Resposta da Rede Globo ao Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares 30

Enviado em 09/07/2011 as 7:07 – TUTUBARÃO

Ilmo. Sr.
Álvaro Batista Camilo
Coronel PM-Presidente
CNCG-PM/CBM – Conselho Nacional de Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares

Prezado Cel. Álvaro,

Agradeço, em nome de Roberto Irineu Marinho, sua carta (Ofício no. 098/2011, de 30/06/11) relativo a cena da novela Insensato Coração exibida em 29/6.

Entendemos sua legítima preocupação quanto à fala do fictício delegado, entendida como preconceituosa contra a Polícia Militar, ainda mais em se tratando de uma instituição da mais alta importância para a sociedade. Respeitamos o inequívoco trabalho dos órgãos de segurança pública, e por isso mesmo temos colaborado em diferentes iniciativas relacionadas ao tema, bem como realizado ações para a sua promoção e valorização.

Entretanto, gostaria de fazer algumas ponderações com relação à cena em questão, transcrita abaixo e disponível em:
http://insensatocoracao.globo.com/capitulo/norma-se-revela-para-leo.html#cenas/1550389

Situação: polícia revista (com mandado judicial) a casa de Horácio Cortez (que acabara de ser preso no aeroporto, tentando fugir do país com uma mala de dinheiro) na presença de Rafael (filho de Cortez), quando chega Paula (irmã de Rafael).

Paula Cortez: O sr. é o responsável por essa palhaçada aqui?
Delegado: Delegado Rossi. E a sra. é…?
Paula Cortez: Uma das donas dessa casa. Eu acho um absurdo eu chegar aqui e estar essa bagunça, essa falta de respeito. Vocês não tem mais nada para fazer não, hein? Com tanto mendigo na rua para recolher. Que que vocês fazem, hein? Só recebem propina de motorista bêbado?
Delegado: Acho que a sra. tá confundindo um pouco as coisas, viu? Eu não sou guarda municipal, tão pouco sou policial militar. Por isso mesmo, eu vou te dar um refresco, e vou fingir que não ouvi o que a senhorita acabou de dizer, viu?
Paula Cortez: Como é que é o seu nome?
Delegado: Rossi
– Ah, eu vou te denunciar. Denunciar você e a sua corja. E acho melhor vocês saírem da minha casa…
Rafael Cortez: Cala a boca. Deixa de ser ridícula e pede desculpas.
Paula Cortez: Você tá do lado dele também agora, é?
Delegado: Escuta o seu irmão que ele sabe das coisas, ele estuda direito. Pergunta pra ele o que que é desacato à autoridade, pergunta.
Rafael Cortez: Você já deu ridículo bastante, agora sai do meu quarto. Vaza, por favor!

Como se pode ver no diálogo, a intenção de agredir a autoridade, fazendo acusações à “polícia” (entendida por ela como entidade única), é da personagem Paula, a filha sem ética do empresário criminoso que pouco antes tentara fugir junto com o pai.

Quando o delegado responde, não está ele próprio emitindo juízo ou concordando com as insinuações de leniência e corrupção: “a sra. está confundindo um pouco as coisas”, diz, e então explica – fazendo referência à fala anterior de Paula – que não é “guarda municipal”, uma vez que seria da Guarda Municipal (e não da Polícia Civil) a responsabilidade pela ordem urbana e pelo recolhimento da população de rua, e que não é “policial militar”, uma vez que seria da Polícia Militar (e não da Polícia Civil) a responsabilidade pelo policiamento ostensivo que flagra motoristas alcoolizados ao volante (situação em que poderia haver o ato de corrupção).

A resposta do delegado seria equivalente a dizer: “se você vai mesmo fazer uma provocação (que estou desconsiderando para não ter que lhe dar voz de prisão por desacato), saiba ao menos que há diferentes órgãos de segurança com diferentes funções”. Ele não acusa policiais militares ou guardas municipais de corruptos.

Espero que compreenda, assim, que não houve qualquer intenção de nossa equipe de criação neste sentido. Se, de toda forma, a percepção foi esta, tenha certeza que levaremos ao conhecimento dos autores, de modo que possam estar ainda mais atentos ao entendimento da trama pelo telespectador – algo essencial para a noção de qualidade que caracteriza a produção de teledramaturgia da TV Globo.

