Relatório aponta SP e MS como líderes em violação à liberdade de expressão 5

Enviado em 14/03/2013 as 1:02 – DESCOBRIRAM A DITADURA

FOLHA DE SÃO PAULO

Estudo divulgado pela ONG internacional Artigo 19 aponta São Paulo e Mato Grosso do Sul como os Estados que mais registraram casos de violações à liberdade de expressão em 2012.

A publicação “Graves violações à liberdade de expressão de jornalistas e defensores dos direitos humanos” de 2012 traz o resultado das investigações realizadas pela Artigo 19 com relação aos crimes de homicídios, tentativas de assassinato, ameaças de morte, sequestros e desaparecimentos em todo o país.

Ao todo, a organização investigou 82 possíveis violações graves à liberdade de expressão, das quais apenas em 52 casos foi possível identificar a relação.

Destes, oito foram registrados em São Paulo e outros oito no Mato Grosso do Sul. O Maranhão, com sete ocorrências, aparece em seguida.

“Embora exista um imaginário de que a baixa institucionalização do Estado nas áreas mais remotas do país seria a causa das graves violações à liberdade de expressão, em 2012 nota-se o fenômeno contrário”, diz o relatório.

O estudo conclui que o Estado (seja na figura de um político, agente público ou da polícia) reage violentamente contra as denúncias que são divulgadas, publicadas, registradas ou discursadas –principalmente na internet.

“Com relação aos mandantes, nota-se um grande número de casos envolvendo o Estado seja na figura da polícia, dos políticos e agentes públicos. Do lado da organização da civil e privada, nota-se a atuação do crime organizado, dos produtores rurais/extrativistas e empresários.”

Em grande parte dos Estados do Nordeste não houve ocorrências registradas: Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco e Ceará.

A ONG também chama a atenção para um grande número de crimes em cidades pequenas, com menos de 100 mil habitantes. “Locais onde há mais proximidade entre Estado e população.”

Em relação ao tipo de violação, os homicídios representaram 30% das graves violações de 2012, tentativas de assassinato 15%, ameaças de morte 51% e sequestros e desaparecimentos apenas 4%.

“No Brasil e em outros países da América do Sul, jornalistas, radialistas, editores, defensores dos direitos humanos, ativistas ambientais ou sociais, lideranças rurais e blogueiros estão sendo mortos e constantemente intimidados. Eles são assassinados ou ameaçados, porque têm um ponto de vista específico sobre os assuntos públicos, porque têm uma opinião, fazem denúncias e defendem seus juízos de valores.”

INTERNET

Uma das conclusões do relatório da Artigo 19 diz respeito ao crescimento de casos de ameaças relacionados à internet. Entre jornalistas, este tipo de caso representa quase a metade (40%).

Segundo o estudo, conteúdos publicados em blogs pessoas, mídias sociais e sites tornam os jornalistas muito mais expostos.

“Tal fenômeno contradiz a aparente liberdade de expressão total na rede que muitos defendem como existente no Brasil. Também demonstra que os desafios da liberdade de expressão online não são somente virtuais e nem apenas legislativos.”

Um Comentário

  1. Nossa !!!! Em São Paulo ?????
    Não posso crer , rsrsr … mas em sendo verdade, fica fa´cil compreender o motivo pelo qual ninguém se identifica nos comentários desta e de outras páginas

    E de que adianta fazerem relatórios, se não vão tomar nenhuma atitude, aliás não sei como nosso povo pode suportar tanto descaso, falta de rigor nas leis, falcatruas, mentiras, hipocrisia, e ainda i festejam a vitória de seu time, vão para as ruas , e vão para festejar o carnaval, seguem festejando e festejando, muito triste ver um povo tão alienado.

    Curtir

  2. NUNCA TIVEMOS LIBERDADE DE EXPRESSAR NOSSAS OPINIÕES E NÃO TEMOS

    MUITO MENOS RELATAR OS CRIMES EXISTEM

    ISTO É UM ESTADO GENOCIDA

    UMA DITADURA GENOCIDA QUE SÓ VAI SER ESCANCARADA

    EM UM LIVRO DE HISTÓRIA NO ANO DE 2100

    QUEM SABE

    NO MOMENTO NÃO VEJO DIFERENÇA NENHUMA PARA RUANDA

    SÓ MUDA O PERFUME E MIDIA$$$$$

    Curtir

  3. Enquanto a Polícia Civil do estado de São Paulo for tratada pelo governo como mercadorias de 5ª qualidade, teremos assassinatos e mais assassinatos e não é só Policiais que estão na mira dos bandidos não, é qualquer um que ostente valores e objetos ou demonstram poderes aquisitivos elevados, é só pisarem na rua são candidatos a vítimas de roubos e assassinatos. É simplesmente alarmante a quantidade de homicídios que ocorre no estado de São Paulo, não existe mais cidades seguras, qualquer cidadezinha do interior esta sofrendo com a onda de homicídios, ninguém pode nem ir ao banco e sacar mil reais que poderá ser morto por bandidos. A Polícia Civil é a Polícia Repressiva, no entanto esta fragilizada pelo governo que se nega veementemente a pagar melhores salários e dar a ela condições propícias para desempenhar suas funções na repressão á criminalidade, para piorar mais o quadro, possui ainda um déficit de pelo menos 15 mil policiais, esse número vai subir consideravelmente em breve, tudo indica que sim, em razão dos novos pedidos das aposentadorias que ocorrerão a partir do mês de abril, aumentará o déficit consideravelmente, sabemos que pelo menos 30 % do atual efetivo encontra-se em condições plena para requererem as aposentadorias por tempo de serviço,isso ocorrerá tão logo com a incorporação do ALE. Muitos colegas na minha cidade já disseram que irão requererem as aposentadorias em razão de não acreditarem que vale a pena permanecer no quadro da Polícia Civil, dizem que não existe qualquer perspectivas de melhoras salariais e, por isso irão trabalhar em outras áreas e receberão recompensas mais vantajosas. Muitos dirão, estes Policiais estão velhos e realmente devem requererem as aposentadorias e deixar a vaga para os novos candidatos. Mas haverá novos concursos? outros dirão, eles não fazem nada então é melhor que se aposentem. É minoria ou maioria que não faz nada? será que é assim generalizadamente? já outros dirão, eles são muito experientes e com certeza sem eles a Polícia Civil perderá sua qualidade nos serviços e ficará mais frágil por deficiência do conhecimento no combate a criminalidade. Eu concordo plenamente. Interessante foi o que fez o Governo Federal para incentivar a permanência dos servidores aptos a aposentadorias, pois com o incentivo financeiro o governo reduziu os gastos com a folha de pagamento e ganhou em qualidade nos serviços com a permanência de servidores altamente experientes. Nosso governador do estado de São Paulo poderia fazer a mesma coisa, assim não aumentaria o deficit de Policiais Civis, mas a questão é falta de planejamento do governo paulista, falta diretrizes e assessores competentes para analisar casos como este e evitar o caos maior que esta por vir brevemente

    Curtir

  4. Pingback: FLIT PARALISANTE | " F I N I T U D E "

  5. Pingback: FLIT PARALISANTE | " F I N I T U D E "

Os comentários estão desativados.