Editora Juspodivm – Lei Orgânica da Polícia Civil de São Paulo comentada pela Dra. Gracieli Sumariva: NOTA 10 PARA CONCURSEIROS 30

Com a qualidade e o melhor custo-benefício do mercado, a editora Juspodivm lançou o estatuto da Polícia Civil de São Paulo comentado pela Drª Gracieli Sumariva . Excelente obra para candidatos a cargos da Polícia Civil de São Paulo e , também , para  interessados no estudo do direito administrativo disciplinar. De inestimável valor para concurseiros. lei_organica_da_policia_civil_sp_210x315

Gracieli Firmino da Silva Sumariva – Mestre em Direito Penal pela PUC/SP. Especialista em Direito Penal pela Escola Paulista da Magistratura. Delegada de Polícia da Polícia Civil de São Paulo. Professora, por concurso, da Academia de Polícia Civil de São Paulo.

gracieli167x212

Um Comentário

  1. http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/125698/Mainardi-v%C3%AA-Brasil-como-terra-de-quadr%C3%BApedes.htm

    MAINARDI VÊ BRASIL COMO TERRA DE QUADRÚPEDES
    :
    Em artigo publicado no jornal italiano Corriere della Sera na edição da última terça-feira 31, o colunista brasileiro Diogo Mainardi faz um resumo do Brasil para os italianos; e para isso, usa uma frase muito conhecida do jornalista Ivan Lessa: “Os brasileiros têm os dois pés no chão… e as duas mãos também”; escritor também prevê a vitória da presidente Dilma Rousseff nas eleições, “apesar de a cúpula do seu partido ter sido presa por corrupção”
    2 DE JANEIRO DE 2014 ÀS 20:58

    247 – O colunista e escritor Diogo Mainardi acredita que o Brasil é uma terra de quadrúpedes. É o que ele diz em um artigo de uma página publicado no jornal Corriere della Sera, o de maior tiragem da Itália, na edição da última terça-feira 31.

    De acordo com nota do colunista Lauro Jardim, da revista Veja, Mainardi, a fim de resumir o Brasil para os italianos, usa em seu texto uma frase muito conhecida do jornalista Ivan Lessa: “Os brasileiros têm os dois pés no chão… e as duas mãos também”.

    Mainardi, que se tornou popular principalmente pelos polêmicos textos que publicava na Veja contra o ex-presidente Lula, parafraseia ainda o escritor Paulo Prado: “numa terra radiosa vive um povo triste”.

    Em seu artigo, Diogo Mainardi prevê também a reeleição da presidente Dilma Rousseff nas eleições de outubro deste ano, “apesar de a cúpula do seu partido ter sido presa por corrupção”, numa referência aos condenados da Ação Penal 470. . .

    Curtir

  2. Fui no site da editora e comprei. Obrigado pela dica.

    Curtir

  3. Esse livro, cuidadosamente elaborado, chega em boa hora, na medida em que poucos são os trabalhos doutrinários relativamente à Lei Orgânica do Polícia Civil de São Paulo.
    Alguns exemplares de presente para a Corregedoria Geral da Polícia Civil seriam uma excelente contribuição para a própria Instituição, pois aqueles que lá estão – e que saibam ler – teriam assim uma ótima oportunidade para repensar sobre sobre os seus atos e atitudes.

    Curtir

  4. A POLICIA ESTA ACABANDO POR CAUSA DESTES CONCURCEIROS, QUE NÃO TEM NADA A VER COM A VOCAÇÃO POLICIAL.

    Curtir

  5. ESSE MAINARDI É INTELIGENTE..MAS SEMPRE FOI PAGA PAU DA REDE GLOBO!
    TRAMPA EM UM PROGRAMA CHAMADO CONEXÃO MANHATAN OU COISA ASSIM, NA TV A CABO DA GLOBO, A NET!
    ELE MORA NA ITÁLIA, POIS TEM DUPLA CIDADANIA E LÁ CONSEGUE CRIAR O FILHO DEFICIENTE COM MAIS QUALIDADE DE VIDA!
    É UM CARA INTELIGENTE….MAS NÃO SEI SE É IMPARCIAL!

    Curtir

  6. – VOU te contar….

    – VOU te contar à respeito da L.O.P……

    a chamada Lei Orgânica da Polícia Civil, data de 1979…

    É arcaica, ultrapassada, e está bem longe do contexto social e jurídico-administrativo da atualidade;

    a LOP nada mais é do que “resquício” do período da Ditadura Militar….
    a LOP traz incutido em seus artigos (vários deles) que cerceiam a liberdade de expressão, cerceiam liberdades trabalhistas, entre outras que ferem a constituição….

    a LOP é de 1979 (período final da Ditadura Militar) e traz no seu contexto essa “marca”….

    a Constituição é de 1988 e a LOP “NÃO” se adaptou a ela, a LOP não se modernizou……

    a própria Corregedoria “passa por cima da LOP”, ou seja, quando a Casa Censora “quer”, ela “rasga a LOP”, rasga a constituição e passa por cima das normas e doutrinas de direito administrativo….

