Foco nas garantias – O papel do Delegado de Polícia 30

Para proporcionar debate e reflexão sobre a preservação dos direitos e garantias individuais dos cidadãos, a Adpesp foi resgatar o recente episódio envolvendo o professor e ator Pedro Urizzi, preso injustamente durante a Marcha da Corrupção em São Paulo, sem nem mesmo ter participado do ato. Se assim estivesse, Urizzi também estaria amparado pelo direito de livre manifestação do pensamento e de liberdade de reunião.

No vídeo, o professor conta que foi detido como um criminoso perigoso, “ocasião em que seus direitos foram jogados a esmo”. E o que chamou atenção da sociedade e dos profissionais da Segurança Pública, contudo, foi sua declaração sobre a atuação do Delegado de Polícia naquela ocasião. No caso, o Dr. Marcelo Zompero, plantonista do 78º DP. Nas entrelinhas, Urizzi deixa claro que suas garantias só foram respeitados quando se deparou com a figura do Delegado, o primeiro garantidor. Profissional apto a proteger o cidadão de situações similares a esta, Zompero deixa claro que não passa de sua função como agente do estado e logo tratou de dar um contorno jurídico para o imbróglio. A sua principal preocupação? Defender o direito de ir e vir de Pedro, além de sua integridade física.

Assista a matéria produzida pela Adpesp (Associação dos Delegados de Polícia de São Paulo) para saber o desfecho do caso.

Um Comentário

  1. PODE SER MAIS UM ALARME FALSO, MAS NA DUVIDA.. CANJA DE GALINHA E CARREGADOR EXTRA NAO FAZ MAL A NINGUEM.
    ABRAÇOS.

    Amigos,

    Nos da DEAS, recebemos de um colega da Zona Leste SP

    Bom dia amigos(as) e policiais, ontem dia 27 recebi um preso da Penitenciária de Marilia-SP o Qru dele era 171 e seria julgado neste dia, pois bem, ele disse para nós da equipe que trabalha na carceragem do fórum o seguinte: A ordem destes ataques a Policiais Militares realmente está partindo do sistema penitenciário e pelos membros do PCC, que todo o sistema está on line através de celulares que são vendidos pelos próprios Agentes Penitenciários. Cada celular custa em média R$ 10 mil reais os agentes levam em média de 10 a 20 aparelhos r com acesso a internet.
    Ele relatou que se nós PMESP acha que a coisa tá pegando, segundo ele o dia 9 de Julho é onde as cadeias vão começar a ser rebelar como um efeito dominó e disse que realmente a lista de Policiais que vão sofrer ataque é real, disse também que para cada 1 dos 6 bandidos que a Rota matou é para matar 10 PM e disse também que estão criando perfis como de Policia para entrar no facebook e outras comunidades que não são tão seguras, bom o relato do preso para mim foi bastante confiavél, pois ele estava tão desesperado que só queria uma liberdade condicional para poder sair do sistema. Bom fica ai o que aconteceu, eu hoje exclui minha conta do Facebook, aqui na Zona leste a coisa tá feia e parece que algo de ruim vai acontecer mesmo. Irmãos vamos ficar bem espertos. Abraços.

    Curtir

  2. mas, não foi usado o cabo do rodinho neste cara, que pena né, coitadinho com esta carinha de uma bichinha, vai longe, no mínimo vai pedir indenização agora para o estado, há há há

    Curtir

  3. Senhores delegados, primeiro garanta o cumprimento da lei na instituição que vocês chefiam, não permitam o desvio de função, a usurpação dos cargos públicos, a desvalorização das carreiras policiais(colocando qlq um como “ad hoc”). Cumpram e exijam o cumprimento da legislação em vigor, aí sim terão moral para exigir algo do governador, mas enquanto ficarem em berço esplendido, contentando-se com a GAT(nas costas dos escrivães) e deixando qlq analfabeto funcional elaborar a peça que dará início ao procedimento investigatório, não terão moral nem argumentos, pois ao desvalorizar as carreiras que compõem o triângulo da PC, estarão enfraquecendo toda a PC. Para exigir respeito, primeiro tem que respeitar, para ser valorizado tem que valorizar.

    Curtir

  4. quando o cidadão deu entervista para o estadao e folha, ele informou que os direitos dele foram assegurado quando esteve custodiado na delegacia ou seja pela policia civil, e nao somente pelo delegado……este tratamento e realizado em pelo menos 400 municipios do estado de são que não possuem delegado no plantao policial.

