SP: MP vai acompanhar investigação da morte de publicitário
O Ministério Público Federal (MPF) em São Paulo vai acompanhar a investigação da morte do publicitário Ricardo Prudente de Aquino, ocorrida na noite de quarta-feira durante uma abordagem da Polícia Militar (PM) no Alto Pinheiros.
A Procuradoria-Geral de Justiça designou, nesta sexta-feira, o promotor Rogério Leão Zagallo, do Tribunal do Júri do Fórum de Pinheiros, para atuar em um eventual processo criminal sobre o caso.
Também nesta sexta-feira, o governador de São Paulo Geraldo Alckmin, manifestou desejo de que o Ministério Público acompanhasse a investigação. “Os policiais já estão presos, já foi aberto todo o processo investigatório e vamos solicitar ao Ministério Público que acompanhe todas essas apurações, toda a orientação da secretária de Segurança Pública e do comando da PM”, afirmou.
Aquino, que tinha 39 anos, foi assassinado depois de uma tentativa de abordagem da PM. Segundo a versão dos policiais, o publicitário fugiu de uma blitz, iniciando uma perseguição. De acordo com o relato dos agentes, os disparos foram efetuados após eles visualizarem um objeto preto na mão da vítima que pensaram se tratar de uma arma. Ele chegou a ser socorrido para o Hospital das Clínicas, mas não resistiu aos ferimentos.
Pergunta :
O carro possuia insulfime ?
se positivo qual a visibilidade do mesmo?
CurtirCurtir
Porque não parou no “comando”, porque fugiu das viaturas policiais se nada devia ?
Possuia carteira de habilitação ?
Foi solicitado exame dos fios de cabelos para ver se a “vitima” usava drogas (se era chegado) ?
Estudou na PUC ( se estudou não precisa fazer o exame) .
CurtirCurtir
Este Brasil é muito engraçado. Porque tanto interesse apenas neste caso? E as vítimas de Santos? O caso da morte no cemiterio? E as outras milhares de vítimas? Será que o motivo de tanto interesse é a classe social? Desculpas para justificar uma má administração? Como diz Caronte, acorda Brasil ( ou você governante), este pais não é feito só para você, mas para todos…
CurtirCurtir
Não tinha comando, foi execução pura!
O cara nem sabia que estava sendo perseguido, confundiram ele com mala e sentaram o pau gostoso!
Calma que a verdade vai aparecer!
Trabalho de formiguinha!
E a cara lavada do comando quer arredondar e foder os praças!
GERALDO, VIRA HOMEM E BOTA NO CU DO PINTO!
Ou está receoso do tiro sair pela CUlatra!
Covardão, petralha, arregado!
Aí se os vídeos, áudios vazassem neste ano eleitoral!
Quem tem CU nhado, e CU desavisado, tem medinho do animus fodendi de Pinto rechaçado!
Tem que foder todos na ocorrência, chega de dar pedrada em vidraça trincada, tem que responsabilizar o engenheiro, o vidraceiro…
Agora a Meganha vem com melodrama, pagar de imparcial e de legalista!
Comando refaz ação de Pinheiros para checar erros
Policiais passaram a tarde simulando formas corretas de abordar carros; procedimento será passado a outros batalhões
20 de julho de 2012 | 22h 27
Notícia
A+ A- Assine a Newsletter Bruno Paes Manso e Bruno Ribeiro – O Estado de S. Paulo
A abordagem frontal de carros suspeitos não fazia parte, até a última sexta-feira, 20, do conjunto de situações práticas treinadas pela Polícia Militar de São Paulo. Só agora, após a morte do publicitário Ricardo Prudente de Aquino, de 39 anos, baleado por PMs que o abordaram de frente, na noite de quarta-feira, no Alto de Pinheiros, zona oeste, esse tipo de situação está sendo estudada e será treinada por todos os batalhões da Região Metropolitana.
Veja também:
‘Que valor tem uma vida?’, diz tia de publicitário sobre indenização
Defesa de PMs alega clima de tensão
Curta nossa página no Facebook
Alex Silva/AENa ‘abordagem’, policiais conseguem convencer o ‘suspeito’ a sair do veículoOito policiais passaram a tarde de sexta, simulando formas corretas de ação em carros como o do publicitário, com a viatura da polícia abordando o carro suspeito pela frente. O treino foi no Quartel General da PM, no Bom Retiro, região central. Policiais que participaram da encenação chegaram a usar um escudo da Força Tática para se aproximar do suspeito. Outro policial, sem farda, manteve um celular na mão o tempo todo – policiais que atiraram no publicitário disseram ter confundido celular com arma.
