
Está na Revista Você RH, da Editora Abril
Comando militar
Os 100 000 homens e mulheres da Polícia Militar do Estado de São Paulo seguem as ordens e os processos com uma disciplina de causar inveja às empresas. Agora, eles aprendem a se aproximar da sociedade
Por Tatiana Sendin Foto de Omar Paixão
Quando um policial militar perde a motivação, ele é identificado pelos companheiros por ter o “olho de vidro” — aquele olhar embaçado, que nada vê. Quando isso acontece, a qualquer momento ele pode confundir um motoqueiro com um assaltante e matar um inocente.
Hoje, de 2 000 a 2 500 policiais deixam o trabalho por ano; alguns se aposentam, outros morrem e uns 500 são expulsos por mau comportamento. É pouco perto dos 100 000 homens e mulheres que trabalham na Polícia Militar do Estado de São Paulo, mas é demais para o tipo de polícia que o coronel Alvaro Batista Camilo, o comandante-geral da PM de São Paulo, quer. Ele persegue o conceito da polícia comunitária, que age próxima à sociedade, estabelece confiança com o cidadão, ouve suas queixas e trabalha para prevenir as ocorrências. Para colocar esse conceito em prática, ele precisa de soldados e oficiais educados, treinados, confiantes no seu julgamento e preparados para lidar com a sociedade. Ele precisa de policiais humanos — não apenas que sigam ordens.
A PM de São Paulo tem uma administração que muitas organizações invejariam. Desde 1996, os comandantes adotaram uma gestão por qualidade, mapearam processos e definiram metas. Hoje, existem 1 500 procedimentos administrativos e 200 operacionais, incluindo instruções de como o policial deve abordar um suspeito na rua: analise o local, estude o sujeito, peça reforço se necessário, aguarde o reforço. Com tanto formalismo, a ordem sai do comando-geral e chega até a ponta facilmente. “Se mando uma viatura parar na esquina, uma viatura estaciona ali em poucos minutos”, afirma o coronel Camilo, de sua sala no quartel-general da PM, na Avenida Tiradentes, na capital paulista. Em compensação, se ele disser que existem 100 bolsas de estudos para uma universidade, a informação morre ali.
Desde que assumiu o cargo, em 2009, o coronel Camilo tem aumentado as universidades com as quais a PM tem parceria. Conseguiu, por exemplo, que o Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) ofereça bolsas integrais para os policiais e está tentando descontos em escolas de inglês. Quanto mais o policial estudar, melhor indivíduo ele será, e conviverá melhor com a família, com o cidadão e com o trabalho.
No ano passado, cerca de 98 000 pessoas se inscreveram para entrar na instituição, mas apenas 10% passaram para as últimas fases de seleção. Depois do teste de conhecimentos gerais, os aprovados enfrentam mais três provas — a de aptidão física elimina mais da metade dos finalistas. Por último, uma investigação social, na qual é avaliado o comportamento do candidato em relação aos vizinhos, nas redes sociais e até mesmo com os gastos financeiros, tudo com o objetivo de garantir que só os melhores entrem na corporação.
Para formar seu pessoal, a Polícia Militar de São Paulo conta com seis escolas, sendo cinco reconhecidas pelo Ministério da Educação como curso superior: a de soldados, a de sargentos, a de bombeiros, a de educação física e a de oficiais (a do Barro Branco). A sexta escola, de mestrado e doutorado, que forma os aspirantes a cargos de major e coronel, ainda não tem o selo da Capes (órgão que regula os cursos de mestrado e doutorado), mas o coronel Camilo está atrás disso.
Além da possibilidade de frequentar universidades, os policiais recebem cinco treinamentos durante o ano. Um deles acontece de manhã, antes de os soldados saírem às ruas. O superior os reúne numa sala para discutir, em grupo, o tema da vez, que pode ser desde a revisão do processo de abordagem até uma nova modalidade de crime. Além disso, eles têm uma semana inteira de palestras, durante as quais reveem as normas e ouvem sobre qualidade de vida, gestão financeira, motivação e cuidados com a saúde. E podem ainda escolher entre outros 200 cursos, realizados durante o horário de trabalho, de graça. Na educação dos homens e mulheres da PM entra até aula de ioga e cultos religiosos. “Um policial lida com as piores coisas da vida. Por isso, ele precisa desses apoios para se manter no caminho”, diz o comandante.
Mas nada disso garante a motivação de um funcionário. Para combater o tal olho de vidro e manter a motivação, o coronel investe no reconhecimento. Desde que ele assumiu o comando, os soldados passaram a receber as láureas (medalhas de premiação) em praça pública. A cada 15 dias, um grupo é convidado para participar do Café da Manhã com o Comandante. No dia do aniversário, os soldados recebem um e-mail com os parabéns; os oficiais recebem uma ligação do chefe. Aliás, todos os PMs que trabalharam na virada de 2010-2011 se surpreenderam ao ouvir a voz do comandante nos rádios das viaturas, desejando um bom trabalho e bom ano a todos.
O coronel incentivou que os policiais (incluindo os veteranos e pensionistas) cadastrassem um e-mail para receber suas mensagens. E a PM ganhou perfil no Twitter, no Facebook e até um blog do comandante. O coronel Camilo é informatizado. Além de iPad, iPod, celular e notebook, ele tem na sala um monitor, uma grande TV de LCD, que serve como extensor do monitor, e um aparelho de videoconferência conectado ao gabinete do secretário de Segurança. O gosto por tecnologia o incentivou a comprar notebooks para os comandantes e planejar a instalação de totens para os soldados. “Oitenta por cento da nossa força fica na rua e não tem acesso a PC. Por isso, queremos fazer uma inclusão digital aqui dentro.”
Para combater a exclusão, ele criou um conselho de veteranos, para que os policiais aposentados repassem seu conhecimento aos que estão na ativa. O próximo passo, ele diz, é conseguir que os cursos e treinamentos extras realizados pelos policiais sirvam como pontos nos concursos públicos e promoções — é o começo de uma cultura de meritocracia. A estratégia, pelo menos segundo os registros da PM, parece estar dando certo. Nos últimos dez anos, a Polícia Militar de São Paulo reduziu a criminalidade do estado em 70%. Em 2010, realizou 11 milhões de revistas pessoais (ante 9,8 milhões em 2008). A cada 1 000 revistas, conseguiu prender dez criminosos (em 2008, foram oito), recuperar seis veículos roubados, aprender duas armas de fogo e quatro quilos de drogas. Pelos comentários, diz o coronel, os soldados também têm gostado da nova gestão de pessoas. Só falta convencê-los a se candidatarem às bolsas nas faculdades com a mesma prontidão com que saem para uma blitz arriscada nas ruas.
A PM de São Paulo em números:
A Corporação está entre os maiores empregadores do país
100 000 funcionários
Mais de 43 000 veteranos
39 000 pensionistas
7 800 000 000 de reais é o orçamento de 2011
260 câmeras na cidade de São Paulo
28 aeronaves
16 000 viaturas
450 cavalos
430 cães
30 000 ligações por dias no 190
120 batalhões
60 coronéis, 3 são mulheres
452 embarcações
2 navios de combate
http://revistavocerh.abril.com.br/noticia/conteudo_624435.shtml
Parabéns à Polícia Militar do Estado de São Paulo…um exemplo de administração a ser seguido…principalmente pela Polícia Civil…Só falta melhores salários aos operacionais, o resto tem de tudo mesmo…Parabéns ao Comando, são os sinceros votos de um policial civil “com olhos de vidro”.
CurtirCurtir
Alguém sabe me dizer se vai virar mesmo R$ 1000,00 do tal bônus?
Preciso saber, pois estou na iminência de mais um empréstimo no BB.
KKKKKK
CurtirCurtir
Nossa melhor que essa só a Polícia da Suiça.
CurtirCurtir
CASO TODOS OS PMs FOSSEM HONESTOS, COM CERTEZA, A CRIMINALIDADE SERIA DIMINUIDA EM 85% …
QUEM É DA POLICIA, SABE O QUE ESTOU FALANDO…
CurtirCurtir
Pessoal,
Sem querer desmerecer nossa gloriosa PM, alguém pode me responder o que significa isso?
452 embarcações (talvez aqui contem com as do bombeiros)
2 navios de combate (mas o que é isso?)
