Militares ensinaram seus conceitos de desaparecimento aos traficantes da Rocinha – O corpo que ‘saiu’ para o oceano 38

O corpo que ‘saiu’ para o oceano

16 Mar 2014 – O GLOBO

50 ANOS DO GOLPE

Coronel reformado conta que restos mortais de Rubens Paiva foram desenterrados e jogados ao mar

Chico Otavio

Ao baixar à Seção de Operações do Centro de Informações do Exército (CIE), no Rio, a missão foi entregue a um dos capitães mais experientes do serviço. Acostumado, como ele diz, a “consertar cagadas” de militares de outros órgãos da repressão, este oficial acatou a ordem, emanada do “gabinete do ministro” em 1973, de dar um fim definitivo a um corpo enterrado dois anos antes nas areias do Recreio dos Bandeirantes.

– Pelo estado do corpo, não posso dizer de quem era, nem cabia a mim identificá-lo. Mas o nome que ouvi foi o de Rubens Paiva – recorda-se.

No momento em que o grupo Justiça de Transição, do Ministério Público Federal, se prepara para denunciar os agentes do regime envolvidos na morte de Paiva, ocorrida entre os dias 20 e 22 de janeiro de 1971, a revelação do oficial, hoje um coronel reformado, de 76 anos, afasta as dúvidas que restavam acerca do destino do ex-deputado.

– Ele saiu para o mar – garante.

O coronel, que participou de praticamente todas as missões importantes do CIE na chamada “guerra suja”, período mais sangrento do regime militar, entre 1969 e 1974, concordou em falar sob o compromisso do anonimato. Ele disse que montou uma equipe de 15 homens, disfarçados de turistas, e passou 15 dias abrindo buracos na praia – as escavações eram feitas dentro de uma barraca – até encontrar o corpo ensacado:

O coronel, que participou de praticamente todas as missões importantes do CIE na chamada “guerra suja”, período mais sangrento do regime militar, entre 1969 e 1974, concordou em falar sob o compromisso do anonimato. Ele disse que montou uma equipe de 15 homens, disfarçados de turistas, e passou 15 dias abrindo buracos na praia – as escavações eram feitas dentro de uma barraca – até encontrar o corpo ensacado:

– De lá, ele (o corpo) seguiu de caminhão até o Iate Clube do Rio, foi embarcado numa lancha e lançado no mar. Estudamos o movimento das correntes marinhas e sabíamos o momento certo em que ela ia para o oceano.

A princípio, o procedimento instaurado em 2012 pelo MPF caminha para denunciar quatro militares: os oficiais reformados José Antônio Nogueira Belham – que comandava o Destacamento de Operações de Informações do 1º Exército (DOI-I), na Rua Barão de Mesquita (Tijuca), onde Paiva morreu sob torturas – e Raimundo Ronaldo Campos, que admitiu ter montado uma farsa para forjar a fuga do ex-deputado, além dos irmãos e ex-sargentos Jacy e Jurandyr Ochsendorf, também envolvidos na fraude. Porém, as revelações do coronel levam o CIE para a cena do crime e podem ampliar as investigações.

Os procuradores da República ouviram 24 pessoas, colhendo mais de 30 horas de depoimentos. Um dos mais importantes foi prestado pelo coronel da reserva Armando Avólio Filho, que na época servia no Pelotão de Investigações Criminais da Polícia do Exército (PIC-PE). Ele contou que viu, por uma porta aberta, o ex-deputado sendo torturado pelo então tenente Antônio Carlos Hughes de Carvalho e levou o fato ao comandante do DOI-I, o então major Belham, no dia 21 de janeiro de 1971.

Um depoimento escrito, deixado pelo coronel Ronaldo José Baptista de Leão, ex-chefe do PIC morto no ano passado, confirmou a versão de Avólio. Já o coronel da reserva da PM Riscala Corbage, ex-interrogador do DOI-I, fez um relato inédito e detalhado sobre a tortura no DOI, incluindo-se entre os carrascos da unidade.

Reforçam a denúncia os papéis encontrados na casa do coronel Júlio Molinas Dias, assassinado em 2012, com a comprovação de que o ex-deputado foi levado de fato para o DOI-I, e a confissão do coronel da reserva Raimundo Ronaldo sobre a farsa do tiroteio no Alto da Boa Vista.

Belham alegou que estava de férias no período da prisão e do desaparecimento de Paiva, sendo substituído pelo subcomandante, major Francisco Demiurgo Santos Cardoso, o mesmo que teria dado a ordem para a farsa no Alto da Boa Vista. Porém, os próprios documentos que ele apresentou no MPF o incriminam, pois revelam que as férias foram suspensas em 21 de janeiro, um dia após a prisão de Paiva, para o cumprimento de missão especial com o pagamento de diárias. Ele afirmou que a anotação teria sido equívoco do Exército.