    Curtir

  5. Primeiro tem que prender todas máquinas caça niqueis e os donos delas, depois tem que fechar os bingos e prender os proprietários, depois tem que fechar os ferrolhos e prender os proprietários , depois tem que fechar os shopings e lojas que revendem produtos piratas, bem como as feirinhas e prender os proprietários, depois tem que prender os traficantes e os biqueiras, depois tem que fechar os postos de gasolina que revendem combustíveis adulterados e prender os proprietários, depois tem que fechar os prostíbulos e prender os proprietários e aliciadores, depois de feito tudo isso ai prendam os recolhas e aqueles que estão recebendo as propinas. Feito tudo isso, ai teremos uma Polícia Civil respeitada, caso contrário estamos a enxugar gelos. Tem que restituir as prerrogativas da autoridade Policial que é o Delegado de Polícia e não um investigador escolhido pelos Diretores e Seccionais, aceitar o delegado ah-doc como real manda chuva nas repartições com total ingerência administrativa é sinal de decadência na Polícia Civil, os Srs são os responsáveis por esse desserviço. oO desvio de função é notado em toda Polícia Civil, temos Delegados que repassam suas atribuições aos escrivães e Investigadores, temos Escrivães que repassam suas atribuições á guardas municipais e até a funcionários das prefeituras Carcereiros e auxiliares administrativos, temos Investigadores que repassam suas atribuições á guardas municipais agentes Policias e Carcereiros, temos Agentes de Telecomunicações repassando suas atribuições á Investigadores Escrivães e Carcereiros, DESVIO DE FUNÇÃO É DE PRAXE NA POLÍCIA CIVIL DE SP, PARA ENCERRAR, TEMOS DELEGADOS PASSANDO SUAS ATRIBUIÇÕES DANDO TOTAL PODERES Á UM INVESTIGADOR CHEFE, ESSE POR SUA VEZ DETERMINA ORDENS, REMANEJA POLICIAS, FAZ E DESFAZ COM DIREITO A USAR O DIÁRIO OFICIAL NA SOMBRA DOS DIRETORES DE DEPARTAMENTOS E SECCIONAIS. DEPOIS QUE TUDO ISSO FOR CORRIGIDO, PODEMOS SONHAR E TER ESPERANÇA QUE A POLÍCIA CIVIL PAULISTA SOBREVIVA.

    Curtir

  6. Sei, sei…
    Fossem os antigamente denominados favelados sem “ibope”, a análise jurídica e o “convencimento” da autoridade sequer existiriam… Deixa o cidadão algemado…
    Mais de 90% da população não sabe diferenciar polícia civil da polícia militar e é menos crível que pessoas dedicas às artes percam seu precioso tempo na reflexão sobre o papelo de uma ou de outra… Mas o ator (atuando) sabe…

    Curtir

  7. Eduardo :
    Sei, sei…
    Fossem os antigamente denominados favelados sem “ibope”, a análise jurídica e o “convencimento” da autoridade sequer existiriam… Deixa o cidadão algemado…
    Mais de 90% da população não sabe diferenciar polícia civil da polícia militar e é menos crível que pessoas dedicas às artes percam seu precioso tempo na reflexão sobre o papelo de uma ou de outra… Mas o ator (atuando) sabe…

    Retificando…

    Sei, sei…
    Fossem os antigamente denominados favelados sem “ibope”, a análise jurídica e o “convencimento” da autoridade sequer existiriam… Deixa o cidadão algemado…
    Mais de 90% da população não sabe diferenciar polícia civil da polícia militar e é menos crível que pessoas dedicadas às artes “percam” seu precioso tempo na reflexão sobre o papel de uma ou de outra… Mas o ator (atuando) sabe…

    Curtir

  8. Enfim… o delegado ficou entre a cruz e a espada… se pendesse para o lado do ator para não ser prejudicado junto a midia ficaria mal perante os PMs… se pendesse para o lado dos PMs o “ator” iria pega-lo por meio da mídia… pra resolver a questão fez um BOzao e td mundo saiu feliz da vida com um papel bala que não define nada.

    Queria entender a independência funcional… acho que descobri como é… o chefe fala “frita os caras assim”… e o independente fala “amem”

    Agora… qual seria a atitude da nobre autoridade policial se fosse um indivíduo desconhecedor dos seus direitos… e quem sabe ainda que tenha falado que GCM é guarda e não policial e por tal razão tenha levado um pau…

    Curtir

  9. Me impressionam da forma mais negativa possível os comentários de alguns aqui…

    Pude trabalhar com o Doutor Marcelo Zompero no plantão do 78o Distrito Policial. Embora seja profissional novo de casa, tal como eu, trata-se de pessoa integra, capaz, e extremamente ponderada – exatamente o tipo de profissional que de fato precisamos.

    Infelizmente, este mesmo profissional que merece todos os lauros que deveriam lhe ser concedidos, acaba não obtendo sequer o devido respaldo e reconhecimento da administração e pior, dos colegas policiais.

