29/08/2013 – 5ª Operação Blecaute suspende atendimento por 6 horas em 100% das Delegacias do Interior 85

A quinta paralisação da Operação Blecaute, realizada hoje (29), interrompeu por seis horas os atendimentos de 100% das delegacias do Interior do Estado e 96% da Capital e Grande São Paulo. Entre 10h e 16h aproximadamente 2 mil delegacias estaduais deixaram de registrar ocorrências em protesto contra as péssimas condições de trabalho impostas pelo Governo do Estado.
Durante o período da tarde, a movimentação de centenas de policiais civis pelas ruas e avenidas de Campinas confirmou a adesão total das seccionais do Estado. Mais de 1 mil policiais civis participaram do Ato de Protesto iniciado às 14h em frente ao Sindicato de Polícia de Campinas e Região (Sinpol), entidade de apoio organizacional na cidade. Participaram do ato representantes dos 7 Conselhos de Segurança Comunitária da região, da Associação dos Escrivães do Estado de São Paulo, da International Police Association ,dos sindicatos de polícia de  Sorocaba, Santos e Ribeirão Preto. Fizeram uso da palavra a presidente da Adpesp, dra. Marilda Pansonato Pinheiro, o presidente do Sindpesp, dr. George Melão e o  presidente do Feipol e Sinpol Campinas, sr. Aparecido Lima de Carvalho( Kiko).
A passeata foi encerrada na Câmara Municipal, onde os presidentes da Adpesp, o Sindpesp e Sinpol Campinas foram recebidos pelo presidente da casa legislativa, vereador Campos Filho que anunciou o envio de Moção de Apoio à Polícia Civil ao Governo Estadual.
A mobilização da Operação Blecaute, organizada pelas duas maiores entidades de classe da categoria- a Adpesp e o Sindpesp-, visa alertar a população sobre o cenário de sucateamento da Polícia Civil que segue impedida de prestar um atendimento de qualidade ao cidadão. Atualmente, a Polícia Civil registra déficit de 8 mil policiais e o número  vem aumentado gradualmente: a cada dez dias um Delgado de Polícia migra para outro estado ou parte para outra carreira jurídica em busca de melhores condições de trabalho e de reconhecimento, uma vez que São Paulo, o Estado mais rico da Federação ocupa a 26ª posição no ranking salarial entre os 27 entes federado

Operação Blecaute – Pela quinta vez no mesmo mês, policiais civis cruzam os braços 75

 

De A Tribuna On-line
Créditos: Reprodução/Internet

Policiais civis vão paralisar atividades

Trinta dias após a primeira paralisação da Policia Civil de São Paulo, novamente, Delegados e Policiais Civis suspenderão as atividades das Delegacias de todo o Estado, nesta quinta-feira, entre as 10h e 16 horas. Na última semana, outra greve da categoria suspendeu as atividades nos distritos policiais da Baixada Santista, que mais uma vez aderi ao movimento.

Esta é a quinta manifestação da Operação Blecaute, iniciativa que mobilizou 98% das Delegacias do Estado em atos realizados em 29 de julho, 8, 13 e 22 de agosto. O movimento legitimado pelas duas maiores entidades representativas, a Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) e o Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) decretou em 20 de agosto Estado de Greve para os Delegados de Polícia.

As paralisações da Operação Blecaute visam alertar a população sobre o cenário de sucateamento da Polícia Civil que segue impedida de prestar um atendimento de qualidade ao cidadão. A falta de investimento resulta diretamente nos baixos índices de esclarecimentos, investigações improdutivas e nas altas taxas de impunidade, alimentando a progressão criminosa.

Última semana

Em estado de greve na última quinta-feira, das 10h às 16 horas, as delegacias registraram apenas ocorrências consideradas gravíssimas, como homicídio, crimes de maus tratos. Já nos casos de pequenos delitos, como extravio de documento, a população foi conscientizada a retornar ao distrito policial após às 16 horas.

“A polícia não está mais conseguindo investigar. O sistema já entrou e em colapso e o Estado não percebeu”, ressaltou, na ocasião, a presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adesp), Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro.

http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=201518&idDepartamento=5&idCategoria=0