JOÃO ALKIMIN: ESTA POLÍCIA CIVIL 72

20.05.2011 

Esta Policia Civil

 

 

por João Alkimin 

Algumas coisas causam-me estranheza, por exemplo o Conselho da Policia Civil, por quê desse nome, se é composto somente por Delegados de Policia? Deveria ser Conselho dos Delegados de Policia. 

Para ser Conselho da Policia Civil deveria ter integrantes de todas as carreiras e não somente Delegados. 

Outra coisa que me causa estranheza são seus julgamentos sempre secretos, não vindo a público sequer o nome do delegado de policia sorteado como Relator em um processo administrativo.
Seus julgamentos são sempre secretos, pois, vejamos: o advogado não é intimado da data do julgamento, não existe sustentação oral.

Ora, quem tem prerrogativas de juiz para decidir o destino de outrem deve se portar como tal. 

Mas, já tive conhecimento de advogados que precisaram impetrar mandado de segurança para tentar conseguir simplesmente estar presentes na sessão de julgamento, e não conseguiram. 

Portanto, entendo que é hora de mudar e se dar transparência aos julgamentos, pois, afinal, lá se decide o destino e a vida de um funcionário e não acredito que os conselheiros conheçam com minúcias do que trata o processo. 

Nem no judiciário, em julgamento de habeas corpus, todos os Desembargadores sabem o que está sendo julgado, já que o único que fica com o processo é o Relator, tendo o advogado que enviar memorial aos outros dois julgadores, calcule-se no Conselho da Policia Civil. 

Entendo também que já passou da hora do Delegado Geral de Policia ser escolhido em lista tríplice após votação dos policiais. 

Não se justifica mais a escolha individual e muitas vezes por subserviência ou simpatia pessoal do Secretário de Segurança e subserviência do escolhido a quem escolhe, diga-se de passagem.
No Tribunal de Justiça o presidente é escolhido após o voto dos Desembargadores que compõem aqueles sodalício. 

No Ministério Público, uma lista tríplice é enviada ao Governador após o voto dos integrantes daquele órgão. Assim acontece na Defensoria, na Procuradoria de Justiça e em outros órgãos. 

Por que somente a Policia deve ficar ao querer do Governador se a Policia é Policia do Estado e não do Governo? Infelizmente parece que nem todos pensam assim.

É dificil haver legitimidade se não tiver escolha por vontade da maioria.
É necessário uma solução. Se não querem que todos votem – o que eu particularmente sou favorável – que se estude um mecanismo para eleições diretas. Bem como se determine um tempo de mandato ao ocupante do cargo, e que ele não possa ser afastado no mandato.Somente assim a Policia Civil estará livre de injunções politicas.
Não entendo como, em pleno século XXI, diretores de departamento e seccionais ainda são escolhas do Delegado Geral. Não seria a hora de se estabelecer um plano de carreiras?

É impossivel para um diretor ou seccional estabelecer um plano de metas se desconhece quando será defenestrado do cargo, até sem nenhuma explicação, porque a chamada “administração superior” deseja colocar em seu lugar um apaniguado. 

Sobre salários, não há o que falar! É vergonhoso e indigno. Me causa repulsa, não dá para conceber que um policial receba um salário infame mais algumas esmolas como penduricalhos que quando se aposenta perde. É algo criminoso. 

Soube também que quando o policial é preso seu salário é diminuido. Algo que não acontece juízes e promotores, por que a discriminação? 

A Lei é igual para todos, mas infelizmente nesse país alguns são mais iguais. Ou então aquela velha maxima “os iguais devem ser tratados de maneira igual e os desiguais de maneira desigual”.Tenho pena dos policiais civis que arriscam suas vidas, trabalham em locais insalubres e recebem salário de fome.
E o que faz o Conselho da Policia Civil para melhorar isso? Nada! Já disse repetidas vezes, estão mais preocupados com suas cadeiras, seus carros, seus status do que com a Instituição.Porem, quando perdem suas cadeiras passam a vociferar contra tudo e contra todos, principalmente contra o Estado a que serviram tão diligentemente. 

É necessário que nossos politicos pensem e façam alguma coisa em prol da Policia, pois do jeito que está não pode continuar! 

João Alkimin é radialista – showtime.radio@hotmail.com

Um Comentário

  1. Aí, Guerra.

    Vinte anos sem o dono do Maria do Carmo, aquele rapaz que ele comprou no Norte.

    Fonte: Tijolaço

    20
    May

    Vinte anos sem o polêmico Tarso de Castro

    O Tijolaço faz hoje, dia em que se completam 20 anos de sua morte, uma homenagem a um grande jornalista e um homem permanentemente apaixonado: Tarso de Castro. Tarso, com todo o merecimento, é lembrado como criador, entre outras publicações, ao Pasquim, que se tornou símbolo de irreverência carioca ante a ditadura.

    Mas o carioquíssimo Tarso era gaúcho e de Passo Fundo…

    Havia, entre ele e meu avô, uma admiração enorme e mútua, embora de vez em quando se trocassem farpas.

    Então, em homenagem a Tarso, conto aqui que, muitos anos antes do Pasquim, Tarso também participou da criação de um jornal polêmico.

    Era Panfleto, que se definia cono “o jornal do homem da rua”, dirigido pelo grupo de esquerda que Leonel Brizola liderava e se expressava na Frente de Mobilização Popular.

    Em fevereiro de 1964, e com Tarso como secretário de redação e grande animador (e carregador de piano) da publicação, o jornal nasceu, enfrentando tanto as posições de Carlos Lacerda quanto o que considerava as vacilações do governo Jango.

    Durou só um mês e meio, mas chegou, segundo o magnífico trabalho de pesquisa do professor Jorge Ferreira, da Universidade Federal Fluminense, chegou a circular entre 200 e 500 mil exemplares.

    No dia do golpe, a polícia de Lacerda invediu e incendiou a redação do Panfleto. Ainda bem, porque numa sala próxima, que também pegou fogo, estava parte das fichas dos famosos Grupos dos Onze. Muita gente, certamente, escapou da prisão, da tortura e até da morte pela selvageria incendiaria do lacerdismo.

    Fica assim, contado um pedacinho pouco lembrado da história do Tarso, a homenagem da gente ao grande jornalista, de uma combatividade e rebeldia que fazem falta nos dias de hoje.

    Curtir

  2. Falou bem e o disse muito bem.
    Conselho quebra galho para delegados.
    Uma vergonha.
    Um tribunal de exceção?? (é assim que se escreve?)
    E ainda acham tempo para falar de honestidade.

    Curtir

  3. Muito bem colocado pelo Alckmin, estou bastante desanimado, não vejo a hora de passar em outro concurso.

    Curtir

  4. Perfeita Colocação:

    ”Para ser Conselho da Policia Civil deveria ter integrantes de todas as carreiras e não somente Delegados. ”

    Com a palavra Dr Marcos Carneiro !!!