    Fica evidente que esta é uma das formas que apenas promove a deterioração total da instituição…Enquanto gente capacitada como este Delegado e tantos outros policiais são largados ao ostracismo funcional, nós só temos a perder como um todo.

    Curtir

  10. TODOS NÓS, POLICIAIS CIVIS, SABEMOS QUE NÃO EXISTEM MAIS DELEGADOS, QUE REALMENTE BRIGUEM PELA CARREIRA OU POR TODA A POLICIA… HOJE TEM UM BANDO DE MERDA E CADA VEZ ENTRA MAIS MERDA NESTA MASSA FALIDA QUE É A POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO…. INFELIZMENTE… E FIQUEI DECEPCIONADO COM O DG CARNEIRO…. ACHEI QUE FOSSE MUDAR A CARA DA POLICIA E BRIGAR POR NÓS COMO FEZ NO PALACIO NO DIA DO CONFRONTO…. O QUE UMA CADEIRA NÃO FAZ……. GREVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  11. O pessoal! O delegado está correto, pows!
    As garantias individuais constitucionais devem ser guarnecidas.
    O dia que esse sujeito aí deixar de participar de manifestações, e passar a atacar a polícia, aí sim ele deixa de o direito de ir e vir cerceado.
    Precisamos parar com essa de que polícia é pau, cacete e bala.
    Lembram do episódio da escrivã que foi despida pelos delegas da corró na frente de toda a equipe? Então, alí foi um caso onde não foram respeitados os seus direito, e ninguém daqui gostou disso.

    Curtir

  12. ACONTECE QUE O DG CARNEIRO NA EPOCA ERA DIRETOR DE UM SETOR MEIO APAGADO E ESTAVA AFIN DE COLOCAR O NOME NA MIDIA QUANDO BRIGOU COM O DAPENA. SE ELE CONSEGUI~SE FAZER 1/3 DO QUE ELE FALOU JA ESTARIA BOM.
    NÃO FALOU NADA

    Curtir

  13. E ONDE ESTÃO OS DIREITO DO POLICIA.
    SÓ TEM DEVERES, O RESTANTE É TODOS DERESPEITADOS
    COM UM SALARIO DE INCOMPATIVEL COM A PROFISSÃO
    E UM MONTE DE CHEFES TERCEIRA CLASSES INDICADOS MANDANDO
    É UM MONTE DE CACIQUE E MEIA DUZIA DE INDIO AGUARDANDO O GRANDE FINAL
    EM RESUMO TAMOS FUDIDOS

    Curtir

  14. Paladino da Oscar Freire! :
    Me impressionam da forma mais negativa possível os comentários de alguns aqui…
    Pude trabalhar com o Doutor Marcelo Zompero no plantão do 78o Distrito Policial. Embora seja profissional novo de casa, tal como eu, trata-se de pessoa integra, capaz, e extremamente ponderada – exatamente o tipo de profissional que de fato precisamos.
    Infelizmente, este mesmo profissional que merece todos os lauros que deveriam lhe ser concedidos, acaba não obtendo sequer o devido respaldo e reconhecimento da administração e pior, dos colegas policiais.
    Fica evidente que esta é uma das formas que apenas promove a deterioração total da instituição…Enquanto gente capacitada como este Delegado e tantos outros policiais são largados ao ostracismo funcional, nós só temos a perder como um todo.

    Ninguém questiona a competência, ainda mais pelo fato de que se prestou um concurso e, em tese, todos são preparados para o mister…
    O que se estranha é como a competência (conhecimento) é utilizada e como a competência (atribuição legal) é exercida em tais ou quais situações…
    Para a população, polícia é policia e ninguém sabe diferenciar…Entrou em carro colorido com luz que pisca e usa arma, é polícia, mesmo sendo GCM…
    Nada de depreciativo, apenas constatação de que uma “reportagem” é somente mais uma forma de divulgação de certas posições ao ponto de querer equiparar o Delegado à figura do Juiz…
    Ponto para a classe, que trabalha em seu favor…. Mas que não engana, pelo menos a minoria da minoria, isso não engana…

    Curtir

  15. Eduardo :

    Paladino da Oscar Freire! :
    Me impressionam da forma mais negativa possível os comentários de alguns aqui…
    Pude trabalhar com o Doutor Marcelo Zompero no plantão do 78o Distrito Policial. Embora seja profissional novo de casa, tal como eu, trata-se de pessoa integra, capaz, e extremamente ponderada – exatamente o tipo de profissional que de fato precisamos.
    Infelizmente, este mesmo profissional que merece todos os lauros que deveriam lhe ser concedidos, acaba não obtendo sequer o devido respaldo e reconhecimento da administração e pior, dos colegas policiais.
    Fica evidente que esta é uma das formas que apenas promove a deterioração total da instituição…Enquanto gente capacitada como este Delegado e tantos outros policiais são largados ao ostracismo funcional, nós só temos a perder como um todo.

