FLAGRANTE NELES – Peritos e médicos legistas deixaram de ser policiais civis; assim não podem portar quaisquer armas de fogo…Foram eles que – por questões salariais – escolheram o total distanciamento da Polícia Civil 79

Projeto de lei que autorizava porte de armas a peritos criminais é rejeitado
Peritos criminais, médicos legistas, odonto-legistas e papiloscopistas continuam sem autorização para portar armas. O projeto de lei do Senado (PLS 199/2006) que permitia a extensão do porte de arma para estes profissionais que atuam nos Institutos de Criminalística, de Identificação e de Medicina Legal foi rejeitado pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Casa. A proposta pretendia alterar a Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), que regula o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo e munição no país.
Para os senadores Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e Pedro Taques (PDT-MT) a autorização do porte de armas é desnecessária já que estas categorias costumam trabalhar em companhia de policiais armados. Representantes classistas acreditam que o resultado se deve a busca contínua de autonomia em relação à Polícia civil.
“Esse é um risco muito grande que peritos criminais, de medicinal legal e odonto-legistas correm ao tentarem sair da Polícia Civil. Muitos estados já vivem o drama da separação, como por exemplo, os peritos criminais de Sergipe; além de outros”, alertou o secretário-geral da Cobrapol (Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis) e também do SINDPOC Bernardino Gayoso.
Os senadores Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Eduardo Suplicy (PT-SP) e Randolfe Rodrigues (PSOL-AP) também foram contrários à autorização. Eles disseram considerar uma “temeridade” a sucessiva expansão do porte de arma restringido pelo Estatuto do Desarmamento.
Fonte: Agência Senado

normabonaccorso

Um Comentário

  1. Mas na SPTC-SP os funcionários no papel são da DGP e as armas são patrimônio da PM. Essa é a brecha.

    Curtir

  2. Brecha o caralho, o negócio quando forem apresentados no plantão é fritar e deixar o boneco se defender em juízo.

    Quiseram ser malandrões e tomaram no cú!

    Aqueles que forem encanados em flagrante, ficarão com uma nódoa no prontuário que pesará no desempate para aqueles que estudam para outros concursos e até mesmo para Federal.

    LEI DE TALIÃO.

    Curtir

  3. Eta polícia rancorosa, ora atacam os militares, agora atacam o pessoal do IC. Não querem ver ninguém se dar bem, por isso estão cada vez mais isolados e sem representatividade.

    Curtir

  4. Desse jeito não vai ter bonificação nunca, mas as falsas propagandas do governo surtiram efeitos, algumas pessoas já disseram por ai, aliás, com muita empolgação ” agora os policias receberão aumento salarial” rsrs, eles acreditaram no papo furado do tal bonus do geraldinho, pior, chamam isso de aumento salarial kkkkkkkk tenho que rir para não chorar kkkkkkkk povo burro kkkkkk desde quando a possibilidade quase impossível de bonus é reajuste salarial?

    Curtir

  5. Essa idiota aí foi uma das primeiras a inflamar a separação da SPTC da PC e que muitas vezes fez críticas gravíssimas à PC quando se tratava de condições salariais, eu quero que ela se foda, nada contra os colegas da SPTC, mas tem gente que exorbita, que exagera, como se fosse a melhor profissão do mundo a deles, descriminando outras carreiras.

    Curtir

  6. Caros amigos.

    O texto está errado, Papiloscopistas e Auxiliares não pertencem ao IC e sim da Policia Civil ?
    Que eu saiba até o momento.é da Civil ainda ou mudou ?
    Vamos com calma para não haver enganos com colegas, embora acho que isso seria ruim para os peritos mas….

    Curtir

  7. Este projeto de Lei que foi rejeitado, refere-se aos peritos criminais, papiloscopistas e médicos legistas que não pertencem a polícia civil, como acontece em vários Estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Aqui em São Paulo, estes profissionais são policiais e pertencem à Polícia Civil, e não são enquadrados nessa referida lei do desarmamento.

    Curtir

  8. Uma das poucas coisas boas feita pelo Governador Mario Covas foi dar independência a Superintendência da Polícia Científica. É uma grande besteira feita pelos Senadores Aloysio Nunes Ferreira, Suplici e Randolfe. Estatuto do Desarmanento só trouxe desgraça para o povo brasileiro. Os senadores devem ter como se defender, acho que têm guarda-costas e negam para Policiais usarem em seu trabalho.
    E Jornalistas canalhas chegaram a “denunciar” que Agentes Penitenciario estava usando arma de fogo.

    Curtir

  9. Se os Peritos podem portar arma, logo os cientistas da USP, e outros laboratórios científicos também terão esse direito, afinal, Perito Criminal é cientista, não vai para o embate, não confronta com os malas pelas ruas, não da voz de prisão para ninguém, não bate grade, não escolta, realmente não tem sentido Perito Criminal usar armas!

    Curtir

  10. Com alta de crimes, carteiros têm escolta em Campinas (SP)
    LUCAS SAMPAIO
    DE CAMPINAS

    30/01/2014 03h00

    Ouvir o texto
    Mais opções
    PUBLICIDADE
    Terceiro maior município do Estado, Campinas enfrenta uma onda de violência que vai além da maior chacina registrada na cidade -com 12 mortos, há 17 dias- e já provoca mudanças na rotina. Além de um toque de recolher informal em algumas áreas, desde dezembro os carteiros só podem trabalhar sob escolta em certos bairros.

    A medida é uma decisão da Justiça, que chegou a proibir até a entrega de encomendas com escolta em áreas mais perigosas após seguidos assaltos a carteiros. Em 2013, foram 190 casos, o dobro de 2012, diz o sindicato da categoria.

    O governo de São Paulo disse que o número de homicídios em Campinas reduziu.

    Após ser assaltado sete vezes, um carteiro, que pediu para não ser identificado, só faz entregas sob o olhar de dois seguranças com escopeta calibre 12 e pistola 9 mm.

    O veto judicial vai durar até que os Correios façam um plano de segurança para os carteiros, que não são os únicos a atuar sob escolta armada.

    Carteiros com escolta em Campinas (SP)

    Ver em tamanho maior »

    AnteriorPróxima
    Apu Gomes/Folhapress
    AnteriorPróxima
    Carteiro dos Correios faz entrega no Jardim Manoel da Nóbrega, zona oeste de Campinas, escoltado por segurança armado
    Segundo empresas de segurança, redes de varejo também têm contratado esse serviço para entrega de eletrodomésticos e eletroeletrônicos em alguns bairros.

    Por causa da característica da indústria local (com diferentes montadoras de eletroeletrônicos) e do fluxo de mercadorias em torno do aeroporto de Viracopos, a região virou foco de quadrilhas de roubo de carga. De 2012 para 2013, esse crime avançou 45% na área, ante 8% no Estado.