    Só falta o aumento não vir LINEAR !!!!!!!!!!!!!!!!

    Alguém Duvida disso ??????????????????????????????????

    Só o Delegado que trabalha na PC ??

    Curtir

  5. a escolha do delegado geral, após lista tripice, não pode acontecer, pois fortalecerá a instituição, inexiste interesse… salvo o interesse público, acho que alguem, da pm ou do mp, não tem interesse…

    Curtir

  6. Ao final a culpa é do governo. O governo (leia-se psdb e mp) bate palmas pra ver louco (leia-se cardeiais) dançar. Simples assim.

    Curtir

  7. Parabéns, temos que mostrar que a policia civil é composta por outras cabeças que também sabem pensar e muiiiiito, a começar por exemplo, quem realmente trabalha e conhece todos os pontos de uma Delegacia, de uma investigação, de uma boa conversa politicamente correta com várias autoridades existentes, e com várias pessoas da sociedade; somos nos o resto….. Temos que avançar e terminar com esta farsa que existe dentro de nossa instituição. SOMOS TODOS POLICIAIS E QUEREMOS O BEM DE TODOS…DE TODOS…DE TODOS…DE TODOS…DE TODOS….queremos um lugar que se faça representar e tenha voz ativa. POLICIA CIVIL SOMENTE SE COMPLETA COM UMA EQUIPE FORMADA E ATUANTE. E NÃO SOMENTE DELEGADOS…CHEGA….

    Curtir

  8. João.
    Você recebeu informação errada.
    Quando o policial civil é preso. ele não recebe nada,
    sua familia fica à mingua. Depende de esmola de amigos e parentes.
    É assim que funciona a coisa!!!!!!!!!!!!
    Faça uma entrevista, com algum preso do PEPC?

    Curtir

  9. Escolha pela lista triplice o DG, kkkkkk, plano de carreira, kkkkkk, quem manda é escolhido pelo DG, a maioria dos seccionais não conhece a area que trabalha, consegue chegar ligando o GPS, nãoconhece a criminalidade da cidade,traz alguns delegados com ele coloca nos distritos maiores, eles tb não sabem nem onde estão, são aventureiros, gafanhotos, comem a lavoura até o talo e adeus otarios vcs que são da região que se virem, eles não tem cmpromisso com a cidade. Note bem, seccional que é da sua região zela com mais cuidado, pois tem um nome a zelar, DG não inventa, sequestro é sequestro, homicida é homicida, acorda sonhador.

    Curtir

  10. QUANDO ENTREI NA POLICIA JA TINHA ESTA HISTORIA DE ELEIÇÃO PRA DG. ANTES DA CONSTITUIÇÃO, O GRANDE AMIGO DO QUERCIA MATOU NO NASCEDOURO[amandio]
    VAE FICAR IGUAL CARREIRA JURIDICA.
    FAÇA O QUE MANDO, NÃO O QUE FAÇO

    Curtir

  11. no governo do quercia, os delegados poderiam conseguir tudo, menos a isonomia com o mp.

    alguns delegados da época, com poder de mando, não quiseram que o dg fosse eleito…

    alguns delegados, hoje, na cupula, ajudaram a policia a perder muito, posto sempre olhares pros seus umbigos…

    acho que a unica coisa boa feita, após a saida do governo montoro, pra policia, foi tirar esse cancer chamado detran. será que estou errado?

    montoro foi bom governador?
    como jurista , cumpria a lei?

    teve outro governador melhor que ele?

    quem era o dg, à epoca do montoro?

    teve algum dg melhor que o da epoca do montoro?

    no aguardo das respostas, atenciosamente.

    Curtir

  12. A PC é composta por todos os policiais e não somente de uma única carreira, portanto o certo seria termos um Conselho Superior com representação de todas as carreiras.
    Alguns estados já contam com Conselho estruturado dessa forma, ou seja, um Conselho Superior democrático onde todas as carreiras são representadas. O estado de São Paulo é provinciano e arcaico. Está na hora disso mudar. Os sindicatos existem para representar os interesses de seus sindicalizados, portanto já é tempo de mostrarem serviço, não é mesmo?

    Curtir

  13. o que me consola que esse governo criminoso do PSDB acabou e que o XUXU nunca irá à Presidência da República. Sabe o que é pior, todos sabem o que ocorre aqui em SP, e ninguém faz nada… A cúpula da Polícia Civil é uma cambada de dinossauro que nada sabe e só se preocupa com quanto entra em seu bolso e a respectiva cadeira. O coitado do plantonista agora vai ter que largar o BICO pra se dedicar a esse lixo de polícia. Tava ruim: verão agora com esse DGP retardado sem noção

    Do jeito que está, é melhor mesmo que a PM engula a Civil, quem sabe melhora alguma coisa…

    Curtir

  14. Depois de um exílio – período de observação…
    VOLTEI!

    Excelentes PALAVRAS do ALCKIMIN

    Curtir

  15. certo é que ALCKMIN (primo do governador) está CERTÍSSIMO…

    As palavras dele são exatas e oportunas…

    INFELIZMENTE… por infelicidade….

    NUNCA vão acontecer… NÃO vai dar!

    Com essa corja POLÍTICA que temos… nem pensar….

    Com os “delegas” que temos na administração superior… NUNCA acontecerá…

    Pura ilusão…

    É uma pena

    Curtir

  16. MEU POVO E MINHA PÓVA, O SEGUINTE É ESTE: O DGP É APENAS MAIS UM MANDADO PELO PINTO E PELO XUXU, ELE TEM QUE SE MEXER, TEM QUE MOSTRAR QUE ESTA FAZENDO PARA MELHORAR A SEGURANÇA PÚBLICA NO AMBITO DE POLÍCIA CIVIL, NO ENTANTO ELE NÃO TEM MATERIAL HUMANO E FINANCEIRO, PIOR NEM PODER DE DECISÃO, PORTANTO PARA ENGANAR A POPULAÇÃO E AGRADAR O XUXUPINTO, ELE RESOLVE O PROBLEMA ASSIM….TIRA DAQUI E BOTA ALI, MUDA UM DE LUGAR E BOTA OUTRO NO MESMO LUGAR, FECHA AQUI E TULMUTUA, EMPURRA PRA LA E PUXA PRA CA, SACODE ALI E COÇA AQUI, TORNA TIRAR DAQUI E BOTA ALI, MUDA UM DE LUGAR E BOTA NEHUM NO MESMO LUGAR, AVISA ALI E AMEAÇA AQUI, PEGA LA E PROIBE CA, AGRADA ALI E ENTRISTESSE AQUI, SORRI ALI E CHORA ACOLÁ, ORDENA AQUI E É MANDADO LÁ, PUXA SACO LA E PUXA SACO LA !!!
    ENTENDERAM AS MANOBRAS? ISSO QUE É ADMINISTRAR COM COMPETÊNCIA!! E CADEIRA É BOA….ENTENDE?

