Major PM desqualifica delegado em razão de ser indiciado por crime comum não previsto na legislação militar; para ele o que não está na lei militar não está no mundo 57

Tragédia em Santa Maria

26 de Março de 2013•13h59• atualizado às 14h10

Bombeiro compara inquérito da Boate Kiss a degolas em praça pública

Responsabilizado pela Polícia Civil, major Gerson da Rosa Pereira divulgou carta aberta à população nesta terça-feira

Major do Corpo de Bombeiros criticou o trabalho do delegado Marcelo Arigony (foto) Foto: Wilson Dias / Agência Brasil
  Major do Corpo de Bombeiros criticou o trabalho do delegado Marcelo Arigony (foto)
Foto: Wilson Dias / Agência Brasil

Apontado como responsável no inquérito que investigou as causas do incêndio na Boate Kiss, em Santa Maria, major Gerson da Rosa Pereira, chefe do estado maior do 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros do Rio Grande do Sul, divulgou nesta terça-feira carta aberta à população em que critica o trabalho conduzido pela Polícia Civil gaúcha. Se dizendo indignado pela “maldade e falta de escrúpulos” do delegado Marcelo Arigony ao inclui-lo no inquérito – mesmo cabendo à Justiça Militar o julgamento de eventuais crimes cometidos por bombeiros -, o major comparou a divulgação das investigações a execuções medievais.

“Publicar um relatório na íntegra, com nomes de pessoas e suas individualidades, além de depoimentos não autorizados na imprensa, se assemelha às execuções de guerra e às degolas em praça pública do século medieval. Dentre estas pessoas, certamente, teremos pessoas inocentes, ao menos aos olhos da Justiça dos homens. Estamos diante de uma nova modalidade de execução sumária”, afirma. “Minha família e vida pessoal foram feridas de morte sem qualquer possibilidade de reparo, nem mesmo qualquer indenização ou retratação pelos responsáveis poderá desconstituir a exposição que sofri”, argumenta o bombeiro.

Publicar um relatório na íntegra, com nomes de pessoas e suas individualidades, além de depoimentos não autorizados na imprensa, se assemelha às execuções de guerra e às degolas em praça pública do século medieval

Major Gerson da Rosa Pereirachefe do estado maior do 4º Comando Regional do Corpo de Bombeiros do RS

O major também questiona o crime imputado a ele no inquérito (fraude processual), que não está previsto no Código Penal Militar. “Como sou militar e não há previsão desta conduta típica no Código Penal Militar, não haveria nem como ‘enxovalhar’ o nome que defendo e defendi durante toda minha vida pessoal e profissional, ‘arrumando’, às pressas, alguma coisa a me imputar”, reclama Pereira, que nega qualquer tentativa de prejudicar a investigação do incêndio. “Minhas declarações estão lá, nunca deixei de contribuir, nunca ocultei ou inseri qualquer documento que comprometesse a investigação.”

Choro, pois não esperava do senhor e de sua instituição meu indiciamento por crime comum (crime impossível), expondo minha vida, minha família, minha carreira

Major Gerson da Rosa Pereiradirigindo-se ao delegado Marcelo Arigony

No trecho final da carta, o bombeiro se dirige diretamente ao delegado Arigony, que, na apresentação do inquérito, afirmou que poderia, enfim, dar-se ao luxo de chorar. “Como o senhor, chorei por todas as pessoas que conhecia, pelos 241 inocentes e sua família com suas casas vazias e pelas calúnias e difamações que sofremos como instituição e pessoas”, diz o major. “Mas choro pelo espetáculo proporcionado por sua instituição, do qual poderíamos ser poupados; choro pela desconsideração em relação aos militares que o senhor não tinha competência de indiciar e, que, na ‘maior boa vontade’ prestaram depoimentos desnecessários à sua instituição. (…) Choro, pois não esperava do senhor e de sua instituição meu indiciamento por crime comum (crime impossível), expondo minha vida, minha família, minha carreira”, argumenta Pereira.

—————————–

Esse Delegado é estrela. Delegado estrela é perigoso para a sociedade e para o órgão!

Um Comentário

  1. QUANDO VÃO ACABAR, DE VEZ, COM ESSA FOSSA DE EXCREMENTOS, CHAMADA POLICIA MILITAR?

    Curtir

  2. Disputas corporativas a parte.
    A nossa impressão, à distância , sempre foi no sentido de que esse delegado estava preordenado a indiciar o maximo possivel de pessoas que encontrasse. Se pudesse indiciaria até quem vendeu a espuma e o artifício .

    Mas o bagulho é bem simples: O CRIME CULPOSO FOI PRATICADO POR QUEM SOLTOU O BAGULHO E POR QUEM AUTORIZOU A QUEIMA DE FOGOS.

    A responsabilidade civil : DONOS DA CASA.

    O resto : responabilidade disciplinar de funcionários públicos.

    Do prefeito: PERDA DE ELEITORES.

    Curtir

  3. Mas que toda sede de bombeiro do Brasil recebe um “j” para aprovar alguns empreendimentos, recebe sim !
    Pode negar em qualquer lugar.
    Aqui no Flit não.
    Também existe corrupção nos Bombeiros ( no comando é claro ) .
    Assim, não é difícil que o Major tenha omitido alguma coisa…Algum segredo profissional ( todo mundo tem ).

    Curtir

  4. Da Agência Imprensa Oficial
    Novo serviço da segurança do metro.
    SERVIÇO
    Próxima apresentação da Banda dos Seguranças do Metrô:
    Dia 18, às 18 horas, na Estação Ana Rosa

    Eles fazem show de rock, funk e forró
    Na apresentação é obrigado estarem fardados (com a farda de segurança do metro)

    Curtir

  5. Ninguém mandou autorizar a vistoria…agora chupa essa manga………. a policia militar se acha demais…quer até fazer trabalho investigativo…….va trabalhar direito e façam as vistorias corretamente……

    Curtir

  6. Flit,

    Discordo, o prefeito foi eleito para administrar a cidade, e para isso nomeia um monte de gente, a quem delega poderes de fisclizar as va´rias pastas, os tais secretários, assim, provavelmente metade das casas , bares, restaurantes etc… devem sim ser monitados pelos funcionários dito de confiança, que não estõ lá só para receber ou desviar recursos, é grande a percentagem de culpa do Prefeito, e dos demais indiciados, primeiro pq se não havia condições de ter alavra ( totdos assumiram o risco) se o chefe dos bombeiros tem responsabilidade, os demais também, afinal estes estabeleciemntos são para lazer da população e devem ser fiscalizados com rigor, delegar competência não exime ninguém de rsponabilidade S. M.J , ( ainda que definitivamente caiba à justiça # com minúscula #) Improbidade para ele, e cadeia para os demais.
    Um númeo de mortos exprssivo , umatragédia anunciada, e não só lá no país inteiro, deveriam, sim , punir a todos, para que em todos os milhares de munícipios acabem com essa fábrica de jeitinho brasileiro.

    Curtir

    • SuelY,

      Só podemos falar em assumir o risco quando iniciada a execução do crime, ou seja, o sujeito no mínimo tem que tentar cometer uma conduta delituosa.

      O seu exemplo é de responsabilidade civil por danos morais e materiais por atos da Administração.

      NÃO HÁ CRIME DOLOSO…NÃO HÁ CRIME DOLOSO…NÃO HÁ CRIME DOLOSO NO CASO DA KISS!

      QUEM VIVER LONGOS ANOS VERÁ!

      ( Já que provavelmente o T.J. do R.S. jogará para a torcida e mandará o cantor e os donos para o Juri )

      Curtir

  7. FLIT,,,,,rsrsrsrsrsrs, ok, chefe , nção Há CRIME DOLOSO, não grite que não sou surda, ( só analfabeta e emocional )

    Curtir

    • Suely,

      Não gritei para você. Grito para quem quer mostrar muito rigor e só alimenta mais impunidade.
      Na verdade com tal interpretação distorcida poderão levar pessoas a Juri e depois de duas décadas o STFJ anular as decisões anteriores por se tratar de crime culposo: JÁ PRESCRITO.

