Barbaridade !!! Sinistro as coisas no Maranhão, não é a toa que o povo está na merda.
UOL
No epicentro da crise de violência no Maranhão, o secretário de Segurança Pública do Estado, Aluísio Guimarães Mendes Filho, resiste no cargo graças à proximidade com o senador José Sarney (PMDB-AP), chefe do poderoso clã e pai da governadora Roseana (também do PMDB). Ele foi segurança de Sarney, comandou a arapongagem no Maranhão e obteve emprego para a filha no Senado.
Ex-agente da Polícia Federal, Aluísio é ligado ao senador desde a década de 90. Em 2003, Sarney o escolheu para ser um dos oito funcionários de confiança remunerados com verba pública a que todo ex-presidente da República tem direito. Nomeou Aluísio para ser seu segurança pessoal. O ato foi publicado no Diário Oficial da União em 23 de abril de 2003.
Hoje ele enfrenta, no comando da Segurança Pública do Estado, aumento de 17,4% da taxa de homicídio de 2011 a 2012 –último dado disponível –, incêndios propositais em ônibus urbanos e uma disputa sangrenta entre duas facções criminosas.
Aluísio fez a segurança pessoal de Sarney até 3 de setembro de 2009, quando sua lealdade foi recompensada e acabou alçado ao cargo de subsecretário de Inteligência do Maranhão. O posto lhe deu o comando do sistema “Guardião” do Estado, capaz de grampear 300 celulares e 48 linhas fixas simultaneamente.
Um ano antes, um grampo havia colocado Aluísio na mira de um inquérito da PF (Polícia Federal). Ele teve conversas telefônicas interceptadas e foi alvo de um pedido de prisão preventiva no âmbito da Operação Faktor (ex-Operação Boi Barrica), negado pela Justiça.
Os policiais e o Ministério Público Federal suspeitaram que Aluísio aproveitara seus contatos na PF para repassar informações sigilosas a Fernando Sarney, filho do senador, que estava sendo investigado por formação de quadrilha, lavagem de dinheiro e tráfico de influência.
risão preventiva no âmbito da Operação Faktor (ex-Operação Boi Barrica), negado pela Justiça.
Por falta de provas, a Justiça determinou o arquivamento do inquérito contra Aluísio. Em abril de 2010, ele assumiu o posto máximo da Segurança Pública maranhense no governo Roseana.
Filha no Senado
O vínculo de benefício mútuo entre Aluísio e os Sarney vai além do campo da pasta da Segurança. Em janeiro de 2007, a filha do ex-agente da PF, Gabriela Aragão Guimarães Mendes, então estudante, ganhou um cargo de confiança no gabinete de Sarney no Senado.
A nomeação foi assinada pelo ex-diretor-geral da Casa, Agaciel Maia, exonerado em 2009 após a imprensa divulgar que ele costumava nomear parentes de senadores para cargos por meio de atos secretos, não publicados no Diário Oficial.
O jornal “O Estado de S. Paulo” divulgou, à época, que Gabriela seria “funcionária fantasma” e não aparecia no trabalho. Sarney negou e disse que a jovem cumpria seu horário “com assiduidade”.
Aluísio também foi chefe de gabinete da presidência do CJF (Conselho da Justiça Federal), órgão supervisor e corregedor das varas e tribunais da Justiça Federal no país, na gestão de Edson Vidigal –ex-assessor jurídico de Sarney na Presidência da República e nomeado por ele ministro do Superior Tribunal de Justiça, em 1988.
Para exercer o cargo, Aluísio obteve licença do posto de segurança pessoal de Sarney de julho de 2004 a outubro de 2005. Vidigal se aposentou em março de 2006.
“Dívida”
O deputado federal Domingos Dutra (SDD-MA), adversário histórico dos Sarney no Maranhão, afirma que Roseana manterá Aluísio no cargo pois o clã “tem uma dívida” com o ex-agente da PF. “Como o Aluísio era da comunidade de informações da Polícia Federal, ele alertou o Fernando [Sarney] sobre vários procedimentos, inclusive no caso da Operação Boi Barrica”, afirma.
O UOL entrou em contato com a assessoria de imprensa da Secretaria de Segurança Pública do Maranhão na quarta-feira (8), mas não obteve retorno até esta quinta-feira (9)
———————————
Delegados de Polícia e policiais em geral, saibam vocês que a maioria dos agentes federais – que vomitam ódio aos delegados por meio da FENAPF – são portadores de diplomas do antigos “Madureza” , “Minerva” , “Supletivo” e , depois de 1996 , com a necessidade de curso superior, Educação Física…
Pois bem, são os autodidatas, fisicultores e egressos de NPOR e similares – campeões de tiro de clubes sociais – que desmoralizam quem cursou um regular curso de Direito e prestou com afinco rigoroso concurso público – competindo com portadores de igual diploma – para a carreira de delegado de polícia.
Mas polícia não é para autodidata, fisicultor; muito menos para amantes de tiro ao alvo. O Maranhão – como se vê acima – é a prova eloquente da meritocracia perseguida pelos felões policiais.
______________________
PS : A maioria dos agentes policiais federais concursados desde o meado dos anos 1990 é diplomada em Educação Física.
Certamente , tal graduação não lhes serviu para habilitação à nenhuma das profissões correlatas.
Por que ser policial ?
( Resposta: em razão do “rigorosas” provas de aptidão física! )
Que direito assiste a quem ingressa na polícia portanto um diploma de Educação Física a menoscabar aqueles que cursaram Direito com o fim específico de se tornar Delegado ?


Ser delegado fosse sinal de competencia o salario do delpol nao estaria esta porcaria. Policia federal nao se comparar com policia estadual. Somente a globo acha que e melhor do mundo.
CurtirCurtir
Já disse no post precedente, agora repito: não acho que os valorosos escrivães e investigadores da polícia civil devam mimetizar os agentes federais, adotando uma posição beligerante em relação aos delegados. E, claro, nenhum das carreiras monopoliza a competência ou a expertise.
Insisto: aos delegados, a parte jurídica. Aos agentes, a parte operacional. Sem subordinação hierárquica, apenas funcional.
CurtirCurtir
Xiiiiii. Tá demorando para os agentes e a rede virtual de acólitos atacarem este post.
CurtirCurtir
Qual o preconceito com relação ao Curso de Educação Física? Aliás, graças à ausência da “Educação física Corporal” de alguns policiais é que passo vergonha perante à sociedade, que me perguntam: e se um bandido correr? Como um cara “desse tamanho” vai chegar ao bandido? E se precisar pular um muro?
O cara pode muito bem ser formado em Educação Física e ter mais conhecimento que um bacharel em Direito, basta ler diversas vezes e entender o código penal. E vice versa.
CurtirCurtir
Ao leitor: Pré – conceito ?
Parafraseando o saudoso Sócrates : quem tem que correr atrás de bandido é a bala !
Quanto a ler diversas vezes e entender o Código Penal, você está certo!
Basta ler diversas vezes ao dia – no trono do banheiro, inclusive – POR TRINTA ANOS.
CurtirCurtir
Para quem não viu o Sócrates jogar e pouco ouviu de suas célebres tiradas, explico:
Perguntado sobre sua deficiência atlética ( preparo físico ) , agravada pelo tabagismo e bebedeiras , respondeu no seu estilo intelectual: quem tem que correr é a bola; eu apenas devo saber o que fazer com ela!