    Curtir

  17. eu queria que o governo desse 100% de aumento para os Delegados e nada pra nós. Talvêz assim alguém se manifestaria e conseguiria 70% do valor do salário do DelPol.

    Curtir

  18. Pelo que vejo, alguma coisa está errado, os Delegados dizem ser Polícia Judiciária, porem as regalias do judiciário é claro, do Ministério Público tambem, e o porque os delegados não se enquadra na escolha da lista ¨tríplice após votação dos policiais¨ tambem, então o que eles propalham, não condiz com a verdade de serem polícia judiciária e não delegado de polícia civil. durma com um barulho deste. Pedro Baiano73a. – Mongaguá – S.P.

    Curtir

  19. não demora muito o alkpinto acaba com os delegados,eo retopol fica nas delegacias so atendo o publico e arredondado pra mike, e o reto, bem o resto fica pra depois
    FUIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIIII

    Curtir

  20. o governo do psdb pensa que nós policiais somos relógio, que gostamos de trabalhar de graça, aumento que é bom mesmo, NADA!!!até agora não anunciou nada, como de costume, espezinhando a polícia civil, deixando por ultimo o anuncio do nosso( ínfimo, vcs vão ver) aumento.

    com certeza o pinoquiomin vai vir com uma merrequinha de aumento prá enganar trouxa, e ai é a hora de nós darmos o troco, com uma bela GREVE, como a que a polícia civil de vários estados está fazendo.

    não é possivel que só nós policiais civis do estado de sp vamos ficar prá trás. vamos mostrar a ele e ao pinto que nós temos vergonha na cara e que o buraco é mais em baixo.

    Curtir

  21. SUJERADA DO PDT+PT EM CAMPINAS – TAMO FUDIDO COM PSDB COM PT… INFELIZMENTE NÃO HÁ ESPERANÇA ENQUANTO FORMOS GOVERNADOS POR PILANTRAS DE QUALQUER PARTIDO

    Curtir

  22. ENQUANTO QUE NOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL A PRESENÇA DA PM É MUITO GRANDE SÓ PARA APARECEREM NA MÍDIA. JA AS ÁREAS CENTRAIS DAS CIDADES FICAM CHEIAS DE PMs DURANTE O DIA SÓ PARA TRANSMITIR UMA FALSA SEGURANÇA. É ISSO QUE DÁ AS DEMAGOGIAS DO PSDB.

    Insegurança nas escolas

    Após prestar solidariedade à família de estudante assassinado na Faculdade de Economia da USP, no último dia 18/5, Donisete Braga (PT) abordou o problema da falta de segurança nas escolas no Estado. Não há policiamento na porta das escolas, onde “coisas terríveis” como assaltos e tráfico de drogas acontecem, disse. “Infelizmente os cidadãos estão em situação de insegurança, enjauladas em suas residências”, resumiu o deputado, atribuindo a culpa à falta de uma política de segurança pública dos governos do PSDB. (MF)

    Curtir

  23. Obrigado mais uma vez SR João Alkimin, como o colega disse ai encima não sou relógio e não trabalho de graça!!!!

    Curtir

  24. Tenho a impressão sempre que existe um objetivo final nessa história toda…
    Todos sem perceber, conspiram contra os policiais civis.
    Está em processo de extinção.
    Agonizando lentamente.

    Curtir

  25. A Corregedoria e o Conselho são como a Inquisição, e o tempo da Prova Legal:
    1. Bastam duas testemunhas idôneas para a condenação;
    2. Não há contraditório e ampla defesa;
    3. O veredito é dado por um conselho sem justificativa de voto;
    4. Não há método ilegal de obtenção de provas;
    5. O acusado não participa das discussões do conselho;
    6. O condenado não tem direito à apelação;
    … e vai por aí.
    Essa prática foi condenada e proibida por Napoleão.
    Mas, a Revolução Francesa não passou pela Polícia, e oe policiais estão submetidos aos caprichos dos Napoleões.

    Curtir

  26. E as prefeituras ligadas ao PSDB, tem muita sujeira e não é pouco, vide caso da merenda escolar, onde cunhado do governador é o principal investigado e lobista, nemhuma ação ação espetaculosa.
    Guerra de poder e uma tentativa de minar a evolução do PT no estado, haja vista o desmatelamento do PSDB.

    Curtir

  27. Justiça de São Paulo proíbe Marcha da Maconha
    Justiça alegou que evento marcado para este sábado promove o uso e o tráfico de drogas
    iG São Paulo | 20/05/2011 21:35
    A 2ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo proibiu, por meio de liminar em mandado de segurança, a realização da Marcha da Maconha, prevista para este sábado, às 14h, no vão livre do Masp, na avenida Paulista. Pedido foi feito por representantes do Ministério Público do Gaerpa – Grupo de Atuação Especial de Repressão e Prevenção aos Crimes Previstos na Lei Antitóxicos.

    Leia também:
    Justiça veta Marcha da Maconha em Curitiba
    Juiz libera 17 pessoas para Marcha da Maconha em SP
    De acordo com a decisão do relator do processo, desembargador Teodomiro Mendez, “o evento que se quer coibir não trata de um debate de ideias, apenas, mas de uma manifestação de uso público coletivo de maconha”. Na decisão, é afirmado também que a marcha promove o tráfico de drogas.

    Além disso, a Justiça determinou que “sejam oficiados, com a máxima urgência a Secretaria de Segurança Pública, as autoridades responsáveis pela Polícia Civil, Polícia Militar, Guarda Civil Metropolitana e Companhia de Engenharia e Tráfego, para que adotem as medidas legais necessárias para coibir a manifestação”.

    Curtir

  28. no Deic, dois tiras ,com mais de 20 anos de prédio, levaram ripa por que um deles tomou café na cozinha da diretoria.Os Delegados se acham seres superiores,vindos de outro planeta.

    Curtir

  29. Por que será que a ROTA foi chamada hein ???

    o pessoal do DP da área não poderia ser empregado ??

    Curtir

  30. Só faltou o jornalista abordar que as reuniões do Conselho sempre foram feitas ou acompanhadas de almoços em restaurantes caríssimos da Capital, tudo com o uso de dinheiro público. Inclusive com fotos colocadas no site da PC.

    Sugiro que algum parlamentar exija a prestação de contas (só não pode ser o Campos Machado que está entrutado com um monte de delegado) ou o Tribunal de Contas do Estado ou o MP.

