Itamaraty concedeu passaporte diplomático a dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dois dias do fim do mandato 14

06/01/2011 – 08h37

Itamaraty dá passaporte diplomático a filhos de Lula

MATHEUS LEITÃO
DE BRASÍLIA

O Itamaraty concedeu passaporte diplomático a dois filhos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a dois dias do fim do mandato.

Segundo entendimento do órgão, dependentes de autoridades podem receber o documento até os 21 anos (24, no caso de estudantes, ou em qualquer idade se forem portadores de deficiência).

Luís Cláudio Lula da Silva, 25, e Marcos Cláudio Lula da Silva, 39, filhos do ex-presidente, gozam de perfeita saúde e obtiveram o documento em 29 de dezembro de 2010, penúltimo dia útil da era Lula.

Questionado, o Itamaraty, disse que ambos já tinham o passaporte especial e tratava-se de uma renovação.

A Folha teve acesso à decisão que beneficiou os filhos de Lula. Ela cita que foi “em caráter excepcional” e “em função de interesse do país”, mas não apresenta justificativa para a concessão.

Integrantes do corpo diplomático ouvidos pela reportagem, na condição de anonimato, afirmam que a decisão provocou mal-estar dentro do Itamaraty, já que o ex-chanceler Celso Amorim recorreu ao parágrafo 3º, que garante ao ministro o poder de autorizar a concessão do documento “em função de interesse do país”.

A Folha apurou que Lula pediu o benefício pouco antes do fim do mandato.

O passaporte diplomático, regulamentado pelo decreto 5.978/2006, é concedido a presidentes, vices, ministros de Estado, parlamentares, chefes de missões diplomáticas, ministros dos tribunais superiores e ex-presidentes.

O artigo 1º do decreto diz o seguinte: “A concessão de passaporte diplomático ao cônjuge, companheiro ou companheira e aos dependentes das pessoas indicadas neste artigo será regulada pelo Ministério das Relações Exteriores”.

No caso dos filhos, a norma seguida pelo Itamaraty obedece ao mesmo critério da Receita Federal para a definição de dependente (21 anos ou portador de deficiência). O entendimento está no site do Ministério das Relações Exteriores.

A validade do passaporte diplomático concedido aos dois filhos de Lula é de quatro anos, a contar da data de emissão. Assim, durante todo o governo de Dilma Rousseff, Luís Cláudio e Marcos Cláudio terão acesso à fila de entrada separada e com tratamento menos rígido nos países com os quais o Brasil tem relação diplomática.

Em alguns países que exigem visto, o passaporte diplomático o torna dispensável. O documento é tirado sem nenhum custo para a “autoridade”. Um passaporte normal custa em torno de R$ 190 para ser emitido.

Luís Cláudio é o filho caçula de Lula. Formado em educação física, hoje é preparador físico do Corinthians. Marcos Cláudio é filho do primeiro casamento de Marisa Letícia, a ex-primeira-dama, e foi adotado por Lula. Formado em psicologia, é empresário e tentou ser candidato a vereador em 2008.

Na semana passada, a Folha revelou que Luís Cláudio é sócio do irmão Lulinha em seis empresas, mas só uma existe fisicamente. Cinco não saíram do papel: são empresas de entretenimento, tecnologia de informação e promoção de eventos.

  Editoria de Arte/Folhapress  


Um Comentário

  1. Ê PF viu…Em 1998 o concurso passou a ser para nivel superior para agente e escrivão, dois anos depois o FH (PSDB) elevou o salário dos PF pra 3990,00 reias( era de 2800) Agora tá em 11000,00 reais bruto.
    PQ?!
    PQ em 1999 ameaçaram parar totalmente suas funções se não elevassem o salário de forma compatível coma exigência para o cargo!

    E TEM GENTE QUE ACREDITA QUE A UNIÃO NÃO FAZ FORÇA!

