95% desaprovam ‘black blocs’, diz Datafolha
27 Out 2013
Para 76%, protestos foram mais violentos do que deveriam; 42% acham que PM se excedeu
Pesquisa ouviu 690 pessoas na sexta-feira, mesmo dia em que mascarados agrediram coronel durante ato
FOLHA DE SÃO PAULO
Nada menos do que 95% dos paulistanos desaprovam a atuação dos chamados “black blocs” –manifestantes que praticam o confronto com as forças policiais e a destruição de agências bancárias, lojas e prédios públicos como forma de protesto.
É o que mostra pesquisa Datafolha feita na sexta-feira com 690 pessoas. A margem de erro máxima da amostra é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.
Na mesma sexta-feira, durante manifestação promovida pelo Movimento Passe Livre no centro de São Paulo, “black blocs” agrediram o coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi –a arma dele também desapareceu.
A ação dos vândalos incluiu a destruição de caixas eletrônicos, ônibus e de cinco cabines de venda de bilhete único, além de pichações.
Quanto maior a faixa etária, maior a reprovação aos métodos dos “black blocs”.
Assim, se 87% dos jovens de 16 a 24 anos os desaprovam, entre os mais velhos (60 anos e mais) o índice atinge virtualmente a totalidade dos entrevistados (98%).
Quando se pergunta se as manifestações foram mais violentas do que deveriam ser, violentas na medida certa ou menos violentas do que deveriam ser, três quartos (76%) dos paulistanos cravam a primeira alternativa: mais violentas do que deveriam ser.
Apenas 15% julgam que os manifestantes foram violentos na medida certa e 6%, menos violentos do que deveriam ser.
O Datafolha pediu aos entrevistados que avaliassem a atuação da PM segundo os mesmos critérios. Para 42%, a polícia se excedeu. Mas 42% consideram o grau de violência adequado e 13% dizem que a polícia foi menos violenta do que deveria.
APOIO EM QUEDA
O resultado é que o apoio dos entrevistados às manifestações de rua em São Paulo desabou.
No final de junho, 89% eram favoráveis aos protestos. Em setembro, o índice já caíra para 74%. Nesta semana, são 66% os apoiadores.
Do outro lado, a taxa dos que são contrários às manifestações quase quadruplicou. Eram 8% em julho, 21% em setembro e, agora, 31%.
Apesar de focalizarem causas “dos oprimidos”, como a melhoria do transporte público, as manifestações têm conseguido taxas mais altas de apoio entre os mais ricos –80% entre os que possuem renda familiar mensal de mais de cinco a dez salários mínimos e 80% dos paulistanos com renda maior do que 10 salários mínimos.
Contra os protestos disseram-se 18% dos mais ricos.
Entre os mais pobres, com renda até dois salários mínimos, a taxa de apoio aos protestos é de 54%, 26 pontos percentuais a menos do que entre os mais ricos.
Contra os protestos disseram-se 42% dos mais pobres, 24 pontos percentuais a mais do que o índice observado na parcela rica.


Não é certo apoiar esses bandidos travestidos de manifestantes democráticos. Do mesmo jeito que causa revolta ver um coronel da pm ser surrado por bandidos, seria absurdo ver um delegado, um investigador, ou um cidadão comum, ser surrado por não concordar com essa “tal/” causa.Enfim, não apoio esses black blocks, e sou favorável a um esforço conjunto das polícias de São Paulo, para erradicar essa célula anarquista que visa somente a promoção da baderna e o enfraquecimento das instituições democráticas!
CurtirCurtir
Quanta merda esse Flitparalisante deve ser um ganço só pode!
CurtirCurtir
Sd descontente e Gregory
Ninguém está apoiando esses black blocs , muito menos aplaudindo as covardes agressões sofridas pelo coronel.
Contudo , historicamente a PM sempre interveio em praticamente todas as manifestações populares e de trabalhadores na base da porrada.
E há muitas provas a respeito , sempre infiltrou os tais agentes provocadores no meio dos manifestantes com o fim de desacreditar movimentos legítimos .
É claro que causa revolta ver um coronel apanhar , a mesma revolta que sentimos quando – semanas atrás – vimos três ou quatro PMs espancado uma moça e o namorado.
Como na velha canção: É a volta do cipó de aroeira no lombo de quem mandou dar …
CurtirCurtir
E mais , não esquenta que o coronel – além de passar para a história como herói – logo receberá condecorações e , quem sabe , daqui uns meses o COMANDO GERAL DA PM.