    Conhecerão as patifarias feitas com o dinheiro público. Ou vcs acham que foram retiradas do próprio bolso. (ah, não podemos esquecer os envelopinhos dos recolhes)

    Curtir

  31. A natureza do cargo não aconselha essa medida e nem é necessária porque o Delegado,enquanto exercendo esta função de chefe da instituição não goza de indenpendência absoluta para tomar decisões que possam ser contrárias à política governamental.
    o que nos interessa é a independência do Delegado enquanto exercendo tipicamente a competência dos atos de polícia Judiciária. Só isso. Polícia não é um poder autônomo e seu chefe,cargo político,não deve ter essa indenpendencia. Esqueçam, isso nem merece consideração. E supondo que o governo queira jogar areia nos olhos dos policiais e aceite, por exemplo,uma lista trìplice. O que mudará? Quantos homens há na instituição em reais condições de gerenciar esse elefante com eficiência necessária?
    A polícia civil deve continuar atuando do mesmo modo desde que foi criada? A atividade fim tem satisfeito a sociedade e os seus próprios integrantes?
    Essa conversa toda não passa de fogos de artifício.Brilha muito,é bonito e esvai-se logo e é só isso. ATIVIDADE TÍPICA DE POLÍCIA JUDICIÁRIA,nos moldes delineados no código de Processo Penal.

    Curtir

  32. Desculpem o erro. ATIVIDADE TÍPICA DE POLÍCIA JUDICIÁRIA, delineada nos moldes da legislação, deve ser a preocupação máxima da instituição. Eleição de DG é vento.

    Curtir

  33. NOVA PROVA ORAL DE FOTÓGRAFO SE NÃO HOUVE FRAUDE?

    Uma nova prova oral de Fotógrafo Pericial será realizada na academia de policia.

    Seis meses após o termino do concurso, caiu na imprensa uma matéria sobre uma ‘’suposta’’ fraude no concurso da Policia Civil de São Paulo, porem após ser aberto inquérito policial para tal investigação do caso, foi comprovado que nenhuma irregularidade ocorreu de fato no certame.

    Mesmo os aprovados recorrendo ao Tribunal de Justiça de São Paulo o Secretário de Segurança Pública, Sr. Antônio Ferreira Pinto, negou-se a dar a informação correta ao Juiz Desembargador.

    De maneira obscura foi negado o Mandado de Segurança, mesmo sabendo que a Pedido do Ministério Publico o inquérito foi arquivado por falta de provas.

    Quais irregularidades ocorreram para que seja refeita uma nova prova oral??

    Porque o Sr. Ferreira Pinto quer de qualquer maneira que seja refeita a prova??

    De alguma maneira existe uma força maior por trás querendo que realmente alguém que não tenha obtido êxito na prova oral, consiga desta vez.

    Esta em andamento o Recurso Hierárquico desde o sobrestamento do concurso, que por sinal esta sem decisão ainda do Governador Geraldo Alckmin.

    Pode um Secretário passar por cima das Leis Estaduais e Federais e tomar a frente do caso realizando outra prova, que de acordo com o Edital do concurso em hipótese alguma será refeita a prova oral, e principalmente sem o resultado posto do recurso pelo Governador.

    Existe alguma lei que seja cumprida de forma correta nesse Governo?

    O caso será remetido ao STJ para que providências justas sejam tomadas, sem influências do Estado.

    O Governador esta sabendo do caso e nega-se a dar uma solução.

    Curtir

  34. Estrala o CHICOTE GAECO !!!!!

    Faz a limpeza que tá precisando muito !!!

    O Povo Agradece !!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  35. marco polo, vc. é pm,logo, não se entrometa na estrutura da pc.,duvido que sua pm admitiria praças em seu conselho do estado maior,bem, se for para servir cafezinhos aos oficiais tudo bem!.Fica na sua senão a turma vai começar a baixar o porrete na sua pm,e aí vc. rasga a roupinha em elogios a sua corporação,elogios que ratifico em alguns aspectos,mas como anteriormente afirmei não concordo com exageros,como por exemplo vc. intervir dizendo que o conselho da pc deveria ser misto,então que o comando geral da pm seja constituido,também, por representantes dos praças,subtenentes,sgts. cabos e soldados,e não como copeiros,mas sim participando de suas decisões.Aí estará tudo correto e empatado! bom dia!

    Curtir

  36. Por que a rota foi chamada

    Havia um certo desconforto do governo e do comando da PM de que a rota só atua na periferia,combatendo criminosos ,ditos comuns,e que a mesma não prendia magnata.Agora com o apoio do MP,eles vão dar um jeito de tirar esse nódolo, de sua imagem impoluta.Agora a rota além de fazer escuta ilegal,com anuência do MP,vai cumprir mandado de busca tb ou seja o trabalho pertinente à policia judiciária.

    Curtir

  37. Mesmo que houvesse eleições para delegado, estariamos na mesma situação das eleições para presidente, governador ou prefeito.
    Não saberiamos em quem votar, pois, não existem atualmente delegados aptos para serem votados, uma vez que, todos estão mais interessados em defender a tal “cadeira” e seus interesses particulares do que a instituição.

    Curtir

  38. A PC BANDEIRANTE SOMENTE SERÁ FORTE QUANDO TODAS AS SUAS CARREIRAS FOREM VALORIZADAS;
    .
    .
    DESEJAMOS UMA PC MAIS TÉCNICA;
    .
    .
    PRECISAMOS DE SALÁRIOS DIGNOS;
    .
    .
    AFINAL, SOMOS NÓS QUE FAZEMOS A HISTÓRIA; NÃO FICAMOS CONTANDO ELA EM AUDIÊNCIAS NOS FÓRUNS.

    Curtir

  39. Por quanto existirem seguradores de cadeiras, sugadores de serviço alheio (delegados e Oficiais) a policia vai continuar como uma carroça atrapalhando o trânsito em uma rodovia, aliàs uma rodovia muito bem pedagiada e gerida pelo PSDB e seus asseclas. Esse comandante Geral da PM e também o Delegado Geral não parecem pessoas sérias, mas capachos de um Partido politico despedaçado e sem expressão, sinto saudades de quando uma autoridade respeitosa e firme representava o estado de São Paulo.