Silva
http://fraudes.xp3.biz/
CurtirCurtir
POLICIAS DO 21 DISTRITO POLICIAL ELUCIDARAM A AUTORIA DE UM LATROCINIO OCORRIDO NO DIA 04 DE MAIO NA REGIAO DO TATUAPE, OU SEJA, EM APENAS 15 DIAS DOS FATOS CHEGARAM ATE O AUTOR, ISSO QUE E INVESTIGAÇAO EFICIENTE, SO NOS RESTA DAR OS PARABENS A ESSES POLICIAIS. E E QUE ESTAO NO DECAP HEIM, SE ESTIVESSEM NUM DEPARTAMENTO FARIAM MISERIA. PARABENS.
CurtirCurtir
parabéns aos 430 cães!
CurtirCurtir
no embalo do pensador, tá muito bom, mas e o salário?
CurtirCurtir
QUAL PATRÃO NÃO QUER UM FUNCIONÁRIO SUBMISSO, SEM DIREITOS E MASSACRADO POR CARGA DE TRABALHO EXTENUANTE, E AI SE NÃO CUMPRIR A ORDEM… “SE NÃO MARCHAR DIREITO VAI PRESO PRO QUARTEL” KKKKKKK.
ABSURDO, HILÁRIO ESSE POST.
CurtirCurtir
Embarcação é o nome tecnico criado pela Marinha para denominar Balsa,Barcaça,Bote, Chata, Escuna Flutuante, Hovercraft, Jangada, Lancha, Saveiro, Iate, Traineira, Veleiro, Moto Aquática e similares.
Os dois navios de combate são de incendios marítimios.
CurtirCurtir
Ops…maritimos.
CurtirCurtir
Ops!a o Coronel Camilo,com seu viés de educador,agora quer dar curso intensivo de “RADINHO” para todos os PM e com isso evitar que haja risco de ocorrer troca de tiro tendo alguma vitima de “bala perdida”.
CurtirCurtir
Truuuuuuco, taí a prova.
A média diária de furtos e roubos de veículos, em Ribeirão Preto, triplicou em 10 anos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, durante todo o ano de 2001 foram registradas 1.225 ocorrências desse tipo, totalizando uma média de 3,35 por dia. Em abril deste ano, essa média diária saltou para 10,2, sendo 261 furtos e 46 roubos.
CurtirCurtir
o coronel camilo deveria dar mais atenção a cidade de ribeirão preto,tomando por base a manifestação do estressado(18/05 – 07h42)
CurtirCurtir
codigo 13.
Vc ta com inveja não ta.
Tudo isso em favor de vc inclusive, é otimo.
A PC tem muita gente boa, mas tem muito 13.
CurtirCurtir
falando em ribeirão preto,um vereador da referida urbe, provou que, no caso de locar seus veículos, a economia da camara seria de , no minimo 30%, além de outros benefícios obvios(fim da corrupção nos “consertos”- liberação de funcionarios à atividade fim). Já que a glorioso tem uma frota estimada em 16000 veículos, imaginem a locação de , ao menos, parte da frota.
existem solução, falta boa vontade e boa-fé.
quem é o principal culpado?
será que a pm é mais forte que o governo?
quantos policiais , caso a frota fosse locada, seriam deslocados à atividade fim?
30% do orçamento de 2011 é igual a quanto?
gostaria que tal assunto fosse discutida, em alto nivel, aqui neste blog, principalmente por militares que são as maiores vitimas desse absurdo, principalmente, “os policiais mecanicos e compradores de peças, a mando de canalhas”…
CurtirCurtir
POR FALAR EM RIBEIRÃO PRETO
quarta-feira, 18 de maio de 2011
Maus tratos contra animais podem render até um ano de prisão
Denúncias podem ser feitas em delegacias e até no Ministério Público
Os responsáveis pelo crime de maus tratos contra animais podem pegar de três meses a um ano de prisão. Bater, abandonar, envenenar, não alimentar, manter em locais pequenos, utilizar em apresentações, forçar a carregar peso superior a sua capacidade e não dar assistência veterinária são os pontos principais da legislação.
Para denunciar os casos, é preciso procurar uma delegacia. A polícia tem a obrigação de investigar e se houver demora ou omissão, é necessário ir direto ao Ministério Público.
Delegacias
O estado criou delegacias especializadas para garantir o cumprimento da lei. A de Ribeirão Preto foi inaugurada em dezembro e já registrou 400 ocorrências.
Em Campinas, o setor de proteção aos animais funciona há um ano e dois meses no quarto distrito policial. Em média, recebe dez denúcias de maus tratos por dia.
Em São Carlos, o Departamento de Defesa e Controle Animal já recebeu vários animais maltratados. Um cavalo chegou com um corte profundo na pata e outro foi encontrado com sinais de subnutrição. Uma mula sofria agressões do antigo dono que, em março, foi condenado a prestar serviços comunitários.
Ele também tinha um cavalo, que não resistiu aos ferimentos. O animal foi resgatado após desmaiar em uma rua e testemunhas disseram que o dono chegou a chutá-lo. “A pessoa vai utilizando o animal até ele não aguentar mais e, na maioria dos casos, ele simplesmente abandona o animal para que ele morra em algum lugar“, disse o diretor do departamento, Gilverson Moraes.
A ONG Uipa de São Carlos recebe cerca de 100 ligações todo mês com denúnicas. “Se você precisa comer e beber, o animal também. Ele tem as mesas necessidades, sente dor, fome, frio“, disse a presidente da entidade Laíde das Graças Simões.
Envenenamento
No morro do São Bento, em Ribeirão Preto, 48 animais foram encontrados mortos nos últimos dias, vítmas de envenenamento por chumbinho. A venda e compra do produto é proibida e a polícia suspeita que o veneno saiu de uma fábrica clandestina.
CurtirCurtir
caso seja desviada a verba para a ração dos animais, o camandante será condenado, lembrando que, nos termos do artigo 29 do código penal, mais pessoas serão incriminadas, cuidado pois são 880(entre cães e cavalos), além dos burros…
CurtirCurtir
MELHOR SERIA SE TODOS(TODOS) FOSSEM BEM REMUNERADOS, TRADATOS COM O RESPEITO QUE É EXIGIDO PARA COM O CONTRIBUINTE E RECONHECIDO POR ESTE, JÁ QUE MUITOS TEM DO QUÊ RECLAMAR DO SERVIÇO, MAIS A MAIORIA É INGRATA MESMO. E TAMBEM COM TÃO DÓCIL MÃO-DE-OBRA, DUREZA NO INTERIOR DAS DEPENDÊNCIAS E CERTO CORPORATIVISMO FARA DELAS, SEM FALAR DE VERBAS E MORDOMIAS À VONTADE(PARA ALGUNS), REALMENTE É DIFÍCIL NÃO TER UMA IMAGEM PARA VENDER. BALA NELES!!!!!!!!!!
CurtirCurtir
realmente
parabens somente aos cães , estes sim fiéis amigos e trabalhadores da pm
CurtirCurtir
Juiz libera a Marcha da Maconha em SP
17 de maio de 2011 | 18h07 | Tweet este PostCategoria: Geral/Jornal da Tarde
O juiz Davi Capelatto, do Departamento de Inquéritos Policiais e Corregedoria da Polícia Judiciária da capital, liberou a Marcha da Maconha em decisão que beneficia 17 integrantes do movimento que acionaram a Justiça de forma preventiva para evitar que o enquadramento nos delitos de apologia ao crime e indução ao uso de drogas. A marcha está marcada para o próximo sábado, dia 21, no vão livre do Masp, na Avenida Paulista.
Ao conceder o habeas corpus preventivo, o juiz afirma que “não há nada que se comprove a finalidade ilícita do movimento, ou seja, a instigação ou a indução ao uso de substância entorpecente”, interpretando a manifestação como um estímulo para o debate sobre a legalização da maconha e as políticas públicas existentes sobre o tema.
Para exemplificar o princípio democrático da livre manifestação, o magistrado cita a defesa pública da descriminalização das drogas feita pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em várias ocasiões. “O ex-presidente da República frequentemente defende essa ideia (…) e em nenhum momento se cogitou de instauração de inquérito policial para apuração de eventual apologia ao crime”, escreve. “Não se pode impedir nenhuma pessoa de manifestar sua opinião sob pena de censura por parte do Judiciário.”
