CONSELHEIRO. ACHO Q ESSE DIRETOR TEM ESSAS QUALIDADES, E VAI MANTER UM BOM RITIMO EM SUA REGIÃO.

    Curtir

  14. É O QUE DÁ, O FORMADO EM DIREITO SE METER A FAZER “REENGENHARIA”…KKKK, VAI DAR M… NA CERTA…kkkk

    ps. Desculpem o trocadilho mas não resisti….é a Policia da piada pronta, parafreaseando o pensador contemporaneo Jose Simao………kkk

    Curtir

  15. Nem perdi o meu tempo lendo a entrevista é mais do mesmo, este é só mais ex-tudo na polícia civil, futuro titular de tudo, cada um que entra quer inverta a roda e o fogo, será mais uma foto na moldura naquelas galerias horríveis, que existem nos departamentos e seccionais.
    Quando sair podem fazem o balanço da sua gestão, não vai melhor uma vírgula que seja.
    Fico imaginando como deve ser difícil para estes delegados inovar quando assumem, reengenharia para e perguntar de modo diferente.

    Qual é a minha VTR?
    Qual DESTAS é minha VTR?
    DESTAS que estão ai qual é a minha VTR?
    A minha VTR está ai?
    A minha VTR já chegou?

    Temos algumas outras variações do tipo:

    A minha VTR é nova?
    Onde está a minha VTR?
    Qual é a VTR do diretor?
    A minha VTR é fria?
    A minha VTR tem ar condicionado?
    Onde mando abastecer a minha VTR?
    Fora esta VTR o diretor tem outra?
    Manda o ex-diretor entregar a minha VTR!
    Manda o ex-diretor DEVOLVER a minha VTR¹
    Este são os exemplos de inovação administrativa dos delegados, como observado estão muitoooo preocupados com os recursos disponibilizados para eles combaterem o crime.

    Curtir

  16. tenho cinco distritos. cada distrito cinco cartórios..total 25 cartórios…..e, vinte e cinco escrivães…total de feitos 25.000.
    junto tudo num prédio só que dizem ser reengenharia ´para funcionar melhor e mais celeremente.
    levo tudo o que tinha n os dps para esse “abençoado” ,local e o que temos?
    o mesmo volume de trabalho.
    isto sem contar as equipes de investigação e suas respectivas autorias desconhecidas.
    só um tonto para acreditar que algo vai mudar.
    a mídia acredita que sim, logo a mídia é…..

    Curtir

  17. AO
    INJUSTIÇA CONTRA CARCEREIRO E AGENTE POLICIAL.

    Elaborar BO qq um elabora, afinal só registra um fato.

    Gostaria de saber em qual distrito ou departamento existe um agente ou carcereiro que comanda um cartório com centenas e centenas de feitos, assinando depoimentos e flagrantes em lugar do escrivão.
    Por favor, para que não paire dúvidas nome desse policial e local de trabalho.
    Afinal, todos nós gostaríamos de saber quem é esse abnegado policial que se presta a exercer uma das mais escravagistas funções na polícia civil.

    Curtir

  18. EFETIVO, REESTRUTURAÇÃO E VALORIZAÇÃO É ISSO QUE A POLÍCIA CIVIL PRECISA, FORA ISSO TUDO É BOBAGEM E ENGANAÇÃO.

    Curtir

  19. Só conversa fiada, todo mundo concorda que merecemos o reajuste da alimentação, o dejec, o nu, mais ninguém faz nada, aumenta o serviço e o salário nada.

    Curtir

  20. O Dr. Bicudo, poderia começar a devolver os carcereiros para seu devido lugar, ou seja, cadeia pública, pois na região do Deinter 9, existem cadeias hiper lotadas e trabalhando somente um carcereiro por plantão, fazendo escala absurda, enquanto existe carcereiros nas seccionais, corregedoria, distritos, etc…

    Curtir

Os comentários estão desativados.