Telhada apreende adolescente em SP e o chama de “vagabundo” e “safado” no Facebook
Janaina Garcia Do UOL, em São Paulo
O vereador e coronel da reserva Paulo Telhada (PSDB) usou o Facebook nesta quinta-feira (9) para divulgar a apreensão de um adolescente no Bexiga, região central de São Paulo. Menor de idade, o rapaz, de 16 anos, havia tentado furtar o celular de outra adolescente que passava pela rua Samuel das Neves. No bolso do adolescente havia um alicate.
Quinto vereador mais votado na capital paulista na eleição de 2012, Telhada, ex-comandante do 1º Batalhão do Choque da Rota, divulgou o texto na página onde mais de 115 mil pessoas o seguem na rede social. Nele, se referiu ao adolescente como “meliante”, “safado” e “vagabundo” e salientou que ele já havia passado pela Fundação Casa, há dois meses, por tráfico de drogas e vandalismo. Segundo o vereador, no texto, a abordagem dele ao rapaz ocorreu quando saía para almoçar e com apoio de policiais de um batalhão próximo. Dali, encaminharam o menor apreendido ao 5º Distrito Policial (Aclimação) para registrar boletim de ocorrência.
Antes, porém, o coronel fez questão de salientar: “No momento da abordagem tivemos nosso carro colidido por outro carro que passava no local, amassando a porta traseira. Além de eu ter me machucado, ainda ficamos com um prejuízo financeiro”.
Adolescente foi liberado horas depois
No 5º DP, a delegada que atendeu a ocorrência no plantão, Priscila de Oliveira Rodrigues, afirmou que o adolescente seria liberado mediante a apresentação de um responsável. Ela confirmou as passagens anteriores do rapaz pela Fundação Casa, a partir do depoimento dele, mas afirmou que, pela lei, a tentativa de furto pela qual ele responderá não implica em apreensão.
“Não ficou constatado uso de violência, nem grave ameaça. O que ele disse, e mesmo a vítima relatou, é que puxou o celular dela na rua. Como o alicate apreendido estava no bolso, não ficou configurado roubo ou tentativa de roubo”, declarou a delegada. Segundo ela, o adolescente disse que a ferramenta seria usada, “na verdade, para quebrar cadeados e furtar bicicletas”. “Mas de modo algum ele mostrou esse alicate à vítima”, concluiu. “O bicho saiu pulando igual a um cabrito; o derrubei na peitada”
Em entrevista ao UOL no final da tarde, Telhada, empossado hoje vice-presidente da Comissão de Segurança Pública da Câmara, afirmou que agiu ao ver o ladrão “puxando o cabelo e dando tapa na menina, uma mocinha”.
“Estava com um amigo no carro, quando vimos que era um assalto e saímos correndo atrás dele. Estava passando um carro, quase fui atropelado e meu veículo foi atingido; tive um baita prejuízo. [O menor infrator] Era um garotão esguio, e o bicho saiu pulando igual um cabrito até que eu o derrubei na peitada”.
Mesmo assim, contou que foi ferido pelo alicate do menino em um dos dedos. “Infelizmente, mais uma vez as nossas leis mostram a eficácia delas”, concluiu, sobre a soltura do apreendido horas depois.
Internautas lamentam que Telhada não feriu jovem
Nos comentários na postagem, internautas parabenizaram o coronel pela atitude, pediram mudanças na lei para punir com mais rigor menores infratores ou lamentaram que uma atitude mais drástica da parte de Telhada não tivesse sido adotada em relação ao adolescente. Alguns sugeriram, por exemplo, que o menor tivesse sido baleado ou tido os dentes quebrados.
Indagado se a divulgação desse tipo de material não fomenta mais violência, Telhada discordou –mas enfatizou: não incentiva o cidadão “não policial” a reagir.
“Quem fala isso não tem coragem nem de prender o cara. Fico chateado, porque as pessoas falam esses absurdos quando estão nervosas, mas, na hora de sentar no banquinho perante o juiz, é o policial quem tem que ir”, disse, para completar: “Mas nunca aconselho que o sujeito reaja em uma situação dessas, a menos que seja policial, ainda que à paisana: se mesmo à paisana visse e não fizesse nada, seria um covarde. Tem, sim, que prender o vagabundo.”
prender com um arpão de pesca. Vagabundo é o que mais tem. Culpa de quem? da Mãe ou da vó dele, que não souberam passar menos valores materiais para ele.
