Enviado em 10/09/2013 as 23:22 – por FIM DA ERA PSDB
Criticamos a PM, MP, GM, mas os verdadeiros inimigos da PC estão aqui dentro mesmo: são os cardeais fracotes e vendidos que nada fazem prá melhorar a instituição.
Criticamos a PM, MP, GM, mas os verdadeiros inimigos da PC estão aqui dentro mesmo: são os cardeais fracotes e vendidos que nada fazem prá melhorar a instituição.
Quanto ganha um cardeal ? Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk !
E tem gente achando que coroné coxa é que ganha bem ! Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
CurtirCurtir
Concordo, plenamente, que os nossos inimigos repousam no NOSSO NINHO! Mas, discordo em querer dizer que são os conselheiros, até porque, o conselho não pode, sozinho, acabar com a desunião interna que existe entre nós.
Eu não digo que os inimigos são delegados, escrivães, investigadores ou qualquer outra carreira, mas posso dizer, sem dúvidas, que são eles; os RETRÓGRADOS, que independente de qual carreira pertencem, sempre se movimentam maldosamente no nosso meio, e sempre ATRAPALHAM qualquer mudança que surja.
São os retrógrados que imperam com os seus pensamentos arcaicos, sempre nivelando os demais por baixo, desmerecendo a carreira policial alheia, e sempre com um único interesse; O SEU PESSOAL.
Em nada se importam com o corpo (instituição) a qual, muito infelizmente, fazem parte.
Foi por inteira culpa desses elementos que, até hoje, NÃO CONSEGUIMOS REALIZAR A NOSSA REESTRUTURAÇÃO DE CARGOS. Sempre que surge o assunto, ele correm com seus lobbys atras de autoridades políticas para BARRAREM, ENGAVETAREM qualquer projeto que nasça.
Pensemos senhores! Por que até hoje não ocorreu uma mudança nas nossas estruturas? Hem? Por que ainda não nos atualizamos, a fim de acompanhar as outras polícias civis desse País?
Pensem bem! Nossos inimigos NÃO são PMs, nem GCMs, nem MP, nem Juízes, nem alguma das carreiras operacionais, mas sim; são todos aqueles que estão no nosso meio, que são atravancadores de ATUALIZAÇÕES nas nossas estruturas.
CurtirCurtir
Ué Guerra?!
Mudou???
Não é mais a PM o “principal inimigo” ?
CurtirCurtir
Os oficiais da pm estão brigando para que ocorra a manutenção da isonomia salarial em relação aos salários da polícia civil, garantindo desta forma melhores salários não somente para os próprios oficiais, mas também para os seus praças.
Será que nossos delegados brigariam pelos seus operacionais da mesma forma que os oficiais estão brigando pelos seus subordinados?
CurtirCurtir
Eu acredito que tudo isso não passam de manobras pra fazer o PC de bobo, sabendo, é claro, que os nossos “cardeais”, sedentos de preservarem suas confortáveis titularidades, não fazem greve de fato e a desestimulam a todo custo. Colocam a culpa, desta vez,na PM, mas já fizeram a PC perder processo sumário, abaixam-se sempre para o MP (e querem que a PEC seja aprovada), e perderam para a PM o gerenciamento de crises. Enquanto houver caça-níqueis, desmanches, casas de prostituição, bicho, e outros, nossos “cardeais” nunca estimularão a greve, e a alavancada da PC. Mas se esquecem que,um dia,vão aposentar,mesmo que na “expulsória”… e aí, vai ter de sobreviver unicamente de seus vencimentos.
CurtirCurtir
assou da hora de se iniciar mudanças na estrutura da segurança pública no Brasil. As polícias militares devem ser extintas, dando espaço para policiais metropolitanas/municipais, do qual a verba dos Estados que alimentam as pms devem ser repassadas aos municípios para que estes sustentem suas próprias polícias municipais. As guardas metropolitanas devem ganhar poder de polícia e ser unificadas com o contingente da polícia militar local, e juntas, formarem um novo modelo de policiamento preventivo e ostensivo municipal.
O Estado ficaria com o policiamento investigativo e repressivo, além da função de perícia, podendo também permanecer com os grupos especiais, como exemplo o policiamento rodoviário, coe, gate, choque, contudo, todos estes desmilitarizados.