    PAREM DE BRIGAR ENTRE SI…POLICIAIS CIVIS MILITARES E CIENTIFICOS!

    Curtir

  2. PARA HORARIO DE ALMOÇO

    PARAR DE BRIGAR SERÁ IMPOSSÍVEL, UM DRAGÃO COM DUAS CABEÇAS NÃO FUNCIONA EM UM CORPO GORDO E COM RABO(RABO PRESO COM GOVERNADOR E DEPUTADOS ESTADUAIS).

    DEIXAR DE BRIGAR POR ALGUNS INSTANTES E EM MOMENTOS DE INTERESSE MUTUO JÁ ACHO VIAVEL E BEM POSSÍVEL.

    SOBRE A UNIÃO FAZ A FORÇA, NÃO ESPERE MUITO DOS POLICIAIS MILITARES E ALGUNS CIVIS(POUCOS) DO ESTADO DE SÃO PAULO, QUANTO A FAZEREM GREVE OU ALGUM TIPO DE MANIFESTAÇÃO COM OPERAÇÃO PADRÃO OU TARTARUGA(KKKK), ACREDITO MAIS NOS DEMAIS ESTADOS AS DUAS POLICIAIS FARÃO ALGO MAIOR FAZENDO COM QUE A PEC 300 SEJA NO MINIMO DISCUTIDA COM MAIS VONTADE PELOS NOSSOS DEPUTADOS HONESTOS E BEM INTENCIONADOS.

    SOBRE OS FILHOTES DE LULA, APROVEITEM, APORVEITEM MESMO, PORQUE DEPOIS QUE O PAPAI SAIR DO PALACIO(PLANALTO?), AS ESCULTAS TELEFONICAS IRÃO APARECER, E EMPRESAS FANTASMAS, EMPRÉSTIMOS SUSPEITOS, ASSOCIAÇÕES COM SOCIOS DUVIDOS CAIRAM NA BOCA DA MIDIA E A POLÍCIA FEDERAL TALVES, TALVES, ESQUEÇA QUE SÃO FILHOS DO EX-PRESIDENTE.

    ABRAÇOS, A TODOS COLEGAS POLICIAIS.

    Curtir

  3. Interesse do país o “CARALHO”
    Bando de mafiosos do caralho, porque não acabam logo com a segurança publica do país.
    Acho querem nos ver sofrer aos poucos ao inves de acabar com tudo logo, depois falam a policia tortura os presos, esses filhos da puta torturam toda uma nação.

    Curtir

  4. Os dois filhos do Lula são “inválidos”, pronto. Já que ali ninguém vale nada mesmo.

    Curtir

  5. inválidos e imprestáveis.
    obs: enquanto tiver covardes e frouxos na polícia não teremos nenhum benefício, somente descontos e perdas

    Curtir

  6. A LEI NESTE PAÍS É FEITA PARA RICOS E POLÍTICOS. COMO ESTES ÚLTIMOS COSTUMAM SE ENQUADRAR NOS DOIS CASOS O RESULTADO É ESTA MERDA!!! MORAL DA HISTÓRIA. TAMO FUDIDO!!!!!!!!

    Curtir

  7. Um dos filhos do Lula, antes desse se tornar presidente, trabalhava como monitor de zoológico. A função desse cidadão, hoje considerado como de “interesse do país”, era falar às crianças: “olha, essa aqui é a girafa, aquele bicho ali é o macaco prego, aquele outro ali é o bezouro-vira-bosta…” Oito ano depois, esse mesmo sujeito é um empresário milionário do ramo da informática e da comunicação. Papai, o ex torneiro, até mesmo chegou a alterar uma lei para beneficiar uma das empresas do ex monitor. Nunca-antiz-na-história-deste-país!!!

    Curtir

  8. É só aqui neste país.Ver se os filhos do Tony Blair( ex-primeiro ministro do Reino Unido) ou do Gehard Schoeder( ex-primeiro ministro da Alemanha) conseguiram essa modormia após o papai sair do poder? A resposta é não.Infelizmente não fomos fundados por um povo livre e com uma alta cultura que nem os Anglo-Saxões mais sim por um povo dependente da Igreja absolutista e uma monarquia vertical fazer o que?

