Filmagens obtidas pelo Fantástico mostram que PMs agiram de forma suspeita. 29

 Atualizado em                 03/06/2012 23h03

Câmeras registram ação da Rota que terminou com seis mortos em SP

Nesta semana, policiais da tropa foram presos por execução de homem.

Do G1 SP, com informações do Fantástico

Na madrugada de 5 de agosto do ano passado, uma sexta-feira, criminosos assaltaram um supermercado na Zona Norte de São Paulo. Policiais da Rota, uma tropa de elite da PM paulista, enfrentaram os assaltantes e mataram seis deles. O Fantástico teve acesso exclusivo às imagens das 13 câmeras de segurança do estabelecimento que mostram que os policiais agiram de forma suspeita.

Nesta semana, a atuação da Rota voltou a ser notícia. Uma testemunha afirma ter visto policiais do grupo torturando e matando uma pessoa.

No caso do ano passado, a equipe de reportagem teve acesso a mais de 17 horas de gravação que mostram, de vários ângulos, a ação da polícia e dos assaltantes. Uma das câmeras tem uma imagem que levanta suspeitas (confira vídeo ao lado com a reportagem completa do Fantástico deste domingo).

Dez homens encapuzados invadem o local. Estão armados com pistolas, espingardas calibre 12, fuzil e metralhadora. Três funcionários são feitos reféns. Um dos criminosos usa um maçarico para arrombar o caixa eletrônico do supermercado. De repente, começa um corre-corre.

As câmeras mostram quando um funcionário foge e dois se escondem debaixo de uma mesa. Do lado de fora, PMs trocam tiros com parte da quadrilha, que dava cobertura ao assalto. Um dos suspeitos é morto. Na época, a polícia disse que recebeu uma denúncia anônima, avisando sobre o assalto.

Dentro do supermercado, os assaltantes procuram um esconderijo e vão para o depósito. Um deles, de blusa escura, anda de um lado para o outro enquanto fala ao celular. Os outros não estão mais encapuzados e ninguém carrega armas potentes, como o fuzil e a metralhadora. Assim que o celular é desligado, cinco assaltantes saem correndo, sobem em caixas e vão para uma parte superior do supermercado.

Segundos depois, chegam os policiais da Rota. Os funcionários do supermercado são arrastados e mantidos sob vigilância, até os PMs terem certeza de que são reféns mesmo. Agora, parte da tropa vai para o depósito, onde os ladrões se esconderam.

Três policiais olham em direção à câmera e, quase imediatamente, ela é virada. A imagem fica assim até o fim da gravação. Na época, ela não foi divulgada pela polícia, que apresentou apenas uma versão editada. Os policiais da Rota disseram que cinco dos seis assaltantes foram mortos em confronto, justamente no depósito do supermercado.

Fotos da própria polícia mostram que alguns levaram tiros na cabeça e também nas mãos e nos braços, o que sugere uma tentativa de defesa.

Zona Leste Na segunda-feira (28), mais um caso suspeito envolvendo policiais da Rota foi registrado. De acordo com a polícia, a Rota recebeu uma denúncia anônima de que integrantes de uma quadrilha se encontrariam em um bar na Zona Leste da capital paulista para combinar um crime: o resgate de um traficante preso. Ainda segundo a versão oficial, os policiais foram até o local, mas os suspeitos reagiram e acabaram baleados. Cinco morreram a caminho do hospital. Três foram presos e cinco fugiram. Segundo a polícia, com os suspeitos havia drogas e armas.

Outro ferido foi levado, em um carro da Rota, por um sargento e dois soldados. A seis quilômetros do bar, na Rodovia Ayrton Senna, o veículo parou no acostamento. Perto, há uma favela. Uma mulher que mora em um barraco com a família é a principal testemunha contra os policiais da Rota, que são acusados de tortura e assassinato.

Ela disse à polícia que viu quando os três PMs chutavam o suspeito e que um deles chegou a atirar à queima-roupa no homem. Ela afirma ainda que, dez minutos depois, ouviu outros disparos e que, na sequência, os PMs colocaram o corpo no carro policial e foram embora.