    Ninguém questiona a competência, ainda mais pelo fato de que se prestou um concurso e, em tese, todos são preparados para o mister…
    O que se estranha é como a competência (conhecimento) é utilizada e como a competência (atribuição legal) é exercida em tais ou quais situações…
    Para a população, polícia é policia e ninguém sabe diferenciar…Entrou em carro colorido com luz que pisca e usa arma, é polícia, mesmo sendo GCM…
    Nada de depreciativo, apenas constatação de que uma “reportagem” é somente mais uma forma de divulgação de certas posições ao ponto de querer equiparar o Delegado à figura do Juiz…
    Ponto para a classe, que trabalha em seu favor…. Mas que não engana, pelo menos a minoria da minoria, isso não engana…

    Mas faltou dar os parabéns ao Delegado! Se TODOS e em TODAS as circunstâncias agissem assim, certamente a sociedade seria mais, em determinado aspecto, mais civilizada…
    Agora, como fica o cidadão que espremido no ônibus 6h da manhã resolve parar avenida protestando pela falta de serviço adequado e devidamente pago antes de ser prestado (se não pagar, não libera a catraca)?

    Curtir

  16. FALEI E DISSE, SE AJUDA NÃO SEI !!! :Primeiro tem que prender todas máquinas caça niqueis e os donos delas, depois tem que fechar os bingos e prender os proprietários, depois tem que fechar os ferrolhos e prender os proprietários , depois tem que fechar os shopings e lojas que revendem produtos piratas, bem como as feirinhas e prender os proprietários, depois tem que prender os traficantes e os biqueiras, depois tem que fechar os postos de gasolina que revendem combustíveis adulterados e prender os proprietários, depois tem que fechar os prostíbulos e prender os proprietários e aliciadores, depois de feito tudo isso ai prendam os recolhas e aqueles que estão recebendo as propinas. Feito tudo isso, ai teremos uma Polícia Civil respeitada, caso contrário estamos a enxugar gelos. Tem que restituir as prerrogativas da autoridade Policial que é o Delegado de Polícia e não um investigador escolhido pelos Diretores e Seccionais, aceitar o delegado ah-doc como real manda chuva nas repartições com total ingerência administrativa é sinal de decadência na Polícia Civil, os Srs são os responsáveis por esse desserviço. oO desvio de função é notado em toda Polícia Civil, temos Delegados que repassam suas atribuições aos escrivães e Investigadores, temos Escrivães que repassam suas atribuições á guardas municipais e até a funcionários das prefeituras Carcereiros e auxiliares administrativos, temos Investigadores que repassam suas atribuições á guardas municipais agentes Policias e Carcereiros, temos Agentes de Telecomunicações repassando suas atribuições á Investigadores Escrivães e Carcereiros, DESVIO DE FUNÇÃO É DE PRAXE NA POLÍCIA CIVIL DE SP, PARA ENCERRAR, TEMOS DELEGADOS PASSANDO SUAS ATRIBUIÇÕES DANDO TOTAL PODERES Á UM INVESTIGADOR CHEFE, ESSE POR SUA VEZ DETERMINA ORDENS, REMANEJA POLICIAS, FAZ E DESFAZ COM DIREITO A USAR O DIÁRIO OFICIAL NA SOMBRA DOS DIRETORES DE DEPARTAMENTOS E SECCIONAIS. DEPOIS QUE TUDO ISSO FOR CORRIGIDO, PODEMOS SONHAR E TER ESPERANÇA QUE A POLÍCIA CIVIL PAULISTA SOBREVIVA.

    Investigaodr e o gerente da policia civil, desde da decada 1920, sem ser reconhecido por isto….

    Curtir

  17. PC :
    TODOS NÓS, POLICIAIS CIVIS, SABEMOS QUE NÃO EXISTEM MAIS DELEGADOS, QUE REALMENTE BRIGUEM PELA CARREIRA OU POR TODA A POLICIA… HOJE TEM UM BANDO DE MERDA E CADA VEZ ENTRA MAIS MERDA NESTA MASSA FALIDA QUE É A POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO…. INFELIZMENTE… E FIQUEI DECEPCIONADO COM O DG CARNEIRO…. ACHEI QUE FOSSE MUDAR A CARA DA POLICIA E BRIGAR POR NÓS COMO FEZ NO PALACIO NO DIA DO CONFRONTO…. O QUE UMA CADEIRA NÃO FAZ……. GREVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostei do seu comentário! Conto nos dedos quantos delegados posso confiar, Delegado de Polícia é a carreira mais covarde da Polícia Civil, se nós estamos na merda em que estamos
    é muito por culpa deles!

