O FLIT ENSINA: INVESTIGAR É TAREFA CRIATIVA, UMA OBRA DE ARTE…NÃO PODE SER ATIVIDADE DE ROTINA, SIMPLES METODOLOGIA E ACÚMULO DE PAPEL…CADA OCORRÊNCIA DE CRIME NECESSITA DE ESTRATÉGIA PRÓPRIA…CADA INVESTIGAÇÃO POSSUI SEU PARTICULAR CAMINHO…MAIS: PALAVRA OU ESCRITO DE POLICIAL – ISOLADAMENTE – NÃO POSSUI MAIOR VALOR DO QUE A PALAVRA DO ACUSADO…POR TUDO O BRASIL POSSUI O MELHOR SISTEMA DE INVESTIGAÇÃO PREPARATÓRIA DO PLANETA…QUEM TENTA DESMENTIR A EXCELÊNCIA DO INQUÉRITO POLICIAL É IGNARO…NADA MAIS DO QUE IGNORANTE 17

Enviado em 12/01/2011 às 1:08 – ESCRIVÃO

TRABALHEI EM UM SIG DE UMA SECCIONAL DO DEMACRO.
SEMANALMANTE, CORPOS ERAM ENCONTRADOS, UM ENFORCADO, OUTRO COM TIRO NA NUCA, OUTRO CARBONIZADO. AS VÍTIMAS ERAM DESOVADAS NO MEIO DO MATAGAL E ENCONTRADAS, ÀS VEZES, JÁ EM AVANÇADO ESTADO DE PUTREFAÇÃO. O RELATÓRIO, POR MAIS DETALHADO QUE FOSSE, NÃO PERMITIRIA A ELUCIDAÇÃO DA AUTORIA DO CRIME. OS AUTORES DO DELITO FORAM IDENTIFICADOS APÓS MESES DE INTERCEPTAÇÃO TELEFÔNICA. QUANDO DA PRISÃO TEMPORÁRIA DOS ASSASSINOS, NENHUM TELEFONE INTERCEPTADO FOI APREENDIDO, DIFICULTANDO, SOBREMANEIRA A PRODUÇAO DE PROVAS.
ENTRETANTO, DE POSSE DE ALGUMAS INFORMAÇÕES, FOI POSSÍVEL INTERROGÁ-LOS ESTRATEGICAMENTE, FICANDO DEMONSTRADA AS SUAS PARTICIPAÇÕES NOS CRIMES.
ASSIM, DR. CARNEIRO, GRAÇAS AO TRABALHO REALIZADO NO CARTÓRIO, FORAM TODOS PRESOS E CONDENADOS.

Um Comentário

  1. A investigação decorre da atividade cartoraria, depois que as provas são colhidas, e testemunhas são ouvidas, temos subsidios, para investogar, intimar suspeitos, e juntamente com o delegado e escrivão, e o inquérito policial embaixo do braço, fazemos o papel de policia judiciaria, eu trabalho em uma especializada, e minha maior arma é o meu conhecimento juridico, e uma caneta, e o computador

    Desenvolvemos o trabalho pioneiro de interagir com o escrivão e o delegado, não somos mero cumpridores de OS, e o relatorio não é “diligenciamos pelo local dos fatos, mas restou infrutifera”, mas sem o inquérito, as provas e testemunhos colhidos, e o delegado participante e atuante, não se resolve nada, investigação nesses moldes por investigação é bater lata, é ir pra rua sem amparo legal, é arbitrário, eu já deixei de intimar fulano, pois nos autos do inquérito afloraram provas

    Curtir

  2. Muito bem INVESTIGADOR VALA COMUM. Também sempre trabalhei em sintonia com a tiragem e os resultados dos trabalhos sempre restaram positivos.
    Não existe condição de executar um bom serviço se não existir essa afinidade, pois o cartório depende da investigaçao e vice-verso.

