Corregedor diz que delegado que agrediu cadeirante em SP pode até ser demitido 100

Publicada em 21/01/2011 às 08h18m

Bom Dia São Paulo, O Globo

O advogado Anatole Magalhães que foi agredido pelo delegado - Reprodução TV Globo

SÃO PAULO – O Corregedor da Polícia Civil de São José dos Campos, em São Paulo, Antônio Álvaro Sá, disse nesta quinta-feira que se ficar comprovada a culpa do delegado Damasio Marino, acusado de agredir um cadeirante, o policial pode ser demitido da corporação. O delegado do 6º Distrito Policial de São José dos Campos já foi afastado do cargo pela Secretaria de Segurança Pública até o final das investigações e teve sua arma recolhida. Nesta quinta-feira, ele foi ouvido na sede da Corregedoria.

– O processo administrativo, concluindo pela culpa, pela comprovação da transgressão disciplinar, ele [o delegado] está sujeito sim a uma pena de demissão – explicou o corregedor da Polícia Civil.

Um processo administrativo foi instaurado e o policial pode responder por lesão corporal dolosa.

– A Lei Orgânica da Polícia Civil prevê que em casos de grande repercussão e emprego de violência, medidas preventivas sejam tomadas -explicou Antônio Álvaro Sá, corregedor da Polícia Civil.

No depoimento, o delegado admitiu ter dado tapas no advogado Anatole Anatole Morandini, de 35 anos, durante uma briga em frente a um cartório da cidade. O advogado diz que foi chamar a atenção do delegado, que havia estacionado seu veículo numa vaga destinada a deficientes, e acabou sendo agredido. O policial negou no depoimento ter apontado o revólver e agredido o deficiente físico com a arma.

– Damásio dirigiu-se ao cartório de São José dos Campos para acompanhar a noiva que está grávida de quatro meses. Entrou no carro, abriu o vidro e levou uma cusparada no rosto, mas ele não utilizou arma em momento algum contra este advogado. Deu dois tapas no rosto – explicou o advogado do policial, Luiz Antônio Silva.

O advogado conta outra versão:

– Ele sacou uma arma e perguntou se eu queria morrer. No momento, não sabia que ele era policial. As pessoas que passavam pela rua saíram correndo – contou o advogado.

Testemunhas disseram ter visto o policial apontando a arma para o cadeirante, que ficou ferido no rosto, na cabeça e mostrou o sangue que ficou em sua camiseta após as agressões

O advogado ficou paraplégico ao ser baleado na coluna em um assalto há 17 anos.

Após o depoimento, o delegado saiu da sede da Corregedoria da Polícia Civil na cidade sem falar com a imprensa

Um Comentário

  1. Alguém sabe se virou pizza…?

    SP: Sumiço de nomes em investigação é apurado

    André Caramante e Rogério Pagnan

    A Justiça determinou nesta semana investigação para tentar descobrir por que duas empresas de materiais médico-hospitalares e seus donos, suspeitos de encabeçar fraudes em licitações na área da saúde no Estado de São Paulo, sumiram de uma investigação policial.

    O sumiço de Halex Istar Farmacêutica e Embramed Indústria de Produtos Hospitalares -além de seus donos- da investigação foi revelado no dia 14 pela Folha. Durante toda a chamada Operação Parasitas, as empresas foram tidas como “peças-chave” nas fraudes.

    A juíza da 2ª Vara Criminal, Daniela Martins de Castro Mariani Cavallanti, considerou anormal a “ausência de indicação expressa dos nomes das empresas e seus sócios”. Até hoje, não há inquérito ou processo contra Halex e Embramed nem contra seus donos.

    Na semana passada, a Embramed informou que a inclusão de seu nome na investigação foi um engano e que tudo foi resolvido. O advogado Adriano Salles Vanni, da Halex, disse que a empresa ou seus donos não são alvo de investigação nem réus em São Paulo.

    A juíza afirma que a Embramed até se aproveita da situação. A magistrada diz que a empresa tirou certidões para “demonstrar a clientes que nada havia contra ela na “Operação Parasitas'”.

    Quando denunciou à Justiça, em dezembro de 2008, 13 pessoas físicas e seis empresas, o promotor José Reinaldo Guimarães Carneiro registrou que Halex e Embramed deviam ser investigadas em novos inquéritos abertos pelo delegado Luís Augusto Castilho Storni.

    Nesses novos inquéritos, que ficaram sem procedimento investigatório de dezembro de 2008 até abril, Storni só repetiu os nomes das pessoas físicas e jurídicas que já constavam no inquérito policial de 2007.

    Documentos sobre o sumiço das empresas foram entregues ao Procurador Geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, ao delegado-geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto, e para a corregedora da Polícia Civil, Maria Inês Trefiglio Valente.

    A Corregedoria Geral de Justiça também recebeu o documento, assim como a Secretaria da Fazenda.

    O motivo de a juíza ter pedido providências da Fazenda se deve ao fato de que o fiscal de rendas Antonio Carlos de Moura Campos, que rastreou as empresas, é defendido em outras causas pelo advogado Roberto Podval, o mesmo de uma das seis empresas rés no processo, a Home Care Medical, representante da Halex.

    A Halex tem entre seus donos Heno Jacomo Perillo, primo de Marconi Perillo (PSDB-GO), vice-presidente do Senado e ex-governador de Goiás.

    Delegado diz ter ficado indignado com suspeita

    O delegado Luís Augusto Castilho Storni, promovido a chefe da recém-criada Delegacia sobre Crimes de Lavagem de Dinheiro e Ocultação de Bens e Valores, não quis conceder entrevista à Folha.

    Ao contrário do que fez na semana passada, quando concedeu três entrevistas, Storni disse que se manifestaria por meio da assessoria de imprensa da Secretaria da Segurança Pública. Oito questões foram enviadas à assessoria, mas nenhuma delas foi respondida até o fechamento desta edição.

    Na semana passada, Storni disse: “Não tem inquérito específico para a Halex e a Embramed. Tem inquérito para apurar [o envolvimento] as prefeituras e fraudes nas prefeituras e inquérito para investigar lavagem de dinheiro. Pode ser que as duas [empresas] caiam nesses dois inquéritos, mas não tenho como te falar”.

    Após a Folha revelar o sumiço das empresas Halex e Embramed e seus donos da investigação, Storni enviou carta ao jornal para contestar o texto.

    “As condutas das pessoas físicas vinculadas à Embramed e Halex (e referimo-nos às pessoas físicas, posto que em Direito Penal a responsabilidade da pessoa jurídica é sempre excepcional), estão sim, diferentemente do alegado na matéria publicada, sendo objeto de investigação em ambos os inquéritos, causando-nos, portanto, estranheza e indignação o conteúdo da publicação, fruto, a toda evidência, de motivos inconfessáveis”, escreveu Storni.

    O promotor José Reinaldo Guimarães Carneiro, promovido recentemente a chefe do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado, disse que agiu dentro da lei quando, ao oferecer denúncia à Justiça, documentou que Halex e Embramed deviam ser alvo de inquéritos separados.

    Quando foi questionado se existiam ou não os inquéritos, Carneiro respondeu: “Acho que sim. A Embramed, não tenho certeza absoluta. A Halex Istar, tenho certeza absoluta”.

    O procurador-geral de Justiça, Fernando Grella Vieira, disse que a atuação de Carneiro foi legítima e que o que aconteceu foi uma “falha” da polícia.

    José Clóvis Cabrera, diretor executivo da Administração Tributária, da Secretaria da Fazenda, disse confiar no trabalho de Antonio Carlos de Moura Campos. Segundo ele, o fato de Moura ter o mesmo advogado de uma das empresas rés no processo é “coincidência”.

    Curtir

  2. Valentão esse zé ruela!
    Depois dizem que a PM é truculenta com os baderneiros travestidos de estudantes.
    Só tem comédia mesmo.

    Curtir

  3. Com certeza não fará falta para a Gloriosa Instituição Policia Civil do Estado de São Paulo!!!

    Curtir

  4. O mais engraçado é que não se fala em abuso de autoridade! Será que a corregedoria tá passando pano?

    Curtir

  5. Covarde !!!
    Este é daquele que nunca nem “prendeu o dedo na porta”
    Se ladrão gritar com ele… ele corre…

    Curtir

  6. É por atitudes como a desse calhorda que cada vez mais a PC é desacreditada e, como consequência tem cada vez menos poder de reinvindicação…
    Deve ser um puta maçaneta que só é macho com cadeirantes…

    Curtir

  7. Para Falcão

    Seu burro analfabeto e ignorante e 5 salários mínimos.
    Esse tal bando que vc citou tem outro nome, chama-se superioridade numérica, coisa que qualquer pessoa, por mais imbecíl que seja, tem conhecimento.
    Na verdade, naquela ocorrência de dois tiras, a gente foi apoiar por que se tratavam de dois policiais, dois seres humanos, mas a gente bem sabe o motivo pelo qual os tiras agem no máximo em dois não é mesmo?
    Se vc ganhar na mega sena em um bolão, não vai ficar rico não é mesmo?
    Só para firmar a presente, após nada mais ser dito nem perguntado, VOCÊ É UM IMBECIL.

    Curtir

  8. Tem cadeirante e idoso que são desaforados mesmo. Uma vez estava num ônibus urbano e um deficiente, que usava muletas, começou a gritar comigo e me xingar, alegando que eu tinha “esbarrado” nele. O deficiente ficou me xingando, até que finalmente desceu, mas desceu xingando. Eu fiquei calado e mudo, porque vi que aquilo era merda – se mexe, fede. Se fosse um cabeça quente, estava ferrado, como o delegado.