A mulher, que chegou a ligar para a polícia para contar o que estaria vendo, se mudou com a família do bairro e está sob proteção do Estado. Os três policiais estão presos e negam as acusações. Dizem que pararam o carro no acostamento porque um deles sentiu cãibras e que não praticaram nenhum tipo de violência contra o suspeito, que morreu.

O comandante da Rota, o tenente-coronel Salvador Modesto Madia, afirma: “Houve um desvio, e o desvio não é aceito. Estão sendo autuados e vamos verificar a conduta.” Para a promotora de Justiça Luciana Frugiuele, quando policiais agem assim eles extrapolam a função de polícia. “Ela está exercendo a Justiça com as próprias mãos, vamos dizer assim”, ressaltou.

Escutas telefônicas Policiais, procuradores de Justiça e promotores ouvidos pelo Fantástico são categóricos. Afirmam que, nos dois casos mostrados na reportagem, que terminaram com 12 mortos, as denúncias não foram anônimas, como anunciou a PM. Dizem que a Rota soube com antecedência que as quadrilhas planejavam os crimes.

Segundo as autoridades, as informações privilegiadas vêm de escutas telefônicas que monitoram os integrantes da quadrilha que age dentro e fora das cadeias do estado. O comandante da Rota nega: “Não existe esse tipo de coisa, se não for dentro da legalidade. Não existe. Se não for por ordem judicial, nós não fazemos isso.”

A equipe do Fantástico procurou o comando da Polícia Militar. Uma entrevista chegou a ser marcada com o corregedor-geral da PM, mas foi cancelada por ordem da Secretaria da Segurança Pública (SSP).

O Instituto Sou da Paz, que há 10 anos trabalha pela prevenção da violência no Brasil, faz um alerta.

“Por mais que as pessoas tenham medo e elas queiram uma polícia violenta, isso não vai trazer mais segurança. Não é o modelo de sociedade e nem de segurança que a gente precisa”, diz a diretora do instituto, Melina Risso.

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2012/06/policial-suspeito-de-pedofilia-e-preso-no-abc-diz-secretaria-da-seguranca.html

Um Comentário

  1. MAS PERAÍIIII…OS PROCURADORES NÃO QUESTIONAM A EXCRESCÊNCIA DA POLICIA MILITAR PODER ESTAR MONITORANDO CONVERSAS TELEFÔNICAS….ATÉ ONDE SAIBA, INVESTIGAÇÃO FAZ PARTE DO ROL DE ATRIBUIÇÕES DA POLICIA JUDICIÁRIA E NÃO DA POLICIA MILITAR….DE QUE INQUERITOS PARTIRAM OS PEDIDOS AO JUDICIARIO PARA MONITORAR CONVERSAS TELEFONICAS????
    ALÔ IMPRENSA, SERÁ QUE ALGUEM DE FORA DA ESFERA JUDICIAL VAI TER QUE VER ISSO????

    Curtir

  2. NESTE FINAL DE SEMANA, MAIS UM COXINHA (NO BICO) MATOU MAIS DOIS MENORES ARMADOS COM UMA PISTOLINHA DE KI-SUCO NA ZONA LESTE
    E OUTRO COXINHA FOI PRESO POR TER ESTUPRADO UM GAROTINHO DE OITO ANOS EM RIBEIRÃO PIRES.
    QUEM ACHA LEGAL A pm, DÁ JOINHA

    Curtir

  3. Estes constantes comentários, tentando denegrir a ROTA, alguém pensa que assim procedendo, irá dá votos e ainda o Governo irá se senbilizar e proceder o aumento esperado por aqueles que tem agora função jurídica. Acorda???Pedro Baiano74a Cícero Dantas – Bahia.

    Curtir

  4. quem se preocupa com a atuação da ROTA são policiais que tem rabo preso com bandido, bandidos estes que pagam pau pra POLÍCIA SAFADO E CORRUPTO, assim a galinha dos ovos de ouro acaba!!!!
    VIVA A ROTA
    BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO

    UM CHARLIE SATISFEITO

    Curtir

  5. CHARLIE SATISFEITO :
    quem se preocupa com a atuação da ROTA são policiais que tem rabo preso com bandido, bandidos estes que pagam pau pra POLÍCIA SAFADO E CORRUPTO, assim a galinha dos ovos de ouro acaba!!!!
    VIVA A ROTA
    BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO
    UM CHARLIE SATISFEITO

    Que pena.
    As filmagens focalizaram todos com bíblias e terços nas mãos.
    Policiamento preventivo é isso: evitam-se males maiores.

