O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa , praticou crime contra a honra do repórter Felipe Recondo, do Estadão: “vai chafurdar no lixo como você faz sempre” , “palhaço” 29

Barbosa se irrita com repórter

06 Mar 2013

Ao ser abordado, ontem, ele mandou o jornalista “chafurdar no lixo”. A assessoria do STF divulgou nota com pedido de desculpas

DIEGO ABREU

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, destratou ontem um jornalista que cobre as atividades diárias da Corte. Irritado, o ministro mandou o repórter “chafurdar no lixo” e o chamou de “palhaço”. O ato de destempero do comandante do Poder Judiciário brasileiro aconteceu logo após o término da sessão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Joaquim Barbosa foi abordado por um grupo de cinco jornalistas que pretendiam repercutir as críticas que três associações de magistrados fizeram ao presidente do STF, por meio de nota divulgada no último fim de semana. Antes de um repórter do jornal O Estado de S. Paulo concluir a pergunta, o ministro o interrompeu rispidamente, enquanto caminhava em direção ao elevador. “Como o senhor está vendo (…)”, tentou perguntar o jornalista. “Não estou vendo nada”, respondeu Joaquim Barbosa. O setorista tentou completar a pergunta, mas, aos gritos, o magistrado voltou a atacar o jornalista. “Me deixa em paz, rapaz. Me deixa em paz. Vai chafurdar no lixo como você faz sempre”, gritou Barbosa.

“O que é isso ministro, o que houve”, questionou o repórter. Nesse momento, o assessor de imprensa do ministro tentou contê-lo, para que encerrasse a polêmica, mas não conseguiu. “Eu estou lhe pedindo, me deixe em paz. Eu já disse isso várias vezes aos senhores”, esbravejou Barbosa. O jornalista então retrucou pela última vez. “Mas eu tenho que fazer pergunta, é meu trabalho, ministro”. Joaquim Barbosa retrucou: “Sim, mas eu não tenho nada a lhe dizer. Eu não quero nem saber do que o senhor está tratando”, disse o presidente do STF. Segundos depois, enquanto esperava o elevador, o ministro emendou: “Palhaço.”

Caso isolado

Em nota enviada à imprensa, a Secretaria de Comunicação Social da Suprema Corte pediu desculpas aos profissionais envolvidos no episódio e atribuiu à longa jornada de trabalho do ministro a embaraçosa situação. “Após uma longa sessão do Conselho Nacional de Justiça, o presidente, tomado pelo cansaço e por fortes dores, respondeu de forma ríspida à abordagem feita por um repórter. Trata-se de episódio isolado e que não condiz com o histórico de relacionamento do ministro com a imprensa”, destaca o texto. A nota diz ainda que Barbosa “reafirma sua crença no importante papel desempenhado pela imprensa em uma democracia” e afirma que o ministro tem “apego à liberdade de opiniãom expresso em seu permanente diálogo com profissionais dos mais diversos veículos”. A Secretaria de Comunicação lembra que o presidente do Supremo receberá amanhã um representante do Comitê para Proteção de Jornalistas, uma organização sediada em Nova Iorque.

O Sindicato dos Jornalistas dos Jornalistas do Distrito Federal divulgou nota, na qual classificou o comentário de Barbosa como “incompatível com o posto que ocupa na mais alta Corte do país”. “Este comportamento é inaceitável. Esperamos que atitudes como a registrada não se repitam dentro do tribunal”, ressalta a nota.

No último sábado, as associações dos Juízes Federais do Brasil (Ajufe), dos Magistrados Brasileiros (AMB) e dos Magistrados do Trabalho (Anamatra) divulgaram nota, na qual expressam “perplexidade” com a forma “preconceituosa, generalista, superficial e, sobretudo, desrespeitosa com que o ministro Joaquim Barbosa enxerga os membros do Poder Judiciário brasileiro”. A manifestação das entidades foi uma resposta às declarações que Barbosa fez, em entrevista coletiva a jornalistas estrangeiros, na última quinta-feira, ocasião em que criticou a mentalidade dos juízes brasileiros. Na entrevista, o ministro afirmou que os magistrados do Brasil têm a mentalidade “mais conservadora, pró status quo, pró impunidade”, enquanto os integrantes do Ministério Público teriam postura “rebelde”.