    Curtir

  3. quem trabalhou na rua, nas fileiras sabe investigar.
    agora a polícia civil poe chefe que não sai do distrito, preocupado com maquinas e outras coisas que não são a própria investigação, nao sabe o que ocorre na sua area.
    o que mais se ve hoje em dia
    delegados, tiras e escrivães promovidos sem merecimento
    ai pega o abacaxi e não sabe descascar
    por isso estamos acabando
    cansei mesmo

    Curtir

  4. BASEAR TODA E QUALQUER INVESTIGAÇÃO CRIMINAL NAS RELACIONADAS A HOMICIDIO É BALELA, POIS NEM TODOS SÃO ESCLARECIDOS, NEM MESMO COM PRESENÇA DE TESTEMUNHAS, QUE GERALMENTE SÃO COMO OS MACACOS BUDISTAS, QUE NADA VEÊM, SABEM OU OUVEM E SÓ MUITO RARAMENTE SE DISPÕE A IREM DEPOR, É BRINCAR DE SABE-TUDO E ACHAR QUE SOMOS TODOS TAPADOS. SE NÃO HOUVER INQUERITO, O QUE HAVERÁ ENTÃO PARA APURAR AS INCOGNITAS DOS FATOS? ADVINHAÇÃO, MESA BRANCA?. SE AS LEI, DECRETOS, PORTARIAS FORAM FEITAS PARA FUNCIONAR ASSIM, MAS NÃO ESTÃO DANDO RESULTADO, QUE SE EDITEM NOVA(O)S JÁ ENQUADRADAS NOS MOLDES ATUAIS. CULPAR OS QUE SEGUEM OS RITOS DA LEI É FACIL E DÁ IBOPE, MAS PEITAR OS QUE FAZEM ESTAS LEIS UNITEÍS E ANACRONICAS É QUE SÃO OUTRAS. LADRÃO DE GALINHA VAI PRA CADEIA(POR UM CERTO E DIMINUTO TEMPO), LADRÃO DO GALINHEIRO VIRÁ CORRELIGIONÁRIO. SERÁ QUE INTERESSA ALGO QUE MUDE ISSO? BALA NELES!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  5. FINALMENTE, O REINADO ACABOU!!!!!!!!
    CONFIRMADO, AQUI PELOS CORREDORES DO DIRD.
    CAIU O DR. SEQUEIRA, SAIU DO IIRGD
    ESPERO QUE TAMBEM NÃO VENHA PRA CÁ PRO DIRD

    Curtir

  6. Sim,uma obra de arte,um clássico tocado a quatro mãos,
    a realização de elucidar um crime,sempre é um presente que damos a nós mesmos.
    Mas diante dos freios burocráticos,das péssimas condições materiais, e de bolso vazio,me sinto como o
    “Bareta”,morando mal,e conversando com meu papagaio,com insônia,etcc..

    Curtir

  7. Entre Deus e o Diabo

    Se a base do novo DGP for Homicidios, piorou, a idéia da recognição, e exame do local colhendo testemunhas, pode resultar em esclarecimento, aliás, 90% dos homicidios são esclarecidos, mas não no papel, ou seja, a autoria voce conhece, o povo começa a soprar o nome do cara, a PM já conhece os malas da área, mas e a prova??? e a prova legal?? ou será que nós viramos para o suspeito e dizemos: “teje preso, sou superpol”

    Homicidio começa com o trabalho de campo, o tira passa para o escrivão tudo que colheu no local, ele informado da situação, passa a colher os testemunhos de forma a elucidar o ocorrido, depois disso, surgirão com certeza novas diligências, tal como quebra do sigilo telefonico, ligações feitas e recebidas momentos antes da morte, se for o caso quebra de sigilo fiscal, para saber se houve algum grande saque, identificação do suspeito, do que se lavrará o auto de reconhecimento, eventual reconhecimento de veiculo envolvido, mandado de busca e apreensão para encontrar uma arma, e por ai vai….tudo isso se faz com um relatório de investigação??? evidente que não, é a parte de policia judiciaria que comunga juntamente com a investigação

    Essa idéia erronea de rachar homidicio na hora, é um mito, voce pega o cara, mas ainda não está devidamente munido de tudo que possa contraditar aquilo que ele diga, assim sendo, fica-se com cara de palhaço, e o cara vai embora numa boa, dai a importancia cartoraria, municiado de todos os elementos, voce encurrala o figura, que começa a entrar em contradição, ai sim, de posse de tudo isso, voce terá elementos para uma bela cana, que não vai ser relaxada quando estiver em juizo