    Curtir

  6. Eduardo :

    CHARLIE SATISFEITO :
    quem se preocupa com a atuação da ROTA são policiais que tem rabo preso com bandido, bandidos estes que pagam pau pra POLÍCIA SAFADO E CORRUPTO, assim a galinha dos ovos de ouro acaba!!!!
    VIVA A ROTA
    BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO
    UM CHARLIE SATISFEITO

    Que pena.
    As filmagens focalizaram todos com bíblias e terços nas mãos.
    Policiamento preventivo é isso: evitam-se males maiores.

    A ROTA executou esses pobres cidadãos… Alias a ROTA só mata inocente! Eles eram todos evangélicos e evangélico não “faz coisa errada”. Tome cuidado irmão pq a ROTA mata quando nós estamos na igreja rezando! E não roubando!

    Curtir

  7. O PINTO NÃO VAI CAIR! O PINTO NÃO VAI SAIR! VAI CONTINUAR DENTRO FODENDO BEM O RABO DE VCS…..KKKKKKKKKK !!!
    E O XUXU FIRMÍSSIMO……KKKKK !
    VIVA OS COXAS, VIVA O PINTO !!!

    Curtir

  8. Nenhuma novidade!!!
    A pergunta é: eram bandidos??? Então parabéns a Rota. Não quer morrer??? Basta não invadir mercado na madrugada.

    Curtir

  9. Deciam ter matado a vagabunda da favela que ligou falando asneiras. Tava bisbilhotando a rodovia da janela? ou foi paga pra “abrir o bico” e ta fugindo dos trafica??
    Bandido bom, é bandido morto. Isso vai valer enquanto os juizinhos de merda continuarem soltando os bandidos com a FALSA alegação de que a Lei manda soltar. Quem é da area sabe que dependendo da situação, e do crime, se o juiz quiser, deixa o cara mofando na cadeia. É só querer. E ter um bom perito do seu lado.

    Curtir

  10. PASSARINHO QUE COME PEDRA, SABE O C…… QUE TEM!!!!!!!!! SE É PARA FAZER A LEI NA BALA QUE FAÇAM, MAS NÃO PONHAM A CULPA NOS POLICIAIS QUE DEPOIS VÃO APURAR AS CAGADAS FEITAS. E QUEM DEFENDE GRUPO DE EXTERMINIO QUE LEMBRE QUE ELES COMEÇAM MATADANDO OS DO OUTRO LADO E DEPOIS ACABAM MATADO TUDO O QUE VEÊM PELA FRENTE. E SE FOSSE VOCÊ QUE APARECESSE VIRANDO UMA CAMERA EM QUALQUER SITUAÇÃO, SERÁ QUE O PINTO IA PASSAR UM PANO PARA VOCÊ???????????
    POLÍCIA PRENDE!!!!!! BANDIDO ASSASSINA!!!!!!!!!! BALA NELES!!!!!!!!!!

    Curtir

  11. E NO CASO DA JORNALISTA MORTA PELO PM DO GATE ?
    A ASSESSORIA DA PM JÁ SOLTOU UM COMUNICADO AFIRMANDO QUE A JORNALISTA ERA DO PCC ?
    AINDA NÃO ?
    SERÁ QUE O PINTO MURCHO ESTÁ GANHANDO TEMPO PARA INVENTAR OUTRA “DENÚNCIA ANÔNIMA” QUE CHEGOU AO QUARTEL, DENEGRINDO A MORTA ?
    VAI PINTO, VAI CHUCHÚ, CONTINUEM DEFENDENDO SEUS COXINHAS ASSASSINOS QUE DAQUI A POUCO O BURACO VAI FICAR FUNDO DEMAIS E SOBRAR ESPAÇO PARA VOCÊS DOIS SEREM ENTERRADOS JUNTOS COM ESSE BANDO DE JUMENTOS FARDADOS.
    A IGNORÂNCIA E A BURRICE NÃO TÊM LIMITES E QUANDO AS BESTAS SE VEÊM ACUADAS, A PRODUÇÃO DE MERDA AUMENTA GRADATIVAMENTE.