Ele sabia; como poucos!
CurtirCurtir
MARANHÃO: O ESTADO DO MEDO!
https://www.google.com.br/url?sa=t&rct=j&q=&esrc=s&source=web&cd=2&ved=0CDsQFjAB&url=http%3A%2F%2Fveja.abril.com.br%2Fblog%2Faugusto-nunes%2Ffeira-livre%2Fo-estado-do-medo-um-artigo-de-marco-antonio-villa%2F&ei=kznPUqq7O4q2kAfChYDoBQ&usg=AFQjCNH23SdHBfw1Sv6XJhI7CaJqFxyJXA
CurtirCurtir
Sou a favor da meritocracia
Não deveria precisar ser só especialista em leis pra ser “lider” da polícia
No video abaixo 3 delegados não tem coragem de prender um bandidinho de meia tigela, é justo ter uns tipos desse como “líder”? as investigações não seriam muito melhores se sempre fossem conduzidas por “políciais” de verdade?
CurtirCurtir
Isto foi uma vergonha!
Estes caras não merecem se chamados de policiais, Delegados o que seja são meros “cartorários do MP”.
Fui.
Vica a Pec 51!
CurtirCurtir
o Brasil está atrasado….
Vivemos num País atrasado, em muitos aspectos….
Ao ler notícias como acima, se vê que o Brasil ainda NÃO entrou na Modernidade, em muitas áreas, vivemos num passado de SÉCULOS….
Vivemos em alguns SÉCULOS passados….
o Estado do MARANHÃO representa um “Feudo” do Clã SARNEY…….
Como a Bahia foi (ou talvez ainda seja) para o Clã ACM….
Alagoas foi para o Clã COLLOR…..
Isto ocorre em muitos ESTADOS e rincões deste País, principalmente no Nordeste….
Se alguém tiver a oportunidade de perambular na vida política e social de muitos Estados e cidades do interior….
Verá que a POLÍTICA e o DOMÍNIO se encontra, por séculos, por décadas, por anos, nas MÃOS de POUCAS FAMÍLIAS….
FAMÍLIAS que detém absurdamente o PODER, dominam uma população local, na sua maioria, esquecida, pobre e ignorante.
Esta é a realidade POLÍTICA e SOCIAL existente em muitas cidades interioranas, e ainda em muitos Estados brasileiros, onde os “CLÃS”, as facções familiares dominam e ditam as regras…..
Cadê o poder do POVO, pelo POVO e para o POVO…..?????
Onde está a democracia afinal…….?????
CurtirCurtir
QUAL A NOVIDADE NISSO TUDO???
O BRASIL É ESSA LATRINA A CÉU ABERTO DESDE 1500!
OUTRO DIA ESCREVI AQUI SOBRE O MEU NOJO POR ESSE PAÍS, POR SEU POVO E SEU GOVERNO.. FUI CRITICADO E OFENDIDO POR ALGUM “BOM BRASILEIRO”, TALVEZ DAQUELES QUE “NÃO DESISTEM NUNCA!
PAREI DE ME RECRIMINAR OU ME CULPAR POR SENTIR NOJO DE TER NASCIDO E VIVER NESSE PAÍS!
COISA ERRADA E PILANTRA TEM EM TODO LUGAR, MAS AQUI É DEMAIS…E PIOR DO QUE A QUANTIDADE É A LENIÊNCIA PARA COM TAIS ESCROTOS E SEUS CRIMES!
PARA MUITOS, SEM O MENOR PESO NA CONSCIÊNCIA, DESEJO TODA A SORTE DE DESGRAÇAS, DOENÇAS E MAZELAS, ESTENDIDAS TAMBÉM A SEUS FAMILIARES..
CurtirCurtir
AO MENOS UM DELEGA TAVA LIGADO NA CENA….OS OUTROS 2 GOIABAS NEM PERCEBERAM!KKKKKKKKKKKKKK
FEZ CERTINHO EM SAIR ANDANDO….SÓ ERROU EM TER DADO AS COSTAS….MAS QUANTO A SAIR FORA NOTA10!
CurtirCurtir
Eu sempre acreditei que ter uma alguém dedicado apenas aos assuntos jurídicos dentro da Polícia é algo benéfico à instituição, ao Direito e, principalmente, à sociedade.
Mesmo que seu papel no futuro seja mudado e se torne oficialmente um juiz de instrução.
Mas eu não entendi essa associação entre o secretário maranhense e a PEC 51.
Porque a indicação “política” é justamente o contrário da meritocracia.
A meritocracia tem por seus fundamentos a objetividade e a impessoalidade; baseando a decisão de promoção ou ingresso em informações de eficiência, capacidades demonstradas, aptidão e experiência; critérios que podem ser medidos, comparados, analisados e confirmados por terceiros a qualquer momento.
Já a indicação “política” geralmente, mas não sempre, dá valor a critérios subjetivos como lealdade, subserviência e outros que afastam a possibilidade de análise por terceiros.
Acredito que a figura de delegado deve ser mantida com a aprovação da PEC 51, sendo exclusiva de bacharéis em Direito, mudando apenas a forma de acesso, que passaria a ser exclusiva a policiais com um mínimo de experiência e eficiência comprovada, tornando realidade a carreira única.
CurtirCurtir
Sr.ONLY THE ZOMBIES WILL SURVIVE WITH THIS SALARY!
De certa forma, agiram certo sim, pois este tipo de ação contra o patrimonio, sempre tem um parceiro na rua na Antena, casa cheia, um monte de gente para levar tiro. Mas nada impede, que ao sair uma vistoria nas redondezas e uma campana de leve para ver o cavalo, daí depois as devidas providências.
C.A.
CurtirCurtir
Quer queiram quer não, esta proposta será aprovada até o final de maio. Informação de pessoas do congresso.
CurtirCurtir
Flit Paralisante disse:
09/01/2014 às 21:42
Ao leitor: Pré – conceito ?
Parafraseando o saudoso Sócrates : quem tem que correr atrás de bandido é a bala !
Com todo o respeito, Dr, mas se a bala correr atrás do bandido, o Sr sabe melhor que ninguém que a corregedoria, MP correm mais rápidos que qualquer policial. Ainda mais se o bandido for aquele magrelinho, sem camisa, nitidamente desarmado.
CurtirCurtir
POL,
Para argumento estupido outro argumento estupido!
Afinal, desde quando – considerando-se que estamos falando de polícia judiciária – policias pulam muros atrás de bandidos ?
Ora, quem quer pular muro atrás de magrelinho, sem camisa, nitidamente desarmado (e nitidamente MORENO ) , deve procurar outras organizações policiais; nunca as policiais civis brasileiras ( a PF é a polícia civil da União ) !
Meu caro POL , agente de polícia judiciária ( estadual ou federal ) , não tem porquê correr atrás de quem quer que seja.
O nosso trabalho rotineiro é diverso…Pouco importa ser gordo, magro ou atlético .
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Polícia de Carreira Única e com Ciclo Completo de Polícia se avizinha não há mais como adiar, o Brasil clama por isso, a disputa nos bastidores está no formato da próxima Polícia que deverá ser um híbrido com hierarquização militar e topo da carreira como Delegado.
