Comissão de juristas sugere descriminalização do uso de drogas 20

NÁDIA GUERLENDA DE BRASÍLIA

Atualizado às 15h37.

A comissão de juristas que discute a reforma do Código Penal no Senado aprovou nesta segunda-feira (28) incluir na lista de sugestões que será enviada ao Congresso a descriminalização do uso de drogas.

As propostas da comissão, consolidadas, devem ser encaminhadas até o final de junho. Apenas após votação nas duas Casas as sugestões viram lei.

Atualmente o uso de drogas é crime, porém não é punido com prisão. O texto aprovado pela comissão deixa de classificar como crime o uso de qualquer droga, assim como a compra, porte ou depósito para consumo próprio.

A autora da proposta, a defensora pública Juliana Belloque, afirmou que se baseou na tendência mundial de descriminalização do uso e na necessidade de diminuir o número de prisões equivocadas de usuários pelo crime de tráfico.

Ela citou reportagem publicada pela Folha ( abaixo ) que apontou um crescimento desproporcional do aprisionamento de acusados de tráfico desde 2006, quando entrou em vigor a atual lei de drogas: enquanto as taxas de presos por outros crimes cresceram entre 30% e 35%, o número de punidos por tráfico aumentou 110%. A alta se explica, de acordo com especialistas, pela confusão entre usuário e traficante.

A comissão aprovou uma exceção em que o uso de drogas será crime: quando ele ocorrer na presença de crianças ou adolescentes ou nas proximidades de escolas e outros locais com concentração de crianças e adolescentes.

Nesse caso, as penas seriam aquelas aplicadas atualmente ao uso comum: advertência sobre os efeitos das drogas, prestação de serviços à comunidade e o comparecimento obrigatório a programa ou curso educativo.

Para diferenciar o usuário do traficante, os juristas estabeleceram a quantidade máxima de droga a ser encontrada com o acusado: o equivalente a cinco dias de uso. Como a quantidade média diária varia conforme a droga, o texto estabelece que serão utilizadas as definições da Anvisa.

A comissão também aprovou a diminuição da pena máxima para o preso por tráfico. Hoje são 5 a 15 anos de prisão e a proposta estabelece 5 a 10.

Dos nove juristas presentes de um total de 15 da comissão, apenas o relator, o procurador da República Luiz Carlos Gonçalves, votou contra a descriminalização.

Para ele, o fato de o usuário não ser punido acabará estimulando que ele seja considerado pela polícia e pela Justiça um traficante, o que aumentaria o encarceramento – exatamente o efeito contrário que a comissão pretende atingir.

FOLHA.COM

——————

Tráfico é motivo de 24% das prisões no país

Índice registrado em dezembro do ano passado é o maior desde 2005, quando dados começaram a ser computados

Rigor do Judiciário está entre fatores que levam cada vez mais pessoas à cadeia por ligação com o comércio de drogas

AFONSO BENITES DE SÃO PAULO

De cada quatro presidiários do Brasil um está detido por tráfico de drogas. O índice registrado em dezembro do ano passado é o maior desde o ano de 2005, quando os dados do Departamento Penitenciário Nacional começaram a ser disponibilizados.

Naquele ano, um a cada dez presos tinha sido detido por traficar drogas. O cálculo, feito pela Folha baseado nos relatórios estatísticos do Depen, inclui os presos condenados e sem julgamento.

Vários fatores explicam esse aumento, dizem especialistas. Entre eles estão a instituição da Lei de Drogas no ano de 2006, o rigor do Judiciário e da polícia na combate ao tráfico e o elevado número de presos provisórios que não podiam responder aos processos em liberdade.

Uma pesquisa feita pelo Núcleo de Estudos da Violência da USP constatou que 88% dos detidos por tráfico entre novembro de 2010 e janeiro de 2011 na cidade de São Paulo responderam aos seus processos encarcerados.

Anteontem, o Supremo Tribunal Federal declarou inconstitucional o trecho da lei que impedia os suspeitos de tráfico a responderem as acusações livres. Agora, suspeitos de tráfico poderão aguardar o julgamento em liberdade, desde que o juiz autorize.

DESPROPORCIONAL

Conforme os números do Depen, enquanto a população carcerária como um todo aumentou 1,7 vez (de 294 mil para 514 mil) entre os anos de 2005 e 2011, a quantidade de presos por tráfico cresceu quase quatro vezes (de 32 mil para 125 mil).

Com isso, pela primeira vez, o percentual de presos por tráfico se aproxima do de presos por roubo no país.

Para o presidente da Academia Paulista de Direito Criminal, Romualdo Calvo Filho, o aumento de traficantes presos ocorreu porque se ganha mais dinheiro traficando drogas do que roubando.