    Curtir

  12. A chance de um cidadão de bem que não assalta, morrer em uma ação policial é de 1% e por uma bala perdida. Já a chance de um vagabundo armado praticando o assalto morrer é de 99% . Portanto na cabeça de vagabundo é tudo ou nada.

    Curtir

  13. Pode chorar!
    Pode espernear!
    Pode xingar!
    De nada vai adiantar!
    Seu salário, rato safado, não vai aumentar!
    A PM taí pra ficar e NADA vai fazer isso mudar!

    Infelizmente?…

    Curtir

  14. Novo orientação diária dada aos policiais da rota: prestem atenção nas câmeras, fiquem de olho, se perceberem que tem câmeras filmando virem para a parede senão vai dar merda….! Se já foi filmado apreendam os hds e os computadores!!! Senão vai dar merda!!!

    Curtir

  15. que lixo que vergonha ,aonde vamos parar! quem mata bandido mata inocente e pior pedofilo ?! FDPs do poder!

    FEZES DE BALEIA :
    NESTE FINAL DE SEMANA, MAIS UM COXINHA (NO BICO) MATOU MAIS DOIS MENORES ARMADOS COM UMA PISTOLINHA DE KI-SUCO NA ZONA LESTE
    E OUTRO COXINHA FOI PRESO POR TER ESTUPRADO UM GAROTINHO DE OITO ANOS EM RIBEIRÃO PIRES.
    QUEM ACHA LEGAL A pm, DÁ JOINHA

    Curtir

  16. O problema é que nunca saberemos se executaram apenas bandidos e ou concorrentes ,pessoas que tinham rabo preso ,ou sei-la o que?
    Porque se de fato a ROTA mata bandido ,porque não vão todos os dias fazer uma rapa nos pontos de droga ,pois até bebe nasce sabendo aonde tem ponto de tráfico,de desmanche da carros etc..
    Se matassem simplesmente porque são bandidos SP não era para ter CRIME! KAKAKA

    ALGUM INTERESSE SEMPRE TEM PODER DETRÁS ! SISTEMA PODRE DO CARALH…..

    Eduardo :

    CHARLIE SATISFEITO :
    quem se preocupa com a atuação da ROTA são policiais que tem rabo preso com bandido, bandidos estes que pagam pau pra POLÍCIA SAFADO E CORRUPTO, assim a galinha dos ovos de ouro acaba!!!!
    VIVA A ROTA
    BANDIDO BOM É BANDIDO MORTO
    UM CHARLIE SATISFEITO

    Que pena.
    As filmagens focalizaram todos com bíblias e terços nas mãos.
    Policiamento preventivo é isso: evitam-se males maiores.

    que lixo que vergonha ,aonde vamos parar! quem mata bandido mata inocente e pior pedofilo ?! FDPs do poder!

    FEZES DE BALEIA :
    NESTE FINAL DE SEMANA, MAIS UM COXINHA (NO BICO) MATOU MAIS DOIS MENORES ARMADOS COM UMA PISTOLINHA DE KI-SUCO NA ZONA LESTE
    E OUTRO COXINHA FOI PRESO POR TER ESTUPRADO UM GAROTINHO DE OITO ANOS EM RIBEIRÃO PIRES.
    QUEM ACHA LEGAL A pm, DÁ JOINHA

    Curtir

  17. 04/06/2012 11h14 – Atualizado em 04/06/2012 11h31

    Policial suspeito de pedofilia é preso em Mauá, na Grande SP

    Agência Estado

    Um policial militar, de 46 anos, foi preso no último sábado, por volta das 13h, na Rua Santa Cecília, em Mauá, na Grande São Paulo. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Estado (SSP), o homem é um dos suspeitos de ter abusado sexualmente de um menino de 8 anos. O crime aconteceu em 7 de abril deste ano.
    Segundo investigações da Polícia Civil, um adolescente, de 15 anos, também teria participado do crime. Conforme informações da SSP, a mãe do menino afirmou que a criança foi para a escola e, ao invés de ir para a aula, aceitou uma carona onde dois desconhecidos estavam no carro.