    Curtir

  40. “A POLÍCIA CIVIL É UMA POLÍCIA DE ESTADO E NÃO DE GOVERNO” COMO EU GOSTARIA DE ACREDITAR NISSO PRA PODER MANDAR MUITO COLARINHO BRANCO PRA CADEIA, AMIGO DO AMIGO DO FULANO,MORADOR DO JARDINS, SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO, JUIZ CORRUPTO E OUTROS PÁRIAS QUE INFESTAM NOSSA SOCIEDADE. VEJAM NOS ESTADOS UNIDOS RECENTEMENTE PRENDERAM O PRESIDENTE DO FMI, ALGEMARAM E O CARALHO, AQUI NÃO SE PODE ALGEMAR TEM QUE SE APRESENTAR JUSTIFICATIVA, A VÍTIMA LÁ UMA CAMAREIRA DE HOTEL PODE CONFIAR NA SUA POLÍCIA E NAS INSTITUIÇÕES. AQUI TEMOS A MALDITA SUBVERNIÊNCIA DO SIM SENHOR, POIS NÃO DOUTOR, ABAFA O CASO, ATRASA O INQUÉRITO, VOU RECOLHER VOCE SE INSISTIR NISSO.
    BALA NELES!

    Curtir

  41. Anotem aí: a partir de 2013 para o ingresso na Academia de Polícia Militar do Barro Branco será exigido a formação superior em Ciências Jurídicas. Ao final de três anos de formação, o Oficial receberá também o diploma de bacharel em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública, bem como terá conhecimento para falar e escrever em duas línguas estrangeiras (inglês e espanhol). Hoje todo aluno da Academia (assim como os Oficiais) já possuem um note ou netbook e um modem para acesso à internet ilimitado.
    E mais, no planejamento estratégico da PM, dentro de mais 7 anos, será exigido para ingresso como Soldado da PM a formação universitária em qualquer área.
    Então pergunto: o que temos para comparar? Dá para fazer analogias entre as duas Instituições? Me perdoem, mas os senhores se esqueceram de olhar para o futuro…e agora já é tarde!

    Curtir

  42. è um oficial da PM?
    Então responda:
    onde está escrito que oficial da PM tem direito de usar viatura para deslocamento entre a residência e o trabalho????

    Curtir

  43. “Hoje todo aluno da Academia (assim como os Oficiais) já possuem um note ou netbook e um modem para acesso à internet ilimitado.”

    Isso lá é motivo para orgulho?!?!

    Dinheiro público mal gasto!!!

    Salário para o policial nem pensar, só benefícios e mimos para o Oficialato da gloriosa, além, é claro, de RETP turbinado.

    Curtir

  44. CERTISSIMO,SEM A LISTA TRÍPLICE PARA A ESCOLHA DO DG,TD VAI PARA ÁGUA ABAIXO.A INDEPENDÊNCIA VAI PARA O ESPAÇO E A SUBSERVIÊNCIA É REMANSADA.OBRIGADO A TODOS,COMPANHEIROS POLICIAIS VAMOS NOS UNIR CADA VEZ MAIS,A SITUAÇÃO AQUI ESTÁ FICANDO SÉRIA.

    Curtir

  45. oficial pm, alguém lhe perguntou algo sobre sua pm.!?,não!,então limite-se a continuar besbilhotando somente, e se por acaso alguém se referir á sua instituição,aí sim,fique a vontade para se pronunciar e trazer as grandes novas sobre sua valorosa corporação. Caso contrário fique na sua,poís,nada queremos saber sobre vcs. Boa noite!

    Curtir

  46. Vai comemorando “coxinha de tampinha”, parece que você não percebeu que o PSDBosta tá afundando, com ele afundará os coxas bate cascos e a PM ocupará o seu devido lugar.
    O povo uma hora acordará e verá que sustentam 16.000 coxinhas de tampinhas e suas mordomias, perceberão também que estes 16.000 não fazem falta no policiamento preventivo. Uma hora a casa cai.

    Curtir

  47. Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública!!!
    GRANDES MERDAS!!!!
    KUAKUAKUAKUAKAUKUAKUAKUAKUA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  48. Fausto,
    Independência de DG é colírio nos olhos.
    A verdadeira independência está na conduta de cada
    Delegado em decidir soberana e estritamente de acordo
    com as leis. Essa independência é a que interessa.
    Aplicação correta e cumprimento incondicional das leis com coragem,hombridade e não subserviência a ponto de obedecer e agir contrário ao mandamento da lei porque lhe falta a maior virtude de um homem: coragem de agir certo. O resto é fumaça. Todos os Delegados tem coragem a ponto de correr risco?
    Independência de DG por si só de nada serve e independência com prazo certo para sair o Governo jamais dará. Os Delegados possuem uma poderosa arma,o Inquérito Policial. Está sendo usado com eficiência?

    Curtir

  49. Os fins justificam os meios. Lavar roupa suja aqui no flit é bom sim, apesar de algumas ofensas pontuais e isoladas, eis que assim ficam expostas à população as mazelas da administração pública paulista no tocante a área da segurança pública.

    O flit é um ótimo meio de divulgação de idéias e tem penetração em todos os setores da sociedade, com dezenas de milhares de acessos diários, portanto com grande visibilidade.

    Assim se torna visível para a população a incompetência e descaso dos governos do psdb em administrar os órgãos policiais e, em nível mais amplo, a necessidade de uma profunda e abrangente reforma em nível constitucional nos órgãos e instituições responsáveis por essa área, tão vital para a sociedade.

    O Brasil como país emergente que é, em breve nos tornaremos a 5ª potencia econômica mundial e apesar disso continuamos com instituições policiais anacrônicas, obsoletas, retrógradas, fisiológicas, dispendiosas, improdutivas e ineficientes e como se não bastasse tudo isso, muito mal administradas pelos governantes, como já foi dito.

    neste cenário é importante, necessário e urgente uma reformulação em várias instituições políticas e administrativas, notadamente de todo o sistema policial, com o foco voltado para a atividade fim que é a busca e a manutenção da paz social. Somente com órgãos policiais enxutos, dinâmicos, motivados, com objetividade e com autonomia operacional (polícia de estado e não de governos oportunistas) será possível e tangível a consecução de tal meta.

    Contudo há muito que se possa fazer a curto prazo, a cargo dos governos estaduais, e o principal é no que diz respeito a melhoria dessa política salarial aviltante, que resulta na ausência de motivação e consequentemente na baixa qualidade e eficiencia do serviço prestado pelos protagonistas da segurança pública.