Em coletiva sobre o caso, há duas semanas, o professor Pedro Dallari, da Comissão Nacional da Verdade, disse que a única pergunta sobre Rubens Paiva ainda não respondida era o destino dado ao corpo. Em 1987, denúncias anônimas levaram a polícia fluminense a escavar na Praia do Recreio dos Bandeirantes. Em 1999, as retroescavadeiras esburacaram uma área em frente ao Corpo de Bombeiros no Alto da Boa Vista, à beira da Avenida Edson Passos, com o mesmo objetivo.

– As pistas estavam corretas. O corpo realmente passou por estes lugares, onde já não estava na época das buscas – garante o coronel reformado.

O oficial disse que o corpo foi enterrado e desenterrado pelos próprios agentes do DOI no Alto da Boa Vista. Eles o retiraram dali, segundo o militar, por temer que uma obra na Avenida Edson Passou acabasse por descobrir o local, muito próximo à pista. O novo esconderijo também não serviu. Em 1973, banhistas descobriram pelo menos duas ossadas no local, provável ponto de desova de grupos de extermínio. Além disso, o coronel ex-CIE contou que havia risco de vazamento interno. Os comandantes desconfiavam principalmente de Ronald Leão, que espalhara pelo quartel a disposição de abrir a boca.

– Cheguei a ventilar a possibilidade de eliminá-lo, mas a ideia foi abandonada – contou.

O oficial disse que gostava de “montar teatrinhos”, razão pela qual não teve dificuldade de escavar durante 15 dias sem que os frequentadores do local desconfiassem. Não havia, garante, qualquer coordenada precisa sobre a localização do corpo, mas apenas pontos de referência.

– Normalmente, nós levávamos prostitutas junto com os agentes, para disfarçar. Elas eram presas e, depois, cantadas para nos ajudar por dinheiro. Mas, no Recreio, não as levamos. Selecionei 15 agentes, todos subalternos. De graduado, era só eu. A gente se fez passar por turistas. Tomávamos banho de mar, sol, como banhistas comuns.

Para a operação, foram usadas duas barracas civis. Uma destinada às escavações e outra, à logística. As refeições eram fornecidas pelo CIE. Ele citou pelo nome de guerra pelo menos três sargentos que teriam participado: Cabral, seu braço-direito, cujo nome completo não forneceu, Canaan e Iracy. Documentos do projeto Brasil Nunca Mais Digital identificam o sargento Clodoaldo Paes Cabral, já falecido, como um dos agentes do CIE na época. Também aparecem os nomes dos sargentos Jairo de Canaan Cony (também já falecido) e Iracy Pedro Interaminense Corrêa, que negou o envolvimento no caso:

– Fui do CIE, mas nunca tive uma função específica. Só cumpria ordens e nunca estive no Recreio com este objetivo.

Quando as buscas terminavam em determinado ponto, as abas da barraca eram erguidas. O coronel garantiu que o estado do corpo, “um amontoado de ossos e poucos pedaços de carne”, impedia uma identificação.

O militar disse que acompanhou o corpo até o momento do embarque na lancha, mas preferiu ficar esperando no cais, bebendo um drink, o fim da operação. Ao ter a certeza de que cumprira a ordem, seguiu para o Palácio Duque de Caxias, então sede do 1º Exército, para comunicar o sucesso da missão:

– Subi ao 23º andar e dei a notícia pessoalmente ao general Coelho Neto, subchefe do CIE. Podiam escavar e dragar o país inteiro que não iriam achá-lo.

Um Comentário

  1. Minha jangada vai sair pro maaaaaaaaaar, um corpo podre vai levar ! Resto de lixo de um comuniiiiiiista, lá no fundo vou desovaaaaaaaaar !
    E viva Dori………kkkkkkkkkkkk….kkkkkkkkk !

    Curtir

  2. Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/03/1426137-grupo-organiza-nova-edicao-de-passeata-anticomunista-de-64.shtml ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos da Folha estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do jornal em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br). As regras têm como objetivo proteger o investimento que a Folha faz na qualidade de seu jornalismo. Se precisa copiar trecho de texto da Folha para uso privado, por favor logue-se como assinante ou cadastrado.

    Curtir

  3. Isso é uma verdadeira Prosápia isso sim!

    Todos sabemos que as gestões militares no comando da nação foram as melhores de todos os tempos, o povo tinha segurança nas ruas, o funcionalismo público era valorizado, a Polícia e a maioria das instituições eram respeitadas, não se vendia e nem se concedia nada à iniciativa privada apadrinhada do governo de oportunidade, muitas empresas públicas se valorizaram e muitas outras foram criadas e estão aí até hoje.

