EDITORIAL DA MENTIRA: São Paulo retoma tendência de queda nos homicídios e consegue conciliar redução de roubos com diminuição dos atos de violência policial 8

Editoriais

Avanço na segurança

São Paulo retoma tendência de queda nos homicídios e consegue conciliar redução de roubos com diminuição dos atos de violência policial

 

São bastante positivas as estatísticas de segurança pública divulgadas nesta semana pelo governo de São Paulo. A comparação entre os dados do segundo trimestre deste ano com o mesmo período de 2009 revela um declínio de 10% no número de homicídios no Estado. Só na capital, o total de mortes caiu 12,6%.

A queda representa uma auspiciosa mudança em relação a dados do primeiro trimestre deste ano, que, embora pontuais, causaram apreensão. Na comparação com o mesmo período de 2009, os homicídios haviam crescido 7%, no Estado, e 23% na capital. Esse salto no número de mortes na maior cidade do país acontecia após nove anos de queda nos registros de assassinatos.

Temia-se que a tendência de redução da violência no Estado, contínua ao longo da última década, viesse a sofrer uma reversão. Nova alta, desta vez nos números do segundo trimestre, poderia confirmar esse cenário -o que não aconteceu.

São Paulo registra uma das menores taxas de homicídio do país. Está praticamente no nível a partir do qual a Organização Mundial da Saúde considera a violência como “epidêmica”, ou seja, mais de dez assassinatos por 100 mil habitantes. Considerados os últimos 12 meses, o índice paulista foi de 10,71. Torná-lo inferior a dez é a meta a ser alcançada pela política de segurança do Estado.

No restante do país, o problema é mais grave. A taxa nacional média de homicídios é de cerca de 25 por 100 mil habitantes. O aumento da escolaridade e a evolução do perfil demográfico de cada Estado, com a diminuição da parcela de jovens, podem contribuir para amenizar esse quadro catastrófico, mas não bastam.

É preciso compreender a realidade a ser enfrentada e articular ações sociais com polícias mais bem treinadas e equipadas. Também o Judiciário tem papel crucial na redução da impunidade.

Houve avanços, em São Paulo, também nos crimes contra o patrimônio, com queda importante nos casos de roubo, 13% menores no segundo trimestre de 2010 do que no de 2009.

São esses os crimes que provocam mais sensação de insegurança. No primeiro trimestre, a ênfase correta no combate a roubos e furtos viera acompanhada de forte crescimento da violência policial, responsável, então, por um número de mortes 40% superior às cometidas por PMs no mesmo período de 2009. Mas, entre abril e junho, o número de “mortos em confronto” caiu 17,4%. A estatística mostra que a polícia pode ser eficiente e menos violenta.

Se conseguir aliar queda nos roubos e latrocínios com redução expressiva nas mortes causadas por policiais, São Paulo representará o mais importante exemplo de avanço nas políticas de segurança pública no país.

Um Comentário

  1. Parece que há algo de errado nessa Estatística – parece número de menos.
    Tenho escutado e vivenciado histórias diferentes: aumento da criminalidade em todos os segmentos.
    A Secretária de Segurança não está mostrando dados reais.
    Me desculpem, mas a realidade é outra – mesmo aqui no interior – aonde tudo era tranquilo, tão bom, a gente só encontrava os PCs e PMs em eventos e festas…

    Curtir

  2. Deveria haver eleição todo ano, pois é impressionante como caem os indices de homicidios e roubos no governo do psdb.

    Curtir

  3. O NOME QUE MISTER “M” NA SECRETÁRIA DE (IN)SEGURANÇA PÚBLICA, QUE CONSEGUE ESTA MÂGICA DE DISTORCER OS ÍNDICES DE VIOLÊNCIA É UM “SOCIOLOGO”, CHAMADO TÚLIO KHAN, COMISSIONADO A VÁRIOS ANOS NA SSP.
    ESTE MÂGICO É CHEFE DA ”CAP”, CENTRAL E ANÁLISE E PLANEJAMENTO, SE QUE ISSO É POSSIVÉL PLANEJAMENTO NESTA SECRETÁRIA.

    Curtir

  4. Sr. Cansado,
    Agora compreendo o motivo dos números a menos. Sociólogo “fazendo” Estatística: Humanas fazendo área de Exatas não pode dar conta certa.
    Por outro lado, compreensível .. cargos Comissionados servem como braço direito – se lhes tiram o braço quem escreve ? Como vocês gostam de dizer: “a casa cai”.

    Obrigada pela explicação .
    Águia – *Alice.

    Curtir

  5. amigos não adianta, o nosso inteligente povo Paulista que esta sendo massacrado nas ruas AMA o PSDB…
    mais 4 anos e a tucanada vai zerar o indice de homicidios.

    Curtir

  6. poderia ser muito mais, depois do acordo entre o PSDBOSTA e MARCOLA, teve uma pequena baixa no índice de homicídio em são paulo

    Curtir

  7. Não há baixa e sim um aumento gritante da violência em São Paulo . Os números estão sendo manipulados a muito tempo, se um é morto a 2 KM do outro morto, eles manipulam classificando como chacina e registram um único fato.
    Saiam as ruas e verão a violência crescente, só os políticos e politicados não vêem isso.

    PSDB, CORREGEPOL, MP E AFINS SÃO UMA CORJA DE CORRUPTOS

    Curtir

  8. FHC. tambem é sociologo por isso deixou o BRASIL nesta merda pro outros arrumar.
    oiml tem um numero de registro, é so ir la e verificar.pimba deu bingo se teve 20.000 enterros deve ter tido a mesma quantidade de corpos ou jogarm alguns no mar.

    PSDB/DEM NUNCA MAIS

    Curtir

Os comentários estão desativados.