O homem foi convencido a sair do veículo. Depois, foi imobilizado e revistado, assim como o carro. O procedimento foi todo gravado e será repassado para todos os batalhões da cidade.
O coronel Marcos Roberto Chaves, comandante do Comando de Policiamento da Capital, diz que o procedimento esperado dos policiais quando param um carro suspeito é estacionar a viatura atrás do carro. Se a viatura fechar o carro suspeito, tendo de fazer uma abordagem frontal, o treinamento determina que os PMs esperem a chegada de outra viatura por trás. A abordagem seria feita por este outro carro.
“Por incrível que pareça, a abordagem pela frente até acontece, já aconteceu. Mas foi em circunstância que o agressor não fugiu”, disse ele, ao justificar a falta de modelos de ação para a abordagem de frente.
“Nesse caso em particular (de Pinheiros), por qualquer motivo, a abordagem foi feita ao contrário. Então gera um estresse, porque ele (o PM) está de frente para o agressor e não sabe do que se trata – porque, se (o suspeito) fugiu, tem algum motivo para isso. E, nesse momento, o policial tem de saber qual é a melhor técnica de abordagem sem que tenha de fazer uso da arma.”
O coronel disse acreditar que a falta desse treinamento específico, o fato de estar de noite e de as luzes do carro de Aquino atrapalharem a visão dos policiais contribuíram para o desfecho trágico. “Tudo isso influenciou. Quando o policial está sob adrenalina, embora ele seja muito treinado, pode ficar em uma situação em que não sabe o que fazer. E ele não pode improvisar, tem de agir sob as técnicas.” Por isso, disse ele, será feito esse novo treinamento.
POPs. A simulação de ontem foi, segundo o coronel, uma aplicação diferente do Procedimento Operacional Padrão (POP) – conjunto de normas de atuação às quais os PMs são submetidos antes de irem para as ruas. Eles aplicaram as técnicas do POP na situação “nova” – a abordagem frontal. A conclusão, segundo Chaves, foi de que o POP não precisaria ser alterado, apenas treinado no novo tipo de abordagem. Se fosse o caso, segundo o coronel, o POP poderia ser alterado.
Não é incomum que a Polícia Militar reveja seus próprios métodos a partir de ocorrências cujos resultados são inesperados. Foi o que aconteceu em outubro de 2010, depois que um carro em fuga bateu em 14 veículos e atropelou 3 policiais. Atualmente, as normas policiais impedem a perseguição de carros em fuga. Deve-se buscar fazer o cerco.
Os POPs, da mesma forma, vão sendo feitos conforme as necessidades. As normas para abordagens feita em motos, por exemplo, também foram criadas recentemente, quando se intensificou o patrulhamento por duas rodas. Os POPs ficam disponíveis na intranet da corporação e não estão abertos ao público. O maior desafio da PM ainda é fazer com que as regras sejam seguidas nas ruas.
“O PM chega ao treinamento com a bagagem de conhecimento que ele aprende na rua. Os procedimentos são ensinados e ele sai com dois tipos de conhecimento – o oficial e o de rua. Na hora H, na hora do estresse, o que ocorre é que o policial acaba usando o conhecimento que o faz se sentir mais seguro. Que é o que ele aprende na rua”, diz a major Tânia Pinc, que entrou para a reserva no começo do ano. Atualmente, ela participa de um grupo de estudos na corporação que trata dos Procedimentos Operacionais Padrão (POPs) e busca fazer com que eles sejam usados pelos policiais nas ruas.
Segundo Tânia, duas são as principais razões que impedem que os policiais sigam os POPs na hora em que estão nas ruas. A primeira é decorrente da metodologia de como as técnicas são ensinadas, que ainda precisa ser aprimorada. “A forma como se ensina hoje não consegue mudar o comportamento do policial. Durante as aulas, o policial faz de conta que aprende. É preciso entender o sentimento do policial para que ele se convença a usar os ensinamentos que são passados”, disse.
