Desembargador mais antigo do Tribunal de Justiça usa Audi cedido pela Receita Federal…Qual o problema ? 37

Desembargador do TJ-SP usa Audi de luxo

18/10/13 – 08:43
POR FREDERICO VASCONCELOS

Leitor do Blog enviou foto de um Audi com placa de bronze do Tribunal de Justiça de São Paulo, em circulação nesta quinta-feira (17/10).

O veículo de luxo não constava na lista de veículos oficiais do tribunal, divulgada no site do TJ-SP, como prevê a Resolução 83/2009 do Conselho Nacional de Justiça.

Segundo a assessoria de imprensa do TJ-SP, o veículo foi repassado para o tribunal pela Receita Federal, que usa o mesmo procedimento em relação a outras instituições.

O automóvel fica à disposição do Decano do tribunal, e é o único desse modelo.

Ainda segundo a assessoria, a documentação foi regularizada e o veículo agora integra a frota do TJ-SP.

O tribunal paulista dispõe de seis veículos de representação a serviço da cúpula da Corte na Capital: três Renault/Fluence Flex (ano 2012) e três Chevrolet Vectra Elite (ano 2007).

Há 332 veículos à disposição dos desembargadores. Essa frota de veículos de transporte institucional é formada principalmente por Chevrolet Astra Sedan e inclui 47 Renault/Fluence, ano 2012.

http://blogdofred.blogfolha.uol.com.br/2013/10/18/desembargador-do-tj-sp-usa-audi-de-luxo/

———————————————

Por que um Desembargador não pode utilizar um veículo de luxo  – SEM DONO – apreendido pela Receita   Federal ?

Qual é o prejuízo  para o erário?

Nenhum!

Quedê ilegalidade e imoralidade ?

Não há!

Um Comentário

  1. Vamos por partes…
    O desembargador mais antigo do TJ/SP é o Dr. José Gaspar Gonzaga Franceschini.
    Se o tal Audi foi de alguma forma “incorporado” ao patrimônio do TJ/SP e se encontra servindo ao decano do Tribunal, que no momento é o des. Gonzaga Franceschini, mas poderia ser outro, não vejo problema algum e, portanto, é uma imbecilidade a matéria publicada a esse respeito, de autoria do jornalista Frederico Vasconcelos.
    No entanto, se o Audi chegou ao desembargador em razão de prestígio pessoal dele, ou de alguma forma que não seja a de transferência de propriedade e de uso para o Tribunal, aí sim providências precisam ser tomadas.
    Com a palavra, então, a Assessoria de Imprensa do TJ/SP, que nos deve explicações.

    Curtir

  2. Poxa, será que a Receita não tem nada prá ceder para a Polícia Civil????? Minha delegacia tá uma merda de viatura descaracterizada, só carro velho e ruim…….nos ajuda aí Receita?????????

    Curtir

  3. Ronaldo, o decano do Tribunal é o Walter de Almeida Guilherme, apenas para esclarecer. No mais, é acintoso que eventual doação (como o TJSP disse ser) não seja convertida para o que o Tribunal realmente precisa: reforma de fóruns e contratação de mais servidores são só dois singelos exemplos. Mas não, andar de AUDI é a prioridade pelo visto. Convenhamos, em tempo em que a mobilidade urbana é tão falada, é assustador não vermos problema em uma autoridade desfilar de carro importado. Que vergonha!

    Curtir

  4. Parem de se preocupar com besteiras!!!!!! Na Alemanha esse modelo de Audi está mais ou menos no patamar do nosso GM/Cobalt, ou seja lá esse Audi e um sedã médio. Somos a ¨6º economia do mundo, “ceis’ num querem que o desembargador ande de carroça né? O DGP e a escolta dele andam de Hylux… Isso significa mais conforto para o funcionário público que resulta em maior produtividade, o país da copa não pode deixar suas autoridades apé, certo,agora vamos trablhar pra justificar o aumento, o linear e o reconhecimento CJ e NU. Seus maldosos!!!!

    Curtir

  5. Também não vejo nenhum problema, se o carro foi incorporado ao patrimonio do tribunal é claro, quanto ao carro ser importado ou não, é apenas um detalhe, alías, por que ele não pode andar de carro importado? Para mim, deveria ser uma regra e não exceção, tendo em vista que são mais seguros. No tocante a situação dos fóruns essa é outra situação que não vem ao caso, é até ridiculo essa citação, porque a conversão do carro em pecunia em nada mudaria essa situação.