    Pelo que li, no caso do delegado, ele levou mesmo uma cusparada e aí perdeu a cabeça e agrediu o deficiente. Errou, claro. Mas vocês aí, que estão criticando, o que fariam se levassem uma CUSPARADA NA CARA?

    Curtir

  9. Pura falta de berço…
    Não existe justificativa para o descontrole..
    Aulas de gerenciamento de crise, nem pensar..kkkk

    Curtir

  10. DESPROPORÇÃO ENTRE O FATO PRATICADO E A SANÇÃO DEVIDA!

    QUE ABSURDO!

    NO ÂMBITO PENAL, ISSO SE RESOLVE COM UMA CESTA BÁSICA…

    PORQUE ESSA SANHA DEMISSIONÁRIA?

    SÓ PQ É DELEGADO?

    CAMBADA DE IGNORANTES !

    Curtir

  11. É KOJAC, se o delegado tivesse o mínimo de educação, aquela que vem de casa, não teria levado a “cusparada na cara”, pois se tivesse REALMENTE educação, não teria parado em uma vaga reservada a deficiente, pois até onde eu sei, a alegação dele de que a mulher estava gravida, motivo pelo qual ele parou na vaga RESERVADA para deficiente, não justica tal atitude do acéfalo, pois até onde em aprendi nas aulas de biologia, gravidez não é sinal de deficiencia ou doença, é totalmente ao contrário. Não defendendo o cadeirante, mas se alguém dia vc tiver um na família, vc verá como é dificil.

    Curtir

  12. Comandante comandado, a diferença é que a grande mairoria aqui não “passa o pano” nem aprova as arbitrariedades cometidas por policiais civis, como vc que tenta validar as truculências da PM.

    Curtir

  13. O Delegado agiu bem. Tratou o cadeirante como um qualquer, sem preconceito – não é o que eles (os deficientes) querem ? Ou eles só querem regalias ? Ao que me consta tem cadeirantes traficantes, facínoras e homicidas…. Só houve tamanha repercussão porque ele é policial. E a mídia quer é que policias se fodam….

    Curtir

  14. Hj a situação é tão complicada que se vc for chamado de FDP deve responder: Sou, sim senhor !

    Curtir

  15. NÃO DEU OUTRA PARA O DR ZERO CANA SE LIVROU DA ARMA E DA FUNCIONAL .
    AGORA LINCENÇA MEDÍCA E FERIAS .

    Curtir

  16. Queria ver essa VONTADE TODA PARA FAZER GREVE, ESSA DISPOSIÇÃO “AGUERRIDA” NA LUTA POR SALÁRIO…..NÃO É PRECISO SEQUER PERGUNTAR QUEM ESTÁ AFUNDANDO A PRÓPRIA INSTITUIÇÃO QUE DIRIGE NÃO É MESMO…….

    Curtir

  17. Dr. Guerra!
    (Se quiser publicar, fique à vontade, pois acho que é questão para melhor debate e de relevância ao verdadeiro interesse público e policial!)

    Sempre censurei, censuro, combati e combato truculências, arbitrariedades e despautérios de autoridades públicas , sejam eles quais forem, venham eles de onde vierem e tenham sido praticadas por quem quer que seja. Pois sempre pautei minha vida funcional com essa concepção no exercício do meu humilde cargo de delegado de polícia, há sete anos, não por opção própria, um simples plantonista em São José dos Campos.

    Digo isso para registrar meu estarrecimento, de um lado, com o fato notório, moralmente grave e de enorme repercussão social, em relação à suposta agressão que teria sido praticada por um colega de profissão dessa cidade, Dr. Damásio Marino, Delegado de Polícia do 6° DP de São José dos Campos, contra um cadeirante. E de outro, com um fato que me parece estar passando desapercebidamente, mas igualmente grave do ponto de vista institucional, pois diz respeito à suposta postura do Exmo. Sr. Secretário de Segurança Pública nesse episódio, como sendo a autoridade que teria determinado o imediato afastamento da sobredita autoridade policial.

    Claro e óbvio que a Polícia Civil e os delegados de polícia em sua esmagadora maioria, como autoridades que a dirigem ou que a devem dirigir, não endossam, não aceitam e não devem aceitar atitudes como a atribuída ao colega Damásio Marino. Daí, porém, afastar-se uma autoridade policial por recomendação, ingerência, intromissão, deliberação ou, mais grave ainda, determinação do Exmo Sr. Secretário de Segurança Pública, acho que vai uma enorme distância. Seja por que não se trata de suas atribuições e seja por me parecer intervenção de prepotência e oportunismo de muito estrelismo, na busca de passar uma falsa imagem de rigor administrativo, mas somado de muito abuso de autoridade e de truculência, absolutamente inaceitáveis e que não podem e não devem, se verdadeiros, serem aceitos ou tolerados no seio policial civil, sobretudo por autoridades jurídicas como delegados de polícia, que tem e devem ter a Constituição Federal, o Código Penal e de Processo Penal e as leis em geral como base e fundamento de seus atos.

    É preciso se entender, sobretudo o Exmo. Sr. Secretário de Segurança Pública de São Paulo, que vivemos – ou deveríamos estar vivendo – em estado de direito, onde o que prevalece e deve prevalecer é a ordem jurídica vigente e não a vontade pessoal soberana da autoridade ou administrador público de plantão, por mais graduado que possa ser. Pois o afastamento de um delegado de polícia, como de regra de qualquer policial civil, deve seguir e obedecer o regramento contido na Lei Orgânica da Polícia, a Lei Complementar Estadual n° 207/79, ainda em vigor (creio!). E sem se descuidar dos princípios basilares contidos na Constituição Federal, em especial, os do art. 5°, e 37, bem como os da Constituição Estadual, em seus arts. 4° e 111, além da Lei Estadual n° 10.177/98, que eu saiba não revogados!

    Em outras palavras que, para se adotar essa medida, é preciso que a autoridade tenha, primeiramente, competência legal, coisa que me parece faltar ao exercente do cargo de Secretário de Segurança Publica. Pois se trata de atribuição interna da Polícia Civil e de competência privativa do Exmo. Sr. Delegado Geral de Polícia. E, note-se, a ser tomada somente em sede de sindicância administrativa ou de processo administrativo disciplinar, portanto à vista dos autos e ex vi do art. 86, da Lei Complementar nº 207/79. Segundo, por que uma medida dessa natureza, mesmo quando revestida de caráter preventivo de urgência como parecer ser o caso, não está a salvo do formalismo processual que procedimentos dessa natureza devem observar, em especial, do que dispõe o art. 4º, da Constituição Estadual, que exige um rigorismo procedimental de tal modo, a ponto de fulminar de nulos os atos expedido com sua inobservância.

    As funções do Secretário de Segurança são realmente nobres e de fato tem muita importância na questão da segurança pública. Porém, não são no sentido de envolve-lo diretamente em cada fato ou em cada episódio da sociedade. Elas são no sentido de coloca-lo como elo da política e da administração que o Governo do Estado tem ou deve ter sobre as instituições. Não é o Secretário o chefe dirigente de uma delegacia e nem a instância recursal das decisões policiais. Muito menos para avocar decisões desta ou daquela autoridade policial, atropelando-a, direcionando-a e violentando-a!

    Em outras palavras, não são ilimitadas e nem “erga omnes”, tendo e devendo ter limites na ordem jurídica vigente! E o exercente desse cargo deve ter a noção minimamente necessária daquilo que pode ser representado pelo adágio popular de “cada macaco no seu galho”!

    Pela legislação vigente, pode S. Exa, em sede terminativa de sindicância ou de processo administrativo punir um delegado de polícia com penas que variam de advertência a suspensão, quando a sindicância ou processo chega a sua fase final e lhe é remetido para apreciação. Só neste momento, já! Não pode ele, porém, fazer ingerência no curso do processo para exigir que esta ou aquela autoridade adote ou tome a decisão que ele queira ou deseja, no momento que ele queira ou deseje.

    Pois isto na verdade configura modalidade de assédio moral e até chega, de tão execrável que é essa conduta, a ter tipificação jurídica em alguns casos, como por exemplo, no âmbito da própria Polícia Civil. É conduta definida no art. 63, LV, como “exercer pressão ou influir junto a subordinado para forçar determinada solução ou resultado”. Sae um delegado não pode e não deve exercer pressão sobre seu subordinado, com maior razão não pode e não deve o Secretário de Segurança exercer pressão para determinada decisão pelo Delegado Geral ou mesmo pela Corregedoria da Polícia Civil. É assim que devem funcionar as instituições, nos termos da legislação vigente, que é a grande garantia da cidadania!

    E como a nossa legislação não contempla poder ao Secretário de Segurança Pública para o afastamento ocorrido, somente se pode inferir, se verdadeira a notícia estampada em diversos jornais, que o atual Secretário de Segurança se exorbitou em suas funções e que abusou do seu poder pressionando o Exmo. Sr. Delegado Geral para a adoção dessa medida. E se foi isso, a questão requer reação dentro da ordem jurídica vigente, cabendo aos delegados de polícia e a sociedade afastar essa forma perniciosa de gestão. Pois o arbitrário de hoje costuma ser o arbitrário de amanhã! O que se excede em benefício da sociedade é o mesmo que se excede em benefício próprio e em prejuízo de terceiros!