Soldados apanham todos os dias, ganham o quê ?
CurtirCurtir
SD descontente disse:
27/10/2013 às 19:18
Quanta merda esse Flitparalisante deve ser um ganço só pode!
Vai fazer um curso primário, GANÇÇÇÇO analfa!!!
Você não passa para ajudante geral se houver concurso para tal…
CurtirCurtir
ESSES TERRORISTAS DE MERDA SE CRIARAM COM APOIO DA TAL “OPINIÃO PÚBLICA”, QUER VER AGORA SEGURAREM ESSA HORDA.
CurtirCurtir
PRÁ QUE QUE SERVE UMA ARMA MESMO?
CurtirCurtir
Quando há manifestação onde está a Policia civil? eu sei escondidos dentro de uma delegacia, tanto faz ser a Policia Militar ou Policia Civil, se há a necessidade de restabelecer a ordem como isso deve ser feito? com florzinha? não tem que ser na base da borracha, em qualquer lugar do mundo é assim, estamos cansados de ver Policia de outros países reprimindo manifestação na base da borracha, esses mijões que ficam escondidos dentro de uma repartição ficam agora metendo o pau na PM, como dizia Afanázio Jazadi, “NÃO QUER VIRAR NOTÍCIA, NÃO DE MOTIVO PARA POLÍCIA”, esses playboyzinhos que agrediram o Coronel devam de serem presos, parabéns Polícia Militar.
CurtirCurtir
Cidadão de bem com raciocínio ruim
A polícia militar é que tem a obrigação de intervir nas desordens. É uma pequena obrigação constitucional. O grande problema é que arrotam por aí que a polícia civil é ineficiente porque esclarece menos de 10% dos casos. Ineficiente é, infelizmente a nossa não tão gloriosa assim: não cumpre com seu papel constitucional (pois policiamento preventivo em São Paulo, por exemplo, é uma grande piada. Vc passa horas rodando pelas ruas e não vê uma vtr da pm). Vive de bicos, operações delegadas, etc. etc. etc. MAS não cumpre com o que deveria. E AINDA SE VÊ NO DIREITO DE AGREDIR PESSOAS HONESTAS. Basta fazer uma pesquisa por qualquer bairro fora do centro: há medo da pm. Medo de apanhar injustamente. Medo de ter drogas intrujadas. Medo de se morrer baleado por algum pm irresponsável. É isso. Claro que há pessoas boas no meio dos uniformizados. Mas, infelizmente, os maus se sobrepõe. O correto seria a imediata extinção da pm e um reciclamento completo para praças e oficiais. Chega a ser ridículo a pm paulista ter uma unidade de polícia comunitária. Organismo policial que tem unidades como o Choque ou a Rota não poderiam nem pensar em policiamento comunitário. É contraditório. Portanto, cidadão que se diz de bem, mas que parece um pm disfarçado (como é prática da pm… Inteligência para eles é infiltração!). Nada tenho contra a instituição. Mas é intolerável alguns que se acham competentes o suficiente para resolver qualquer problema ao arrepio da lei! Muitos que assim pensavam, em épocas politicamente propícias, amargaram longos anos de cadeia, após passar o período propício!
CurtirCurtir
Cidadão de bem,
Se a Polícia Civil fosse convocada para restabelecer a ordem tenha certeza que faria melhor do que a PM.
CurtirCurtir
kkkkkkkkkkkkkkk Besta sou eu que perco meu tempo lendo isso!
CurtirCurtir
CNH sem propina. disse:
27/10/2013 às 20:40
kkkkkkkkkkkkkkk Besta sou eu que perco meu tempo lendo isso!
Aprendeu a ler?
Será mesmo?
Milagres acontecem!!
CurtirCurtir
AS DUAS OCORRÊNCIAS SÃO DE TOTAL DESRESPEITO AO SER HUMANO,
1º- A IMAGEM DO PM SURRANDO A MOÇA QUE FICOU CONHECIDO ATRAVÉS DO FLIT COMO A DANÇA DOS BUGIOS, FATO QUE SE DEU NOS INÍCIOS DAS MANIFESTAÇÕES E QUE TAMBÉM A MESMA PM CEGOU UM REPÓRTER, É UM ATO DE COVARDIA, DESPREPARO, RAIVA DE OUTRO SER HUMANO…
2º- A IMAGEM SURRANDO UM AGENTE PÚBLICO (CORONEL) QUE ESTAVA APENAS TRABALHANDO DE MANEIRA OPOSTA A QUAL A PM ESTÁ ACOSTUMADA A AGIR, É INACEITÁVEL E OS RESPONSÁVEIS DEVEM PAGAR POR ISSO, DESDE QUE AQUELE QUE SURROU A MOÇA TAMBÉM PAGUE.