    O número de mortes violentas também está em alta.

    Em 2013, houve mais homicídios por 100 mil habitantes em Campinas do que na capital e no Estado. O número deste mês, 28 até agora, mais que dobrou em relação a janeiro do ano passado (13).

    A gestão Geraldo Alckmin (PSDB) aponta queda de 5% nos assassinatos em 2013.

    Em alguns bairros da periferia, um toque de recolher informal foi a saída encontrada para o aumento de crimes.

    “Ficávamos abertos até 1h, mas agora fechamos às 22h”, conta Ricardo Ferreira, dono de uma sorveteria. “Às 21h não há mais ninguém na rua.”

    As regiões mais violentas ficam a até 20 km do centro. As duas áreas onde houve a chacina, por exemplo, concentram 33% da população, 45% dos assassinatos e 15% dos distritos policiais -2 dos 13.

    “A sensação de insegurança é geral”, diz Isaac Martins, da associação de moradores do Campo Grande. “A população nem perde tempo fazendo boletim de ocorrência, porque sabe que não dá em nada. Investigação aqui é zero.”

    Para Lauro Luiz Francisco Filho, doutor em geografia urbana da criminalidade pela Unicamp, a cidade está “à mercê do crime organizado”, que migrou da capital. “Se o Estado não intervier, chacinas e assassinatos vão continuar.”

    Editoria de Arte/Folhapress

    Curtir

  11. O foda é que acabei de ver uma foto onde um vig está de pistola e calibre 12 escoltando um carteiro.Sei que é a lei…..mas que é foda é foda.Quem pode e quem não pode !

    Curtir

  12. Não entendi! Na matéria fala em Papiloscopistas e em Instituto de Identificação! Mas o IIRGD pertence à PC e tenho arma, que é carga da PC! Tá errada a matéria?

    Curtir

  13. Agora quero ver “os senhores peritos” falar que fotógrafo não é Polícia, que temos que tirar a camisa da Polícia Civil e vestir a da SPTC, que os fotógrafos são científicos. A matéria já diz, os peritos andam com Policiais, irmãos da PC não rejeitem os colegas fotógrafos, somos tão Polícia quanto vocês e a maioria de nós carreiras meios da SPTC estamos sempre prontos a ajudar um irmão Civil e dando ocorrência chegamos juntos para somar, só não fazemos mais por estarmos amarrados a SPTC, mais um dia isso muda e a reestruturação nos devolverá para a nossa amada casa, sempre lado a lado e pronto para defender nossa instituição!

    Curtir

  14. GRANDE BOSTA USAR ARMA DE FOGO E SER UM RELES AGENTE DO DELEGADO DE POLÍCIA.
    EU QUERO É SER VISTO COMO UM PERITO CRIMINAL-PROFISSIONAL CAPACITADO, COM CURSO UNIVERSITÁRIO EXIGIDO NA MINHA ÁREA DE ATUAÇÃO.
    DE QUE ME ADIANTA ANDAR COM UMA .40, PAGANDO DE BONZÃO POR AI, COM SALARIOZINHO DE MERDA E SENDO TRATADO COMO ROBÔ DE DELEGADO, BUSCADOR DE PIZZA PRO PLANTÃO.
    SOU PERITO CRIMINAL NÃO UM POLICIAL. NÃO FAÇO A MENOR QUESTÃO DE ARMA DE FOGO. ATÉ PORQUE, JÁ TEMOS OS NOSSOS SEGURANÇAS PARTICULARES QUE NOS ACOMPANHAM NOS LOCAIS, QUE SÃO VOCÊS POLICIAIS CIVIS E OS POLICIAIS MILITARES, QUE TEM A OBRIGAÇÃO DE FAZER A SEGURANÇA DE PROFISSIONAIS DA PERÍCIA CRIMINAL E DOS DEMAIS CIDADÃOS.

    Curtir

  15. DIVIDIR PARA DESGOVERNAR

    MEIA DUZIA DE APADRINHADOS ABRAÇAM

    MILHARES SE FU . . .

    E AGORA JOSÉ E AGORA VC ???

    VC QUE DORMIU COM O CANTO DA SEREIA PPM KORVAS EM 98

    AGORA ACORDOU DO PESADELO PCC$$$$$DB

    VC QUE VIROU AS COSTAS PARA OS IRMÃOS NO MOMENTO QUE ELES MAIS PRECISAVAM

    NA VERDADE NÃO TENHO IRMÃOS . . SÓ QUERUMEU . . .

    E AGORA JOSÉ VC É O Q ???

    VC TEM CASA PRÓPRIA ???

    VC COMPRA TEU CARRO ???

    VC FORMA TEU PROFISSIONAL ???

    E AGORA JOSÉ CADE O KORVAS ??? CADE A PPMM PARA TE DAR UMA ARMINHA ???

    Curtir

  16. Caramba!! Quanta desinformação… A independência técnica/Administrativa da Polícia Científica consta na constituição de 1988 e teve como alicerce os movimentos sobre direitos humanos. Desejavam os constituintes que sobre as perícias não pairassem quaisquer dúvidas e que estes profissionais não sofressem pressões de orgão policial. Comparar perito Criminal com cientista da USP, só pode ser uma brincadeira…Cada macaco em seu galho. Perito utiliza viatura dotada dos mesmos dispositivos (luminosos e sonoros) daquelas policiais para permitir rápido deslocamento, perito é obrigado a intervir ao divisar infração penal sob pena de prevaricação e pode e deve dar voz de prisão se o caso. Dizer que perito trabalha com a segurança de outros policiais é outra bobagem. Cerca de 70% dos exames são feitos sem a presença de policiais civis e militares e seus deslocamentos ocorrem sempre sozinho e a qualquer hora do dia e madrugada. Marginal cheirado não sabe distinguir viatura A de B e se for trombar o perito vai estar ferrado sem arma de fogo.Vamos ser corporativos mas sem atacar as outras classes. No fundo estamos todos meio que ferrados… Muita calma nessas horas…

    Curtir

  17. SOU PERITO CRIMINAL CAPACITADO PARA TAL disse:
    30/01/2014 às 13:00

    GRANDE BOSTA USAR ARMA DE FOGO E SER UM RELES AGENTE DO DELEGADO DE POLÍCIA.
    EU QUERO É SER VISTO COMO UM PERITO CRIMINAL-PROFISSIONAL CAPACITADO, COM CURSO UNIVERSITÁRIO EXIGIDO NA MINHA ÁREA DE ATUAÇÃO.
    DE QUE ME ADIANTA ANDAR COM UMA .40, PAGANDO DE BONZÃO POR AI, COM SALARIOZINHO DE MERDA E SENDO TRATADO COMO ROBÔ DE DELEGADO, BUSCADOR DE PIZZA PRO PLANTÃO.
    SOU PERITO CRIMINAL NÃO UM POLICIAL. NÃO FAÇO A MENOR QUESTÃO DE ARMA DE FOGO. ATÉ PORQUE, JÁ TEMOS OS NOSSOS SEGURANÇAS PARTICULARES QUE NOS ACOMPANHAM NOS LOCAIS, QUE SÃO VOCÊS POLICIAIS CIVIS E OS POLICIAIS MILITARES, QUE TEM A OBRIGAÇÃO DE FAZER A SEGURANÇA DE PROFISSIONAIS DA PERÍCIA CRIMINAL E DOS DEMAIS CIDADÃOS.
    ———————————————————————————————————————————–

    NÃO SE ESCREVE ” ((((((QUE))))) SÃO VOCÊS POLICIAIS CIVIS E OS POLICIAIS MILITARES”

    OBS: QUANDO SE REFERE A MAIS QUE UMA PESSOA É “QUEM” E NÃO “QUE” !!!!

