22/05/2010 19h08 – Atualizado em 22/05/2010 20h47
Após troca de corregedor, PM de SP anuncia outras 10 mudanças
São 11 comandantes substituídos no estado.
Novo corregedor terá como tarefa investigar mais de 80 crimes de PMs.
Do G1 SP
Após a substituição na Corregedoria, a Polícia Militar anunciou neste sábado (22) a substituição de outros dez comandantes do alto escalão.
A determinação do comandante-geral da PM, coronel Álvaro Camilo, é que as trocas sejam feitas na segunda-feira. Os coronéis receberam orientações.
As mudanças chegaram à Policia Rodoviária e a mais dez batalhões da PM no estado. Sete ficam na Grande São Paulo. Na capital, novos comandantes vão assumir o policiamento do Centro, da Zona Norte e da Zona Oeste. O comando de policiamento metropolitano e os batalhões de Guarulhos e de Osasco também recebem novos chefes.
Ainda não houve mudanças nos setores de elite da PM, como a Rota e os batalhões de choque.
As mudanças começaram pela Corregedoria. O comandante da PM disse que quer mais agilidade na investigação e na punição de maus policiais. Só na Grande São Paulo, são investigados atualmente mais de 80 crimes em que PMs são suspeitos.
Desde abril, pelo menos 18 policiais militares foram presos. Destes, 12 são suspeitos de torturar e matar o motoboy Eduardo dos Santos, de 30 anos, dentro de um quartel. Outros quatro podem estar envolvidos na morte do entregador de pizza Alexandre Menezes dos Santos, de 25 anos, espancado até a morte em frente de casa. Há dois dias, mais dois PMs foram presos por suspeita de sequestrar e assaltar a mesma vítima.
O coronel Admir Gervásio Moreira, que assume a Corregedoria, recebeu a missão de acelerar a investigação de crimes. “A instituição não compactua com nada de errado, principalmente quando falta respeito ao cidadão”, diz o comandante Camilo.
SALVE GERAL!
CONTINUAM AS EXECUÇÕES.
RESUMO DOS ACONTECIMENTOS
m+diadema+sp+9397090.html
O soldado René Avancini, de 42 anos, foi morto, por volta da 0h15 deste sábado ao tentar escapar de dois desconhecidos, um deles armado, na Rua Amélia Eugênia, no bairro da Chácara Húngara, em Diadema, na Grande São Paulo.
Armado com um revólver calibre 38, particular, de folga e ocupando uma moto, o soldado, que era lotado no Centro de Suprimentos e Manutenção (CSM) da Polícia Militar, na zona leste de São Paulo, conversava com uma pessoa quando foi abordado pela dupla.
Segundo testemunhas, os dois criminosos não chegaram a anunciar assalto. Um deles sacou uma arma e apontou para René, que ainda teve tempo de acelerar a moto, mas foi baleado nas costas. Um segundo tiro teria acertado o coldre do policial. René ainda percorreu cerca de 500 metros com a moto, caindo na Rua São Luiz.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada, mas ao chegar ao local encontrou o soldado já morto. Nem a arma nem o revólver da vítima foram levados. O caso foi registrado como homicídio no 1º Distrito Policial de Diadema.
——————————————————————————–
14/03/2010 – PM – Grande SP ZN
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotid iano/ult95u706634.shtml
PM é morto após tentativa de assalto na zona norte de SP
Colaboração para a Folha Online
Um policial militar foi morto no início da madrugada deste domingo após reagir a uma tentativa de assalto na zona norte de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu na rua Estevão Mélio, na altura do número 567, no bairro Vila Maria Alta.
Após ser baleado, o policial chegou a ser socorrido para o pronto-socorro Ermelino Matarazzo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Ninguém havia sido preso até a manhã deste domingo.
——————————————————————————–
16/03/2010 – PM – Pindamonhangaba
http://www.valenews.com.br/policial/7767 -policial-e-morto-a-tiros-no-alto-do-tab au-em-pindamonhangaba.html
Por volta das 12h10 desta terça-feira (16), um policial foi morto a tiros no semáforo da Rua General Júlio Salgado, esquina com Eloy Chaves, no bairro Alto do Tabau.
O fato aconteceu quando o policial, que estava à paisana, parou com sua motocicleta no semáforo, sendo abordado por indivíduos em duas motos. Logo em seguida ouviram-se quatro disparos contra o policial, que estava com sua irmã na garupa da moto. Os bandidos fugiram imediatamente, um deles conduzindo uma motocicleta Falcon, sentido centro-bairro.