    Claro que não se negue a eficácia, em muitos casos, da ingerência superior junto a subordinados para a obtenção de determinados resultados, assim como não se deve negar a eficácia da tortura na obtenção da prova penal. Ambas são condutas ilícitas e moralmente execráveis e, portanto, devem merecer a censura da sociedade. O estado democrático de direito não pode admitir passivamente o convívio com essa modalidade de gerenciamento do serviço público, tal qual não pode contemplar com a tortura ou com tantas outras ilegalidades.

    É disso que falo e sobre isso que espero maior reflexão de todos!

    Note-se, ainda, que o afastamento do cargo é medida excepcional, somente aplicável pelo Delegado Geral de Polícia e , a ser apenas aplicada “quando o recomendar a moralidade administrativa ou a repercussão do fato”. Não se debate aqui se a questão específica esteja ou não a requerer a adoção dessa medida, até porque a repercussão extremada na espécie me parece induvidosa e inquestionável. O que se aborda é a questão dela ter sido adotada por decisão extra-autos e por autoridade incompetente, à qual não cabia ter metido o seu bedelho, com manifesta invasão das atribuições do cargo do Delegado Geral de Polícia e tornando-o um mero formalizador e legitimador da pretensão secretarial.

    Se o S. Excelência o Senhor Secretário entende que o Exmo. Senhor Delegado Geral de Polícia por ele escolhido e recém-empossado no cargo não possuía capacidade para adotar tempestivamente uma medida dessa ordem, pois bem, que ele o substitua então, mas que não o faça de fantoche de suas decisões. Pois, está na Constituição Federal e na Constituição Estadual, de que a Polícia é dirigida por Delegado de Polícia, devendo assim ter limites arroubos daqueles que se acham em situação hierárquica superior.

    É como penso!

    Curtir

  18. Como vamos reinvidicar alguma coisa agora, depois de fatos lamentáveis, como desse DelPol. A população, não sabe diferenciar o bom do mau policial e procura generalizar mesmo. Pra população somos todos um bando de corruptos e incompetente. A repercussão foi grande demais e obviamente negativa. E agora, como reverter na mídia essa cagada feita pelo bisonho delegado.

    Curtir

  19. CRIS TIRA:

    DA PRÓXIMA VEZ QUE PISAREM NO SEU PÉ,VOU MANDAR FUZILAR O SUJEITO, ASSIM BEM PROPORCIONAL, SUA ANTICORPORATIVISTA .

    BLAGH!

    Curtir

  20. teve um preso que deu uma cusparada bem na cara do carcereiro, ele estava no corredor e o preso na cela, o carcereiro sacou a arma e meteu um tiro no peito do vagabundo que morreu na hora, foi absolvido tanto no juri, quanto no P.A., é phoda levar uma cusparada bem nojenta na cara, falar a verdade pelos problemas psiquiatricos que eu tenho, sei não.

    Curtir

  21. no minimo o advogado já conhecia o delegado, tenho em minha mente que fosse um cidadão comum, o cadeirante não iria tirar satisfação, não estou a favor do Delegado, agora vão ferrar o delegado, amanhã pode ser um tira aloprado, um escrivão com alto stress, um carcereiro maluco e todos sem dinheiro no bolso.

    Curtir

  22. pulverizado

    e aí seu bosta vai ter a coragem de parar na vaga reservada?

    se tiver(duvido) não se esqueça de me avisar…

    Curtir

  23. já teve casos que o traficante era cadeirante, trocava tiros com a polícia, foi phoda prende-lo.

    Curtir

  24. outro usava muletas entrava nas agências bancárias, enquanto o resto do bando o aguardava no carro, sacava a arma lá dentro e fazia o assalto, só que um dia teve o azar, a polícia chegou na hora que o aleijado estava saindo da agência, os caras do carro sairam vazado e o da muleta foi grampeado.

    Curtir

  25. Nossa que lixo depois ainda falam da PM !!!

    Bater em cadeirante ?????????????????????

    Por causa de uma vaga de Estacionamento ?????

    Vergonha Nacional, Chacota, depois ainda querem aumento ??????????

    Otoridade Máximaaa

    Curtir

  26. PARABÉNS DR. WINDOR. FALOU TUDO O QUE MUITOS “CAGÕES” PENSAM E NÃO TEM CORAGEM DE FALAR. ESTÃO CONDENANDO O DR. DAMÁSIO ANTES MESMO DA INSTAURAÇÃO DE QUALQUER PROCEDIMENTO CRIMINAL OU ADMINISTRATIVO. QUEM CONHECE ESSE ADVOGADO CADEIRANTE SABE QUE ELE NÃO É TÃO COITADINHO ASSIM. QUEM NÃO CONHECE, PROCURE SABER ONDE ELE ANDA E O QUE FAZ, E SABERÃO O POR QUÊ DE SEU ÓDIO POR POLICIAIS, SEJAM CIVIS OU MILITARES DE QUALQUER CARREIRA.
    UM FORTE ABRAÇO, DR. WINDOR

    Curtir

  27. É brincadeira o que li nesse tópico: “Cadeirante folgado”, “querem os mesmos direitos”…Onde vamos parar??? Eles já são complexados pela própria circunstância em que vivem! Ao invés de serem melhor compreendidos e aturados, merecem porrada ???
    Incrível que existam seres (humanos???) policiais ou não que tenham essa opinião…
    É…o último que sair apague a luz…

    Curtir

  28. DR. WINDOR, TÁ ESQUECENDO QUE SEU “COLEGA” TÁ RESPONDENDO BRONCA DE MAQUININHA, O SECRETÁRIO NÃO GOSTA DO MAU CORPORATIVISMO E TAMBÉM OBEDECE ORDENS DIRETAS DO GOVERNADOR. O CASO FOI DE REPERCUSSÃO, O PSDB ELEGEU COMO DEPUTADA FEDERAL UMA CADEIRANTE (MARA GABRILLI), NO GOVERNO DE SÃO PAULO TEM UMA SECRETARIA PARA PORTADORES DE NECESSIDADES ESPECIAIS. MESMO QUE A VÍTIMA CADEIRANTE FOSSE PESSOA DE MÁ INDOLE, NÃO SE JUSTIFICARIA TAL REAÇÃO DESPROPORCIONAL DO DELEGADO. A CORREGEDORIA É SUBORDINADA A SSP. ENTENDO QUE O SECRETÁRIO FOI COBRADO E TINHA QUE TOMAR PROVIDÊNCIAS SOBRE O ASSUNTO E ORDENS EM SUA MAIORIA DEVEM SER CUMPRIDAS E NÃO QUESTIONADAS. E QUERENDO OU NÃO COM LEI OU NÃO SOMOS HIERARQUICAMENTE SUBORDINADOS AO SECRETÁRIO. AGUARDO COMENTÁRIOS.

    Curtir

  29. A OAB entrou no caso e a Associação ??? cadê ????

    se esqueceram que são POLICIAIS ????

    temos 2 versões e ambas merecem ser analisadas…. alguém já tomou uma gusparada na cara antes ???????

    Curtir

  30. Folgado
    Tem muita gente falando bobagem sem saber o que aconteceu, esse cadeirante é advogado, e dos bem folgados ainda, daqueles que por serem advogados querem usar o caixa preferencial no banco, que no caso dele é válido por ser cadeirante e não por ser advogado, mas o principal aí é que o advogado arrumou um motivo para aparecer, porque morre de vontade de ser considerado autoridade como o delegado mas nunca será, então a 1a. oportunidade que ele tem de ferrar com qualquer um que esteja “acima” dele não será jogada fora. Mas que ele é folgado é, até quem não o conhece já ouviu histórias sobre ele, só porque é cadeirante acha que é mais importante que os outros.

    Curtir

  31. PODE ESCREVER…O MÁXIMO QUE ACONTECERÁ É O DELEGADO ACUSADO LEVAR UMA RIPA DENTRO OU FORA DA SUA SECCIONAL, MAS ACHO QUE A RIPA SERÁ PARA UM PLANTÃO HÁ PELO MENOS UNS 100 KM DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS…

    Curtir

  32. O majura já está processado e condenado… a suposta vítima, no JN, nem mencionou que cuspiu na cara do delegado, assumiu a posição de vítima e boa… devido processo legal, ampla defesa, só funciona pra bandito… o correto era afastar o majura, e suspender a OAB do sujeito, afinal, até que se prove, ambos se acusam mutuamente… ou é certo um advogado cuspir na cara de uma autoridade policial???
    Bem… mas como contra a PC tudo vale, até interferência do SSP onde é competência do corregedor auxiliar pra enfiar o nabo, paciência… feliz de quem consegue arrumar coisa melhor…

    Curtir

  33. Sr. Wagner, algumas pessoas que postam comentários nesse blog, em especial V.Sa. precisam parar com essa “puta” dessa mania de tirar conclusões apenas através do “ouví dizer, me disseram, ouvi um boato, deu na mídia, etc…” Caralho!!! Só quem estava no local e no momento do fato é que pode saber o que realmente aconteceu. O Sr. estava? Até prova em contrário, considero que o adv. provocou o confronto propositadamente com o Delegado. Assim como não devemos dar tapas em ninguém, também não podemos cuspir na “cara” de quem quer que seja. ” Para toda ação existe uma reação” O Advogado é zica e arrogante. Quem o conhece, sabe. Ficou no lucro…

    Curtir

  34. Enquanto isso os oficiais, vao recebendo o RTP turbinado es os lóquis brigando por estas asneiras.

    Curtir

  35. Esse delegado envergonha qualquer outro DELEGADO que honre sua profissão, assim como qualquer outro POLICIAL CIVIL,independente de carreira…
    Agora, esse blog salvo engano, é para POLICIAIS CIVIS se manifestarem sobre suas condições de trabalho, e qualquer outro assunto…não pra COXINHA nenhum ficar dando pitaco no nosso trabalho…
    Porque você COMANDANTE não vai cuidar dos espantalhos de cinza que, ao invés de espantar o crime, e atender à população, só sabem dizer que não podem sair do ponto fixo, e só podem solicitar outra viatura??
    Nem pra espantar corvos do milharal os coxinhas prestam..salvo raras exceções, o que não é o seu caso.