    – o exemplo maior é o ilustre administrador e mantenedor desse sítio eletrônico o “dear Doctor War”….

    NINGUÉM foi mais usurpado e ofendido pelo “mau” uso e aplicação da L.O.P. do que o próprio Dr. Guerra, vítima contumaz da Casa Censora…. ou estou errado…..??????

    a LEI ORGÂNICA DA POLÍCIA CIVIL é mais do que velha, é fruto de um período ditatorial, SEM liberdades, é antiquada e NÃO reflete e NÃO TRADUZ em “nada” as necessidades de todos os Policiais Civis….

    SE tívessemos, no mínimo, uma Lei Orgânica “verdadeiramente social e JUSTA”, talvez a PULIÇA não estaria hoje….

    tão falida e combalida…….

    NÃO é preciso ser “expert” para saber disso….

    Curtir

  7. Aquele que ler este livro com atenção , não vai querer fazer mais nada e preferirá ficar atrás de uma mesa batendo carimbo ou maçanetando.

    Curtir

  8. Gracieli Firmino da Silva Sumariva – Mestre em Direito Penal pela PUC/SP. Especialista em Direito Penal pela Escola Paulista da Magistratura. Delegada de Polícia da Polícia Civil de São Paulo. Professora, por concurso, da Academia de Polícia Civil de São Paulo.

    Com todo respeito, DEMONSTRAMOS O QUANTO VOSSA SENHORIA É EQUIVOCADA, A LEI ORGÂNICA – LEI COMPLEMENTAR Nº 207 DE 05 DE AJANEIRO DE 1.979; ALTERADA PELA LEI COMPLEMENTAR Nº 922 / 02 ; É TOTALMENTE IMPRETÁVEL, CONTÉMA VÍCIOS INSANÁVEIS DE NULIDADE ABSOLUTA QUE AFRONTAM A NORMA GERAL;

    UM DOS EXEMPLOS:

    ESTAS IMPRESTÁVEIS LEIS FORAM CRIADAS PARA PREJUDICAR A CLASSE MENOS FAVORECIDA DE POLICIAIS

    PROTEGENDO OUTROS – OU SEAJAM: IGUAIS, MAIS IGUAIS, E SUPER IGUAIS;

    SE FOR PARA TER VALIDADE EM PRINCÍPIO TERIA QUE MANDAR DEMITIR À BEM DO SERVIÇO PÚBLICO TODO PESSOAL QUE PERTENCEU À DITADURA MILITAR E AO DEOPS – DEPARTAMENTO ESTADUAL DE ORDEM POLÍTICA E SOCIAL – QUE COMETERAM CRIMES LESA HUMANIDADE, LESA PÁTRIA, CRIMES DE TORTURA, IMPRESCRITÍVEIS, INAFIANÇAVEIS, FIZERAM MILHARES DE VÍTIMAS PARTICULARES QUE SOFREM ATÉ HOJE

    O BRASIL FORA CONDENADO NO FORUM INTERNACIONAL POR TAIS CRIMES

    QUE SÃO TOTALMENTE IMPRESCRITÍVEIS;

    GOSTARIA QUE A SENHOURA COMENTASSE SE TIVER CORAGEM

    ESSES CANALHAS SE APOSENTAM EM ALTOS CARGOS E ELEVADÍSSIMOS SALÁRIOS

    Curtir

  9. Pingback: Editora Juspodivm – Lei Orgânica da...

  10. Pingback: Editora Juspodivm – Lei Orgânica da Polícia Civil de São Paulo comentada pela Dra. Gracieli Sumariva: NOTA 10 PARA CONCURSEIROS | EVS NOTÍCIAS.

  11. ACHO QUE VOU VENDER FRUTAS E LEGUMES AQUI NESTE SITE SO VE LIVRO E COISA DE DELEGADO PARA VENDER

    Curtir

  12. ESCRIBA 2014 disse:
    03/01/2014 às 13:36
    caí na malha fina da moderação….

    ———————————————————————-

    Logo, logo vc acostuma, como eu me acostumei, a não ver se quer a frase: “seu comentário está aguardando moderação”; e, depois de alguas horas, VIRAVA POST. A notícia por mim postada. Mas vamos pensar positivo: a notícia foi de alguma forma divulgada, para amplas postagens das opiniões dos flitadores que acompanham este espaço.