    Curtir

  6. Sabemos que quando um veículo é apreendido ele fica estacionado em locais impróprios, muita das vezes os fatores climáticos são tão agrecivos que deterioram o bem até o ponto de torná-lo uma sucata sem nenhum valor. Ao meu ver aos cuidados de um Desembargador ele será melhor preservado. Realmente não vejo nenhuma ilegalidade no uso do referido veículo, mesmo porque na foto ele ostenta uma placa do órgão público a que pertence e certamente está sendo usado pelo magistrado em serviço oficial. Seria estranho e imoral se o veículo estivesse a disposição do Desembargador para uso particular e com placas comuns.

    Curtir

  7. Ah! Somente para completar, eu concordo plenamente com o Fubica, na Europa e nos EUA esse modelo de Audi e quase um carro popular.

    Curtir

  8. Isso deveria acontecer conosco, o Governo deveria pedir esses carros aprendidos e depositar para a Polícia Civil, nossas VTRs estão sucateadas e alem disso, as apreensões estão nos patios estragando e nem para leilões estão indo. Será que alguém esta ganhando co isso??????

    Curtir

  9. Pingback: Desembargador mais antigo do Tribunal de Justiça usa Audi cedido pela Receita Federal…Qual o problema ? | EVS NOTÍCIAS.

  10. Pingback: Desembargador mais antigo do Tribunal de Justi&...

  11. Qual é o problema o desembargador passear de Audi,pelo amor de Deus se eu fosse ele pegaria uma Maserati branca conversível o banco caramelo!!!!!!!!!!O Brasil não vai para frente por que a pessoa fica olhando a casa do vizinho,em vez de olhar sua própria casa!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  12. É isso mesmo bicho papão! O pessoal ao invés de ir atrás de seus interesses ficam se preocupando com coisas que não lhe diz respeito! Cambada de invejoso filhos da pauta do CARALHO! Mesmo se ele fosse faxineiro qual o problema de ter um bom carro desde que não seja roubado ou algo ilegal não vejo e não tem problema nenhum! O pessoal bicho papão invés de correr atrás da melhoria pessoal fica de zoiao no outros! Bem provável que esses bosta não tem o mínimo de instrução!!!

    Grande abs a todos que não são zoiao e nem otários

    Curtir

  13. Eu me pergunto, do alto de minha ingênua honestidade o porquê de desembargadores, ministros, entre outras autoridades dispõem de veículos (muitas vezes extremamente caros, cito os veículos do Tribunal de Justiça do Estado de Roraima como exemplo) para trabalhar. Se fosse alguém ameaçado que precisasse de escolta e vidros à prova de balas, tudo bem, mas para simplesmente irem trabalhar? Acredito que deveriam ser usados veículos apenas para os deveres funcionais, chegar ao trabalho é obrigação de todo trabalhador e não um dever funcional a ponto de de ser 100% subsidiado com dinheiro público.

    Curtir

  14. Imagina nada de mais, comum, o Brasil é um país muito rico. Princípio da administração pública da economicidade é só mais uma palavrinha bonita na CF. Afinal o cara é desembargador, excelência jurídica, jamais pode andar em um siena ou um voyaginho. São a elite da sociedade. Ademais um audi gastará pouca gasolina, um fluence também são bem econômicos. Assim como o auxílio alimentação do senador Renan Calheiros, abastecimento de sua casa com R$ 93.000,00 por semestre, 500 por dia. Essa elite tem que ser bem tratada bem, afinal nos policiais pagamos pouco impostos e esses são muito bem gastos. Deixa o desembargador desfilar gastando gasolina, afinal nós gostamos de pagar.

    Contentemo-nos com a nossa inferioridade: Delegados carreira jurídica de 3ª categoria. Juizes, Promotores, Defensores nossas Excelências.
    Nivel Universitário de 5ª categoria.

    Curtir

  15. A/C DO MANÉ E DO FUBICA:NA EUROPA EUA, UM SALÁRIO DE US$ 9.000 É PERFEITAMENTE NORMAL, SAÚDE PARA TODA A POPULAÇÃO É PERFEITAMENTE NORMAL, NA INGLATERRA MANÉ E FUBICA, DE VEZ QUANDO UM PRIMEIRO MINISTRO ANDA DE METRÔ NA HORA DO RUSH. COLEGAS, EM QUAL PLANETAS OS SENHORES VIVEM? ISSO AQUI É BRASIL! MULHERES SÃO VIOLENTADAS NOS TRENS E NOS METROS, NÃO SE INVESTE EM TRANSPORTE E UM DESEMBARGADOR ANDANDO COM TAMANHA MORDOMIA SOMENTE POR CAUSA DE SEU CARGO? É JUSTO PARA UMA POPULAÇÃO QUE EM SUA GRANDE MAIORIA GANHA UM SALÁRIO MÍNIMO? NO MEU MÍSERO ENTENDIMENTO ISSO É ACIMA DE TUDO UMA AFRONTA AOS BONS PRINCIPIOS…