Policiamento preventivo é algo muito local, cada cidade possui suas especificidades, seus problemas em particular, seria muito mais eficiente se o trabalho de prevenção policial fosse algo mais local, mais particular de cada cidade.
CurtirCurtir
Quando acabarem com as recolhas ai sim tudo pode começar a mudar…
CurtirCurtir
10/09/2013 10h11 – Atualizado em 10/09/2013 15h35
Justiça acolhe denúncia e policiais de Campinas são presos pela 2ª vez
Dois investigadores foram detidos em casa na manhã desta terça-feira.
Agentes são acusados de conivência com o tráfico de drogas na cidade.
Do G1 Campinas e Região
5 comentários
Investigadores da Polícia Civil são presos em Campinas e levados para São Paulo (Foto: Edvaldo Souza/EPTV)
Investigadores são presos em Campinas e levados
para SP (Foto: Edvaldo Souza/EPTV)
Dois investigadores da Polícia Civil de Campinas (SP) foram presos em casa na manhã desta terça-feira (10) após determinação da Justiça. Renato Peixeiro Pinto e Mark de Castro estão entre os agentes acusados pelo Ministério Público (MP) de envolvimento com tráfico de drogas na cidade. Esta é a segunda vez que eles têm a prisão decretada após investigação do Grupo Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Em uma operação conjunta com a Corregedoria da Polícia Civil em julho, eles ficaram presos, mas de forma temporária.
Segundo o MP, o juiz da 6ª Vara Criminal, José Guilherme Di Rienzo, acolheu denúncia contra 23 pessoas, entre elas policiais e traficantes, sendo que 21 tiveram a prisão preventiva decretada. Até esta publicação, quatro denunciados haviam sido presos – dois em Campinas e dois em São Paulo – e um continuava foragido. De acordo com a Promotoria, ele é de Guarulhos (SP) e se passava por policial para extorquir as famílias de traficantes. Os outros acusados já estavam detidos antes dos mandados expedidos pela Justiça.
Entre as acusações que constam na denúncia estão extorsão mediante sequestro, formação de quadrilha, roubo, falsidade ideológica, tortura e associação ao tráfico. O Gaeco afirma que os agentes, entre eles membros do Departamento Estadual de Repressão ao Narcotráfico (Denarc), extorquiam os traficantes que atuavam na região do bairro São Fernando, em Campinas, para facilitar a ação da quadrilha de Wanderson de Paula Lima, o Andinho. Em troca, os policiais recebiam pagamento anual que chegava a R$ 300 mil.
Alguns dos agentes também são acusados de sequestrar familiares dos traficantes para extorquir o bando e conseguir mais dinheiro. Durante as investigações, o Ministério Público apontou ainda que mesmo preso na penitenciária de Presidente Venceslau (SP), considerada pelo governo do estado como de segurança máxima e onde cumpre pena de 400 anos desde 2002, Andinho tinha acesso a telefone e declarou ‘guerra’ à polícia após ter membros do bando ameaçados e sequestrados.
saiba mais
Da cadeia, Andinho declarou ‘guerra’ a policiais após ameaças a traficantes
MP ouve traficantes suspeitos de pagar propina a policiais civis de SP
Preso há 11 anos, Andinho segue no comando do tráfico de drogas, diz MP
Corregedoria cumpre mandados de busca em delegacia de Campinas
A denúncia do Gaeco foi protocolada na 6ª Vara Criminal de Campinas na sexta-feira (6) e aceita pelo juiz José Guilherme Di Rienzo Marrey na segunda-feira (9). O advogado dos investigadores Renato Peixeiro Pinto e Mark de Castro, Ralph Tórtima Stettinger Filho, confirmou que as prisões ocorreram em casa, mas informou que ainda precisa se inteirar da denúncia para se manifestar. Os investigadores foram presos em casa e levados para sede da Corregedoria da Polícia Civil na cidade, mas irão para São Paulo ainda nesta terça.