      Lá não vi ninguém assumindo risco penal.

      Curtir

  8. A grande merda é que tudo agora tem o dolo eventual, isso por conta de uma legislação fraca, que na visão da sociedade leiga em direito, permite que o autor saia pela porta da frente. Fora as bravatas alucinadas de apresentadores de programas sensacionalistras, merda elevada ao cubo, que exigem penas duras e responsabilidades em nome de uma justiça arcaica para satisfazer egos e pretensões. Não pode mais uma pessoa cometer um crime culposo ou até mesmo um ilícito civil, que para esses pulhas da midia, a autoridade polical deve satisfazer suas ordens e prender o infeliz, mesmo contario à legislação vigente, haja HC. E o que é pior, os chefes donos das cadeiras mais macias de todos os tempos, dão razão e fodem o coitado do delegado que ousa manifestar-se contra e aplicar a lei de acordo com sua convicção.

    Curtir

  9. Flit,

    Eu sei que não gritou , estou brincando com o Sr. , entendi e valeu a explicação e a explanação, ficou bem claro seu posicionmento técnico a respeito deste caso, mas com certeza todos nós gostaríamos de que revissem os códigos e seriamente, e mais do que isso que qualquer um que fosse comprovadamente culpado, cumprisse a pena, tivesse os bens apreendido ( caso do Juiz Lalau) e outros… enquanto pessoas como o Sr. pagam pelo sistema corrompido e pela impunidade.Abraços.
    Suely

    Curtir

  10. MAJOR, O INQUÉRITO POLICIAL, NADA MAIS É, DO QUE UMA PEÇA POLICIAL, QUE APENAS SERVE PARA A
    PURAR AUTOR OU AUTORES DE UMA INFRAÇÃO PENAL, E NADA MAIS, QUEM CONDUZ, É UM BEL. EM CIÊNCIA JURÍDICA, QUE COMO TODOS SABEM ASSINA SEMPRE O QUE OUTROS FIZERÃO, QUE É UMA INVESTIGAÇÃO, PARA CHEGAR A UMA RESPONSABILIDADE, TEM UM LONGO CAMINHO A SEGUIR. PEDRO BAIANO – DE CÍCERO DANTAS – BA. – MONGAGUÁ – SP

    Curtir

  11. ME MOSTRE QUANTOS ESTABELECIMENTOS REALMENTE TEM ALVARÁ , ELES NÃO DÃO PQ SE ACONTECER ALGUMA COISA A CULPA JÁ É CARACTERIZADA LOGO DE CARA , E NINGUÉM QUER POR O SEU NA RETA ., ENTÃO É MAIS FÁCIL PASSAR UMA VEZ POR MÉS NO LOCAL , E PEGAR UMA NOTINHA , ASSIM FICA MAIS FÁCIL DE POR A CULPA NO DONO e que ninguém sabia de nada nem que havia uma casa de show naquele endereço . AI VIRA TODS OLHOS DE VIDRO . ,ISSO É UMA VERGONHA .

    Curtir

  12. Lendo “post” acima…. é o que sempre digo…

    Qual a menor “cela” do mundo…???

    É a farda…, porque só cabe um dentro…..

    Esse coromé “acha” que só pode ser julgado pela legislação militar….????

    Para ele não existe constituição e as outras leis brasileiras…..?????

    Militar está sujeito não só a legislação militar, quanto a legislação comum quando pratica crime igual a qualquer cidadão.

    Curtir

  13. Na realidade parece mesmo que houve orquestração e mais triste por ser sob o véu de tanta trsiteza, mais respeito seria o ideal, e principalmente mais seriedade , creio que toda esta guerrinha fere muito mais os pais, irmãos e amigos dos que perderam suas vidss nesta tragédia, pois caso não tivesse a proporção que teve, tudo continuaria do modo que está, ou seja se o fogo não tivess alastrado, e o extintor utilizado tivesse apagado, creio que até a festa teria continuado…
    O que é preciso é que a população fiscaliza também e não frequente locais sem alvara , com extintores vencidos, etc…

    Quanto ao Cel , deveria saber o que o Escriba 2013 citou .

    Curtir

    • Independentemente do acerto ou desacerto do indiciamento. O oficial até pode estar realmente sofrendo abuso de autoridade. A carta aberta , antes de tudo , é um protesto instituicional. Polícia Militar versus Polícia Civil. Oficial versus Delegado. É disputa por poder. Uma insurgência contra o indiciamento pela autoridade civil. Melhor faria ficando calado e adotando medidas judiciais. Em todo o Brasil PC e PM nunca se bicaram e jamais se bicarão; não é nada amistoso o relacionamento das duas policias Gaúchas.

      Curtir

  14. O que mais enoja é esse jogo-de-empurra das instituições que DEVERIAM ter prevenido aquela tragédia, cada qual, à sua maneira, tentando se safar das conseqüências danosas. Quando a conseqüência de um episódio é benéfica, como os royalties do petróleo, a disputa é mais acirrada que as de carcarás em carniça. Só falta sobrar para o Delegado, o qual apenas cumpre a sua obrigação. Provavelmente o advogado de defesa da Boate Kiss alegará que a culpa é de Nero, cujo espírito piromaníaco desrespeitou até o ECA, por ter se “manifestado” na Gurizada Fandangueira!

    Curtir

  15. Concordo com o Flit… TEM QUE ACABAR ESSE NEGÓCIO DE DELEGADO ESTRELA! QUER INFORMAÇÃO? PROCURE A ASSESSORIA DE IMPRENSA DA POLICIA CIVIL!

    Curtir

  16. Pingback: Major PM desqualifica delegado em razão de ser indiciado por … | Vivo Media Group

  17. O oficial está certo… Antes de chegar nele teria que culpar o sub do sub do sub, deveria começar pelo soldado.

    Agora pelo que foi falado, vai todo mundo pro fumo mesmo, só não vão inalar a fumaça toxica, porque não faltarão portas de emergência em números e tamanhos.
    No dia é sabido e estudado que não havia para onde correr, ficou quase igual a brete de rodeio, só se passava um de cada vez nas portas. Ainda digo o Brasileiro é mais esperto que outros, havia muita gente dentro daquilo. A dificuldade em se salvar nesses casos é exponencialmente contrário ao numero de pessoas no evento.
    Em acidentes deste tipo é morte certa. O desespero das pessoas nesta hora já mata mesmo com quantidade e medidas de portas adequadas.

    Vou fazer uma piada de mal gosto, mas se não responsabilizar quem deixou funcionar e os responsável pelo incêndio, vamos ter que encher de freezer tais estabelecimentos, para o gado se abrigar e sair vivo (a bar tender é Brasileira) .

    Curtir

  18. O que o Major queria, matar 241 jovens e que ninguém pagasse o pato?
    Omissão tb é crime, ou corrupção pode escolher.
    Parabéns ao Delegado.

    Curtir

  19. Esse negócio de dolo eventual é coisa q dá pano pra manga mesmo, melhor seríamos criar uma lei que agrave a conduta culposa quando esta tiver caráter de auferir lucro, ou seja, uma coisa é andar com pneu careca e matar alguém, outra bem diferente é ser negligente com o intuito de economizar e matar um monte de gente. Mas confesso que não tenho ctz se já tem algo do tipo, rsrs, e no concurso formal?? a pena dos indiciados creio eu não deva ser pequena, mesmo em se tratando de crime culposo, ou estou errado?