    Curtir

  16. A/C JOSEPH

    EU VIVO NO PAÍS DA COPA, DO PAC, VIVO NO PAÍS DO COMPANHEIRO: “NUNCA ANTES NA HISTÓRIA DESSE PAÍS”. Caro Joseph vc deve estar desinformado ou não anda pelas ruas, São Paulo investe como nunca no metrô, com respeito ao dinheiro público, corredores de onibus que muito aliviaram o transito, proporcionando muito conforto para a população. Vc vem falar em saúde, a saúde do brasileiro vai tão bem que aqui em São paulo até hospital está fechando, desde o ano passado o hospital Sorocabano da Lapa não funciona mais, graças á falta de doentes…
    É claro que no nosso país as coisas vão tão bem ou melhor que na Europa, da´até dó desse desembargador andando de carro quase popular europeu.

    Curtir

  17. Meu Caro Pedro,
    Vc diz que o desembargador mais antigo é Walter de Almeida Guilherme. Não, não é. Veja abaixo, a ordem de antiguidade tirada do site do próprio Tribunal:

    Ordem Origem Desembargadores
    1 C José Gaspar Gonzaga Franceschini
    2 C Sérgio Jacintho Guerrieri Rezende
    3 MP Walter de Almeida Guilherme
    4 MP José Carlos Gonçalves Xavier de Aquino

    No mais, para, respeitosamente, rebater suas colocações, reporto-me ao que escreveram FUBICA e BRuno.
    Sds

    Curtir

  18. EU FAÇO MINHA PARTE PARA COLABORAR COM A ARRECADAÇÃO DE IMPOSTOS!!!!
    VOU DAR UM PLAY STATION 4 PRO MEU NETO…4.000,00
    TOMO PELO MENOS QUATRO CERVEJAS 600 ML POR DIA 6,00 REAIS
    UMA VEZ AO MES PAGO O PEDÁGIO DE 20,00 PRA DESCER A SERRA…
    FICO MUITO FELIZ EM VER O BOM EMPREGO DESSE DINHEIRO.

    Curtir

  19. Caro FUBICA,

    Já que você acha que está tudo ok, faz o seguinte: quando secarem os tanques desse Audi do Decano, da Hilux do DGP e, aproveitando a lisura dessa situação, da Captiva que o ex-SSP usava, você leva esses carros no posto pra abastecer e passa o seu cartão pra pagar a conta. O que acha? Ah, se não tiver problema, eu aproveito pra colocar o meu carro na fila também (o meu é baratinho, porque, ao contrários desses outros, não precisa de gasolina premium).

    Grande abraço.

    Curtir

  20. Dr. Guerra, me desculpe, mas como assim “não há prejuízo para o erário”? O sr. imagina, no final do mês, qual será a conta de gasolina desse carro? E quando esse carro precisar de algum conserto, a garagem do TJ vai conseguir trocar o óleo? Qualquer consertinho nesse carro custa, na brincadeira, um salário de um investigador. Pegue a conta de manutenção desse carro no final do mês para ver o tamanho do prejuízo (que, claro, será pago com o dinheiro dos nossos bolsos).
    E, me desculpe mais uma vez, mas como “não há imoralidade”? Por que o decano merece sentar confortavelmente em um banco de couro alemão de mais de R$ 100 mil, enquanto fóruns por aí têm precariedades toscas (como, por exemplo, falta de papel no banheiro público – porque eu tenho certeza que no banheiro do Decano há papel higiênico bem fofinho e, também, um Gleid para eliminar os maus odores)? Por que não vender esse carro (e usar um “normal” da frota do TJ) para, com o dinheiro, investir na melhoria do Tribunal?
    A situação é tão absurda, meu caro Dr. Guerra, que, na tão transparente transparência do TJSP, ESSE AUDI SEQUER CONSTA DA LISTA OFICIAL (http://www.tjsp.jus.br/Institucional/CanaisComunicacao/Transparencia/ListaDeVeiculos/Default.aspx).

    abraços

    Curtir

  21. Projeto mais que justo:

    a) 7% lineares para todas as carreiras;
    b) Valorização do NU para escrivães e investigadores – como está só que 7% + a valorização;
    c) Qualquer policial civil que não seja das carreiras universitárias que apresentem curso superior concluído: gratificação de R$450,00 mensais;
    d) Qualquer policial civil que apresente curso de pós-graduação lato senso concluído: gratificação de R$900,00 mensais;
    e) Qualquer policial civil que apresente diploma de Mestrado: gratificação de R$1.800,00 mensais;
    f) Qualquer policial civil que apresente diploma de doutorado: gratificação de R$ 2.700,00 mensais;
    g) Qualquer policial civil que apresente certificado de pós doutorado: gratificação de R$ 3.600,00 mensais.