    Curtir

  36. Se o cadeirante já chegou folgando, por ser advogado e aleijado, o delegado tinha que usar a cabeça, limpava a cusparada e ainda pedia desculpa pro adevo aleijado folgado, depois que o folgado estacionasse na sua vaga, o delegado simplesmente deixaria 02 pneus do carro dele furado, ia embora tranquilo e foda-se o adevo aleijado folgado, não aconteceria nada com o majura e ele não ficaria nem um pouco estressado, fácil resolver, policiais usem a cabeça, todos são contra nós, então resolva as coisas da maneira mais fria e calculista possível, assim vc não se estressa e vive feliz como eu, nunca tive problemas por agir assim, se o cara é FDP com vc seja FDP ao quadrado com ele.
    Se o delegado sacou a arma nesta situação, aí velho. já era, mas precisa saber o que realmente aconteceu, afinal, vc não estavam lá, não vão na versão da mídia, só otário acredita nela, lembrem-se isto poderia estar ocorrendo com qlq um de vcs, por isso cuidado com o que leem na mídia.

    Curtir

  37. AINDA BEM QUE É ADVOGADO….
    QUANDO VI QUE ERA CADEIRANTE ACHEI QUE FOSSE UM DAQUELES MAJURAS QUE ESTÃO HÁ VINTE ANOS COMO TITULAR DA MESMA SECCIONAL….
    QUE ALÍVIO!!!!

    Curtir

  38. Não sei não… ninguém falou nada de testemunhas e pelo que eu vi… era um lugar de movimento… com uma arma fica facil neh… mais ainda se for um cadeirante… foda-se se é advogado ou não… tah errado e ponto…

    Curtir

  39. Agradeço por tudo,e lhes peço que só se cadastrem pelo forum, e o mais rápido possível, para que possam saber por lá o nr de inscritos,e quando será a reunião, isso por motivo de nosso interesse ,espero contar com a compreensão de todos,obrigada.

    http://sinupcesp.forumeiros.com

    entre e aparecerá uma tela preta,
    mandando preencher os quadros
    com nome e senha,Não é ali.
    Mais abaixo- está vc não tem conta
    cadastre-se;
    Lá vc coloca por exemplo Pc EZ
    seu e-mailverdadeiro)só entra se tiver nome
    e invente uma senha diferente.
    Só isso.Obrigada.

    Curtir

  40. depois de 18 anos na carreira de investipol, estou temeroso em ser policial, pois serei punido com demissão por qualquer transcressão. a ordem dos governantes do psdb é fuder o pc. antes fazia questão de andar bem armado em minha folga com a finalidade de proteger a sociedade e a mim mesmo. hoje sou cego, surdo e mudo e deixa inchar. estou contando os dias para a minha aposentadoria. eu ja li aqui no flit: quem trabalha muito erra muito, quem trabalha pouco erra pouco e quem não trabalha não erra nunca.

    Curtir

  41. Prisão perpétua por cuspir em policial
    O norte-americano John Carl Marquez, de 36 anos, foi condenado à prisão perpétua por ter cuspido no rosto de um policial ao ser preso por bater na esposa, diz a Reuters. A Justiça de Oklahoma considerou que Marquez poderia ter transmitido doenças fatais “por “lançar fluídos corporais em um empregado do governo”. Exames no policial revelaram, por seu lado, que o agente não contraiu nenhuma doença.
    Sera que se o Delegado de São Paulo ganhasse o salaraio dos Delegados de Brasilia, cerca de tres vezes mais ele estaria estressado assim ao ser interpelado pelo Cadeirante ??? , Sera que teria reagido assim ??? Nada justifica sua atitute é claro, mas o correto era aquele também Doutor Advogado procurar o agente de transito para interpelar o infrator e não ele se dirigir por conta própria e risco , correndo o risco, inclusive de abordar outro deficiente fisico “que anda”, também existe, pois tais vagas não são exclusivas de Cadeirantes e sim para todos os tipos de deficientes fisicos, seja qual grau for, bem como na ausencia do deficiente, poderia o mesmo estar dentro de uma clinica médica ou qualquer outro lugar e seu motorista esperando, e a vaga estaria sendo utilizada dentro da lei e quem deve analisar o uso correto da caga é o agente de transito e não o Cadeirante. Um erro seguido de outro , o Delegado agiu errado, pode ter realmente tido exceço por sua parte, contudo houve também provocação e agora o Cadeirante esta tentando se passar por Santo e só faltam canonozá-lo. Ambos devem ser punidos de acordo com a lei, pois houve crime de injuria e não é justo punir apenas o Delegado. E se ele não fosse Delegado, já estava tudo resolvido. Se ele fosse um ladrão armado então eo Cadeirante já teria saido de fininho e vazado quietinho ou teria levado chumbo grosso, só não levou porque o Delegado ainda teve um minuto de bom senso e voltou ao raciocínio que chegou a perder na hora que foi desonrado. Não é porque uma pessoa esta em uma cadeira de rodas é que ela não comete mais crimes e pode falar o que qué, xingar, proferir ofensas e cuspir no rosto dos outros. Que seja o Delegado julgado pela Justiça e não pela Sociedade.

    Curtir

  42. Eu também Mauro, independente desse caso, engulo um monte de sapo, p´ra evitar quebrar a cara de algum bosta na rua e aí, aguentar as consequencias, julgado pela imprensa, pelo secretário, etc. Estou percebendo que, quando a parte contrária percebe nossa condição de policial, folga mesmo, xinga, grita prá chamar a atenção na rua prá, depois que apanhar, falar que foi o policia quem bateu. TUDO NESTA PORRA DESSA POLÍCIA TEM DE SER APURADO E NÃO IR DE IMEDIATO CONTRA O POLICIAL!!!!Nós, assim como a ” população” e a vagabundagem tem seu direito de defesa, NÓS TAMBÈM TEMOS e não sermos condenados de imediato pela imprensa de merda. Nossos superiores, casa censora, NÃO DEIXEM QUE CAGUEM NAS NOSSAS CABEÇAS! (MAIS).fUIIII…………….

    Curtir

  43. corrigindo em tempo : excesso e nao exceço como digitei errado.

    Curtir

  44. wagner nunes leite gonçalves 21/01/2011 em 22:08

    Existem dois fatos, ambos ilícitos e imoprais se verdadeiros. Um seria o caso sobejamente noticiado pela imprensa, da suposta agressão do delegado contra um cadeirante. E o outro é o do afastamento do delegado por ordem do Secretário, segundo dessas notícias.

    Ambos requerem rigor, na medida que ambos atentam contra a moralidade pública. É desnecessário dizer o quanto não se pode admitir o fato atribuído ao delegado. Mas não se pode ter duas éticas, em que se aceita a imoralidade da arbitrariedade secretarial segundo noticiado pela imprensa. Pois não lhe competiria afastar preventivamente qualquer policial civil e não lhe é devido exercer pressão para que o Delegado Geral o faça. A decisão deste, nessa direção, deve resultar de sua convicção pessoal, exclusivamente, na anáilsie dos fatos e dos autos de sindicância ou de processo administrativo, ex vi do art. 86 da LOP!

    É disso que falo.

    Pois nós precisamos ter ética para combaster ilegalidades, quaisquer que seja, e não ter duas éticas, usando-as segundo nossas conveniências pessoais e de momento.

    Sempre me opus aos abusos e sempre combati arbitrios e ilegadlidades, mas sem escolher as pessoas para serem cobatidas. Combato os fatos ilegais, arbitrários e imorais, não combato pessoas especificamente.

    Censurar, afastar e até punir o delegado, se for o caso, ótimo, desde que dentro do devido legal, princípio que deve valer para todos, indistintamente.

    Esse é importante ponto a também merecer reflexão!