    Veja mais:

    >>> Policial mata menor durante assalto em São Paulo

    >>> Ex-policial é preso acusado de chefiar milícia no RJ

    >>> Jorge Lordello explica diferenças entre pedofilia e estupro

    Em seguida, segundo a SSP, o menino e os homens foram para um estacionamento. Depois a criança foi deixada em uma praça, próxima a Rua Augusto Maziero, também em Mauá, por volta das 18h e retornou sozinha a sua casa, como está registrado no boletim de ocorrência do caso. Em seu depoimento, a mãe do menino afirma que o filho descreveu um dos suspeitos, entre eles o adolescente de 15 anos que estuda em uma escola na avenida Princesa Isabel.

    Como de praxe, a mãe foi orientada a encaminhar o filho para passar pelo exame de corpo de delito, que comprovou o abuso sexual. O caso foi registrado na Delegacia de Ribeirão Pires.

    O policial militar, suspeito do abuso sexual, foi encontrado em uma lanchonete, no último sábado. Dentro do veículo do policial, segundo a SSP, haviam centenas de medicamentos e drogas, entre eles antibióticos, analgésicos, antidepressivos e remédios para disfunção erétil, além de seringas, carimbos e maconha. O homem teve a prisão temporária decretada e também foram apreendidos os pertencem que estavam no veículo.

    Curtir

  18. Policial bom é aquele que consegue dar a “cana”para tirar os serviço.Matar vagabundo desarmado qualquer um faz, até moleque de 10 anos.Essa merda vai virar um México daqui a pouco.Lá o Calderon mandou o exército acabar como narcotráfico, a qualquer custo)execuções, inclusive), e veja a merda que está lá agora.Será que os coxas matadores vão resolver o problema sozinho depois?Outra coisa, ladrão aceita ladrão morto, em troca de tiros, do contrário todo policial sabe, uma hora ou outra vem a retaliação.O PCC não está morto, como acreditam ou querem fazer acreditar alguns políticos safados.

    Curtir

  19. Ótimo que o ladrão morreu…mas o pm precisa ir pra cadeia pra isso? Se for esse o preço, é melhor prender…
    E se pensarmos um pouquinho chegaremos ao culpado disso: SSP…ele que diz que a rota é sua “menina dos olhos”…ele certamente fala que a rota é a polícia da ssp e que tudo o que fizerem tem o seu aval…ai deixa os rotarianos sem noção…dá a eles uma falsa imunidade…e olha o resultado ai…

    Curtir

  20. nao estou entendendo mais esse blog, só tem coxinha palpitando por aqui, pelo amor, vão para seus adestradores…

    Curtir

  21. A ROTA FAZ O SEU TRABALHO

    EXISTE CONTROLE

    E OS DESVIADOS, EM QUALQUER ATIVIDADE ENCONTRA O SEU . . .

    PORTANTO

    TERRORISTAS MORTOS SÃO DADIVAS

    ENQUANTO TA DANDO CERTO OS CANALHAS

    SÃO VALENTES OS DONO DA SITUAÇÃO

    MAS BASTA UMA REAÇÃO A ALTURA

    E TODOS VIRAM OS COITADINHOS DA ARIELE DO ROSARIO

    QUE DESÇAM MAIS MUITO MAIS . . . MADIA . . .

    RAJADA NELES ROTA . .

    Curtir

  22. Estão querendo frear a violência policial, concordo, mas e a bandidagem? Tão trabalhando pra tirar os marginais de circulação ou tão cada vez mais inventando leis que os favoreçam?

    Curtir

  23. 4/06/2012 – 18h22
    PMs são suspeitos de esquartejar executivo-chefe em SP
    PUBLICIDADE

    ANDRÉ CARAMANTE
    DE SÃO PAULO

    Um grupo de policiais militares é investigado pelo DHPP (departamento de homicídios), da Polícia Civil de São Paulo, e também pela Corregedoria da PM sob suspeita de participar da morte do empresário Marcos Kitano Matsunaga, 40, CEO (executivo-chefe) da Yoki, uma das maiores empresas do ramo alimentício do país.