CurtirCurtir
Ei Dr. Essa canção é forte. Ela é atemporal. Regula as ações humanas.
CurtirCurtir
Se tem alguém aqui a favor desses lixos maloqueiros, já que eles gostam de quebrar tudo por justiça, por que não vão na casa dos bandidos, nas biqueiras, nos desmanches, quebrar tudo alí???? Dalí é que sai a droga que vicia teu filho, é dalí que sai o bandido prá te assaltar e te matar, é alí nos desmanches que vai parar teu carro ou tua moto prá serem vendidos aos pedaços….agora quebrar onibus, terminais de carga de VT , orelhoes (isso sim fará falta a própria população), depredar viaturas como em São Roque, a vtr do 3DP na Rio Branco…aí é fácil né, a polícia não pode reagir! Deixem continuar assim, logo estão quebrando vtr da mega na rua quando os mike estão em dois, as nossas viaturas também, logo estão invadindo a delegacia prá quebrar tudo, e assim vai. Isso ainda vai dar merda, na hora em que acuarem algum polícia e ele meter bala, aí quero ver!!!! Tem muitos policiais com o psicológico um tanto que abalado devido à escalas absurdas, tensão do serviço na rua, dívidas, problemas familiares….aí mexem com um desse, já viu né…….!!!! Fui!
CurtirCurtir
Essa palhaçada só terminará quando um ou mais black levar na jaca,tá faltando isso.
CurtirCurtir
As manifestações e as repressões à estas procuram naturalmente seu ponto de equilíbrio, seu nível natural, portanto por que se espantar com excessos dos dois lados que se negam a dialogar?
Os black blocs querem anarquia, bagunçar, quebrar e arruaçar e do outro lado temos uma Polícia Militar treinada para ter o cidadão, que lhe sustenta, como inimigo, o resultado não poderia ser diferente com viaturas queimadas, manifestantes cegados e pms apanhando que nem gente grande durante esses episódios.
Enquanto não houver uma pauta de diálogo demonstrando claramente o que querem esses manifestantes(se é que querem alguma coisa) e por outro lado a PM sentar para ouvir o cidadão que lhe paga vai continuar tudo isso aí e ao meu ver depois da viatura queimada e do coronel humilhado apanhando fardado e depois de surrado ter sido roubado, podem descer o cassetete nesses black blocs que ninguém vai estar nem aí….
CurtirCurtir
sergio disse:
27/10/2013 às 21:37
Se tem alguém aqui a favor desses lixos maloqueiros, já que eles gostam de quebrar tudo por justiça, por que não vão na casa dos bandidos, nas biqueiras, nos desmanches, quebrar tudo alí???? Dalí é que sai a droga que vicia teu filho, é dalí que sai o bandido prá te assaltar e te matar, é alí nos desmanches que vai parar teu carro ou tua moto prá serem vendidos aos pedaços….agora quebrar onibus, terminais de carga de VT , orelhoes (isso sim fará falta a própria população), depredar viaturas como em São Roque, a vtr do 3DP na Rio Branco…aí é fácil né, a polícia não pode reagir! Deixem continuar assim, logo estão quebrando vtr da mega na rua quando os mike estão em dois, as nossas viaturas também, logo estão invadindo a delegacia prá quebrar tudo, e assim vai. Isso ainda vai dar merda, na hora em que acuarem algum polícia e ele meter bala, aí quero ver!!!! Tem muitos policiais com o psicológico um tanto que abalado devido à escalas absurdas, tensão do serviço na rua, dívidas, problemas familiares….aí mexem com um desse, já viu né…….!!!! Fui!