    Um governo militar se faz necessário com o momento do país na conjuntura global pois os PETRALHAS estão saqueando a nação via o BNDES e espalhando o dinheiro pelo mundo, simulando empréstimos à nações governadas por ditadores sanguinolentos, justamente para dificultar o rastreamento.

    Haviam excessos? Sim, como hoje também ainda há só que para o lado da criminalidade que teve até deputado eleito para defender o interesse de leis que beneficiem o criminoso e não o cidadão comum.

    A comissão de direitos humanos é uma piada que insiste em defender os interesses de uma minoria da sociedade, quando na verdade o interesse da maioria dos brasileiros é que deve ser defendida naquela casa.

    O Lulismo balizou o povo brasileiro por baixo ao fazê-lo correr apenas atrás do capital e não de educação e o resultado?

    Está aí nas ruas para todo mundo ver, UMA MERDA!

    Fizeram de muitos Delegados de Polícia meros arrecadadores e bajuladores de políticos para se manterem na direção de delegacias de polícia.

    Sou militar mas reconheço que a política atual fez muitos comandantes se ajoelharem beijarem a mão e colocarem o policiamento onde o Rei entende que seja necessário.

    A Polícia Federal está sofrendo o mesmo sucateamento que a Polícia Civil vem sofrendo quem não enxerga isso?

    Demorou para todos enxergarem que a falta de funcionários torna a instituição fragilizada sem força, seus funcionários ficam sem tempo para o raciocínio e o pouco efetivo que resta tem quem fazer o trabalho dobrado, não sobrando tempo dessa forma para o desempenho rotineiro de outras tarefas que utilizem o intelecto.

    HOJE VEMOS A DITADURA DOS PETRALHAS E TUCANALHAS que fazem o que bem entende devidamente agasalhados contra ataques de verdadeiras pornochanchadas esquerdopatas sobre o estilo militar de governar.

    GENERAL HELENO PARA PRESIDENTE!

    Curtir

  4. Obrigado ao DGP por ao me aposentar eu perca 30% do meu salário, volte uma classe e nao tenha paridade.

    Nada como ter um DGP amigo dos policiais.

    E obrigado pela data base de março.

    Nada como ter um DGP ativo.

    A policia civil cada ve mais animada com a proibição de passar as ferias de julho com meus filhos.

    Parabéns DGP

    Curtir

  5. CARO GUERRA, OFICIAIS EM GERAL, QUANDO APOSENTAM-SE, ELE PASSA PARA A RESERVA, QUEM PASSA PARA A REFORMA COMO O TEXTO EM EPIGRAFE SAO AS PRAÇAS, DE SOLDADO A SUBTENENTE OK, FAÇA AS DEVIDAS CORREIÇOES SE QUISEREM, AGORA SUGIRO QUE VC ABANDONA ESTES ASSUNTOS DE 40 ANOS ATRAS ONDE A GRANDE MAIORIA DAS PESSOAS DA EPOCA NAO GOSTAVA, MAS QUE JA COMEÇA A FAZER FALTA NOS DIAS DE HOJE, POIS DEMOCRACIA NAO SIGNIFICA ANARQUIA COMO ESTA ACONTECENDO NO NOSSO PAIS.
    JA QUE ESTE ESPAÇO E VISITADOS PRINCIPALMENTE POR POLICIAIS, VAMOS NOS ATER POR ASSUNTOS RELACIONADOS, E QUEM SABE EM RESTRUTURAÇAO DA POLICIA, E GREVE POR MELHORES SALARIOS, PRINCIPALMENTE NAS VESPERAS DA COPA, ONDE UMA PRESSAO AO GOVERNO ELE PODERIA SEDER FACILMENTE.

    Curtir

  6. E indo um pouco mais a fundo e porque não dizer escorado doutrinariamente, temos a visão social LOCKEANA que temos três direitos naturais e considerados inalienáveis, a vida, a liberdade e a propriedade.

    Em um estado de natureza, cada indivíduo busca preservar tais direitos e, quando se sente prejudicado, atua como juiz, júri e executor dessas leis naturais. Rapidamente, essa situação desencadeia uma guerra coletiva, de todos contra todos. Na perspectiva lockeana, o Estado surge então para evitar o caos e a desorganização.

    Ok partindo dessa premissa, por consequência o indivíduo concorda em abrir mão de uma parcela de sua liberdade para que o Estado possa fornecer segurança e impedir uma situação conflituosa. Nesse sentido, o Estado não é considerado como algo natural ou um instrumento para desenvolvimento da empatia humana. Ao contrário, ele é considerado de forma negativa, que limita a liberdade humana, um mal necessário. Umas das consequências dessa visão é a desvalorização da atividade política.