Alvo de investigação do Ministério Público, o ex-diretor de Inteligência do Denarc Clemente Calvo Castilhone, que também foi preso em julho, está entre os policiais que teve a denúncia do Gaeco aceita pela Justiça, mas o MP não pediu a prisão preventiva dele por entender que ele não estava envolvido com as denúncias de extorsão, apesar de ter vazado informações confidenciais, segundo os promotores. O delegado do Denarc Fábio Alcântara, que também teve denúncia do Gaeco aceita, teve pedido de prisão preventiva negado pelo juiz da 6ª Vara Criminal. Os outros nomes dos denunciados não haviam sido divulgados pelo MP até esta publicação.
O G1 entrou em contato com a Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP-SP), mas a assessoria de imprensa informou que está apurando o caso e que irá se manifestar em nota sobre o ocorrido. Como o caso segue em sigilo, o Tribuna de Justiça de São Paulo (TJ-SP) não divulgou conteúdo da denúncia.
Escutas revelam que Andinho manda matar policiais (Foto: Reprodução/EPTV)
Escutas telefônicas revelam que Andinho mandou
matar policiais (Foto: Reprodução/EPTV)
Grampos
As interceptações telefônicas feitas com autorização da Justiça mostraram que a quadrilha não só agia com a conivência de muitos agentes, como pagava propina para que eles não fiscalizassem o tráfico de drogas na região de Campinas. Alguns trechos destas conversas foram exibidos com exclusividade pelo Fantástico em julho. O conteúdo completo das escutas foram obtidos pela EPTV. Em uma ligações, os policiais negociam o dinheiro com traficantes e fazem ameaças.
Policial: “Por que a gente não resolve isso aí meu?
Escotão: “Quanto vocês ‘pegou’ ali só pra ver se o menino não ‘tá’ mentindo ‘prá nóis’?”
Policial: “Isso ai a gente conversa pessoalmente. Como ‘nóis’ vamos ‘fazê’ para se encontrar? O barato é o seguinte, meu, vocês não vão trabalhar, entendeu? ‘Fomo’ aí ontem, ‘vamo’ aí hoje e ‘vamo’ aí no sábado. ‘Tamo’ indo prá aí meu. Nós ‘tamo’ saindo daqui, ‘vamo’ bater em vocês. Satisfação dada é meia dívida paga, meu. Pelo menos liga. Pelo menos atende o radinho”.
Lucas Escotão, que aparece na conversa, é integrante da quadrilha de Andinho e segundo os promotores do Ministério Público tem atuação intensa em todas as operações do esquema de tráfico de drogas no bairro do São Fernando, em Campinas. Ainda de acordo com o Gaeco, ele participa também da distribuição da drogas para outra regiões da cidade e chegou a ser sequestrado pelos policiais.
Em outra parte dos diálogos os policiais pressionam para receber o pagamento e fazem ameaças.
Policial: “Eu tive uma consideração por você até agora, só que você não ‘tá’ tendo por mim. Você não quer vir trocar uma ideia comigo? Eu tô indo embora.”
Codorna (traficante): “Não, entendi senhor. Mas deixa eu falar ‘prô cê’. ‘Tô’ sem nenhum real. Não tenho dinheiro ‘prá’ nada, senhor”.
Policial: “Então deixa quieto. Eu vou fazer o meu ‘trampo’ e a gente conversa em outra ocasião, firmeza?”
Codorna (traficante): “Ou então o senhor espera uns 30 dias ‘prá’ eu vender minha casa ali, meu”
Policial: “Não, deixa quieto. Seu amigo ‘tá indo pra dentro’, falou? Você vem com o que foi combinado, que até agora você não veio, você não deu a cara, você não deu satisfação”.
Codorna (traficante): “Eu ‘tô’ fazendo de tudo ‘prá’ vender, pode ver que a casa ‘tá’ lá parada. Eu ‘tô’ vendendo a casa ‘prá’ chegar ‘pro cêis’ sim, meu.”
“Codorna” é Agnaldo Aparecido Simão. Para os promotores, ele é o grande operador do tráfico na região do São Fernando. Recebe ordens diretas de Andinho e também é responsável pela segurança do esquema. Ele foi sequestrado e teve a família mandida refém, uma forma para os policiais pressionarem pelo pagamento da dívida que não havia sido paga.
Desde o início das interceptações telefônicas, em outubro de 2012, até março deste ano, Andinho dá ordens de dentro da penitenciária para os traficantes do lado de fora para pagar o valor pedido pelos policiais. Depois disso, diante das ameaças, sequestros e denúncias de tortura, o chefe da quadrilha muda o tom e declara guerra à polícia. Este é um dos momentos mais tensos das gravações telefônicas.
