GOVERNO TUCANO NA CIDADE PÓLO DO PARASITISMO POLÍTICO : a cidade de Santos – metida a rica, bonitinha de rosto, muito feia de corpo e fedida – deveria decretar luto por ser uma cidade governada por demagogos…( Acidente ocorreu na cara do prefeito e de seu séquito de – ex-oficiais PM – comandantes da Secretaria de Segurança, Defesa Civil e Guarda Municipal ) 6

Terça-feira, 12 de fevereiro de 2013 – 14h10

Luto

Prefeitura de Santos vai aperfeiçoar segurança após tragédia no Carnaval

Síssi Pucciariello

Atualizado às 15h27
Com informações de Gabriela Lousada e Eduardo Velozo Fuccia

Foram cerca de duas horas de espera, muitas perguntas ainda sem respostas e comoção na coletiva do prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, na manhã desta terça-feira, sobre a tragédia com carro alegórico da Sangue Jovem que matou quatro pessoas eletrocutadas e deixou cinco feridos, após o desfile desta madrugada, na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz. A Polícia Civil vai concluir em até 30 dias o laudo das causas do acidente, e o prefeito pedirá ajuda do Estado para reduzir esse prazo.
Segundo o apurado pela reportagem, a tragédia poderia ter sido pior. O ex-jogador de futebol Coutinho, do Santos FC, e 22 crianças que estavam no carro ‘O Rei da Bola’ , que homenageava o ex-jogador Pelé, não foram atingidos porque saíram antes. Vinte a 25 metros antes da colisão com a rede elétrica, Coutinho teria pedido para que todos descessem, pois o carro estaria balançando em excesso.
Durante a coletiva nesta manhã, no Salão Nobre da Prefeitura, Paulo Alexandre afirmou que toda a estrutura da Passarela Dráuzio da Cruz foi aferida pelo Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. Por enquanto, o que se sabe é que o Carnaval santista está cancelado e que a prioridade da Prefeitura é prestar assistência às famílias das vítimas e dos feridos. Cinco pessoas estão internadas, com quadro estável, na Santa Casa de Santos.
“Esse é um momento de comoção para todos os santistas. A Prefeitura de Santos decretou luto oficial de três dias e cancelou todos os eventos do Carnaval”, explica o prefeito. Com isso, as escolas Unidos dos Morros, X9 e União Imperial não desfilam nesta terça-feira. E toda a programação, como os desfiles de bandas e apresentações nas tendas da praia, não ocorrerão.
Para o presidente da Liga das Escolas de Samba, Heldir Lopes Penha, o cancelamento do desfile é o que menos importa nesse momento. “Falei com os presidentes das agremiações e todos estão solidários. É muita tristeza”.

 palexandre
O prefeito Paulo Alexandre Barbosa deu entrevista coletiva na manhã desta terça-feira e cancelou as atividades

Carro desgovernado
Sobre o acidente, há poucas informações oficiais. De acordo com a Prefeitura, já na área de dispersão, após o desfile na  Passarela do Samba Dráusio da Cruz, por volta da 1h20 desta madrugada, o carro ficou desgovernado, saiu do centro e foi para a lateral da Avenida Nossa Senhora de Fátima, atingindo os fios elétricos de um poste. Depois, pegou fogo. Três homens que empurravam o carro e uma jovem, que estava na porta de casa,  morreram eletrocutados.
Um perito do Instituto de Criminalística aferiu em 14.600 volts a intensidade da descarga elétrica sofrida pelas quatro vítimas no momento em que o carro bateu na fiação de um poste, diante do número 1178 da avenida, no bairro Areia Branca.
Segundo boletim de ocorrência registrado pelo delegado Leonardo Amorim Nunes Rivau, a barra de direção do carro teria se quebrado, e o veículo, perdido o controle.

 carroalegorico
O carro alegórico atingiu a rede elétrica entre o sambódromo e o local onde os carros são estacionados

Fora do rumo
De acordo com Paulo Alexandre, o carro “não deveria estar ali”. O prefeito ressaltou os cuidados da Prefeitura com a segurança antes da realização do evento, disse que 34 braços de iluminação foram retirados para a realização do desfile e que o evento ocorreu com o aval do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil. “Doze escolas usaram a mesma área de dispersão nesses últimos três dias. Foi uma fatalidade”.
Sobre o desnível na pista ter sido uma das causas de o carro ficar desgovernado, tanto o prefeito quanto o presidente da Liga não admitiram essa possibilidade. No entanto, para 2014, o prefeito adiantou que a segurança será aperfeiçoada. “Nós vamos estudar medidas, junto com a comunidade, que possam aprimorar a segurança”.
Segundo o regulamento, as carros alegóricos devem ter, no máximo, 10 metros de altura, por oito metros de largura. Não foi informado quanto o carro da Sangue Jovem media, mas, segundo o prefeito, ele cumpria essa exigência. Ainda de acordo com a Prefeitura, esses carros foram vistoriados para checagem dos quesitos de Carnaval e a avaliação dos veículos na questão de segurança compete às escolas.
Paulo Alexandre ressaltou ainda a infraestrutura montada para o Carnaval e que o socorro às vítimas foi imediato. No local, havia seis ambulâncias do Samu e três médicos. No momento em que o carro começou a pegar fogo, a Brigada de incêndio prontamente prestou assistência.