Por último, gostaria apenas de destacar o que consideramos um ponto relevante: a telenovela é uma obra autoral de ficção. A história é resultado unicamente da imaginação do autor, está no terreno da fantasia, sem vínculo necessário com a realidade. As tramas, situações e personagens (como a mau-caráter que acusa genericamente uma instituição pública) são meras invenções, assim compreendidas pelo público, que busca apenas entretenimento – seja na TV, no cinema, no teatro ou na literatura, da ficção científica às novelas de época. E é exatamente a liberdade de expressão e criação artística, um valor fundamental assegurado pela Constituição Federal, como bem apontado em sua carta, que permite a um autor contar uma boa história.

Permanecemos à disposição.
Um abraço cordial,

Luis Erlanger
Diretor da Central Globo de Comunicação

FLIT INCONFITENTE: Coroa de Secretário gosta da coisa pública 72

O Flit Paralisante foi procurado por uma pessoa que diz ter vídeo de carro oficial que frequentemente ingressava em determinado motel lá pelas bandas da Marginal Tietê.

Imediatamente repassou a informação para competente repórter.

A princípio seria mais um, entre centenas, caso de uso irregular de veículo público por autoridade.

Seria!

Não fosse pequeno detalhe…

O carro não estava a serviço oficial.

Ao levantar quem era o usuário chegou-se a um casal.

Pasmem!

O repórter descobriu que a usuária do veículo era mulher casada.

E o automóvel seria de uma das Secretarias de Estado…

Chefiada pelo marido!

Sim, o marido seria o chefe de uma Secretaria.

Enquanto o acompanhante, o confitente, amigo, seja lá o que eles fazem dentro do Motel, seria engenheiro de uma estatal.

Se bem que o Flit nunca entrou em Motel apenas para conversar; embora, a bem da verdade, muitas vezes, só ficasse na conversa (mole)…

Aquelas coisas que vez ou outra acontecem com quaisquer humanos.

Conversa dura ou mole ao jornalista só interessa o material caso realmente o vídeo exista.

Interessa apenas se puder fazer prova do desvio do veículo público.

Foi bem claro, sem prova do carro, é apenas um problema íntimo de casal.

Mas, segundo comentários, o Secretário já teria saído de casa.

Aguardemos eventuais desdobramentos da infidelidade administrativa e conjugal.

É duríssimo saber que um agente político – que se diz honestíssimo – dá carro oficial pra patroa lhe vestir chapéu- de- galho.

Moral ( ou imoral ) da fofoca:

O tal Secretário goza ao phoder funcionário público…

A coroa desse Secretário goza phodendo com servidor público.

Por sua vez, a coletividade se phode pagando a conta das phodas desse casal.

Nossos inimigos pisaram no nosso jardim, arrancaram uma flor, entraram nas nossas casas, e agora… 24

Enviado em 10/07/2011 as 11:31 – PREFEITO ZÉ FRANCISCO

Caríssimo, guerreiro e desesperado Dannibale:

I – A imprensa é mais peessedebista que o próprio governo, seremos taxados de desordeiros, corruptos, letárgicos e ineficientes no caso de uma greve mal comandada (vide Folha (PIG) em 2008 e colegas protestando armados).

II – A luta por melhores salários e condições de trabalho é um processo contínuo, ininterrupto, persistente, doloroso e pressupõe uma organização política muito sofisticada, um caldeirão bem mexido de Gandhi, Sun Tsu, Mandela etc. Infelizmente nossos sindicatos e associações não estão maduros para o bom combate, em que pese a boa vontade de todos (o inferno tá cheinho de boa vontade).

III – Somos muito burros também, não só covardes. Acredito que o governo teve uma boa votação dentro da PC, somos paulistas, curtimos chamar o Lula de neófito e o Serra de gestor intelectual. A PM/SP mata mais que toda a polícia dos EUA, quantas execuções arredondadas por nós como “resistência” foram feitas por você, policial civil? Muitos de nós, burros políticos, acham essa barbárie bela e correta. Os escrivães e investigadores de nível superior e os delegados bacharéis, o que pensam em termos de segurança pública? Qual a política de segurança ideal para SP? Tirando a valorização salarial e melhores condições de trabalho não existem outros argumentos, não existe trabalho científico ou tese que pudesse ser aproveitada na mídia ou em época de campanha eleitoral, não temos sequer argumentos.

IV – Somos covardes (toda a PC), você tem razão. O caso do Guerra merecia um protesto (liberdade de expressão); o caso da calcinha da corregedoria merecia outro (dignidade da pessoa humana); o SSP denegrindo a PC mais outro (desmonte do estado); folha de pagamento da PM fora da Fazenda, outro (estado paralelo); o SSP dizer que o PCC está dominado e não dominando, outro (mentira das bravas).