A questão será como equalizar a ascensão aos degraus mais altos da Carreira com a juridicidade da Carreira de Delegado de Polícia recém conquistada, nos outros estados será bem mais tranquilo pois acredito não haver lei parecida.
CurtirCurtir
Prevaricação!
Infelizmente não servem para ser policiais, se é que delegado ainda faz parte…rss
Alguns, os mais antigos.
E algumas exceções a regra da nova safra.
CurtirCurtir
Que postagem infeliz.
Se o secretário de segurança do Maranhão é incompetente e é agente da federal, ou ex, menos não são os último secretários de SP, bem como o atual.
Justificar a incompetência do secretário pela sua profissão de origem é no mínimo temeroso.
Já que, se for assim, podemos concluir que os delegados de polícia de SP são completamente incompetentes, afinal, a PC, por eles administrada, está completamente falida.
Mas concordo que o secretário é incompetente, afinal, a segurança púbica daquele estado está falida, como a daqui de SP também. A grande diferença é que o crime organizado concluiu que não compensa gerar o caos em SP, já que fazendo assim acabam perdendo dinheiro.
Mas fácil é fazer parceria com as policias.
Não li o texto desta PEC 51, mas pelos comentários de alguns acredito que ela precise ser bem melhorada, já que para ascender ao cargo de delegado acredito que o funcionário deveria possuir bacharelado em ciências jurídicas.
Agora, a intenção de alguns, de colocar o cargo de delegado como consultor jurídico chega a ser ridículo. Se for assim, melhor seria os Policiais consultarem diretamente o MP.
Acredito sim que a estrutura policial tenha que ser modernizada. Apenas um cargo e ascensão funcional para as demais funções, inclusive chefe da polícia.
Deveriam acabar com as atuais carreiras policiais, acabar com as chefias, acabar com a estrutura administrativa em seccionais como departamento pessoal, sendo tudo centralizado nos departamento.
Um chefe de polícia, um chefe de departamento, um chefe de seccional, um chefe de delegacia, todos com auxiliares.
Mas, isto contraria muitos. Acabaria com os lucros de muitos. E de acordo com os delegados, tudo está bom, a polícia funciona muito bem, tudo está bom, nada precisa mudar e se depender deles nada mudará.
Enfim, o secretário do Maranhão é incompetente por ser incompetente e não por ser agente da federal.
Da mesma forma que a maioria dos delegados são incompetentes, não por serem delegados, mas simplesmente por serem incompetentes, e por tal razão a PC está no limbo.
CurtirCurtir
Competência não tem nenhuma ligação com a formação profissional de alguém. O sujeito pode ser pós graduado em engenharia e ser um tremendo incompetente, ao passo que pode ter apenas formação primária e ser muito competente. Vejo isso todo dia em meu local de trabalho. Ta cheio de “carteiras vermelhas” que se acham o supra sumo da categoria policial, mas não conseguem fazer a letra O usando um copo como modelo. Por outro lado tem funcionário ad hoc que dá banho de competência e presteza. O post foi muito tendencioso e infeliz. A situação caótica do Maranhão é o resultado de décadas de abusos e falcatruas dos políticos, não é culpa exclusiva do secretário de segurança atual.
CurtirCurtir
09/01/2014 – 12h33
Em meio a crise, Maranhão agora licita uísque escocês, champanhe e caviar
BRUNO BOGHOSSIAN
ANDRÉIA SADI
BERNARDO MELLO FRANCO
DO “PAINEL”
Ouvir o texto
Em meio à crise nos presídios e na segurança pública do Maranhão, o governo Roseana Sarney (PMDB) abriu novo pregão de R$ 1,3 milhão para comprar itens como uísque escocês, champanhe e canapés de caviar para coquetéis e eventos oficiais.
O edital foi divulgado nesta quinta-feira (9) no site da Comissão Permanente de Licitação do Estado. A licitação está marcada para o dia 17. Procurada pela Folha, a assessoria de Roseana ainda não informou se vai se pronunciar sobre o caso.
Em cadeia superlotada no MA, presos comem arroz e galinha crua
Maranhão adia licitações para compra de lagosta e camarão
Vídeo mostra ataque a ônibus que matou menina de 6 anos no MA
Ontem o governo adiou o pregão que previa a compra de 80 kg de lagosta para as residências oficiais de Roseana, após a concorrência ter sido revelada pelo “Painel”.
A nova licitação prevê a compra de bebida “em quantidades suficientes para atender a contendo todos os convidados”, incluindo vinho importado “de primeira qualidade” (francês, italiano, chileno, espanhol e português) e champanhe “de primeira qualidade” (extra brut, brut, sec e demisec).
As refeições, com valor estimado em R$ 988 mil, incluem pratos como risoto de lagosta, camarão e caranguejo, cabrito ao vinho, caldeirada de camarão, bacalhau com natas e filé mignon à provençal.
Roseana Sarney
Ver em tamanho maior »
AnteriorPróxima
Acervo UH/Folhapress
AnteriorPróxima
O então deputado federal José Sarney (UDN) ao lado da mulher Marly e dos filhos, Roseana e Fernando
De entrada, os eventos terão no cardápio casquinha de caranguejo, carpaccio de salmão e coquetel de mariscos. Já os convidados dos coquetéis oficiais do governo poderão comer canapés de salmão e caviar, “cartuchos de lagosta” e empanadas de camarão.
Ainda está prevista a compra de comida e bebida para “coffee breaks” e “brunches” promovidos pelo Estado.
TAPETE PERSA E LUSTRE DE CRISTAL
O governo Roseana prevê gastar R$ 403 mil para bancar a estrutura, a decoração e a equipe dos eventos. As recepções deverão ter lustre com estrutura de cristal e tapete persa dos tipos Golpayagan Sherkat e Kashmar.
O edital ainda inclui a contratação de decorador, cantor e recepcionistas bilíngues, todos sujeitos a “aprovação prévia” pelo Estado.
O cantor, por exemplo, deve ser apto a “interpretar canções de repertório popular, inclusive regionais, música ambiente, instrumentais e religiosas”. Tudo conforme orientação do cerimonial da governadora.
CurtirCurtir
CARREIRA ÚNICA DO JUDICIÁRIO – UMA BOA IDÉIA???
Dado o grande sucesso da PEC da carreira única da políca, o Lindenberg farias (se é esse o nome) autor da dita pec 51, agora fará a PEC DA CARREIRA ÚNICA DO JUDICIÁRIO.
Motoristas , oficiais de justiça, escreventes também poderão ser juízes.
Depois será a vez do MP.
Depois serão os enfermeiros dos hospitais estaduais e municipais que poderão se tornar médicos sem concurso, bastará fazer uma “complementação” – Resolvido o problema da falta de médicos.
E assim por diante.
NÃO É MESMO UMA BOA IDÉIA???