“O tráfico é um crime ‘light’ porque não tem violência. Ao contrário do roubo, que o criminoso corre mais riscos e ganha menos”, disse.

Ex-diretor do Denarc (departamento de narcóticos de São Paulo), Marco Antonio de Paula Santos diz que a mudança no perfil dos presos pode ter relação com a melhora das investigações e com a expansão do narcotráfico.

“Ladrões de banco e sequestradores acabaram migrando para o tráfico porque ele é menos arriscado e muito mais vantajoso”, disse.

Já o coordenador do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, Renato De Vitto, diz que o motivo é o excesso de encarceramento.

“Prender por tráfico é uma tendências internacional. Os países seguem a linha dos EUA e acabam prendendo mais do que precisa. No Brasil, isso influenciou no surgimento de facções criminosas”, afirmou.

MULHERES

Um dado que chama atenção é que a metade das mulheres que estão presas foram detidas por tráfico. O motivo, segundo policiais, é que elas são usadas pelos companheiros para transportarem a droga, e acabam sendo pegas.

Com a maior população carcerária do país, São Paulo é um dos Estados que mais prendem por tráfico. Quase 30% dos 180 mil presoss estão detidos por esse motivo.

Um Comentário

  1. Com o uso liberado, como ficará o tráfico???? E a quantidade portada de quem tiver usando???? Vai ser a “brecha” do tráfico…..depois não reclamem das polícias.Fui!

    Curtir

  2. Realmente, não sei até onde é salutar a polícia militar ficar adentrando no DP 24 horas por dia com viciados e carcomidos pelo uso contínuo da droga para registro de 0,000000 gramas.

    Caso alguém soubesse como é cansativo a prestação de contas em DISEs da vida já teria proposto a mudança da legislação.

    Não há prisão, apenas um TC. O sujeito está totalmente viciado, assim como tomo cerveja ele consome um baseado. Perde-se um tempo generoso no registro do TC, a PM deixa de patrulhar com vistas a crimes sérios, como furto e roubo a transeuntes, veículos e patrimônio e o viciado deixa o prédio da delegacia primeiro que o viciado.

    Não sei se será avanço ou retrocesso. O que não pode é ficar pelo meio do caminho. Detém, leva pro DP, autua, apreende e, pelo menos à vítima viciada, tudo acaba aí, mas depois fica registro em livro, laudo provisório, laudo final, prestação de contas e tudo isso, até onde vejo, sem efetividade algum, sem utilidade alguma para a sociedade.

    Curtir

  3. Engraçado é que em todos os países sérios, quem se contrapõe à Lei é punido. Em alguns países muito severamente. Mas no Brasil (país da América Latrina) é tudo carnaval, futebol e samba. Esperem pra ver. O tráfico aqui vai ser pior que a Colômbia dos anos 80 (lembram do Pablo Escobar?) Nosso país está a menos de 1 metro do abismo.

    Curtir

  4. Absurdo imenso, propõe-se reformas no Código Penal para penas mais severas e o que temos em resposta são penas mais brandas.

    Curtir

  5. Brasil um pais de todos!
    Todos os corruptos. . .
    Todos os sem vergonha. . .
    Todos os fihos das putas. . .
    Todos os mensaleiros. . .
    Todos os politicos safados. . .
    e Todos os traficantes. . .

    Curtir

  6. Puta Que Pariu

    A descriminalização para uso, bem como, a venda em quantidades pequenas, associada ao cultivo para consumo proprio, demonstra que Tá Tudo Dominado neste anárquico e corrupto Brasil, brasilerio.

    Acorda Brasil

    Curtir

  7. SOU A FAVOR DA DISCRIMINALIZAÇÃO PARA O USO DE TODAS DROGAS (ALIAS JA É ,POIS A PROIBIÇÃO SOMENTE GERA CORRUPÇÃO POLICIAL E VIOLENCIA-TEM UMA BOCA DE PO EM CADA ESQUINA-TUDO ARREGADO).FEITA UMA CLASSIFICAÇÃO DE PERICULOSIDADE DAS DROGAS POR UM INSTITUTO DE BIOLOGIA INGLES, COISA SERIA, CLASSIFICANDO CONFORME SEU POTENCIAL DE CAUSAR DEPENDENCIA E DANOS A SAUDE. RESULTADO. 1-HEROINA, 2-COCAINA. 3.BARBITURICOS (ESTES QUE AS PESSOAS TOMAM AOS MONTES PARA DORMIR/DEIXAR DE DORMIR/PARA DEPRESSAO…ETC….5. ALCOOOL (QUE AS PESSOAS TAMBEM BEBEM AOS MONTES)…..9.TABACO…11. MACONHA (SOMENTE 3 A CADA 100 CONSUMIDORES GERA ALGUM TIPO DE DEPENDENCIA E HOJE SO NÃO É LIBERADA POIS METADE DOS LABORATORIOS FARMACEUTICOS AMERICANOS QUEBRARIAM, POIS, JA COM COMPROVAÇÃO CIENTIFICA A MACONHA, QUE JA ERA USADA HA MAIS DE QUATRO MIL ANOS PELA MEDICINA CHINESA, É O MEDICAMENTO MAIS EFICAZ CONTRA GLAUCOMA, MAL DE PARKISON, ESCLEROSE MULTIPLA, AIDS E O MAIOR MAL DO SECULO STRES…QUE SE FAÇAM CAMPANHAS EDUCATIVAS ALERTANDO AS PESSOAS DOS MALES…..TIPO FIZERAM COM O CIGARRO ….FUNCIONA MUITO MAIS.