Codorna: “Os ‘cara falo’ que vai ‘matá nóis’ e tudo.”
Andinho: “Falou?”
Codorna: “Falou”
Andinho: “Ah, então já ‘vamo pro regaço’, mano. ‘Vamo’ desentocar os ‘bico’ (fuzil na linguagem dos traficantes, segundo o MP) e já era, mano.
Codorna: “Manda uns ‘prá nóis’ aí?”
Andinho: “Tem lá, tem.”
Codorna: “Manda uns dois, três, aí”
Andinho: “Os ‘cara’ não ‘é’ maior que ninguém, tem que fazer o serviço deles, mano. ‘Nóis’ tem que esconder o bagulho e eles têm que achar. Achou. Primeiro faz o ‘trampo’. Quer dinheiro? A gente dá o dinheiro. Se quer mandar ‘prá’ cadeia, firmeza total, eles ‘tá’ fazendo o serviço deles. Mas, ‘ô’ mano, falar que vai matar, que vai fazer não sei o quê, ficar mandando recado! Os ‘cara’ ‘tomô’ R$ 2 ‘milhão’ seu já, né?”
Cordona: “Foi.”
Andinho: “Então o cara já tomou quase R$ 2 ‘milhão’ e depois fica nessa que vai matar, forjando os outros e tudo. Isso é mais vagabundo que vagabundo”.
Após essas interceptações, o MP conseguiu autorização da Justiça e prendeu 13 policiais civis e dois traficantes. Quatro foram soltos após prestarem depoimento no Ministério Público. A Secretaria de Administração Penitenciária informou que, em maio deste ano, apreendeu um telefone celular na cela de Andinho. E, segundo a secretaria, quem é pego nesta situação é punido.
CurtirCurtir
Pingback: Os verdadeiros inimigos da PC estão aqui...
Pingback: Os verdadeiros inimigos da PC estão aqui dentro mesmo: são os cardeais fracotes e vendidos que nada fazem prá melhorar a instituição | C O O LTURA
Temos que começar a denunciar no MP essas recolhas, porque se for na corró, nada adiantará porque eles recebem mensal do Denarc e do Deic!!!
CurtirCurtir
Senhores!!!!!!!! a hora é de UNIÃO…não vamos nos perder com estes poucos idiotas q tentam se segurar em suas cadeiras sugando o sangue dos operacionais…A hora é de greve geral…só assim seremos atendidos… e para aqueles que não querem nossa melhoria salarial por viverem do crime mando um recado…tomara que um dia vc vá pra cadeia e possa refletir sobre tudo o que fez de errado na polícia…
CurtirCurtir
Eu já tinha desistido de ir em manifestações, mas abri uma exceção na data de ontem, pois, em tese, não era uma manifestação, mas sim uma reunião para que fosse decidido acerca de uma greve…
Mais uma vez eu, e os demais que lá compareceram (que foram muito poucos por sinal), fomos feitos de idiotas pelo Governador…
Não houve decisão positiva em relação a aumento salarial, bem como nada ficou decidido sobre greve…
Sai da minha cidade, no interior, viajei quase três horas (isso incluindo o trânsito da Capital), para, mais uma vez, dar com o “burros n’água”, ou seja, para nada!
Ah! Isso sem falar que haviam mais mendigos e desocupados na Praça da Sé do que policiais preocupados com o dissídio!
É por essas e outras coisas que não teremos reconhecimento e teremos que engolir o Governador até a próxima eleição, onde restará uma última esperança dele não ser reeleito.
Foi a última vez que participei de qualquer tipo de manifestação, protesto, reunião etc, pois daqui pra frente vou me dedicar mais aos meus estudos, para poder sair dessa instituição falida e cheia de conformados!
Boa sorte a todos e fiquem com Deus, pois só Ele está sendo por nós!
CurtirCurtir
Apoiado. Se houvesse real amor à profissão e não somente aos cargos (de confiança) que estimula o ego inflado desses homens, talvez houvesse interesse em defender à população realmente. Ah, mas isso é piegas demais, coisa de discurso de posse… e do nosso hino. Babaquice minha.