    COM CURSO UNIVERSITÁRIO ?

    Curtir

  18. Este projeto de Lei que foi rejeitado, refere-se aos peritos criminais, papiloscopistas e médicos legistas que não pertencem a polícia civil, como acontece em vários Estados como Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Aqui em São Paulo, estes profissionais são policiais e pertencem à Polícia Civil, e não são enquadrados nessa referida lei do desarmamento.

    Curtir

  19. vazelina o carcepol disse:
    30/01/2014 às 14:41

    URGENTE URGENTÍSSIMO:

    para os carcereiros policiail da policia civil de são paulo.

    É HOJE AS 20:00 HS NA AV LIBERDADE, REUNIÃO COM O DR HILKIAS , PARA DISCUTIR , O FUTURO DA CARREIRA DOS CARCEPAS, DA PCSP, NÃO DEIXEM DE IR , TEMOS QUE NOS UNIR, VAMOS LOTAR O AUDITÓRIO DA ASSOCIAÇÃO .
    AGUARDAMOS TODOS LÁ

    Curtir

  20. A Perícia e Medico legais nunca ajudaram mesmo a Policia Civil, fica preservando um local de crime para ver só a demora e o pouco caso que eles fazem, se tiver sua arma apreendida, demora anos para fazerem o laudo, se levar presos ao IML vai tomar canseira além de falar o interrogatório que fazem com o ladrão em desfavor do Policial.

    Curtir

  21. Meus queridos colegas CARCEREIROS não deixem de ir a reunião de hoje, vamos aproveitar a chance de lutarmos para algo, vamos aproveitar o apoio do Sr. Dr. HIlkias , sabemos que a Policia Civil está passando por um momento muito dificil, mas todos os policiais, incluindo nós Carcereiros deveremos continuar lutando por melhorias. A nossa carreira sempre foi a mais DISCRIMINADA dentro da nossa instituição, tudo isso por culpa nossa mesmo que nunca brigamos por nada, então está aí uma otima oportunidade de mudarmos isto, vamos mostrar para todos nossa indiguinação, força e união. Vamos para frente da DELEGACIA GERAL exigir melhorias, muitos colegas carcereiros estão nos plantões atendendo o povão e na hora ser valorizado é esquecido, o povo tem que saber, a imprensa tem saber, não quero ser taxado de investigador, nem escrivão pois todos acham que só existem estas duas carreiras policiais, então vamos lá, hoje é o dia.

    Curtir

  22. Para aqueles desanimados que ficam pregando que a Policia Civil acabou, para mim não, podemos estar perdendo várias lutas, mas não perderemos a batalha, como é que é, você que fica aí falando vai entregar os pontos? Então meu amigo vc não é policial de verdade, pelo menos faça algo para que nossa Polícia seja melhor no futuro, que os nossos futuros colegas policiais não passe o que estamos passando, futuros colegas que pode ser o meu filho, o teu filho, nossos familiares e amigos, então companheiro senão quer ajudar pelo menos não atrapalhe.

    Curtir

  23. Essa noticia já é velha. Percebam que eles não tinham porte e a lei visava autorizar o porte. Isso se deve ao fato que alguns estados as carreiras da Científica não são da Civil.
    Como sabemos, em SP nada muda, pois essas carreiras são Todas da Civil e TEM PORTE.

    Curtir

  24. É mesmo né SOU PERITO CRIMINAL CAPACITADO PARA TAL para que mesmo portar arma de fogo, se no local de periciais, diga por sinal, as vezes muito mal feitas, e com um demoraaaaaaaaaaaa, já que tem escolta policial, mas Vossa Senhoria, faz pericia 24 horas por dia? Ou tem folga, família, etc. É cada “jenio” que me aparece por aqui.

    Curtir

  25. “Para os senadores Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e Pedro Taques (PDT-MT) a autorização do porte de armas é desnecessária já que estas categorias costumam trabalhar em companhia de policiais armados”

    Não trabalho na científica. Já que eu ando armado, então meu parceiro que, que também é policial e está numa vtr caracterizada comigo, nao precisa andar armado tambem. Nem delegado, nem investigador.

    O legislativo é tudo leigo. Querem criar leis para os mais diversos ramos sem entenderem do assunto, sem terem a experiencia empírica da situação.

    Curtir

  26. Li um post acima que, os Carcereiros estão reunidos com o Hilkias, para uma definição da carreira. Só posso dizer uma coisa, escolheram a pessoa errada, esse Hilkias é um bosta nunca fez nada pela PC, quando “passou” para delegado, mudou o estatuto da Associação para poder se perpetuar como presidente, uma vez que, no estatuto anterior, qualquer membro da Associação, de qualquer carreira, poderia ser candidato a presidente, menos delegado de polícia.

    Curtir

  27. Pessoal, essa matéria que postaram no Flit Paralisante é antiga. Na vdd, essa matéria é do começo do ano passado.
    Para quem leu a matéria, basta observar que se trata de um PROJETO DE LEI que visa autorizar o porte de arma para aqueles que são dos quadros da Polícia Científica. Ora, se é um projeto de lei que visa autorizar o porte de arma é porque não se tenha o porte. Já em São Paulo sempre teve porte e para nós nada interessa esse projeto.
    Em São Paulo, Rio de Janeiro, etc… A Polícia Científica é um órgão independente, mas os peritos, Desenhistas, etc… que lá atuam, são carreiras da Polícia Civil, a qual possui 14 carreiras (contando o extinto cargo de carcereiro).
    Por fim, os Papiloscopistas além de terem porte nem da Cíentifica são, são da Polícia Civil.