CurtirCurtir
Olha, é uma junção de coisas que não consigo nem por onde começar a criticar…deuzolivre…só lamento
CurtirCurtir
Pingback: Um debate sobre a atual encruzilhada histórica e o papel do POLICIAL MILITAR sobre o tema: DESMILITARIZAÇÃO. | SCOMBROS
Nao falem assim do menor infrator…, ele nao sabe o que esta fazendo!
Lembrem-se que a Lei o protege.
E quem nos protege? Oras, Deus, ou o Telhada, logico!
Abraços a todos.
CurtirCurtir
Os petralhas, os Psdbostas que nos seus qudros políticos abrigam ex-terroristas e vagabundos que mamam nas tetas do Governo com o pretexto de fazerem a defesa dos direitos humanos ou dos “manos” estão tentando desarmar a população de qualquer jeito, são canalhas cujo interesse é o poder e sua ditadura comunista de merda, adoradores de cuba. Enquanto isso no país além de filho-da-puta, vagabundo e ladrão que na Bela Vista tem um monte vão se transformando em futuros líderes políticos.
CurtirCurtir
TELHADA!
REALMENTE ESSE LAZARENTO É UM TREMENDO VAGABUNDO, AGORA NOS DIGA O QUE ACONTECEU COM AQUELES PMS DA ROTA QUE FORAM FILMADOS SEPARANDO COCAINA EM UM GALPÃO NA ZONA LESTE DE SÃO PAULO QUANDO FAZIA A APREENSÃO DA REFERIDA DROGA.
ESSE FATO OCORREU QUANDO VOCÊ COMANDAVA AQUELE BATALHÃO.
DR. GUERRA! SE O SENHOR SOUBER A CONCLUSÃO DAQUELA APURAÇÃO ONDE EXISTE PROVAS MATERIAIS (FILMAGEM), ENTÃO NOS DIGA JÁ QUE, PROVAVELMENTE, O TELHADA NÃO IRÁ RESPONDER MINHA PERGUNTA!
CurtirCurtir
E por falar em desamarmaento:
STF proíbe polícia paulista de usar armas apreendidas
Lei de São Paulo de 2002 conflitava com o que era determinado na legislação aprovada pelo Congresso Nacional. Supremo decidiu que não cabe ao Estado regular o assunto
Agência Estado | 09/05/2013 21:15:35
Agência Estado
Divulgação
Regulação sobre uso de armas apreendidas é de competência da União, segundo o Supremo
A lei de São Paulo que permitia o uso de armas apreendidas por agentes das polícias Civil e Militar foi julgada inconstitucional nesta quinta-feira (9) pelo Supremo Tribunal Federal (STF). No entendimento do tribunal, a regulação do assunto é de competência da União. Não caberia ao Estado regular o assunto.
A lei de São Paulo data de 2002 e conflitava com o que era determinado na legislação aprovada pelo Congresso Nacional. A lei federal da época – Estatuto do Desarmamento – determinava que as armas de fogo apreendidas deveriam ser destruídas no prazo máximo de 48 horas após serem encaminhadas pelo juiz responsável pelo processo ao Comando do Exército.
Leia também:
Governo de São Paulo vai construir presídio na Castelo Branco
Pesquisa aponta que 44% dos professores de SP já sofreram agressão
Em 2008, uma alteração na lei federal passou a permitir a doação das armas para as Forças Armadas ou para órgãos de segurança. Mas para isso, o Comando do Exército deve ser ouvido e precisam ser “atendidos os critérios de prioridade estabelecidos pelo Ministério da Justiça”.
Em 2005, o tribunal já havia derrubado por unanimidade uma lei de Rondônia que permitia a utilização das armas de fogo, munições e acessórios apreendidos pelas polícias locais. A decisão desta quinta relativa a São Paulo também foi unânime.
CurtirCurtir
Meus parabéns a esse policial aposentado e hoje vereador, meus parabéns mesmo!
Agora me diga uma coisa! A delegada não prendeu o bandidinho por, segundo a vítima, ter relatado que não houve ameaça e nem mesmo violência física e ainda a vítima afirmou não ter visto o alicate na hora do FURTO, eu disse FURTOOOO!
Já o telhada disse ter visto a vítima levar um tapa na cara e ter seus cabelos puxados pelo bandido?
É DIVIDO ESSES ERROS (ESCANDALOSAS MENTIRAS ADVINDAS DE PMS) QUE UM LADRÃO NÃO FICA PRESO!
TELHADA VOCÊ É UMA PESSOA QUE PASSOU DIVERSOS ANOS NA PM E AINDA NÃO APRENDEU PARA DE MENTIR!