CurtirCurtir
E TEM MAIS: PEC 51 NA CABEÇA!!!!!!!!!!! DOA A QUEM DOER
CurtirCurtir
quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 – 20h17 Atualizado em quinta-feira, 9 de janeiro de 2014 – 22h00
SP: fiscal limpa cofre antes de ser descoberto
Funcionário da prefeitura da capital paulista conseguiu retirar “tesouro” antes da descoberta da máfia dos fiscais
Do Jornal da Band pauta@band.com.br
Veja também
SP: vereador pede CPI para investigar fraudes
Haddad vai revisar processos de fiscais
Donato ataca imprensa ao voltar para Câmara
Um dos integrantes da máfia dos fiscais que agia na Prefeitura de São Paulo limpou o cofre particular em um banco pouco antes de ser descoberto. A polícia e o Ministério Público tentam descobrir que tesouro ele guardava a sete chaves.
Os passos da corrupção na prefeitura de São Paulo andavam constantemente pelo centro financeiro do país. Era em um prédio que o auditor fiscal Luís Alexandre Magalhães mantinha um de seus mais valiosos segredos.
Orientado pela ex-mulher, Ana Luiza, ele comprou dólares, joias e pedras preciosas. O objetivo era garantir patrimônio caso a máfia que agia na prefeitura de São Paulo, desviando dinheiro do ISS, fosse descoberta. Vanessa, a ex-namorada, diz que Luís Alexandre sempre se imaginou um mafioso bem sucedido.
Desconfiado de que estava sendo investigado cerca de um mês antes da operação do ministério público, Luís Alexandre foi até o banco, na avenida Paulista, e esvaziou o cofre que tinha alugado desde 2011.
Luis Alexandre foi mais esperto e rápido que os outros integrantes da máfia, acusada de desviar mais de R$ 500 milhões. Eles também tinham cofres, mas em casa e em um escritório, onde os promotores encontraram quase R$ 200 mil em espécie.
Agora ele e a ex-mulher terão de dar explicações. O Ministério Público quer saber que segredos continha o cofre do fiscal da prefeitura.
CurtirCurtir
09/01/2014 – 03h30
Delator de cartel diz que tratou de propina com secretário de Alckmin
PUBLICIDADE
FLÁVIO FERREIRA
DANIELA LIMA
DE SÃO PAULO
Ouvir o texto
A principal testemunha das investigações sobre o cartel dos trens disse à Polícia Federal que tratou pessoalmente de propina com o atual secretário de Desenvolvimento Econômico do governador Geraldo Alckmin (PSDB), Rodrigo Garcia (DEM), e um interlocutor do secretário de Energia, José Aníbal (PSDB).
As afirmações constam de um depoimento prestado pelo ex-diretor da multinacional alemã Siemens Everton Rheinheimer em novembro. Ele assinou um acordo de delação premiada e colabora com as investigações sobre formação de cartel e suspeitas de pagamento de suborno a políticos do PSDB e funcionários do Metrô e da CPTM.
O teor completo de suas declarações é mantido em sigilo pelas autoridades, mas parte do depoimento foi transcrita na decisão da Justiça Federal que encaminhou o caso para o Supremo Tribunal Federal, em dezembro.
Garcia, Aníbal e outros políticos mencionados por Rheinheimer são deputados federais licenciados e, por isso, só podem ser investigados com autorização do Supremo. O ex-executivo da Siemens afirmou à polícia que Garcia era um “ponto de contato” político para as empresas do cartel e que conversou “algumas vezes” com ele sobre o pagamento de “comissões”.
Ele disse que recebeu indicação para negociar também com José Aníbal. Rheinheimer declarou que “nunca” foi recebido pessoalmente por Aníbal, mas tratava com uma pessoa que o “assessorava informalmente em relação ao pagamento de propinas”.
Garcia e Aníbal negam ter cometido ilegalidades. O advogado de Garcia, Alexandre de Moraes, negou as acusações e desqualificou o testemunho de Rheinheimer. “Nos 52 volumes do processo, o secretário Garcia é citado três vezes, duas em denúncias anônimas, em nenhuma delas com provas”, afirmou.
A assessoria de José Aníbal disse que ele “nunca viu ou havia ouvido falar de Rheinheimer” antes do início do escândalo. Afirmou ainda que ele jamais autorizou qualquer interlocutor a tratar com o ex-executivo da Siemens.
À PF, o delator disse que tratou de propina com Garcia na época em que ele presidia a Comissão de Transportes da Assembleia Legislativa, quando ainda era deputado estadual. Posteriormente, enquanto Garcia esteve na presidência da Assembleia, entre 2005 e 2007, seu contato teria passado a ser Aníbal.
Segundo Rheinheimer, um dirigente da CPTM lhe disse que o deputado federal Arnaldo Jardim (PPS), o deputado estadual Campos Machado (PTB) e o atual secretário da Casa Civil de Alckmin, Edson Aparecido (PSDB), também receberam propina. O executivo diz não ter provas disso. Os três negam a acusação.
No texto da decisão em que determinou o envio dos autos para o Supremo, o juiz federal Marcelo Costenaro Cavali afirma que, na sua opinião, “os elementos obtidos pela autoridade policial até o momento são fragilíssimos em relação às autoridades” apontadas por Rheinheimer.
Ele ressalva, no entanto, que cabe ao Supremo analisar e autorizar qualquer medida no inquérito que diga respeito a políticos detentores de mandato e que por isso decidiu enviar os autos. A medida, na prática, evita o risco de que, no futuro, provas contra autoridades sejam anuladas pelo fato de terem sido obtidas sem a supervisão do Supremo.
Editoria de Arte/Folhapress
OUTRO LADO
Todos os citados pelo delator do caso Siemens, Everton Rheinheimer, negam relação com o esquema investigado pela Polícia Federal. O advogado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Garcia (DEM-SP), Alexandre de Moraes, afirma que as acusações são infundadas. “Tanto não existem provas que o próprio juiz considerou o depoimento ‘fragilíssimo’ e a Procuradoria opinou contra o envio dos autos para o STF.”
Por meio de sua assessoria, o secretário José Aníbal (Energia), afirmou que o ex-executivo da Siemens é “reconhecidamente um delinquente”. “O secretário jamais teve contato com o ex-executivo ou autorizou qualquer pessoa a falar em seu nome.” Aníbal cobra judicialmente explicações de Rheinheimer.
O deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP) disse que o delator faz afirmações “descabidas”, desqualificadas pelo próprio juiz que analisou o depoimento. A assessoria de Campos Machado (PTB-SP) diz que o deputado nunca teve contato com o ex-executivo. O secretário da Casa Civil, Edson Aparecido, diz que a posição do juiz é “firme e esclarecedora” no sentido de que não existe prova alguma.
CurtirCurtir
Flit Paralisante disse:
09/01/2014 às 21:42
Ao leitor: Pré – conceito ?
Parafraseando o saudoso Sócrates : quem tem que correr atrás de bandido é a bala !
*******************
Doutor nessa parafraseada Socrática faltou a parafraseada famigerada de alguns majuras:
“- Pode ir pra cima com tudo que bronca de pau e tiro eu seguro, só não seguro piça de vento!”
Aí o Polícia embarca e acaba parando na Corró, MP, DIPO, Direitos Humanos, etc..! ……hehehe….
CurtirCurtir
jonatabe disse:
10/01/2014 ÀS 0:49
CARREIRA ÚNICA DO JUDICIÁRIO – UMA BOA IDÉIA???
Dado o grande sucesso da PEC da carreira única da políca, o Lindenberg farias (se é esse o nome) autor da dita pec 51, agora fará a PEC DA CARREIRA ÚNICA DO JUDICIÁRIO.