A segunda razão é a quantidade insuficiente de treinamento. Atualmente, o policial passa por um treino por ano e começa a trabalhar nas ruas depois de pouco tempo na escola. “O horário de 12 horas de trabalho por 36 de folga impede que haja tempo suficiente para treinar. Estão sendo pensadas alternativas para aumentar o total de treinamento.”
CurtirCurtir
COLEGAS, ISSO É MUITO IMPORTANTE, VAMOS FAZER UMA ENORME CORRENTE ANTI-PSDB, CONVENCENDO AMIGOS E FAMILIARES A NÃO VOTAR NO PSDB, E JÁ ESTÁ DANDO CERTO, OLHEM SÓ A MARAVILHA ABAIXO (VAMOS AGRADECER NAS URNAS TUDO O QUE ESSE PARTIDO MALDITO TEM FEITO CONTRA NÓS, SALÁRIO DE FOME, BORRACHADA NO PALÁCIO DOS BANDEIRANTES)
Pequisa Datafolha mostra Russomanno próximo de Serra nas intenções de voto
Os dois candidatos aparecem tecnicamente empatados na disputa pela Prefeitura de São Paulo. Fernando Haddad (PT) e Soninha Francine (PDT) vêm logo atrás com 7%
http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2012-07-21/pequisa-datafolha-mostra-russomanno-proximo-de-serra-nas-intencoes-de-voto.html
ENQUANTO EM GOIANIA O GOVERNO OFERECE 4,500 INICIAIS, ASSIM COMO MINAS E NO SUL QUE É GOVERNO PSDB, EM SP ESSES MALDITOS NÃO NOS DÃO NADA…….
CurtirCurtir
Sempre a PM tentando manipular os fatos, mesmo quando não fazem merda manipulam, imagine quando cagam.
Não havia qualquer blitz… Ou existe alguma informação do COPOM de que no endereço XX estava ocorrendo uma operação bloqueio?… Não… não havia…
E ele não parou quando recebeu ordem de parada?? Mas as viaturas estavam perseguindo o carro com o giroflex desligado??? que estranho…
O carro foi fechado por duas VTRs…. e somente 3 policiais foram presos??? estranho…
É incrível como a lei não funciona direito para os PMs… eles se ajuntaram em bando com varias viaturas para interceptar o carro, executaram o indivíduo, depois alteraram o local do crime… e somente 3 foram presos? É uma piada.
Se fossem da PC… teriam prendido todos os policiais, uns por terem atirado e outros pela omissão.
Em Santos então… fuzilaram o carro que também não teria parada numa suposta blitz… que também não existia… o carro foi cercado por PMs, não houve qualquer troca de tiro, tentaram executar os ocupantes do carro e intrujaram um 22 e um simulacro… Já neste caso o delegado mijão não autuou ninguém… mas a Corregedoria do PM que esta constantemente fazendo o serviço da PC resolveu a questão prendendo os PMs..
Isso que dá querer resolver as coisas na forçada… sempre foi assim.. a PM usa a força e esquece do cérebro…
CurtirCurtir
Enquanto a meganha for composta por 120.0000 policiais e apenas 30.000 trabalhar de fato na sua função constitucional (policia preventiva) o salário será esta merda, afinal tem o bico do kussab e o zorro pra cuidar das patroas do coxinhas. Eles estão contentes, afinal os oficiais não reclamam, então porquê o praça vai reclamar, são tudo P.M (pau mandado).
CurtirCurtir
Esperamos e acreditamos no Ministério Público Paulista, razão pela qual, vez ou outra, o provocamos neste blog. Mas estamos nos referindo ao verdadeiro MP, no exercício pleno de sua autonomia funcional. No MP defensor dos direitos individuais e sociais indisponíveis. Não é porque o fato atingiu em cheio a classe média que vai fazer acompanhamento. Tem que acompanhar as centenas de casos protagonizados por policiais despreparados em desfavor da população humilde deste Estado. É só isso.
CurtirCurtir
Não parou no bloqueio porque não havia bloqueio meu amigo..