Vítimas
A Polícia Civil identificou na manhã desta terça-feira as quatro vítimas da tragédia do Carnaval santista. São elas: Mirela Diniz Garcia, de 19 anos,  Ludenildo da Silva Militão, de 25 anos, Wictor Ferreira, de 29 anos e Leandro Monteiro, de 27 anos.
Mirela estava na calçada de casa quando o último dos quatro carros da escola tocou fios elétricos em um poste na área de dispersão logo após o fim do desfile. Já os outros três rapazes empurravam o carro alegórico. Cada um, receberia R$ 40,00 para empurrar o carro alegórico na madrugada desta terça-feira.
Após curto-circuito, o carro pegou fogo, por volta da 1h20. A tragédia foi anunciada no blog da cobertura do Carnaval. Cinco pessoas continuam internadas na Santa Casa de Santos. Uma delas é Solange Aparecida Noronha, mãe da adolescente Mirela, que tentou socorrer a filha.
Velório na Vila
Os corpos ainda estão no Instituto Médico-Legal (IML), no Saboó. Dois, dos quatro mortos,  serão velados no Salão Nobre da Vila Belmiro.  A informação foi confirmada pelo Santos Futebol Clube.  Os outros dois corpos serão velados em São Vicente.
Luto
Por meio de nota, o Santos FC lamentou o acidente. “O clube está solidário à dor dos familiares e amigos e informa que está oferecendo todo o apoio a eles e à torcida neste momento difícil”. Nas redes sociais, internautas também prestam solidariedade às famílias das vítimas. “Que Deus acolha os que partiram e conforte a todos. Profundo pesar”, diz Samira Forte. ” Que Deus ajude vocês. Santos em luto”, comenta Alba Silva.

Um Comentário

  1. Choque pequeno e bobagem, devia ser maior e ter pego no prefeito e outros safados que promovem esta festa do inferno, quem morreu ja ta nos braços do amado a quem fazia homenagem na festa. Chamaram ele apareceu. Não choro nem uma lágrima para este evento, quando vc fala que não tem condições de tais festa todo mundo vem com tudo como se vc fosse um estraga prazeres, vem o ze ruela, o oficial da pm, o prefeito, periga por vezes vc ser preso se bobear, então parabens ao organizador do evento, conseguiu a sua micro- santa maria, faz mais que talvez consiga melhorar o resultado.

    Curtir

  2. Pingback: " F I N I T U D E "

  3. A Kiss paulista.
    Se qualquer um pode prever que o uso dos fogos dentro da boate poderia causar algo, como não prever que o carro alegórico daquela altura puderia tocar nos fios de tensão?
    Aliás, em SP falta pouco para acontecer algo parecido. Dias desses mostravam a entrada dos carros no Sambódromo e a trupe empoleirada nos carros arrebentando com as placas de sinalização das vias… Ninguém percebe qual a altura-limite dos carros?
    Cada partido com a sua incompetência…

    Curtir

  4. Não tinha nenhum funcionario do evento coordenando os carros na saida do sambodromo # nao tinha gerador
    Para garantir a segurança na evacuação das arquibancadas # diversas crianças sem responsaveis -# teve criança eletrocutada na tenda # as casas sem alvaras nao sao divulgadas pela prefeitura # o filho do homenageado pelo carro alegorico nao foi processado pelo envolvimento na quadrilha do naldinho # e a ambulancia na vila ja entra no gramado? os novos camarotes permitem uma evacuaçao de emergencia? #

    Curtir

  5. 13/02/2013 17h14 – Atualizado em 13/02/2013 17h14
    Vereador de Sumaré suspeito de adulteração é transferido para CDP
    Cláudio Meskan (PSB) e o filho são suspeitos de adulterar caminhão.
    Família nega prisão em flagrante e irregularidades em veículo de transporte..
    Do G1 Campinas e Região