    Curtir

  20. Quando falamos que os Governos do PSDB, entre eles o finado Mário Covas que iniciou o governo á 20 anos atrás, depois veio o Geraldo Alckimim e José Serra, estes três deram causa á falência da segurança pública no Est. de São Paulo, muitos acham que estamos criticando estes governadores por questões partidárias e não com a razão, pois bem, ai esta a pesquisa do data folha. Quem sabe alguém que assessora o governador Geraldo Alckimim leia essa pesquisa e transmita como anda a popularidade do governo em razão das mazelas na segurança pública que estamos cansados de reclamar. Tivesse nos ouvido o ex-governador Serra, ao invés de mandar a PM jogar bombas contra os policiais civis em greve em 2008, sua popularidade não era tão ruim, mas como parece destino traçado pela arrogância, veio o Alckimim novamente com a mesma política de arroxo salarial e sucateamento da Polícia Civil, então não reclamem pelos resultados da pesquisa data folha e nem reclamem de nós policiais, pois a arrogância do governo e a miserabilidade imposta sobre os policiais os levaram ao abismo de uma pesquisa apontar 29 % de credibilidade ao governo do PSDB. aqui no Est. de São Paulo…….Por falta de avisar não foi, o resultado final ainda não é este, dias piores virão para tirar o sono do partido que almeja disputar a Presidência da república. Nós Policiais Civis não estamos comemorando a decadência do governo paulista, muito pelo contrário, estamos afrontados com a falta de visão de uma administração que é formada por pessoas de alto nível cultural, porém, totalmente alheias ás suas responsabilidades enquanto governantes, nos deixaram na miséria por 20 anos, nos deixaram com uma polícia velha, sucateada e mal paga, tripudiaram em cima de nós o quanto pode, mas nós sempre avisamos que os resultados viriam nas urnas, lutamos com democracia, passamos necessidades em casa, nos desdobramos do trabalho oficial para os bicos, muitos estão vivendo a base de medicamentos e outros não tiveram a mesma sorte ou faleceram ou foram assassinados por bandidos; Essa divida com os Policiais Civis do estado de São Paulo o PSDB nunca vai conseguir pagar . Muitos de nós rogamos a Deus para nos conceder a chance de ver esse dia que o PSDB paulista ia caminhar de quatro na política, acho que essa benção foi concedida para mim e para todos policiais que estão vivos e assistindo a decadência do partido que prometia a moralização e austeridade a frente do governo paulista, mas que ficou só na promessa, durou muito na promessa, ficaram 20 anos e agora o povo não os suporta mais.

    MEUS PARABÉNS Á TODOS POLICIAIS CIVIS DO ESTADO DE SÃO PAULO QUE LUTARAM NESTES 20 ANOS, SÓ PEDIRAM JUSTIÇA SALARIAL E CONDIÇÕES DIGNAS DE TRABALHO, SOMOS TODOS SOBREVIVENTES.

    Curtir

  21. Delegado de Polícia e Agentes DIFERENÇAS Oficiais e Praças da Polícia Militar
    Formação Superior Formação Nível Médio
    (despesas pagas pelo acadêmico) (despesas pagas pelo contribuinte)

    Autoridade Policial Agente da Autoridade
    Carreira Jurídica Carreira com nível técnico administrativo
    Previsão Legal e Competência: CF; CPP; Lei Org. Pol. Civil Previsão Legal e Competência: CF
    Polícia Civil – Sem comprometimento da tradição PM – Comprometimento com a tradição
    (ausência da tradição – virtude barata para a sociedade) (tradição – virtude cara para a sociedade)
    Hierarquia classista com ascensão social por antiguidade Hierarquia vertical sem ascensão social possível
    Reconhece os títulos acadêmicos apresentados Não reconhece o títulos acadêmicos apresentados (praças)

    A Segurança Pública deve ser revista na CF.

    Curtir

  22. Projeto do Governador, cria na estrutura da Secretaria Estadual de Segurança Pública a Delegacia Especial de Proteção a Crimes e Maus-Tratos Contra os Animais. Parecer nº 69 de 2013, de relator especial pela Comissão de Justiça e Redação.
    Propositura Projeto de lei 1207 /2011
    Indexação COMPETÊNCIAS, DELEGACIA ESPECIAL DE PROTEÇÃO A CRIMES E MAUS TRATOS CONTRA ANIMAIS NO ESTADO DE SÃO PAULO, SECRETARIA ESTADUAL DE SEGURANÇA PÚBLICA
    Autor(es) Governador (Obs: veja no site da ALESP)

    Curtir

  23. Deixa ver se eu entendi direito O Major quando assina qualquer papel bala, em especial concessão ou autorização para o funcionamento de um estabelecimento comercial de atividade exclusivamente “civil” ele pode, mas as responsabilidades as criminais do mundo civil, ai ele não pode responder é isto que eu entendi, passaram um teflon no Major bombeiro, para ele na sua visão ele não deve pegar nada.
    Major vá chorar na cama que é lugar quente, em tempo só países de 5 (quinto) mundo como o Brasil é que existe bombeiro militar, e antes que eu mês esqueça Major bumbo no pé direito, ORDINÁRIO marcha, e este ordinário é no sentido de reles, infinito, pouca merda.

    Curtir

  24. Com todo respeito aos militares, mas quem trabalha nesta instituição são só os sargentos pra baixo. Esses oficiais são os almofadinhas ganhando muito para ferrar com a vida dos praças. Vejo quase todos os dias pela janela do DP. – Chega o capitão ás 2h da tarde vestido á paisana e com uma maleta estilo 007- . As 5h cai fora. Final do mês um puta salário.
    Fora os cabides por aí. Como não bastasse temos também o TJM, para turbinar os salários dos coronéis, Transformar promotores e advogados em juízes. Pelo fim desta estrutura arcaica que não combina com o estado democrático de direito. DESMILITARIZAÇÃO JÁ !!!!!Só isso!!!!
    Quanto ao delegado, faça apenas seu trabalho!!!!

    Curtir

  25. Ao meu ver a média salarial da polícia paulista não é ruim, afinal a média salarial paga a um policial de São Paulo, figura entre as dez melhores médias salariais do Brasil, quem descordar que prove o contrário. Para esclarecimento da população, o governo de São Paulo cede a todo policial de forma gratuita, um plano de saúde denominado IAMSPE, com esse plano o policial tem toda assistência médica, exames ultra-modernos e ainda faz jus ao Hospital do Servidor considerado um dos melhores do país, mais informações acesse http://www.iamspe.sp.gov.br/.
    O governo de São Paulo concede aos policiais seguro de vida, ticket alimentação além de muitos outros incentivos, a Polícia de São Paulo é a melhor e mais equipada do país, e não vejo motivos para tantas reclamações, revolta e incitações de GREVE por parte dos policiais, sendo que a polícia de São Paulo figura entre as mais bem remuneradas do país. Nosso amado governador cuida com carinho de todos seus funcionários públicos e especial seus policiais, concedendo reajustes todos os anos.

    Curtir

  26. MEU CARO CIDADÃO, QUE POSTOU COMO ESCRIBA, LENDO O SEU POSTO, NÃO GOSTEI , E NÃO CONCORDEI COM A SUA COLOCAÇÃO, CHAMANDO TODA UMA INSTITUIÇÃO POLICIAL MILITAR, ABRANGENDO NÃO SÓ OS POLICIAIS DOS ESTADOS BRASILEIROS, , COMO TAMBÉM OS DAS FORÇAS ARMADAS, MAS GOSTARIA DE PEDIR PARA VC MUDAR ESTE SEU VOCÁBULO, E FAZER UMA RECONSIDERAÇÃO , PARA QUE POSSA EVITAR TRANSTORNOS FUTUROS, POIS A MINHA VONTADE ERA REALMENTE DE DAR UMA RESPOSTA A ALTURA DA SUA FALTA DE RESPEITO, E EDUCAÇÃO,MAS TENHO QUE MANTER-ME, E AS VEZES ENGOLIR SAPOS, E BREJOS PARA NÃO BAIXAR O NÍVEL, E RESPEITAR ESTE ESPAÇO, QUE SÃO FREQUENTADOS POR GRANDE MAIORIA DE PESSOAS DE BOA ÍNDOLE, POIS SOU UM POLICIAL MILITAR COM MUITO ORGULHO, HONESTO, E SEMPRE FUI CUMPRIDOR DAS MINHAS OBRIGAÇÕES, E NUNCA VIVI EM NENHUM CHIQUEIRO,OU EQUIVALENTE, POIS SE VC FOR POLICIAL CIVIL, COM CERTEZA NÃO TEM PERMISSÃO OU PROCURAÇÃO PARA FALAR EM NOME DA INSTITUIÇÃO POLICIA CIVIL ,QUE PRESA PELA BOA IMAGEM, E UM BOM RELACIONAMENTO ENTRE AS CO-IRMÃS, DE TODO BRASIL, PRINCIPALMENTE NO TOCANTE AS FALTAS DE RESPEITO, INCLUSIVE SUGIRO AO ADMINISTRADOR DESTE BLOG, UM ALERTA A RESPEITO DESTE DESLISE POR PARTE DESTE CIDADÃO, NERVOSO, EUFÓRICO, BLASFEMANDO DE FORMA DESRESPEITOSA, NUM ASSUNTO AO MEU VER BANAL, AGINDO ASSIM DESNECESSARIAMENTE. POIS TODO O DIREITO, TERMINA QUANDO INICIA O DIREITO DO OUTRO. ABÇS A TODOS OS COLEGAS FLITADORES.