V – Nossos inimigos pisaram no nosso jardim, arrancaram uma flor, entraram nas nossas casas, e agora…

Investigação revela que PCC funciona como empresa de 1º mundo 34

Enviado em 09/07/2011 as 21:27 – POR REPÓRTER AÇO

A mencionada faccção atua em outros Estados da Federação, já que, em São Paulo, há somente trinta integrantes, todos presos.
Fonte: Rede Bom Dia

CRIME 09/07/2011 14:52

Investigação revela que PCC funciona como empresa de 1º mundo

Facção quer criar filiais pelo Brasil

Agência BOM DIA

Código 12. É assim que o Vale do Paraíba é chamado no ‘organograma’ do PCC (Primeiro Comando da Capital), organização que funciona como uma verdadeira ‘indústria do crime’ — capaz de construir um ‘império’ da ilegalidade em terras paulistas e tentar ampliar seus tentáculos para outros estados brasileiros. O crime S.A.

A facção, nascida em Taubaté em 1993, é quem controla o tráfico de drogas e outros delitos, tem um ‘exército’ formado por milhares de criminosos (tanto nas ruas como nos presídios).

Como uma empresa, o PCC se renova em busca de mais lucros — criando estratégias corporativas, como criar ‘linhas de crédito’ para os filiados, departamento pessoal (para cadastrar quem entra e sai da ‘firma’), setores de comunicação, lista de inadimplentes e assistência social para presos e familiares.

Investigações realizadas pelo Ministério Público de São Paulo e divulgadas no Diário Oficial do Estado no último dia 6, revelam um ‘raio-x’ da organização criminosa, que nasceu dizendo defender os direitos dos presos e, passados 17 anos, é uma máquina de dinheiro do crime.

Se no início os fundadores do ‘Partido’ centralizavam o poder, isso mudou: hoje, a estrutura do PCC é descentralizada, formada por células.

‘Sintonia’
Para manter o controle e influência sobre elas, os líderes decidiram criar as sintonias. Elas são os departamentos da empresa. O ‘código 12’ é um dos subgrupos da ‘Sintonia do Interior’ — há ainda outros seis (todos identificados pelo DDD). Há também no organograma a divisão ‘Capital’ e ‘Baixada’.

Além dessas, o PCC mantém sintonias da ajuda (que fornece dinheiro para presos e parentes deles), prazo (relaciona os devedores), ‘bicho-papão’, a rifa (cria sorteios e dá prêmios, para ajudar o caixa do grupo), da rua (coordena os ‘irmãos’ livres), dos presídios, dos salves (é responsável pela divulgação das ordens da cúpula), do livro (cadastra os que entram na facção) e dos gravatas (advogados).

A sintonia dos Estados tem como meta ampliar o domínio do PCC para todo o Brasil.

Tráfico é a principal fonte de dinheiro
A venda de entorpecentes é hoje o carro-chefe das finanças do PCC. A facção, no entanto, também realiza roubos, sequestros e homicídios — parte dos assassinatos é ordenada pelo tribunal da organização, que faz papel de promotor, juiz e carrasco.

Para se referirem à maconha, os membros do PCC usam o termo ‘Bob’. Cocaína e crack são chamados de ‘ML’ e a pasta base de cocaína de ‘PT’. Mensalmente, os ‘irmão’ são obrigados a pagar uma taxa ao ‘Partido’, conhecida como ‘caixote’ ou ‘bicho-papão’. No Vale, a organização cadastra os pontos de venda de droga.

‘Sintonia Geral do Comando’ chefia a empresa do crime
Apesar de estar dividido em células, o PCC se mantém ‘unido’. Todas as células e sintonias respondem ao comando geral do Partido — a sintonia geral do Comando ou sintonia geral Final. No relatório do Ministério Público, divulgado no Diário Oficial do Estado no último dia 6, é citada a existência de ‘milhares’ de membros da facção, entre ‘primos’ (os simpatizantes) e ‘irmãos’ (quem já foi batizado no grupo).

Ao ser aceito no PCC, o criminoso entra no ‘livro’ — lá estão os cadastros dos integrantes da organização (com nome, apelido, cidade, número de matrícula e unidades prisionais por onde já passou, uma espécie de currículo). A organização foi criada no dia 31 de agosto de 1993, no anexo da Casa de Custódia e Tratamento de Taubaté.