Ao final, o juiz Davi Capelatto pede que sua decisão seja comunicada ao secretário de Segurança Pública do Estado, ao prefeito de São Paulo e ao comando da Polícia Militar, mas deixa claro que não está autorizado o porte ou o uso de drogas durante o evento, dizendo que tais ações pedem a “imediata intervenção das autoridades públicas.”
Embora tenha sido considerada uma vitória pelos integrantes da Marcha da Maconha, a decisão foi levada ao Tribunal de Justiça com o pedido que seja extensivo aos outros participantes do movimento. Nos últimos três anos, a marcha foi proibida em São Paulo, inviabilizada por ações judiciais movidas pelo Ministério Público Estadual.
Em 2010, após acordo costurado com a Polícia Militar, os manifestantes conseguiram levar adiante uma passeata, mas sem cartazes e faixas em que constavam a palavra “maconha”, o que será possível neste ano diante desta decisão judicial – pelo menos para os 17 beneficiados pelo habeas corpus preventivo.
O movimento, que é nacional, já foi permitido em outras capitais brasileiras, como Rio de Janeiro e Recife. “A mesma lei é interpretada de forma diferente em várias partes do Brasil. Em São Paulo, há esta resistência”, diz Júlio Delmanto, uma das 17 pessoas listadas na decisão do juiz Capelatto.
O Ministério Público Estadual, por meio de sua assessoria de imprensa, afirmou desconhecer a decisão e mantém a possibilidade de ingressar com ação para proibir o evento.
CurtirCurtir
2 navios de combate. Ah, tá… E o pobre praça não tem grana nem pra comprar um Fusca 82.
60 coronéis, 3 são mulheres. Qual a proporção de mulheres delegadas para homens delegados na civil?
60 coronéis? E os tenentes, os sub-tenentes, os temporários, os capitães, majores? 100 000 funcionários = 10 000 vão pra rua.
A cada 1 000 revistas, 10 presos, ou seja, quase 1% da revistas. Cana quase zero, é isso? Toda revista da civil, 5 vão presos. Lógico, porque investigamos antes de revistar e não revistamos pra investigar depois.
Ou seja, querida Tatiana Sendim, limite-se a escrever sobre a sua área de atuação, ou, se for escrever sobre a gestão policial, tenha mais dados.
CurtirCurtir
Quarta-feira, 18 de Maio de 2011
ASSINE O JT VERSÃO DIGITAL (PDF)
Ação de ladrões cresce nos aeroportos de SP
17 de maio de 2011 | 23h15 | Tweet este PostCategoria: Geral
FABIANO NUNES/Jornal da Tarde
Abril foi o mês com o maior número de furtos nos dois principais aeroportos de São Paulo este ano, de acordo com as estatísticas da Secretária Estadual da Segurança Pública. Somados, Congonhas, na zona sul da capital, e Cumbica, em Guarulhos, na Região Metropolitana, registraram 156 casos, média de 5 por dia.
O Aeroporto de Congonhas teve 46 furtos, acréscimo de 318% em relação a março, quando foram 11 casos. Em Cumbica, a tendência de aumento no número de casos vem desde janeiro, quando ocorreram 81 casos. Em abril, foram 110. Aumento de 4,76% em comparação à março, quando a delegacia registrou 105 furtos.
No total, os dois aeroportos tiveram 469 casos de janeiro até o mês passado. Foram 370 em Cumbica e 99 em Congonhas. A média no quadrimestre é de 4 casos por dia. A distração dos passageiros é apontada pela polícia como a principal causa. As bolsas, bagagens e laptops são os principais alvos dos ladrões.
O delegado titular do Aeroporto de Congonhas, Marcelo Palhares, disse que a quantidade de registros depende da circulação de passageiros. “Em abril a cidade recebeu a Fórmula Indy, feiras e congressos. Quando isso acontece, o movimento do saguão aumenta e os casos se multiplicam”, explicou.
A corrida da Fórmula Indy ocorreu no dia 2 de maio, após ser cancelada por conta da chuva do dia anterior. Mas a movimentação de turistas e equipes teve início na última semana de abril.
Segundo o delegado, boa parte das quadrilhas que atacam no local é formada por estrangeiros. “Muitas vezes colombianos, peruanos”, listou. Na manhã de ontem, a delegacia de Congonhas prendeu em flagrante uma colombiana de 18 anos, que tentou furtar o laptop de uma passageira.
“Eles atacam alguém que está desatento ou usam técnicas para distrair o passageiro”, disse. De acordo com ele, por dia circulam 70 mil pessoas em Congonhas. “Se levarmos em consideração esse número, os registros foram poucos.”
Aeroporto internacional
Em Cumbica, há uma média de três casos por dia. Anteontem, um aeroviário furtou a carteira de um estudante em uma loja de conveniência. A cena foi flagrada pelas câmeras de vigilância do local. Policiais localizaram o suspeito numa esteira de bagagens, e encontraram US$ 106, que ele tinha retirado da carteira e guardado em seu armário. Com ele também foram achados alguns frascos de perfume importado. O aeroviário foi autuado em flagrante por furto duplamente qualificado.
A polícia afirmou que o número de furtos foi menor no início do ano porque foi realizado um trabalho ostensivo. “Muitos policiais ficaram circulando pelo terminal durante a alta temporada”, disse o delegado titular do aeroporto, Ricardo Guanaes. “Mas nem todos os casos que registramos aconteceram aqui em Cumbica. Os passageiros, às vezes, foram furtados em outros Estados, mas só quando chegam aqui é que sentem a falta da bagagem ”, garantiu Guanaes.
O JT pediu à Secretaria da Segurança Pública dados sobre os furtos nos aeroportos em 2010 e foi informado que a pasta não teria como fornecer os números. As delegacias dos aeroportos também não passaram os dados.
CurtirCurtir
A PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO.. ESTÁ CLARO QUE A PM SEGUE A POLÍTICA DO GOVERNO . TUDO NO PAPEL É BONITO,MAS PERGUNTE AO PRAÇA QUE TRABALHA NA COMPANHIA DO SEU DP,QUE FREQÜENTA A MESMA QUADRA,O MESMO BAR,ETC.
NÃO DA PARA ESTUDAR POIS O HORÁRIO DO BICO SERÁ PREJUDICADO,O DINHEIRO QUE SOBRA NÃO DA PARA PAGAR A FACULDADE MESMO COM BOLSA. CONVIDO AO MILITAR QUE POSTOU(ACREDITO QUE BEM INTENCIONADO)VISITAR AS BASES DO DEMACRO E INTERIOR. NUNCA VI UM PRAÇA PM SE PRONUNCIAR DE FORMA ABERTA E SINCERA DA SUA SITUAÇÃO FUNCIONAL E FAMILIAR. SE COMEÇAR A FALAR ,VAI SER TRANSFERIDO PARA BEM LONGE DE SUA RESIDÊNCIA, DE SEU BICO,ISSO SÓ PARA COMEÇAR. ELES SÃO OPRIMIDOS VELADAMENTE ,E SE NÃO SE ENGAJAR ‘PEDE PRA SAIR”. O PRAÇA SEMPRE TEM DUAS CONVERSAS,UMA SOZINHO CONVERSANDO NO PLANTÃO E OUTRA NA FRENTE DE OUTRO PM ,UMA FARDADO E OUTRA PAISANO.. O POLICIAL DE PATENTE ESTUDA ,ESTUDA ,ESTUDA,SE FORMA E QUANDO VAI COMANDAR UM PELOTÃO NA AVENIDA, PERCEBE QUE QUE NÃO TEM UM SÓ MONSTRO ,UM SÓ DIABO,E QUE SE TRABALHAR PRA VALER,VAI ARRUMAR BRONCA. IPM,ETC. VAI LEVANDO NA CAUTELA SEMPRE ACOMPANHADO DE UM PRAÇA ANTIGO,E MUITAS VEZES VAI PROCURAR OUTRAS MISSÕES PARA CUMPRIR,ONDE NÃO TENHA QUE DAR A CARA PARA BATER. QUEM TRABALHA NOS PLANTÕES SABE QUE EM OCORRÊNCIA REDONDA , APARECE SARGENTO, TENENTE E AS VEZES ATÉ CAPITÃO , MAS EM OCORRÊNCIA QUADRADA O PRAÇA SÓ TEM DUAS OPÇÕES O DELEGADO OU CORRÓ DA PM. ESTES BENEFÍCIOS PARA ESTUDAR NA MAIORIA DAS VEZES FAVORECEM ALGUMAS DEZENAS DE NOVATOS OU SOLTEIROS, POIS OS CASADOS NÃO TEM TEMPO NEM DINHEIRO. QUANTO AOS QUE ESTÃO ESTUDANDO É CERTO QUE TEM ALGUNS MENOS FAVORECIDOS SEGURANDO A ESCALA. CAROS PMS QUE POSTAM AQUI, A PC ESTA VELHA E NÃO TEM OLHO DE VIDRO, NEM ALIENADO ,E NINGUÊM TEM MEDO DE SER OPRIMIDO, NO MEU CASO TENTO ME CUBRIR E ABRIGAR DA “”””COVARDIA””””.