Um Comentário

  1. REPORTRE É TUDO CHATO E PROVOCA OS OUTROS PRA CONSEGUIR NOTICIA. É A NOTICIA A TODO CUSTO. FAZEM PERGUNTAS TÃO IDIOTAS QUE CEHGAM A DAR ANSIA. QUEM NUNCA OUVIU ESSA: UMA PESSOA É ASSASSINADA EM UM ASSALTO, TA A FAMILIA CHORANDO, REVOLTADA E LÁ VEM O REPORTER: _”COMO A SENHORA ESTA SE SENTINDO?”. EU MANDO PRA MERDA UM IDIOTA QUE ME FALA ISSO.

    Curtir

  2. Como ministro do STF o minímo que ele poderia demonstrar é educação, porém como visto eu tenho dúvidas se alí ele deveria estar.

    Curtir

  3. Pingback: O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa , praticou crime contra a honra do repórter Felipe Recondo, do Estadão: “vai chafurdar no lixo como você faz sempre” , “palhaço” | " F I N I T U D E "

  4. Mais ainda “reporteres” do jornal O Estado??!!! tem que responder desse jeito mesmo. A grande maioria dos profissionais desse jornaleco não tem nem se quer uma faculdade de jornalismo, muitos, nem faculdade alguma tem. O que eu acho interessante que muitos chegam em locais de ocorrências, em eventos públicos com toda a pompa como se fossem os tais…. sendo que na verdade não passam de idiotas que nem um curso de nível superior tem. Por isso as perguntas descabida, idiotas, de mau gosto, desrespeitosas.
    Detalhe, o conteúdo produzido por esses coitados é tido como suprema verdade. Forma, muda a opinião de toda a sociedade. As exigências e imposições desses picaretas, destitui autoridades, muda diretores, chefes, comandantes e etc… que paisinho é esse, hein???!!!!! tanto poder assim numa merda de jornaleco.
    Acho que um ministro não deve ser obrigado a responder sobre um conteúdo que associações estão dizendo. Ora, o bom senso diz que deveria-se perguntar a quem falou….espero muito em breve ver ações do Supremo coibindo essas bestas feras de agirem como agem.

    Curtir

  5. GENTE !, S.M.J. SUA EXCELÊNCIA JOAQUIM BARBOSA EM MOMENTO ALGUM PRATICOU QUALQUER PRÁTICA ILÍCITA, POIS, ESSA IMPRENSA QUE AÍ ESTÁ SÓ PROTEGE OS PODEROSOS. DIGO MAIS, NA PC., MUITOS QUE AÍ ESTÃO E ALGUNS QUE JÁ SE FORAM DEVERIAM ESTAR CHAFURDANDO NA “M”, POIS, EU FUI VÍTIMA DE ALGUNS DESSES CRÁPULAS QUE AÍ ESTÃO. POIS MESMO, APÓS MINHA MERECIDA APOSENTADORIA, HÁ TRÊS ANOS, TENTARAM “MANDAR UM NABO” NO MEU ” R”. SÓ QUE OCORRE O VELHO DITADO ” O FEITIÇO VIROU CONTRA O FEITICEIRO”. TIREI, TIRO E TIRAREI O CHAPÉU PARA O DR.DELIO MONTRESOR, EX-CORREGEDOR, POIS ELE, USANDO DE SUA INTELIGÊNCIA, ME ABSOLVEU E MANDOU BRONCA NOS INDIGITADOS ACUSADORES. ME AJUDEM AÍ Ó !…

    Curtir

  6. A “imprensa” é livre; os profissionais que a integram também são “livres”; e as pessoas (autoridades ou não) às quais a “imprensa” e os profissionais que a integram se dirigem são da mesma forma “livres”. E todos, ainda que “livres”, devem respeito e obediência à Constituição e às Leis.
    Assim, quem (seja quem for) exagerar ou extrapolar ou se desviar de sua “liberdade” poderá ser judicialmente acionado, criminal, cível e até administrativamente.
    Isso é democracia!
    E se, no caso, o ministro exagerou, ou extrapolou, ou se desviou de sua “liberdade”, que seja acionado, inclusive para, em seu direito de defesa, poder dizer que, sendo uma pessoa “livre”, concede entrevista a quem quiser, e quem insistir estará violando a “liberdade” do possível entrevistado, o qual, consequentemente, se reagir, estará em pleno exercício do seu direito de defesa.

