MAIS UMA DOS CORRUPTOS ENRUSTIDOS – Oficiais da PM querem outro ex-PM na titularidade da Secretaria de Segurança…Querem a volta do banditismo das gestões Ferreira Pinto e Marzagão…E querem de volta as propinas do KASSAB! 27

Tensão motivou o cancelamento de reuniões conjuntas

25 de setembro de 2013 | 2h 05
Bruno Paes Manso e Marcelo Godoy – O Estado de S.Paulo

A crise entre os oficiais da PM e a Secretaria da Segurança começou há três meses. Coronéis, tenentes-coronéis e até capitães já aderiram ao movimento. Eles estão conversando com a tropa, explicando o que chamam de “preconceito” do secretário de Segurança, Fernando Grella Vieira, contra a PM. Também falam das ideias do movimento. O Estado procurou Grella, que não quis se manifestar. À noite, ele foi ao Palácio dos Bandeirantes. Ao mesmo tempo, oficiais procuram interlocutores no governo para bombardear os planos do secretário.

A tensão entre PMs e policiais civis fez com que reuniões conjuntas de análises criminais fossem canceladas. Mas a tensão ainda não se reflete no policiamento cotidiano. Os oficiais ouvidos pelo Estado disseram que ainda acreditam na solução política do governador Geraldo Alckmin. Eles buscaram também o apoio de ex-secretários de Segurança Pública, como Antonio Ferreira Pinto – hoje assessor do presidente da Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, pré-candidato do PMDB às eleições para o governo em 2014.

Os oficiais obtiveram o apoio de todos os ex-comandantes-gerais. Eles se reuniram na Câmara paulistana – incluindo o coronel Alvaro Camilo, vereador pelo PSD do ex-prefeito Gilberto Kassab, outro pré-candidato ao governo.

Para segurar o possível descontentamento da tropa, o governo aposta no pagamento de bônus de produtividade para a redução de criminalidade e em um projeto que prevê 50 mil promoções para a base da PM.

Em nota, o presidente da Associação dos Oficiais, coronel Salvador Pettinato Neto, criticou o projeto. “Ressuscitar propostas populistas que só serviram para alavancar projetos pessoais, de quem se serviu do cargo para almejar carreira solo política, como promoções em massa e a transformação de vagas entre diferentes postos e graduações, em nada adianta no momento senão para confundir a cabeça dos políticos e dar ao governo munição para conceder algumas delas em ‘compensação’ pela perda de isonomia.”

Para a presidente da Associação dos Delegados, Marilda Pansonato, nunca houve isonomia. “Os salários dos oficiais são imensamente maiores. Queremos salários dignos. Hoje São Paulo paga o pior salário do País aos delegados.”

Um Comentário

  1. ALGUNS

    Se observa que alguns setores insatisfeitos da Polícia Militar querem propagar uma “pseudo-crise”, para tanto, fazendo até mesmo uso da mídia jornalística….
    Se observa que “notícias” são vinculadas, no sentido de denegrir ainda mais a imagem da Polícia Civil, e do oposto, colocam a Polícia Militar como ‘vítima’ da legítima articulação promovida pelas associações e sindicatos dos policiais civis…

    Vale relembrar que tratam-se de DUAS Polícias com atribuições distintas, previstas na Constituição, e que, muito embora funções policiais, cada uma têm o seu papel perante a Sociedade.

    Nada mais do que justo que tenham distinções em suas remunerações salariais, já que uma é polícia judiciária e outra exerce a função do policiamento ostensivo.

    Se ESQUECEM, porém, alguns setores da polícia militarizada, o seguinte:

    – O artigo 144 da C.F. prevê em seu parágrafo 6º que AMBAS as policiais: MILITAR e CIVIL estão subordinadas ao Poder Executivo de seu Estado, ou seja, são sujeitas às ordens do Governador;

    à Polícia Civil é garantido constitucionalmente o Direito de GREVE, ainda que serviço essencial, na forma disposta na legislação e jurisprudência…

    à Polícia MILITAR, por ser MILITAR, é VEDADO qualquer ato de GREVE (seja greve branca, preta, ou de qualquer cor);

    SE, e somente se, prevalecer alguns comentários ou atitudes do Oficialato Militar, podemos simplesmente entender, que se trata de PREVARICAÇÃO à sua função essencial, ou INSUBORDINAÇÃO grave contra o Grave ao Governador;

    Resumindo: Polícia Militar quando “faz o feijão com arroz”, ou NÃO faz nada, NÃO realiza suas atribuições (que é estar nas ruas combatendo o crime, atendendo à população, na forma da lei, então PREVARICA)….