CurtirCurtir
CADÊ A SUELY E A POLICIAL TRISTE????
CurtirCurtir
Pena do totó que não pode reclamar….
CurtirCurtir
Aproveitem as coisas positivas (boas práticas) e passem a refletir sobre a aplicabilidade na sua Instituição, tornando-a melhor e mais eficiente.
Ao invés de criar animosidades, sugiro que alguns procurem aprender um pouco de Gestão com a Polícia Militar, não de maneira teórica, mas prática, fazendo acontecer e transformando em ações virtuosas a atividade de polícia. Pois, como alguns flitadores já colocaram, como por exemplo a verba destinada para vocês não foi gasta, por problemas internos da própria PC.
Vale lembrar que o benchmarking é uma das várias ferramentas de gestão.
CurtirCurtir
Sugiro a leitura deste artigo encontrado na web sobre benchmarking:
O uso de Benchmarking, ou padrões de referência no processo de avaliação dos indicadores de desempenho, é um meio para as empresas buscarem as melhores práticas utilizadas pelas companhias reconhecidamente líderes e consideradas de classe mundial, de forma a conseguir vantagens competitivas no mercado.
O melhor significado para este termo, Benchmarking é Padrão de Referência. O Benchmarking é uma ferramenta útil na busca de melhores práticas utilizadas pelas companhias reconhecidamente líderes e consideradas de classe mundial.
O processo de Benchmarking busca, constantemente, um desempenho sempre superior e o seu maior propósito é fazer com que a empresa torne-se Classe Mundial no mercado onde atua.
Algumas definições de Benchmarking:
* É um processo contínuo de medição de serviços ou produtos, comparando-o com os principais competidores ou com companhias reconhecidamente líderes;
* É a fonte de comparação com as melhores práticas de mercado que exercem um desempenho superior;
* É um processo contínuo de análise das melhores práticas do mundo com o objetivo de estabelecer ou validar objetivos e metas dos nossos processos, de modo a atingir níveis de classe mundial.
Uma questão importante a ser respondida é a seguinte: por que fazer Benchmarking?
Algumas razões são fundamentais:
* Para buscar o melhor desempenho;
* Definir uma melhoria constante nos processos;
* Fazer parte integrante da estratégia de avaliação;
* Fazer uma avaliação objetiva dos pontos fortes e fracos dos processos e das funções;
* Estimular o desenvolvimento de novas idéias e novos métodos de trabalho;
* Ser um facilitador do processo de mudanças internas;
* Suportar o desenvolvimento de novas metodologias e melhorar a utilização dos recursos;
* Responder a questão: como você sabe?
* Não reinventar a roda.
Na busca dos melhores padrões de referência, estaremos sempre fazendo comparações com o propósito de alcançarmos o BENCHMARKING.
As principais características são:
* O Benchmarking é um processo contínuo de aprendizado e de descobertas que deve ser incorporado ao sistema gerencial;
* O ponto focal é como os outros conseguem resultados superiores, isto é, resultados de nível de classe mundial;
* Criatividade, inovação e mente aberta são fatores chaves no processo de Benchmarking;
* Preparar-se muito bem, particularmente para os casos externos: troca de informações fidedignas é absolutamente fundamental.
Uma das maneiras de se iniciar o processo de Benchmarking é ter como propósito sempre buscar o que há de melhor, objetivando cada vez mais melhorar a satisfação dos nossos clientes.
Do ponto de vista da organização, o processo de Benchmarking consiste basicamente em: conhecer o negócio, com vistas a buscar as oportunidades de melhorias; identificar quem está atingindo os melhores resultados, compreender e incorporar os melhores métodos e práticas usadas, e monitorar o desempenho interno para atingir uma vantagem competitiva no mercado.
CurtirCurtir
NOSSO CARNEIRINHO, NADA COMENTA SERÁ TA TUDO BOM CONSEGUIU O RECONHECIMENTO DA APOSENTADORIA ESPECIAL,RTP,
PROLABORE IGUAL A PM ,OU CARNEIRO NÃO FALA.
CurtirCurtir
Com o mínimo de organização é possível obter alguma melhoria. A polícia civil não tem o mínimo de administração e quando a questão se refere ao gerenciamento de recursos humanos é uma verdadeira piada. Trata-se de uma polícia política. Se a PM não faz o policiamento ostensivo com tanta eficácia, a polícia civil não investiga praticamente nada em suas delegacias. Trata-se de uma classe desunidas e sem associações que representem as vontades de seus associados, pois são igualmente politizadas.
CurtirCurtir
Não existe ex-soldado,
Cadê o AK-47, o Matheus, a desanimada, o Cabelo, os gêmeos portugueses, o chururu, o Pc Magrão, e tantos outros?
Logo agora, abandonam o barco?
CurtirCurtir
Parabéns a Polícia Militar pelo sucesso e o exemplo !!!
têm problemas ?????? sim tem problemas como QUALQUER EMPRESA COM 100.000 ( CEM MIL FUNCIONÁRIOS) e diariamente investe para reduzir estes problemas !!
Parabéns pela dedicação de todos os CEM MIL HOMENS que muitas vezes AnÔnimos FAZEM O MÁXIMO para proteger os cidadãos – 24 HORAS !!
Centenas de CIDADES no interior de São Paulo não possuem o NÚMERO 192 ( AMBULÂNCIA) e sabe pra quem a POPULAÇÃO LIGA qdo esta em desespero ???????? 190
A PM é o socorro em todos os assuntos e horários:
Com um efetivo MAIOR que a MARINHA e a AERONÁUTICA juntos a PM demonstra que é POSSÌVEL atender bem a população e corrigir a cada dia os desvios que aparecem, COMO QUALQUER EMPRESA COM 100.000 FUNCIONÀRIOS !!
Parabéns Coronel Camilo
CurtirCurtir
frota de 160 mil veículos = terceirização +diminuição da corrupção + policiais mecânicos irão pra atividade fim = lucro pro patrão(contribuinte). o comando deveria contratar a getulio vargas ou as universidades publicas para uma necessária engenharia…
CurtirCurtir
caso a pm fosse uma empresa privada, já estaria falida, caso fosse séria, metade dos membros seria demitida e a frota, também reduzida pela metade – com certeza, seria terceirizada. parte da adminstração pública, além de ineficiente, faz parte de uma verdadeira festa de mau gosto…
CurtirCurtir
quando os oficiais e delegados forem impedidos, por lei, de praticarem atos de gestão ou outros distantes da atividade fim, com certeza, a criminalidade será reduzida, porém, não sei onde vão colocar tanta “gente”…
CurtirCurtir
o modelo de gestão implantado no tj do rj, foi implantado pela fundação getulio vargas, resultadando em um dos mais eficientes tribunais do país.
senhores(secretario e governador), por favor, analisem a possíbilidade de algo semelhante colocado em pratica, desde já, agradeço.
terceirização da frota das policias, para ontem…
CurtirCurtir
DQA. EU ACREDITO QUE ELES(AS), ALOPRARAM, POR CAUSA DE UMS E OUTROS QUE USAM O FLIT PARA OFENDEREM E DENEGRIREM ALGUNS FLITONAUTAS. APESAR DISSO TUDO ,CREIO QUE ELES (AS) DEVEM MANTER CONTADO COM O ADMINISTRADOR POR OUTROS MEIOS ,MAS UMA COISA É CERTA, FAZEM MUITA FALTA!!!!
CurtirCurtir
70%!!!!!
vão mentir assim na puta que os pariu!
