30/10/2013 12h15 – Atualizado em 30/10/2013 12h44
Tenente-coronel flagrado ao furar blitz no ES é afastado, diz governo
Militar depôs ao MP-ES e disse que foi humilhado durante abordagem.
Vídeo mostra militar saindo de bloqueio, que teve ocorrência cancelada.
André Falcão, Juirana Nobres e Mário BonellaDo G1 ES, com informações da TV Gazeta

O tenente-coronel da Polícia Militar que tentou furar uma blitz da Lei Seca, em Vitória, foi afastado do cargo de assessor jurídico pelo comando da corporação, no final da manhã desta quarta-feira (30), segundo a Secretaria de Segurança Pública do Espírito Santo (Sesp). Dependendo do resultado das investigações, José Dirceu Pereira pode ser expulso da PM. O G1 teve acesso ao depoimento que o militar prestou ao Ministério Público do estado (MP-ES). Ele alega que foi humilhado pelos soldados durante a ação. Imagens da blitz foram registradas por um soldado e as gravações da central da polícia mostram uma ordem para cancelar a ocorrência.
O caso aconteceu no dia 13 de outubro, na Avenida Nossa Senhora da Penha. Segundo os policiais, o militar saía do estacionamento de uma boate e foi abordado. Ao ser parado, o vídeo mostra o tenente-coronel questionando: “Você sabe que eu sou coronel da polícia, né? Vocês querem me ferrar?”, diz. Os soldados suspeitaram que o motorista estivesse embriagado e solicitaram a documentação, que foi negada. No áudio do Centro Integrado Operacional de Defesa Social (Ciodes), os diálogos apontam que o tenente-coronel deixou o local da blitz e uma ocorrência feita contra ele acabou sendo cancelada por determinação de um major da PM.
tenente-coronel
Depoimento
Dois dias depois do ocorrido, no dia 15 de outubro, o tenente-coronel José Dirceu prestou depoimento ao MP-ES. Ele relatou que os policiais “não pediram a documentação, foram truculentos e mal educados”. Em um dos trechos, o tenente-coronel conta a sua versão. “Tá feliz agora né sargento! Já me humilhou na frente dos recrutas, obrigado por ter me sacaneado bastante. Peguei minha carteira, dei ré no carro e fui embora”, relatou ao MP.
José Dirceu diz, no depoimento, que um amigo acompanhou a fiscalização, de um outro carro que também saiu do estacionamento da boate. Segundo o documento, este amigo relatou que os policiais não foram truculentos. A testemunha depôs à Polícia Civil e não citou, em nenhum momento, agressividade dos policiais.
Contradição
O tenente-coronel informou que os policiais não pediram que ele apresentasse a documentação. “Em nenhum momento o graduado pediu minha carteira de habilitação ou documento do veículo. Em nenhum momento pediu para que eu me submetesse a exame etílico”, relatou em depoimento ao Ministério Público. Mas as imagens mostram que o sargento que abordou Dirceu na blitz pediu que ele apresente os documentos.
Em depoimento, militar disse que foi humilhado na frente de recrutas no Espírito Santo. (Foto: Reprodução/TV Gazeta)MP-ES
O procurador do MP-ES Sócrates de Souza informou que a Corregedoria da Polícia Militar deveria ter sido acionada e que o tenente-coronel agiu errado. “A sensação que fica é de que ele está acima da lei e exerce a hierarquia sobre seus subordinados. O MP entende que a corregedoria deveria ser acionada. O comandante do batalhão deve prestar esclarecimentos sobre o cancelamento da ocorrência. Se fosse o inverso, o soldado estaria preso. Isso mancha a imagem da instituição”, disse.
Delegacia de trânsito
O delegado de trânsito Fabiano Contarato analisou a situação e disse que o militar pode responder por três crimes. “Houve o crime de resistência, pois ele se opôs a um ato legal que era a blitz, por crime de desacato, já que é possível ocorrer crime de desacato entre funcionários públicos mesmo se o desacatado foi inferior hierárquico, e ainda o crime de denunciação caluniosa, pois o tenente foi até a auditoria da Polícia Militar para denunciar os policiais que o abordaram sabendo que eram inocentes”, falou.