    Curtir

  28. “08/03/2013
    Rejeitada extensão de porte de arma para peritos criminais 26
    por Flit Paralisante • Sem-categoria
    Enviado em 08/03/2013 as 0:31 – Calça branca motivado por ser PC
    Simone Franco A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) rejeitou, nesta quarta-feira (6), projeto de lei do Senado (PLS 199/2006) que autorizava a extensão do porte de arma para peritos criminais e de medicina legal e papiloscopistas que atuam nos Institutos de Criminalística, de Identificação e de Medicina Legal.

    A matéria havia recebido parecer pela aprovação do relator, senador Luiz Henrique (PMDB-SC), e pretendia alterar a Lei nº 10.826/2003 (Estatuto do Desarmamento), que regula o registro, a posse e a comercialização de armas de fogo e munição no país.

    O primeiro senador a se manifestar contra o PLS 199/2006 foi o senador Humberto Costa (PT-PE), autor de um projeto que estendia o porte de arma para os agentes penitenciários. Segundo recordou, a matéria foi aprovada pelo Congresso em 2012 com a ampliação da medida para outras categorias e acabou sendo parcialmente vetada pela presidente Dilma Rousseff. –

    Do ponto de vista procedimental, seria mais lógico votar o veto, derrubá-lo e garantir o projeto que já foi amplamente discutido. Caberia a discussão se outras categorias colocadas deveriam ser, de fato, contempladas – argumentou Humberto Costa….”

    Vejam como é antiga essa matéria- 08/03/2013

    Curtir

  29. A realidade hoje é que não vale mais a pena andar armado. O fato de portar uma arma nos dias atuais, com essa legislação frouxa que temos em que o bandido tem todos os benefícios possíveis e o policial tem toda a rigidez possível, faz com que o policial corra um grande risco de ser morto pelo bandido que tem a certeza da impunidade. Mesmo matando o bandido, ainda assim a dor de cabeça é grande. O ideal e andar desarmado, sem funcional e por tudo no seguro, vale mais a pena.

    Curtir

  30. vão todos pro meio do canavial, cara a manchete acima se trata de cargos meramente privado, e não como é o caso do estado de são paulo, é brincadeira como aqui tudo é feito para mudar o foco original, parece que aqui impera é o pcc, as pessoas por aqui tem o prazer de melar o seu próprio colega, cambada de traíras, bando de covardes, seus judas, vamos usar este espaço para algo de bom, de transmitir conhecimentos, informações, e não tricotar, bando de fifi do caralho.

    Curtir

  31. Jota do Vale, vc está certíssimo!!!! Vão prá rua utilizando-se de viaturas que, para o povo e pro bandido, é tudo polícia, sou contra essas tretinhas entre as carreiras da PC e IC, o barco em que estamos é praticamente o mesmo. Quanto ao Perito Capacitado para Tal, vosso super nível superior é muito comum aqui também, de carcereiro a investigador, a grande maioria o possui, agora pela escrita, imaginem a qualidade dos vossos laudos!!! Tirando o salário, pode ficar com tuas “perícias” prá vc!!!

    Curtir

  32. Oh Realista, não sei, não gosto de ser convencida, mas tenho 1,60 de altura, faz dez anos que faço musculação três vezes por semana, pratico boxe há oito anos, pelo menos sou “durinha”. Ahhhhhhh

    Curtir

  33. vazelina o carcepol disse:

    30/01/2014 às 14:45

    vazelina o carcepol disse:
    30/01/2014 às 14:41

    URGENTE URGENTÍSSIMO:

    para os carcereiros policiail da policia civil de são paulo.

    É HOJE AS 20:00 HS NA AV LIBERDADE, REUNIÃO COM O DR HILKIAS , PARA DISCUTIR , O FUTURO DA CARREIRA DOS CARCEPAS, DA PCSP, NÃO DEIXEM DE IR , TEMOS QUE NOS UNIR, VAMOS LOTAR O AUDITÓRIO DA ASSOCIAÇÃO .
    AGUARDAMOS TODOS LÁ

    =================================================================

    O Hilkias ainda esta vivo, kkk

    Curtir

  34. essa tiazinha sÓ esta fazendo esses treleles no ic. sede, porque no demacro os coitados dos peritos estÃo tomando nas cabeças,nas duas, estÃo entupidos de laudos, um perito somente para atender diversas cidades, alem de fazerem exames toxicolÓgicos, quando terminam de atender a imensidÃo de locais. O ic. estÁ enfrentando o que a civil experimenta hÁ anos, ou seja, chefes que sÓ pensam em seus prÓprios umbigos !. Apesar que o atual DGP. tem se empenhado em algumas melhorias, como por exemplo a restruturaçÃo com promoçÃo somente por antiguidade, e nÃo como acontece hoje com o tal falsissimo merecimento !

    Curtir

  35. Ja viram o holerith?? os sacanas tiraram aquela merrequinha da ajuda de transporte, em suma, deram uma merreca de aumento com uma mão e tiraram com a outra..ISSO É PSDB, E TEM COLEGA COGITANDO EM VOTAR NESSES E SEUS AFINS..ACORDA AI POWWWWW

    Curtir

  36. Sabem porque, nós, investigadores e escrivães, nunca teremos salários equiparados aos de peritos e médicos legistas? Porque não fabricamos laudos. Nossos relatórios e convicções funcionais não “convencem” magistrados!

    Curtir

  37. queria perguntar ao nobres se auxiliar de papi, papiloscopista e agente de tele sao considerados policiais ?

    Curtir

  38. A tempos a SPTC não tem nada a haver com a Polícia Civil de SP, não são policiais, não se portam como tal e nem precisam ser policiais, são cientistas, ganham bem mais que nos simples policiais, por isso Perito Criminal como homem da ciência, não necessita de porte de arma, Perito Criminal ter direito a porte de arma é uma aberração, já que são um departamento científico, que caiam fora de vez da Polícia Civil, que saiam do armário, não existe meio gay e nem meio policial.

    Curtir

  39. 31/01/2014 20h17 – Atualizado em 31/01/2014 20h41
    Metrô suspende contratos de reforma de trens que são alvos de investigação
    Suspensão dos contratos é por 90 dias, segundo a empresa.
    Ministério Público começou a investigá-los em dezembro do ano passado.
    Do G1 São Paulo