CurtirCurtir
Parabéns a Polícia Militar pelo sucesso e o exemplo !!!
têm problemas ?????? sim tem problemas como QUALQUER EMPRESA COM 100.000 ( CEM MIL FUNCIONÁRIOS) e diariamente investe para reduzir estes problemas !!
Parabéns pela dedicação de todos os CEM MIL HOMENS que muitas vezes AnÔnimos FAZEM O MÁXIMO para proteger os cidadãos – 24 HORAS !!
Centenas de CIDADES no interior de São Paulo não possuem o NÚMERO 192 ( AMBULÂNCIA) e sabe pra quem a POPULAÇÃO LIGA qdo esta em desespero ???????? 190
A PM é o socorro em todos os assuntos e horários:
Com um efetivo MAIOR que a MARINHA e a AERONÁUTICA juntos a PM demonstra que é POSSÌVEL atender bem a população e corrigir a cada dia os desvios que aparecem, COMO QUALQUER EMPRESA COM 100.000 FUNCIONÀRIOS !!
Parabéns Coronel Camilo
CurtirCurtir
as forças armadas, assim como alguns paises de primeiro mundo, deveriam ser absorvidas pela policia federal, doravante, além do fim dos feudos, a segurança nacional seria mais eficaz e menos onerosa.
a seleção brasileira de futebol dos anos 70 e a ditadura já não mais existem, parem de viver de fantasias, trata-se de dinheiro público.
até quando prevalescerá o silencio dos justos e o grito dos canalhas? acorda brasil…
CurtirCurtir
Parabéns a Polícia Militar pelo sucesso e o exemplo !!!
têm problemas ?????? sim tem problemas como QUALQUER EMPRESA COM 100.000 ( CEM MIL FUNCIONÁRIOS) e diariamente investe para reduzir estes problemas !!
Parabéns pela dedicação de todos os CEM MIL HOMENS que muitas vezes AnÔnimos FAZEM O MÁXIMO para proteger os cidadãos – 24 HORAS !!
Centenas de CIDADES no interior de São Paulo não possuem o NÚMERO 192 ( AMBULÂNCIA) e sabe pra quem a POPULAÇÃO LIGA qdo esta em desespero ???????? 190
A PM é o socorro em todos os assuntos e horários:
Com um efetivo MAIOR que a MARINHA e a AERONÁUTICA juntos a PM demonstra que é POSSÌVEL atender bem a população e corrigir a cada dia os desvios que aparecem, COMO QUALQUER EMPRESA COM 100.000 FUNCIONÀRIOS !!
Parabéns Coronel Camilo
Torcemos para que as outras forças façam o seu papel:
**Exército: Feche as fronteiras para armas, drogas, etc
***Aeronáutica: Acabe com o tráfico que vem do céu e descarrega toneladas de drogas diariamente no Brasil
****Polícia Civil: Esclareça os crimes e coloque atrás das grades aqueles que se não forem identificados LOGO com a INVESTIGAÇÃO irão roubar 10 , 20, 30, 100 vezes impunimente uma vez que é impossível colocar 1 PM em cada RUA do Brasil !!
Confiamos na Compet~encia de VCs: Polícia Civil, Exército, Aeronáutica: JUNTOS SOMOS FORTES !!
Que Deus nos proteja !!
CurtirCurtir
Não existe ex-soldado,
Talvez, espero que seja assim.
Mas a hora é essa, com esta estratégia ganham aqueles que desejam o fim do Flit.
Peço a todos que retornem, e se forem ofendidos, disparem. BALA NELES!!! rs..
CurtirCurtir
Esse código 13 tem locadora de veículos??….rs
CurtirCurtir
Caraca…qto interesse na locação de veículos. Só p/ constar, já houve estudos nesse sentido e foi comprovado a sua INVIABILIDADE.
É inviável pq não se trata de um serviço de locação comum, o veículo precisa ser adaptado;
É inviável pq o veículo trafegaria em situações de risco e não seria coberto por seguro;
É inviável pq haveria exigências de substituição de veículos qdo houvesse baixa por acidentes e/ou quebras e isso encareceria sobremaneira o serviço;
Além disso a PM possui isenções de tributos o q barateia a aquisição.
Finalizando, para o COD 13 para de escrever abobrinhas, a PM possui veículos locados, mas somente na PM rodoviária, que possui um uso totalmente diferente do urbano.
CurtirCurtir
é por isso que eu adoro este estado que paga ótimos salários para seus policiais, nao existem mais os chamados bicos. Os cidadãos andam tranquilos pelas ruas deste estado a qualquer hora do dia ou da noite, há anos que não acontecem roubos e latrocínios, SP é uma Chuiça, digo Suiça.
CurtirCurtir
Luiz qto a seus comentários: os Latrocínios, confiamos nas investigações da PC para esclarece-los
Com a PC forte, investigando e esclarecendo os crimes restará pouca coisa pra PM e o Estado economizará já que as viaturas ficaram menos tempo rodando, consumindo menos gasolina, Parabéns a PC pois a economia do estado e a redução dos crimes estão NAS MÃOS DE VOCÊS !!
Temos certeza que acontecerá pois a PC têm um quadro competente de funcionários, Parabéns PC nossa esperança !!
CurtirCurtir
prezado Vitor, não tenho locadora mas um amigo que é mestre em adminstração e dr.em economia, ele me convenceu que a terceirização da frota é viavel, acho que vc, pelo fato de não ser economista ou adminstrador, ou mestre ou dr. equivoca-se a respeito dos fatos, um abraço.
CurtirCurtir
VIVA O ESTADO DEMOCRATICO DE DIREITO.
18/05/2011 – Justiça proibe Polícia Militar de fazer escuta telefônica em três estados
Decisões do governo e da Justiça em três estados brasileiros proíbem a Polícia Militar de fazer investigações e usar grampos
Maria Clara Prates. A Reportagem é de O Correio Braziliense.
A Polícia Militar está proibida de fazer escutas telefônicas. Pelo menos de acordo com uma resolução do governo de Mato Grosso do Sul, que pretende fazer valer a Constituição — o documento atribui às polícias judiciárias essa função. O Executivo local determinou ainda que investigações da corporação realizadas pelo setor de inteligência devem se ater exclusivamente aos inquéritos.
Há dois anos, o Rio de Janeiro adotou a mesma medida para pôr fim à farra dos grampos. De acordo com a legislação estadual, somente a Polícia Civil pode usar o equipamento de monitoramento de comunicações em sistemas de informática, telefônicos e de escuta feita por meio de microfone. Em Minas, a Justiça de Ribeirão das Neves, região metropolitana de Belo Horizonte, também apelou ao texto constitucional e negou, no mês passado, um pedido de expedição do mandado de busca e apreensão apresentado pela PM mineira para a apuração de crimes naquela cidade, apesar do parecer favorável do Ministério Público Estadual.
As decisões, entretanto, geram polêmicas e dividem especialistas em segurança pública. Para alguns deles, os limites de atuação das forças policiais foram afrouxados a partir da necessidade de enfrentamento da crescente criminalidade em todo o país. Entretanto, o Rio optou pela rigidez na conduta. Ao editar a norma, justificou que, ao concentrar a ação na Polícia Judiciária, garante ao Ministério Público e ao Poder Judiciário o poder de fiscalizar e o direito de requisitar as escutas quando julgarem necessário. “Isso permite que aqueles que estão à margem da lei sejam colocados atrás das grades”, afirmou o autor do projeto de lei, deputado Jorge Picciani (PMDB), presidente da Assembleia Legislativa do Rio.
Farra
O delegado da Polícia Federal (PF) Getúlio Bezerra Santos, professor da Academia da PF e ex-diretor de Combate ao Crime Organizado, é enfático: “Precisa-se acabar com a farra (dos grampos)”. Para ele, as escutas telefônicas são um material sensível que deve estar sob controle do Ministério Público e é preciso, sim, definir claramente as funções da corporação. “Já acabou o deslumbramento com as escutas telefônicas e usar devidamente esse instrumento é uma vitória da cidadania e dos direitos individuais.”
CurtirCurtir
Espera aí! se tem navio de combate a AL deve aprovar lei de autoria do governador que cria a patente de Contra-Almirante PM. kkkkkkkkkkkk, agora nem eu aguentei
CurtirCurtir
Polícia Militar tem que estar na rua, ostensivamente, não tem que ficar fazendo escutas e nem usar p2 pra fazer ‘investigaçã’.