    ESCRIBA 2013 disse:
    26/03/2013 ÀS 16:42
    Lendo “post” acima…. é o que sempre digo…

    Qual a menor “cela” do mundo…???

    É a farda…, porque só cabe um dentro…..

    Esse coromé “acha” que só pode ser julgado pela legislação militar….????

    Para ele não existe constituição e as outras leis brasileiras…..?????

    Militar está sujeito não só a legislação militar, quanto a legislação comum quando pratica crime igual a qualquer cidadão., E DESRESPEITOSA.

    Curtir

  27. Mas a digna Autoridade Policial presidia inquerito policial militar ? Não entendi, a afirmação do major, a ele, por ser militar, não se aplica a responsabilização e pena prevista no CP, somente CP Militar ?

    Curtir

  28. Acredito na justiça e penso não ser injusto caso seja confirmada ás denuncias por fraude processual que os dois militares bombeiros envolvidos nesse caso sejam responsabilizados por suas condutas, agora querer responsabilizar a meia dúzia de soldados que estavam de serviço naquela triste noite acreditando que meia dúzia de homens com material sucateado e em más condições poderiam combater o incêndio, socorrer ás vítimas e ainda por cima isolar a área para que os jovens não retornassem ao interior da boate no desespero de salvar alguns dos seus. É só parar e analisar, está foi a maior tragédia da história do RS e a segunda maior do Brasil, será que ao acionar o 193 a guarnição tinha ideia do que encontrariam pela frente? E mesmo que tivessem, estavam com materiais apropriados e adequados para a ocorrência? E o que mais me intriga, é o porquê que as outras forças da segurança pública envolvidas naquele sinistro não isolaram a área evitando que os jovens novamente adentrassem e com isso viessem a perderem suas vidas. Não estou aqui defendendo fulano ou ciclano, mas acredito que imputar a meros soldados (bombeiros) toda esta responsabilização sem antes conhecer a real situação que se encontram bem como conhecer a real situação que se mostrou para eles naquela noite é a mais pura injustiça. Ás vezes me pego pensando e chego a conclusão de que se eu estivesse nesta boate naquela noite e conseguisse sair e uma vez lá fora verificasse que um irmão meu ainda estivesse lá dentro com certeza ninguém me barraria porquê com certeza eu entraria para tentar resgatar, ai que surge o meu questionamento, até que ponto meia dúzia de soldados mal equipados e carregando consigo seus medos (pois afinal são pessoas como nós) conseguiriam como disse combater o incêndio, socorrer ás vítimas e ainda por cima isolar a área com todo aquele pânico instaurado envolvendo mais de 500 pessoas saindo e entrando em meio ao completo desespero.

    Agora vamos combinar.

    Que por trás de toda este inquérito policia bem como todas ás divulgações e manifestações dos responsáveis pela investigações tem sim pretensões pessoais isso não precisa ser nenhum gênio para notar.

    Como disse o deputado federal Nelson Marchezam Jr. talvez o inquérito policia baseou-se mais em provas pirotécnicas do que em provas técnicas. heeh

    Um abração a todos.

    Curtir

  29. Só podemos falar em assumir o risco quando iniciada a execução do crime, ou seja, o sujeito no mínimo tem que tentar cometer uma conduta delituosa.

    O seu exemplo é de responsabilidade civil por danos morais e materiais por atos da Administração.

    NÃO HÁ CRIME DOLOSO…NÃO HÁ CRIME DOLOSO…NÃO HÁ CRIME DOLOSO NO CASO DA KISS!

    QUEM VIVER LONGOS ANOS VERÁ!

    ( Já que provavelmente o T.J. do R.S. jogará para a torcida e mandará o cantor e os donos para o Juri )


    Grito para quem quer mostrar muito rigor e só alimenta mais impunidade.
    Na verdade com tal interpretação distorcida poderão levar pessoas a Juri e depois de duas décadas o STFJ anular as decisões anteriores por se tratar de crime culposo: JÁ PRESCRITO.

    Lá não vi ninguém assumindo risco penal.

    ==> Concordo que não há crime doloso, essa até é bem básica, (menos para a imprensa, claro), mas quanto a isso eu sempre tive dúvidas, Dr.:

    1- A quem cabe a prova de que o agente assumiu ou não o risco?
    2- Sendo uma decisão subjetiva, pessoal e interna do “agente” como provar sem que ele externe isso inequivocamente?

    Curtir

    • 1 – A prova criminal cabe sempre ao Estado por meio dos seus órgãos.
      Se o órgão acusador não puder provar não há o que fazer.

      2 – Em alguns casos não é muito difícil demonstrar o dolo eventual, exemplo: ROLETA RUSSA NO TRÃNSITO quanto o camarada sai atravessando tudo que é sinal fechado a 150 por hora , pouco importando se vai matar , ferir e morrer.

      Outros um pouco difícil, exemplo: praticar tiro ao alvo em placa de sinalização pouco se importando com as casas nas cercanias. O safado obviamente poderá ter tocado o foda-se no momento dos tiros , mas alegar que nem sequer imaginava que os projetis poderiam atravessar o alvo e ferir alguém. Em casos assim , enquanto a lei não for aperfeiçoada , penso que é melhor condená-lo por conduta culposa do que ir para o tudo ou nada.

      Curtir

  30. Não tem essa de sua ou minha instituição. O negócio é que esse CÓDIGO MILITAR é uma ABERRAÇÃO e só serve para proteger alguns da VERDADEIRA JUSTIÇA: A COMUM, A DO HOMEM COMUM, A DO TRABALHOADOR CLTista. A própria instituição do Delegado ( como se dele fosse a instituição, e não do povo que também é dona desssa….b… de PM ) é que deve ter competência para investigar a T O D O S. Agora, se esconder atrás de Justiça Militar, isso sim é um atentado, mas contra o povo! Agora vamos para o caso específico desse senhor cujo CARGO ou POSTO, é Major: quem sabe se ele deve ser indiciado ou não é o Delegado. SÓ ELE É AUTORIDADE PRA ISSO. E a Instituição correta para isso deve ser sempre a POLÍCIA CIVIL.

    Curtir

  31. Vc tem sorte o MAJOR se fosse algum filho meu dentro daquela ratoeira vc não ia precisar de desculpas não, estaria logo logo desobrigado de tudo. A tua sorte viu FDP que o povo daí são uns coitados, perderam entes querido e tão agindo só dentro da lei, ve se cala a boca e coloca esta merda da tua defesa no papel, de digo que não vai colar mais faz assim e respeita a dor dos familiares e a posição de gente decente, coisa que vc não é.