    Curtir

  18. Parabéns Dr . Marcelo Zompero ! o Sr.deu uma aula de sabedoria juridica, pois quem não se sentir satisfeito dentro da Instituição que peça para sair da mesma. Olha a policia de hoje é outra e precisa de pessoas capacitadas para exerce-la OK… aposente ou peça para sair, pois a mesma não tem lugar mais para contadores de História, para mão cansadas OK.. Hoje voce para chegar a ser um Delegado Policia terá que falar varios Idiomas, conhecer muito bem a Constituição, Direito Penal, processo Penal e Principalmente os Direitos do Cidadão OK… parem de falar Bobagens que o reconhecimento está vindo por parte das autoridades deste Estado OK.. aguardem !

    Curtir

  19. Eu sei quem sou :

    PC :
    TODOS NÓS, POLICIAIS CIVIS, SABEMOS QUE NÃO EXISTEM MAIS DELEGADOS, QUE REALMENTE BRIGUEM PELA CARREIRA OU POR TODA A POLICIA… HOJE TEM UM BANDO DE MERDA E CADA VEZ ENTRA MAIS MERDA NESTA MASSA FALIDA QUE É A POLICIA CIVIL DO ESTADO DE SÃO PAULO…. INFELIZMENTE… E FIQUEI DECEPCIONADO COM O DG CARNEIRO…. ACHEI QUE FOSSE MUDAR A CARA DA POLICIA E BRIGAR POR NÓS COMO FEZ NO PALACIO NO DIA DO CONFRONTO…. O QUE UMA CADEIRA NÃO FAZ……. GREVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Gostei do seu comentário! Conto nos dedos quantos delegados posso confiar, Delegado de Polícia é a carreira mais covarde da Polícia Civil, se nós estamos na merda em que estamos
    é muito por culpa deles!

    O PIOR É QUE A MERDA É POUCA E NÃO VAI DAR PRÁ TODOS…

    Curtir

  20. Infelizmente, a Instituição que os delegados chefiam está nesta situação deplorável por culpa deles, em grande parte. Delegados carreiristas, preocupados com cadeira (seja titular de distrito, seccional ou diretor), com politicagens, com seu próprio umbigo. Corporativistas, jamais se vê delegados brigando pela Instituição, mas sim por eles, pela carreira deles. Como se diz, carteira vermelha é carteira vermelha, carteira preta é o resto. Daí vem neguinho aqui defender delegado, mas nunca vi delegado defender outras carreiras. Quando delegado briga com delegado, é sempre por interesses, sempre porque um pisou no calo do outro, mas o resto é resto. Não me conformo como somos desunidos. Outro dia um cidadão que ouviu de um tira que ele era restopol, destilou sua mágoa sobre todos os tiras e escrivães, como se a frase de um idiota fosse a idéia de todos. O Flit Paralisante serve agora como ferramenta de caguetas. O cara queria estar no lugar do recolhe, mas como não está, vem ao flit dizer que o carro que o cara comprou é caro, que a casa do fulano é em tal bairro. Que se dane estes caras, eles são a minoria! Nossa situação não está assim por culpa exclusiva deles, mas sim de nossa inércia em enfrentar o sistema, de nossa desunião, de delegados que esqueceram que são “POLÍCIA” (no nosso linguajar) e não políticos. É muito blá-blá-blá, muita fofoca, muita palhaçada. Somos uma Instituição com mais de 40 mil integrantes, em sua maioria pessoas de bem, e ficamos preocupados com a minoria de lixos que infectam a Instituição. ACORDA, POLÍCIA CIVIL!!!!!

    Curtir

  21. ta brincando :
    E ONDE ESTÃO OS DIREITO DO POLICIA.
    SÓ TEM DEVERES, O RESTANTE É TODOS DERESPEITADOS
    COM UM SALARIO DE INCOMPATIVEL COM A PROFISSÃO
    E UM MONTE DE CHEFES TERCEIRA CLASSES INDICADOS MANDANDO
    É UM MONTE DE CACIQUE E MEIA DUZIA DE INDIO AGUARDANDO O GRANDE FINAL
    EM RESUMO TAMOS FUDIDOS

    É isso aí colega,

    Falou tudo e um pouco mais………….É MUITO POUCO INDIO, PRA MUITO CALÇA BRANCA QUE SEQUER SABE O QUE É UM PLANTÃO POLICIAL, E MAIS, É MUITO POUCO INDIO PARA ALIMENTAR ESTATÍSTICO FURADO…UM DIA, COM OUTRO PARTIDO NO PODER, PODEREMOS SONHAR QUE MELHORAS……………..MAS ENQUANTO ESTE ESTIVER NO COMANDO…………….ESTAMOS F….E NA M….

