![]() |
![]() |
Publicado em 29/08/2013
A Polícia Civil tem delegado geral, Dig, Denarc, Deic e tantos outros departamentos. Será que não tem um delegado capaz de assumir a Secretaria da Segurança Pública? Essa é uma indagação que precisa ser respondida.
Trinta dias após a primeira paralisação da Policia Civil de São Paulo, novamente, Delegados e Policiais Civis suspenderão as atividades das Delegacias de todo o Estado, nesta quinta-feira, entre as 10h e 16 horas. Na última semana, outra greve da categoria suspendeu as atividades nos distritos policiais da Baixada Santista, que mais uma vez aderi ao movimento.
Esta é a quinta manifestação da Operação Blecaute, iniciativa que mobilizou 98% das Delegacias do Estado em atos realizados em 29 de julho, 8, 13 e 22 de agosto. O movimento legitimado pelas duas maiores entidades representativas, a Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) e o Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo) decretou em 20 de agosto Estado de Greve para os Delegados de Polícia.
As paralisações da Operação Blecaute visam alertar a população sobre o cenário de sucateamento da Polícia Civil que segue impedida de prestar um atendimento de qualidade ao cidadão. A falta de investimento resulta diretamente nos baixos índices de esclarecimentos, investigações improdutivas e nas altas taxas de impunidade, alimentando a progressão criminosa.
Última semana
Em estado de greve na última quinta-feira, das 10h às 16 horas, as delegacias registraram apenas ocorrências consideradas gravíssimas, como homicídio, crimes de maus tratos. Já nos casos de pequenos delitos, como extravio de documento, a população foi conscientizada a retornar ao distrito policial após às 16 horas.
“A polícia não está mais conseguindo investigar. O sistema já entrou e em colapso e o Estado não percebeu”, ressaltou, na ocasião, a presidente da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (Adesp), Marilda Aparecida Pansonato Pinheiro.
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=201518&idDepartamento=5&idCategoria=0