    SE essa atitude têm ORIENTAÇÃO de algum superior Oficial hierárquico, então é quebra de hierarquia, é INSUBORDINAÇÃO contra o Governador…

    Basta o S.S.P. e o Governador aplicarem, na forma da lei, “à risca”, o Código Penal MILITAR…..

    Curtir

  2. 25,7% de aumento, 25% jogo do bicho, 25% caça-níquel, 25%biqueiras da redondeza, 25% despachantes, 50% desmanches, 25%… … … … e olha que u nem sou pm

    Curtir

  3. Para manter a legalidade e o Estado de Direito ,se precisar,sairei às ruas para deitar a lenha nesses coxas.

    Curtir

  4. Bando de safados, parecem até abutres, creio que daqui pra frente só vai ter melhoras, sem vinculação com a pm.

    Curtir

  5. O que nós da PC ganhamos chama-se de R.O.L.A., Restos Ofertados aos Laboriosos Acéfalos…..e aceitamos comemorando como bons idiotas que somos ,
    Vamos exigir o fim dos recolhas, aí eu quero ver delegado e chefe querer ficar com as cadeiras, só asim teremos adesão para um movimento sério para pressionar por digno salário.
    Quem acredita que carcereiro, agepol, agente de tele e afins vão parar de fazer cursos operacionais e implorar para ir para GOE e GARRA estão muito enganados! Os detentores de titularidade destas carreiras vendem a alma par ir para uma equipe de chefia ou unidade operacional.
    Dizem até que em um certo DEITER tem um chefe de seccional que é testa de um agente, está bom para os dois, alguém sabe dizer por quê?
    Quem adivinhar que deinter é esse…………

    Curtir

  6. Boa tarde Srs.

    Só pra informar, a folha de outubro ja esta disponivel na fazenda e nao tem nada de aumento, a nao ser que saia em
    folha suplementar.

    Com relação as declaraçoes de associações dos PMs e declarações de simpatizantes da tropa nenhuma associaçao ou sindicato nosso vira a publico divulgar o certo?
    Que o salario dos Pms sao superiores aos nossos e ainda vao continuar assimm pois o salario nosso ainda nao se equiparou ao deles e eles ainda dizem que foram preteridos pelo estado…vamos entao pleitear RETP turbinado, aposentadoria com promoçao a classe imediata, salario integral, e otras cositas mas..alguem pode vir a publico desmentir
    os PMs antes que a besteira seja feita?

    Curtir

  7. NADA CONTRA, MAS EU JA VI UM CARCEREIRO SER CHEFE
    MOTORISTA, E AMANTE DE UM TITULAR. AGORA QUE DEVE
    SER RUIM UM BAFO NO CANGOTE DEVE.
    HOJE O DIREITO SÃO IGUAIS,É SO DAR UM PASSEIO NO
    LARGO DO AROUCHE NOS FIM DE SEMANAS A NOITE

    Curtir

  8. OS MEGANHAS TEM AS OPERAÇÕES DELEGADAS(DELEGADA POR UM OFICIAL AO COMANDO PARA EXPLODIR CAIXA) KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Curtir

  9. dr. guerra………faz ai uma charge do patati e patatá com estrelas nos ombros…….por favor, faz.

    Curtir

  10. Apoio a PM, com certeza deve haver paridade, é só estender os benefícios da PM à PC, nem precisaria de NU ou CJ.

    Curtir

  11. Para os PCs que um dia pensaram em votar no Skaf, esqueçam, com certeza levará o Pinto junto.

    Curtir

  12. Caramba por essa eu não esperava, a civil faz todo o barulho que fez e quem ainda vai sair por cima é a pm ( oficiais)!!! Se isso acontecer realmente o negócio é parar de fazer movimentos reivindicatórios, afinal quem levaa melhor é o vizinho.

    Curtir

  13. CADÊ O AUMENTO DOS AGENTES E DOS CARCEREIROS., NÓS NÃO VAMOS MAIS FAZER R.D.O E TAMBÉM NÃO VAMOS MAIS FAZER ORDEM DE SERVIÇO, NÃO VAMOS CUMPRIR MANDADOS, ESTAMOS PARADOS ESPERANDO O SENHOR GOVERNADOR., NÃO VAMOS FAZER BARULHO, SÓ NÃO VAMOS MAIS TRABALHAR..

    Curtir

  14. Desde há muito expresso:

    Os latinhas esculpidas nos ombros autodenominados “honestos” da puliça fardada do estado de São Paulo, autodenominados “honestos”, fazem e desfazem em todos os setores da vida publica e privada, especialmente, na segurança.