    Todas estas gratificações não cumulativas, evidentemente. E, além disso, a cada 300 h de cursos na Academia de Polícia Civil, uma gratificação – que poderia ser cumulativa – de R$ 150,00. Pronto: policial valorizado e estimulado naquilo que é mais importante: a Educação e a Cultura.

    Curtir

  22. A FALTA DO QUE FAZER E A PÉSSIMA FORMAÇÃO DOS DITOS JORNALISTAS, VERDADEIRAMENTE, SÓ RESULTAM UMA COISA: MUITO PEIDO E POUCA BOSTA.

    Vamos analisar de forma honesta, sem ironizar o assunto, deixemos de ser hipócritas, fossem qualquer um dos senhores o desembargador mais antigo do TJ do Estado mais rico da União, juram que estariam incomodados em ter á disposição o veículo Audi, cedido pela Receita Federal??? Nós que somos funcionários públicos, por pior que achamos que seja o nosso salário, estamos numa condição muito melhor que grande parte da população, frequentamos bons lugares e consumimos razoavelmente todo tipo de bem e serviço, certo???? o que quero dizer e que o nobre desembargador está num outro degrau da vida, esse Audi pra ele é merda, assim como pra nós um carro popular é bosta, mas pra quem anda de “trenzão ou buzão”, isso é um absurdo. Vocês acham que o desembargador está preocupado com o preço do combustível, se sai do bolso de beltrano ou fulano? Claro que não, da mesma foram que muitos policiais( lá da Etiopia, em Sp isso não acontece) que usam viaturas descaracterizadas diariamente estão cagando e andando pra quem vai pagar o combustível, da mesma foram que o policial que fica horas e horas usando o telefone da delegacia para fins particulares , da mesma forma que o policial que utiliza a vtr caracterizada para fazer bico, não estão preocupados.
    Quero ver esse repórter, fotógrafo, sei lá que porra que é ir lá na zona leste,Jd Elba, Pq São rafael ou no Capão Redondo, Parada de Taipas, filmar os traficantes desfilando com suas naves, controlando a entrada e saida de bairros inteiros, comandando bailes “funks” regados com muito pó, bebida e “novinhas”.
    Acho muito engraçado descer a lenha em funcionário público, servidor, seja lá como for a denominação. qualquer merda agora vira ‘furo de reportagem”, porra tem tanta coisa grave errada nesse pais, deixa essa merda de Audi pra depois que consertarem as maiores aberrações. Macaco senta em cima do rabo e aponta pros dos outros
    PORRA ESSE PAÍS NÃO TEM MAIS CONSERTO NO ATUAL SISTEMA POLÍTICO ADMINISTRATIVO, NEM PHODENDO,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! NINGUÉM É SANTO, TODO MUNDO TEM SEU RABO PRESO OU INTERESSE, SÓ COMEÇANDO DO ZERO, TODO MUNDO ESTÁ CORROMPIDO, IMPRENSA, OS PODERES, A SOCIEDADE, A PQP!!!! DITADURA JÁ !!!!!!!!!!

    Curtir

  23. JUSTO JUSTÃO, PEGA NO MEU COM A MÃO RSRSRS!!!!
    Cara desculpe a rima, mas num país que temos os políticos que temos, os jovens que temos ( infelizmente, muitos dos nossos jovens fazem isso ai que estamos vendo, quebram e queimam viaturas, passam o dia inteiro fumando maconha , não respeitam seus pais, ficam exibindo o corpo em bailes funks etc..etc…) quem está pensando em valorizar a polícia,cara põe um negócio na cabeça, polícia seja ela qual for , não tem mais vez no atual sistema político administrativo. Olha sinceramente me admira muito a insistência da Pm em tentar ,”à moda dela”, por ordem nessa bagunça. caro Justo Justão dê uma volta nas periferias, é impressionante o número de garotas grávidas, de moleques desocupados pelas esquinas, sempre com o cabelinho tingido e maldita moto do lado. Cara se não houver uma repressão pra fazer essa rapaziada sentir a mão do Estado,phodeuuuuu!!!!. Se não houver uma repressão pra tirar esses políticos canalhas do ‘pote de mel” phodeu mais ainda e quem vai poder nos ajudar??????????????????????/
    cara ainda bem que inventaram a bebida alcoolica, só assim pra eu não ficar “louco”, tomos minhas cervejas, meus “wiskão” e seguro minha onda, porque que dá vontade de sentar o dedo em todo mundo dá!!!!!!!!