    Curtir

  50. A morte ronda a policia civil

    Além do Nilton investigador de Policia que se suicidou por não
    aguentar a pressão, temos outro caso ocorrido em São José dos Campos
    no dia de páscoa. O investigador de Policia Skinhead que estava sendo
    sindicado e processado criminalmente também não suportando a pressão
    suicidou-se dentro de sua casa com um tiro de ponto 40 na cabeça. Até
    quando a sociedade irá suportar e permitir que tais fatos continuem a
    ocorrer?
    Não é mais possivel convivermos com a pressão criminosa e desumana
    imposta a policiais civis. Não sei se são todos culpados ou inocentes,
    o que não posso admitir como cidadão e ser humano é o terrorismo de
    Estado imposto a policia civil por sua propria Corregedoria e pelo
    Ministério Público e, por Magistrados que por medo muitas vezes temem
    conceder liminar em habeas corpus quando está evidente o
    constrangimento ilegal.
    O senhor Secretário de Estado dos Negócios da Segurança Pública volta
    e meia fala em moralização da policia, entendo eu que estamos as
    voltas é com a extinção da policia civil, talvez com o suicidio de
    inumeros policiais. O salario já é uma vergonha, as condições de
    trabalho desumanas, a pressão da corregedoria vergonhosa, a sanha do
    Ministério Público latente e a inapetencia do Poder Judiciario claro.
    Parece que o verdadeiro Governador é o Secretário Ferreira Pinto,
    portanto indago: Que poder tem sua Excelência sobre o Governador do
    Estado? Em primeiro lugar não entendo como o Secretário não foi
    trocado no episodio da escrivã de policia criminosamente desnudada, na
    sequência seu encontro a sorrelfa com o jornalista da Folha de São
    Paulo e agora o caso do automóvel do comandante geral da PM que
    relembro : O comandante geral vai a um evento com um carro importado
    superior ao do Governador do Estado, o Governador diz a imprensa que
    estava mandando recolher o veículo e que ninguém poderia também usar
    carro blindado… No dia seguinte o Secretário edita uma portaria
    autorizando o comandante geral da PM a continuar a usar o veiculo e,
    ao que tudo indica continua a usar veículo blindado. Que posição
    tomará o senhor Governador? Respondo : Nenhuma!
    É vergonhoso o estado de coisas que vivemos, para que um veículo
    importado? Para longas viagens? Ora senhores leitores, em viagens
    longas o comandante geral certamente se deslocará usando um dos
    helicópteros da policia militar, pois duvido que o mesmo vá a São José
    do Rio Preto, Marilia, ou mesmo ao Vale do Paraíba a bordo de sua
    luxuosa Captiva.
    Diz também o comandante geral que os vectras comprados para os
    coronéis PM’s são porque ao se deslocarem não podem ou não querem ser
    abordados pelo povo, pois são executivos de policia. Isso no mínimo é
    vergonhoso. A obrigação do policial militar ou do policial operacional
    civil é estar em viatura caracterizada e atender as necessidades e
    reclamos da população, é necessário que algumas coisas mudem no seio
    da policia militar. Porque não há expediente as quartas-feiras depois
    do meio dia? Porque não se vê capitães na rua? Lugar de policia é na
    rua! Mas com condições. O comandante geral usa uma Captiva, os
    coronéis Vectras e, os soldados, cabos e sargentos? Viaturas antigas e
    sem nenhum conforto para quem passa 12horas nela sentado.
    O Jornal Folha de São Paulo traz matéria informando que enquanto a PM
    recebeu milhões a policia civil recebeu quirera. E o que me espanta é
    que o chefe da policia civil, Delegado Carneiro tenta justificar o
    injustificavel, dizendo que falta planejamento a policia civil. O que
    falta são policiais em cargos de diretoria sem apego a cadeira mas com
    apego a Instituição. É injustificavel entre outras coisas que o
    delegado geral aceite que a corregedoria fique fora da área de atuação
    da delegacia geral, como se isso fosse normal.
    É preciso que se verifique quem hoje está em cargo de direção, pois o
    senhor Secretário que prega a moralidade deveria estar mais atento
    para não correr o risco de ser pego pela própria palavra.
    Quantos policiais civis precisarão morrer para que as coisas mudem?
    Quantos precisarão ser punidos com suspensão ou mudança de local de
    trabalho por dizer o que pensam? Eu particularmente posso até não
    concordar com o que alguns dizem,mas defenderei até o fim o direito
    que eles tem de proferi-las. Pois afinal, parece que vivemos em uma
    democracia, ou não?

    Curtir

  51. OLÁ PESSOAL. COMO PODE AS PROVAS DOS CONCURSOS DA POLICIA CIVIL, SEREM ELABORADAS PELA PRÓPRIA ACADEMIA, DIZEM QUE EXISTE UMA GRÁFICA NA ACADEMIA
    QUE IMPRIME AS PROVAS DE TODAS AS CARREIRAS. AÍ VAMOS ACREDITAR QUE NÃO EXISTE FRAUDE? E ESSA PROVA ORAL, DEVERIA CHAMAR DE PROVA DE ( QI ), QUEM INDICA. OS CONCURSOS DA PARA INGRESSO NA POLICIA CIVIL, TINHA QUE SER ANUAL E ATRAVÉS DA FUVEST.

    Curtir

  52. duvido que, acaso fosse prefeitura do psdb, haveria tal operação. a PF dá cana no PT também! mas nossas polícias estaduais, ou seja polícias políticas, não dão cana nem em amigo do primo do assessor do ascensorista do vereador do partido governista!

    Curtir

  53. A CASA CAIU PARAS OS COXINHAS DD TAMPINHA
    SAIU NA FOLHA
    Há pelo menos quatro anos, 11,3 mil policiais militares de São Paulo, na maioria oficiais, e 3.000 pensionistas recebem salários acima do determinado por lei, informa a reportagem de Rogério Pagnan publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

    O prejuízo estimado aos cofres públicos nesse período supera R$ 200 milhões.

    O pagamento a mais, considerado irregular pelos técnicos do próprio governo, ocorre porque a PM interpreta de maneira distorcida uma lei sobre uma gratificação que dobra o salário-base dos policiais militares.

    OUTRO LADO

    O governo admitiu o problema e disse que a PM mudará a fórmula, mas que não houve má-fé e que os policiais não terão de devolver valores a mais.

    Leia mais na Folha desta segunda-feira.

    Curtir

  54. Essa Folha é bem corporativista… bastou um repórter tomar um rodo do coxinha pra eles publicarem uma coisa que há anos todo mundo sabe.

    Outro lado: Se o secretino agir dessa vez como agiu no caso das cabritivas, agora mudam a interpretação da lei de vez e vai sobrar um cascalho até pra nós, primos pobres e pros coxinhas desassistidos.

    Curtir

  55. Interessante essa de que não houve ma fé..
    Se assim fosse, qual o motivo do benefício não ter beneficiado todos os PMS, e somente 11,3 mil, que todos nós sabemos bem quem são.

    Curtir

  56. 23/05/2011 – 06h00

    PM paga salários acima da lei para oficiais

    Publicidade
    DE SÃO PAULO

    Há pelo menos quatro anos, 11,3 mil policiais militares de São Paulo, na maioria oficiais, e 3.000 pensionistas recebem salários acima do determinado por lei, informa a reportagem de Rogério Pagnan publicada na edição desta segunda-feira da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).

    O prejuízo estimado aos cofres públicos nesse período supera R$ 200 milhões.