CurtirCurtir
VOU DESENHAR : DELEGADOS CRESCERAM OS OLHOS NA POSSIBILIDADE DE GANHAREM IGUAIS PROMOTORES COM A PASSADA DE MEL DO GOVERNO (CARREIRA JURÍDICA)- RESULTADO? ESQUECERAM DOS DEMAIS INTEGRANTES DA POLÍCIA CIVIL, EXCETO DOS INVESTIGADORES E ESCRIVÃES QUE NO MOMENTO SERVIRIAM COMO ALIADOS, SABE PORQUE? PORQUE OS ESCRIVÃES E INVESTIGADORES TAMBÉM RECEBERAM UM MEL DO GOVERNO (EXIGÊNCIA DO NIVEL UNIVERSITÁRIO ). BOM, COM ISSO ELES SE JUNTARAM PARA UMA LUTA ESPECÍFICA, GALGAR SALÁRIOS DIFERENCIADOS PELAS RAZÕES ACIMA, JULGARAM ESTAR DIFERENTE DOS DEMAIS, ATÉ SUBJULGARAM AS DEMAIS CARREIRAS, DESDENHARAM, CUSPIRAM, PINTARAM E BORDARAM COMO SE FOSSEM OS REIS DA COCADA PRETA; POIS BEM, TODOS INTEGRANTES DAS DEMAIS CARREIRAS CLAMARAM POR REESTRUTURAÇÃO NA POLÍCIA CIVIL, ASSIM TODOS ESTAVAM COMPROMETIDOS COM A LUTA, MAS NÃO, AS TRÊS CARREIRAS ACIMA ESTAVAM CERTAS QUE SERIAM COMTEMPLADAS E AS DEMAIS SERIAM APENAS HAAAAA QUALQUER COISA SABE, ELES SÃO O RESTOPOL E QUALQUER COISA PARA ELES ESTA ÓTIMO ENTENDE? ERRARAM FEIO, CAIRAM DO BURRO, ACREDITARAM EM PAPAI NOEL MAIS UMA VEZ E RECEBERAM A DEVIDA RESPOSTA, É BOM QUE FIQUE BEM CLARO QUE O RESTOPOL NÃO SOFREU QUALQUER DECEPÇÃO, POIS SABIAMOS QUE QUERIAM NOS USAR COMO MASSA DE MANOBRA E ISSO NÃO ACONTECEU PORQUE O RESTOPOL MOSTROU MAIS UMA VEZ QUE SÃO PESSOAS CAPACITADAS E IDENTIFICAM COM FACILIDADE QUALQUER MÁ INTENÇÃO E DESSA VEZ NÃO FOI DIFERENTE, SUBSTIMARAM NOSSA CAPACIDADE E DANÇARAM. MAS ALGUÉM POSSA LER ISSO AQUI E DIZER “NOSSA ESTA COMEMORANDO !” , NÃO SENHORES(AS), NÃO ESTAMOS COMEMORANDO, ESTAMOS DECEPCIONADOS COM VOCÊS.
EXISTE SEMPRE UM GRANDE APRENDIZADO NAS DERROTAS, É TEMPO DE CONSERTAR OS ERROS E REDIMIREM-SE PERANTE OS DEMAIS COLEGAS QUE TANTO FORAM SACRIFICADOS PARA MANTER A POLÍCIA CIVIL FUNCIONANDO NESTES ÚLTIMOS 20 ANOS DE GOVERNO DO PSDB, SOFREMOS JUNTOS, COMEMOS O PÃO QUE O DIABO AMASSOU E NÃO NOS ESQUIVAMOS DA LUTA ÁRDUA DO DIA A DIA, PORISSO REAFIMAMOS QUE SOMOS A POLÍCIA CIVIL EM MAIOR NÚMERO DE CARREIRAS E NÃOS SOMOS DESCARTÁVEIS COMO MUITOS QUEREM QUE SEJAM.
ACREDITO QUE A GRANDE SACADA É FUNDAR O SINDICATO ÚNICO E REESTRUTURAÇÃO, FORA DISSO É PERCA DE TEMPO FICAR COM PICUINHAS COM A PM TAMBÉM.