    Curtir

  32. ESCRIBA 2013: percebes a radical mudança do JACARÉ SEM DENTE IGNORANTE? Parece monge tibetano! Por reiteradas vezes, parecendo obsessão, me desmereceu, alegou que eu não tinha vergonha na cara, enfim, tentou, insistentemente para que eu desistisse de enviar postagens! Não é estranho? Será que ele conhece algum quartel da PM paulista tecnicamente construído, do ponto de vista estratégico e sob o crivo das demais exigências? Será que sele conhece o prédio do 30º Batalhão o qual literalmente ajudei a restaurar, pois parecia a “casa do espanto”? Será que ele percebeu, nas postagens que ele não queria publicadas, que foi no referido Batalhão que a PATIFARIA SEM LIMITES começou a me pressionar, à vista da iniciada no CPA/M-6? Porventura ele sabe que o prédio do referido CPA é um “quebra-galho”, cedido pela prefeitura local onde atualmente é vereador o tal de “Coronel Sardano”, que DEVERIA estar escondido na Capadócia, desde aquela PILANTRAGEM de viatura montada sobre veículo roubado? Será que ele, o JACARÉ, duvidaria do nível sujo e imoral da Corregedoria PM, para onde o Chantagista de quinta categoria levou, anexo, o seu cambalacheiro nº 1 do CPM? Será que se envergonharia do ex-Comandante-geral, Coronel Camilo, e de toda a corja de Oficiais que identifiquei no Procedimento Disciplinar nº CMTG-105/362/10? por acaso, será que ele leu sobre as falcatruas do 10º Batalhão?

    Curtir

  33. DAVA PARA PERCEBER QUE ESSE JACARÉ SEM DENTES E MEGANHA; É POR ISSO QUE ELE TEM O PÉSSIMO HÁBITO DE FICAR QUERENDO DAR ORDENS ATÉ AQUI NO FLIT QUANDO ALGUÉM POSTA MAIS DE UMA VEZ O MESMO COMENTÁRIO. VAI CAGÁ VAI JACARÉ, O ASSUNTO AQUI NO FLIT É PARA POLÍCIA CIVIL E VC COMO COXINHA DEVERIA PROCURAR O BLOG COXINHA.

    PESSOAL, SUGIRO QUE DISCUTAMOS ASSUNTOS RELEVANTES Á NOSSA QUERIDA POLÍCIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO E DEIXEMOS DE LADO OS ASSUNTOS DOS RESQUÍCIOS DA DITADURA..

    jacaré, vc nunca será !

    Curtir

  34. na minha opinião,não é somente o major deve ser indiciado,visto que é responsável pelos atos administrativos de seus comandados,deveria sim ,de oficio,tirar a bunda da cadeira, e verificar os atos praticados pelos seus subordinados,quanto ao indiciamento ,parabenizo á autoridade que mostra ser de saco roxo,porque vai enfrentar pressão de toda parte,vez que estes servidores acham que são autoridades,e o pior acima da lei.seguindo na mesma linha,porque não indiciar também o prefeito, que é responsável pelos alvarás e fiscalização de diversão pública do municipio.cyborg 19;

    Curtir

  35. comissão por trás? mais ainda?kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    quero que eles enfiem a comissão deles no c….., claro que é no deles kkkkkkkkkkkk

    não faço nada x nada, só a hora passando e caio no mundo e foda-se quem achar que estou errado, já fiz muito para a Polícia Civil e sociedade, não reconheceram meu trabalho, arrisquei minha vida e liberdade, me pagam uma ninharia de salário, ficam inventando golpes para tirar mais suor de mim, mas não vai não, agora é minha vez de ir a forra, ganho pouco trabalho quase nada.

    Curtir

  36. Carissimo Escriba…

    Desta vez me vejo obrigado a concordar com o post do Jacaré sem dente.

    Chamar a farda de cela não é politicamente correto…

    O correto é dizer que a farda de um pm é a menor jaula do mundo porque cabe apenas um animal, que por sinal é (na maioria das vezes) acéfalo.

    Abraço.

    Curtir

  37. MEU CARO VALDIR, SE EM ALGUM MOMENTO, AO TENTAR FAZER VC MUDAR DE IDEIA DESTA SUAS PUBLICAÇÕES (PAGAR PAU) A TEMPOS ATRAS EU TE OFENDI, OU FALTEI O DEVIDO RESPEITO COM VOCÊ, NESTE MESMO LOCAL, EU RECONHECI, E ME DESCULPEI, SE VC NÃO LEMBRA, FAÇO ISTO AGORA NOVAMENTE, ATÉ PORQUE AQUI , COMO DIZ ALGUM ILUMINADO, É UM LUGAR ONDE O ESPAÇO É EXCLUSIVO PARA POSTAR ASSUNTOS REFERENTES A POLICIAIS CIVIS, COISA QUE O ADMINISTRADOR DESTE JÁ DEIXOU BEM CLARO, QUE AQUI NINGUÉM TEM EXCLUSIVIDADE, O ESPAÇO É LIVRE E DEMOCRÁTICO, E QUE TODOS TEM A OBRIGAÇÃO DE PRESAR PELO RESPEITO, APESAR DE EU NÃO CONCORDAR COM A SUA OPINIÃO VALDIR, POREM APRENDI A RESPEITA-LO, MAS QUANTO O ASSUNTO EM TELA, NUNCA VOU ME CALAR,E ACEITAR QUANDO UM CIDADÃO (ESCRIBA), USA DESTE, NÃO PARA DAR SUA OPINIÃO DO ASSUNTO OU PESSOA EM SÍNTESE, MAS PARA ATACAR, OFENDER, INCITAR, DIFAMAR, DENTRE TANTOS ADJETIVOS VULGAR , A TODOS PERTENCENTES EM UMA INSTITUIÇÃO QUE NADA TEM A VER COM ESTE ACONTECIMENTO, POIS SE ESTE (MAJOR BOMBEIRO), QUANTO AO FATO DELE ESTAR OU NÃO ERRADO, NÃO ESTOU NEM LIXANDO, POIS, PARA MIM, PASSARINHO QUE COME PEDRA, DEVE CONHECER BEM O C……QUE TEM, MAS ESTE CAMARADA (ESCRIBA) NÃO TEM O DIREITO DE OFENDER PESSOAS QUE NADA TEM HAVER COM O CASO, POIS SE ELE NÃO CONCORDA COM O (MAJOR BOMBEIRO), QUE USA ESTES ADJETIVOS CONTRA ELE, E NÃO CONTRA A COLETIVIDADE, AGORA MEU CARO VALDIR, VC COM ESTAS PATIFARIAS,A QUAIS VC TITULARIZOU AS SUAS POSTAGENS, VC AO MEU VER ESTA FAZENDO PAPEL DE OTÁRIO, SENDO TAXADO COMO COXINHA ESTRAGADA, OU VC ESQUECEU QUE NA SUA VIDA INTEIRA VC FOI UM DELES, E PIOR, DESDE DA ACADEMIA DO BB, VC FOI OFICIAL, NO MÍNIMO, VC QUIS SER MAIS ESPERTO, E DAR CHAPÉU NOS COMPANHEIROS OFICIAS, FOI DESCOBERTO, AÍH MEU CAMARADA, VC LEVOU UM PASSA MOLEQUE, E SE FODEU GRANDÃO NÉ, AGORA FICA CHORAMIGUANO, PARA OS POLICIAIS CIVIS, QUE ESTÃO CAGANDO E PEIDANDO PRA VC, LEMBRA BEM SEU CHORÃO, MAU AGRADECIDO, SE VC FOSSE UM PRAÇA COMO SEMPRE FUI, LOGO NO PRIMEIRA PISADA, VC JÁ TINHA IDO PARA O OLHO DA RUA, E SEM DIREITO NENHUM, AGORA VC RESPONDEU (200)TANTOS PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS , BATEU DE FRENTE COM TANTOS, E DEPOIS DE MUITAS INSISTÊNCIA POR SUA PARTE, ACABARAM TE DANDO COMO JÁ DISSE UM PASSA MOLEQUE, MAS A PRINCIPAL PARTE, NÃO TE TOMARAM QUE É O SEU GORDO E RECHUCHUDO SALÁRIO, COISA QUE SE VC FOSSE UM PRAÇA, OU ATE MESMO UM POLICIAL CIVIL, COM CERTEZA VC TINHA PERDIDO,E HOJE COM CERTEZA ERA MAIS UM ANDARILHO/ PUDIM DE CANA, VIVENDO E DORMINDO SOBRE UM PEDAÇO DE PAPELÃO NAS RUAS DE SAMPA, APÓS PERDER A FAMÍLIA,E O PRAZER DE VIVER, POIS TANTOS POLICIAIS, POR BEM MENOS PERDERAM, NÃO SÓ NA PM, COMO NA PC, EXEMPLO, O ADMINISTRADOR DESTE BLOG,QUE POR BEM MENOS TIRARAM SEU DISTINTIVO E A CARTEIRA VERMELHA, E O PRINCIPAL, SEU GANHA PÃO, MEU CARO, EU NO SEU LUGAR, FICARIA BEM QUIETO, AGRADECERIA A DEUS POR ISTO, OU SEJA PELO QUE RESTOU, NESTE MUNDO NADA É POR ACASO, E O QUE VC ESTA RECEBENDO, COM CERTEZA É O QUE VC MERECE, ABÇS, AGORA, O CIDADÃO (ESCRIBA) AO MEU VER , É UM DESCONTROLADO, DIGNO DE DÓ E RELEVÂNCIA,(TREZE) VOU FIRMAR MINHAS ORAÇÕES PARA ELE,QUE TODOS TENHA UM ÓTIMA NOITE.