    Curtir

  8. CARO COLEGA INVETIGADOR VALA COMUM.
    É JUSTAMENTE SOBRE ISSO QUE EU TENTEI DISCORRER, POIS CONCORDO QUE NÃO EXISTE IMEDIATISMO, POIS CRIME RACHADO NA HORA PARA MIM É FLAGRANTE E QUE MESMO ASSIM DEMANDA INQUERITO POLICIAL, COM TODOS OS TRAMITES LEGAIS, COISA QUE O MANDA CHUVA DO MOMENTO CHAMA DE CULTURA CARTÓRARIA E SUGERE QUE NOS APOAIMOS NISSO PARA NÃO INVESTIGARMOS. SE FOR PRA FAZER PELA METADE, É MELHOR NEM COMEÇAR. BALA NELES!!!!!!!!

    Curtir

  9. Tem chefe que não conhece a sua area de atuação, nunca foi numa favela, jamais investigou e desvendou um crime,não tem cacife. Chefe tem que ter moral entre os policiais, tem que saber responder quando perguntam algo sobre a profissão e não impor na ameaça, na força e por ser amigo de delegado, infelismente são poucos assim. Se não for bom no serviço, tem quer ser arreca…., caso não seja nenhum do dois, tá fu….

    Curtir

  10. ESPERO QUE O SR. DELEGADO GERAL SEJA O QUE FOI NA ACADÊMIA DE POLÍCIA E NO SEU TRABALHO CONFORME COMENTADO POR COLEGAS NESTE BLOG, QUANDO NÃO ERA DGP, POIS AINDA VALE O DITADO “QUER CONHECER UM HOMEM DE PODER A ELE!!!”

    Curtir

  11. NÃO É POSSÍVEL COMPREENDER O MODELO DE POLÍCIA JUDICIÁRIA QUE O DGP QUER INTRODUZIR À INVESTIGAÇÃO. É ALGO TÃO NOVO QUE NÃO ESTA SEQUER ESTABELECIDO EM QUALQUER NORMA. AS VEZES PARECE ATÉ UM LUNÁTICO, POIS TODOS NÓS SABEMOS QUE BEM OU MAL A PC É CARTORÁRIA, OS PROCESSOS NO FÓRUM NÃO SÃO. NÃO SOMOS A POLÍCIA JUDICIÁRIA E CAMINHAMOS (FORA O SALÁRIO É CLARO), À PAR DA JUSTIÇA, OU VAMOS VIRAR TUDO COXINHAS COM ÀQUELES BOS DE MERDA. NÃO CONSIGO COMPREENDER ESSA.

    Curtir

  12. ENTRE DEUS E O DIABO.

    eu concordei com voce, me desculpe se me empolguei e escrevi muito dando a entender que estaria discordando de voce, voce discorreu sim e muito bem sobre o tema….eu me empolguei pois trabalho com homicidio, é minha especialidade, quem vem dessa especializada, sabe muito bem como se faz policia judiciaria, eu aprendi com um mestre como se investiga, a primeira vez que vi uma OS, logo peguei o guia de ruas, as minhas coisas, e já tava indo pra viatura, ele disse, calma pra que a pressa, foi até o cartório, sentou-se e passou a folhear o inquérito policial, e depois iamos a campo, os relatórios colocavam quem lia, como se estivesse no local dos fatos…..

    A única coisa que eu acho importante em termos de investigação, é um relatório rico em detalhes, mesclando com fotografias explicativas, as vezes um mapa com prováveis rotas de fuga (auxilia uma busca e apreensão), fazer por vezes papel de pericia, após o perito realizar o trabalho, olhar as coisas da pessoa, até mesmo o celular, pois se tiver algo relevante, até ser remetido para a delegacia, já será tarde, é fazer algo para que a pessoa que estiver lendo, se sinta na situação, e não paire nenhuma dúvida….