Corregedoria da PM
O chefe da corregedoria da PM, o coronel Celante, informou que foi instaurado um inquérito policial para apurar os fatos. “Há vários relatos e vamos juntar todos para saber o que aconteceu. Quanto ao cancelamento, garantimos que tudo será investigado. Não sei em que circunstâncias ela foi cancelada e por ordem de quem. Com a conclusão, o documento é repassado ao MP, que vai verificar as provas e ver se há caso de indiciamento. Se for comprovado, os envolvidos podem responder por crime de natureza militar ou comum”, comentou.
Desde qdo coronel ou outro posto de meganha e policia? Tao de brincadeira… Milico não e nem numca sera policia. Sempre sera militar.
CurtirCurtir
EXECUTAR O MENINO
MARIO KOSEL FILHO É O QUE PRESIDENTA ???
http://www.brasil247.com/pt/247/sp247/119264/Dilma-Viol%C3%AAncia-dos-mascarados-n%C3%A3o-%C3%A9-democr%C3%A1tica.htm
E . . .
http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/119252/PML-explica%C3%A7%C3%A3o-de-Rodrigo-de-Grandis-%C3%A9-bisonha.htm
CurtirCurtir
Polícia Federal,rodoviaria,civil ou MILITAR é POLÍCIA.Voce não sabe o que esta falando.
CurtirCurtir
Sou Policial,,e tenho muitos amigos na P.militar e na P. civil, considero todos meus companheiros
CurtirCurtir
São todos POLICIAIS !!!
CurtirCurtir
O cara sai da boate, e quer sapatear razão sobre quem está trabalhando? Sorte que o sargento procurou orientações superiores, agora esses superiores (major amigo de turma) é que se responsabilize pela má orientação. Os Oficiais da PM precisam aprender que não são intocáveis e responsabilizados. Por isso é que deve-se por fim ao militarismo na PM. A PM está obsoleta nos moldes do Estado de Exceção (Estado Ditatorial – Golpe de 1964 à 1988).
CurtirCurtir
Militar e policia são antônimos , não tem como ser militar e policia ao mesmo tempo….Em nenhum lugar do mundo policia é militar!A aberração que acontece aqui é que ora são militar ora são policia,..
CurtirCurtir
É, então precisa acabar com a PE, polícia das Forças Armadas.
CurtirCurtir
Se o pudim achou que os subordinados foram desrespeitosos, porque não tomou providências no ato da suposta abordagem? É manganão!!, não queria ver a situação azulando mais ainda pro teu lado.
CurtirCurtir
No meu leigo parecer, todos os citados são policiais SIM!!!! Não sei o que ocorre na mega capixaba, aqui existe muito coronel, major, ten-cel que são odiados pela tropa, talvez seja por isso esse bafafá todo. Agora colegas, não sejamos hipócritas, quem nunca carteirou num bloqueio??? quem nunca foi beneficiado pelo simples fato de ser policial, independente da corporação??? Prá mim, se identificou como polícia, é funcional na mão e vai com Deus!!!! Sou abordado ocasionamente pela mike e NUNCA criaram problemas comigo, é funcional na mão e no máximo trabalha em qual DP, e só!!! Jamais serei eu a prejudicar qualquer um, independente da polícia que ele seja, já temos as nossas corregedorias , muitas vezes injusta, para fazer esse papel. Fui!!!
CurtirCurtir
Na França e Na Italia a policia também é militar.
CurtirCurtir
Parabéns ao Sr Conde Guerra ao dar destaque a esta reportagem que mostra a grandeza da PM em relação a qq outra instituição, pois como se vê o bloqueio era da PM e mesmo um outro PM, de alta patente diga-se de passagem, tentando passar batido, não teve moleza. Desafio qq um desta comunidade a relatar UM SÓ caso onde investigadores em operação barraram um Delegado e embaçaram a dele. JAMAIS isso vai acontecer, se estiverem num bloqueio e o cara mostrar a carteira e falar sou Delegado, fazem até um boquete pra ele, ou tô mentindo?