    A relação entre o Estado e o indivíduo é pensada somente como uma relação de troca, uma interação comercial. O cidadão cede parte de sua liberdade; e, em troca, o Estado defende seus direitos, sua propriedade privada e seus negócios.

    SÓ QUE NA REALIDADE ATUAL BRASILEIRA OS PORTADORES DE MANDATOS SÓ PENSAM EM SE LOCUPLETAR ÀS CUSTAS DO DINHEIRO PÚBLICO.

    Aí vem alguns com a ideia de “Estado mínimo” que defendem que a única função do Estado é defender os direitos individuais e a propriedade privada. O problema com tal ponto de vista é que a função do Estado, de dar segurança à propriedade privada, pode rapidamente se tornar hipertrofiada.

    O Estado ao se reduzir à isso então, passa a atuar como um braço armado dos negócios. Essa é a tese defendida por um major-general do Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos chamado Butler, um dos marines mais condecorados da história americana.

    Em seu texto War is a Racket (de 1935), o major afirma que todas as guerras dos EUA, no período em que ele atuou, foram motivadas simplesmente pela defesa dos interesses comerciais de empresas, indústrias e banqueiros.

    O mais controverso disso tudo é que no período do Governo Militar no Brasil os militares se preocupavam mais com a nação do que os eleitos pelo sufrágio direto, oriundos do próprio povo. Esses últimos se elegem e tem buscado de uma forma insana potencializar lucros de empresas privadas sobre os recursos públicos e logicamente no subterrâneo do mundo corporativo o comissionamento é bem mais alto.

    O Governo Lulo-Petista é uma réplica lucrativa do que foi feito à nação pelos militares, com a diferença de não serem importunados e ver transformado em marketing político internacional o envio de capital nacional ao exterior ou mesmo o perdão bilionário das dívidas de países historicamente sanguinolentos e ditatoriais.

    Se houve sangue derramado no período da ditadura militar? Sim houve mas era sangue apenas dos dois lados, ou dos militares ou dos contestadores do regime e a diferença para os dias atuais é que quem está morrendo é somente o povo e membros das forças policiais de segurança, os terroristas de outrora com o poder nas mãos largaram as armas, vestiram terno e gravata Armani e atingem seus alvos apenas com a caneta.

    Relaxaram a legislação penal para que se preciso for um dia voltar a praticar atos de terrorismo, a complacência legal lhe esteja ao alcance.

    A coleira mais eficaz de uma nação é o medo intestino, ou seja, medo de atos de criminalidade de seus próprios cidadãos.

    EU APOIO A VOLTA DO GOVERNO MILITAR SEJA DEMOCRÁTICO OU DE QUALQUER OUTRO MODO ESTAMOS VIVENDO UMA DITADURA DE INSEGURANÇA SOCIAL!

    Curtir

  7. e tá bom demais!!! restos mortais lançados ao mar é coisa pra rico, pegou em arma…, hoje o policial com seu misero salário mal consegue ir a praia grande.

    Curtir

  8. Alguém ouviu alguma coisa sobre 12 % a contar de MAIO ????

    Alguém ouviu alguma coisa sobre 12 % a contar de MAIO ????

    Alguém ouviu alguma coisa sobre 12 % a contar de MAIO ????

    Alguém ouviu alguma coisa sobre 12 % a contar de MAIO ????

    Alguém ouviu alguma coisa sobre 12 % a contar de MAIO ????

    Alguém ouviu alguma coisa sobre 12 % a contar de MAIO ????

    Alguém ouviu alguma coisa sobre 12 % a contar de MAIO ????

    Alguém ouviu alguma coisa sobre 12 % a contar de MAIO ????

    Alguém ouviu alguma coisa sobre 12 % a contar de MAIO ????

    Alguém ouviu alguma coisa sobre 12 % a contar de MAIO ????

    Curtir

  9. sonha com meu distintivo.
    infelizmente na polícia civil os policiais acham que Delegado é o patrão e,por sua vez, os delegados chegam a acreditar que isto realmente é uma verdade absoluta.
    policiais não sabem distinguir entre patrão e hierarquia policial.
    toda vez que os policiais “acham” que devem ganhar mais depositam suas pretensões nos delegados e, em última instancia no delegado geral.
    enquanto os policiais civis continuarem a “pedir” aumento” ao Delegado Geral continuarão a agradecê-lo como o fez o policial acima.
    é por conta dessa mentalidade que tiveram sete por cento de aumento.

    Curtir

  10. Para de vender fumaça, não existe nada de 12%, a uma coisa que existe é uma articulação de GREVE nos bastidores de uma grupo de sindicalistas e policiais civis idealistas.

    Curtir

  11. Cada postagem estranha, o guerra tão queimando ônibus na baixada, dando tiro em colegas e vc vem falar da ditadura !
    Da uma passeada por aí na baixada.