    Curtir

  7. PÔ, QUE LEGAL ESSA NOTÍCIA. A IMPRENSA FALA O QUE QUER E OUVE O QUE NAO QUER. A POSTURA DA IMPRENSA HOJE ESTÁ BEM LONGE DAQUELA QUE LUTAVA PELOS DIREITOS DEMOCRÁTICOS. MUITOS MORRERAM POR NADA, MORRERAM POR UMA IMPRENSA QUE SE VENDE A QUEM PAGA MAIS. MORRERAM POR UMA IMPRENSA QUE , SEM DÓ, DESTRÓI CARREIRAS E FAMÍLIAS. LEMBRAM-SE DO CASO DA ESCOLA BASE ? DEVEMOS COM NOSSO SENSO CRÍTICO SABER LER O QUE MUITOS ESCREVEM E SABER VER O QUE MUITOS VEICULAM.

    Curtir

  8. A liberdade de expressão é um primor da democracia, desde que a imprensa não incomode e a democracia não seja a “do inimigo”.

    Curtir

  9. IMPREN$$$$$A

    MIDIA$$$$

    IMPORTANTE PAPEL NA DEMOCRACIA ???

    PUDERÁ TIVÉSSEMOS 11 BARBOSAS EM UMA CORTE POPULAR, INDEPENDENTE E HARMÔNICA . . .

    EM REGRA JORNALISMO, PROPAGANDA, MARKETING E DIREITO

    SÃO MÁQUINAS DE CRIAR IDEIAS E VERSÕES !!!

    EM REGRA ABSOLUTAMENTE DESTACADAS DA REALIDADE !!!

    Curtir

  10. A imprensa brasileira age como se fosse o Poder Moderador…melhor, age como se fosse o único poder existente nessa Terra Brasilis de m…
    Há muito tempo penso que o povo mais esclarecido deveria agir para tomar as rédeas da situação, contudo, não visualizo nada a curto e a médio prazo.
    A situação do país está cada vez mais caótica, o ordenamento jurídico não é respeitado, só o que convém, os valores morais mais básicos são jogados na lata do lixo…
    O ato do ministro serve de alerta para a “imprensa pode tudo” de que às vezes é bom respeitar um pouco as pessoas, principalmente aquelas que demonstram querer consertar esse estado de coisas.

    Curtir

  11. Tô vendo a hora que eu vou encher a mão na cara de um destes insetos, lá no Palácio da PC.

    Curtir

  12. Se eu fosse o quinzinho, nem sequer mais atendia a imprensa, não falava mais nada, entreva e saia mudo, eles que procurem serviço na casa do caralh, bando de urubus safados e intrigueiros.

    Curtir

  13. ILUSTRISSIMO E DIGNISSIMO SR JUIZ JOSE BARBOSA PEÇO ENCARECIDAMENTE A V EX QUE ME DE LICENÇA PARA RESPONDER A ESTE FILHO DE UMA PORCA QUE INSULTA AS PESSOAS ,SE FAZEM ISSO COM O SR IMAGINA COM NÓS SIMPLES MORTAIS:JORNALISTA FILHO DA PUTA VAI PRA PUTA Q T PARIU.

    Curtir

  14. Pingback: O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa … | Vivo Media Group

  15. DOR NAS COSTAS OU NA CONSCIÊNCIA?! – “247 – É mais grave do que se imaginava a agressão do presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, ao repórter do Estado de S. Paulo, Felipe Recondo. O ministro, que atribuiu seus ataques desferidos contra o jornalista a uma dor nas costas, na verdade, poderia estar tentando intimidá-lo em razão de uma reportagem investigativa. Segundo duas notas publicadas no Painel da Folha de S. Paulo desta quarta-feira, Recondo apurava a gastança do STF com mordomias, como reformas nos gabinetes, nos apartamentos e viagens. Leia, abaixo, as notas publicadas por Vera Magalhães, do Painel da Folha:

    Onde dói 1 Apontada como justificativa por Joaquim Barbosa, a crônica dor nas costas do presidente do STF não é o motivo do destempero verbal com que ele se dirigiu a um jornalista ontem.