Quer investigar faz concurso pra investigador.
CurtirCurtir
E VÃO FAZER PATRULHAMENTO NOS RIOS TIETE E PINHEIROS
E PAGAR LAUDEMIO PARA AMARINHA DE GUERRA
CurtirCurtir
Ta bom 13….arruma uma empresa de locação que aceite todos os riscos inerentes à atividade policial, que aceite receber as diárias da locação com 60 dias após os serviços faturados e veja quanto isso ira custar.
Avisa o seu amigão desses pequenos detalhes, existem outros, mas esses são os principais que irão influenciar o TCO desse serviço.
Ps: Se ele é bonzão em economia imagino que saiba o significado e como calcular o TCO (Total cost of ownership)de uma operação comercial com essa envergadura!
CurtirCurtir
DEVERIA COMEÇAR LOCAR VEICULOS PARA OS OFICIAIS, ESSES NUNCA ESTRAGAM, POIS SOMENTEM CIRCULAM EM ÁREAS NOBRES COM BOA PAVIMENTAÇÃO E, COMO NUNCA SERÃO FURTADOS OU DANIFICADOS, O SEGURO SERÁ MENOR, COM CERTEZA. JÁ É UM BOM COMEÇO. TAMBÉM, OS VEÍCULOS DA ROTA E OCUPADOS POR COMANDANTES DAS FORÇAS TATICAS, PELAS MESMAS RAZÕES, PODERIAM SER LOCADOS.
TODO MUNDO SABE QUE OS MELHORES ” MOTORISTAS POLICIAIS” SÃO OS CONDUTORES DAS VIATURAS ACIMA.
CurtirCurtir
OS DELEGADOS TITULARES, SECCIONAIS E DIRETORES, ASSIM COMO AS PESSOAS ACIMA, DEVERIAM OCUPAR CARROS LOCADOS, PELAS MESMA RAZÕES. OU ESTOU ERRADO?
CurtirCurtir
TOMEI CONHECIMENTO QUE UM DELEGADO, POR UMA QUESTÃO DE ISONOMIA COM OFICIAIS DA PM, QUERIA FOLGAR AS QUARTAS-FEIRAS, À TARDE.
SEU ATO FOI ENCARADO COMO UMA PIADA, ALÉM DE QUE- PELA SUA ATIVIDADE-NÃO SERIA POSSIVEL A DELEGACIA FICAR ACÉFALA…
CurtirCurtir
A diferença entre a cana da Pm e a da PC, é que na da PC, dificilmente o mala sai no outro dia, porisso é que eu acho que o governo não quer que prende, o vagabundo dá menos gasto pro estado estando na rua, se ele pensasse diferente daria mais condições para a PC..
CurtirCurtir
No papel tudo é bonito; façam uma pesquisa com os “funcionários” (praças é claro) para se saber o nível de satisfação. A PM não é ruím, ruím são algumas pessoas que infernizam a vida de outras, se escudando no regulamento disciplinar.
CurtirCurtir
ESSE POST TÁ EMPESTEADO DE COXAS!!! UHSAUHSAUHASUHSAUH
CurtirCurtir
JA TEMOS A SOLUÇÃO, PINTO PARA GOVERNADOR E MAQUINEIRO PM PARA VICE EM 2012.
COMO DIZEM QUE O MUNDO VAI ACABAR NESTE ANO.
KKKKKKKKKK
CurtirCurtir
Seis homens suspeitos de furtar caixas eletrônicos foram presos por policiais militares, em Caçapava (116 km de São Paulo), por volta das 3h30 desta quinta-feira.
Os policiais desconfiaram de três carros que seguiam pela rua Luis Nani, no bairro Borda da Mata, e fizeram a abordagem. Com os suspeitos foram apreendidos uma pistola calibre 380 e um maçarico que seria utilizado para arrombar caixas eletrônicos.
Os suspeitos disseram aos policiais que se deslocavam até o centro de Caçapava para furtar caixas eletrônicos de uma agência do Banco do Brasil.
Segundo a Polícia Militar, entre os suspeitos presos estão um policial militar da ativa e outro expulso da corporação.
CurtirCurtir
A PM realmente é muito eficiente, graças aos cursos que seus oficiais tem, como o de falar mal de Policial Civil e esquecer de fazer seu papel sem tentar forjar um flagrate. Que feio!!!!!!!
CurtirCurtir
Digo “FLAGRANTE” (Isso tudo aconteceu em Suzano – SP, na frente de uma câmera da TV BANDEIRANTES.
CurtirCurtir
Nossa! Como tem cavalo na PM, né?
CurtirCurtir
REALMENTE, OS CAVALOS E CÃES SÃO ÚTEIS…
CurtirCurtir
SÓ ESQUECERAM DE COMBINAR COM ESSES PMs DE CAÇAPAVA. PÔ, ELES QUEIMARAM O FILME DA GLORIOSA. HOJE PELA MANHÃ, ESTAVA ESCUTANDO NA CBN A NOTÍCIA SOBRE A MORTE DO ESTUDANTE DENTRO DA USP E FORAM OUVIDOS NESTA MATÉRIA O JOSÉ VICENTE “PM” DA SILVA FILHO E O HÉLIO BICUDO SOBRE A PM FAZER RONDA OU NÃO DENTRO DO CAMPUS. O JOSÉ VICENTE AFIRMOU QUE ERA UMA BOA , POIS A PM DE SÃO PAULO É A MELHOR DO BRASIL, ATÉ MELHOR QUE A DO PARANÁ (SEI LÁ POR QUE CITOU ESTE ESTADO)E MAIS UM MONTE DE ENCHEÇÃO DE LINGUIÇA. NA VEZ DO BICUDO FALAR, OLHA , O CARA PODE ATÉ SER UM CRÍTICO FEROZ DA POLÍCIA E, EXAGERAR EM ALGUNS ASPECTOS, MAS ELE AFIRMOU UMA COISA QUE TODOS NÓS SABEMOS, QUE A PM É RESQUÍCIO DA DITADURA E SERIA MELHOR PARA TODOS (MENOS AOS OFICIAIS) A EXISTÊNCIA DE UMA POLÍCIA CIVIL, ESTA COM POLICIAIS UNIFORMIZADOS PARA O TRABALHO OSTENSIVO. FALOU POUCO, MAS FALOU BONITO.
CurtirCurtir
quá quá quá, a meganha me matar de rir…..guá guá guá…ganhando uma merreca os bate cascos ainda sim são cães leais do sr. governador….digno de pena….quá quá quá
CurtirCurtir
Ainda baim que iexiste a polícia miltare aqui no Brasil. Ie naum ié pois que os gaijos taim navio de combate a ncêndios marítimos. Pois já iestou mais tranquilo que quando for à praia e pegar fogo no mar ieles vaum a apagare. Ie ieu naum ma quaimo… Poruqe naum pesaram nisso lá na terrinha????
CurtirCurtir
onde reduziram 70% dos crimes? Na Suiça? Se foi isso mesmo, por que os plantões estão sempre lotados? Visitantes do museu? Museu da PC?
CurtirCurtir
Parabéns à PMSP. Propaganda é a alma do negócio.
CurtirCurtir
INFELIZMENTE, PROPAGANDA ENGANOSA. ESSE NEGÓCIO TÁ SEM ALMA FAZ TEMPO.
CurtirCurtir
Polícia Militar mata mais na Zona Leste
Relatório da Ouvidoria da Polícia obtido pelo DIÁRIO traça perfil das resistências seguidas de morte ocorridas em São Paulo no ano passado
THAÍS NUNES
DIÁRIO SP
São os jovens, de 10 a 25 anos, que mais morrem em confrontos com a polícia em São Paulo. O relatório anual da Ouvidoria da Polícia, que será divulgado oficialmente nesta quinta-feira, analisou 416 dos 495 casos de resistência seguida de morte registrados em 2010.
Na capital, 177 pessoas morreram em situações registradas como confronto com a polícia. A campeã foi a Zona Leste, com 59 casos. A delegacia com mais boletins dessa natureza, entretanto, está na Zona Oeste. Apenas no 89º Distrito Policial, que abrange a Favela de Paraisópolis, foram 14 resistências.
“Infelizmente, as mortes continuam ocorrendo na periferia. Acredito que a ação dos policiais merece atenção séria da Secretaria da Segurança Pública”, disse o ouvidor Luiz Gonzaga Dantas.