    Curtir

  24. Quero é minha ajuda de custo de alimentação, não somos piores que os PM’s, ou restopol não come??????????

    Curtir

  25. uaiiiiii, na Pc os majura e os baba-ovo tem carango frio liberado oficialmente, gasolina na faixa, não precisa pagar prestação, IPVA, manutenção da VTR, etc…..e curtem numa boa, roletizho com a familia no Shopping, na colônia férias, etc…….. vamos olhar nosso rabinho primeiro…. fuiiiiii

    Curtir

  26. Parabéns para a receita que repassou algo que estava sem utilidade, para ser usado, é uma pena não fazerem mais isso, é um desperdício ver esses carro se deteriorando sendo que eles poderiam estar sendo empregados no serviço publico. Eu já acho um grande desperdício destruírem as armas de fogo apreendidas.

    Curtir

  27. Fubica, Fubiquinha libera aí a sua rosquinha! Ahahahaah! Me desculpe também pela rima, mas também sou poeta nas horas vagas! Mas, vamos ao que interessa: concordo com vc! Também tenho essa opinião. Mas, pense bem: qual a receita certa para lidar com tudo isso? Promover uma nova ditadura militar? Deu certo? Não, e nem teria mais como fazer isso hoje em dia. Deixar a PM continuar fazendo besteiras, matando indiscriminadamente? Parte da população se revolta porque sabe que o problema, hoje, não é ser bandido. É ser pobre! Sou da periferia, sempre vivi lá e trabalhei lá. Cabelo pintado não é sinônimo de ladrão. Ladrão é aquele que sai para fazer fita por aí. Vc fala com o mesmo preconceito dos pms em patrulhamento: basta ser PPP – pobre, preto ou puta… Temos que nos livrar destes chavões. A aparência ou as suas concepções não te fazem um bandido. Pegar numa arma, assaltar ou matar alguém, sim. Mas, para isto efetivamente acontecer, só tem um caminho: a educação! A Polícia Civil deveria estimular em suas fileiras o conhecimento, a pesquisa e a educação. Da forma correta (não no sistema da PM que só é reconhecido porque pegaram carona no sistema militar), cursos reconhecidos pela CAPES, mesmo que feitos fora da instituição. Foi essa a intenção do meu post. Investigação policial é o supra sumo das polícias do mundo inteiro. Leia sobre o FBI. Leia sobre a Scotland Yard. Estamos longe disso, claro que sim! Mas, se não dermos passos concretos neste sentido, continuaremos patinando nesta lama de reclamações e lamentações, vendo investigadores de polícia sendo comparados a cabos e sargentos!

    Curtir

  28. Ainda que o carro não fosse da Receita, o magistrado ganha o suficiente para ter um Audi. O difícil é ver muitos colegas que ganham a mesma merreca que a gente, dando “rolê” de Audi por aí.

    Curtir

  29. Lepinão !!!

    Ainda não te informaram que policial civil não tem estômago? Alias, não tem estômago, não tem passe livre, não tem promoção na aposentadoria, não tem reestruturação, não tem bico oficial, não tem mais uma porrada de vantagens que os meganhas têm. E este que aqui escreve, já não tem mais saco também.

    Curtir

  30. Muito bom. O mais interessante no episódio é o debate e confronto de idéias dos leitores,seja concordando ou
    discordando. Tenho notado que os comentários desse blog tem amadurecido. Parabéns aos comentaristas.

    Curtir

  31. Não sou advogada, não trabalho para nenhum governo, sou apenas uma pessoa comum, classe média que rala… Como assim, não há prejuízo? Um carro com manutenção caríssima, nossas policias civis, militares e federais na maior pindura e vocês acham isso normal? Por que diabos um desembargador seria mais importante que qualquer outro servidor público? Por isso nosso pobre país não vai prá frente… Aliás sou a favor, como em quase todos os países da Europa e nos EUA, que servidores usem transporte coletivo ou seus próprios. Que usem hospitais e médicos públicos, que seus filhos estudem em escolas públicas. Garanto que em menos de 10 anos, o nosso Brasil seria outro! Vocês esquecem de quem paga seus salários? O povo!!! Pronto, falei!!!

    Curtir

  32. A receita não tem um carro pra me doar nem prescisa ser audi, pode ser um ate fusca velhinho.:

    Curtir

Os comentários estão desativados.