    Curtir

  22. Os poucos Delegados que ainda primam pela honestidade, são esquecidos pela administração, nunca ocupam cargos importantes, ficam enfiados em Dps até aposentarem -se, alguns ainda conseguem um bom local de trabalho, mas mesmo assim são tidos como profissionais menos importantes e quase sempre não são indicados para ocuparem Diretorias de Departamentos ou Seccionais; A mesma situação é dos poucos das demais carreiras. A visão míope da administração é intencional, pois esses profissionais são tidos como pedras no calçado de muitos, aqueles que temem serem investigados e punidos fazem verdadeiras maratonas politiqueiras para desqualificar os bons profissionais, pior que conseguem. Um dia a Polícia Civil do estado de São Paulo será passada a limpo e as máscaras cairão por terra, quando isso acontecer todos nós que somos os verdadeiros Policiais teremos os cargos de lideranças , teremos os salários compatíveis, já aqueles que serão desmascarados não estarão mais infiltrados nas fileiras da honrosa Polícia Civil, mas enquanto esse câncer maligno estiver ditando as regras, a segurança Pública permanece comprometida. Fico pasmo com tudo isso, mas reclamar pra quem?!

    Curtir

  23. São os chefes das máfias e do crime organizado aqui no estado de São Paulo, isso é formação de quadrilha e bando e jamais partido político. Saqueiam os cofres públicos em nome de melhorias nas estradas, são especialistas em desvios de verbas de maneira legal e imoral; As estradas são privatizadas e os usuários pagam pedágios caríssimos para utilizar, mas o governo paulista e sua corja insiste em usar dinheiro emprestado do banco mundial para investir nas estradas com desculpas medíocres, mas sabemos que é uma maneira legal de roubar. Assim acontece com as licitações públicas, os produtos e serviços são pagos como de primeiríssima qualidade, mas na verdade é fornecido de quinta qualidade, todos super faturados e de má qualidade, me espanta o tribunal de contas aprovar as contas do governo, tem muitas coisas para serem esclarecidas no aspecto moral, não é possível que as contas do governo sejam sérias quando o que vemos é segurança pública sucateada ao máximo e policiais com salários miseráveis, saúde pública em caos total com enfermeiros e médicos maus remunerados e com déficit de servidores , educação pública tropeçando durante o ano letivo inteirinho e professores maus pagos . Entendo perfeitamente que o PSDB quer assumir o poder , querem a presidência da república custe o que custar, mas não é possível que os órgãos disciplinadores não mostrem suas caras para coibirem os abusos dos poderes Executivos e Legislativos. Nunca vivemos tamanha roubalheiras no estado de São Paulo como agora, sucatearam as Segurança Pública, saúde e educação, mas as verbas consumidas nessas 03 secretarias são avassaladoras para os cofres públicos paulista, só não vemos os efeitos dos investimentos porque eles simplesmente são virtuais, ou seja só no papel , não existe, portanto não tem resultados que justifiquem o consumo das verbas tão altas. Voltemos ás licitações públicas, tudo para o PSDB tem que ser privatizado, paga-se valores exorbitantes para os serviços e produtos terceirizados, mas os resultados são caóticos e não justifica o que se escreve nos contratos, porque as empreiteiras simplesmente cumprem a meia boca para sobrar dinheiros para pagar as propinas ao governo. O Governo do Estado de São Paulo faz muitas propagandas enganosas aos eleitores, falam muito mas não fazem um terço do que falam. Os eleitores paulistas tem que aprender a votar, por esse erro, pagam caro e não recebem os benefícios que deveriam receber. As verbas consumidas pelas Secretarias de Segurança Pública , Saúde e Educação, dariam para prestarem serviços de primeiríssima qualidade com os melhores profissionais e equipamentos bem como excelentes salários aos servidores públicos, assim como acontece nos países do primeiro mundo, mas é um saco sem fundo em razão das roubalheiras. Enquanto o PSDB for governo no estado de São Paulo, todos nós paulistas estamos reféns e condenados, pior, com conivências dos órgãos que deveriam proteger a sociedade. Nem vamos falar das roubalheiras nos tribunais e STF, ouvi uma reportagem onde deram conta que tem uns que recebem até $ 250.000,00 por mês. É A FARRA COM O DINHEIRO PÚBLICO, ISSO PARA MIM É FORMAÇÃO DE QUADRILHAS E BANDOS, ALGUÉM AQUI AINDA PODE CRITICAR O FAMIGERADO pcc, ? O VERDADEIRO pcc NÃO SÃO OS QUE ATIRAM COM FUZIL E SIM COM A CANETA, SÃO OS ENGRAVATADOS MUTAS VEZES CHAMADOS DE sua excelências!