    Curtir

  38. Polícia Federal diz que policiais do Denarc desviaram 3 toneladas de cocaína 19
    por Flit Paralisante • Sem-categoria
    26 de março de 2013 | 2h 03

    O Estado de S.Paulo

    Sequestro, tortura, tráfico de drogas e até o relato de assassinatos fazem parte da investigação da Polícia Federal (PF) que começou a desbaratar uma quadrilha encastelada no Departamento Estadual de Investigações sobre Narcóticos (Denarc). Os papéis da Operação Dark Side mostram que os homens do Denarc atraíam traficantes internacionais para São Paulo para sequestrá-los e achacá-los, além de roubar a droga e revendê-la a bandidos amigos. O esquema funcionaria desde 2004 e, segundo o delegado-chefe da PF em Sorocaba, Roberto Boreli Zuzi, teria desviado pelo menos três toneladas de cocaína.

    A PF está apurando o patrimônio dos sete policiais civis presos. Seis deles são do Denarc e um da Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise), de Sorocaba. Segundo o delegado Zuzi, se não comprovarem a origem do patrimônio, os policiais também serão acusados de lavagem de dinheiro. Alguns dos presos ostentariam patrimônio incompatível com a renda e teriam usado dinheiro da droga para adquirir apartamentos, chácaras e carros de luxo. O bloqueio dos bens foi pedido à Justiça.

    A PF desvendou o esquema quando monitorava um suspeito de tráfico em Sorocaba, o empresário de jogadores de futebol Marcelo Athiê, que está foragido. Ele seria o destinatário de um carregamento de 133 kg de cocaína apreendido em 15 fevereiro na Rodovia Castelo Branco – outros 175 quilos estavam no apartamento do investigador Alexandre Lajes. Foram presos então dois traficantes e os investigadores Lajes e Michael Ruiz, do Denarc, e Glauco Fernandes, de Sorocaba, que escoltariam a droga. Eles alegam inocência.

    Depois de preso, Lajes conversou com a mulher pelo celular e pediu: “Abre meu cofre, tira tudo que tem dentro e bota em uma sacola. Não queira saber o que tem porque isso não te interessa”. Uma câmera do apartamento do casal em Perdizes, na zona oeste da capital, flagrou a mulher arrastando sacolas. Os federais chegaram a tempo de apreender a cocaína, 70 mil e US$ 84 mil, além de reais. Na última quarta-feira foram presos mais quatro suspeito: os investigadores Gustavo Gomes, Edson Melin, Mariano Pinto e André Souza, todos do Denarc. Eles também alegam inocência.

    A chamada Operação Dark Side mostra que os policiais forneceram a bandidos até um Fiat Strada, apreendido pelo Denarc em 26 de outubro de 2010. Em fevereiro de 2012, o veículo foi flagrado pelos federais sendo dirigido por Athiê e por um homem suspeito de tráfico.

    Mortes.

    Os federais descobriram ainda que o investigador Lajes aparecia como testemunha no inquérito sobre as mortes do colombiano Bernardo Castanho Estrada e do argentino Fabian Alejandro Gugliese. O crime aconteceu em 26 de novembro de 2011, no Guarujá. Lajes disse que Estrada era seu informante. Segundo a versão apresentada pelos envolvidos à Delegacia do Guarujá, o argentino teria tentado assaltar a casa e o colombiano tentara impedi-lo. Ou seja, um teria matado o outro.

    Em outubro de 2012, os federais interceptaram um telefonema do investigador no qual ele diz ao seu chefe no Denarc que estava levando “uns uisquinhos” supostamente para o delegado responsável pelo inquérito das mortes no Guarujá.

    O Guarujá era uma das cidades que abrigavam cativeiros de traficantes. Um deles ficava em uma casa na Avenida Veraneio, na Enseda. Um sítio em Ibiúna também fora usado para o mesmo fim.

    No total, foram apreendidos 340 quilos de cocaína, carros e um celular com o traficante boliviano Heber Carlos Berberi Escalante, com imagens de um traficante acorrentado, pedindo à família para entregar US$ 300 mil aos policiais para não ser morto. O próprio Escalante teria pago US$ 1 milhão para não ser preso. A Secretaria da Segurança Pública abriu os processos administrativos contra os investigadores presos. “As últimas prisões contaram com a cooperação da Corregedoria da Polícia Civil”, disse o secretário Fernando Grella Vieira.

    infeliz disse:
    28/03/2013 ÀS 0:34
    Carissimo Escriba…

    Desta vez me vejo obrigado a concordar com o post do Jacaré sem dente.

    Chamar a farda de cela não é politicamente correto…

    O correto é dizer que a farda de um pm é a menor jaula do mundo porque cabe apenas um animal, que por sinal é (na maioria das vezes) acéfalo

    ENTÃO MEU CARO INFELIZ, SE SEGUIR AS MESMAS ACHOLOGIAS SUAS, O TEXTO ACIMA DA POLICIA FEDERAL, SIGNIFICARIA QUE TODOS OS POLICIAIS CIVIS SERIAM IGUAIS A ESTES VERMES PEGOS PELA (PF), PELO VISTO SIM NÉ, SEU INTELIGENTE, VC DEVE ATÉ SER UM PSICÓLOGO

    Curtir

  39. infeliz disse:
    28/03/2013 ÀS 0:34
    Carissimo Escriba…

    Desta vez me vejo obrigado a concordar com o post do Jacaré sem dente.

    Chamar a farda de cela não é politicamente correto…

    O correto é dizer que a farda de um pm é a menor jaula do mundo porque cabe apenas um animal, que por sinal é (na maioria das vezes) acéfalo

    ACÉFALO, MAS SÃO INVEJADOS POR QUASE TODOS OS PCS, POR GANHAREM SALÁRIOS TURBINADOS, APOSENTAR COM APENAS TRINTA ANOS DE SERVIÇO, INDEPENDENTE DA IDADE, TER POSTO IMEDIATO NO MOMENTO DA APOSENTADORIA, E SE JÁ ESTIVER NO ULTIMO POSTO, APÓS 02 ANOS NO CARGO, PASSA TER DIREITO DE MAIS 205 NO SALÁRIOS, POR ISSO QUE EU CONCORDO PLENAMENTE COM VC, MEU CARO PSICÓLOGO INFELIZ.