Motoristas , oficiais de justiça, escreventes também poderão ser juízes.
Depois será a vez do MP.
Depois serão os enfermeiros dos hospitais estaduais e municipais que poderão se tornar médicos sem concurso, bastará fazer uma “complementação” – Resolvido o problema da falta de médicos.
E assim por diante.
NÃO É MESMO UMA BOA IDÉIA???
Que comparação medíocre… Delegado de Polícia, que sequer preside seu plantão, cumpre com as suas funções legais, se comparando a juízes.
Fora isto, compara funções de carreiras que nada tem a ver com a do juiz. Exceto a do escrevente, que em muitos casos, nos moldes do que acontece na PC, confeccionam decisões judiciais, mas, não se compara a rotina policial.
Poderiam que sabe fazer um teste. Um mês sem delegados de polícia nas delegacias. Poderiam dar férias para todos os delegados. É bem provável que descubram que estes não fazem a menor falta, afinal, hoje em dia pouco fazem, uma delegacia já tem a sua rotina sem a presença de delegados, que na maioria das vezes, apenas assina e reclamando.
Então, estão valorizando demais uma carreira da qual muitos integrantes nada fazem.
Chega a ser cômico. Eu tento imagina a cena. A delegacia parada, tudo parado porque não tem delegado. Me dá um pouco do que você usou, pois quero entender a sua brisa.
Diferente dos juízes, que presidem as suas audiências, que despacham, que TRABALHAM.
Então, muitos delegados deveriam trabalhar, cumprir com as suas funções e quem sabe façam falta.
Volto a afirmar. Escrivães de Polícia deixem de ser retardados, parem de trabalhar como escravos para delegados. Façam com que eles cumpram suas funções.
Que eles ditem oitivas, depoimentos, interrogatórios, ofícios, BOs…. que confeccionem os seus despachos, que confeccionem os seus relatórios finais, portarias, etc, etc….
CurtirCurtir
SERÁ QUE NÓS CARCEREIROS, EXTINTOS POR DECRETO, TAMBÉM PODEREMOS SER CHEFES DE POLÍCIA, APROVEITANDO A PEC-51?
CurtirCurtir
AFINAL DEMOCRACIA É DEMOCRACIA.
NADA MAIS JUSTO QUE SE O CARCEREIRO ESTUDAR UMA FACULDADE DE DIREITO TAMBÉM POSSA VIRAR DELEGADO OU QUALQUER DENOMINAÇÃO QUE SEJA EQUIVALENTE.
CurtirCurtir
ESSA PEC 51 É UMA BOA IDEIA MESMO.
ASSIM VAI PRESTIGIAR QUEM TEM VOCAÇÃO PARA POLÍCIA.
AFINAL, O QUE É MAIS IMPORTANTE NA POLÍCIA: O SUJEITO AS VEZES NÃO SABE ESCREVER DIREITO, MAS SABE DAR CANA BOA, É POLÍCIA DE VERDADE, MERECE SER CHEFE, DELEGADO OU CARGO SIMILAR.
PODE SER RUDE, MAS SE CONHECER UM POUCO DE DIREITO, É O QUE IMPORTA.
NA POLÍCIA NÃO É MUITO BOM MESMO O NEGUINHO SER MUITO DE SABER DIREITO, SE NAO FICA METIDO A JUIZ, FICA MEIO DO LADO DOS DIREITOS HUMANOS, PASSANDO A MAO NA CABEÇA DE VAGABA.
VIVA A PEC QUE VAI PRESTIGIAR OS POLÍCIA DE VERDADE.
É NÓIS , MANO
CurtirCurtir
Esse PC Falida ou é o FLAVIAO ou é filhote dele só pode!
CurtirCurtir
O PC Falida disse:
Diferente dos juízes, que presidem as suas audiências, que despacham, que TRABALHAM.
Sr PC Falida, vc diz que os juízes trabalham muito, diferente dos delegados, mas então deve ser por isso que um processo dure 10, 15 anos. Se for então causa do interesse de servidor, aí então vai pras calendas.
Voce deve ser filhote de desembargador, né?
CurtirCurtir
Geraldo, tudo bem?
Acredito que os atuais carcereiros possam mesmo chegar às chefias, pela meritocracia.
Ou seja, no futuro, você pode ser um delegado de Polícia.
Mas eu acredito que seja fundamental que todos passem pela tiragem e pelo escrivanato. E também espero que estas duas carreiras seja aglutinadas neste processo da PEC 51, passando a ser um nível/classe com mais autonomia e responsabilidades.
Voltando ao assunto, é fundamental que o policial seja profundo conhecedor do Direito para ocupar o nível/classe de delegado, para que a Polícia seja realmente uma instituição de republicana, democrática e de Direito.
Com a unificação, PC e PM serão partes da mesma corporação e a natureza de Polícia Judiciária continuará com a mesma importância de hoje, porque a Polícia perde sua razão de existir sem o Direito.
Assim um delegado seria aquele que melhor desempenhou suas funções noutros níveis/classes da carreira policial e demonstrou o melhor conhecimento do Direito para exercer as suas funções como norteador jurídico da Polícia.
CurtirCurtir
PC falida e Macau, bons dias! Tudo bem com vocês?
A melhor solução que eu vejo é dividir o peso do piano.
Hoje só o escrivão carrega, mas se alguém pudesse pensar um pouco nisso e aglutinar as carreiras de escrivão e investigador e colocar o delegado com a responsabilidade sobre o indiciamento e sobre a fiscalização dos IPs, mas deixando o IP sob a presidência dessa nova função “escritira”, dividiria o trabalho de modo muito mais racional, eficiente e barato. Ou mesmo criar uma Pasta de Investigação (presidência do escritira), que iria instruir o IP (presidência do delegado).
CurtirCurtir
REESTRUTURAÇÃO : FAZER IGUAL NO RIO DE JANEIRO ( AGENTE, CARCEREIRO E OPTEL )
GRUPO III
AGENTES DE POLÍCIA ESTADUAL DE INVESTIGAÇÃO E PREVENÇÃO CRIMINAIS
—-Oficial de Cartório Policial
CurtirCurtir
O Concurso para investigador esta com inscrições abertas….Quer ser um? Vá estudar.
CurtirCurtir
Da forma que pensam muitos desprovidos de neurônios, da próxima vez que você for a uma audiência no Fórum, seja ele qual for, será atendido pelo motorista do Juiz, o qual lhe fará as perguntas, juntamente com o MP, advogado, afinal é isto que acontece nos fóruns, bem semelhante a rotina de uma delegacia.
Quem sabe a audiência não seja presidida pela faxineira, pelo porteiro, jardineiro, afinal, como compararam nas postagens, é o que querem fazer nas delegacias, nas quais o delegado de polícia cumpre com o seu dever legal e estão querendo afanar a sua carreira.
Bem, quem conhece a rotina das delegacias sabe que não é bem assim. Sabe que os Inquéritos são presididos pelo escrivão, o qual muitas vezes, inclusive, mete um “p barra” porque o delegado não está nem pra assinar.
Sabe que quem carrega o plantão também é o escrivão.
Sabe que as oitivas, interrogatórios, etc também são presididos pelo escrivão.
Daí lançar uma comparação entre juízes e delegados, beira o ridículo.