    Curtir

  24. A CARA DO DELPOL É ESSA MESMO, TEM QUE VALER SUA ATRIBUIÇÃO DE AUTORIDADE POLICIAL. SE OS PM NÃO GOSTARAM, ARRANCA OS PELO DO CÚ COM A UNHA. FODA-SE. ISSO SERIA NORMAL EM QUALQUER ESTADO DE DIREITO. A MERDA É QUE TEM VARIOS DELPOL QUE CAGAM DE MEDO DE OFICIAL, AINDA MAIS EM CIDADE DO INTERIOR.

    Curtir

  25. Procuradoria quer repatriar dinheiro de ex-juiz
    PUBLICIDADE

    FREDERICO VASCONCELOS
    DE SÃO PAULO

    O Ministério Público Federal requereu ao Ministério da Justiça providências para obter o repatriamento de cerca de US$ 13 milhões depositados na Suíça pelo ex-juiz federal João Carlos da Rocha Mattos. Os recursos estão bloqueados naquele país.

    O bloqueio foi feito com base em notícias sobre a Operação Anaconda, em 2003, quando Rocha Mattos foi acusado de ser o mentor de uma organização criminosa que negociava decisões judiciais.

    A recuperação de dinheiro de origem ilícita depositado no exterior compete ao Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional, do Ministério da Justiça. No pedido ao titular do órgão, Ricardo Saadi, a Procuradoria alega que a Anaconda apurou vários crimes praticados por Rocha Mattos em detrimento da administração pública.

    A repatriação depende de condenação transitada em julgado –quando não cabe recurso– por crime reconhecido pela Suíça como delito que envolva dinheiro público.

    No dia 18 de junho último, ao julgar um recurso do ex-juiz, a 6ª Turma do STJ (Superior Tribunal de Justiça) determinou “o imediato trânsito em julgado” e a “execução definitiva” da pena aplicada a Rocha Mattos pelo crime de corrupção passiva.

    Esse recurso é referente à condenação do ex-juiz em 2007, pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região, a quatro anos de prisão e perda de cargo por proferir decisões para favorecer Roberto Eleutério da Silva, o “Lobão”, tido como o maior contrabandista de cigarros do país.

    A 6ª Turma do STJ acompanhou o voto do relator, ministro Og Fernandes.

    O processo será devolvido ao Tribunal Regional Federal. A decisão do STJ não vai alterar a situação do ex-juiz, que atualmente cumpre pena em regime aberto.

    A Folha não conseguiu ouvir Rocha Mattos e nem seu advogado.

    Curtir

  26. 07/07/2012 – 06h12
    Tribunal de paraíso fiscal julga processo contra Maluf
    PUBLICIDADE

    FLÁVIO FERREIRA
    DE SÃO PAULO

    A Justiça da Ilha de Jersey, paraíso fiscal britânico, começou a julgar a ação da Prefeitura de São Paulo que tenta recuperar US$ 22 milhões que o deputado federal Paulo Maluf (PP-SP) teria desviado quando comandou a cidade pela última vez (1993-96).

    A causa é um desdobramento das investigações do Ministério Público paulista sobre corrupção em obras como a construção da avenida Roberto Marinho e o Túnel Ayrton Senna, ambos na zona sul da cidade.

    No Brasil, as investigações resultaram em duas ações criminais no Supremo Tribunal Federal e duas ações civis na Justiça de São Paulo contra Maluf, ainda sem desfecho.
    O processo na Ilha de Jersey tem como rés duas empresas sediadas no exterior, a Durant International Corporation e a Kildare Finance Limited, que são controladas por filhos de Maluf, segundo as apurações da Promotoria.

    A assessoria de Maluf nega as acusações e diz que o deputado e familiares nunca tiveram contas no exterior. A assessoria não quis tratar de detalhes do caso, que é acompanhado de perto por advogados do ex-prefeito.

    O Ministério Público diz ter reunido documentos bancários e societários das companhias, alguns assinados por parentes do deputado, que comprovariam a acusação.
    De acordo com Promotoria, o dinheiro desviado por Maluf na prefeitura foi enviado para contas nos Estados Unidos por meio de doleiros.

    Em 1996, o deputado fez uma doação formal dos recursos para seus filhos e outros parentes. Na sequência, o dinheiro foi para contas da Durant e da Kildare em Jersey e outras na Suíça e na Inglaterra, segundo o Ministério Público. Ao todo, há bloqueio de US$ 175 milhões em contas que seriam controladas pela família de Maluf.

    Em relação aos depósitos de US$ 22 milhões, a prefeitura paulistana considerou ter provas suficientes para abrir uma ação específica para resgatar o dinheiro. Com apoio do Ministério Público, a prefeitura acionou a Justiça de Jersey em 2009.