    Curtir

  45. Salário dos Delegados no Brasil
    Polícia Federal – R$ 13.368,68 (2009)
    Distrito Federal – R$ 13.368,68 (2009)
    Paraná – R$ 11.779,56 (2009)
    Mato Grosso – R$ 10.013,56 (2009)
    Amapá – R$ 9.920,00 (2010)
    Roraima – R$ 6.726,72 (2010)
    Bahia – R$ 8.781,33 (2010)
    Santa Catarina – R$ 6.200,00 (2010)
    Acre – R$ 5.874,40 (2010)
    Minas Gerais – R$ 5.716,87 (2010)
    Para – R$ 5.219,04 (2010)
    São Paulo – R$ 4.487,00 ( 2010)

    Será que se o tal Delegado de Policia de SP ganhasse como os Delegados do DF estaria tão estressado e teria feito aquilo como Cadeirante ? Esta na hora da sociedade cobrar melhores policiais e melhores condições do governo e melhores salários para os policiais de SP para que não tenham que fazer “bicos” para sobreviver e nunca terem descansos com suas famílias. Não há justificativa para o ato, contudo nos da sociedade, pois não sou delegado, nem policial, e pago impostos, e exijo que esse governo tome providencias e não apenas fique anunciando punições administrativas, ou seja apenas “vou demiti-lo”, pois ele não é o único a usar uma arma e não ter condições para portá-la, condições financeiras e “cabeça boa” para isso, não pensar em suas dividas. Porque nas demais carreiras jurídicas são pagos salários bem maiores , Procurador de Estado (Advogado do Estado/ Defensor), salário inicial superior a R$ 15.700,00, (fonte site Secretaria da Fazenda) , Promotor e Justiça , R$ 19.000,00 , Juiz de Direito, R$ 19.000,00 , mais cerca de R$ 3.800,00 de auxilio moradia e R$ 1.900,00 de auxilio paletó (ajuda de custo para que o magistrado possa lavar seus ternos/vestes), tais auxílios não são dados a carreira de Delegado de Polícia, apesar de também ser obrigado a usar os mesmos trajes, o que acaba fazendo com que os bons profissionais da área de segurança pública ao ingressarem na carreira de Delegado de Polícia imediatamente continuem estudante para prestar as demais carreiras, permanecendo na mesma apenas os que não conseguiram passar nos concursos ou não tiveram condições financeiras para se manter estudando e sustentar ainda suas famílias. Pensem bem, nós , povo, Açougueiros, Médicos, Dentistas, Engenheiros, Advogados, Comediantes (até o Tiririca), precisamos mudar essa situação não só dos Delegados, mas também dos Professores e Médicos, vocês sabem que o salário médio de um médico no Estado de São Paulo é R$ 1.600,00 para 20 horas semanais e que um Fisioterapeuta, também de nível superior recebe o mesmo salário só que com jornada de 40 horas, isso também é justo???. Só depende de nós, Esses governantes que se diziam de “esquerda” contra a ditadura militar, PSDB e PT parecem que esqueceram-se de tudo o que pregavam, Será ? Sr. Cadeirante, por favor se for cuspir em mais alguém que o faça em algum político que esteja merecendo ou atire seu sapato em protesto.
    Quanto a perseguissão que o Delegado ira sofrer inevitavelmente, disse o leitor acima, isso se resolve com uma cesta basica, seria sim se ele não fisse Delegado, mas existe aquele caso de um Promotor de Justiça que não recordo o nome que deu um monte de tiros em um Cidadão desarmado e sua sentença foi “fazer um curso de tiro” para que na próxima acerte todos os tiros. Cada um tem o conselho de classe que merece, vai se fazer o que.

    Curtir

  46. DOUTOR WINDOR,claro e límpido o seu comentário.Ou temos HIERARQUIA DE NATUREZA FUNCIONAL OU NÃO A TEMOS EM SEDE DA POLÍCIA JUDICIÁRIA,caberia sim ao Exmo.Delegado Geral,as medidas adequadas ao caso em tela,o Secretário exerceria uma função de natureza RECURSAL nas vias administrativas.As coisas não caminham bem dessa forma,totalmente avêssa aos ditames do Direito Administrativo,aliás,quem deveria exercer o cargo de Delegado Geral de Polícia,seria um Delegado de Classe Especial.Em suma,bem acertada a sua opinião,em tempo,não se posiciona em uma condição simples,por ser um Delegado em plantão,não se esqueca que vc representa a maior Autoridade Policial na área de sua competência qdo no exercício funcional,na realidade vc,digno colega,representa o Delegado Seccional da área de sua atuação,como bem assevera,o tb colega,o Prof.Dr.Marco Antonio Azkoul,o Delegado de Polícia é o magistrado na Segurança Pública,foi um grato prazer,ter lido o seu comentário neste blog.Abrs.Obrigado.

    Curtir

  47. EM TEMPO,COM A CORREÇÃO ADEQUADA,QDO FALO EM DELEGADO GERAL,ME REFIRO QUE O CARGO DE SECRETÁRIO DA SEGURANÇA,DEVERIA SER EXERCIDO POR UM DELEGADO CLASSE ESPECIAL,COM AS RESPONSABILIDADES QUE O CARGO LHE IMPÕE.OBRIGADO

    Curtir

  48. Portarias do Delegado Geral
    De 20-1-2011
    Afastando Preventivamente, com fundamento no art. 86,
    inciso I, da Lei Complementar 207, de 05 de janeiro de 1979,
    com nova redação dada pela Lei Complementar 922, de 02 de
    julho de 2002, à vista dos elementos de instrução constantes do
    Protocolado Corregedoria nº 1431/2011, destacando-se a representação
    da Delegada de Polícia Diretora da Corregedoria Geral
    da Polícia Civil, afasta preventivamente do exercício do cargo,
    sem prejuízo dos vencimentos ou vantagens, pelo prazo de 30
    dias, a partir de 20 de janeiro de 2011, o Dr. DAMÁSIO MARINO,
    RG 20.373.970/SSP/SP, Delegado de Polícia, 3ª Classe, Padrão
    II, efetivo, do SQC-III, do Quadro da Secretaria da Segurança
    Pública, lotado na Delegacia Geral de Polícia, classificado no
    Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – DEINTER
    1 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – e com sede de exercício na
    Delegacia Seccional de Polícia de São José dos Campos (Portaria
    DGP 1307/2011).

    Curtir

  49. Portarias do Delegado Geral
    De 20-1-2011
    Afastando Preventivamente, com fundamento no art. 86,
    inciso I, da Lei Complementar 207, de 05 de janeiro de 1979,
    com nova redação dada pela Lei Complementar 922, de 02 de
    julho de 2002, à vista dos elementos de instrução constantes do
    Protocolado Corregedoria nº 1431/2011, destacando-se a representação
    da Delegada de Polícia Diretora da Corregedoria Geral
    da Polícia Civil, afasta preventivamente do exercício do cargo,
    sem prejuízo dos vencimentos ou vantagens, pelo prazo de 30
    dias, a partir de 20 de janeiro de 2011, o Dr. DAMÁSIO MARINO,
    RG 20.373.970/SSP/SP, Delegado de Polícia, 3ª Classe, Padrão
    II, efetivo, do SQC-III, do Quadro da Secretaria da Segurança
    Pública, lotado na Delegacia Geral de Polícia, classificado no
    Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – DEINTER
    1 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – e com sede de exercício na
    Delegacia Seccional de Polícia de São José dos Campos (Portaria
    DGP 1307/2011).

    Curtir

  50. Policial Decepcionada, seu comentário enriqueceu o assunto. Também concordo que o delegado não deveria ter parado nma vaga reservada, seja para idoso, seja para deficiente.

    Mas uma coisa está cada vez mais evidente na atual conjuntura – POLICIAL QUE SE ‘ENVOLVER’ EM QUALQER STUAÇÃO NAS RUAS, PARA RESOLVER QUALQUER CONTENDA, ESTÁ PREVIAMENTE CONDENADO, EXONERADO E EXECRADO!

    Curtir

  51. ESSE WINDOR CLARO GOMES É FERA.
    EXPRESSOU-SE COM MUITA BASE JURÍDICA E TEM AO SEU LADO A RAZÃO.
    VIVEMOS UM ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO E O QUE ESPERAMOS É QUE NÃO TENTEM REPRESÁLIAS CONTRA SUA PESSOA.

    Curtir

  52. DR. WINDOR. EU ACHO QUE NÃO FOI O SECRETÁRIO QUE O AFASTOU, VEJA O QUE PUBLICOU NO D.O. Portarias do Delegado Geral
    De 20-1-2011
    Afastando Preventivamente, com fundamento no art. 86,
    inciso I, da Lei Complementar 207, de 05 de janeiro de 1979,
    com nova redação dada pela Lei Complementar 922, de 02 de
    julho de 2002, à vista dos elementos de instrução constantes do
    Protocolado Corregedoria nº 1431/2011, destacando-se a representação
    da Delegada de Polícia Diretora da Corregedoria Geral
    da Polícia Civil, afasta preventivamente do exercício do cargo,
    sem prejuízo dos vencimentos ou vantagens, pelo prazo de 30
    dias, a partir de 20 de janeiro de 2011, o Dr. DAMÁSIO MARINO,
    RG 20.373.970/SSP/SP, Delegado de Polícia, 3ª Classe, Padrão
    II, efetivo, do SQC-III, do Quadro da Secretaria da Segurança
    Pública, lotado na Delegacia Geral de Polícia, classificado no
    Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – DEINTER
    1 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – e com sede de exercício na
    Delegacia Seccional de Polícia de São José dos Campos (Portaria
    DGP 1307/2011

    Curtir

  53. É lamentável que esse criminoso, vadio esteja usando distintivo e ainda por cima de delegado. A corregedoria dificilmente tomará medidas sérias e a demissão contra esse cara porque é sabido por ENORME parte da população que a corregedoria da polícia civil costuma proteger os delegados infratores e criminosos, trata-se de um corporativismo amplo. Por essa razão que corregedoria deveria ser feita por orgão diverso da polícia.

    Curtir

  54. http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/bbc/2011/01/21/sindrome-rara-fez-americana-ser-atacada-pela-propria-mao.jhtm

    Síndrome rara fez americana ser atacada pela própria mão.

    Karen Byrne disse que ficava com o rosto inchado após agressões
    Imagine ser atacado por uma de suas próprias mãos, que tenta repetidamente estapear e socar você. Ou então entrar em uma loja e tentar virar à direita e perceber que uma de suas pernas decide que quer ir para a esquerda, fazendo-o andar em círculos.