Mas se for para comparar, caso no fórum o escrevente presidisse as audiências, sentenciasse, e realizasse as demais atribuições do juiz, das duas uma, ou deveria ser preso por estar infringindo a lei, ou deveria ser alterada a legislação para reconhecer a sua condição funcional.
Volto a afirmar. Um plantão policial funciona com ou sem a presença do delegado e, muitas vezes, funciona até melhor sem a presença deste.
Um cartório de delegacia funciona com ou sem a presença do delegado, o qual, normalmente, apenas assina os documentos.
Então para aqueles que gostam de tapar o sol com a peneira, sejam ao menos realistas, façam comparações com o que acontece de fato.
E apenas para comentar, os fóruns estão com milhões de processos devido a burocracia brasileira, devido a certas regalias que o judiciário tem, devido aos litigantes de má fé, etc.
E estaria muito mais amontoado de processos se os inquéritos confeccionados pela polícia civil chegassem a algum lugar, já que de 100 IPs instaurados nem 5% chega a alguma conclusão. Isto porque só se instaura IP referente a parte dos BOs, cerca de 10 a 20% dos BOs são instaurados.
E mais… apenas cerca de 10% das ocorrências criminais são comunicadas a PC… então o buraco é muito maior.
Mas está tudo bem, tudo está andando direito, a PC não tem falta de funcionários, de estrutura, até devolvemos verbas para o governo, por não terem sido utilizadas.
CurtirCurtir
“O NOVO SEMPRE DESPERTOU PERPLEXIDADE E RESISTÊNCIA”
FREUD
CurtirCurtir
POL,
Para argumento estupido outro argumento estupido!
Afinal, desde quando – considerando-se que estamos falando de polícia judiciária – policias pulam muros atrás de bandidos ?
Ora, quem quer pular muro atrás de magrelinho, sem camisa, nitidamente desarmado (e nitidamente MORENO ) , deve procurar outras organizações policiais; nunca as policiais civis brasileiras ( a PF é a polícia civil da União ) !
Meu caro POL , agente de polícia judiciária ( estadual ou federal ) , não tem porquê correr atrás de quem quer que seja.
O nosso trabalho rotineiro é diverso…Pouco importa ser gordo, magro ou atlético .
Dr. Seu conceito de polícia judiciária é muito prático. Sem filosofia, sem invencionice. Encurta muitos caminhos espinhosos e evitam muitos problemas. Quando conseguirmos sedimentar essa visão que julgo perfeita da pc, nos faltará só um qsj melhor.
CurtirCurtir
As três maiores mentiras da polícia:
Tá redondo ;
Não vai dar nada ;
Deixa que eu seguro.
Quem acreditar vai saber como é.
CurtirCurtir
Fico a pensar com meus botões o Estado do Maranhão está uma m….só, que segundo consta, e talvez, por conta de ter uma ex- agente da PF como secretário da (in) segurança, lá longe naquele rincão da família Sarney o bicho está pegando.
E por aqui no Estado mais rico e poderosa dá nação tupiniquim, onde só a fina flor do conhecimento jurídico são guindados a condição de secretário segurança, todos ex-membros do MP as coisas estão diferente?
E mais especificamente na polícia civil depois de mais de uma século de condução exclusiva de delegados bacharéis em direito, pois só a estes são reservados os cargos de direção, como estão as coisas?
Na policia civil da qual eu faço parte todos os dias o que constato que tudo está uma MERDA só, todo que vejo e ouço e de fazer corar de vergonha o estudante de primeiro ano do curso de direito, e de fazer chorar candidato ao curso de administração tal o grau do descontrole institucional.
Penso que um operacional linha de frente possa ser muito melhor que o atual delegado e diretor do DECAPatelaria, visto que quem tem por obrigação constitucional fazer o policiamento ostensivo preventivo é a PM, mas ele, como bacharel, em direito NÃO SABE disto e fica criando rondas para os outros fazerem.
A ronda Tellus I
A ronda Tellus II
A ronda Natalis
A ronda Desmache
E mais recentemente a ronda “rolesinho no shopping”.
CurtirCurtir
Essas sempre foram as maiores, kkkkkkk. disse:
10/01/2014 às 15:54
As três maiores mentiras da polícia:
Tá redondo ;
Não vai dar nada ;
Deixa que eu seguro.
Quem acreditar vai saber como é.
**********************************************************
Os mais antigões, que viveram épocas áureas na Polícia, alertam para as 11 mais recordistas de PIÇA desde o antigo Degran:
1) Cheque
2) Repique
3) Japonês
4) Cigarro
5) Ônibus do Paraguai
6) Clínica de Anjo
7) Caminhão de Carne
8) Carga sem nota
9) Contrabando
10) Cytotec
11) Conversar com família de mala em cana na PM
CurtirCurtir
Pingback: PEC 51 para os autodidatas – Observem a obra de um ex-operacional de polícia guindado por merecimento ( dos Sarney ) a “chefe de polícia” …( Agente federal não presta nem sequer para chefiar academ… | EVS NOTÍCIAS.
Roubaix , PARCEIRO TEM OUVIDO MAIS ALGUMA NOVIDADE NOS CORREDORES ?
CurtirCurtir
ANOS, NOSSOS SALÁRIOS FORAM REDUZIDOS A PONTO DE GANHARMOS O 22º PIOR SALÁRIO DO BRASIL, MAS SE QUISEREM CONTINUAR REIVINDINCANDO MIGALHAS ENTÃO O JEITO É CONTINUARMOS PATINANDO EM RELAÇÃO AOS DEMAIS ESTADOS.
