Liberdade
Policiais acusados de matar motoboy em quartel de SP são soltos
Publicada em 28/05/2010 às 18h41m
SÃO PAULO – A Corregedoria da Polícia Militar (PM) encerrou o inquérito que apurava as responsabilidades da morte do motoboy Eduardo Luis Pinheiro de Souza, supostamente assassinado por PMs dentro de um batalhão na Zona Norte de São Paulo no início de abril. Os 12 suspeitos foram soltos na madrugada desta sexta-feira. Junto com o inquérito concluído, a Corregedoria da PM encaminhou o pedido de prisão preventiva. A prisão temporária, a qual os 12 acusados estavam submetidos desde o dia 28 de abril , venceu nesta sexta-feira, colocando os suspeitos em liberdade já na madrugada.
O Ministério Público (MP) recebeu o inquérito, mas ainda irá analisar o documento e confrontá-lo com o que for apurado pela Polícia Civil, por meio do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que ainda vai concluir a investigação.
O promotor Marcos Hideki Ihara disse a familiares da vítima que vai aguardar as informações do DHPP para, então, avaliar se fará o pedido de nova prisão e contra quais policiais. O temor do MP é incorrer em um pedido de prisão pouco fundamentado, o que facilmente seria alvo de um habeas corpus, que colocaria os acusados novamente em liberdade.
O motoboy foi morto no dia 9 de abril, após se envolver em uma discussão na Casa Verde, na Zona Norte da capital. Segundo testemunhas, Eduardo Luis Pinheiro de Souza foi torturado e espancado até a morte dentro de um quartel da Polícia Militar, ao lado do 13º Distrito Policial (Casa Verde). O motoboy e outras três pessoas foram detidas após uma discussão sobre o sumiço de uma bicicleta.
___________________________________
Qualquer leigo sabe que um Promotor, em casos gravíssimos como esse, não possui condições de oferecer denúncia e representar pela prisão preventiva em poucas horas; tampouco o Juiz receber os autos e , fundadamente, decretar as prisões.
A CORREGEDORIA DA PM É LETÁRGICA OU APRENDEU OS MACETES?
Guerra, lembra-se quando eu escrevi sobre o “Deutschland über alles ?”
Tá aí mais um motivo.
CurtirCurtir
Lá se vai o Corregedor da PM … será que o Pinto vai avocar mais essa?
CurtirCurtir
A Corregedoria/PM SEMPRE SOUBE dos macetes…
CurtirCurtir
agora entendi porque a corregedoria estava tão preocupada com as testemunhas , e uma até foi ouvida pimeiro lá e quando chegou no dhpp,disse que não sabia de nada e não queria envolver-se.
CurtirCurtir
uh.
se fosse um delegado que alegasse o que esse digníssimo representante do mp ALEGOU, já pegava um PA e um rótulo de VAGABUNDO !
CurtirCurtir
A PM e o MP são intocáveis.
CurtirCurtir
eles devem ter tido algum problema como berço…
CurtirCurtir
Boa noite,
Vim a este site pois estou estarrecida com o telefone 190, que não resolve nada, quando manda viatura é depois de 2 horas que chega e ainda, para piorar, tentei sites da Corregedoria de Polícia de Minas Gerais e não funciona, sequer abre. Gente, moro em Santa Luzia, MG e estou apavorada com tanto bandido e a Polícia não se incomoda e não faz nada aqui. Vcs tem como me ajudar como devo proceder? Grata.
CurtirCurtir
Obs.: e quando chega, pois hoje sequer chegou depois de 5 telefonemas que dei e o 190 nem dá satisfação. Tenho provas, pois meu telefone tem gravadas as horas e não estão nem aí. O pior é que quero reclamar mas não sei onde. Estou sendo ameaçada e sequer delegacia daqui funciona no meio de semana. Absurdo!
CurtirCurtir