    1 comentário
    Suspeitos de adulteração em peças de caminhão, o vereador de Sumaré (SP) Clauduir Aparecido Menes (PSB), conhecido como Cláudio Meskan, e o filho dele, Bruno Ricardo Menes, foram transferidos na tarde desta quarta-feira (13) para o Centro de Detenção Provisória (CDP), no bairro Boa Vista, em Campinas.
    Eles foram detidos em flagrante, após uma investigação da Delegacia de Investigações Gerais (DIG). Na quinta-feira (7), os investigadores chegaram até um pátio administrado pela família e identificaram o veículo de transporte com irregularidades. Segundo a Polícia Civil, eles não apresentaram as notas fiscais das peças. Além disso, o caminhão continha peças adulteradas, segundo registro feito na delegacia.
    Ao ser questionado pela polícia sobre o veículo, o vereador teria afirmado que há dois anos comprou o caminhão em um leilão e que apenas fez uma pintura na frente dele. Após uma vistoria, a Polícia Civil identificou que os selos de identificação da carroceria do veículo não eram originais e que o caminhão antes era da cor prata, antes de ser pintado de vermelho.
    O caminhão estava no nome de Nenes, que também foi preso. Os dois foram encaminhados para o 2º Distrito Policial, no bairro São Bernardo, e depois transferidos para o CDP. O caminhão foi apreendido no pátio e levado para a perícia técnica. O caso vai continuar sendo acompanhado pela DIG.
    Família
    A filha do vereador, Cláudia Menes, disse por telefone ao G1 na manhã desta quarta-feira que toda a família ficou surpresa com a prisão e afirmou que o pai e o irmão são inocentes. “Eles compraram o caminhão em um leilão, ninguém adulterou nada, se ele estava com algum problema, isso vem de antes do meu pai comprar. A gente não está entendendo essa prisão. Pode ser até uma briga política”, disse.
    Além disso, Cláudia negou a prisão em flagrante e reafirmou que o caminhão está legalizado. “Ele se apresentou por livre e espontânea vontade porque não queria deixar o filho ser preso sozinho e o caminhão está todo legalizado”, contou.
    Advogado
    O advogado da família, Rondinelli de Oliveira Dorta, foi procurado pelo G1, mas não quis falar nada sobre o assunto. A Câmara de Sumaré também foi procurada para comentar o caso, mas ninguém foi encontrado.

    Curtir

  6. 15/02/2013 21:00
    Acontece nesta segunda-feira, 18/2
    Da Redação

    10h – Solenidade de compromisso público dos novos corretores de imóveis inscritos no Creci ” SP, por solicitação do deputado Edson Ferrarini (PTB). No auditório Franco Montoro.

    14h – Audiência pública da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo Rubens Paiva. Em pauta, apresentação de documentos oficiais da ditadura militar. No auditório Paulo Kobayashi.

    14h- Reunião das entidades do funcionalismo paulista – União, Estados e Municípios, por solicitação do deputado Olimpio Gomes (PDT). No plenário Tiradentes.

    Curtir

ADVERTÊNCIAS SOBRE A LIMITAÇÃO DO CONTEÚDO O conteúdo deste blog , salvo quando expressamente indicada a fonte , não possui valor acadêmico , científico , acusatório/probatório. Trata-se de obra diletante, de caráter exclusivamente informativo e opinativo, desprovido dos conhecimentos técnicos específicos. Apesar do esforço constante na busca da exatidão e do compromisso com a verdade dos fatos, este material está sujeito a equívocos inerentes à limitação de meios, dados públicos e interpretação de fontes s disponíveis. Não há, em nenhuma hipótese, intenção de alimentar ódio específico ou institucional. Busca-se apenas contribuir para o debate público e a necessidade de defesa da sociedade. Incentiva-se a análise crítica, o respeito a todas às pessoas e instituições do Estado de Direito e o acolhimento de eventual retificação/retratação caso se faça necessário. Solicita-se a compreensão de possíveis limitações linguísticas nos textos publicados neste espaço decorrentes de opinião subjetiva e da diversidade de assuntos tratados. Ressalta-se que, em hipótese alguma, se pretende promover generalizações negativas ou atribuir condutas impróprias indiscriminadamente a categorias profissionais ou instituições. Por princípio , em todos os campos da atividade humana – especialmente no funcionalismo público – a maioria das pessoas e titulares de cargos é integra, desempenhando suas funções de forma digna, legal e comprometida com a construção de uma sociedade mais justa. Eventuais críticas ou análises aqui apresentadas são pontuais e opinativas, jamais configurando juízos generalizantes. Recomenda-se, especialmente, a consulta a fontes e oficiais para informação definitiva sobre os fatos. Contato: dipolflitparalisante@gmail.com