OLHA AQUI SENHORES(AS), ESSE É UM PERÍODO DE FÉRIAS, CLARO QUE NÃO PARA NÓS POLICIAIS, MAS SIM PARA A SOCIEDADE MAIS ABASTADA, ENTÃO OBSERVEI ATENTAMENTE UM DETALHE, A MAIORIA DE TODOS NÓS RECEBEMOS AQUELES BOLETOS DE IPVA, IPTU, LISTINHAS DE MATERIAIS ESCOLARES ETC, MAS NÓS NÃO GOZAMOS FÉRIAS NESSE PERÍODO E ESTAMOS SEM DINHEIRO PARA PAGAR ESSAS CONTAS DE INÍCIO DE ANO, JÁ AQUELAS PESSOAS QUE CURTIRAM PRAIAS, PASSEIOS NO EXTERIOR ETC, VOLTARAM E JÁ PAGARAM TODAS ESSES CONTAS DE INÍCIO DE ANO E ESTÃO NUMA BOA, ENQUANTO ISSO NÓS POLICIAS NÃO VIAJAMOS E NÃO TEMOS O DINHEIRO PARA PAGAR AS CONTAS, AI EU PERGUNTO: É JUSTO VIVER ASSIM? É JUSTO TRABALHARMOS NO COMBATE A CRIMINALIDADE O ANO TODO E NÃO TERMOS OS RECONHECIMENTOS MONETÁRIOS COMO A MAIORIA TIVERAM? NÃO TEMOS DIREITOS TRABALHISTAS, NÃO TEMOS UM PLANO DE SAÚDE, NÃO TEMOS SALÁRIO DECENTE, NÃO TEMOS PAZ QUANDO SAÍMOS COM NOSSAS FAMÍLIAS, NÃO TEMOS SOSSEGO NEM QUANDO ESTAMOS EM CASA, FAZEMOS PLANTÕES MALUCOS, RONDAS MALUCAS, CAMPANAS MALUCAS, AS DELEGACIAS ESTÃO ENTULHADAS DE INQUÉRITOS, TEMOS UMA SEGURANÇA PÚBLICA FALÍDA E MAL PAGA, E AGORA ESTAMOS CHEGANDO PRÓXIMO A DATA BASE E SI QUER TEMOS CORAGEM DE PLEITEAR 50 % DE REAJUSTE SALARIAL? ORAS SENHORES(AS), NÓS NÃO PODEMOS BAIXAR A CABEÇA E SE CONTENTAR COM MIGALHAS NÃO, NÓS SOMOS PROFISSIONAIS DE SEGURANÇA PÚBLICA E MERECEMOS RECONHECIMENTOS MONETÁRIOS SIM, POIS TEMOS FAMILIAS E CONTAS PARA PAGAR COMO QUALQUER OUTRO TEM, TEMOS NECESSIDADES DE SAIR EM FÉRIAS E PASSEAR COM NOSSAS FAMÍLIAS E PAGAR AS CONTAS COMO TODOS FAZEM, ENTÃO DA MINHA PARTE EU GOSTARIA DE CHAMAR A ATENÇÃO DOS SINDICATOS E ASSOCIAÇÕES PARA QUE NÃO FAÇAM REIVINDICAÇÕES QUE TUMULTUAM AS POSSIBILIDADES DE UM BOM REAJUSTE SALARIAL COMO FIZERAM EM 2013, TEMOS QUE FICAR FOCADOS APENAS NA PORCENTAGEM SALARIAL E AS DEMAIS REIVINDICAÇÕES FAÇAMOS EM OUTRO MOMENTO QUE NÃO ATROPELE AS NEGOCIAÇÕES SALARIAIS. NÓS NÃO PODEMOS AGUARDAR BOM SENSO DOS POLÍTICOS, ELES NÃO ESTÃO NEM AI CONOSCO.
PESSOAL, NÃO SEJAMOS INGENUSO DE ACREDITAR EM PROMESSAS DE POLÍTICOS E PRINCIPALMENTE DE CANDIDATOS, ELES ESTÃO CUIDANDO DO LADO FINANCEIRO DELES E NÃO SE PREOCUPAM COM O NOSSO, ENTÃO A BATALHA TERÁ QUE SER ÁRDUA E COMPENSADORA NESSE ANO DE 2014, PORQUE OUTRA OPORTUNIDADE DESSA SÓ DEUS SABE QUANDO TEREMOS NOVAMENTE, ENTÃO EU ACREDITO QUE TEMOS TUDO PARA CONSEGUIR MELHORAR NOSSOS SALÁRIOS DE VEZ, PORQUE A COPA DO MUNDO É NO MEIO DO ANO E DEPOIS VEM AS ELEIÇÕES, ENTÃO O GOVERNADOR E DEPUTADOS NÃO QUEREM MOVIMENTOS GREVISTAS DE JEITO NENHUM E QUEREM FAZER BONITO PERANTE O MUNDO QUE ESTARÁ DE OLHO NO BRASIL, ENTÃO TEMOS ESSA OPORTUNIDADE DE APERTAR O GOVERNO DE VERDADE E NÃO COMO OS INFILTRADOS SUGEREM NESSA ÉPOCA.
COLEGAS, SOMOS UMA BOA POLÍCIA, TEMOS O ESTADO MAIS RICO DO BRASIL, ENTÃO NÃO EXISTE MOTIVOS PARA QUE O GOVERNADOR GERALDO ALCKIMIM CONTINUE A PAGAR MAL OS POLICIAS, ELE PAGA MAL POR MALVADEZAS E POR PRICÍPIOS COMO ELE MESMO DISSE NA ELEIÇÃO PASSADA QUE ERA CONTRA A PEC 300 POR PRICÍPIOS, ELE NÃO GOSTA DE POLÍCIA, ELE ENGOLE PORQUE É OBRIGADO MAS NÃO GOSTA DE NÓS, TANTO ISSO É VERDADE QUE TODOS AQUI SABEM QUE ELES SEMPRE OFERECE MIGALHAS DE UM LADO E TIRA DO OUTRO COMO FEZ AGORA COM O AUXILIO ALIMENTAÇÃO QUE ERA DE $ 240,000 E PASSOU PARA $ 120,00, ENTÃO NÃO ESPEREM QUE ELE FARÁ ALGUMA COISA DE BOM PARA NÓS QUE ELE NÃO QUER ISSO E NEM TEM PROJETOS PARA MELHORAR A NOSSAS POLÍCIAS E SIM DE AVACALHAR TODOS NÓS COMO SEMPRE FEZ E FAZ ATÉ HOJE.
ALGUÉM DE MENTE SÃ AINDA ACREDITA NESSE GOVERNADOR? FAZEM 20 ANOS QUE ELES GOVERNAM E ATÉ HOJE NÃO OLHOU PARA NÓS, ENTÃO VAMOS ESPERAR O QUE PELO AMOR DE DEUS, VAMOS BOTAR ELE NA PAREDE AGORA PARA QUE EM MARÇO POSSAMOS CONTAR COM UM SALÁRIO DIGNO PARA TODOS, PORQUE NA BOA ELE NÃO DÁ ATENÇÃO PARA NÓS ..
CurtirCurtir
A MAIORIA DOS PRESIDIOS DO PAIS SAO ADMINISTRADOS POR EX DELEGADOS OU CORONEIS DA PM E A MAIORIA E UM CAOS. ESSE SECRETARIO INCOMPETENTE DO MARANHAO APENAS E MAIS UM DELES.
CurtirCurtir
pois é; eu tambem acho que para o cara ser delegado , ele tem que ter coragem , na minha opinião , os escrivães nunca vão poder ser delegado ; pois a maioria que eu conheço, são todos uns (CAGÕES ) ou bundões, até parece aqueles caras da perícia, (todos tem cara de bundões. maçanetas ) os escrivaes.ficam com a maior vontade de usar gravata , para a parte pensar que êle é delegado , kkkkk .. adoram quando a parte chama-o de DOUTOR ,kkkkkkkk não é mesmo? eu; ao contrario ,( todas as vêses que a parte me chamou de DOUTOR , ,imediatamente eu fiz questão de orienta-los quanto ao equívoco ….dizendo a elas que eu não era doutor..).. os escribas são oficialmente uns maçanetas, com toda a certeza para ser delegados , os caras tem que ser. ( CARCEPAS, AGEPOLS
INVESTIPOLS, somente estas carreiras corajosas, ai sim teremos uns delegados porretas , destemidos, uma carreira onde estarão os policiais mais machos da policia civil. ( REPITO. ESCRIVÃO JAMAIS SERÁ UM BOM DELEGADO, POIS 99 % dos escribas são cagões …
CurtirCurtir
NA VERDADE QUEM FAZ OS PROCEDIMENTOS SÃO OS ESCRIVAES DE POLICIA, FAZEM TUDO, DELEGADOS SO ASSINAM, QUANDO ASSINAM, ENTENDERAM, MUITAS VEZES NAO ESTAO NEM PRESENTES. A MUITAS DELEGACIAS QUE FUNCIONAM SEM DELEGADOS.