Dr. Guerra, posso até estar enganado, mais acho que o caso do publicitário é mais grave ainda, pois pelo vídeo da abordagem que assisti, não se vê a VTR dos Mikes com o GIROFLES ligado. Se isso for verdade, o coitado do publicitário deve ter até se assustado quando foi enquadrado; ele nem podia imaginar que poderia ser policiais vindo pra cima. Além do mais, pela versão do repórter, os Mikes estavam realizando abordagem em outra pessoa quando ele passou, ou seja, ninguém pediu pra ele parar e ele nem sabia que estava sendo perseguido.
CurtirCurtir
Quanta baboseira Só por Deus. A ação foi tecnicamente perfeita segundo o comandante da PM…. rsrs
CurtirCurtir
Devolver refem ao cativeiro tambem é ação tecnicamente correta, esqueceu? Bloqueio? Tem um video educativo deles na Favela Naval. Tudo tecnicamente correto e cientificamente estudado pelos oficiais.
CurtirCurtir
Teve cerca de 2 minutos de perseguição, o cara estava dando “pinote” sim!
Agora esse bando de polícia reclamão vão santificar o publicitário! Os PMs erraram e serão punidos por isso! Mas no meu ver o publicitário ia fumar maconha na praça do por-do-sol, lugar em que muitos param para fumar maconha, quando viu a presença da VTR e acelerou, houve pequena fuga, terminando com a batida em uma VR mais a frente, os PMs viram “bicho” porque estão sendo caçados e morrendo como baratas e atiraram no maconheiro!
Moral da história: Os PMs estavam errados, atiraram sem necessidade, mas que o cara tava dando um perdido e que era maconheiro, claro que sim!
CurtirCurtir
Enquanto morria pessoas simples sem notoriedades, as desprovidas de quaiqueres poderes aquisitivos, sem muita repercussão na imprensa, totalmentes ignorados pela classe rica desse país chamado Estado de São Paulo, tudo ia muito bem, nenhuma repercussão na mídia com grande enfase, afinal de contas pobres não possuem quaiqueres influência mesmo, não é? é apenas estatísticas! aparece uma vez nas páginas dos jornais locais, noticia-se uma vez e esta tudo resolvido, não se cobra providências enérgicas das Autoridades, enterra-se o freguês e esta tudo resolvido, é apenas mais um. Acontece que no Brasil é assim, morre mais pessoas vítimas de violências urbanas do em um país em guerra declarada, sempre foi assim e nunca se pensou politicamente em erradicar essa catástrofe, nunca se preocuparam em elaborar um plano de segurança abrangente nos estados, cada um faz o que bem quer nos seus respectivos estados de acordo com os interesses dos correligionários dos partidos, mas nunca se pensou realmente na sociedade como o mais importante de todos projetos, sempre colocaram os interesses bastardos e egoístas para serem executados , na maioria dos estados não se vê resultados positivos de formas relevantes, são resultados acanhados, as vezes aumenta os índices de criminalidade ou diminui, são resultados irrisórios e bisonhos, são porcentagens insignificantes para mais ou para menos, mas nossos governadores fanfarrões publicam com tanta satisfação e entusiamos dando conotação que estão realizando um grande trabalho frente a pasta da Segurança Pública, frise-se, ( isso ocorre em todos estados da federação). Mas a classe rica quase não era atingida pelo índices alarmantes,portanto, agora os ricos fazem partes das tristes estatísticas; O Brasil precisa urgentemente de projetos de Segurança Pública a nível nacional, isso é uma necessidade para ontem, não é mais possível aceitar que nossos familiares saem á ruas para trabalhar ou passear e voltem dentro do caixão como se fossem simplesmente algo muito normal. Enquanto nós Brasileiros aceitarmos as políticas de Segurança Pública mal planejadas, sem investimentos adequados, com infra estruturas sucateadas, como se fossem desnecessárias e meramente mais uma bobagem política a serem tratadas, nós continuaremos a chorar as perdas de nossos entes queridos, sejam ricos ou pobres.
