17/01/2011
Promotor quer levar policiais a júri
Folha de S.Paulo
Francisco Cembranelli, o promotor responsável pelas condenações do casal Nardoni, pretende voltar ao júri em 2011 para uma tarefa mais complicada. Ele tentará condenar policiais militares suspeitos de envolvimento com grupos de extermínio na zona norte da capital.
De acordo com Cembranelli, seis ou sete ações penais instauradas envolvem policiais. “São PMs que acabam se envolvendo em execuções. É muito difícil este tipo de investigação, pois é lenta e há intimidação de testemunhas”, diz. Segundo ele, casos em que testemunhas morrem misteriosamente, “cravadas de balas”, não são raros.
Cembranelli avisa, porém, que quando PMs são julgados, é difícil conseguir a condenação de todos. “A Polícia Militar, ao invés de expurgar esses elementos que mancham a corporação, cria dificuldade para se chegar a determinadas provas”, afirma. Além disso, a associação de PMs conta com bons advogados na defesa de seus interesses.
Os grupos de extermínio que atuam na zona norte da capital são parte do foco da investigação. “Os policiais escolhem pequenos viciados ou sem-teto alojados debaixo de viadutos. Chegam lá e matam todos. Aconteceu no viaduto do Parque Novo Mundo”, afirma. Para Cembranelli, essas ações visam “limpar a área.”
Outras hipóteses também foram levantadas –há máfias, segundo o promotor, que exploram jogo e conluio de policiais com grupos marginais nos pontos de vendas de droga. “Claro que isso é exceção. A PM é uma aliada do Ministério Público. Esses maus elementos têm de ser responsabilizados criminalmente e expurgados da Polícia Militar.”
Se conseguir as condenações, a fama de Cembranelli deve aumentar. Ele está acostumado, apesar da timidez. “Alguns pedem para tirar foto. Fico sem jeito.”
Aprecio o posicionamento deste promotor.
Determinado,não se acovarda,espero que
continue procedendo com responsabilidade
e isenção.
CurtirCurtir
A Polícia Militar sempre foi protetora e sempre será, resta à promotoria provar a culpa e o dolo, diferente da Polícia Civil que quando um policial é processado na justiça ele tá fudido até seus golegas que se diziam seu amigão lhe viram as costas (é um motivo pelo qual a PM esta crescendo e a Polícia Civil diminuindo).
Não quero dizer que a corregedoria tem que passar pano pra nimguem, mas tambem não tem que condenar antecipadamente como é feito hoje na corregedoria, o Policial Civil é demitido pela corregedoria e tempos depois absolvido na justiça, depois tem que entrar com processo para ser readimitido (digasse de passagem quase 100% dos que são absolvidos na justiça consegue voltar depois de alguns anos).
POR ISSO ACHO QUE A PM NESSE LADO ESTÁ CERTA DE ESPARAR A DESIÇÃO JUDICIAL PARA DEMITIR OU TAMBEM ABSOLVER O POLICIAL.
CurtirCurtir
SSP não abafou essa notícia?
CurtirCurtir
Caracas será que li errado o promotor fala que a dificuldade de punir PMs é :
“Além disso, a associação de PMs conta com bons advogados na defesa de seus interesses”.
Quer dizer que contratar bons advogados não pode? Só promotor e que pode contratar bons advogados para se defender é isso?!
Fica aqui a perguntinha punir promotor é mais fácil?
Senão vejamos alguns casos e que não ocorreu a punição de promotores muito bem defendidos. Morte do motoboy com mais de dez tiros coma arma de calibre restrito o que aconteceu? Resp NADA.
Promotor que vai armado em balada e dá tiro e local de aglomeração e mata um e fere outro dá em que, descarregou a arma o que deu? Resp NADA.
Promotor que dirige embriagado e atropela e mata motociclista, esposa e filho que estava no acostamento o que acontece? Resp, Nada, e ainda é promovido.
Promotor que chama a imprensa para falar que obras de artes roubadas do MASP já estava no leste Europeu, e esta mesma são encontradas na periferia de São Paulo pela Polícia Civil, ou seja, promotor falou m…..o que acontece? Resp Nada pediu desculpa e Mem agradeceu ao policias que fizeram um excelente trabalho.
Outra pergunta como é que fica o direito ao devido processo legal, a presunção de inocência e o direto de ter a MELHOR defesa feita pelo MELHOR advogado que o réu pode contratar, agora é crime, fala serio se não tem o que falar não fala b….
CurtirCurtir
Cansado ,
Não tinha pensado sob este ângulo,vc está correto,mas
se é fato que testemunhas são mortas,e que há protecionismo aí ele está certo também.
O Mp,está crivado de situações tão ou mais vergonhosas
que a Polícia, e também há protecionismo.
Assim como há no Judiciário como um todo.
O problema está na cultura de nos meus ninguém mexe, vide os médicos,que erram,matam ,estupram,aleijam e continuam com o CRM,lei é para punir coitados,pobres,desapadrinhados.Viva o Brasil.