    39 comentários

    O Metrô de São Paulo suspendeu por 90 dias os contratos de reforma de 98 trens das linhas 1 (Azul) e 3 (Vermelha), que são alvo de investigação do Ministério Público, informou o SPTV nesta sexta-feira (31).
    O Metrô afirma que não encontrou indícios de irregularidade nos contratos, mas decidiu suspendê-los para colaborar com a investigação e exigir o ressarcimento de eventuais prejuízos aos cofres públicos.
    O promotor Marcelo Milani pediu no início de dezembro à diretoria do Metrô de São Paulo a suspensão destes contratos, que foram assinados entre 2008 e 2010. Juntos eles somam, segundo a Promotoria, R$ 2,5 bilhões.
    Entre as possíveis irregularidades está o fracionamento de contratos – segundo o promotor, foram firmados 10 deles e não quatro como previsto inicialmente. “O que era para ser uma coisa só acabou virando 10 contratos”, disse. Com isso, o valor inicial previsto, de R$ 1,622 bilhão, saltou para quase R$ 2,5 bilhões, um aumento de quase R$ 875 milhões, o que, para ele, tornou a reforma mais cara do que a compra de trens novos. “É um prejuízo ao erário evidente. Um prejuízo absurdo para os cofres públicos”, afirmou Milani.
    O Metrô afirmou, na ocasião, em nota, que o custo unitário de cada composição “saiu em torno de 60% de um trem novo, o que justifica a opção pela reforma”. “Os valores estão inseridos no contexto econômico financeiro da época em que os quatro lotes foram licitados (data-base 2008). A informação de que um trem modernizado custa 80% de um novo resulta de um cálculo absurdo, que ignora os custos de um trem novo em 2008 – época da licitação – e usa, para efeitos comparativos, o preço do trem em 2011, três anos depois do processo licitatório.”
    saiba mais
    Metrô apura contrato com Siemens para construção da Linha-2 Verde
    Não há motivo para romper contratos com Siemens, diz presidente do Metrô
    MP pede ao Metrô de SP suspensão de contratos de reformas de trens
    Milani disse também que não houve competitividade nas licitações. Apenas uma proposta foi apresentada em cada uma delas e venceu. O promotor citou que já aconteceram três acidentes, desde então, em trens reformados.
    Outro motivo apontado pela Promotoria do Patrimônio Público é a suspeita de que um cartel tenha sido feito em um contrato para que trens fossem adaptados e pudessem operar sem condutores (sistema CBTC), no valor de R$ 708 milhões.
    O promotor afirmou que um ex-diretor da empresa Siemens trouxe a denúncia e uma prova documental. Em um e-mail, o denunciante relatou à Alstom, ainda de acordo com Milani, que o Metrô se mostrava interessado em que as duas empresas vencessem uma licitação para implantação do sistema CBTC nos trens que seriam reformados.
    “Um executivo da Siemens relatando que houve o contato, que houve uma reunião, que essa reunião foi pedida pelo Metrô, que estavam contando com a Alstom e que queriam fazer um acordo para oferecer um desses contratos”, afirmou o promotor.
    Essa denúncia da prática de cartel não consta do contrato de leniência firmado entre o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e a Siemens, segundo Marcelo Milani, e se trata de apuração do Ministério Público de São Paulo. A Siemens também denunciou a prática de cartel em outros contratos do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) e que teriam ocorrido durante os governos Mário Covas, Geraldo Alckmin e José Serra.
    Na época, o Metrô informou que “tem fornecido todos os esclarecimentos e documentos solicitados pelo Ministério Público”. “Há uma reunião agendada para a próxima semana entre o promotor e o presidente da Companhia para tratar desse assunto.”
    A Siemens disse, em nota, que “todas as investigações atuais referentes ao setor metroferroviário têm como fonte a denúncia da Siemens que, em suas investigações internas desde 2008, não encontrou evidências de corrupção”. “Com base em sua política de integridade e obediência às leis (Compliance), a Siemens forneceu documentos resultantes de suas averiguações internas para que as autoridades competentes possam prosseguir com suas investigações”, afirma o documento da empresa.
    A Alstom declarou, também em nota, que “os contratos são objetos de licitação pública onde são respeitados os marcos legais aplicáveis”. “A empresa reforça que segue um rígido código de ética, definido e implementado por meio de sérios procedimentos, de maneira a respeitar todas as leis e regulamentações”, disse a empresa.
    O ex-governador de São Paulo, José Serra, disse, em nota, que nunca teve conhecimento de “nenhuma irregularidade em licitações de metrô” durante sua gestão. “Tais licitações sempre foram conduzidas pela diretoria da empresa, no âmbito da STM. Quaisquer indícios de irregularidades que eventualmente surgirem devem ser rigorosamente apurados.”

    Curtir

  40. BILLY, O GATO, RECEBE AUXÍLIO DO BOLSA FAMÍLIA POR 7 MESES.

    Billy, um gato com 4 anos de idade, foi cadastrado no Bolsa-Família como Billy da Silva Rosa, e recebeu durante sete meses o benefício do governo, R$ 20 por mês. A descoberta ocorreu quando o agente de saúde Almiro dos Reis Pereira foi até a casa do bichano convocá-lo para a pesagem no posto de saúde, conforme exige o programa no caso de crianças: “Mas o Billy é meu gato”, disse a dona da casa ao agente.

    Ela não sabia que o marido, Eurico Siqueira da Rosa, coordenador do programa no município de Antônio João (MS), recebia o benefício do gato e de mais dois filhos que o casal não tem. Os filhos fantasmas faziam jus a R$ 62 cada, desde o início de 2008, quando Eurico assumiu o cargo.

    O golpe foi identificado em setembro e o benefício foi suspenso. Eurico ainda tentou retirar Billy do cadastro e pôr o sobrinho Brendo Flores da Silva no lugar. Mas já era tarde. No início desta semana o “pai” do gato Billy acabou exonerado a bem do serviço público e está sendo denunciado à Justiça. O promotor Douglas Oldegardo Cavalheiro disse que o servidor terá de devolver o que recebeu ilegalmente. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

    http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,gato-recebe-por-sete-meses-beneficio-do-bolsa-familia,312279,0.htm

    Curtir

  41. Não são policiais não, pode olhar que na viatura deles esta escrito pericia e não policia, Se é proibido constar na vtr policia, logo não podem andar armados, o que se pode fazer é vista grossa, mas se abriram mão do direito de serem policiais, logo são peritos criminais e não podem andar armados

    Curtir

  42. Eles não são policiais, andam no pano do agente policial, esse sim é policial, agora, auxipapipol, agente de tele,,papipol, peripol, medipol esses ai se quiser ser policia vai ter que fazer concurso, e digo mais. NUNCA SERÃO.

    Curtir

  43. Sou perito e no lugar em que estou lotado existem somente dois fotógrafos e um desenhista que trabalha de fotografo concorrendo na escala de plantão. A maioria das perícias externas estamos sozinhos (fotografamos, desenhamos e realizamos a perícia). Não dá para solicitar viatura da PM toda hora, muito menos do pessoal da civil. Essa perseguição não leva em nada, vocês reclamam das outras carreiras da mesma instituição, delegado, agente, investigador, escrivão…. perito, fotografo… PMs … isso só prejudica a todos, por isso que está tudo uma merda. Quanta desunião, desperdício de tempo … Saliento que estamos na mesma merda.