Segundo informações a vítima tinha acabado de sacar R$ 12 mil em dinheiro, em uma agencia bancária, o que pode ter sido o motivo do crime. Na fuga os bandidos não levaram o dinheiro, mas roubaram a arma do policial.
A vítima foi identificada como Marcelo de Oliveira de 38 anos, soldado da Polícia Militar há 13 anos, Marcelo atuava na Força Tática de Taubaté. O PM chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
policialassassinadoaltotabau1 6032010-2
Policiais envolvidos nas buscas dos criminosos
Viaturas da PM, base móvel, ROCAM, polícia civil de Taubaté e um helicóptero auxiliaram nas buscas dos criminosos, um deles foi localizado nas imediações do bairro cidade nova em uma falcon vermelha, houve perseguição e o suspeito foi detido.
A equipe da Polícia Militar continua nas buscas aos outros bandidos.
——————————————————————————–
05/04/2010 – Civil – SP – Morumbi
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0, ,MUL1557839-5605,00.html
O corpo de um policial civil de 40 anos foi encontrado na manhã desta segunda-feira (5) dentro de um carro no bairro do Morumbi, Zona Sul de São Paulo. A Polícia Militar foi acionada por moradores e quando chegou ao local, na Rua Almirante Aristides Guilhem, encontrou o corpo do policial dentro de um Palio preto.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, não havia marcas de luta ou resistência no corpo da vítima, apenas um ferimento provocado – aparentemente – por arma de fogo. Segundo familiares do policial, ele havia saído de casa para o trabalho por volta das 5h40 desta segunda.
Sua arma e sua funcional da Polícia Civil não foram encontradas no local. O caso será investigado agora pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que fará uma nova perícia no carro e no local do crime.
——————————————————————————–
10/04/2010 – Civil – Grande SP
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/20 10/04/10/ex+policial+civil+e+morto+a+tir os+na+zona+sul+de+sp+9454331.html
O autônomo e ex-policial Mauro de Souza Vieira, de 42 anos, foi morto a tiros por volta das 21 horas de ontem, quando trafegava em sua van, do tipo furgão, no Jardim da Saúde, zona sul de São Paulo. Ao lado da mulher, Vieira foi atingido no peito por um dos três tiros disparados contra ele.
Os outros dois atingiram o veículo. Mesmo levada por policiais militares da 3ª Companhia do 46º Batalhão para o pronto-socorro Heliópolis, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu.
A mulher do ex-policial afirmou ao delegado do 26º Distrito Policial, do Sacomã, que não viu de onde partiram os tiros, apenas ouviu os estampidos e percebeu que o marido havia sido atingido. A polícia acredita em crime motivado por alguma desavença. Vieira, que trabalhava com entrega de produtos, saiu da corporação por exoneração e não vinha cumprindo determinação judicial de comparecer a audiências de 3 em 3 meses em processo relativo a violência doméstica.
——————————————————————————–
14/04/2010 – Civil – ABC – Santo André
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/20 10/04/14/policial+civil+e+executado+e+ar rastado+preso+a+um+carro+9457617.html
Um policial civil foi morto a tiros e arrastado por cerca de vinte metros preso a um carro por volta das 19h50 de terça-feira, em Santo André, região metropolitana de São Paulo. Cerca de 50 pessoas que estavam na rua testemunharam a ação.
Douglas Yamashita, 29, investigador do 4º DP da cidade, estacionou o carro na rua 21 de Abril e caminhava em direção ao Clube Atlético Aramaçan, onde iria jogar squash, quando dois homens encapuzados dentro de um Corsa emparelharam e começaram a atirar, segundo a polícia.
O investigador, baleado várias vezes, caiu no meio fio e foi atropelado pelos criminosos. O corpo dele ficou preso acidentalmente no veículo e acabou arrastado por cerca de 20 metros, antes de se desprender.
Cerca de 50 pessoas presenciaram a ação, das quais muitas entravam no clube para uma cerimônia de colação de grau. Algumas delas gritaram para avisar os criminosos que o corpo estava preso no carro.
Yamashita foi levado ao pronto-socorro central de Santo André, mas não resistiu ao ferimentos. O crime foi registrado na mesma delegacia onde o investigador trabalhava. Duas vans adaptadas foram atingidas por balas perdidas, mas ninguém ficou ferido.
——————————————————————————–
18/04/2010 – PM – Santos e Guarujá
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp? idnoticia=30513&idDepartamento=11&am p;amp;amp;amp;amp;amp;amp;idCategoria=0
O ito pessoas são assassinadas em Guarujá e Santos
Mal havia anoitecido no domingo quando um soldado da Polícia Militar foi abatido a tiros de fuzil enquanto dirigia o seu carro, durante horário de folga, em Vicente de Carvalho. A execução sumária, no entanto, foi apenas o prenúncio de outras quatro, além de duas tentativas de homicídio, que ocorreram nas horas subsequentes naquele distrito de Guarujá.