CurtirCurtir
Pelo que vejo estamos cheios de especialistas em segurança pública, vai caçar o que fazer, a reestruturação só esta aguardando publicação, e não vai ser nada do que vocês estão pensando. Quem viver verá.
CurtirCurtir
Tem tanto Delegado comentando sobre a tal PEC 51, q parece até q vai passar. Até o Blog do Delegado ja postou algumas coisas sobre o assunto.kkkk Sumula do STF e etc.kkk
CurtirCurtir
Voto num “tijolo”, mas não voto no PSDBosta……… disse:
12/01/2014 ÀS 17:56
Desiludido disse:
12/01/2014 ÀS 11:44
quem se aposentou ou pretende se aposentar pela lei 1062, e quer integralidade e paridade igual a 51/85, basta apenas ir no juizado especial da Fazenda Pública, no 4º andar levando doctos pessoais, último holerit da Fazenda e primeiro do SPprev, é rápido e fácil, não precisa de adv,……muitos já conseguiriam….
________________________________________________________________________________________________
GOSTARIA QUE ALGUM COLEGA QUE CONSEGUIU ESTE FEITO, SE MANIFESTASSE AQUI, PARA REPRODUZIRMOS O FEITO PARA OUTROS COLEGAS EM VIAS DE SE APOSENTAREM.
CurtirCurtir
Deveriam desburocratizar o IP.
Papel demais…
Quanto a formação policial, no EUA o detetive não tem formação em Direito.
E uma polícia civil mas com nomenclatura militar nos cargos fardados.
Oficial,Sargento Tente e Capitão que é o topo da carreira.
Para ser Detetive tem que ser indicado e passar em provas internas.
Todos ficam subordinados aos Promotores.
CurtirCurtir
NÃO entendo…
NÃO entendo porque tamanha celeuma, tamanha indignação por alguns revoltosos, sobre a PEC – 51
a PEC – 51 ainda está no “campo das ideias”, dos debates e das discussões democráticas….
O que temem os senhores Delegados….???
O que temem os senhores Oficiais Militares….???
Acreditam que o MODELO arcaico, ultrapassado, antiquado, letárgico e ineficiente das Polícias Brasileiras vão persistir por mais quanto tempo……???????
Essa velha fórmula de Polícias Civil e Militar, existente há mais de trinta anos, vai perdurar até quando….????
– Senhores, colegas policiais,
– Reflitam, ao mínimo, reflitam como “cidadãos” que pagam seus impostos….
– o cidadão comum que “paga” (ou diz que paga) seus impostos, ELE quer POLÍCIA e acabou… (não importa a nomenclatura), ele quer uma POLÍCIA que resolva imediatamente (quase que instantaneamente) seus problemas e fim!
– o cidadão quer uma “pseudo-Segurança Pública eficiente”, ou ao menos, a “sensação” de Segurança e ponto final, não importa como seja feita…. ele quer a SOLUÇÃO;
Por isso, reflitam colegas FLITADORES…..
O que está em discussão na PEC – 51 (basta ler, entender e interpretar o texto do projeto)
O que está em discussão na PEC – 51 é na verdade um NOVO MODELO de Segurança Pública…
(particularmente, Eu concordo, em parte com esse modelo, que deve vir com REFORMA das Leis penais, senão NÃO funciona)…
NÃO é uma questão de cargos, carreiras, atribuições ou prerrogativas…..
– Discute-se um NOVO MODELO de Polícia Brasileira…. uma nova visão, inclusive, de Polícia MUNICIPALIZADA…..
(pode ter até inspiração num Modelo Americano, mas as discussões e debates em torno da PEC-51 poderão levar um modelo propriamente brasileiro).
É isso….
Por que teme tanto os Delegados e Oficiais PM pelas MUDANÇAS, que, quer Queiram ou Não, elas virão….
– o momento “político” é bem propício e oportuno para Mudanças, e adoção da PEC – 51;
– a SOCIEDADE Brasileira já NÃO suporta mais o modelo atual de Polícias CIVIL e MILITAR, que NÃO lhes atendem às expectativas…. é a realidade…..
a SOCIEDADE, o cidadão-comum, já clama por MUDANÇAS e uma nova forma de fazer POLÍCIA, porque as “PULIÇAS” que existem atualmente, totalmente falidas e combalidas, NÃO atendem ao cidadão….
“Nóis”, como policiais, somos resilientes e recalcitrantes por MUDANÇAS, sem no mínimo, querer discutir uma “proposta de Mudança por um MODELO DE POLÍCIA…”
Sou policial, mas sou cidadão,
Consigo visualizar e acompanhar às “mudanças” que, em breve ou não, hão de acontecer….
– o modelo atual de nossas POLÍCIAS está completamente FALIDO e COMBALIDO…. (seja civil ou militar)….
– reflexo até de um “desmando” e desgoverno que NÃO investe no ser humano, ou numa realidade social….
MUDANÇAS virão…..
e talvez a PEC – 51 venha à ser uma “Boa Ideia” afinal….
CurtirCurtir
ESCRIBA 2014
P E R F E I T O.
CurtirCurtir
Querem a tal da carreira única e dizem que delegado só existe no Brasil. Um colega me mandou um artigo onde mostra que na FRANÇA, BÉLGICA e ITÁLIA há o cargo de Comissário de Polícia. Lá além do curso de direito, aceitam alguns mestrados especificos, mas tem que fazer concurso público. Aceitam o concurso interno para quem já é servidor público de qualquer órgão, inclusive autarquias. Mais de 90 dos aprovados, para não dizer a totalidade é formado em direito, afinal o concurso tem as seguintes matérias. DIREITO PENAL, PROCESSO PENAL, ADMINISTRATIVO, CONSTITUCIONAL, COMERCIAL, TRABALHO, FINANCEIRO, CIVIL, INTERNACIONAL,DIREITOS HUMANOS, DIREITO EUROPEU, PSICOLOGIA, SOCIOLOGIA, MEDICINA LEGAL, HISTÓRIA E GEOGRAFIA. Lembra mais os concursos atuais para juízes e promotores, onde incluíram as matérias de FILOSOFIA E SOCIOLOGIA.
NA ITÁLIA NÃO TEM CONCURSO INTERNO. PARA SER COMISSÁRIO, SÓ POR CONCURSO PÚBLICO EXTERNO. Lá existe as carreiras de policial e comissário de polícia. Aqui querem a PEC do trem de alegria. Querem reviver os delegados calças curtas. PEC (P.odem E.ntrar C.ambada)
CurtirCurtir
Interessante que todos falam que não precisa de delegado, mas no final sempre dizem que o agente antigo deveria ser delegado no final de carreira. Afinal, o problema é o delegado a forma do ingresso do delegado. Estudar que é bom, ninguém quer.
CurtirCurtir
SOU A FAVOR DA PEC 51 !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
O problema náo é só o Delegado e sim a forma burocrática do inquérito policial. Ora, mas o inquérito é desta forma pois assim defendem os Delegados (querem aproximar a investigação de um processo judicial pois assim ficam mais próximos dos juízes). Conclusão: o problema é os Delegados.
CurtirCurtir