RAÇA COVARDE QUE SÓ SE “AGIGANTA” QUANDO É PARA POSAR DE SERES SUPERIORES OU PARA CHUTAR ALGUM CACHORRO SARNENTO 51

Enviado em 10/07/2011 as 0:03 – por DANNIBALE 

———————————————————————————————————–
CITAÇAO:
INTERIOR :CAROS POLICIAIS CIVIS, PERCEBERAM QUE NENHUM DELEGADO DE POLICIA SE MANIFESTA NESTE BLOG… O QUE SERÁ QUE ELES SABEM QUE NÓS SÃO SABEMOS?
———————————————————————————————————–
DELEGADO EM SAMPA É UMA RAÇA EM EXTINÇAO: ESTAO SEM PODERES, ESCUCHADOS DE TODO LADO: MP, PM, SECRETÁRIO, MARGINAIS, GOVERNADOR, CORREGEDORIA, ETC
NAO SOUBERAM CUIDAR DA CARREIRA E AGORA VIVEM CHORANDO AS PITANGAS PELOS CANTOS DAS DELEGACIAS OU TREMENDO NOS DEPARTAMENTOS COM MEDO DO BONDE DO TIGRAO, DIGO DO DECAP; RAÇA COVARDE QUE SÓ SE “AGIGANTA” QUANDO É PARA POUSAR DE SERES SUPERIORES OU PARA CHUTAR ALGUM CACHORRO SARNENTO (LEIA-SE RESTOPOL) ;
AGORA NAO TEM UM MÍNIMO DE BRIO PARA DIZER NAO PARA UM ABSURDO SURREAL QUE É ASSINAR OS MILHOES DE BOLETINS NAO CRIMINAIS QUE VEM POR AÍ …..

.EXS. ENTAO SEU DELEGADO ESSA SAMAMBAIA TAVA NO LADO DIREITO DO CORREDOR DO PRÉDIO HAVIA CINCO ANOS , ELA (A SINDICA) NAO TINHA O DIREITO DE MUDÁ-LA DE LUGAR …..ENTAO DOTÔ MEU PNEU FURÔ (FALANDO COM UM PUTA BAFO DE CACHAÇA) E EU VOU ME ATRASAR PARA CHEGAR EM CASA MINHA MULHER VAI FICAR UMA ARARA, A CULPA É DA ESTRADA QUE TA CHEIA DE BURACO, DAI EU QUERIA ABRIR UM B.O. …… POIS ELA SEMPRE TRAZ O SEU CACHORRO PARA CAGAR NA FRENTE DA MINHA CASA, NAO INTERESSA QUE ELA RECOLHE O COCÔ, ISSO TA ME INCOMODANDO E MEU ADVOGADO DISSE PARA EU FAZER UM BOLETIM PARA ENTRAR COM DANOS MORAIS!! E ETC.

E QUEM NAO FIZER VAI RESPONDER SINDICANCIA DIRETO… E VOCES DELEGADOS VAO ACEITAR ESSA !!! ORA POR FAVOR HONREM SEUS TERNOS E TAILLEURS
VAO ASSINAR ESSE MONTE DE LIXO SÓ PARA FAZER PROPAGANDA POLÍTICA PARA QUEM LHE PAGA UMA ESMOLA DE SALÁRIO!!! VOCES SAO POLÍCIAIS??? KKKK, NAO ME FAÇAM RIR!!!

EU FIZ CONCURSO PARA SER POLÍCIAL NAO ATENDENTE DE POUPA-TEMPO!!!

SE EU FOR PARA O PLANTAO, VOU USAR DIARIAMENTE UM NARIZ DE PALHAÇO!!!

E QUANTO AS ASSOCIAÇOES NAO SABEM PEDIR , NAO SABEM MOBILIZAR (OU NAO QUEREM) POIS EM QUESTAO DE GREVE NAO SE JOGA COM A SORTE; SE QUISEREM NOS REPRESENTAR E MOBILIZAR ISTO TEM QUE ACONTECER NO DIA-A-DIA, COM REUNIOES, ASSEMBLEIAS E MUITA INFORMAÇAO, NAO NA SURDINA, TUDO QUE É FEITO NA SURDINA É FEITO PARA ESCONDER ALGUMA COISA!!! TEM QUE SE FALAR A CADA MOMENTO O QUE ESTAMOS PEDINDO , TEM QUE USAR A MÍDIA PARA OBTERMOS APOIO DA POPULAÇAO, PARA CONSCIENTIZA-LA QUE NOSSA PROPOSTA E JUSTA E NECESSÁRIA; ……AGORA JOGAMOS DE UMA HORA PARA OUTRA A QUESTAO DA GREVE NO COLO DOS POLICIAIS E SE PEGAR, PEGOU!!! SE NAO PEGAR DIZEM ENTAO QUE ‘TENTAMOS’ E SE ACEITA QUALQUER PORCARIA DE AUMENTO!!! DAI SE ACONTECE A GREVE A POPULAÇAO É BOMBARDEADA COM INFORMAÇOES TENDENCIOSAS DE UMA MÍDIA VENDIDA …. PARA ELES (OS CIDADAOS) A GREVE VAI PARECER ABRUPTA (COISA DE IRRESPONSÁVEIS) E ASSIM O GOVERNO NOS MASSACRA SEM PERDAO E AINDA COM A OPINIAO PÚBLICA A SEU LADO!!??