A onda de violência que atingiu a região, a começar pelo assassinato do soldado Paulo Raphael Ferreira Pires, de 27 anos, teve início às 18h45. Lotado na Força Tática do 21º BPM/I (Guarujá, ele estava sozinho no seu Fiat Siena, quando foi assassinado na Avenida Santos Dumont, em frente à agência do Banco Itaú, no Pae Cará.
Sem chance de defesa, foi atacado pelos dois lados do carro e, provavelmente, pelas costas, em razão das marcas de disparos na lataria.
Concentrada no lado direito do automóvel, a maior parte dos tiros acentua a ideia de que o crime se caracterizou por uma emboscada. O soldado Raphael chegou a ser levado ao Pronto-Socorro de Vicente de Carvalho, mas nada pôde ser feito, porque já estava morto. O delegado Carlos Topfer Schneider esteve no local da execução, onde recolheu dez cartuchos deflagrados de calibre 5.56.
Capaz de perfurar até a blindagem de carros-fortes, essa munição é utilizada em fuzil AR-15.
O Siena foi periciado no local do crime, sendo apreendido para análises mais minuciosas nesta segunda-feira. Durante o ataque ao policial militar, o Voyage de um técnico de informática, de 51 anos, também foi atingido. Segundo o motorista deste carro, ele estava parado em um semáforo quando houve os disparos.
——————————————————————————–
20/04/2010 – PM & GCM – Cotia
http://noticias.terra.com.br/brasil/noti cias/0,,OI4390638-EI5030,00.html
Um policial militar foi morto e dois guardas civis foram baleados em um ataque na cidade de Cotia, na noite desta segunda-feira. Por volta das 20h, de acordo com a Guarda Civil de Cotia, os guardas e o policial militar foram atacados em um posto de gasolina no bairro do Tijuco Preto, por tiros de fuzil e metralhadora disparados por homens que estavam em três carros.
O PM, que estava à paisana e trabalhava no posto, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os dois guardas foram encaminhados ao Centro Cirúrgico do Hospital de Cotia, um deles com ferimentos graves no fêmur. O outro guarda foi alvejado no pé, com menor gravidade. A Polícia e a Guarda Civil detiveram três suspeitos de participação no ataque ainda nesta noite. Um outro suspeito trocou tiros com a Polícia e morreu. Com ele, havia uma grande quantidade de armamento.
Inicialmente suspeitava-se de um ataque do Primeiro Comando da Capital (PCC), mas a hipótese é posta em dúvida pela Guarda Civil, uma vez que os ataques dessa facção costumam ser simultâneos em vários locais do País. A Polícia espera descobrir a motivação do ataque no depoimento dos três suspeitos detidos.
——————————————————————————–
20/04/2010 – Civil – Sorocaba
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/20 10/04/investigador-e-morto-durante-abord agem-policial-em-sorocaba.html
O investigador da Polícia Civil Antonio Carlos Vieira Neto, de 42 anos, foi morto com um tiro na cabeça durante abordagem a dois suspeitos na tarde desta terça-feira (20) em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Ele seguia em um carro de polícia para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) na companhia de outro policial civil quando viu dois homens pulando o alambrado da linha férrea administrada pela Ferroban, na região central da cidade.
Neto pediu ao colega que parasse o carro e seguiu em direção à dupla. Antes que fizesse a abordagem, um dos homens sacou um revólver e disparou. Neto morreu na hora.
Os suspeitos saltaram para a linha e fugiram. O outro policial saiu em perseguição, mas não disparou porque havia transeuntes no local. A Polícia Militar usou um helicóptero na tentativa de localizar o atirador. Policiais civis e militares continuam as buscas.
——————————————————————————–
21/04/2010 – Fundação Casa – Zona Leste
Passou no Jornal da Globo de hoje… Morto Sidnei Gonçalves de 39 anos… EXECUÇÃO (tiro encostado), Coordenador da Fundação Casa, alvejado várias vezes e perseguido por mais de 100 metros…. Uma criança de 3 anos também levou um tiro na nuca…
——————————————————————————–
Samogin’s Blog – Alerta de Segurança
http://samogin.wordpress.com/2010/04/21/ 3744/
As mortes não param. Semana após semana mais policiais civis, militares e carcereiros são mortos em São Paulo. Há semanas em que dois policiais são assassinados.