    Curtir

  40. DIGO 20% NO SALÁRIO. CONFIRMA ISTO COM O NOSSO AMIGO VALDIR, MAIS CONHECIDO COMO COXINHA ESTRAGADA .

    Curtir

  41. Pessoal, vamos mudar o rumo da prosa?
    A chapa tá fincando quente demais, e não há a menor
    necessidade disto companheiros!

    Curtir

  42. Tantas vidas perdidas, familias destruidas.
    Lembro da entrevista de uma mãe que perdeu seus 3 filhos nessa boate.
    Não da para imaginar o quanto essa mãe deve estar sofrendo.

    Curtir

  43. Essa PC é um dinheiro mal gasto.
    Dinheiro jogado fora.
    Salvo raríssimas exceções, vide Denarc.

    Curtir

  44. JACARÉ SEM DENTE: você não tem idéia do peso das minhas perguntas. Modéstia à parte, elas muito se parecem com picadas de urutu. Que o digam os canalhas com os quais estive, frente a frente, por ocasião das declarações deles, no Procedimento Disciplinar nº CMTG-105/352/10. Passemos às “picadas de urutu”. Ou você as responde o se mude para o Instituto Butantã, e, já que você falou de oração para o ESCRIBA, aproveite e ore, muito mais, para que não falte soro antiofídico: 1ª) Quem te capacitou, moral, técnica e eticamente a tentar me mudar de idéia? 2ª) Quais incômodos te causavam (ou ainda causam) as PATIFARIAS que publico? 3ª) Você concorda que, na iminência do último Natal, aceitei as suas desculpas, quando você se disse “vencido pelo cansaço” dos impropérios e ofensas que me dirigia, para que eu mudasse de idéia? 4ª) Por que não diz, objetivamente, porque discordas de minha opinião? 5ª) Se o ESCRIBA não é coerente ao desacreditar de uma instituição, você poderia dar nomes aos Oficiais confiáveis que conheci, no vai-e-vem a que me submeteram, desde 1998 (o que corresponde ao Capítulo I das PATIFARIAS, até 2004, correspondente ao Capítulo XXII? Se não tiveres os nomes, podes dizer quantos eram, aproximadamente, dentre mais de 300 (TREZENTOS), até àquela época, já que perdi a conta dos que conheci? 6ª) Você sabia que passarinho que come pedra é porque algum safado escondeu o apiste, ou outro gênero alimentício, pois a natureza não é tola como você imagina, ainda que metaforicamente? 7ª) Se o escriba, como você afirmou, “… não tem o direito de ofender pessoas …”, você poderia crer, por suas orações, que ele tem o direito de se retratar, da mesma forma como você o fez? 8ª) Algum incômodo eu ter reconhecido sua retratação, o que me serviu de assunto para me dirigir ao ESCRIBA? 9ª) Como podes se arvorar paladino da verdade absoluta, na sua convicção de que faço papel de otário? 9ª) Você prova que me esqueci que “fui um deles”, Oficiais, ou preferia acreditar que meu processo de passagem à inatividade foi criminosamente falsificado, portanto, passível de nulidade? 10ª) Poderia identificar as “vítimas” das quais tentei ser mais esperto? 11ª) Quem me descobriu tentando dar chapéu em quem? 12ª) Quem na “TRAMPOPOLINCIALÍTICA MILITARIZADA DO ESTRAGO DE SÃO PAULO” se supõe devidamente moralizado para me dar “passa-moleque”? 13ª) Evidenciar PATIFARIAS de uma instituição apodrecida significa, necessariamente, “choramingar”? 14ª) De qual forma sou “mau” agradecido, por dizer a mais crua VERDADE em relação aos PATIFES de carteirinha, legalmente reconhecidos como “dignos do Oficialato”, a começar pelos que, em conluio com Praças, montaram a viatura M-10290 sobre veículo roubado? 15ª) Por que respondi a tantas Procedimentos? 16ª) Preferes que eu “bata de frente” ou seja anônimo, ou seja: sem nome e sem dente? 17ª) Depois de quase 32 (TRINTA E DOIS) anos de serviço, qual o sem-vergonha (com dente ou sem) que me poderia surrupiar “a principal parte”, como afirmastes? 18ª) O andarilho a que se referes seria igual àquele pobre, coitado e desiludido Subtenente que literalmente morou, anos a fio, na calçada da Rua Alfredo Maia, junto à mesma “Corregedoria” que recentemente recebeu, em requintado gabinete, cercado de “secretários de luxo”, o chantagista de quinta categoria, Coronel Admir Gervásio Moreira, o mesmo que me ameaçou para que eu pedisse passagem à inatividade? 19ª) Você acha que temo sua eventual comunicação a esse chantagista, já que você mais me parece “língua de aluguel”, a servir esses degenerados, falimentares da instituição que você tanto defende? 20ª) Você acha que o administrador deste conceituado Blog não merece ser reintegrado, se Deus o livrar de um Juiz como o que conheci no TJM (avalista de PATIFARIA)? 21ª) Se o que estou recebendo é o que mereço, você acharia melhor que eu cerrasse fila com os safados cuja identificação não preciso esconder? 22ª) Depois desse “aquecimentozinho”, você não acha que o ESCRIBA “pegou leve” no comentário que fez?
    Vou te deixar uma dica, como presente, agarre-a com unhas e… (que pena, ele não tem dentes!): dos aproximadamente 300 TREZENTOS) Oficiais que conheci, de 1998 a 2004, quando fui chutado para a APMBB), menos de 1% (UM POR CENTO) foi digno de ser arrolado, como testemunha, no PD Nº DS-003/06/04! Por coincidência, já está pronto o Capítulo XXIII das PATIFARIAS que você “desconhece”, no qual constatará, caso o queira, a BANDIDAGEM EXPLÍCITA, DECLARADA E MUITO BEM DIRECIONADA a uma de minhas testemunhas. Em resumo: a PM paulista é uma fábrica de covardes! Não afirmo o que não posso provar. Se duvidares disso, pense na seguinte pergunta, a “saideira”: nenhum Oficial foi capaz de perceber o vai-e-vem a que fui subjugado, em nome da “conveniência do serviço”, permeado de períodos sem função, um desses chegando a UM ANO E DOIS MESES no quartel daquela farsa de minha “prisão em flagrante”?

    Curtir

  45. Colegas flitadores….

    Colegas flitadores….

    Para aplacar alguns ânimos exaltados, e evitar erros de interpretação, passo a comentar o meu comentário que fiz acima…

    Por que disse a farda é a menor cela do mundo….????
    (embora possa ter, outra conotação, lógico).

    Mas numa interpretação, entendo que a farda encerra o homem num regramento militar, por vezes exagerado, ultrapssado e arcaico, e que não condiz com o Estado Democrático de Direitos…

    O que quero dizer com isso….?

    É o pensamento arcaico, o pensamento militarista, coronelista que permeia a cultura das principais polícias militares deste País, e como foi “objeto, foi o “tema” postado na matéria acima, onde o “major” se indignava à ser sujeito ao indiciamento em inquérito policial.

    Aliás, indiciamento NÃO significa condenação, mas sim a interpretação da Autoridade policial que insere a alguém alguma conduta de resposabilidade criminal (ou algo assim, não quero falar difícil, porque senão nem Eu entendo!).

    Esse pensamento retrógado, atrasado, cultura dos tempos da Ditadura é que permeiam as mentes e formam a cabeça de muitas polícias militares.
    Quando refiro-me à farda como “cela”, é porque quem está dentro dela está sujeito às normas e disciplinas rígidas, severas, austeras demais para – aquele servidor público – que deveria exercer a função de policiamento ostensivo, só isso.

    Acredito que essa Cultura, esse modelo de POLÍCIA já não serve mais ao Brasil, e não deveria jamais servir….
    Só no Brasil é que temos a tal Polícia Militar (no sentido de polícia militarizada, mesmo…), Só no Brasil, é que temos a tal da Justiça Militar, onde juízes, que são militares (que são LEIGOS), dividem espaço com juizes togados.