    Curtir

  12. ALERTA AMARELO
    ALERTA AMARELO PARA SANTO ANDRÉ, DIADEMA E SÃO BERNARDO DO CAMPO quanto ao “salve”dado pelo _ _ _ com o objetivo de promover o ataque irrestrito a PC e PM dessas localidade, principalmente durante o descolamento para as respectivas residências. Todos alertas, trocando informações e repassando ao máximo de colegas possível.
    Postado por S I P O L às 23:32
    Enviar por e-mail
    BlogThis!
    Compartilhar no Twitter
    Compartilhar no Facebook
    Compartilhar no Orkut
    Compartilhar com o Pinterest

    Curtir

  13. PREFIRO FAZER GREVE DO QUE VIVER NA OPRESSÃO DESSE DESGOVERNO DO ESTADO DE CALAMIDADE!!!!

    Curtir

  14. enquanto delegados, através de seu sindicato se preparam para uma nova greve escrivães e investigadores não conseguem nem fazer uma operação cumpra-se a lei (aquela editada em cartilha pelo sipesp e sepesp).

    Curtir

  15. alerta amarelo o caralho! isso é desculpa pra foder com o policial e por todos na rua a fim de ajudar o governo a iludir o cidadão que a policia está ativa! que estão todos seguros e que o governo que ano passado disse que pcc não existia, está fazendo loob para angariar votos MENTINDO QUE ESTA COMBATENDO OC RIME!!
    fim de semana dosi a mais no plantão! PM tudo fudido com escala reduzida e pernoite na porra da cia e btl!
    Se houvesse realmente um salve, o que haveria nos presidios onde os ASPs estão de greve e os presos sem visita e sem anel?
    ACORDA O POLICIA!

    Curtir

  16. APARECIDO LOUREIRO JANNONE disse:
    16/03/2014 ÀS 23:35
    enquanto delegados, através de seu sindicato se preparam para uma nova greve escrivães e investigadores não conseguem nem fazer uma operação cumpra-se a lei (aquela editada em cartilha pelo sipesp e sepesp).
    =================================================================================
    GREVE DE DELEGADO? FAZ-ME RIR!
    SÓ UM, SEJA SECCIONAL, TITULAR, ATÉ DIRETOR PODE ASSINAR OS FLAGRANTES, POIS QUEM REALMENTE OS PRODUZ É O SENHOR ESCRIVÃO! CANA? HÁ TÁ! OS DELEGADOS DA MINHA UNIDADE NÃO SABEM NEM ONDE FICAM AS RUAS, QUANTO MAIS LOCAIS DE INCIDENCIA CRIMINOSA! DEIXA ELES SOZINHOS FAZEREM GREVE QUE VAI SER MAIOR PIADA!

    Curtir

  17. POLICIAL NA DECEPÇÃO.
    VOCÊ DISSE TUDO ,SÓ NÃO DISSE PORQUE ESCRIVÃO E INVESTIGADOR INSISTEM EM REALIZAR ATIVIDADES DE DELEGADOS.
    LHE EXPLICO: ESCRIVÃES E INVESTIGADORES PENSAM QUE DELEGADO É O PATRÃO E DE TANTO PENSAREM ASSIM OS DELEGADOS PENSAM QUE REALMENTE O SÃO.
    E, COMO TODO EMPREGADO TEM MEDO DO PATRÃO….

    Curtir

  18. Qualquer greve que se inicie com investigadores e escrivães será logo contida na canetada pelos delegados, temos superiores diretos, para uma mobilização ou greve ser bem sucedida, precisamos do apoio dos delegados, isso é um fato, e para o bem e progresso da Polícia Civil, os próprios delegados deveriam ter consciência desse fato, afinal, os delegados em outras mobilizações, quando alcançam seus objetivos, quase sempre abandonam os operacionais, agem como a Polícia Civil fosse feita só de delegados, os delegados esquecem que ao deixarem os operacionais na mão, durante um movimento, toda a Polícia Civil acaba sendo rebaixada por baixo, fica enfraquecida, deveriam saber que uma cabeça pensante em um corpo fraco e doente não serve pra nada.

    Curtir

  19. No Canal Livre na Band a discussão é Segurança Pública, e no fantástico será exibida reportagem mostrando que no Brasil existem três cidades entre as dez mais violentas do mundo…

    Curtir

  20. Acho que os cabeças pensantes não devem esquecer e deixar de cuidar do corpo doente, a greve nesse momento é essencial, espero que os sindicatos entrem fortes na luta salarial, e se preciso for greve geral, ano de Copa do Mundo e de Eleições é perfeito para uma grande greve.