CurtirCurtir
Sem contar ainda quando as Ciretrans eram comandadas pela PC e nenhum tira pagava multas, além de liberar facilmente carros
CurtirCurtir
Confira o comentário no artigo do “como funcionam as coisas” do uol em http://pessoas.hsw.uol.com.br/policia-militar-ou-civil.htm
Interessante como tentam explicar as polícias brasileiras
CurtirCurtir
sadam disse:
30/10/2013 ÀS 17:06
Desde qdo coronel ou outro posto de meganha e policia? Tao de brincadeira… Milico não e nem numca sera policia. Sempre sera militar
a melhor resposta para vc é te ignorar ta, parabéns pelo seu emocionante comentário, babaca e vacilão.
CurtirCurtir
“Escrivã dá “tapa na cara” de Policial Militar”
Cenas repudiáveis de uma agente pública desrespeitando e pondo em risco a vida de colegas policiais. Uma vergonha para quem carrega o título de policial. Felizmente o PM teve paciência e moderação. Merece ser punida com o máximo rigor.
http://abordagempolicial.com/2013/10/escriva-da-tapa-na-cara-de-policial-militar/?doing_wp_cron=1383184984.8505110740661621093750#.UnG6ZPmkqxU
fonte: abordagem policial
Profissionais desqualificados existem em todo lugar!!!! Vergonha nos dois casos!!!!!!
CurtirCurtir
É inacreditável o que faz a lavagem cerebral dentro dos quartéis.
A milicada parece os tucanos, criam versões e teorias para justificar tudo
Até o Kassab, que dizem amar um PM fardado, já está copiando o Picolé de Xuxú, dizendo que foi ele quem começou a punir os corruptos da Prefeitura e quer apurações rigorosas.
Quer dizer que o Temente Coromé sai manguaçado de uma boate, dirigindo seu carrão, é parado por um meganha que NÃO SABIA que ele era oficial, dá um esculacho no praça, que estava filmando a situação por acaso, e a gloriosa instituição retrograda, inútil e onerosa aos cofres públicos, está de parabéns pelo exemplo dado à sociedade ?
Olha, depois dessa, qualquer dia vão pegar um soldado dando a bunda para um Oficial e vai aparecer coxinha aqui dizendo que nenhum dos dois é viado, só estavam provando que na PM se respeita a hierarquia, doa a quem doer e que o amor à farda está acima de tudo.
Marcelinho Pesseghini, a cada dia eu te entendo mais !
CurtirCurtir
Pingback: Dr. COROMÉ PM – Exemplo da “grande honestidade” dos oficiais das políciais militares: SÚCIA ESTRELADA ! | EVS NOTÍCIAS.
O cargo e/ou funções de quem quer que seja, não podem, lógico, serem invocados em busca de benefícios; mas, por outro lado, não podem também, por si só, gerar-lhe malefícios.
O vídeo foi editado, evidentemente. No entanto, o pouco que foi mostrado indica que, de fato, o sargento, sabendo-se filmado, quis desnecessariamente se sobrepor ao coronel, pretendendo realmente mostrar uma “autoridade” superior à que ali, naquelas condições, lhe é conferida.
E o coronel, por sua vez, não soube se sair bem do episódio; despreparado, preferiu identificar-se logo de entrada como oficial, ao invés de, primeiro, ter provado que estava em situação regular como cidadão e motorista. Aliás, acredito até que se não tivesse havido a prematura identificação do motorista como oficial, não teria grosseria do sargento nem filmagem dos acontecimentos.
Agiram mal, então, o sargento e o coronel e, ao meu ver, ambos devem ser administrativamente punidos.
Quanto ao promotor, procurador, delegado, ou quem quer que seja que concedeu entrevistas, dizer que vislumbra na conduta do coronel crimes de resistência, desacato e denunciação caluniosa, na conduta, deveria antes, em sua própria conduta, vislumbrar o “crime de burrice”, cuja pena, nesses casos, deveria ser agravada.
,
CurtirCurtir
Prá ver como a PM não é corporativista, filmam desde Escrivã manguaçada até Coronel ditador.
CurtirCurtir
Sadam vai ler mais, procure saber o que a constituição diz sobre segurança pública, quando ocorre um crime todo mundo lembra do 190 (PM). Se deve estar de brincadeiraaaaaaaaaaaaaa………….