    Curtir

  9. Até neto de Lula ganhou um passaporte diplomático

    Itamaraty concedeu privilégio também a bispo da Universal

    Sob Lula, a velha Casa de Rio Branco, quinta-essência da correção, supra-sumo da eficiência, tornou-se casa-da-mãe-joana.
    Muito conhecida dos brasileiros, a desordeira senhora virou de ponta-cabeça o departamento que cuida da emissão de passaportes no Itamaraty.
    O repórter Matheus Leitão já havia noticiado que, ao arrepio das regras, o ex-chanceler Celso Amorim concedeu passaportes especiais a dois filhos de Lula.
    Em nova notícia, veiculada na Folha desta sexta (7), Matheus conta que também um neto de Lula, 14 anos, ganhou de presente o passaporte diplomático.
    Foi expedido em 29 de dezembro. De novo, 48 horas antes de Lula transferir a faixa presidencial para Dilma Rousseff. Vale por quatro anos.
    A norma que rege a emissão dos passaportes inclui os dependentes de autoridades. Categoria na qual o neto de Lula não se encaixa.
    Celso Amorim invocou o “interesse do país”. O mesmo argumento usado no caso dos filhos de Lula, cujas idades (25 e 39) extrapolam o limite regulamentar: 21 anos.
    Não é só: guiando-se pelos instintos de mãe Joana, o Itamaraty brindou com o passaporte diplomático um bispo da Igreja Universal.
    Chama-se Romualdo Panceiro Filho. Responde pela congregação em toda a América Latina. É visto como sucessor do autoproclamado bispo Edir Macedo.
    Macedo, sua igreja e sua TV, apoiaram Dilma na campanha presidencial. Na cruzada do aborto, o bispo pegou em lanças pela pupila de Lula.
    Deve-se a concessão do passaporte a Romualdo Panceiro a um pedido do senador Marcelo Crivela (PRB-RJ), bispo licenciado da Universal e governista pétreo.
    No caso do bispo, o passaporte especial tem validade de um ano. Emitido em fevereiro de 2010, expira no mês que vem.
    Procurado, o bispo Panceiro mandou a assessoria dizer que “o mais apropriado a responder é o próprio Itamaraty”.
    Ouvida, a ex-casa de Rio Branco informou que o passaporte do bispo foi concedido “em caráter excepcional” e, de novo, por “interesse do país”.
    Quanto ao neto de Lula, a casa-da-mãe-joana informou: “parentes de Lula” foram aquinhoados para “evitar problemas com autoridades de outros países”.
    Assim como no caso dos filhos de Lula, a platéia fica sem saber como o adolescente de 14 anos e o bispo servirão ao “interesse do país”.
    Fica-se no escuro, de resto, quanto aos “problemas” que “autoridades de outros países” poderiam causar aos membros da ex-primeira-família.
    Vivo, o humorista Bussunda diria para a mãe Joana: “Fala sééééééééério!”

    http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/arch2011-01-01_2011-01-31.html#2011_01-07_04_52_49-10045644-0

    Curtir

  10. NÃO CONSIGO ENTENDER, PORQUE SE QUEIMAR POR UMA BOBAGEM DESSAS…

    REALMENTE…

    NÃO DÁ PRÁ ENTENDER!

    Curtir

  11. esse bando de gafanhotos, ainda vão continuar em brasília? resposta: infelizmente sim. eles sugam tudo, vale refeição, cesta basica, vale transporte, plano de saude … a onde os petralhas passaram não nasce nem capim. te cuida dilma, com essa tralha de petralha ninguem governa, eu já vi este filme, fora zé dirceu, fora quem não quer ver o seu governo.

    Curtir

Os comentários estão desativados.