VOCÊ TEM RAZÃO SERGIO, É APENAS UMA QUESTÃO DE TEMPO, AFINAL OS POLICIAIS ESTÃO SENDO MASSACRADOS, EXECRADOS E CAÇADOS A ANOS, E PRA PIORAR, EXISTE UMA SECULAR RELAÇÃO DE AMOR E ÓDIO ENTRE AS DUAS POLICIAS ESTADUAIS, FORA A RICHA INTERNA REINANTE DENTRO DA POLICIA CIVIL DEVIDO À SEPARAÇÃO DAS CARREIRAS GRAÇAS A MAIS UMA BIZARRIÇE LEGAL ONDE DECRETARAM QUE UNS PODEM E OUTROS NÃO PODEM TER MELHORES RECURSOS SALARIAIS PARA PROVER SEUS FAMILIARES.
ALGUEM DISCORDA E ACHA QUE ESTOU ERRADO E ACREDITAM PIAMENTE QUE UNS PODEM SER MELHOR PAGOS EM DETRIMENTO DE OUTROS?
TODOS SÃO PAIS E MÃES DE FAMILIA E MERECEM SER RECONHECIDOS E VALORIZADOS COMO TAL, SEJAM POLICIAIS CIVIS OU MILITARES.
DO JEITO QUE A “INSEGURANÇA” PÚBLICA ANDA DE ALGUNS 20 ANOS PRA CÁ, A TENDÊNCIA É EXATAMENTE ESSA, SE O POLICIAL AGE, É UM BRUTAMONTES, SE NÃO AGE, É OMISSO E PUNIDO EM AMBAS AS SITUAÇÕES.
NÃO TÁ FÁCIL NÃO, ABRAÇO E BOA SORTE A TODOS, VAMOS PRECISAR.
CurtirCurtir
Pelo seu comentário, FREUD 18, Coronel deveria ganhar igual a soldado… Mas, isto vc não quer, né?
CurtirCurtir
O problema começa aí: a PM não consegue lidar com moleques do blequibloque, imagina lidar com bandidos de verdade. Claro que estão tentando pintar os blequebloques como bandidos com poderes sobrenaturais, mas isso só ilustra os problemas da PM.
Aliás, podem notar, o que tem de soldado da PM que é baixinho não está no gibi. Até isso os tucanos conseguiram foder.
CurtirCurtir
Me preocupa muito a ‘cegueira profissional’ de meus colegas de profissão. Por qual motivo vocês imaginam que um coronel, fardado, sozinho, resolveria entrar no meio de um grupo de Black blocos? Busquem saber quem colheu os resultados e vocês entenderão o motivo.
CurtirCurtir
CurtirCurtir
ELE FOI PASSAR ORDENS MAIS DE PERTO AOS INFILTRADOS…E ENTROU PELO LADO ERRADO, NAQUELE LUGAR NÃO TINHA INFILTRADOS,,,
CurtirCurtir
” PAU QUE BATE EM CHICO TAMBÉM BATE EM FRANCISCO” , KKKKKK
CurtirCurtir
Para o Cidadão do bem, completando seu raciocínio, onde estava a PC???? Onde estava a PF, a PRF, os Promotores, os Juízes, Conselheiros Tutelares, ora meu camarada, estavam CADA UM NO SEU QUADRADO, ou seja, cada um exercendo a sua função, inclusive há um IP instaurado para que a PC cumpra seu papel.
Agora, como disse o Dr.Guerra, se a PM é INCOMPETENTE de acompanhar uma passeata democrática e evitar que vândalos transformem-a em um palco de guerra, então passe a bola pra PC que com inteligência, garanto a vc, teria feito um trabalho bem melhor, sem atacar e espancar inocentes.
Mas não vale infiltrar P2 na próxima passeata para dar início a quebradeira e descer a porrada em TODO MUNDO, é isso que os governantes querem, tumultuar as manifestações para abafar as reivindicações populares.
Imagina na copa!!!!!!!!!