    O pagamento a mais, considerado irregular pelos técnicos do próprio governo, ocorre porque a PM interpreta de maneira distorcida uma lei sobre uma gratificação que dobra o salário-base dos policiais militares.

    OUTRO LADO

    O governo admitiu o problema e disse que a PM mudará a fórmula, mas que não houve má-fé e que os policiais não terão de devolver valores a mais.

    Leia mais na Folha desta segunda-feira.

    http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/919436-pm-paga-salarios-acima-da-lei-para-oficiais.shtml

    Curtir

  57. Polícia diz que há base para a gratificação

    DE SÃO PAULO

    O comando da Polícia Militar informou que vai mudar sua fórmula de
    calcular salários e argumenta embasamento jurídico para ter adotado a
    gratificação que eleva o rendimento dos oficiais.
    A alteração da forma de cálculo do RETP (Regime Especial de Trabalho
    Policial) será feita “a partir de agora”, baseada em parecer da
    Procuradoria Geral do Estado recebido em 13 de maio, segundo nota da
    PM à Folha. “Os atos anteriores serão mantidos, pois foram validados
    pelo próprio parecer”, diz.
    A PM não quis dizer desde quando adota a fórmula nem forneceu cópia do
    parecer jurídico que a autorizava, como também não forneceu cópia do
    parecer da PGE.
    Segundo a corporação, o cálculo da gratificação “não incide sobre
    todas as vantagens; incide apenas no padrão e naquelas vantagens
    “incorporadas” pela Constituição Estadual”.
    A PM aponta três pontos da legislação para justificar a legalidade da
    gratificação -a lei 731/93, o artigo 133 da Constituição Estadual e o
    decreto estadual 35.200/92.
    Segundo a nota, a folha de pagamento da corporação “é auditada pela
    Secretaria da Fazenda e Assembleia Legislativa, por meio do Tribunal
    de Contas do Estado”.
    “A Polícia Militar foi pioneira no processamento informatizado de
    folha de pagamento e, historicamente, assim como outros órgãos da
    administração pública, a processa”, diz nota.
    Já o governo estadual, em questões encaminhadas ao governador Geraldo
    Alckmin (PSDB), disse que “está ciente do caso e as providências
    cabíveis já foram adotadas”.
    “O caso em questão é fruto de uma divergência de entendimentos entre
    dois órgãos com competência legal para a gestão de folhas de pagamento
    no Estado: o Departamento de Despesa de Pessoal do Estado, da
    Secretaria da Fazenda, e o respectivo órgão de pessoal da Polícia
    Militar do Estado”, diz.
    E continua: “Não havendo relação de subordinação entre as secretarias,
    a PGE recomendou à Secretaria da Segurança Pública a adoção de
    providências corretivas, prontamente aceitas pelo titular da pasta”,
    diz.
    O governo diz que não haverá devolução do dinheiro porque não houve má-
    fé dos policiais. Também estão isentos, administrativamente, os
    responsáveis por esse “cálculo modificado”.
    “Não há indícios de que os responsáveis pela forma de cálculo alterada
    tenham agido com dolo ou má-fé, até porque se trata de orientação
    administrativa já de alguns anos atrás”, diz nota.
    A Folha não conseguiu localizar o ex-secretário da Segurança Ronaldo
    Marzagão.
    (ROGÉRIO PAGNAN)

    Curtir

  58. Sem ofender os “velhos honestos” que merecem respeito.

    Pra que serve o Conselho da PC?
    Puro tráfico de influência, formadas por um bando de inoperantes que nunca deram cana na vida, ou, se deram, já se esqueceram como é a vida do policial na linha de frente, longe das cadeirinhas.

    Os critérios de promoção??? Verdadeira piada e safadeza.

    É por isso que a PC esta decadente.
    Um conselho que pra nada serve…
    DEviam acabar com esse cabide de emprego.

    Curtir

  59. Mudando um pouco de assunto. Dr. Guerra posta no seu blog a respeito de um concurso de Escrivão de Polícia que está parado há dois anos. Queria saber porque esse concurso não anda. Será que é inconpetencia do diretor da ACADEPOL ou mando do próprio Governo? Com tantos Escrivães em falta, porque não acabam logo esse concurso?
    Obrigado.

    Curtir

  60. Mudando um pouco de assunto. Dr. Guerra posta no seu blog a respeito de um concurso de Escrivão de Polícia que está parado há dois anos. Queria saber porque esse concurso não anda. Será que é inconpetencia do diretor da ACADEPOL ou mando do próprio Governo? Com tantos Escrivães em falta, porque não acabam logo esse concurso?

    Curtir

  61. STJ – RECURSO ESPECIAL REsp 1190740 MG 2010/0069335-5 (STJ)
    Data de Publicação: 12/08/2010

    Ementa: RECURSO ESPECIAL ADMINISTRATIVO AÇÃO CIVIL PÚBLICA RESSARCIMENTO POR DANOS CAUSADOS AO ERÁRIO DECORRENTES DE PAGAMENTO DE VANTAGEM PECUNIÁRIA INDEVIDA À SERVIDORAS APOSENTADAS INTERPRETAÇÃO EQUIVOCADA DA LEI ILEGALIDADE RECONHECIDA JUDICIALMENTE IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA DO AGENTE PÚBLICO NÃO CARACTERIZADA AUSÊNCIA DE DEMONSTRAÇÃO DE DOLO OU CULPA DESCABIMENTO DA IMPOSIÇÃO DE OBRIGAÇÃO SOLIDÁRIA DE RESSARCIR OS COFRES PÚBLICOS IMPOSSIBILIDADE DE RESTITUIÇÃO PELAS RÉS DOS VALORES RECEBIDOS IN…

    Curtir

  62. Essa eu duvido: Soldado com formação universitária. Policial com boa formação remete a policial com inteligência, que alem de contestar barbaridades e arbitrariedades que tanto vemos, não aceitará cumpri-las, portanto vai de encontro com o militarismo que necessita de um bando de cabeças de bagres na linha de frente para fazer o que o comando manda, sem questionar.
    Vc, “Oficial PM”, me parece ser um jovem inteligente recem ingressado na GLORIOSA, e por consequência recem saido da Clinica de Lobotomia Barro Branco, porém, ainda com alguns lampejos de idealismo, o que com o tempo se apagará (ou apagam vc) e vc passará a fumar charuto no seu gabinete e esbravejar quando o soldado atrasar para pegar sua esposa no cabelereiro com o carro oficial, pois Oficial da PM não é POLICIAL e sim executivo da segurança pública com bem disse o cabeça de bagre mor.