CurtirCurtir
Se um representante do MP, que ganha 20.000 por mês, e que pelo cargo que ocupa se investe de fiscal da Lei não consegue puniçao para PMs assassinos, então estamos de novo dentro da barbarie, onde cada um mata quando quer, a seu bel prazer.Está na hora de termos uma policia civil unica, de patrulhamento e investigativa, nos moldes norte-americano, e não esta fardada que temos aqui, resquiticio da ditatura militar, uma vergonha para todos nós brasileiros.Novamente vemos a importãncia da PC, pois é ela quem investiga os crimes de PMs matadores e outros delitos, e sem nós o MP nada consegue fazer, a exemplo da policia fardada, que precisa da PC, na figura do delgado de polícia, para finalizar a ocorrência.E ainda tem cabeças ocas que dizem que não temos força.Deixa o MP e a PM sem o apoio da PC e verão a merda que ficará este estado.Obs.Já estamos na merda há tempos, más irão para o fundo do abismo conosco, é so esperar para ver.
CurtirCurtir
Se faz necessario terminar com a ditadura dos estrelinhas da PM, ou melhor, da FP do estado de São Paulo.
Euclçydes Zamperetti Fiori
lotado no outrora respeitado
DEIC
CurtirCurtir
É a cultura militar reforça esse acobertamento.
Outra situação é a publicidade negativa que eles
tentam a todo custo evitar. Mas bem que poderiam
demitir o bandido,pois fica a impressão de conluio
com o escalão superior. Por qual motivo que a
hierarquia deixa de cumprir a lei?
CurtirCurtir
Enquanto isso nosso salário está uma MERDA !!!
e tem gente ganhando 24.000,00 por mês pra ficar no ar condicionado e tirar 3 férias no ano !!
CurtirCurtir
Até que enfim um Promotor sensato e corajoso. Colocou o dedo na ferida.
CurtirCurtir
Más curioso, ele não jogava bola com o Paschoal, do 18, que dizem que matou o Coronel?
E o Jóia, que também é afetuosamente partidário dos PMs da ZN?
CurtirCurtir
Caro representante do ministério público,lava sua boca suja para falar de quem enfrenta o crime por dois mil cruzeiros por mês,ou Vossa Excelência é um mero acusador,realize sua função com imparcialidade,os policias não contam com boas associações,todas se acorvadam diante da intolerância do governo estadual,vai gastar os seus 20.000.00,com putas ou com a Suzada como fez seu colega de Ribeirão Preto,que usava escolta da PMESP,para lever a condenada até seu gabinete para ouvir MPB,para ver se conseguia comer a indiciada,o ministério público é extremamente corporativista com seus meros acusadores que o compoêm,como no caso dequele promotor que matou o rapaz no litoral paulista,QUAL FOI A CONDENAÇÃO?sorte a de vocês que não era meu filho…
CurtirCurtir
Acelerador
Esse promotor terá colocado o dedo na ferida quando tiver competência de por no banco dos réus primeiramente seus próprios pares.
Voces esqueceram-se do promotor Thales, Baracat, Christino, Porto e outros envolvidos em assassinatos e acertos com a TV BOBO (globo)??????????
Depois que ele fizer isso, baterei palmas, caso contrário acreditarei apenas no NASCIMENTO de mais um ESTRELA.
CurtirCurtir
na verdade o promotor está morrendo de medo de ser o próximo da lista, aí nem testemunha e muito menos o promotor, a vítima está muda mesmo, não vai reclamar
CurtirCurtir
O ATENDIMENTO DEMORADO NÃO É ILEGAL. HAVENDO FUNDAMENTOS PARA A DEMORA, ESTA SERÁ INEVITÁVEL. O REGISTRO E PRISÃO DE CASOS COMO ESSE NÃO SE TRATA DE MERA BUROCRACIA CARCERÁRIA. OS POLICIAIS CIVIS DO PLANTÃO E MESMO DA CHEFIA, ACHANDO QUE AINDA EXISTEM ELEMENTOS PARA IR A CAMPO, DEVEM FAZÊ-LO.
ACABOU O TEMPO EM QUE UMA EQUIPE DE PM REGISTRA O FLAGRANTE, POR EXEMPLO, POR OUTRA. SE FOI O CORONEL QUE PRENDEU OU QUE ESTEVE DE ALGUM MODO ENVOLVIDO OCM A OCORRÊNCIA, ELE DEVERÁ SER OUVIDO, A CRITÉRIO DO DELEGADO PLANTONISTA.
FORMALIZAR UM FLAGRANTE NÃO É FAZER ALGODÃO DOCE.
A INTERVENÇÃO DO SECRETÁRIO, QUANTO À DEMORA, É DESCABIDA E, EM DETERMINADOS CASOS, PODE SER CRIMINOSA, SE IMPEDIR QUE A AUTORIDADE POLICIAL EXAURE TODOS OS DETALHES DA OCORRÊNCIA.
CurtirCurtir
senhor promotor a dificuladade já começa na apreensão de armas de PMS onde eles mesmos realizam pericia mais do que falsa obs tem amigos do Senhor que utilizam a pM para investigações
CurtirCurtir