    O julgamento do processo começou segunda-feira e deve durar um mês. Depois ainda caberá recurso a um tribunal da Inglaterra.

    O promotor Silvio Marques, que colaborou com a prefeitura na ação judicial, diz que “o processo comprova sérios crimes de desvio de recursos públicos”.

    Neste ano, Maluf declarou apoio ao candidato do PT à prefeitura, Fernando Haddad, aliança selada com uma foto com o ex-presidente Lula. O ex-prefeito está na lista de procurados da Interpol por suspeita de manter dinheiro ilícito nos EUA.

    Curtir

  27. Em breve este Delegado estará no ministério público ou na magistratura, se ele continuar com este posicionamento logo será vitima de fritura em banha velha………

    Curtir

  28. eu sei bem como é! :
    Em breve este Delegado estará no ministério público ou na magistratura, se ele continuar com este posicionamento logo será vitima de fritura em banha velha………

    Caro Colega,

    Eu penso e imagino, como leigo, QUE A DEFENSORIA PÚBLICA VEIO PARA SUBSTITUIR O PAPEL DO DELEGADO DE POLÍCIA E DA PRÓPRIA POLÍCIA CIVIL…….e os “Delegados de Polícia” que restarem serão “promovidos” a assumirem os “NECRIM” espalhados por este “estado”, onde aposentarão, na sua insignificante função dentro do “estado”, sendo este órgão “A PÁ DE CAL JOGADA NESTA INSTITUIÇÃO FALIDA”.

    Abraços

    Curtir

  29. Boa Tarde!

    Senhoras e Senhores.

    Comentar-se somente sobre a figura do Delegado de Polícia na esfera policial e, deixar de lado os outros Cargos é realmente desastroso. A Polícia Civil não é formada somente por Delegados de Polícia. Como também a Polícia Militar não é somente composta por Oficiais QOPM ou QAOPM, cada qual com suas responsabilidades e atribuições.

    A Polícia Civil, smj, é a única Instituição Pública representando o Poder Judiciário 24 horas por dia, 30 dias por mês, 365 dias por ano e mais às famosas 06 horas e, sempre de portas apertas e prontas para o que der e vier.

    Desde sempre mesmo sendo na maioria das vezes criticada por muitos cidadãos, realiza diuturnamente suas atribuições funcionais muito além das expectativas, dentre estas, às de Assistência Social, Matrimonial e a principal, à Jurídica. Muitas ocorrências apresentadas numa Delegacia de Polícia, um pequeno percentual trata-se de assuntos de incompatibilidades familiares, desavenças entre vizinhos ou até aconselhamento jurídico para tratativas de várias ordens processuais e, tudo graciosamente.

    A Polícia Civil, mesmo com todas as adversidades, não só realiza suas atribuições a contento, como também representa muito bem, na medida do possível, mesmo não tempo procuração para isto, o nosso Poder Judiciário.

    Somos o principal vínculo do Poder Público com o cidadão comum, que, diga-se de passagem, mesmo sendo em algumas oportunidades muito desvalorizados e desprestigiados pelos nossos representantes governamentais no que tange a Direitos Adquiridos, Ato Jurídico Perfeito ou Coisa Julgada e, mesmo com estas atitudes negativas, continua a labutar e a combater as ilicitudes cometidas contra a nossa Legislação vigente.

    Falar-se somente na figura do Delegado de Polícia sem comentar a respeito da Polícia Civil como um todo, é como dissertar sobre religiões sem que haja Jesus Cristo ou o próprio Deus no coração.

    Personalidades impares que juntas no contexto, formam o que seguramente podemos chamar de: “Policia Civil”.

    Evidentemente a figura do Delegado de Polícia dentro do contexto é sem sombra de dúvidas imprescindível. Mas, temos que admitir que a figura da Autoridade Policial, por estar diariamente bem mais próximo da população, tornou-se um tanto desgastada, talvez até por alguns deles vestirem suas camisas com ardor acabam deixando seus subalternos e alguns particulares muito à vontade. Não que haja em algum momento, quebra de hierarquia ou disciplina. Afinal de contas, o que realmente nos separa são encargos investidos e constituídos pelos Órgãos Competentes e isto realmente é incontestável.

    Caronte.

    Curtir

  30. Carreira jurídica dos delegados

    Ainda nesta quinta-feira, o governador Geraldo Alckmin vai receber cerca de 50 membros da Associação dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo (ADPESP).
    Os delegados vão homenagear o governador com uma placa de agradecimento referente à Emenda Constitucional 35 que transformou em jurídica a carreira de delegado de polícia.

    Curtir

Os comentários estão desativados.