TEMOS QUE PREPARAR OS POLICIAIS E A POPULAÇAO PARA UMA POSSÍVEL GREVE JUSTA!!! TEM QUE TER DEMONSTRATIVOS DOS SALÁRIOS PAGOS EM OUTRAS UNIDADES DA FEDERAÇAO, BEM COMO DE COMPROVAÇAO VIA GRAFICOS DO DIEESE COMPROVANDO QUE O GOVERNO TEM SIM DINHEIRO EM SEU CAIXA PARA PAGAR UM SALÁRIO DIGNO AO POLICIAL E AO PROFESSOR!!! CASO CONTRÁRIO VEREMOS A RETÓRICA DO SENHOR GOVERNADOR DIZENDO QUE O ESTADO QUEBRA SE AUMENTAR OS SALARIOS MAIS DO QUE A MIXARIA QUE ESTARAO PROPONDO!!!

QUANDO EU FALO QUE OS SINDICATOS NAO SABE PEDIR É PORQUE QUANDO SE PEDE NAO TEM QUE TER PODERAÇAO, COMPREENÇAO , COMPAIXAO, OU QUALQUER “MORNISMO” …..NAO….TEM É QUE TER NÚMEROS NA MAO E RACIONALIDADE NAO ESTAMOS PEDINDO AUMENTO ESTAMOS PEDINDO REPOSIÇAO SALARIAL, TEM DINHEIRO EM CAIXA ENTAO PAGUE OU ARQUE COM O DESGASTE POLÍTICO, MUITO DINHEIRO NOS ROUBADO, NAO DEIXEMOS MAIS!!! SE É 100, 200 OU 300% NAO INTERESSA TEM QUE COLOCAR ISSO DE INICIO PARA COMEÇAR A NEGOCIAR , FORA OS OUTROS ITENS, TEM QUE ESTAR TUDO ESMIUÇADO, TUDO CLARO PARA TODOS!!!
.
.
EM TODOS OS ESTADOS FAZEM GREVE A FEDERAL FAZ GREVE E SÓ NÓS NAO PODEMOS!!! ISSO É COISA DE MENTES PEQUENAS, ATUALIZEM-SE OU APOSENTEM-SE!!!

DELEGADOS FAÇAM POLÍCIA, NAO B.O.s DE INUTILIDADE, NAO ACEITEM ESTA ABERRAÇAO, POR FAVOR, ENTREM NA ADOLESCENCIA QUE EU ESTOU CANSADO DE CRIANCICE, APRENDAM A DIZER NAO!! LEVANTEM A CABEÇA E VAO A LUTA

QUERO POR ÚLTIMO TIRAR MEU CHAPÉU PARA AQUELES DELEGADOS QUE SAO DE LUTA, QUE NAO SE ACOVARDAM E QUE JA EXPRESSARAM QUE NAO COADUNAM COM A MEDIDA DOS BOS NAO CRIMINAIS E QUE JA AVISARAM DE ANTEMAO QUE NAO IRAO SEGUIR ESSA MEDIDA ARBITRÁRIA E ABSURDA.

O QUE O GOVERNO OFERECE AOS DELEGADOS PAULISTAS 46

Recebido por e mail
Abaixo está delineado o que o governo nos oferece, após esses seis meses de negociação ou enrolação. A extinção da 4ª classe é apenas para dizer que já não somos mais o Pior Salário Do Brasil, pois todos os colegas que estão na 3ª classe (em torno de 2.000) continuarão na respectiva classe, portanto, a extinção se refere há pouco mais de 150 colegas que estão na investidura temporária.

A assembléia na ADPESP será no dia 15/07/2011, assim sendo, façam um esforço para ir e demonstrarmos coesão no que for decidido. Quem não participa não tem o direito de somente reclamar o decidido. Na impossibilidade do colega participar faça uma procuração em nome de outro que possa ir para que aja legitimidade na tomada de posição da carreira