    Curtir

  13. ENTRE DEUS E O DIABO.

    eu concordei com voce, me desculpe se me empolguei e escrevi muito dando a entender que estaria discordando de voce, voce discorreu sim e muito bem sobre o tema….eu me empolguei pois trabalho com homicidio, é minha especialidade, quem vem dessa especializada, sabe muito bem como se faz policia judiciaria, eu aprendi com um mestre como se investiga, a primeira vez que vi uma OS, logo peguei o guia de ruas, as minhas coisas, e já tava indo pra viatura, ele disse, calma pra que a pressa, foi até o cartório, sentou-se e passou a folhear o inquérito policial, e depois iamos a campo, os relatórios colocavam quem lia, como se estivesse no local dos fatos…..

    A única coisa que eu acho importante em termos de investigação, é um relatório rico em detalhes, mesclando com fotografias explicativas, as vezes um mapa com prováveis rotas de fuga (auxilia uma busca e apreensão), fazer por vezes papel de pericia, após o perito realizar o trabalho, olhar as coisas da pessoa, até mesmo o celular, pois se tiver algo relevante, até ser remetido para a delegacia, já será tarde, é fazer algo para que a pessoa que estiver lendo, se sinta na situação, e não paire nenhuma dúvida….

    Faltou um pequeno detalhe: RECOLHE 97% DE TODA A NOSSA FROTA DE VIATURAS, COMPRA 97% DE VIATURAS DESCARACTERIZADAS, DEPOIS VAMOS FALAR QUE EXISTE “INVESTIGAÇÃO”, NOS CRITICAM MUITO, MAS DESCER DE UMA VIATURA ESCRITA EM LETRAS GARRAFAIS “POLICIA”, E AINDA CONSEGUIR LEVANTAR ALGUMA INFORMAÇÃO JÁ É UM ENORME MILAGRE….COMPRA ARMA PEQUENA, DISCRETA, E BOA, POIS TAURUS É UM “LIXO”, E QUANTO AQUELES “TIJOLÕES” DE HT QUE CUSTARAM A BAGATELA DE 5 MIL REAIS, DOA PRA PM, DÁ UM SALÁRIO DECENTE, AI SIM, VERÁS UMA POLICIA JUDICIARIA DE VERDADE, QUER RESOLVER A CIVIL E ERGUER SUA ESTIMA, CONVERSE COM AS BASES, NÓS ESTAMOS NA RUA E SABEMOS O POR QUÊ A CIVIL NÃO FUNCIONA….

    Curtir

  14. CARO COLEGA INVESTIGADOR VALA COMUM.
    DÁ PRA VER, POR ESTE E OUTROS COMENTÁRIOS SEUS, QUE VC SABE O QUE FALA. EU AGRADEÇO VC TER-SE DADO AO TRABALHO DE LER MINHAS MAL ESCRITAS PALAVRAS E DIGO QUE AS ESCREVO NÃO PARA QUE TODOS CONCORDEM COM AS MESMAS, MUITO PELO CONTRÁRIO. E QUANTO A SEGUNDA PARTE DO SEU COMENTÁRIO, SENTA E ESPERA, JÁ QUE EM PÉ, IREMOS CRIAR RAÍZES DE TANTO ESPERAR. BALA NELES!!!!!!!!!!!

    Curtir

  15. Eu concordo com suas palavras, na verdade voce fez a critica mais bem fundamentada, se quem ja foi delpol de homicidio pensa assim, justo no lugar que mais se faz policia cartoraria e investigativa, tudo está perdido…

    Fica uma sugestão ai para o novo Delegado Geral, do mesmo modo que em poucas linhas tracei as falhas da investigação, cada carreira deveria se sentar e expor as lacunas do seu exercicio, somente assim se faria uma policia judiciaria, mas judiciaria nos moldes da federal, mais técnica, juridica, mais valorizada monetariamente, plano de carreira idem, e menos policia bate lata de rua, menos ostensiva, mas como disse o colega acima, vamos criar raizes de tanto esperar e nada vai mudar

    Curtir

  16. Investigador vala comum e Entre deus e o Diabo,
    ótimas considerações. Muito boas mesmo! Não desistam!!! Pelo contrário! Disseminem suas ideias, contagiem a polícia! Só assim iniciaremos a mudança.

    Mais integração, mais técnica e mais justiça.

    Força Polícia!

    Curtir

Os comentários estão desativados.