    Essa realidade é bem conhecida da americana Karen Byrne, de 55 anos, que sofre de uma condição rara chamada Síndrome da Mão Alheia.

    A síndrome de Byrne é fascinante, não somente por ser tão estranha, mas também por ajudar a explicar algo surpreendente sobre como nossos cérebros funcionam.

    O problema começou após ela passar por uma cirurgia, aos 27 anos, para controlar sua epilepsia, que havia dominado sua vida desde seus 10 anos de idade.

    A cirurgia para curar a epilepsia normalmente envolve identificar e depois cortar um pequeno pedaço do cérebro no qual os sinais elétricos anormais se originam.

    Quando isso não funciona, ou quando a área danificada não pode ser identificada, os pacientes precisam passar por uma solução mais radical.

    No caso de Byrne, seu cirurgião cortou seu corpo caloso, um feixe de fibras nervosas que mantém os dois hemisférios do cérebro em permanente contato.

    Novo problema

    O corte do corpo caloso curou a epilepsia de Byrne, mas a deixou com um problema totalmente diferente.

    Ela conta que inicialmente tudo parecia bem, mas que então os médicos começaram a notar um comportamento extremamente estranho.

    ‘O médico me disse: ‘Karen, o que você está fazendo? Sua mão está te despindo’. Até ele dizer isso eu não tinha percebido que minha mão esquerda estava abrindo os botões da minha camisa”, diz.

    “Então eu comecei a abotoar a camisa novamente com a mão direita, mas assim que eu terminei, a mão esquerda começou a desabotoar de novo. Então o médico fez uma chamada de emergência para um outro médico e disse: ‘Mike, você precisa vir aqui imediatamente, temos um problema’.”

    Karen Byrne havia saído da operação com uma mão esquerda que estava fora de controle.

    “Eu acendia um cigarro, colocava-o no cinzeiro e então minha mão esquerda jogava-o fora. Ela tirava coisas da minha bolsa sem que eu percebesse. Perdi muitas coisas até que eu percebesse o que estava acontecendo”, diz.

    Em alguns casos, a mão esquerda dela chegava a estapeá-la, sem controle. Ela conta que seu rosto chegava a ficar inchado com tantos golpes.

    Luta de poder

    Medicação resolveu problema de Karen Byrne após 18 anos
    O problema de Byrne foi provocado por uma luta por poder dentro de sua cabeça.

    Um cérebro normal é formado por dois hemisférios que se comunicam entre si por meio do corpo caloso.

    O hemisfério esquerdo, que controla o braço e a perna direitos, tende a ser onde residem as habilidades linguísticas.

    O hemisfério direito, que controla o braço e a perna esquerdos, é mais responsável pela localização espacial e pelo reconhecimento de padrões.

    Normalmente o hemisfério esquerdo, mais analítico, domina e tem a palavra final nas ações que desempenhamos.

    A descoberta do domínio hemisférico tem sua raiz nos anos 1940, quando os cirurgiões decidiram começar a tratar a epilepsia com o corte do corpo caloso.

    Após a recuperação, os pacientes pareciam normais. Mas nos círculos psicológicos eles se tornaram lendas.

    Isso porque esses pacientes revelariam, com o tempo, algo que parece incrível – que as duas metades do nosso cérebro têm cada um uma espécie de consciência separada. Cada hemisfério é capaz de ter sua própria vontade independente.

    Experiências

    O homem que fez muitas das experiências que primeiro provaram essa tese foi o neurobiólogo Roger Sperry.

    Em um estudo particularmente notável, que ele filmou, é possível ver um dos pacientes com o cérebro dividido tentando resolver um quebra-cabeças.

    O quebra-cabeças exigia o rearranjo de blocos para que eles correspondessem a padrões em uma imagem.

    Primeiro o homem tentou resolver o quebra-cabeças com sua mão esquerda (controlada pelo hemisfério direito), com bastante sucesso.

    Então Sperry pediu ao paciente que usasse sua mão direita (controlada pelo hemisfério esquerdo). Essa mão claramente não tinha nenhuma ideia de como fazê-lo.

    A mão esquerda então tentou ajudar, mas a mão direita parecia não querer ajuda, então elas terminaram brigando como se fossem duas crianças.

    Experiências como essa levaram Sperry a concluir que “cada hemisfério é um sistema de consciência isolado, percebendo, pensando, lembrando, raciocinando, querendo e se emocionando”.

    Em 1981 Sperry recebeu um prêmio Nobel por seu trabalho. Mas em uma ironia cruel do destino, ele então já sofria com uma doença degenerativa do cérebro, chamada kuru, provavelmente contraída em seus primeiros anos de pesquisas com cérebros.

    Medicação

    A maioria das pessoas que tiveram seus corpos calosos cortados parecem normais posteriormente. Você poderia cruzar com eles na rua e não saberia que algo havia acontecido.

    Karen Byrne teve azar. Após a operação, o lado direito de seu cérebro se recusava a ser dominado pelo lado esquerdo.

    Ela sofreu com a Síndrome da Mão Alheia por 18 anos, mas felizmente para ela seus médicos encontraram uma medicação que parece ter trazido o lado direito de seu cérebro de volta ao controle.

    A história de Byrne foi contada no último programa da série da BBC The Brain (O Cérebro), que foi ao ar na Grã-Bretanha na quinta-feira.

    “Dr. DAMÁSIO FALA QUE NA SUA CABEÇA EM RAZÃO DE UMA CIRURGIA QUE O SR. FEZ PARA TRATAR DE UMA EPILEPSIA O HESMIFÉRIO DIREITO TÁ EM GUERRA COM O ESQUERDO.

    FALA QUE A MÃO QUE BATEU NO CADEIRANTE E A TAL ‘MÃO ALHEIA’.

    EU CONHEÇO A JUSTIÇA BRASILEIRA VAI DAR CERTO!”

    Curtir

  55. DR. WINDOR CLARO GOMES, NA DATA DE HOJE FOI PUBLICADA NO D.O. EXECUTIVO II A PORTARIA DGP 1307/2011 QUE DIZ: PORTARIA DO DELEGADO GERAL DE 20-1-2011
    AFASTANDO PREVENTIVAMENTE COM FUNDAMENTO NO ART. 86, INCISO I, DA LEI COMPLEMENTAR 207, DE 05 DE JANEIRO DE 1979, COM NOVA REDAÇÃO DADA PELA LEI COMPLEMENTAR 922, DE 02 DE JULHO DE 2002, À VISTA DOS ELEMENTOS DE INSTRUÇÃO CONSTANTES DO PROTOCOLADO CORREGEDORIA Nº 1431/2011, DESTACANDO-SE A REPRESENTAÇÃO DA DELEGADA DE POLÍCIA DIRETORA DA CORREGEDORIA GERAL DA POLÍCIA CIVIL, AFASTA PREVENTIVAMENTE DO EXERCÍCIO DO CARGO, SEM PREJUÍZO DOS VENCIMENTOS OU VANTAGENS, PELO PRAZO DE 30 DIAS, A PARTIR DE 20 DE JANEIRO DE 2011, O DR. DAMÁSIO MARINO, RG…, DELEGADO DE POLÍCIA , 3ª CLASSE, PADRÃO II, EFETIVO, DO SQC-III, DO QUADRO DA SECRETARIA DE SEGURANÇA PÚBLICA, LOTADO NA DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA, CLASSIFICADO NO DEPARTAMENTO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA DE SÃO PAULO INTERIOR-DEINTER 1 SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – E COM SEDE DE EXERCÍCIO NA DELEGACIA SECCIONAL DE POLÍCIA DE SÃO JOSÉ DOS CAMPOS.
    ASSIM SENDO ACHO QUE TODAS AS DÚVIDAS ESTÃO ESCLARECIDAS, O AFASTAMENTO FOI LEGAL E APARENTEMENTE NÃO HOUVE INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO NO SENTIDO DE PRESSIONAR O DGP PARA AFASTAR O DELEGADO.
    AGORA SE O FATO FOSSE COMETIDO POR POLICIAL CIVIL QUE NÃO É DELEGADO DE POLÍCIA, COM CERTEZA ESTE ESTARIA PRESO JUNTO AO PEPC AGUARDANDO JULGAMENTO DE HABEAS CORPUS PARA RESPONDER O PROCESSO EM LIBERDADE.

    Curtir

  56. Muitos aqui estao condenando o Delegado que supostamente agrediu o cadeirante, mas esquecem que depois de tantos anos servindo a populacao tomar uma cusparada da cara nao e facil. Pior, ser afastado sem a devida apuracao, ja esta sendo condenado por antecedencia.

    Curtir

  57. Se o cadeirante já chegou folgando, por ser advogado e aleijado, o delegado tinha que usar a cabeça, limpava a cusparada e ainda pedia desculpa pro adevo aleijado folgado, depois que o folgado estacionasse na sua vaga, o delegado simplesmente deixaria 02 pneus do carro dele furado, ia embora tranquilo e foda-se o adevo aleijado folgado, não aconteceria nada com o majura e ele não ficaria nem um pouco estressado, fácil resolver, policiais usem a cabeça, todos são contra nós, então resolva as coisas da maneira mais fria e calculista possível, assim vc não se estressa e vive feliz como eu, nunca tive problemas por agir assim, se o cara é FDP com vc seja FDP ao quadrado com ele.
    Se o delegado sacou a arma nesta situação, aí velho. já era, mas precisa saber o que realmente aconteceu, afinal, vc não estavam lá, não vão na versão da mídia, s[o otário acredita nela, lembrem-se isto poderia estar ocorrendo com qlq um de vcs, por isso cuidado com o que leem na mídia.

