Polícia vai apurar morte de presidente do TJ-SP
Antonio Carlos Viana Santos morreu ontem
FLÁVIO FERREIRA
TATHIANA BARBAR
DE SÃO PAULO
A Polícia Civil de São Paulo abriu um inquérito para investigar a morte do desembargador Antonio Carlos Viana Santos, presidente do TJ (Tribunal de Justiça) de São Paulo. Santos morreu na madrugada de ontem, aos 68 anos, em sua casa.
O delegado-geral da Polícia Civil de São Paulo, Marcos Carneiro Lima, informou que o corpo de Santos foi submetido à autopsia “por cautela, em razão do cargo”.
Segundo a assessoria do TJ, na semana passada o desembargador esteve internado no InCor (Instituto do Coração). Ele sofria de diabetes.
Segundo Lima, é “um inquérito policial que versa sobre morte suspeita, no sentido genérico, porque ficou a suspeição de forma vaga, apenas para que não haja questionamentos futuros”.
Segundo Carneiro, o médico do desembargador recomendou a realização da autópsia. A casa de Santos passou por uma vistoria da polícia e nenhuma irregularidade foi encontrada no local, segundo o delegado-geral.
“Tudo indica que foi uma morte natural, mas somente por um laudo mais apurado não haverá dúvidas sobre o que aconteceu”, disse.
De acordo com Lima, não há suspeitos de uma eventual participação na morte do desembargador. “Há apenas uma precaução em razão da função que ele [Santos] exerceu”, afirmou.
O rumo do inquérito será dado pelo resultado da autópsia, segundo Lima. “Se o laudo vier com um indicativo de que algo causou a morte, aí a investigação terá desdobramentos”, declarou.
O TJ suspendeu o expediente judiciário das 13h de ontem até as 13h de hoje.
A corte paulista decretou a suspensão dos prazos processuais nos dias 26 e 27.
Com a morte de Santos, cujo mandato iria até o final deste ano, o tribunal convocará novas eleições para a presidência da corte. O cargo foi assumido provisoriamente pelo desembargador Antonio Luiz Reis Kuntz.
Santos se formou em 1965 na Faculdade de Direito da USP e ingressou na magistratura em 1969. Foi promovido a desembargador em 1988 e assumiu a presidência do TJ no início de 2010.
Santos será sepultado às 9h de hoje no Cemitério Gethsêmani, na capital
É BRINCADEIRA HEIM ????
QUER DIZER QUE DEPENDENDO DO CARGO DO CIDADÃO QUE MORRE, A POLÍCIA PAULISTA “AD CAUTELAM” INVESTIGA PARA PREVENIR UMA HIPÓTESE FUTURA ???
QUE COISA DE LOUCO !
E É O PRÓPRIO DELEGADO GERAL DE SP QUE AFIRMA ESSE TIPO DE ABERRAÇÃO ??
E A FAMÍLIA DO MORTO AINDA ACEITA UM ABSURDO DESSES ??
ISSO DEVE SER UM VILIPÊNDIO DA CADÁVER….POIS A INTENÇÃO NÃO É AQUELE RELATIVA AO PROTOCOLO ENVOLVENDO MORTES NATURAIS, MAS SIM, PORQUE O “FALECIDO” É FIGURA PÚBLICA.
-POXA VIDA….NUM QUE A CARREIRA JURÍDICA TÁ MÍOPE !
CurtirCurtir
hummmmm…sei…
CurtirCurtir
Que coisa triste.
Deixo meus pêsames aos familiares e amigos,certa de que está é uma perda irreperável.
CurtirCurtir
Lamento o ocorrido, meus pêsames aos familiares.
CurtirCurtir
VÁ COM DEUS !!!!!
CurtirCurtir
Imbel estão sendo entregues pelo DAP para os escrivães e investigadores!!!!!!!!