Rota matou mais /Comparada a 2009, a letalidade policial diminuiu 5,5% em 2010. Na contramão, a Rota, tropa de elite da PM, matou 22,95% a mais – foram 75 casos em 2010 contra 61 no ano anterior. E a tendência é de aumento – nos primeiros três meses de 2010, a Rota matou 10 suspeitos. Já nos primeiros três meses desse ano, foram 16 mortes.
Em nota, o Comando da Polícia Militar informou que o confronto só ocorre após a reação do criminoso e é ele que opta por enfrentar os policiais. Ainda segundo a PM, “o resultado morte é sempre indesejado”. O coronel Álvaro Camilo, comandante da PM, não foi localizado pela reportagem.
Uma das denúncias mais recorrentes na Ouvidoria é a demora no socorro dos suspeitos e a adulteração das cenas de crime. “As balas são recolhidas após a troca de tiros. Se houvesse transparência, a PM deveria facilitar as investigações”, disse o ouvidor Dantas.
414
policiais denunciados por homicídio
Mudança nas investigações
Em abril, após uma execução cometida por PMs dentro de um cemitério em Ferraz de Vasconcelos ser revelada, o governador determinou que as resistências com mortes seriam investigadas pela Polícia Civil.
Principais denúncias
Entre as principais denúncias recebidas pela Ouvidoria da Polícia Militar, estão má qualidade no atendimento, infração disciplinar, homicídio, concussão, abuso de autoridade, ameaça, corrupção e demora na chegada de viatura.
CurtirCurtir
Ação questiona PM voluntários
O Conselho Federal da OAB entrou com uma ação direta de inconstitucionalidade no STF contestando a lei 10.029/2000, que regula a prestação voluntária de serviços administrativos e de auxiliares de saúde e de defesa civil nas Polícias Militares e nos Corpos de Bombeiros militares dos Estados.
Segundo a ação, o governo federal não tem competência para regular esses serviços. Outros pontos também são questionados. Há um concurso em São Paulo para a contratação de PMs voluntários – hoje, há 6 mil no Estado. No início da noite de ontem, a reportagem contatou as assessorias da PM-SP e da AGU (Advocacia Geral da União) para que comentassem, mas não obteve resposta até a conclusão da edição desta terça-feira do Agora.
Fonte: jornal Agora S.Paulo
A Polícia Militar é uma corporação extremamente burocrática. Como é necessário pessoas para “fazer” a burrocracia”, e quem sempre a fez foram os próprios policiais, o governo teve a “brilhante ideia” de contratar “soldados temporários”, pois assim ele paga menos da metade do salário(que já é uma merreca) de um soldado, sendo que muitos desses temporários, após um ano serão dispensados. Esses últimos governos do PSDB, mereciam era estar onde estavam na época da repressão, pois reprimiam uma coisa que hoje, eles praticam, que é a repressão, aos funcionários e policiais, diga-se de passagem
CurtirCurtir
essa lei 10.029/2000 foi sancionada pelo fernando henrique cardoso, coincidencia ou não.
CurtirCurtir
Está na página da Fundação Nacional da Qualidade (fevereiro de 2011)
Melhoria da gestão na Polícia Militar ajuda a reduzir criminalidade em SP
Visando assegurar novos níveis de excelência na segurança pública e atender plenamente seus clientes, em 1996, a Polícia Militar do Estado de São Paulo promoveu uma nova era de oportunidades, quando optou, entre outras questões, por aprimorar sua gestão.
O momento atual experimentado pela PM, em que se evidencia a trajetória de queda dos delitos no Estado, não é obra do acaso. Esse declínio da criminalidade está ligado à atitude adotada a partir de 1996, que hoje demonstra seu acerto e pertinência.
Desde aquela época, a instituição se engajou em programas de qualidade e começou a buscar no mercado modelos de desenvolvimento e avaliação de suas organizações. A partir de uma parceria firmada com a Fundação Nacional da Qualidade (FNQ), a PM passou a adotar, em 2004, o Modelo de Excelência de Gestão (MEG), traduzido em fundamentos de boa gestão mundialmente reconhecidos.
O MEG acelerou e consolidou o processo de mudanças e de melhoria da gestão, garantindo melhor controle da criminalidade nos 645 municípios paulistas. Várias iniciativas foram adotadas nesse período, tais como: a concepção do Sistema de Gestão da Polícia Militar do Estado de São Paulo (GESPOL), que difundiu a visão sistêmica da gestão policial, possibilitando ganhos de produtividade e de eficácia operacional; a criação do Serviço Auxiliar Voluntário, o qual liberou milhares de policiais de atividades de suporte administrativo para atividades-fim; a harmonização das atividades operacionais focadas nas necessidades dos clientes da polícia com a criação dos Programas de Policiamento; a minimização do erro profissional com a concepção do Procedimento Operacional e Administrativo Padrão alicerçado no Sistema de Supervisão e Padronização; o uso da inteligência com investimentos em Tecnologia de Informação e Comunicação, além da utilização racional dos recursos humanos e materiais nas atividades de policiamento com a implementação do Plano de Policiamento Inteligente.
Esse trabalho de aprimoramento da gestão colaborou com a queda de 19% em casos de latrocínio no Estado de São Paulo, entre janeiro e setembro de 2010 em comparação com o mesmo período de 2009. Caiu também em 8% o índice de roubo, 7% o número de furto e roubo de veículo, e 5% a quantidade de furtos e homicídios dolosos, segundo dados da Secretaria de Segurança Pública.
Anualmente, todas as organizações militares são avaliadas quanto a sua gestão e o seu desempenho, cujos padrões desejáveis estão alinhadas ao critério Rumo à Excelência, derivado do MEG. Os critérios do modelo são interpretados para a linguagem da instituição, ajudando os gestores de cada unidade da PM a focar seus esforços para geração de melhores resultados. Dentro do esforço de disseminação e sedimentação dos ensinamentos do MEG foram criados o Blog da qualidade, o Observatório de Boas Práticas de Gestão e um Workshop anual de Disseminação das Melhores Práticas de Gestão da PM.
Mais do que a redução nos índices de criminalidade, o sucesso do trabalho desenvolvido pelas organizações militares de São Paulo se reflete no reconhecimento no Prêmio Polícia Militar da Qualidade (PPMQ), cujos critérios de avaliação são alinhados ao Prêmio Nacional da Qualidade (PNQ), concedido pela FNQ. Em 2010, foram premiadas 31 organizações militares, sendo duas na categoria ouro, 11 na prata e 18 na bronze.
Fica a sugestão para os policiais civis que só criticam a PM, para aprenderem um pouco com as boas práticas de outras Instituições
CurtirCurtir
lealdade e constância– Quanto ao homem, o soldado o policial civil, o bombeiro , a sua família, a escola de seus filhos, o convênio médico,
a necessidade do bico(onde muitos morrem). Se tudo isto postado fosse combinado a um salário próximo ao do DF seria uma vitória . Nunca li nada , nenhuma pesquisa que calculasse o que um policial precise ganhar para ter condições de exercer sua atividade de forma exclusiva,com motivação,com tranqüilidade pois sua família esta assistida Nunca li em nenhum informativo policial.
Fnq,Meg,Ppmq,Pnq etc não significa nada sem o homem, a mente o coração motivado.
CurtirCurtir
“Nos últimos dez anos, a Polícia Militar de São Paulo reduziu a criminalidade do estado em 70%.”
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
deve ser dentro da instituição que isso aconteceu não é, só o governador de SP para acreditar nisso e querer que os trouxas acreditem todos os dias morrem em SP CIMA DE 2 pessoas vitimas de bandidos e de outras coisas mais, ou ainda não são computados os roubos seguidos de morte como homicídios
vamos voltar a rir,
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
minha proxima risadaiada vai ser quando ele anunciar o aumento fictício, ou seja o “AUUUUUUUUUUUUUUMENTO”
CurtirCurtir
Boa Tarde!
Senhoras e Senhores.
Estou atento as propagandas de marketing visando o honrado enaltecimento e engrandecimento daquela que podemos chamar de “Invejável Instituição Bandeirante”.
Não há dúvidas que algumas Praças da Polícia Militar, os ativos e principalmente os inativos, mereçam serem agraciados com uma medalha de Honra ao Mérito. Seria desleal de minha parte, caso eu fizesse algum tipo de crítica ou comentários negativos. E sabem por quê?