NÃO ADIANTA MENTIR, FAÇA COMO DEVE SER FEITO, O JUIZ ENTENDERÁ MELHOR!
ANTES QUE ALGUM PM DEFENSOR DAS MENTIRAS DO TELHADA SE MANIFESTE, JÁ VOU ADINTANDO QUE NÃO ESTOU PROTEGENDO O BANDIDO, INCLUSIVE GOSTARIA QUE ESSE FILHO DA P… PERMANECESE PRESO, MAS COM A MENTIRA DO TELHADA FICA DIFÍCIL!
CurtirCurtir
pura dor de cotovelo ,tem mais que mentir pra civil acreditam em tudo .
CurtirCurtir
EU JÁ CRIEI UM NOVO PLANO PRA SEGURANÇA EM SÃO PAULO. VOU ABRIR MAIS CEM DELEGACIAS SÓ NA CAPITAL. VOU CONTRATAR MAIS DOIS MIL NOVOS PERITOS ATÉ O FINAL DE 2014. CENTO E QUARENTA NOVOS DELEGADOS SAIRÃO DA ACADEMIA NESSA PRIMEIRA QUINZENA DE MAIO. TUDO ESTÁ SOB A MAIS PERFEITA TRANQUILIDADE. A OPERAÇÃO DA POLICIA CIVIL ESTÁ SENDO UM S U C E S S O. E COMO TEM TROUXA NESSA PC. …….
CurtirCurtir
ZERO UM O “FANFARRÃO PAULISTA” DE NOVO CORRENDO ATRÁS DAS CÂMERAS. .
DAQUI A POUCO VAI INVENTAR CONFRONTO COM LADRÃO ARMADO DE FUZIL, NEGOCIAÇÃO PARA LIBERTAR REFÉM E OUTROS ATOS HERÓICOS.
DEPOIS DO ESCÂNDALO QUE SEUS ASSESSORES GANHAVAM UM SALÁRIO MILIONÁRIO, DIANTE DAS DENUNCIAS O HERÓI PAULISTA AMEAÇOU UMA REPÓRTER E FOI GRAVADO.
CONHEÇO ESSAS ESTÓRIAS, O NOVO HERÓI DE SÃO PAULO, ESTÁ FAZENDO A PLATAFORMA PARA CANDIDATAR-SE A DEPUTADO ESTADUAL OU FEDERAL EM 2014.
MAIS UM MALA DE TERNO E GRAVATA QUERENDO IMUNIDADE PARLAMENTAR.
OH TELHADA ZERO UM PEDE PRÁ SAIR !
CurtirCurtir
O CARA É UM BRONCO, AINDA NÃO SAIU DA JAULA, PENSA QUE TODO MUNDO É BURRO SÓ ELE COM ESSA CABEÇA DE LEITOA É INTELIGENTE (SÓ PENSA).
CurtirCurtir
Quem ta mentindo o telhada ou a delegada?
a vítima?
o ladrão?
alguém ta mentindo pra caralho nesta história.
Furto é furto e Roubo é roubo.
Mas aí vai a verdade pra quem tem anos e anos de casa e sabe como o Sistema funciona:
O Telhada queria holofote e historinha boa pra colocar no Facebook. Já tinha conseguido…..ele ta pouco se fudendo se o mala vai ficar preso ou não….se é roubo , se é furto….se a vítima se machucou….foda-se…a historinha ja basta para 115 mil pessoas dar um joinha no facebook.
Aí sobra no cu da delegada e dos tiras de plantão o verme de 15 anos…….o que fazer?…..na boa….eu vejo meu lado e faço igual a equipe de plantão…..”foi roubo não….o menino apenas tentou furtar…o alicate tava no bolso….entrega pra mãe e tchau…..”
Ou vcs acham que vou ter que esperar o puto do escrivão fazer toda papelada ….fazer o IML…..e tomar um putaaaaaa chá de cadeira na Fundação Casa lixão…..e na segunda feira o moleque ta na rua….
O CARALHO!!!!!!
Aí nesta história por incrível que pareça ficou bom pra todo mundo: pro Telhada, pra vítima, pra equipe de plantão e pro ladrão…..
Passa a régua que é isso….e VIVA O ABSURDO DO BRASIL.
CurtirCurtir
Foda-se.
CurtirCurtir
RESPOSTA AO FAVOR PARAR DE QUERER APARECER.
AQUELA COCAINA QUE A ROTA SEPAROU O DENARC TAVA VENDENDO DE NOVO AOS TRAFICANTES SEU FILHO DA PUTA.
CurtirCurtir