    Curtir

  58. tira antigão: parar em vagas de deficientes e de idosos gera apenas multa administrativa no valor de cinquenta e poucos reais. apenas sanção administrativa, vou parar quando eu perceber que algum deficiente parou em vaga não destinada ao mesmo e venha me tirar seu tira antigão, vagabundo e barrigudo, saio correndo só pra ver vc tentar me acompanhar. hahahahahahahahaha…

    Curtir

  59. sinceramente,eu não sei quem é pior: Delegado que não respeita o publico ou advogado que não respeita autoridade.Não defendo o delegado,mas tambem não passo a mao na cabeça do cadeirante.Custava o advogado chegar para o delegado e dizer: “por favor,a vaga é para deficientes”.ACREDITO que a coisa teria outro rumo. Mas creio que o dialogo deve ter sido assim:

    – Voce não sabe ler caralho!
    *ah,vai se foder nó cego. Eu sou delegado!
    -Delegado de cú é rola! Toma cuspe!
    *Ahhh cadeirante maldito,entao toma bolacha! e plaft!

    Quem tambem nunca se deparou com advogado FOLGADO e mal educado??

    MAS AFIRMO: O DELEGADO TAMBEM ESTÁ ERRADO. FOI ATO DE COVARDIA BATER EM CADEIRANTE

    Curtir

  60. Se fosse Promotor de Justiça que tivesse sacado de sua arma e dado 12 tiros no Cadeirante ele seria punido com um Curso de Tiro para que acertasse todos na próxima ocasião, como já ocorreu fato semelhante há pouco tempo e no máximo seria aposentado com seus vencimentos integrais. Se fosse Juiz de Direito a mesma punição, mais rigida acretido, seria afastado de suas funções definitivamente, e como medida de punição aposentadoria com vencimentos integrais. Punição criminal não teria nenhuma. Onde esta a Justiça com os homens, nem se cogita em falar em policiais aqui, pois presume-se também que Promotores e Juizes por terem porte funcional também tem que saber lidar com suas armas e vidas alheias. Pune-se apenas para satisfazer a opinião pública e não para se aplicar o cumprimento direito de fato. Nota-se ainda que em nenhum momento a sociedade exige que o Cadeirante seja afastado dos quadros da Ordem dos Advogados até a apuração final e seja excluido de seus quadros por crime de Injuria Real. Cade Justiça nesse pais. Não sou Delegado e nem policial, mas a esta na hora da sociedade abrir os olhos e pedir Justiça realmente e não medidas de mídia.

    Curtir

  61. Agora o Nobre Causidico teve mais do que seus 15 minutos de fama, tornou-se mais do que “Geise Arruda”, não usou vestido rosa, mas a midia esta a seus favor e vai usá-lo até que interesse e ele também vai usar a mídia, ficou famoso, seu escritório vai encher de clientes, causas de danos morais contra deficientes fisicos em geral, poderá até ser Secretario de Estado aqui de São Paulo a convite do Geraldão na pasta própria de defesa dos direitos dos deficientes, mas ele mesmo não se ateve que existe sim vagas para mulheres gestantes e pessoas idosas, basta não ser deficiente visual que da para notá-las, contudo na ausencia das mesmas, acredito eu que não haja impedimento legal de uma mulher gestante usá-las. Minha esposa desde o 2º mes de gestação até o 8º mes, ficou internada 12 vezes, cada caso é um caso, existem gravidez de risco e uma vez que o Cadeirante já havia achado outra vaga de estacionamento, cabia a ele procurar um agente de transito e não se dirigir diretamente ao ocupante da vaga, correndo o risco de, inclusive, abordar alguém que aguardava outro Cadeirante do lado de fora de uma clinica médica, ocupação lícita de uma vaga e outra coisa é o modo de como falar com as pessoas, não é porque voce vive preso em uma cadeira de rodas que voce deve descontar toda sua raiva no mundo e já chegar gesticulando, falando alto , de modo agressivo e cuspindo em pessoas, mesmo que tivesse apanhado, e não tivesse gritado ou cuspido , agora ele estaria com a inteira razão e não apenas meia razão. Tal fato de abordagens indevidas por Cadeirantes de modo rispido ocorrem com frequencia com portador de deficiencia incompleta, inclusive “tetraparesia incompleta” onde a pessoa possue movimentos no corpo, porém se forçar, andar muito, ous seja, alguns metros a mais do que devia no dia, perde parte ou todo o movimento do corpo e a olho nú os Cadeirantes juram de pé junto que tais pessoas não “tem nada” e quem julgam são eles e não os laudos médicos e a prórpria autorização de estacionamento emitida pela CET que todos possuem, preferem acreditar em um selo colocado irregularmente nos vidros dos automóveis, normalmente comprados em qualquer lugar que não possuem valor legal e é passivel de multa pelo agente de transito. Não cabe ao Cadeirante julgar a deficiencia de cada pessoa, e sim ao agente de transito ou policiais em geral , após analise dos documentos, pois sequer qualquer pessoa interpelada é obrigado a exibir documento a outra pessoa.

    Curtir

  62. Acreditem todos segamente na mídia , O DATENA ADORA POLICIAIS, PRINCIPALMENTE DELEGADOS QUE NÃO SEJAM O NICO E O OLIM.

    Curtir

  63. Marcas de batom no banheiro…
    Numa escola pública estava ocorrendo uma situação inusitada: meninas de 12 anos que usavam batom, todos os dias beijavam o espelho para remover o excesso de batom. O diretor andava bastante aborrecido, porque o zelador tinha um trabalho enorme para limpar o espelho ao final do dia. Mas, como sempre, na tarde seguinte, lá estavam as mesmas marcas de batom…

    Um dia o diretor juntou o bando de meninas no banheiro e explicou pacientemente que era muito complicado limpar o espelho com todas aquelas marcas que elas faziam. Fez uma palestra de uma hora. No dia seguinte as marcas de batom no banheiro reapareceram…

    No outro dia, o diretor juntou o bando de meninas e o zelador no banheiro, e pediu ao zelador para demonstrar a dificuldade do trabalho. O zelador imediatamente pegou um pano, molhou no vaso sanitário e passou no espelho.

    Nunca mais apareceram marcas no espelho!

    Moral da história: Há professores e há educadores…

    Comunicar é sempre um desafio!
    Às vezes, precisamos usar métodos diferentes para alcançar certos resultados.
    Por quê?
    • Porque a bondade que nunca repreende não é bondade: é passividade;
    • Porque a paciência que nunca se esgota não é paciência: é subserviência;
    • Porque a serenidade que nunca se desmancha não é serenidade: é indiferença;
    • Porque a tolerância que nunca replica não é tolerância: é imbecilidade.”

    acho que o Cadeirante aprendeu uma coisa, NUNCA MAIS FALE AGRESSIVAMENTE COM OUTRA PESSOA, NÃO CUSPA NA CARA DE NINGUÉM, procure outra vaga e chame um agente de transito ou um policial e fale com ele na maior educação, isso conserva seus dentes, couro cabeludo, é melhor que “Shampoo Francisco Alves” e se isso ocorrer novamente vai se tornar “CARNE DE VACA” , a mídia não vai mais ligar e ele vai apanhar de trouxa.

    Curtir

  64. Dr. Guerra ajuda ai: fiquei sabendo ontem por fontes confiaveis que o DETRAN/CIRETRANS irá para a secretaria da Gestão, no entanto já esta direcionado para a CCR, de propriedade da familia do BRUNO COVAS, que cuida dos PEDAGIOS. Onde fica a MORALIDADE?

    Curtir

  65. Advogado virou “Geise Arruda” teve mais que seus 15 minutos de fama, e tivesse interpelado outro deficiente desse modo agressivo, e se fosse o motorista de um deficiente que o estivesse aguardando em sua vaga especial, uso devido e dentro da lei, agora vai se beneficiar de ter ficado famoso, ganhar algum dinheiro com isso, ver o Delegado demitido, pois para a lei a punição máxima e agradem a mídia , não levem em consideração seu estado de stress, os anos prestados ao Estado, quantos marginais colocou na prisão , que ele tinha O MENOR SALÁRIO DO BRASIL , pois devia ele ter agido do mesmo modo, cuspido e gritado ? , ou dado a outra face como Jesus Cristo ? , cada um pensa de um jeito, eu se estivesse com minha esposa no carro e gravida e por saber que existe sim vagas especiais para mulheres gravidas e idosos, porém como alí não haviam, eu utilizaria sim tal vaga para seu uso, pois se ela não estava se sentindo bem , A VAGA ESTAVA VAZIA e a esposa ela estava na mesma posição de um cadeirante, necessitava de amparo , o que não ocorria com aquele Cadeirante que estava se sentindo tão bem que além de ir lá discutir ainda cuspiu como ele mesmo afirmou. O Delegado vai ser demitido sim, pois é um cidadão comum e não roga de prerrogativas, apenas de porte de arma funcional, mas se tivesse o fato ocorrido com um Promotor de Justiça nada ocorreria, pois a punição seria oral e se tivesse dado 12 tiros no Cadeirante, lhe seria, provavelmente indicado um curso de tiro como medida de punição, como sentença ocorrida há pouco tempo envolvendo um Promotor de Justiça e um homem desarmado e no máximo seria aposentado com vencimentos integrais como medida de punição máxima e não se iludam, carreira de Juiz de Direito seria a mesma coisa, punição idêntica, aposentadoria com vencimentos integrais, que punição máxima, todo o povo queria uma punição dessas. Onde esta a Justiça no Brasil ??? e o desligamento do quadro da Ordem dos Advogados do Brasil ??. Pode o Cadeirante ficar cuspindo na cara dos outros, não é falta de ética a um profissional , operante do Direito ? !!, Cadê sua punição!! O Estado, Juiz pode não lhe aplicar punição, mais as mãozadas na orelhinha ninguém mais tira . Alguém tinha que educar seu anelzinho dourado.