CurtirCurtir
INTÉ ONDE EU SEI, BOLSO É COM “S” E CÂMARA É DE AR E NÃO DE TIRAR FOTOGRAFIA KKKKK
NÃO PASSAVA NO MEU CONCURSO….
CurtirCurtir
Um soldado da PM paulista recebe em média 2.500, 00 a 3.000,00.
Pelo menos metade do efetivo de soldados é formado em algum curso superior;
Se ele sair da PM, seu curso é reconhecido pelo MEC. Ele pode dar aulas, exercer sua disciplina, pode prestar assessoria, uma série de atividades legais e embasadas no seu diploma de curso superior.
Um coronel da PM paulista ganha em média 18.000,00.
Ele é considerado, pela sua formação exclusivamente na pm, doutor. Isso aí. Ele é doutor. Doutor em que mesmo? Um delegado, que tem salário médio de 7.000,00 é formado em direito e se sair da polícia pode advogar, dar aulas, prestar assessoria, uma série de atividades segundo a sua disciplina.
Se um coronel sair da PM, vai fazer o que da vida? Seu doutorado é reconhecido pelo MEC? Existe alguma disciplina que sirva para alguma coisa fora da PM? (nem dentro).
Por isso, meus caros, nunca um coronel vai se opor ao governo. por isso vemos delegados lutando pelos seus policiais pois sabem que se melhorar pra eles, melhora pra si. Já um coronel, com salário de 20.000,00 e mais a garantia de um cargo comissionado numa prefeitura ou sub prefeitura ou secretaria… Esse nunca vai defender você. Mas tem muito pracinha engraxando botas de oficiais esperando as migalhas que caem da sua mesa.
Autor do texto: Marco Ferreira. Não appmaresp, e sim Marco Ferreira. Entenderam?
CurtirCurtir
VAMOS À LUTA ! ! ! SENHORES(AS) AGENTES DE TELECOMUNICAÇÕES DA NOSSA POLÍCIA CIVIL ! ! !
NÃO VAMOS NOS CURVAR, DIANTE DOS OUTROS; LUTAREMOS ATÉ O FIM !
NÍVEL SUPERIOR JÁ ! NOSSA CARREIRA É TÉCNICA ! PODEMOS TRABALHAR EM VÁRIAS FUNÇÕES ! ! !
QUEM GOSTA, TRABALHA NA RUA (JUNTO COM OS INVESTIGADORES); QUEM TRABALHA NOS PLANTÕES ESTÁ AO LADO DO ESCRIVÃO;
ATENDEMOS AS DETERMINAÇÕES DOS DELEGADOS DE POLÍCIA ! PARA VÁRIAS ATIVIDADES! NÃO PODEMOS FICAR PARA TRAZ ! ! !
VAMOS SOLICITAR…PEDIR ! ! ! NÍVEL SUPERIOR ! JÁ !
NÃO É A CARREIRA QUE FAZ O HOMEM, MAS SIM O HOMEM QUE É POLICIAL ! ! !
ENTREM NO SITE DO SINDICATO E LEIAM !
ABRAÇOS
CurtirCurtir
SEM INVESTIMENTOS PESADOS, NUNCA SERÁ ! VENDAS DE FUMAÇAS E EXUGAMENTOS DE GELOS NÃO RESOLVERÃO OS GRAVES PROBLEMAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE ASSOLA O BRASIL INTEIRO. PRINCIPALMENTE O GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO TEM ESSA MANIA DE PROPAGAR QUE QUEREM COMBATER OS CRIMES, MAS NÃO FALAM QUE OS SEUS POLICIAIS GANHAM SALÁRIOS DE FOME. ACHO QUE NÃO QUEREM COMBATER OS CRIMES E SIM ENGANAR OS ELEITORES EM VÉSPERAS DE ELEIÇÕES. ENQUANTO ISSO TODOS NÓS CONTINUAMOS SEPULTANDO NOSSOS ENTES QUERIDOS E AMIGOS.