    Curtir

  44. Punk

    Que desconhecimento de Polícia! Papiloscopista, Auxiliar de papi e Agente de Telecomunicações nem se quer são vinculados à Polícia Científica, Perito tudo bem, mas os demais não. Cada uma.

    Curtir

  45. acho que somente a Polícia Militar deve andar armada, já que combatem o crime de verdade, agora para que escrivão andar armado, investigador , já que ficam sentados nas cadeiras do distrito., Delegado ainda se pode dar um desconto apesar que tem uns que são perigosos portar arma de fogo. A Polícia Científica, é a parte inteligente da Polícia, a parte que raciocina, agora o ser acima falar em flagrante hahahaha acho que ele que vai ser preso por abuso, constrangimento ilegal e etc. Deveria ler mais já que acredito que não é graduado em Ciências Jurídicas. Mais friso sou favorável somente a PM, e Delegados.

    Curtir

  46. Não existe meio veado e nem meio polícia, sendo que os SPTC são cientistas e se consideram de vez em quando policiais, assim sendo, ao meu ver não são policiais, portanto não fazem jus ao porte de armas.

    Curtir

  47. Qualquer um que…

    Qualquer um que já foi CASADO sabe como é sofrida a separação, culminando por fim, no DIVÓRCIO….
    – tem que se pagar “pensão” àquela “ex-mulher mal amada” que vai ficar lhe atormentando a vida toda….
    – Pior que “ex-mulher” é a chamada “ex-sogra”…..

    Na nossa POLÍCIA CIVIL é a mesma coisa….
    Estamos enfrentado o DIVÓRCIO, e litigioso….. rs rs rs …..

    Antigamente o IML e o IC faziam parte do DEPC, que tinha como Diretor uma cadeira destinada a um Delegado de Polícia, Classe Especial…..

    – mas,
    – mas, nenhum PERITO e nenhum Médico legista, desde aquela época, NÃO gostavam de serem subordinados a nenhuma Delegado…. queriam liberdade, independência…

    Então os PERITOS e LEGISTAS se uniram, e brigaram, brigaram, brigaram, até que conseguissem o DIVÓRCIO…..

    Conseguiram o DIVÓRCIO forçado, se desvinculando da nossa antiga e falecida POLÍCIA CIVIL….

    (afinal, como mulheres mal amadas e recalcadas, queriam o divórcio, para ficar o resto da vida atormentando o ex-marido)

    Por fim, este é o RESULTADO…..

    a equivocadamente “denominada” como PULIÇA SIENTIFÍCA, a nossa C.S.I. à Brasileira…. agora DIVORCIADA….

    mas, mas,

    “NÓIS”, os trouxas do ex-marido puliça continuamos “PAGANDO PENSÃO” àquela PULIÇA SIENTÍFICA……

    ELES usam nossos prédios,
    ELES usam nosso pessoal operacional….
    ELES usam nossas viaturas…..

    e ELES usam até ARMAS DE FOGO!

    Curtir

  48. Os peritos DEVEM SIM andar armados!!! Por que não? Ora! Deixem de FRUSTRAÇÃO, senhores!

    O fato de andarem armados os PERITOS e demais carreiras que os acompanham nas diligências, não predispõe que QUEIRAM ELES “pagarem uma de polícia”, até porque ELES JÁ SÃO POLICIAIS, independente do desejo controverso dos senhores para com eles.

    Olha, a cada dia que passo como membro dessa Polícia Civil de SP, vou podendo caracterizar e indicar, abundantemente, um amontoado de FRUSTRADOS no nosso meio. Quando não passam a se oporem contra as POSSÍVEIS conquistas das carreiras de agente policial, carcereiro, agente de tele e outras demais, ficam, como que molecões mimados pela vovó, choramingando contra as carreiras que existem para realizar os trabalhos de PERÍCIA CRIMINAL que, feitos estes caminham na congruência dos trabalhos de polícia judiciária.

    Imaginem esses valorosos COLEGAS POLICIAIS da PERÍCIA se deparando com marginais armados durante o deslocamento para a área dos fatos, ficarem ao leo do azar e, sem arma, serem sumariamente atacados pelos malfazejos, por estarem eles no exercício de uma AÇÃO DO ESTADO. E isso tudo porque o BANDO DE FRUSTRADOS MOLECÕES que há dentre nós, quer falar pras suas avozinhas, que lhes dá danoninho na “colher aviaozinho”, que SÓ ELES É QUE PODEM ANDAR ARMADOS, que são eles especiais, DIFERENCIADOS DOS DEMAIS, sendo os “outros” simples “auxiliares seus” (auxiliares de quem mesmo? Hum!).

    Há uma TREMENDA FALTA DE SERIEDADE em grande parte dos nossos colegas, que figuram na nossa renomada e histórica Polícia Civil de SP não como POLICIAIS INTEGRANTES de uma INSTITUIÇÃO, mas sim MOLEQUES TRAVESTIDOS DE POLICIAIS brincando de “polícia x bandidos” nas suas “casinhas da árvore” imaginárias no quintal de casa.

    Policiais VERÍDICOS nunca arvorariam a ideia de que um POLICIAL, seja ele PERITO, FOTÓGRAFO POLICIAL, ATENDENTE DE NECRO. POLICIAL ou outro qualquer, devesse dispensar seu porte de arma, pois, sabendo eles da SERIEDADE que tangencia os trabalhos laborados por esses homens, que defendem o pão dos seus pelo cargo que ocupam, e representam o Estado num dos seus seguimentos, nunca profeririam tamanha imbecilidade. Já os MOLEQUES FRUSTRADOS (Obs: alguns “velhões” também permeiam esse grupo) que “vagueiam” no nosso meio a brincar de “casinha”, vivem a florear suas bestialidades cultivadas no leito dos seus egos feridos pelas suas frustrações, por não terem conquistado o degrau que almejavam na vida, diga-se de passagem, POR PURA INCOMPETÊNCIA NATA, querendo, maliciosamente, impor uma GUERRA NECESSÁRIA (só para esses imbecis) dentre os integrantes de nossa instituição, causando só desatinos e perdas para TODOS NÓS.

    O fato dos senhores PERITOS enlaçarem um salário bem maior que o nosso (digo com base aos OPERACIONAIS), não nos dá o direito de querermos desmerecê-los, nem mesmo desejarmos retirar-lhes direitos LIGADOS aos seus exercícios. Se assim nos portarmos, ficará CLARA a ideia de inveja pelas nossas FRUSTRAÇÕES PESSOAIS, e nossa evidente incompetência.

    Sorte aos POLICIAIS VERÍDICOS de nossa instituição! Pois está “osso” conviver com moleques frustrados brincando de “polícia x bandido” ao nosso lado!!!

    É isso!

    Curtir

  49. você está certo colega flitador FLAVIÃO….