    Curtir

  63. 23/05/2011 – PM paga salários acima da lei para oficiais

    A cúpula da Polícia Militar de São Paulo vem pagando, há pelo menos quatro anos, o salário de oficiais com valores acima do que deveria por lei. O prejuízo estimado aos cofres públicos supera R$ 200 milhões nesse período. Esse pagamento a mais, considerado irregular pelos técnicos do próprio governo, vem ocorrendo porque a PM interpreta -de maneira distorcida- uma lei sobre uma gratificação chamada RETP.

    A RETP (regime especial de trabalho policial) é uma gratificação fixa que dobra o salário base de todos os policiais. Ela é paga para compensar as horas extras realizadas por eles. Aí está a questão: em vez de fazer essa multiplicação apenas sobre o salário base, como diz a lei estadual (731/ 93), os oficiais paulistas fazem o cálculo sobre o salário base somado a “todas as vantagens pecuniárias”.

    Essa fórmula pode transformar, por exemplo, um salário que deveria ser de R$ 12 mil em um de R$ 16 mil. Os oficiais incluem nessas vantagens pecuniárias desde o acréscimo por nível universitário até aulas dadas na academia de polícia. São os próprios oficiais que fazem seus contracheque e enviam para a Fazenda fazer os pagamentos. Segundo o diretor da Fazenda, os pagamentos são feitos “sem nenhuma conferência”.

    REVISÃO

    Procurado, o governo de São Paulo admitiu o problema e disse que a PM concordou em mudar sua fórmula de cálculo. Disse, porém, não haver indícios de má-fé e que, portanto, os PMs não precisarão devolver o dinheiro já recebido.

    O comandante da PM, Álvaro Camilo, afirmou, por meio de nota, que a corporação seguia entendimento jurídico e que vai mudar a fórmula a partir de agora.
    Atualmente, são beneficiados 11.300 policiais na ativa e aposentados e mais 3.000 pensionistas. A Polícia Militar não quis informar quantos são do oficialato, mas técnicos do governo dizem que a maioria é de oficiais. A PM tem um efetivo de cerca de 130 mil pessoas.

    AUDITORIA

    O problema nos salários da PM é conhecido pelo governo desde 2007, quando uma auditoria apontou a divergência do que ocorria com a PM e com os salários dos policiais civis. A folha de pagamentos da Polícia Civil, que contém os cálculos corretos, é feita pela própria Fazenda. Trecho da auditoria não deixa dúvidas sobre a existência de problema na folha de pagamento: “O pagamento de gratificação pelo RETP é feito com valor superior ao estabelecido em legislação”.

    Um dos responsáveis pela auditoria, o diretor da Secretaria da Fazenda Nelson Galdino de Carvalho, disse em depoimento à Polícia Civil que, por força de um decreto de 2005, a Secretaria da Segurança tinha 60 dias para manifestar-se sobre o assunto, mas isso não ocorreu. “Embora tenha sido reiteradamente cobrada”, disse. Há uma ação popular da Justiça e um inquérito policial em andamento para apurar esse pagamento a mais.

    Polícia diz que há base para a gratificação

    O comando da Polícia Militar informou que vai mudar sua fórmula de calcular salários e argumenta embasamento jurídico para ter adotado a gratificação que eleva o rendimento dos oficiais. A alteração da forma de cálculo do RETP (Regime Especial de Trabalho Policial) será feita “a partir de agora”, baseada em parecer da Procuradoria Geral do Estado recebido em 13 de maio, segundo nota da PM à Folha. “Os atos anteriores serão mantidos, pois foram validados pelo próprio parecer”, diz.

    A PM não quis dizer desde quando adota a fórmula nem forneceu cópia do parecer jurídico que a autorizava, como também não forneceu cópia do parecer da PGE.
    Segundo a corporação, o cálculo da gratificação “não incide sobre todas as vantagens; incide apenas no padrão e naquelas vantagens “incorporadas” pela Constituição Estadual”.

    A PM aponta três pontos da legislação para justificar a legalidade da gratificação -a lei 731/93, o artigo 133 da Constituição Estadual e o decreto estadual 35.200/92.
    Segundo a nota, a folha de pagamento da corporação “é auditada pela Secretaria da Fazenda e Assembleia Legislativa, por meio do Tribunal de Contas do Estado”.
    “A Polícia Militar foi pioneira no processamento informatizado de folha de pagamento e, historicamente, assim como outros órgãos da administração pública, a processa”, diz nota.

    Já o governo estadual, em questões encaminhadas ao governador Geraldo Alckmin (PSDB), disse que “está ciente do caso e as providências cabíveis já foram adotadas”.

    “O caso em questão é fruto de uma divergência de entendimentos entre dois órgãos com competência legal para a gestão de folhas de pagamento no Estado: o Departamento de Despesa de Pessoal do Estado, da Secretaria da Fazenda, e o respectivo órgão de pessoal da Polícia Militar do Estado”, diz.

    E continua: “Não havendo relação de subordinação entre as secretarias, a PGE recomendou à Secretaria da Segurança Pública a adoção de providências corretivas, prontamente aceitas pelo titular da pasta”, diz.

    O governo diz que não haverá devolução do dinheiro porque não houve má-fé dos policiais. Também estão isentos, administrativamente, os responsáveis por esse “cálculo modificado”. “Não há indícios de que os responsáveis pela forma de cálculo alterada tenham agido com dolo ou má-fé, até porque se trata de orientação administrativa já de alguns anos atrás”, diz nota.A Folha não conseguiu localizar o ex-secretário da Segurança Ronaldo Marzagão.

    Fonte: Folha de S.Paulo

    Curtir

  64. Conselho fosse bom não se dava de graça .

    esta mais do que absurdamente visivel tudo se resume em um denominador comum papel moeda

    Curtir

  65. SERÁ QUE EXISTE ALGUMA LEI QUE DIZ QUE OS POLICIAIS CIVIS OU OS MENOS GRADUADOS DA PM TAMBÉM DEVERIAM RECEBER O RTP SOBRE O SALARIO INTEGRAL? OU SERÁ QUE EXISTE UM ENTENDIMENTO JURIDICO SÓ PARA OS OFICIAIS? PORQUE SÓ PARA OFICIAIS? PORQUE O GERALDO ALCKIMIM ALEGA QUE ELES NÃO PRECISAM DEVOLVEREM OS VALORES RECEBIDOS INDEVIDAMENTE? SE CHEGARAM Á UMA CONCLUSÃO QUE OS VALORES SÃO INDEVIDOS ENTÃO NADA MAIS JUSTO QUE TEM DE SER DEVOLVIDO AOS COFRES PÚBLICOS. OS CONTRIBUINTES NÃO TEM QUE PAGAR POR ERROS DE QUEM FEZ ESSE ENTENDIMENTO JURIDICO ILEGAL.

    Curtir

Os comentários estão desativados.