    Curtir

  8. Caso aconteça isso vou acender um baseado no plantão, “SE NÃO PODE COM ELES JUNTEM-SE A ELES”. É o fim do mundo, posso ouvir o som das trobetas….

    Curtir

  9. Liberar pra quê. Já existem áreas de consumo livre em estágio experimental há anos. Vide PUC – Campus Monte Alegre (Consumo livre dentro e fora do campus, e sala vip da maconha)
    USP – libera a mente dos ditos intelectuais
    OSEC em frente ao 101 DP, os bares se consome livremente.

    Vai dar cana nesses lugares, pra ver se não é ripado ou exonerado como o Delegado que prendeu o Juiz. Mexe com cachorro grande e você sai perdendo.

    Curtir

  10. o povo mais porco do mundo tem que se ferrar mesmo,liberem a venda em botecos e padarias,e logico cobrem impostos,inclusive veiculem propaganda incentivando o uso. Olha eu já deixo passar batido os noias,agora que se fodam os traficantes, que fiquem ricos, quem sabe os pais deixem de ser porcos imundos e deem mais atenção aos seus filhos,fiscalizando-os,dando amor ao invez de passarem o dia na fila de estádio de futebol para assistirem uma partida do corrupto futebol brasileiro

    Curtir

  11. PAÍS DE MERDA!!!!!!!!! POR QUÊ NÃO LIBERA TUDO DE UMA VÊZ? EM 2006 FOI A MESMA MERDA: DESCRIMINALIZA O USO PARA NÃO CONFUNDIR USUÁRIO COM TRAFICANTE. DAÍ TODO VAGABUNDO VIROU ” USUÁRIO” . AGORA AINDA VÃO DIMINUIR A PENA DO TRAFICANTE!!!!!!! ENTÃO DIMINUA A PENA MÁXIMA MAS AUMENTE A PENA MINIMA, JÁ QUE FIAR UM ANO E OITO MESES É MAMÃO DEMAIS!!!!!!!!!! JÁ ESTOU ATÉ VENDO UM VIZINHO MEU FUMANDO E CHEIRANDO NO PRÉDIO ONDE MORAMOS E RINDO DA MINHA E DA CARA DOS OUTROS POLICIAIS QUE LÁ MORAM ( COITADO, VAI FUMAR PRO POUCO TEMPO), JÁ QUE ESTÁ COBERTO PELA LEI DOS BANDIDOS DE MANDATO, ENQUANTO EU NÃO POSSO NEM FUMAR MEU HOLLYWOOD EM PAZ!!!!!!!!! PAÍS DE MERDA!!!!!!!!!! BALA NELES!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  12. Preparem-se para o aumento da violência, dos roubos e homicidios. Ver nossas crianças crescendo achando normal fumar e vender drogas ME CAUSA GRANDE TRISTEZA.
    CAGARAM NOSSAS LEIS.
    #fo… -sevocês
    #FO…-SESUASLEIS.

    Curtir

  13. Furto e Roubo de veículos também aumentaram bastante… a solução é descriminalizar também, assim desocupa vaga nas cadeias…

    Curtir

  14. TEM MUITO POLITICO USANDO E TRAFICANDO ESTE BRASIL TAI INDO PRO FUNDO DO POÇO COM ESTA LEI TAMOS PERDIDIOS POR FAVOR LIBERA LOGO O USO DE ARMA

    Curtir

  15. TEM MUITOS POLITICO USANDO E TRAFICANDO ESTE BRASIL TAI INDO PRO FUNDO DO POÇO COM ESTA LEI ESTAMOS PERDIDOS POR FAVOR LIBERA LOGO O USO DE ARMA
    EU JURO QUE NAO MATAR NEM FILHO DA PUTA NOIA TRAFICANTE

    Curtir

Os comentários estão desativados.