    PM mata adolescente suspeito de roubo em SP
    Sumiço de poeta sem-teto comove moradores do Alto de Pinheiros

    Os PMs são investigados porque fariam parte da escolta particular do empresário.

    O corpo de Matsunaga foi esquartejado e, ao longo das últimas semanas, as partes foram desovadas em cidades da Grande São Paulo.

    A cabeça, uma perna e os dois braços do empresário foram encontrados na estrada dos Pires, em Caucaia do Alto, na região de Cotia, no último dia 27. Apesar de espalhadas, as partes estavam próximas e em sacos plásticos. Para a polícia, as partes do corpo do empresário foram mantidas em um refrigerador antes de serem jogadas na região de mata onde foram achadas.

    O empresário havia desaparecido em 20 de maio. Não houve pedido de resgate aos familiares de Matsunaga, mas o DHPP não descarta que ele tenha sido vítima de um sequestro e, ao reconhecer algum envolvido no crime, foi morto. Outra hipótese é a de que o crime foi passional.

    Em maio, a Yoki foi vendida para a norte-americana General Mills, sexta maior empresa de alimentos do mundo e dona de marcas globais como Yoplait e Häagen-Dazs. O negócio foi de cerca de R$ 1,75 bilhão, mais R$ 200 milhões de uma dívida pendente da Yoki.

    Curtir

  24. Libera nas mãos dos malas então jé que a policia tá errada, ou cadeia corrige alguém? Alguns comentários é uma perfeita aberração!

    Curtir

  25. Por acaso o indivíduo que a ROTA matou era trabalhador e pai de família??? Claro que não!! Ladrão tem é que morrer. Um cidadão que testemunha um crime praticado por bandidos não quer se envolver e se omite de dar qualquer informação. Contudo, se presencia algum policial praticando um excesso, já grava as imagens e procura uma emissora de televisão e se oferece como testemunha. A população tem a Polícia que Merece.

    Curtir

  26. O COMANDANTE DA ROTA DEVERIA SER CHAMADO DE “GAGÃO”, ESTAVA TÃO APAVORADO QUE NEM SOUBE JUSTIFICAR A PERGUNTA DOS REPORTERES.
    É OUTRO FANFARRÃO OPORTUNISTA HISTÓRICO NUNCA VIU A COBRA FUMAR E FICA SE APROVEITANDO DAS GLORIAS PASSADAS COMO TELHADA E CONTE LOPES.
    QUERO VER SE TEM MORAL E “CULHÕES” PARA ASSUMIR QUE A TROPA ESTAVA SOB O SEU COMANDO,E TRAZER SOBRE SI TODA A RESPONSABILIDADE.
    OU VAI USAR A VELHA DEFESA DO OFICIALATO DO BARRO BRANCO ?
    ¨OFICIAL PM NÃO ERRA, DIFICILMENTE ENGANA-SE, E QUANDO O FAZ É PORQUE FOI INDUZIDO AO ERRO POR SEUS SUBORDINADOS”.
    NÃO SE PREOCUPEM COM A REUNIÃO DE OFICIAIS POIS JÁ HÁ ALGUNS EM CATANDUVAS E CAMPO GRANDE, SERÁ UMA LINDA TROPA DE ESTRELAS NA TRANCA FEDERAL.

    Curtir

  27. http://noticias.r7.com/videos/partes-do-corpo-de-empresario-sao-encontradas-em-sacolas-plasticas-em-sp/idmedia/4fcd50f5b61cbe8dc7f48e8b.html

    http://noticias.r7.com/videos/mulher-de-empresario-assassinado-e-a-principal-suspeita-do-crime/idmedia/4fcde3b96b713e954f8fb369.html

    O Modestão Madia gaguejou e se perdeu…
    O Tiozão, táh pálido, não era pra ter vazado, porra!
    Subversivo, arrombado, quem vazou a merda da fralda geriátrica!
    O Pinto tá puto… loka vida loka!
    Pena que limparam abunda com o Bo de desaparecimento!
    Dhpp engessado e Das vegetativa!
    Estão matando os policiais vocacionados! A castração funcional é foda!

    Curtir

Os comentários estão desativados.