CurtirCurtir
Lamento a morte do colendo DESEMBARGADOR…
MAS,
Quando quando “pobre” morre “em circunstância” duvidosa, NUNCA vi o cadáver receber tratamento privilegiado!
Quantas vezes o “DEFUNTO” fica “esquentando” no asfalto, aguardando a perícia chegar, e depois o IML pra levar o “de cujus”.
Já vi muito LAUDO de IML que NÃO esclarecia morte nenhuma – dava como “causa mortis” – INDETERMINADA…
Ora, como uma morte pode ser indeterminada??
Eu não sou médico, nem legista… alguém pode me explicar????
Aliás, pode perguntar no IML, quem “PÕE A MÃO EM CADÁVER…”, de verdade, é o coitado do AUXILIAR DE NECRÓPSIA… que sempre ganha uma “miséria” de salário…
Agora se o “de cujus” for ILUSTRE…
faz-se até uma “junta médica de legistas…”
Eita… isso é BRASIL!!
“Vamu bebê, pra nóis num ficá cum raiva…”
CurtirCurtir
POLICIA abre inquerito?? QUAL O CRIME??? BRINCADEIRA HEM, POLICIA SUBSERVIENTE É UMA BOSTA. POLICIA JUDICIARIA SÓ NO NOME, CADÊ A PARTE “JUDICIARIA” DO SALARIO??
CurtirCurtir
Por quê o “MÉDICO” que atendia ao ilustre DESEMBARGADOR “não” quis assinar o atestado de óbito???
Por o “médico” NÃO deu o atestado de óbito?, se ele cuidava do paciente?? Por acaso era o mesmo médico do Michael Jackson???
Pelo que sei, MORTE À ESCLARECER vai para o S.V.O,
e NÃO para o IML…
CurtirCurtir
PERGUNTA….
Quando EU morrer, em razão da minha função, vai ter a mesma preocupação comigo???
Vão mandar meus “despojos” para ficar em cima de uma mesa do I.M.L.????
Será que em razão do meu cargo, ESCRIBÃO (ou escravão), quando eu virar PRESUNTO, vão em fatiar no I.M.L. também…????
Porque Eu vou dizer uma coisa, ESCRIVÃO só se fod…, Escrivão carrega PIANO, escrivão só toma no c’…..
Bem, por enquanto, NÃO estou com presa de Morrer, e também NÃO quero estar lá quando isso acontecer…
foi apenas uma pergunta, uma hipótese, questionando em razão do meu cargo!
CurtirCurtir
Escriba.2011
O tratamento VIP é destinado apenas aos que possuem pedigreeeeeeeeeee, não para os pobres mortais, que ficam até 24 horas estirados no asfalto ou outro local qualquer.
Alias, penso que cabe uma ADPF encima do DG, afinal, infringiu norma da CF, o PRINCÍPIO DA ISONOMIA…
Tomara que voce não precise desse tipo de arguição, rs
CurtirCurtir
Quando eu morrer
me enterre na lapinha
calça culote paletó almofadinha….
CurtirCurtir
Creio que neste caso,a família e o médico do desembargador,devem ter motivos ou ao menos
possam ter solicitado para que a autópsia(necropsia)
fosse realizada.
Não vejo o porque do desgaste que tal fato tão constrangedor se some à perda de um ente querido,
se não se fizesse necessário.
CurtirCurtir
e do presidente da republica dos diretas já houve apuração de tancredo neves?
que faleceu logo após a posse ?
qual foi mesmo causa morte ?
CurtirCurtir
Que absurdo suspender os prazos. Imagina o prejuìzo para os advogados e jurisdicionados que tinham audiência nesse dia!
CurtirCurtir
Tem gato na tuba…..
CurtirCurtir
A causa da morte é sempre o nascimento.