QUALQUER POLÍTICO QUE SE DIZ PREOCUPADO COM OS PROBLEMAS DE SEGURANÇA PÚBLICA QUE NÃO FALA EM GRANDES INVESTIMENTOS, PRINCIPALMENTE NOS PROFISSIONAIS, ESTÃO APENAS COM FALSIDADES PARA SER REELEITO NOVAMENTE. NÃO HÁ MEIO DE COMBATER A CRIMINALIDADE SEM GASTAR MUITO DINHEIRO, EU DIRIA INVESTIR, MAS NOSSOS POLÍTICOS SÃO RETRÓGRADOS E ACREDITAM QUE ESTÃO GASTANDO AO INVÉS DE INVESTINDO.
TODOS ESFORÇOS, PRINCIPALMENTE DAS POLÍCIAS CIVIL E FEDERAL QUE PLEITEIAM MELHORIAS NAS POLICIAIS, , NÃO TIVERAM BONS RESULTADOS, POIS OS GOVERNANTES E OS LEGISLADORES NÃO ENTENDEM QUE É PRECISO DESTINAR VERBAS ADEQUADAS PARA O COMBATE A CRIMINALIDADE, ELES VIVEM MAQUIANDO E PROTELANDO AS AÇÕES COMO SE TUDO SE RESOLVESSE A QUALQUER MOMENTO NUM PASSO DE MÁGICAS, MAS AS COISAS ESTÃO PIORANDO E JÁ INSUSTENTÁVEL EM MUITOS ESTADOS E O TRAFICO DE DROGAS SE PROPAGA COMO LABAREDAS VEROZES Á CAMINHO DE OUTROS ESTADOS E ATÉ NOS PAÍSES VIZINHOS.
A SITUAÇÃO NO BRASIL HOJE, EU DIRIA QUE É DE GUERRA, MESMO QUE HÁ A FALSA APARÊNCIA DE TRANQUILIDADE EM ALGUMAS REGIÕES, MAS A REAL SITUAÇÃO É QUE OS TRAFICANTES ESTÃO INSTALADOS EM TODAS CIDADES E ATÉ NAS PEQUENAS CIDADES, PIOR, COM O CONHECIMENTO E ATÉ DE CERTA FORMA COM A CONIVÊNCIA DAS AUTORIDADES MUNICIPAIS. NINGUÉM QUE FALAR NO ASSUNTO PORQUE TEM MEDO, MAS A PROPAGAÇÃO DO TRAFICO DE ENTORPECENTES E PODER PARALELO É CADA DIA MAIS REAL EM TODAS AS CIDADES DO ESTADO DE SÃO PAULO.
FALAR EM INVESTIMENTOS BASEADOS NOS VALORES ANTERIORES É UMA TREMENDA BOBAGEM E ENGANAÇÃO, NA VERDADE OS INVESTIMENTOS NA ÁREA DE SEGURANÇA PÚBLICA É PRIORITÁRIO , ATÉ MAIS DA ÁREA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO, POIS SEM SEGURANÇA PÚBLICA NADA FLUIRÁ , NADA PODE FUNCIONAR BEM, NEM MESMO O COMÉRCIO E INDÚSTRIA, QUIÇA O SISTEMA FINANCEIRO.
CurtirCurtir
CAROS DEPUTADOS ESTADUAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO
VENHO PEDIR A VOSSA EXCELÊNCIA, PARA QUE SEJA APROVADO O PROJETO DE LEI COMPLEMENTAR DE NÚMERO 47/13.
OS AGENTES DE TELECOMUNICAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO ESTÃO SENDO DISCRIMINADOS DENTRO DA INSTITUIÇÃO POLICIAL, POR NÃO TEREM O NÍVEL DE ESCOLARIDADE ALTERADO PARA O SUPERIOR. TRABALHAMOS MUITO PELA POPULAÇÃO.
NECESSITAMOS DE SUA AJUDA. NOSSO SINDICATO, É O SINTELPOL.
ESTAMOS DISPOSTOS A DAR-LHES MAIORES INFORMAÇÕES.
ATENCIOSAMENTE
AGENTES DE TELECOMUNICAÇÕES DA POLÍCIA CIVIL DE SÃO PAULO
.
CurtirCurtir