    Curtir

  66. Pingback: Corregedor diz que delegado que agrediu cadeirante em SP pode até ser demitido (via JORNAL FLIT PARALISANTE) | Beto Bertagna a 24 quadros

  67. vias de fato agora dá demissão? o pinto está phodendo mesmo. ninguém mandou o delegado estacionar seu veículo particular na vaga de deficiente, tinha que ir com a viatura, igual a PM faz. Dr. damasio era só limpar a cusparada e pedir desculpas para o doutor advogado e sair da vaga dele. Se aparecesse outro deficente é brigasse pela vaga levaria também uma cusparada… o cara é bom de cuspe

    Curtir

  68. Para chassidefusca

    Acho que a seu conceito de vias de fato esta meio ultrapassado, ou melhor, esta abrangendo mais atos ilícito do que o tipo penal preve.
    Acho que coronhada não deve se enquadrar ao tipo jueídico apresentado por VSª

    Curtir

  69. A TODOS
    aos colegas policiais descobrimos que a nossa associação nunca pensou em ir contra o governo do psdbosta, mal começa o novo governo e menbros da mesma ja ocupam cargos valotosos$$$$$$$$$$.
    fernando chefiando a delegacia fazendaria
    alexandre chefiando a delegacia do consumidor.

    colegas como muitos dizem fomos sim manipulados , usados pois em momento algun durante as eleições a associação deixou siquer transparecer o desejo de lutar por melhores condições de salario para os policiais , e hoje vemos os integrantes da mesma de mãos dadas com o novo governo trabalhando em busca de atender a sociedade $$$$, e nos continuamos na mesma.

    que deus perdoe estes senhores que usaram da nossa credibilidade e lealdade para buscar interreses própios.

    Curtir

  70. MILANO

    VAI DAR SUA BUNDA QUE VC GANHA MAIS.
    AQUI NAO É SEU LUGAR.
    AQUI O ESPAÇO É DA POLÍCIA OU DE PESSOAS INTELIGENTES.
    VOCE É DEFICIENTE….MENTAL.

    Curtir

  71. BATER NO CADEIRANTE É GRAVE , E MANDAR O TIRA PARA FORA DO PREDIO DO DPPC PORQUE ELE VOTOU NO DEP CAPEZ, AINDA BEM QUE EU VOTEI NO TIRIRICA…
    FUI

    Curtir

  72. Tá certo que a reação do majura foi desproporcional.
    Vamos ver a punição…. Será desproporcional ????
    Não acho que o delega deva ser demitido.

    Curtir

  73. esta historia que o dejacolmeia ta ripando policia por causa de politica é uma palhaçada , este delegado deveria primeiro respeitar a portaria de inamobilidade, segundo ser mais homen e trabalhar coisa que numca fez a não ser em beneficio propio.

    conheço colmeia desde a seccional se for mexer no que foi feito quando da sua pilagem no centro acho que não tem quem te segura.

    conhece a historia do ouro…

    Curtir

  74. pimenta: estou apenas analisando o assunto como um fato corriqueiro, só porque envolveu uma autoridade policial foi que gerou toda a repercussão, mas isso acontece aos montes nessa imenso brasil. não fique stressado, calma senão vc acaba fazendo o que o delegado fez, Deus me livre. se fosse dois cidadãos comuns nada disso iria acontecer, toda essa exposição na mídia.
    pergunto ao senhor pimenta: vc já não ficou nervoso quando chegou no banco e viu aquela fila imensa com um monte de idosos e quando vc está prestes a ser atendimento ainda passa em sua frente duas grávidas, isso depois de umas duas horas em pé na fila. o Ser humano quando analisa o fato estando fora, julga e faz criticas, mas quando envolve em uma briga de trânsito, perde o auto controle, sabe porque? porque nenhum ser humano é desprovido de sentimento. eu duvido que alguém mantenha a calma todos os dias da vida. pare de valorizar aquilo que não tem valor, enquanto nós discutimos uma briga por uma vaga, milhares de pessoas morreram por causa das chuvas, sabe porque, porque agora para os políticos é defender os gays, os deficientes, os idosos, que morra essa cambada de pobres que moram na beira do barranco já foram tarde (pensamento deles), mas o motivo é a abençoada cadeira permanente na ONU. só isso e nós discutindo uma briga no trânsito, quantas brigas já presenciamos no trânsito, quantas mortes já aconteceram por causa de briga no trânsito. sempre existiu deficiente físico e sempre foram maltratados, agora a sociedade precisa começar a respeita-los e não é tão simples assim. precisa de exercício diário, culpa dos políticos.

    Curtir

  75. acho que eu li alguma coisa sobre vias de fato, mas na verdade ocorreu uma lesão corporal dolosa, se foi coronhada, paulada e soco, pouco importa. mas a cusparada enquadra em qual crime?

    Curtir

  76. Milano, vai se ferrar seu lixo.
    Quem tinha que ficar preso é o lixo do cadeirante, vai cuspir na cara da mãe dele, idiota desgraçado.

    Curtir

  77. Cris Tira, se você se refere de eu ter escrevido “alejado” invés de “aleijado” você é uma Doente Mental, eis que tenta agredir gratuitamente cada pessoa que escreve uma palavra errada pela pressa.

    Curtir

  78. O pior é que se o Delegado for pra rua muito provavelmente vai passar a advogar. Será que farão as pazes nos corredores do fórum de São José?

    Curtir

  79. Hoje passei pela rua onde existe a “vaga da discórdia” e nela estavam cinco, isso mesmo, cinco motos paradas com seus respectivos proprietários ( moto-boys) próximos ao local “trocando idéias” tranquilamente. Será que o advogado cadeirante cuspiria na cara de algum deles para que tirasse a sua moto daquele local? Certamente não. Correria o risco de ao invés de permanecer pára, ficar tetra…

    Curtir

  80. BATER EM CADEIRANTE É O FIM , MAIS O QUE A DIG FAZ NO CENTRO E MUITO BONITO.
    ELES BATEM A CARTEIRA DE TODOS OS PROPRIETARIOS DE LOJAS LA NO SHOPING 25 DE MARÇO.
    SÃO OBRIGADOS A PAGAR PARA O CESAR CHINES , QUE PAGA O ALVARO E O MARCELO, OU VOCES ACHAM QUE NINQUEM MEXE AQUI PORQUE TUDO É OLIGINAL.
    CHININHA SOFRE , MAIS NO FUNDO INDA SOBRA UM DINHEIRINHO, PRA ABRIR MAIS LOJAS , POIS A CORRUPÇÃO TEM SUAS VANTAGENS ELA AUXILIA NO CRESCIMENTO DO ILICITO.

    Curtir

  81. “TODOS SÃO INOCENTES ATÉ QUE SE PROVE O CONTRARIO” . O DELEGADO ESTAVA EM HORÁRIO DE SERVIÇO ? . NÃO. VAI RESPONDER EM LIBERDADE ? SIM. QUAL O MOTIVO DE DEMISSÃO ? SATISFAÇÃO PUBLICA E DO SECRETARIO . O ADVOGADO CUSPIU NA CARA DO DELEGADO ? DISSE QUE SIM, É INOCENTE ATÉ QUE SE PROVE O CONTRARIO, ASSIM É PARA TODOS, MENOS OS POLICIAIS. PORQUE NÃO AFASTAM O ADVOGADO DO QUADRO DA ORDEM DOS ADVOGADOS DO BRASIL? ELE NÃO DISSE TER CUSPIDO NA ” CARA DE OUTREM” , ISSO É ÉTICO ? NÃO É CRIME ?

    Curtir

  82. SÓ FALTA COLOCAR O VESTIDO ROSA NO ADVOGADO, O “MOMENTO GEISE ARRUDA ” ELE JÁ CONSEGUIU.

    Curtir

  83. Os três lados: policiais que não aprovarão,policiais que a chão que é só porque é policia e a população que não suporta mais as impunidades e abusos,vamos esperar para vê o nosso Egito ?

    Curtir

  84. Meu comentário: O representante Legal do Estado (Delegado)quer ser um cidadão comum, agora a democracia funciona ou Democradura . não é para rir.

    Curtir

  85. A Vaga preferencial se justifica por si só para quem não é analfabeto. E a lei é para todos.
    Porém, o estresse desses profissionais maus remunerados, sobrecarregados, sem apoio psicológico, e principalmente a falta de segurança a que são expostos é o reflexo do que podemos ver todos os dias em nosso país.
    Esses profissionais deveriam ter um suporte diário. Mas ao invés disso, são expostos as mais diversas situações que colaboram pra essas barbárie. Tudo parte de algo simples. Educação. Os pais acham que mandam seus filhos para escola e cabe aos professores o papel de educar. Professor é para alfabetizar, educar cabe aos pais. E isso se faz com diálogo e não com violência. O resultado é o que temos, e o vemos.

    Curtir

Os comentários estão desativados.