    Ora, os crimes militares servem aos crimes de caserna; e somente isso. Em qualquer POLÍCIA do MUNDO, quando um policial (seja militarizado ou não) está sujeito às leis comuns do seu País como qualquer cidadão ( e deve ser assim, aqui no Brasil, porque o dito policial – militar, não é diferente de qualquer cidadão).

    Acredito que a designação Polícia Militar não deveria existir, no sentido de polícia militarizada (nos moldes antigos, à cultura das forças armadas), porque estas (forças armadas) têm a função da defesa do País e a preparação para a Guerra.

    Do contrário, as Polícias não devem guerrear com a população, e nem mesmo com bandidos (é claro, salvo no revide de enfrentamento), as policias que hoje ainda são militarizadas (erroneamente), serviriam para manter a ordem e paz públicas. Não é o que diz a Constituição….????

    Como penso também que as polícias civis, assim chamadas, deveriam ser na verdade – polícias judiciárias – porque é esse o papel que exercem ou deveriam exercer…..

    O militarismo, como cultura de uma instituição, acedito que só cabe às Forças Armadas, estas sim, devem se estabelecer sobre um regramento militar, porque estão à serviço da defesa da pátria (pátria esta, no sentido de nação, defesa de um povo).

    Portanto, referi-me à farda como cela, apenas figurando o sentido que encerra o homem em “limites” que não o permitem nem ao menos pensar por si mesmo. (Por acaso não é esta a visão que a sociedade têm de um policial militar…???, um soldado sujeito à severas regras de conduta e comportamento….????, ou estou errado???).

    NÃO quero Eu, por mim mesmo desacreditar nenhuma das duas instituições, quer seja Polícia Militar ou Civil….
    Aliás, as pesquisas de opinião de qualquer jornal, ou mídia, mostraram sempres que a Sociedade não acredita em nós…

    E as ações de muitos policiais por aí, quer sejam civis ou militares, já se encarregam de desacretidar elas mesmas as nossas Polícias, não precisam de mim….

    Minhas críticas visam plantar uma – sementinha – de consciência, na esperança (talvez inútil) de num futuro não muito distante tenhamos uma Polícia UNA, única, modelo e exemplo, uma polícia vocacionada e voltada para a segurança pública (sem resquícios arcaicos, antepassados, de um militarismo sem propósito), que atenda aos anseios mínimos da nossa Sociedade…

    mas, acho que divaguei demais…
    fui….

    Curtir

  46. Colegas flitadores….

    Colegas flitadores….

    Para aplacar alguns ânimos exaltados, e evitar erros de interpretação, passo a comentar o meu comentário que fiz acima…

    Por que disse a farda é a menor cela do mundo….????
    (embora possa ter, outra conotação, lógico).

    Mas numa interpretação, entendo que a farda encerra o homem num regramento militar, por vezes exagerado, ultrapassado e arcaico, e que não condiz com o Estado Democrático de Direitos…, não condiz com a realidade atual Brasileira, penso Eu, não precisamos de uma Polícia – militarizada

    O que quero dizer com isso….?

    É o pensamento arcaico, o pensamento militarista dos anos de chumbo (1964), coronelista que permeia ainda a cultura das principais polícias militares deste País, e como foi “objeto”, foi este o “tema” postado na matéria acima, onde o “major” se indignava à ser sujeito ao indiciamento em inquérito policial.

    Aliás, indiciamento NÃO significa condenação, mas sim a interpretação da Autoridade policial que insere a alguém alguma conduta de resposabilidade criminal (ou algo assim, não quero falar difícil, porque senão nem Eu entendo!).

    Esse pensamento retrógado, atrasado, cultura dos tempos da Ditadura é que permeiam as mentes e formam a cabeça de muitas polícias militares.
    E o pensamento muito equivocado de que o militar está sujeito – somente – às leis militares…

    Quando refiro-me à farda como “cela”, é porque quem está dentro dela está sujeito às normas e disciplinas rígidas, severas, austeras demais para – aquele servidor público – que deveria exercer a função de policiamento ostensivo, só isso.

    Acredito que essa Cultura, esse modelo de POLÍCIA já não serve mais ao Brasil, e não deveria jamais servir….
    Só no Brasil é que temos a tal Polícia Militar (no sentido de polícia militarizada, mesmo…), Só no Brasil, é que temos a tal da Justiça Militar, onde juízes, que são militares (que são LEIGOS), dividem espaço com juizes togados.

    Ora, os crimes militares servem aos crimes de caserna; e somente isso. Em qualquer POLÍCIA do MUNDO, quando um policial (seja militarizado ou não) está sujeito às leis comuns do seu País como qualquer cidadão ( e deve ser assim, aqui no Brasil, porque o dito policial – militar, não é diferente de qualquer cidadão).

    Acredito que a designação Polícia Militar não deveria existir, no sentido de polícia militarizada (nos moldes antigos, à cultura das forças armadas), porque estas (forças armadas) têm a função da defesa do País e a preparação para a Guerra.

    Do contrário, as Polícias não devem guerrear com a população, e nem mesmo com bandidos (é claro, salvo no revide de enfrentamento), as policias que hoje ainda são militarizadas (erroneamente), serviriam para manter a ordem e paz públicas. Não é o que diz a Constituição….????

    Como penso também que as polícias civis, assim chamadas, deveriam ser na verdade – polícias judiciárias – porque é esse o papel que exercem ou deveriam exercer…..

    O militarismo, como cultura de uma instituição, acedito que só cabe às Forças Armadas, estas sim, devem se estabelecer sobre um regramento militar, porque estão à serviço da defesa da pátria (pátria esta, no sentido de nação, defesa de um povo).

    Portanto, referi-me à farda como cela, apenas figurando o sentido que encerra o homem em “limites” que não o permitem nem ao menos pensar por si mesmo. (Por acaso não é esta a visão que a sociedade têm de um policial militar…???, um soldado sujeito à severas regras de conduta e comportamento….????, ou estou errado???).

    NÃO quero Eu, por mim mesmo desacreditar nenhuma das duas instituições, quer seja Polícia Militar ou Civil….
    Aliás, as pesquisas de opinião de qualquer jornal, ou mídia, mostraram sempres que a Sociedade não acredita em nós…

    E as ações de muitos policiais por aí, quer sejam civis ou militares, já se encarregam de desacretidar elas mesmas as nossas Polícias, não precisam de mim….

    Minhas críticas visam plantar uma – sementinha – de consciência, na esperança (talvez inútil) de num futuro não muito distante tenhamos uma Polícia UNA, única, modelo e exemplo, uma polícia vocacionada e voltada para a segurança pública (sem resquícios arcaicos, antepassados, de um militarismo sem propósito), que atenda aos anseios mínimos da nossa Sociedade…

    mas, acho que divaguei demais…
    fui….

    E.T.: SE ALGUÉM aqui ficou melindrado, ou ofendido por minhas singelas palavras, EU, humildemente me retrato (não se melindrem como o major PM de Santa Catarina, porque foi indiciado, oras…???, não disse eu que indiciamento não quer dizer condenação….???)

    Hoje em dia já não se pode dizer nada…, muitos se rasgam como a mais fina folha de seda….
    Se eu escrever a palavra – viado – aqui, já vão dizer que sou homofóbico….. rs rs rs…..

    (querido Dr. Guerra, sei que vai passar por moderação este texto, fiz algumas correções de “portuguêis” meia-boca, mas por favor publique, como uma retratação minha, ok.?, não quero deixar nenhum – mike – furioso….grato)

    Curtir

  47. Pingback: NTERNACIONAL:Suposto vídeo de avião caindo no Afeganistão ganha repercussão na web | SCOMBROS

  48. Pingback: INTERNACIONAL:Suposto vídeo de avião caindo no Afeganistão ganha repercussão na web | SCOMBROS

Os comentários estão desativados.