CurtirCurtir
A Polícia Civil faria melhor que a PM. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Só se for a Polícia Civil de outro país kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Dr Guerra. Vc deve ser doutor em arte circense. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
CurtirCurtir
Brasil
28/10/2013 – 08:01
PM de São Paulo usa a internet para isolar black blocs
A corporação agora publica avisos nas páginas das redes sociais, em que se organizam os atos
Coronel da polícia militar recebe ajuda após criminosos travestidos de manifestantes o agredirem e roubarem sua arma, no Terminal Pq. Dom Pedro II, na região central de São Paulo, durante manifestação da Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero – 25/10/2013
Coronel da polícia militar recebe ajuda após criminosos travestidos de manifestantes o agredirem e roubarem sua arma, no Terminal Pq. Dom Pedro II, na região central de São Paulo, durante manifestação da Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero – 25/10/2013
Manifestantes depredaram ônibus, caixas eletrônicos e catracas em invasão ao Terminal Pq. Dom Pedro II, na região central de São Paulo, durante manifestação da Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero – 25/10/2013
Fotógrafos que cobriam as manifestação da Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero são liberados, após serem levados para a DP para prestar depoimento – 25/10/2013
Manifestantes incendeiam catraca gigante durante protesto em São Paulo
Manifestação do Movimento Passe Livre (MPL) contra o preço da tarifa
Tropa de choque em frente ao Theatro Municipal durante manifestação do MPL
Tropa de choque em frente ao Theatro Municipal durante manifestação do MPL
Foto 1 / 28
AMPLIAR FOTOS
Coronel da polícia militar recebe ajuda após criminosos travestidos de manifestantes o agredirem e roubarem sua arma, no Terminal Pq. Dom Pedro II, na região central de São Paulo, durante manifestação da Semana Nacional de Luta pela Tarifa Zero – 25/10/2013 – Gabriela Batista
A Polícia Militar de São Paulo decidiu enfrentar integrantes radicais dos protestos de rua antes mesmo de as manifestações começarem. A corporação agora publica avisos nas páginas das redes sociais, em que se organizam os atos, destacando que tais protestos serão acompanhados e sugerem que o comando seja procurado na concentração, para garantir a segurança.
A estratégia vem sendo conduzida pelo Comando de Área Centro, divisão da PM cujo comandante, o coronel Reynaldo Simões Rossi, foi espancado por mascarados durante passeata do Movimento Passe Livre, na sexta-feira, 25. A ideia é conversar com manifestantes na concentração e incentivar que eles se distanciem e isolem elementos mais exaltados – normalmente black blocs.
“Identificamos a pretensão e a relevância do evento proposto nesta página; estaremos presentes, bem como sugerimos aos seus participantes manter contato prévio com o comandante da operação policial, no local e horário definidos, visando promover ajustes operacionais. É livre a manifestação do pensamento, e a PM assegura esse direito dentro dos limites legais. O sucesso é coletivo e desejamos ser seus parceiros”, diz uma das mensagens, postada na quinta-feira, 24, na página da “Marcha da Defesa Animal”, evento que ocorreu sem confrontos, no sábado, 26.
No sábado, após as agressões ao tenente-coronel Rossi, o porta-voz do Centro de Comunicação Social da PM, major Mauro Lopes, afirmou que o estado de São Paulo dará uma “resposta muito forte a esses bandos de criminosos”, em uma referência aos black blocs.
Avisos – Os textos publicados no Facebook são elaborados por um grupo de oficiais que, neste ano, já participou de cerca de 200 manifestações. A avaliação da PM é de que o sucesso de uma manifestação é coletivo e não dependente apenas da ação policial. O coronel Reynaldo Rossi disse anteontem, enquanto se recuperava das agressões, que as postagens são uma tentativa de aproximar os manifestantes tidos como mais conscientes dos policiais, isolando anarquistas. “Já fizemos duas experiências”, afirma.
O trabalho é complementado pela aproximação feita em campo, no local da manifestação, quando a PM está distribuindo o efetivo que vai trabalhar no ato. “O trabalho da PM é garantir que o direito à manifestação seja respeitado. Mas também é de garantir a ordem.”
Da mesma forma, a polícia está alerta a convocações pela internet. “As pessoas, quando se propõem a criar uma página na web, têm de ter consciência de sua responsabilidade. É como discutir a censura. Não é permitida a censura prévia. Mas, a posteriori, se você cometer excessos exercendo esse direito, terá de ser responsabilizado de forma justa”, diz o coronel.
A escolha dos eventos que serão objeto das tentativas de contato virtual é feita de acordo com a análise de riscos. “Como é que eu posso criar uma página chamada Dia de Fúria (colocado no ar neste mês)? Eu sei que os propósitos deles são todos ilegais”, afirma Rossi. “Há eventos, como a marcha dos excluídos, em setembro, que reúnem 3.500 pessoas, e precisamos enviar de 200 a 300 policiais. Mas tem atos com 500, 600 manifestantes, que eu preciso deixar 1.600 homens a postos, porque haverá muitas pessoas dispostas a atos violentos.”