Desde os meados do inicio do século passado, a Força Pública do Estado sempre esteve presente, fosse aonde fosse. Porém ela nunca caminhou sozinha.
Sempre esteve acoplada a outras Organizações e principalmente à Política. Podemos citar algumas tais como: Milícia do Brig. Tobias de Aguiar; Polícia Marítima; Polícia Florestal; Polícia Rodoviária, etc., e que aos poucos foram se aglutinando.
E quando queriam ou tinham oportunidade de fazer política, sabiam fazer muito bem, tomemos como exemplo:
“Evangelina Wright Paes de Barros Oliveira”, uma das primeiras vítimas da participação do Brasil na 2ª Grande Guerra. “Morreu em meio a Lua de Mel”. A sublime inspiradora da Campanha pró-Avião Ambulância, que tomou o seu nome em plena Guerra.
Poderia aqui citar durante horas outras proezas; A vida dentro dos Quartéis; a Vida de Caserna; O Regulamento; a Distinção de Praças e Oficiais; A discriminação entre Oficiais Combatentes “Sangue Azul” e dos demais Quadros existentes, como exemplos, aqueles oriundos das Praças (Administrativos), Médicos, Dentistas, Farmacêuticos, e até Capelão, porém, não é o meu intuito neste exato momento.
Pretendo apenas em breves palavras dizer que hoje sinto certa simpatia. Não por serem ou estarem melhores organizados. Mas sim, por respeitarem mais os seus subordinados.
Cheguei inclusive a testemunhar numa oportunidade, quando estávamos tendo aulas no DETRAN, para o CFC, ter a honra de assistir aulas ministradas por Praças, inclusive, sendo uma delas o Vereador pelo PV. Sargento PM Abouani e, poder contemplar ao meu lado, Oficiais da PM, sendo avaliado didaticamente por Praças.
Aquele instante, aquela imagem, ficará gravada eternamente em minha memória. Para mim, testemunhar e presenciar aquele ato, foi sem sombra de dúvidas, uma ducha fria para lavar a alma e poder sentir e dizer: “O mundo tem solução”–“O mundo tem solução”…
A Polícia Militar de hoje somente a conheço no patrulhamento de rua, nas Delegacias de Polícia ao apresentarem ocorrências à Autoridade Policial.
Mas quero deixar aqui gravado nomes que sem sobra de dúvidas por muito tempo fizeram parte da minha vida e hão de permanecer em minha memória até os fins dos meus tempos. – Antonio Belarmino da Silva; Zigomar Barbosa; Antonio do Espírito Santo Neto; Marcelo Borjar; Ananias da Silva; Homero Júlio Pereira Junior; Renato Aldarvis; Petter Smania Flores; Hilton Brandão Parreira Filho; Conte Lopes; José Figueiredo; Robert Eder Neto; José Aurélio Pereira Cardamone; Osvaldo Ascêncio; José Eduardo Pacheco; Antonio Barbaresco; Luiz Antonio Tovani; Carlão; Santão; Boaventura da Silva; Valter Cicerelli; Antonio David Vela; AntonioMariano; Oswaldo Alambert Filho; Bolinha; Tupizinho e Tupizão; Antonio Viegas Filho; Edmundo Bernardo; Campos Verde; Hudson Tabajara Camilli; Antonio Coscione; Ubirajara Nassif Antunes, exímio corredor do Autódromo de Interlagos, perseguido inúmeras vezes pelo serviço reservado da PM, e, magnânimo professor de inglês e, meu Chapa; Sebastião Bráz Adamis, nobre professor de karatê; Adalto Francisco Landgraf; Grande Faria; Luiz Alberto Bucceroni; Jorge Luiz de Oliveira; José Luiz Begotti; Dídimo Lacava; Grande Lima; Oswaldo Araujo; Nei Catarino Cunha; Edmar Moreira; Lazzarini; Idário Ferreira Neves; Walter de Oliveira Baptista; Paulo Correa; José Cícero Ferreira; Atirador de Skol “Elite” Moura; Wanderlei Antonio da Silva; Chulé; Alexandre; Piu-Piu, entre outros vários que tive a honra de trabalhar e que devido ao grande espaço de tempo e de memória, sem desmerecê-los, não posso aqui decliná-los. Este que agora escreve esta por demais, emocionado e cansado, não tendo mais a mesma disposição de outrora.
Estes que eu declinei, muitos já faleceram, aposentaram, se exoneraram ou foram demitidos.
Mas uma coisa é, certo dizer e afirmar:
Foram excelentes companheiros, dignos de confiança e ávidos no trabalho. E, serão sempre merecedores de medalhas de Honra ao Mérito.
Feliz é aquele que se propõe a exercer dignamente sua profissão, debaixo de entraves e situações impares e adversas, e, ao final galgar e augurar tão merecido descanso e poder saborear de tão rico passado, e ter plena convicção de ter atingido o seu pleito.
Muito obrigado!
E mais uma coisa: O importante nisto tudo não é se mostrar presente. È saber se respeitar e reconhecer, com isto seus valores fluirão naturalmente.
CurtirCurtir
o desgraça de partido, ainda bem que esta partido
coxinhas tudo bem com o salário de vcs?
tudo bem há 16 anos sem aumento?
mais umas risadaiadas
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
KKKKKKKKKKKK
KKKKK
KK
K
CurtirCurtir
KKK KKK KKK KKK KKK KKK
KKK KKK KKK KKK KKK KKKKK
KKK KKK KKK KKK KKK KKK KKK
KKK KKK KKK KKK KKK KKKKKKKKKK
KKKKK KKK KKKKK KKK KKK
KKK KKK KKK KKK KKK
KKKKKKKKKK KKK KKK
KKKKKKKKKKK KKKK KKKK
KKK KKK KKKKK KKKKK
KKKKKKKKKKK KKKKKK KKKKKK
KKKKKKKKKKK KKK KKKKK KKK
KKK KKK KKK KKK
KKK KKK KKK
KKK KKK KKK
ESTA É A PM DO ESTADO DE SÃO PAULO. VOCÊ OLHA E VÊ UMA COISA, MAS SE ANALISAR A FUNDO, VERÁ QUE É OUTRA…
CurtirCurtir
KKK……..KKK.KKK.KKK……..KKK..KKK
.KKK……KKK..KKK..KKK……KKK..KKKKK
..KKK….KKK…KKK…KKK….KKK..KKK..KKK
…KKK..KKK….KKK….KKK..KKK..KKKKKKKKKK
….KKKKK……KKK…..KKKKK…KKK……KKK
…..KKK…….KKK……KKK…KKK……..KKK
.
KKKKKKKKKK…KKK……..KKK
KKKKKKKKKKK..KKK…….KKKK
KKK…..KKK..KKKKK….KKKKK
KKKKKKKKKKK..KKKKKK..KKKKKK
KKKKKKKKKKK..KKK.KKKKK..KKK
KKK……….KKK..KKK…KKK
KKK……….KKK……..KKK
KKK……….KKK……..KKK
ESTA É A PM DO ESTADO DE SÃO PAULO. VOCÊ OLHA E VÊ UMA COISA, MAS SE ANALISAR A FUNDO, VERÁ QUE É OUTRA… (UM MONTE DE KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK).
CurtirCurtir
CurtirCurtir
OLA MEU QUERIDO, QUEM DIGITA É O BRAZ , NÃO CONSEGUI SABER SEU NOME NO SITE , MAS GOSTARIA DE SABER, MUITO OBRIGADO PELA CITAÇÃO E A LEMBRANÇA DE MIM E DE TODOS . EU TAMBÉM TENHO MUTAS SAUDADES . A VIDA ME LEVOU PARA OUTROS CAMINHOS, MAS SEMPRE ESTAREI DO LADO DA JUSTIÇA . AGRADEÇO MAIS UMA VEZ, FORTE ABRAÇO , DEUS ABENÇOE.
CurtirCurtir
que pena que estes numeros não são fatos reais ,moro em Ibitinga interior de são paulo e a criminalidade aumentou e muito ,depois que tirarão a força tatica da qui ta dificil o negocio ,mas uma vez quem comanda a policia militar do estado de são paulo é um burro ,tirar uma policia que trabalha para ficar do geito que tá ,somente no brasil acontece estas coisas.
CurtirCurtir