CurtirCurtir
CACETE, NUNCA TEREMOS UMA POLÍCIA CIVIL MELHOR, O POVO SÓ RECLAMA. CLARO SE A CAUSA NÃO FOI BEM ESCLARECIDA SE INSTAURA I.P., INDEPENDENTEMENTE DE RAÇA, POSIÇÃO SOCIAL OU CREDO. NOSSA P.C. JAMAIS SERÁ FORTE, POIS SEUS INTEGRANTES A ESTÃO DESTRUINDO, INCLUSIVE COM COMENTÁRIOS IRRESPONSÁVEIS.
CurtirCurtir
ESCRIBA.2011
Infelizmente não poderá ser submetido a exame necroscópico. O risco para o Estado é grande. Sabe como é descrever o corpo de um escriba e a causa morte podem ser arriscados para o Estado. Se vc pega um médico saco roxo pode descrever o coitado do escriba assim:
“Trata-se de um indivíduo do sexo masculino, constituição física fraca, trajando calça jeans e camiseta bastante usadas, sapatos gastos, meias e cueca furada. No bolso traseiro direito uma carteira velha e surrada com distintivo escrivão de polícia. Funcional n°****, Sr. ****. O corpo em estado rígido apresentava profundas olheiras, cabelos ralos e brancos. Dentes naturais em péssimas condições, com ausência de molares superiores no lado esquerdo e direito. Incisivos e caninos representados por próteses. Dedos das mãos sugerem que a vítima sofria de lesão de esforço repetitivo, pois estão torcidos e semi-arqueados. A vítima apresentava o corpo levemente entortado para o lado esquerdo, compatível com muitos anos sentados a mesa. Chama atenção deste legista a presença de inúmeras cicatrizes nas costas, compatíveis com várias sessões de açoite. Corroborando com a constatação acima notamos a presença de sinais produzidos por grilhões nos pulsos e nos tornozelos. Neste aspecto é importante esclarecer que o tornozelo direito apresenta cicatrizes profundas, o que sugestiona que a vítima estava presa há algum objeto muito pesado. Procedido o exame interno constatamos: pulmões comprometidos pelo excesso de cigarro, fígado com presença de cirrose em grau avançado, coração com presença de inúmeras crostas de gordura em suas principais artérias, esofago e estômago com presença de úlceras. Conclusão: Do visto e exposto concluímos que a vítima era escrivão de polícia com mais de vinte anos de serviço e morreu em decorrência de stress profundo.”
CurtirCurtir
INDIGNADO
ESSA ATITUDE OCORRE EM RELAÇÃO A TODOS QU MORREM DE FORMA IDENTICA EM SÃO PAULO ???
MORTE, APARENTEMENTE NATURAL, AGORA É ALVO DE IML OU SVO ???
CurtirCurtir
O desembargador que Deus o tenha foi casado tres vezes sendo que a ultima esposa deixa a esposa do Michel temer como bagulhão só para terem idéia a moça digna de capa de revista sacaram, contudo não é de familia de posses em suma suspeitaram que a dita cuja digamos dera substancia esquisita para o Desebargador que teve ataque cardiaco fulminante entederam aGORA O MISTÉRIO
CurtirCurtir
IH! FOI O VIAGRA.
CurtirCurtir
Tem coisa aí, ele é o mentor da aprovação de 2.900 cargos sem concurso público no judiciário, puro nepotismo, o coitado do estudante de direito Eduardo vendeu alguns, prometendo que desembargadores participavam do esquema, um dia depois da prisão em flagrante do vendedor de cargos sem concurso público ser preso, em que era aluno de um desembargador de SP, o presidente morre! Autópcia mais que oportuna e quem sabe agora os processos de minha cidade tramitarão sem o jeitinho brasileiro, que a pedido de juizes conseguem passar processos na frente dos outros a fim de agilizar o rececebimento de agiotas profissionais executarem suas dívidas, no qual sendo pela segunda vez vítima, sendo que na primeira houve confissão do próprio juiz da minha comarca.
CurtirCurtir