(Estadão Conteúdo)
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/pm-de-sao-paulo-usa-a-internet-para-isolar-black-blocs
CurtirCurtir
Pagador de impostos disse:
28/10/2013 ÀS 12:14
A Polícia Civil faria melhor que a PM. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Só se for a Polícia Civil de outro país kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
Dr Guerra. Vc deve ser doutor em arte circense. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.
==================================================================================================
É VERDADE INTELIGENTE FOI O CORONEL QUE TOMOU MUITA PORRADA!!!
CurtirCurtir
A “COXOLÂNDIA” EM SEU DESESPERO,, QUER FAZER OUTRO HERÓI FICTÍCIO, COMO FIZERAM O CAPITÃO ALBERTO MENDES JUNIOR. EM 1970.
COM UM HERÓI OFICIAL DO BARRO BRANCO FABRICADO, USARIAM A COMOÇÃO PUBLICA A SEU FAVOR QUEM SABE REELEGENDO O PICOLÉ DE CHUCHU, OU ELEGENDO A “BIBA” TIRANA(KASSAB) QUE ADORA UM PM BOMBADO E QUEM SABE ATÉ O ” OPORTUNISTA FALASTRÃO” MAJOR PM OLÍMPIO.
É UMA LUTA SUJA PELO PODER E O MEDO DA EXTINÇÃO DESSA CORPORAÇÃO ARCAICA DANDO LUGAR A UMA FORÇA POLICIAL MAIS PROFISSIONAL, NÃO TÃO VOLTADA PARA A REPRESSÃO DAS MASSAS.
PODEM ESPERAR QUE SE NÃO FIZEREM SEU MÁRTIR INTERNO, SEUS HOMENS FARÃO A “CAGADA” HOMÉRICA DE MATAREM CIVIS DE UMA FORMA INDISCRIMINADA. AI SÓ UMA INTERVENÇÃO FEDERAL,
COM O EXERCITO ASSUMINDO O COMANDO DA GLORIOSA CORPORAÇÃO TERÃO ARGUMENTO DE SOBRA PARA NÃO SER EXTINTA, DIZENDO-SE SER FORÇA RESERVA DO EXERCITO BRASILEIRO.
ESSES COXAS ALIARIAM-SE AO PIOR DOS INDIVÍDUOS PARA GARANTIR SUA MORDOMIAS, ATÉ VENDERIAM A PRÓPRIA MÃE POR UNS TROCADOS A MAIS..
CurtirCurtir
A sorte desse coronel foi o “black bloc” PM aparecer com a .40 na mão, senão iria virar herói.
CurtirCurtir
PM = POLÍCIA DE MENTIRA e agora POLÍCIA DAS TRAPALHADAS… É uma atrás da outra!
CurtirCurtir
Você está aqui: Página Inicial/Notícias/Rio de Janeiro Rio de Janeiro
28/10/2013 às 15h02 (Atualizado em 28/10/2013 às 16h33)
Caso Amarildo: PMs afirmam que foram obrigados a ocultar provas da tortura, diz MP
Agentes dizem que também tiveram que dar declarações combinadas com major Edson
Policiais militares suspeitos de envolvimento com o desaparecimento de Amarildo de Sousa afirmaram que foram obrigados pelo major Edson Santos e pelo tenente Luiz Felipe de Medeiros a ocultar provas da tortura do ajudante de pedreiro, segundo informou o Ministério Público do Rio.
Os acusados também informaram que foram obrigadas a dar declarações combinadas com os superiores.
Segundo o Ministério Público, as declarações foram dadas durante os depoimentos dos acusados após denúncia à Justiça de mais 15 PMs suspeitos no último dia 22.
Ainda de acordo com o MP, o ajudante de pedreiro foi torturado por cerca de 40 minutos em um pequeno depósito atrás do contêiner da UPP da Rocinha. Além de receber choques elétricos, Amarildo teria sido afogado em um balde e sufocado com saco plástico na boca e na cabeça.
Os PMs disseram que no dia da tortura ouviram gritos de dor e pedidos de socorro de um homem por cerca de 40 minutos. Ainda de acordo com Promotoria, o advogado destacado para defender os suspeitos na época pressionou os PMs para saber o que foi dito nos depoimentos à Divisão de Homicídio.
Em depoimento, os policiais afirmaram que, por diversas vezes, o major Edson, então comandante da UPP da Rocinha, teria orientado o que todos deveriam dizer aos investigadores.