    Se liga São Paulo,

    Acorda Brasil

    Curtir

  15. as associações e sindicatos deveria publicar apoio total ao SSP e nós também……..

    Curtir

  16. CARCEREIRO disse:
    26/09/2013 às 15:53

    CADÊ O AUMENTO DOS AGENTES E DOS CARCEREIROS., NÓS NÃO VAMOS MAIS FAZER R.D.O E TAMBÉM NÃO VAMOS MAIS FAZER ORDEM DE SERVIÇO, NÃO VAMOS CUMPRIR MANDADOS, ESTAMOS PARADOS ESPERANDO O SENHOR GOVERNADOR., NÃO VAMOS FAZER BARULHO, SÓ NÃO VAMOS MAIS TRABALHAR..

    ISSO MESMO, NOBRE AMIGO CARCEREIRO.
    NAO FAÇA MAS ORDEM DE SERVIÇO, CUMPRA APENAS SEU SERVIÇO.
    TEM VARIAS CPJ PRECISANDO DE CARCEREIRO, POIS NAO PARA DE CHEGAR PRESOS EM FLAGRANTES.
    ASSIM OS INVESTIGADORES TERAO MAIS TEMPO PARA SE DEDICAR AS ATIVIDADES DE POLÍCIA JUDICIARIA.

    Curtir

  17. EMENDA Nº 4, AO PROJETO DE LEI
    COMPLEMENTAR Nº 33, DE 2013
    Dê-se ao artigo 4º do projeto em epigrafe, a seguinte
    redação:
    “Artigo 4º – Esta lei complementar entra em vigor na data
    de sua publicação, retroagindo seus efeitos a 1º de março de
    2013.”
    JUSTIFICATIVA
    A presente emenda se faz necessária para corrigir a omissão
    do governo consistente em ignorar que a Lei nº 12.391, de
    23 de maio de 2006 está em pleno vigor, e, portanto deve ser
    cumprida. A referida lei, no seu artigo 1º fixa o dia 1º de março
    de cada ano a data para fins de revisão da remuneração dos
    servidores públicos da administração direta e das autarquias
    do Estado, bem como dos militares do Estado. O governo foi
    omisso em não rever a remuneração dos servidores no dia 1º
    de março de 2013 e agora, no projeto de Lei complementar nº
    33, de 2013, se omite novamente em não fazer constar do texto
    do artigo 4º do projeto que os efeitos da lei retroagirão a 1º de
    março de 2013. Assim, para que a Lei nº 12.391, de 23 de maio
    de 2006 seja cumprida, torna-se imprescindível a aprovação
    desta emenda.
    Sala das Sessões, em 25/9/2013
    a) Luiz Claudio Marcolino a) Hamilton Pereira a) Marco
    Aurélio
    …………………………………………………………………………………………..
    EMENDA Nº 5, AO PROJETO DE LEI
    COMPLEMENTAR Nº 33, DE 2013
    Dê-se ao Anexo III do projeto de lei complementar em epígrafe
    a seguinte redação:
    ANEXO III
    a que se refere o inciso III do artigo 1º da Lei Complementar
    nº , de de de 2013
    POSTO PADRÃO VALOR
    CORONEL P.M. PM 16 4.776,17
    TENENTE CORONEL P.M. PM 15 4.402,39
    MAJOR P.M. PM 14 4.064,13
    CAPITÃO P.M. PM 13 3.758,01
    1º TENENTE P.M. PM 12 3.480,98
    2º TENENTE P.M. PM 11 2.676,98
    ASPIRANTE A OFICIAL P.M. PM 29 2.530,48
    CARGO EM COMISSÃO
    COMANDANTE GERAL P.M. PM 40 5.562,88
    GRADUAÇÃO PADRÃO VALOR
    SUBTENENTE P.M. PM 28 1.949,67
    1º SARGENTO P.M. PM 27 1.813,97
    2º SARGENTO P.M. PM 26 1.691,18
    3º SARGENTO P.M. PM 25 1.580,04
    CABO P.M. PM 24 1.499,59
    SOLDADO P.M. DE 1ª CLASSE PM 22 1.404,13
    SOLDADO P.M. DE 2ª CLASSE PM 21 1.317,74
    ALUNO OFICIAL 4º CFO PM 36 1.443,85
    ALUNO OFICIAL 3º CFO PM 35 1.316,21
    ALUNO OFICIAL 2º CFO PM 34 1.173,83
    ALUNO OFICIAL 1º CFO PM 33 1.070,26
    JUSTIFICATIVA
    Com a presente emenda se objetiva preservar a paridade
    de vencimentos instituída por meio da Lei Complementar nº
    731, de 26 de outubro de 1993, entre as carreiras policiais do
    Estado, como medida tendente a garantir a eficiência e sustentabilidade
    orgânica do sistema de segurança pública.
    A atividade policial no âmbito estadual é realizada em
    duas dimensões funcionais, atribuídas a órgãos específicos,
    o policiamento ostensivo de preservação da ordem pública
    pela Polícia Militar, enquanto o policiamento investigativo é
    atribuído à Polícia Civil. Nesse contexto a eficiência do sistema
    depende do funcionamento ajustado de suas partes integrantes.
    O governo do Estado não pode, sob pena de colocar em risco o
    interesse público do bom funcionamento do sistema de segurança
    pública, estabelecer favoritismos a este ou aquele órgão
    ou carreira.
    Da forma como foi proposto pelo Governador o projeto em
    apreço subvalorizou a carreira de Praças da Polícia Militar se
    comparada com as de Investigador e Agente da Polícia Civil. Tal
    desigualdade não se sustenta do ponto de vista da similaridade
    funcional das atribuições exercidas pelos integrantes de cada
    uma dessas carreiras em suas respectivas organizações. Se,
    de seu lado, os Investigadores de Polícia exercem atividade
    essencial em auxílio ao Delegado de Polícia na condução das
    investigações policiais, por outro, os Graduados de Polícia
    Militar, em auxílio aos Comandantes de Companhia PM, órgão
    de prestação do serviço de policiamento ostensivo, exercem a
    fiscalização e a condução operacional imediatas do efetivo disposto
    no território, com vistas à redução dos índices criminais
    e proteção da população ali situada. De igual modo, os Cabos
    e Soldados, exercentes naturais do serviço de policiamento
    ostensivo, devem ser, minimamente, tratados em paridade com
    os Agentes Policiais, que realizam tarefas de apoio operacional
    à atividade investigatória, mas que, incompreensivelmente,
    foram aquinhoados pelo proponente inicial com patamares de
    remuneração superiores.
    Assim, a presente emenda se propõe a conceder o devido
    reconhecimento também à carreira de Praças PM. Tributando,
    a exemplo das demais carreiras, o reconhecimento devido em
    respeito ao serviço prestado, que deve se traduzir, de início, na
    remuneração paritária na medida da natureza do serviço por
    elas realizado.
    Reafirmo, assim, cada um dos órgãos policiais do Estado
    exerce suas atribuições em processo contínuo ao outro, motivo
    pelo qual há que se tratar com dignidade e respeito carreiras
    que possuem atribuições de similar magnitude.
    Sala das Sessões, em 25/9/2013
    a) Pedro Tobias
    http://diariooficial.imprensaoficial.com.br/nav_v4/index.asp?c=5&e=20130926&p=1