No Estado de São Paulo por exemplo, a segurança pública vem sendo tratada como algo pouco necessário, isso faz 20 anos que vem ocorrendo aqui no nosso glorioso estado, por sinal é o estado mais rico da federação e não existe qualquer dificuldades financeiras que impeçam o governo de de fazer um trabalho exemplar de segurança pública, diminuindo substancialmente os crimes contra as pessoas e patrimônios, podia levar os índices á um patamar considerável e exemplar se quizessem, mas isso é quando se quer resolver os problemas, não é o caso do Governador Geraldo Ackimim do PSDB de São Paulo/SP, o que vemos é duas Polícias mal pagas, fazendo bicos nos horários de folgas, tem até bico oficial, trabalhando em condições precárias . A Polícia Civil paulista anda de muletas já faz 20 anos, período esse que o estado de São Paulo é governado, melhor, desgovernado pelos integrantes do PSDB e nada mudou nesses 20 anos, mudou sim , para pior, muito pior e o Governador Geraldo Alckimim e o ex- José Serra sempre viraram as costas para as polícias, nunca se preocuparam em promover segurança pública de qualidade, então os resultados são avassaladores , por mais que denunciemos essas mazelas, nunca o poder legislativo do estado de São Paulo se manifestam, com excessão de alguns poucos Deputados de outros partidos que fazem oposição, mas a maioria se silenciam, são coniventes e omissos quanto os problemas de segurança pública do estado de São Paulo…… Se nós formos acusar qualquer Policial, seja ele Militar ou Civil dos maus serviços prestados, primeiramente temos que acusar os nossos políticos, são eles os verdadeiros responsáveis pelas mal fadadas investidas policiais contra o crime, são eles que não propiciam as condições recomendável para a manutenção da ordem no nossos estado e nos demais estados também, com tudo isso vem os erros e probabilidades enormes de ações policiais mal feitas com desfechos indesejáveis para todos nós. Portanto, todos governadores dos estados, principalmente o Governo Federal, Câmaras dos Deputados e Senado Federal, precisam urgentemente elaborarem projetos de segurança públicas para nosso país, que nesses projetos estejam incluídos um salário digno ao policial para que ele não precise mais fazer “bicos”, ou seja, que não precise de ter outro emprego . A questão do Policial que vai realizar segurança pública totalmente cansado, muitas vezes sem dormir, vai irritado e emocionalmente e esgotado ao serviço, as vezes á dias sem ver suas famílias, devendo no banco, ainda sendo cobrados de seus superiores trabalhos que estão fora de suas condições físicas e emocionais, dessa forma a Polícia não pode prestar um bom serviço, acho até que faz milagres pelas condições precárias em que desempenham suas funções, mas nunca farão trabalhos corretos e satisfatórios , sempre haverá erros irreparáveis , como mortes desnecessárias, disparos de armas desnecessários e precipitados, abordagens desnecessárias, enfim , o trabalho policial fica totalmente comprometido. O mais triste é saber que os Governadores estão bem informados sobre tudo isso e não investem em segurança pública como deveriam, penso até que isso é um deboche por parte dos políticos contra a sociedade que pagam com sofrimentos essas mazelas todas, pagam tanto com impostos como pagam pelas perdas das vidas de seus entes queridos e com as perdas patrimoniais.
NÓS BRASILEIROS PRECISAMOS EXIGIR PROVIDÊNCIAS, PRECISAMOS PARAR DE VOTAR NOS MESMOS CANDIDATOS, PRECISAMOS ESCOLHER A DEDO NOSSOS REPRESENTANTES, PRECISAMOS DIZER NÃO AOS POLÍTICOS QUE NÃO SÃO COMPROMISSADOS COM AS NECESSIDADES DA SOCIEDADE
CurtirCurtir
CurtirCurtir
Dando pinote e sinalizando com a seta para onde ia virar? Dando pinote é ficar rodando o mesmo quarteirão até ser pego? Será que é o mesmo veículo que passou em alta velocidade e iniciou a perseguição? Afinal, Ford/Fiesta é um carro bem comum. Olha com mais carinho o video.
CurtirCurtir
COM ESSA ONDA DE MATANÇA DE POLICIAS, TÁ TODO MUNDO COM O C. NA MÃO, QUEM DEVERIA ESTAR PRESO É O F.P E O CHUCHU, AMBOS DO PARTIDO PCC.
CurtirCurtir
Inocente que foge da polícia, em alta velocidade em vias pública, colocando em risco demais usuários da via, não é tão inocente assim…
CurtirCurtir
MENOS UM LIXO MACONHEIRO NO MUNDO!
VIVA A PM!
CurtirCurtir