    Você está certíssimo FLAViÃO……..

    ” a FRUSTRAÇÃO é tamanha, é tão imensa e absurdamente ignorante, que o Senhores PERITOS NÃO admitem NÃO serem chamados de uma Polícia científica…..”

    ou simplesmente que fossem chamados peritos criminais e médicos legistas…. (mas Não!, Oh não!, eles são Polícia Científica, nosso C.S.I. tupiniquim…….)

    Curtir

  50. Caro ESCRIBA!!

    Qual o problema em você ter que se dirigir ao COLEGA que comparece na CENA DO CRIME e, executa uma BUSCA POR EVIDÊNCIAS, a fim de fornecê-las à autoridade policial no contexto do IP, configure consigo o nome POLÍCIA?

    O que é SER POLÍCIA para você? Ficar debruçado diante de um computador redigindo histórico de BOs dentre um gole ou outro de café e uma pitada no cigarro na escadaria frontal, ou mesmo passando mensagem, ou então entregando notificações como carteiro, ou indo buscar expediente…?

    Quer dizer que o trabalho administrativo ou de balcão que é feito pelos POLICIAIS OPERACIONAIS das mais variadas carreiras no ambiente das delegacias é ser um verídico “POLICIÃO”? Contudo, o profissional que ANGARIA EVIDÊNCIAS elaborando relatório circunstanciado com base nas suas colheitas no local de crime NÃO O É?

    Os peritos não são SOMENTE POLICIAIS, como também são TÉCNICOS CIENTÍFICOS.

    Se o precedente nominal POLÍCIA exigir AÇÕES TÁTICAS DE INVASÃO EM RAPEL E PERSEGUIÇÃO POLICIAL, quem deveria levar singularmente esse nome não seriam apenas os policiais militares ou meia dúzia dos nossos que, realmente, executam tais funções?

    Ser POLICIAL vai muito além daquilo que alguns aqui consideram AS ÚNICAS ações de coragem (correr atrás de marginal, escoltar presos cumprir MBA etc), ela abrange TODO O CONJUNTO (administrativo e operacional) que se movimenta na direção da NOSSA FINALIDADE; o IP…..depois, quem sabe processo e….quem sabe condenação!

    Os peritos são, SEM DÚVIDAS, antes de qualquer subjeção POLICIAIS e, logo a seguir….PERITOS! Devem portar arma SIM, como qualquer outro AGENTE DO ESTADO!!!

    Curtir

  51. Somente Policiais Militares, Delegados e Juízes devem ter porte de arma, os demais não vejo necessidade. Minha colega de faculdade mesmo é escrivã e nem sequer sabe municiar a arma de fogo . agora para que ter mais uma pessoa sem preparo , não vejo nexo de um investigador, carcereiro, papiloscopista e escrivão portar arma. A Polícia científica, deveria ter um horário que so atendesse emergencia mesmo. Tem cadáver vai uma equipe, não tem so para o outro dia.também não seria necessário arma e não venham me falar que escrivão e investigador prendem por que isso é fantasia quem prendem mesmo é a Polícia Metropolitana e a Polícia Militar esses sim deve possuir armas.

    Curtir

  52. joel lima:

    quem sai para prender é o investigador e agente. raras vezes o delegado. Se o “mala” sacar uma arma o policial faz o que? chama o chapolin colorado ou a sua mãe?

    Curtir

  53. JOEL: “Mais friso sou favorável somente a PM, e Delegados”
    olha, no minimo vc deve ser CARCEPA que tem invejinha de tira. Em todo caso, sugiro que pegue a sua opinião e coloque-a no seu orifício rugado e pregueado ;…

    Curtir

  54. Quem tem que andar armado são os que sofrem violência diariamente, isto é, o povo, principalmente os mais pobres. O Estatuto do desarmamento só trouxe desgraça para o povo.
    Eu sei que em outros países desenvolvidos os Policiais fazem “bicos” (função delegada é o raio que o parta), mas em qualquer lugar isto é uma vergonha. Acho que é para isso que serve a arma de fogo.

    Curtir

  55. mas que figura esse JOEL….comenta o que nao entende e nao conhece……como fala um absurdo desses…..nao entende de carreiras nada..um perfeito analfabeto funcional…..na PC os investigadores, agentes e em parte carcereiros prendem e prendem muita gente…..

    Curtir

  56. Uma dúvida então, se os peritos e médicos legistas e demais cargos da Polícia Científica não podem portar armas de fogo, por quê então a nomenclatura POLICIA CIENTÍFICA ? Não deveria chamar-se então: Perícia Científica ???
    sou Agente Penitenciário e tenho porte de arma.

    Curtir

  57. Mas pelo que entendi, São os peritos que querem se desvincular da polícia. A CF não prevê a existência da “polícia científica”, que não existe no art. 144 e nem em qualquer outro artigo da Constituição Federal. Se os peritos não querem mais ser policiais civis, nada mais justo que deixem de ter os mesmos direitos daqueles, inclusive ao porte de arma. Querem andar armados mas não querem ser policiais? Então, que requeiram porte de arma individual junto à PF. Se a PF negar o requerimento, solicitem apoio da PC ou da PM para ingressar em “locais perigosos”. Vários profissionais ingressam diariamente em “locais perigosos” sem portar arma de fogo, como carteiros, atendentes do SAMU, técnicos de companhias de água e luz, médicos, enfermeiros, motoristas de ambulância, etc. Se for ver, os peritos correm menos riscos ainda que todos esses outros profissionais, porque quando chegam nos locais de perícia a polícia já está lá preservando e dando segurança para o trabalho deles.
    Outra coisa, até onde sei, o treinamento de Peritos, Médicos Legistas, etc, é feito na Academia de Policia Civil, nada mais justo então que seja feito esse treinamento fora da ACADEPOL, e sem usar a nomenclatura Polícia Científica.

    Curtir

  58. Ricardo de Tal Sem Noção Total:
    Oque sei sobre polícia,é que desempenhamos atividade estritamente de cunho policial, tanto no recebimento de presos, como transporte e custódia nas cadeias, segurança interna e externa e movimentação carcerária da vida pregressa do preso até sua liberdade. Recebemos RETP (informe-se a respeito).
    Quanto a liberação de vaga em CDP, Senhor Sem Noção das Coisas, não é nenhum CDP que libera vaga, e sim a Secretaria através de suas Coordenadorias. Agora, a tal “canseira”, trata-se apenas de procedimento de segurança, precisa-se esperar o momento correto para adentrar qualquer viatura na área de desembarque de presos, verificando assim desde a documentação dos presos e sua autenticidade, confirmação que realmente tal viatura com tais policiais foram designados para tal, (uma vez que, o crime organizado utiliza-se de viaturas clonadas para tentativas de resgate de presos e outros fins), deve-se aguardar o término de outra viatura policial que esteja em serviço nos CDPs ou mesmo viaturas da SAP em procedimento de embarque ou desembarque e ainda, movimentação de pessoas: advogados, oficiais de justiça, visitantes, pastoral, etc, etc.
    Trabalhamos em conjunto com as polícias Civil e Militar, realizamos escolta de presos em hospitais e fóruns com apoio agora dos AEVPs, temos porte de arma e cursos de tiro, mediação de conflito, entre outros.
    Quanto ao senhor, sim, não sabe nada sobre coisa alguma !!!