    Curtir

  18. Agora vamos juntos revindicar a reestruturação de carreiras na Policia Civil, para valorizar as carreiras de nível fundamental para nível médio!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Nem pra lixeiro se aceita nível fundamental mais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  19. Pingback: MAIS UMA DOS CORRUPTOS ENRUSTIDOS – Ofici...

  20. O que falta é a equiparação dos salários dos e agepol’s e carcepol’s com o salários dos agetel’s, pois o concurso de 2005 exigiu o requisito de nível médio para tais carreiras, nada mais justo.

    Curtir

  21. VIVA PM…

    Esses invejosos não vêem limites. São vorazes abutres do Estado sobrevoando a carnicenta “Trampolinícia Militarizada”. Quando passam à inatividade, deixando a ossada, apenas mudam de gabinetes (cardápios), arrastando vários assessores para indisfarçadas sinecuras (cargos de pouca ou nenhuma importância). Isso é uma vergonha! Ontem a imprensa repetiu o tenebroso quadro dessa “prevenção” falida (abra o link), como não bastasse o ladrão que, MAIS DE TRINTA VEZES, repetiu a mesma ação delituosa (roubo a motoristas, no mesmo exato trecho de uma rua da cidade de São Paulo). No vídeo, a mistura de ficção e realidade!

    Curtir

  22. Mano, isso tá fora de cogitação, em 1983 a Policia Militar não exigia nem escolaridade, era só saber ler e escrever como é que vai exigir nível superior para soldado, não tem que desmilitarizar a policia militar, tem é que municipalizar, passar eles para o gabinete do prefeito.

    Curtir

Os comentários estão desativados.