    Onde dói 2 A irritação do ministro se deve a levantamentos em curso por parte da imprensa sobre gastos com reformas nos gabinetes e apartamentos dos ministros, além de viagens. Os dados referentes ao presidente da corte teriam chamado a atenção.

    Curiosamente, o jornal Estado de S. Paulo, que se orgulha de ter combatido a censura no Brasil e que patrocinou a vinda ao Brasil de Yoani Sánchez, segundo o jornal, um símbolo pela luta da liberdade expressão, ainda não saiu em defesa de seu profissional.”

    Curtir

  16. É ISSO AI MINISTRO, ESTE REPORTES CUTUCAM ATE VER O BICHO PEGAR FOGO, O QUE ELES QUEREM É ISSO MESMO, TIRAR AS PESSOAS DO SERIO, MANDA TUDOS ESTES REPORTES PRA PUTA QUE PARIO.

    PARABENS PELO SEU TRABALHO NA JUSTIÇA

    Curtir

  17. O juiz e o repórter: um querendo aparecer mais que o outro! Duas melancias e uma cordinha pra pendurar nos ilustres pescoços, por favor ! kkkk

    Curtir

  18. Caro Hittman,bem lembrado, mas bem lembrado mesmo seu comentário sobre a escola base. O senhor só se esqueceu de mencionar que quem vazou toda noticia para imprensa foi um Delegado de Polícia, que não podia ver camera ou maquina fotografica. E o bar bodega, tambem foi culpa da imprensa? Obvio que não. Quem vaza noticias para imprensa? Policiais ou o MP… Querer culpar a imprensa por todas as noticias não é justo, inclusive porque reconheço que algumas vezes, alguns jornalistas se colocam a serviço dos poderosos, como faziam no caso do procurador da Republica Luis Francisco, que vazava noticia para imprensa na calada da noite e quando o fato era noticiado, instaurava procedimento.
    Quero lembrar-lhes que na maioria das vezes a imprensa não cria fatos, ela os noticia. Quanto ao outro post, falando que a maioria dos jornalistas não tem curso superior de Jornalismo e por isso fazem perguntas absurdas, é um ledo engano, grandes Jornalistas como Carlos Brickmann, Palmério Dória, Ruy Nogueira, Boechat e tantos outros não fizeram faculdade de jornalismo… Normalmente quem faz as perguntas mais absurdas são aqueles que tem toda a teoria da faculdade de jornalismo mas nenhuma prática. É por isso que se der um problema no teleprompter de um canal de televisão, o apresentador fica completamente perdido. Sem falsa modéstia, quem vem do rádio como José Paulo de Andrade, Joelmir Betting, Ferreira Martins quando apresentava jornal e me incluo nisso, nunca usamos teleprompter, fazemos jornal ao vivo e sem pauta.
    Quanto ao Min. Joaquim Barbosa faltou ao mesmo educação, respeito, equilíbrio, que é o minimo que se espera o Chefe do poder do Judiciário. Espero sinceramente que nem eu, nem nenhum dos senhores caiam um dia nas mãos desse magistrado, que demonstrou seu completo descontrole e se esqueceu de que a liberdade de imprensa é pedra fundamental do Estado Democrático de Direito. E aqueles que criticam a imprensa, espero realmente que nunca liguem para um reporter amigo para dizer “olha fulano, dei uma cana legal, de uma chegada aqui no distrito para fazer a matéria”.

    Curtir

  19. O presidente do Supremo também é ser humano, e qual o problema dele se irritar. Pois, todos nós nos irritamos com perguntas cretinas, como essa desse jornalista desse jornaleco.

    Curtir

  20. Saliente-se o reporter nao chegou a fazer pergunta nenhuma,realmente qualquer um pode se irritar,mas qualquer autoridade tem que guardar a compostura e manter a liturgia do cargo

    Curtir

  21. Com faculdade ou sem faculdade a imprensa de SP é podre e tem tomar no olho do c*!!!

    Curtir

Os comentários estão desativados.