As fotos (acima) mostram o local onde, segundo o Ministério Público, o crime teria sido cometido. Os PMs teriam usado óleo de cozinha para apagar as manchas de sangue no local.
Agentes do Gaeco (Grupo de Atuação Especial Contra o Crime Organizado) do Ministério Público colheram depoimentos de policiais militares ao longo das últimas semanas. Ao menos cinco confirmaram que Amarildo foi torturado próximo à sede da UPP.
Segundo a promotora Carmem Elisa Bastos, do Gaeco, quatro PMs teriam sido efetivamente os torturadores de Amarildo: tenente Luiz Medeiros, o sargento Gonçalves e os soldados Maia e Vital. De acordo com os depoimentos, 11 policiais receberam ordem do tenente para permanecer dentro do contêiner e puderam ouvir as agressões. Outros 12 vigiavam o local. Os policiais ouvidos também disseram que o major Edson, atualmente preso no complexo de Bangu, ficou em seu escritório, no andar de cima do contêiner, em frente ao local da tortura. As testemunhas também disseram ter ouvido o pedido para trazer uma capa de moto para cobrir o corpo, retirado do depósito pelo telhado em frente à mata.
Ainda segundo o MP-RJ, mais 15 policiais militares, entre eles três mulheres, foram denunciados pelo órgão, totalizando 25 acusados pelo crime.
Amarildo foi torturado por PMs para indicar paiol de armas: “Boi, perdeu. Chegou a tua hora”
No início do mês, o Gaeco havia informado que escutas telefônicas autorizadas pela Justiça do Rio ajudaram a Divisão de Homicídios nas investigações que levaram à prisão preventiva de dez PMs, os primeiros denunciados. Os dez agentes tiveram os telefones celulares grampeados e monitorados.
http://noticias.r7.com/rio-de-janeiro/caso-amarildo-pms-afirmam-que-foram-obrigados-a-ocultar-provas-da-tortura-diz-mp-28102013
CurtirCurtir
O EXCELENTÍSSIMO SENHOR GOVERNADOR DO ESTADO DE SÃO PAULO, COM A CORAGEM QUE LHE É PECULIAR E COM A TÊMPERA DO DESTEMIDO HOMEM INTERIORANO, DEVERIA LIDERAR NO BRASIL UM MOVIMENTO QUE LHE RENDERIA NÃO SÓ A REELEIÇÃO PARA O ESTADO MAS, NO FUTURO, PARA A PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA: PROMOVER A EXTINÇÃO DA PM! COMO É MATERIA CONSTITUCIONAL, NÃO PODERIA EXTERMINAR O PROBLEMA DE PRONTO, MAS ALGUMAS MEDIDAS PODERIAM SER TOMADAS: SUSPENSÃO IMEDIATA DE QUAISQUER CONCURSOS PARA A PM; EXTINÇÃO DO CURSO PARA OFICIAIS NOS MOLDES EM QUE SE ENCONTRA (PARA NÃO MAIS SANGRAR OS COFRES PÚBLICOS, O REQUISITO PARA ENTRAR NA PM COMO OFICIAL É TER CURSO SUPERIOR EM QUALQUER ÁREA, COM COMPLEMENTAÇÃO DE UM CURSO PARA OFICIAIS DE 3 OU 4 MESES); EXTINÇÃO IMEDIATA DE CARGOS PARA CORONEL, TENENTE-CORONEL, MAJOR E CAPITÃO (A PROGRESSÃO MÁXIMA SERIA ATÉ TENENTE); EXTINÇÃO DE TODOS OS APENSOS QUE SÒ GERAM CUSTOS (CAVALARIA, BANDA DE MÚSICA, COZINHEIROS NOS QUARTÉIS, ETC. VAMOS POR ESTA TURMA PARA TRABALHAR NO POLICIAMENTO, QUE É A CARA DELES); INSTALAÇÃO