    Curtir

  21. PEDIDO MÍNIMO UNIFICADO PARA DATA-BASE DE 2014:

    1) Aplicação imediata da 51/85 pela nefasta SPPREV
    2) Auxílio-Alimentação igual da Meganha
    3) Antecipação da Carreira Jurídica prevista para os Delegados
    4) Antecipação do Nível Universitário previsto para Investigadores e Escrivães
    5) Fim do interstício de 05 anos no cargo para que não haja retrocesso na classe após aposentação
    6) 19% linear para todo corpo da segurança pública do Estado de São Paulo: PM/PC/CIENTÍFICA/ASP

    É o Mínimo do Mínimo que podemos aceitar!

    Curtir

  22. Não tem outras expressões mais apropriadas para definir o regime da DITADURA MILITAR DA EXTREMA DIREITA INSTADO NO BRASIL DO QUE ESTAS EXPRESSÕES: “REGIME MILITAR, A DITADURA DOS COVARDES”!

    Curtir

  23. APARECIDO LOUREIRO JANNONE disse:
    16/03/2014 ÀS 22:52
    sonha com meu distintivo.
    infelizmente na polícia civil os policiais acham que Delegado é o patrão e,por sua vez, os delegados chegam a acreditar que isto realmente é uma verdade absoluta.
    policiais não sabem distinguir entre patrão e hierarquia policial.
    toda vez que os policiais “acham” que devem ganhar mais depositam suas pretensões nos delegados e, em última instancia no delegado geral.
    enquanto os policiais civis continuarem a “pedir” aumento” ao Delegado Geral continuarão a agradecê-lo como o fez o policial acima.
    é por conta dessa mentalidade que tiveram sete por cento de aumento.

    ________________________________________________________________________________________________

    Discordo de vc. colega………………..para que isso fosse colocado em prática, deveríamos ter representatividade no Conselho

    da PC, consequentemente, termos o contato direto com o SSP e Gov., fatos que não ocorrem.

    Quando que o Chefe Geral de Investigadores e Escrivães, tiveram esse acesso ?

    Eu entendo sua análise, mas não condiz com a realidade; pode vir a ser, caso impuséssemos o que vc. diz (conquistar espaço).

    Curtir

  24. Eu não entendo um monte coisas.

    Não vou entrar no mérito sobre o regime militar x movimentos de esquerda, afinal histotriadores, filósofos e cientistas políticos discutem a 40 anos tal dicotomia sem chegar a qualquer conclusão, imaginem eu então.

    Mas o que não entendo é o que posta o ROTA. Ele esqueceu de dizer que no governo militar o país contraiu a maior dívida externa que uma nação contraiu com outra em todos os tempos.Pergunto : qual a diferença entre “vender” o patrimônio público em espécie e pagar juros alvitantes , esvaziando o capital nacional?

    Até ai tudo bem, trata-se de um ponto de vista, mas é absolutamente contraditório usar um meio absolutamente democrático (flit) para exercer um direito (de expressão) para criticar as autoridades constituidas (critica absolutamente legítima), sendo que tal direito era totalmente suprimido pelo regime que ele defende.

    Trocando em miúdos: só é possível criticar e opinar porque os militares não estão no poder, então quem defende a volta do regime deveria ter o mínimo de compostura e não se utilizar de um instrumento que não existe no regime ao qual faz apologia.

    Achar que o regime foi bom para o funcionalismo é uma bobagem,Foi bom apenas para quem era alinhado ao governo, centenas de servidores foram exonerados por ter opinião diversa.

    Por fim tentar justificar a volta do regime com base no jusnaturalismo x positivismo, na tentativa de mostrar que a mão pesada do Estado é o caminho seguro para lograrmos nossos objetivos e que os únicos dedos confiáveis desta mão são os militares é, esta sim, a verdadeira política do medo que se incutiu desde a proclamação da república, passando por Vargas e culminado com o golpe de 64.

    A milhões de defeitos no regime atual.Mas o poder pertence ao POVO e o o povo é CIVIL.

    Curtir

  25. Avatar de ESTA PUTARIA DO INFELIZ ESCREVER UM COMENTÁRIO E SAIR COLANDO ALEATÓRIAMENTE, JÁ PASSOU DA HORA DE EXAURIR, SEJA CAPAZ, ESCREVA UM TEXTO PERTINENTE AO COMENTARIO, NÃO ENCHA O SACO DE TODOS COM A MESMA COISA O TEMPO INTEIRO.. ESTA PUTARIA DO INFELIZ ESCREVER UM COMENTÁRIO E SAIR COLANDO ALEATÓRIAMENTE, JÁ PASSOU DA HORA DE EXAURIR, SEJA CAPAZ, ESCREVA UM TEXTO PERTINENTE AO COMENTARIO, NÃO ENCHA O SACO DE TODOS COM A MESMA COISA O TEMPO INTEIRO.. disse:

    Senhor me TIRA daqui

    O povo não possui poder, o poder se concentra na “URNA ELETRONICA”.