    Curtir

  59. agente penitenciário

    até guarda municipal recebe retp, e tem curso de tiro, e porte, e não é policia como agente penitenciário que tb não é policia, então filho cala boca, e vai levar chupeta pros malas.

    Curtir

  60. BANDO DE BURRO ….. ISSO ESTA ACONTECENDO NOS ESTADOS QUE A PERÍCIA CRIMINAL É DESVINCULADA DA POLÍCIA …… A REALIDADE DE SÃO PAULO É OUTRA, TODAS AS CARREIRAS DO IML E IC, SÃO CARREIRAS POLICIAIS PERTENCENTE A DGP ….. VEJA A CARTEIRA FUNCIONAL, SEJA DO LEGISTA OU DO AUXILIAR DE NECRÓPSIA, DO ESCRIVÃO OU DO CARCEREIRO ….. IGUAIS ….. ESSA BOA SENHORA, QUER SIM, DESVINCULAR A PERÍCIA DA POLÍCIA, QUER CRIAR UMA CORREGEDORIA PRÓPRIA … PERITA COM FORMAÇÃO EM DIREITO, CHEIRA A DELEGADO FRUSTRADO….. ELA QUER … ELA QUER …. QUERER É FÁCIL…..QUERO VER REALIZAR….. SÓ QUE POR ENQUANTO, EM SÃO PAULO NÃO É ASSIM ……………….. POR ISSO A SEGURANÇA PÚBLICA DESSE ESTADO É UMA MERDA, VIDE COMENTÁRIO DOS PULIÇA ……. ANALFABETOS FUNCIONAIS ….

    Curtir

  61. Sr. Ronaldo Compra Briga Dos Outros:
    nem com o senhor estava discutindo, cale você a sua boca e quero ver se você tem ânus suficiente pra levar chupeta pros malas !!!

    Curtir

  62. É tanta gente falando besteira que dá pra entender a razão de estar um caos a segurança pública.

    Uns falam que ser policial é andar armado.
    Uns falam que ser policial é prender alguém.
    Uns falam que ser policial é andar fardado.
    Uns falam que ser policial é escoltar e custodiar presos.

    Oras, é engraçado como todos querem ser policiais.

    Andar armado qualquer um pode, desde que consiga um porte de armas e isto não é ser policial.
    Prender alguém muito menos, afinal, qualquer um do povo pode fazê-lo, prendendo em flagrante delito que estiver praticando um crime e acionar imediatamente a polícia.
    Será que andar fardado é ser policial? Se assim fosse, vigilantes (que também andam armados) seriam policiais, GCMs seriam policiais, Agentes da SAP seriam policiais, Agentes do metro seriam policiais, etc, etc.. etc…
    Escoltar presos? Oras, basta lembrar que Agentes Penitenciários não são policiais, então, concluindo, escoltar presos não é sinônimo de ser policial.

    Ser policial, de forma prática e no meu humilde ponto de vista, é estar incumbido do DEVER legal de zelar pelo cumprimento das leis, condição esta conferida pelo povo através da constituição.
    Na “condição” de policial, o indivíduo ou cidadão, recebe do povo a autorização para a realização de uma série de procedimentos fiscalizatórios contra o próprio povo, a fim de assegurar o cumprimento das leis.

    Existem outras formas de policiar? claro… fiscais policiam o cumprimento de uma série de normas e/ou leis.

    Mas o “policiar” que a maioria das instituições querem usurpar é o policiamento de crimes. E isto pelo simples fato de portar uma arma.
    O cara trabalhar em uma empresa que lhe confere uma arma, em uma instituição que lhe garante o porte de armas e por tal razão ACHA que é se tornou policial e que tem a obrigação de combater os crimes, o que não é verdade.
    Ele pode, como qualquer cidadão, prender em flagrante delito. Mas nada além disto.

    O grande problema é que atualmente a Polícia Civil é conivente com uma série de ilegalidades. Hoje em plantões são atendidas ocorrências de vigilantes que “prendem” para averiguação… GCM que aborda o fulano e leva pra delegacia para averiguação… é uma calamidade.

    Isto não quer dizer que as demais instituições não são importantes, claro que são. A GCM é muito importante, assim como a SAP e muitas outras, mas deveriam se preocupar em cumprir com presteza as suas obrigações.
    Deixe o policiar para a polícia. Cada macaco no seu galho.

    Curtir

  63. Nem acreditei no comentário do colega sobre medicos legistas e peritos (papiloscopistas e outros levaram fragmentos também). Sera que o colega que disse tal estupidez tem alguma razão real para tal falta do que se ocupar……bom poderia já ate traçar o perfil desse pobre e infectante (se não aposentado) criatura. Ai posso descer da coluna de fogo que atearam e perguntar se esse “colega” (rezando para que não seja mais um carcereiro bipolar que conheci) e também não esperando que seja um dos muitos policiais que hoje desempenham suas variadas funções quando o concurso ACADEPOL era apenas Português, Historia e Geografia e MUITA necessidade de amiguinhos dentro da corporação nesse concurso tipo FUVEST do mundo bizarro. Peritos e Medicos legais como todos em qualquer DP ou Departamento precisam de arma no seu trabalho, durante o procedimento todo, com ou sem escolta. Ou sera que um escrivão também já não precisaria de arma, ou o agente pois afinal dirigir não me parece clamar por uma arma por perto. Fotógrafos, desenhistas, papiloscopistas, auxiliares de papiloscopistas, auxiliar de necropsia, atendente de necrotério, bom então segundo o brilhante “colega” também não são policiais. Como esse “Einstein” da PCSP, a ACADEPOL DEVERIA SER APENAS PARA O QUESITO ARMAS (um grande estande de tiros sem NENHUMA SALA DE AULA), o resto seria perfumaria, fotografia, filosofia, desenho técnico-pericial, inglês, criminologia, abordagem…enfim, olha, sendo bem sincero, acho que esse colega com QI de barata talvez tenha razão, deveríamos ter dentro da PCSP dois tipos de cargos os policiais positivios (+) para armas e os negativos para armas de fogo com uniformes, distintivos, mentirosa TUDO indicando o porte da arma brasonada. BOA IDEIA AMIGO!

    Curtir

Os comentários estão desativados.