DO PROGRAMA ESPECIAL DE COMBATE AO POLICIAL MILITAR CRIMINOSO – PECPMC (CONSISTIRIA NA IMEDIATA SUSPENSÃO DO PM ENVOLVIDO EM CRIMES, RECOLHIMENTO EM PRESÍDIO COMUM E VIA RÁPIDA PARA DEMISSÕES); SAÍDA DA CORREGEDORIA DA PM DA PRÓPRIA PM (A CORREGEDORIA DA PM FICARIA NA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, COM A CORREGEDORIA DA POLÍCIA CIVIL); FIM DAS ATIVIDADES DA CHAMADA DIVISÃO P2 (CONCENTRA A S ATIVIDADES DE PSEUDO-INTELIGÊNCIA DA PM, MAS TODOS SABEM QUE É A MAIOR FONTE DE IRREGULARIDADES E CRIMES DOS POLICIAIS MILITARES). ESTAS PROVIDÊNCIAS SERIAM SUFICIENTES PARA “ESVAZIAR” UMA POLÍCIA DESATUALIZADA, VIOLENTA, DESCONEXA COM A REALIDADE. PROVIDÊNCIAS COMO O FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS COM AS GUARDAS MUNICIPAIS E O FORTALECIMENTO DA VERDADEIRA POLÍCIA (POLÍCIA CIVIL TEM A VOCAÇÃO DE POLÍCIA CIDADÃ, POLÍCIA COMUNITÁRIA) COMPLEMENTARIA O QUADRO DE NOVAS ESPERANÇAS PARA O CIDADÃO DE SÃO PAULO. MEDIANTE TESTES PSICOLÓGICOS, OS PMs QUE QUISESSEM SE TORNAR POLÍCIAIS CIVIS, PODERIAM AINDA FAZER UM CURSO DE RECICLAGEM, ENTRARIAM COMO AUXILIAR DE NECRÓPSIA OU AGENTE POLICIAL, SOB A VIGILÂNCIA CONSTANTE DE UM INVESTIGADOR DE POLÍCIA, NUM PERÍODO PROBATÓRIO DE 5 ANOS. A SOLUÇÃO TÁ AÍ! É SÓ APROVEITAR! É A MINHA MODESTA OPINIÃO!
CurtirCurtir
MENSAGEM AO DELEGADO GERAL DE POLÍCIA DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR DELEGADO GERAL DE POLÍCIA
PEÇO A VOSSA SENHORIA, QUE OLHE PELAS DEMAIS CARREIRAS DA POLÍCIA CIVIL, CONCORDO PLENAMENTE QUE AS CARREIRAS DE INVESTIGADORES E ESCRIVÃES SEJAM BENEFICIADAS PELA ELEVAÇÃO DOS VENCIMENTOS; E PELO FATO, DE QUE AS DUAS CARREIRAS JUNTAS REPRESENTAM UM NÚMERO SIGNIFICATIVO, ISSO FAZ QUE ELES TENHAM UMA FORÇA DESCOMUNAL PARA PLEITEAR MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO E VENCIMENTOS EM SUAS DEVIDAS CARREIRAS.
CONTUDO, GOSTARIA DE PEDIR A VOSSA EXCELÊNCIA, EM NOME DAS DEMAIS CARREIRAS DA POLÍCIA CIVIL, UMA VALORIZAÇÃO INSTITUCIONAL, PELO FATO DE QUE MUITOS DE NOS ESTAMOS TRABALHANDO MUITO E MUITAS VEZES EM PARCERIA COM ELES PARA A ELUCIDAÇÃO DE CRIMES, ATENDIMENTO AO PÚBLICO E OUTRAS TAREFAS QUE NOS SÃO ATRIBUÍDAS POR NOSSOS RESPECTIVOS DELEGADOS DE POLÍCIA.
GOSTARIA QUE VOSSA EXCELÊNCIA E A CÚPULA DA POLÍCIA CIVIL OBTENHAM MAIORES INFORMAÇÕES COM OUTROS DELEGADOS DE POLÍCIA E CHEFES DAS DIVERSAS UNIDADES POLICIAIS PARA VERIFICAR A VERACIDADE DOS FATOS, E CONFIRMAR O QUE ESTOU LHE INFORMANDO.
MAIS UMA VEZ, PEÇO QUE AVALIE AS CONDIÇÕES DAS OUTRAS CARREIRAS POLICIAIS, ESTAMOS DESMOTIVADOS E FOMOS INFERIORIZADOS DENTRO DA INSTITUIÇÃO.
CONTO COM A SUA VISÃO
DESDE JÁ, AGRADEÇO A SUA CONTRIBUIÇÃO PARA COM A POLÍCIA CIVIL.
ATENCIOSAMENTE
DEMAIS CARREIRAS DA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO
CurtirCurtir
AGENTE DE TELE, RAPAZ, O QUE TÁ ACONTECENDO COM VC?
CurtirCurtir