    C.A.

    Curtir

  26. Se delegado não eh o patrão (como de fato não eh) porque tanto medo em fazer cumprir a lei ? A coragem real so existe neste mundinho virtual da internet onde os frustrados bradam como leões . Não passam de covardes que se escondem e cultivam, neste espaço, e na vida real, suas frustrações profissionais e apontam quase sempre os delegados como responsáveis por seus insucessos. La na SAP também tem lei orgânica; também tem superior hierárquico; no fórum também tem lei orgânica; também tem superior hierárquico. Busquem o espaço de vocês e esqueçam os delegados, a ADPESP, a pm, etc.

    Curtir

  27. Senhor João Xavier Fernandes e a DITADURA DE LADRÕES implantada à força pelos comunas PETRALHAS?

    Seus heróis estão condenados e puxando cadeia, vou dizer mais o que?

    Curtir

  28. ‘PARA ROTA RESERVADA:
    :PENSO QUE VOCÊ DEVE SER UM “MILITAR GENÊRICO”, SABIA QUE SUA CORPORAÇÃO NAQUELES TEMPOS,,NO INTERIOR DEPENDIA TOTALMENTE DA PC? NÃO TINHA NADA?, OU SEJA, VIATURAS, MÁQUINAS DE ESCREVER, PRÉDIO PRÓPRIO, ETC., SEM FALAR QUE MUITOS DOS COMPONENTES ERAM “ORDENÂNÇAS” DOS DELEGADOS DE POLÍCIA E SOMENTE APÓS A QUEDA DOS VERDADEIROS MILITARES (FORÇAS ARMADAS) É QUE COMEÇARAM A GALGAR ESPAÇO E TER O MERECIDO RECONHECIMENTO, QUE JUSTAMENTE OSTENTA NOS DIAS ATUAIS, SENDO QUE OS RESPONSÁVEIS POR ESSA RÁPIDA ASCENSÃO FORAM ESSES TIDOS COMO “MÃOS VERMELHAS” DE HOJE, OU SEJA,, PSDB, PT E OUTROS PARTIDOS QUE JÁ GOVERNARAM O ESTADO….TAMBÉM NÃO SEI PORQUE VOCE FALA SÓ EM PT, VOCE ESTÁ CONTENTE COM O PSDB, COM O GERALDO ALCKIMIN ? OU SERIA O MOTIVO DE PURA CONVENIÊNCIA PESSOAL, OU ENTÃO PELO FATO DE ALÉM DE SER SUBSERVIENTE, TER SIDO TREINADO PARA NÃO DISCUTIR, NEM CONTESTAR QUALQUER ILEGALIDADE ADVINDA DE SUPERIOR?..AFINAL, ATÉ ENTENDO, A SUA SITUAÇÃO, POIS O GOVERNADOR NÃO DEIXA DE SER UM DE SEUS SUPERIORES…..

    Curtir

  29. PARABENS COELHÃO….MUITO OPORTUNA SUA COLOCAÇÃO…;OS DELEGADOS DE POLICIAM COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES SÓ PENSAM NELES E POR ISSO NOSSA INSTITUIÇÃO CORRE O RISCO DE SER EXTINTA…NO INTERIOR, COM TODO RESPEITO, UM SARGENTO DA CO-IRMÃ, ATUALMENTE, AOS OLHOS DO POVO, GOZA DE MAIOR PRESTÍGIO QUE UM DELEGADO DE POLÍCIA…CASTA CONFERIR QUE TERÁ ESSA CERTEZA.

    Curtir

  30. PARA ME TIRA DAQUI…PARABÉNS PELAS SUAS CONSIDERAÇÕES. ESSE TAL DE “ROTA…” QUE DEVE SER UM MILITAR “GENERICO”, ESTÁ TOTALMENTE EQUIVOCADO QUANTO A “UMA VANTAGEM PESSOAL” CASO RESSURJA” A TAL DITADURA MILITAR, POIS AS FORÇAS ARMADAS (OS VERDADEIROS MILITARES)SÃO ELITISTAS E CERTAMENTE NÃO DARÃO ESPAÇO PARA QUALQUER CORPORAÇÃO POLICIAL, A EXEMPLO DO QUE FORA FEITO NO PASSADO…ELES TINHAM AS RÉDEAS E CONDUZIAM OS SUBSERVIENTES DA MANEIRA QUE QUERIAM….

    Curtir

  31. Passa a impressão de que não somos nada? A única certeza desse mundo fora a morte, é que não passamos de um nada para o governo, somos apenas números, somos apenas um monte de bosta na calçada…

    Trouxa é quem se dedica, e dá a vida para uma polícia e uma sociedade que nos vê como lixo, que nos vê como simples merda do sistema…

    É hora de GRECE o sistema de segurança pública está um caos, a Polícia Civil está um caos, os sindicatos precisam iniciar as mobilizações, manifestações e GREVE…Tempus fugit!!!