CurtirCurtir
SEU COMENTÁRIO É DE UM FRUSTRADO COM A CARREIRA. AGORA INVESTIGADOR E ESCRIVAO TEM CULPA DE QUERER A VALORIZACAO PELO N.U E O DELEGADO TEM CULPA EM QUERER A VALORIZACAO PELA CARREIRA JURIDICA. ISSO TEM BASE LEGAL E NO CASO DOS DELEGADOS, BASE CONSTITUCIONAL. QUER REVALORIZACAO SALARIAL, BRIGUE PELA REVALORIZACAO DA SUA CARREIRA, SEJA ELA QUAL FOR. SAIA DA SOMBRA DAQUELES QUE BUSCAM UM LUGAR AO SOL. EU, PARTICULARMENTE, NAO SUBJULGUEI, NAO CUSPI, NAO MALTRATEI NINGUEM EM RAZAO DA PROMESSA DE UMA MELHORA SALARIAL. PELO CONTRARIO, TORÇO PARA QUE OS INVESTIGADORES, ESCRIVAES E NÓS DELEGADOS TENHAMOS FINALMENTE NOSSO RECONHECIMENTO. ENQUANTO AO QUE VOCE CHAMA DE RESTOPOL, ESPERO QUE COBREM SEUS SINDICATOS PARA LUTAREM POR UMA REESTRUTURAÇÃO E ASSIM SIM EXIGIR MELHORA SALARIAL. HA TEMPOS ACESSO ESSE SITE E NUNCA VI AGENTE DE TELECOMUNICACAO OU FOTOGRAFO POLICIAL (NIVEL FUNDAMENTAL) RECLAMAR QUE GANHAVAM MAIS QUE ESCRIVAO E INVESTIGADOR (NIVEL SUPERIOR). ISSO É SÓ UM EXEMPLO, DENTRE TANTOS. GENERALIZAR NÃO TRAZ BENEFICIO PARA NINGUEM, PRINCIPALMENTE NESTE MOMENTO TAO DELICADO QUE ESTAMOS ENFRENTANDO. NOSSO INIMIGO COMUM É UM SÓ: OS BANDIDOS. O RESTANTE (PSDB, P.M, M.P, ETC) , NÃO É INIMIGO, SÃO APENAS ADVERSÁRIOS (QUE CRIAM ADVERSIDADES). TEMOS QUE DERROTA-LOS, COMO SE FOSSE UMA ELEIÇÃO. NADA DE PREGAR ÓDIO CONTRA ESSA OU AQUELA INSTITUIÇÃO, ESTA OU AQUELA CARREIRA. SE NÃO CONSEGUIMENTOS NOS UNIR NA POLICIA CIVIL, PELOS MAIS VARIADOS MOTIVOS, PELO MENOS QUE LUTEMOS NA MESMA DIREÇÃO, CONTRA OS MESMOS OPONENTES. UM ABRAÇO A TODOS E ADMITO SER ESSA A ULTIMA VEZ QUE ESCREVO NESTE ESPAÇO
CurtirCurtir
temos inimigos internos e os externos os cardeais ganham bem para que greve vai quebrar as lojas deles? voces não entendem tem gente ganahdo lá em cima $$$$$$$$$$$$$$$$$ acorda
CurtirCurtir
Meus colegas Policiais, os “Cardeais”, estão cagando para o Salario, eles possuem atividades paralelas, como sociedade em Empresas de Segurança,Propriedade de Quiosques e Lojas, alugados, em Shopping Centers, sociedade em Concessionária de Veículos Importados, com Blindagem de Veículos e outras. A SSP coloca os Lobos para cuidarem das Ovelhas, me digam quem é o Cardeal do DPPC ? Respondam se alguma Mega Empresa, da qual ele presta assessoria, já foi “fiscalizada” por esse Departamento. Esse salário, eles dão para os filhos comprarem doce na esquina. Acordem.
CurtirCurtir
Ah… colegas… admitam: o que mais tem nessa polícia é nego cansado…
Os caras tem preguiça até pra limpar o rabo…
Vai mudar essa porra toda como?
Agora, isto é uma verdade; cardeais fracotes… passaram da melhor super bonder no rabo e não largam as cadeiras por nada… puta bando de vendidos.
Se o chefe não dá exemplo, esperar o que dos subordinados?
CurtirCurtir