    Curtir

  13. É cada uma que me aparece.
    Um zé ruela anônimo se achando mais esperto que a escritora que escreveu e publicou um livro e que ele não leu. A Lei Orgânica pode ser velha, arcaica, injusta, etc. mas se o sapiente zé ruela não percebeu, o livro não foi escrito para defendê-la. É material de estudo para quem presta concurso publico.

    Curtir

  14. mas uma lei de 1979 seria integralmente legal, de acordo com as outras leis modernas? Será?

    Curtir

  15. PARABÉNS a ilustríssima Doutora Gracieli Firmino da Silva Sumariva, que tanto nos orgulha como policiais. Isso só mostra o quanto essa Instituição é rica de pessoas talentosas. PARABÉNS.

    Curtir

  16. Somos todos “Zé ruelas”…..?????

    a “crítica” é em relação à Lei…
    a “crítica” NÃO é em relação ao Livro publicado
    (cada um escreve o livro que quiser, escrever livros, qualquer um escreve)

    Vejo as “críticas” em relação à LEI e não ao Livro em si…. destinado à concurseiros….

    – a velha e arcaica LOP que NÃO atende aos anseios de uma “polícia moderna”
    (se é que se pretende atingirmos uma Polícia Moderna);

    – ademais, qualquer “concurseiro” que estude com afinco Direito Constitucional ou Direito Administrativo
    (matérias próprias requisitadas em concursos da PC); qualquer concurseiro “confrontando” a denominada LOP verá que está “ultrapassada” na ordem democrática e constitucional, já se torno “ponto fora da curva”;

    – Por fim, se vê todos os dias a Corregedoria “rasgando” e “pisando em cima” da LOP, da Constituição e do mais essencial do Direito Administrativo…., quando se “quer”, as Leis “NADA VALEM” ou “NÃO levam à nada….”;

    COMO se falar de uma “Lei Orgânica” que – de longe – NÃO atende aos anseios, as expectativas, às necessidades dos Policiais…..?????

    (nada conta o livro ou sua digna autora), mas

    MAS…… para quem já é bem “calejado” nesta Puliça,

    SEI bem uma coisa…..,
    Eu, e muitos outros policiais civis, muitos outros policiais “zé ruelas” já fomos duramente “injustiçados” por essa Lei Orgânica……

    Curtir

  17. Caros amigos, a lei orgânica da polícia civil já está muito ultrapassada. Aliás tem muita coisa ultrapassada no Brasil. Personagens como a doutora e professora Gracieli, deveriam estar focados numa nova lei orgânica que esteja de acordo com a própria constituição em vigor, pelo menos. A LOP é do tempo da ditadura, ditadura esta que só existe dentro da polícia brasileira. A própria polícia federal está aguardando uma nova lei orgânica desde 2009. Curiosidade: a polícia de Portugal tem sua lei orgânica datada de 2007 (Lei_53-2007).

    Curtir

  18. Não é só a Lei Organica da Polícia Civil que está ultrapassada, é a sua estrutura, a forma de trabalhar, o modo de distribuição do efetivo, o programa de RDO, as idéias dos que mandam….ah….faltou o SALÁRIOOOOOOOO!!!!!!!!

    Curtir

  19. Enquanto os delegados lançam livros tirando foto sorridentes e fazem festas na associação, os operacionais dobram plantão na delegacia e na padaria do bairro fazendo bico.
    Mas o que mais tem é puxa saco de delegado,não sei o que ganharam com isso até agora,só fumo dos grandes e ainda ficam pagando de bonzão.

    Curtir

  20. Conhecer a LOP é importante para desqualificá-la, ridicularizá-la. Mais importante: conhecer a LOP e sua aplicação pelas autoridades são essenciais para sabermos que o máximo que podemos fazer na nossa profissão é feijão com arroz de hospital. Mas, coitada da LOP, ela é só uma engrenagem do mecanismo decadente que transforma o policial civil em uma capitis diminutio no seio da sociedade.

    Curtir

  21. Quanto ao Diogo Mainardi, acrescento um fato notório vivenciado cotidianamente: brasileiro é o tipo de etnia (porque ser brasileiro é tão peculiar que já se pode considera-lo como uma etnia), que prefere ganhar 2000 reais roubando do que 5000 honestamente

    Curtir

  22. A LEI ORGANICA DEVE SER MUDADA É TOTALMENTE INCONSTITUCIONAL JA FERINDO LOGO DE CARA O PRINCIPIO DA TAXATIVIDADE DIGA-SE LEGALIDADE , IMORALIDADE, PROPORCIONALIDADE, IMPESSOALIDADE, MORALIDADE, RAZOABILIDADE, NÃO HÁ SIMETRIA COM A CFB

    Curtir

  23. Não basta comprar, tem que ler, entender o que se leu e aplicar na caminhada da vida profissional, para exigir os direitos tem que cumprir os deveres.

    Curtir

Os comentários estão desativados.