    Curtir

  32. A falta do SINDICATO ÚNICO agora se faz presente, em fim, os Policiais Civis perceberam que esse monte de sindicato e associação de nada servem, só querem recolher os R$30,00 mensais de seus associados, pensando bem, é um ótimo negocio ter sindicato ou associação, um sindicato ou associação com 5000 associados resulta em 5000 x R$30,00 = R$150.000,00 arrecadados, é dinheiro pra caramba, e para onde vai essa grana? Para campanha salarial? São gastos em manifestações e mobilizações pró melhoria da Policia Civil? Afinal, para onde vai a grana arrecadada pelos sindicatos e associações? Qual a melhor opção abrir um igreja evangélica ou sindicato? Eis a questão?

    Curtir

  33. Ai PELEGADA:

    PÁREM DE BRIGAR ENTRE VOCÊS POLÍCIAS.

    Quando voces catarem seu holerityZINHO no dia do pagamento, principalmente se for num dia insano, LEMBREM DO SEGUINTE:

    Enquanto as polícias FICAM SE MATANDO e MORRENDO PELA MÃO DOS BANDIDOS, os juízes, que ficam SENTADINHOS NO AR CONDICIONADO estão UNIDOS e ganhando A MAIOR GRANA. E muito bem protegidos pelos POLICIAIS todos do país.

    INICIAL de JUIZ ESTADUAL e de PROMOTOR DE JUSTIÇA em São Paulo é mais de R$ 21.000,00

    Pra pagar juiz o governo tem muito $$$$$$$$$$$$$$$$$$, pra pagar polícia NÃO (NENHUMA POLÍCIA, BEM ENTENDIDO).

    Vejam UM ÚNICO exemplo de salário em um TRIBUNAL DE SÃO PAULO (TRF3, na Paulista) EM JANEIRO DE 2014, confiram no site do PRÓPRIO TRF3:

    Clique para acessar o TRF3_Anexo_VIII_JAN_2014.pdf

    CECILIA MARIA PIEDRA MARCONDES
    DESEMBARGADOR FEDERAL (CARGO)
    11000 – DESEMBARGADORA FEDERAL CECÍLIA MARCONDES (LOTAÇÃO)
    0,00
    1.462,43 (VANTAGENS PESSOAIS)
    26.589,68 (SUBSÍDIOS, DIFERENÇA DE SUBSÍDIOS, FC OU CARGO EM COMISSÃO)
    28.722,32 (INDENIZAÇÃO)
    51.672,61 (VANTAGENS EVENTUAIS)
    108.447,04 (TOTAL DE RENDIMENTOS) !!!!!!!!!!!!!!!!!!! MAIS DE CENTO E OITO MIL REAIS !!!!!!!!!!!!!!!!
    4.387,29 (PREVIDÊNCIA PÚBLICA)
    7.911,75 (IMPOSTO DE RENDA)
    13.294,84 (DIVERSOS DESCONTOS)
    0,00 (RETENÇÃO POR TETO CONSTITUCIONAL) !!!!!!!!!!!!!!! SEM TETO CONSTITUCIONAL !!!!!!!!!!!!
    25.593,88 (TOTAL DE DESCONTOS)
    82.853,16 (RENDIMENTO LÍQUIDO (11)) !!!!!!!!!!!!!!!!! O LÍQUIDO DELA EU NÃO GANHO EM 1 ANO !!!!!!
    0,00 (REMUNERAÇÃO DO ÓRGÃO DE ORIGEM)
    0,00 (DIÁRIAS)

    Vou REPETIR: a mulher ganha LÍQUIDO MAIS DE R$ 82.000,00 (OITENTA E DOIS MIL REAIS) por mês.

    NÃO TEM TETO CONSTITUCIONAL PARA A EXCELÊNCIA. (será por isso que o tal Ministro do STF enfiou a filha dele como Desembargadora de um TRF ?????)

    E aproveitem pra CHORAR quando virem os rendimentos DOS DEMAIS humildes FUNCIONÁRIOS COM FUNÇÃO COMISSIONADA – é 20, 30 MIL SÓ A FUNÇÃO.

    Observem que TÉCNICO JUDICIÁRIO é CARGO QUE EXIGE SÓ O ENSINO MÉDIO e tem Técnico Judiciário ganhando líquido MAIS DE 30 MIL só porque ganhou um cargo de confiança como assessor. (e olhem bem os sobrenomes no nepotismo cruzado)

    Enquanto as polícias brigam, os juízes unidos fazem a festa no bem bom.

    Curtir

Os comentários estão desativados.