Abatidos por assassinos que ficam de tocaia, eles tombam sem que providências sejam tomadas ou que se abra uma investigação especial para analisar as mortes como um todo e não isoladamente. Nem sequer a providência de enviar para uma mesma delegacia todos os históricos de assassinatos de policiais foi tomada pela Secretaria de Segurança Pública.
Ficam como casos isolados e sem relação entre sí. No dia 05 de Abril, mais um Policial Civil foi morto. Ele estava dentro de seu veículo, na Rua Almirante Guilhem, no Morumbi. Seu corpo foi encontrado as 10 horas da manhã. Estava com a camisa ensanguentada e foi assassinado a tiros.
Renato de Moraes Filho tinha 40 anos e a irmão dele disse a polícia que ele saiu de casa para trabalhar um pouco antes das seis horas da manhã. A arma e a carteira funcional dele foram roubadas.
fONTE: SP AGORA
——————————————————————————–
22/04/2010 – Resgate de Presos – Palmital
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotid iano/ult95u724266.shtml
Homens armados invadem cadeia e libertam 19 presos em Palmital (SP)
Um grupo de cinco homens armados e encapuzados invadiu a cadeia pública de Palmital (414 km de São Paulo) e libertou 19 presos na madrugada desta quinta-feira. Até as 9h50, três criminosos tinham sido recapturados.
Segundo informações da Polícia Civil, os criminosos invadiram a cadeia por volta das 3h pulando um muro. Os carcereiros que estavam no local ouviram um barulho, mas foram rendidos pelo grupo quando foram verificar.
Após a fuga dos 19 presos, policiais civis e militares iniciaram buscas na região e conseguiram recapturar três detentos. Por volta das 9h50, as buscas continuavam, com o auxilio de um helicóptero da Polícia Militar.
——————————————————————————–
21/04/2010 – PCC pede unificação de “partidos”
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/04/ 21/apreensao-de-carta-sobre-uniao-de-fac coes-contra-upps-deixa-prisoes-em-alerta -916403919.asp
RIO – Uma carta pregando a união entre as facções criminosas do Rio foi apreendida nesta quarta-feira com uma pessoa que visitaria um preso na Penitenciária Vicente Piragibe, no Complexo de Bangu. Como O GLOBO mostrou na terça-feira, a polícia descobriu que traficantes rivais estão se unido para enfrentar o projeto bem-sucedido das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). A carta, que teria sido escrita por bandidos ligados a uma facção criminosa de São Paulo que atua nos presídios, também estaria circulando pelas favelas do Rio.
A apreensão no Vicente Piragibe deixou todas as unidades do sistema de sobreaviso. O objetivo é evitar que a carta seja distribuída em outros presídios. No texto, as facções são tratadas como “partidos”. Traficantes pedem a união de todos e pregam assassinatos como represália às ações policiais. A união das facções criminosas foi confirmada por fontes da Secretaria de Segurança.
Traficantes de pelo menos 45 grandes favelas, como Rocinha e Complexo de São Carlos, teriam se encontrado na Favela da Grota, no Complexo do Alemão, para discutir o pacto entre as facções. Após receber as informações sobre o plano dos bandidos, a polícia iniciou um planejamento para combater a união entre os traficantes. O objetivo é montar uma equipe exclusiva de agentes para acompanhar e prender os principais traficantes do estado. O novo grupo atuaria nos mesmos moldes do que combateu a milícia da Zona Oeste.
——————————————————————————–
23/04/2010 – Agente Penitenciário – Carapicuíba
http://www.spagora.com.br/index.php?opti on=com_content&view=article&id=4 19:agente-penitenciario-baleado-e-base-a tacada-em-sao-paulo&catid=52:policia &Itemid=76
Os dois casos aconteceram em Carapicuiba, Grande São Paulo, na noite de sexta-feira, 23.No primeiro caso bandidos passaram atirando contra a base do 3° Batalhão da Polícia Militar. Os Pms que estavam de plantão revidaram e ouve intenso tiroteio. Um bandido morreu, um fugiu e um foi preso, conhecido como “Pixote”, que disse pertencer ao PCC – Primeiro Comando da Capital, facção criminosa que age em São Paulo, dentro e fora dos presídios.
No Jardim de Abril, o agente penitenciário Reginaldo Alves chegava em casa com sua noiva, quando bandidos cerceram seu carro – um Fiat Uno – e fizeram vários disparos, acertando Reginaldo e sua noiva. Ambos foram internados no Hospital Universitário. Reginaldo trabalha no CDP – Centro de Detenção Provisória de Osasco. Os bandidos fugiram. Neste caso a polícia civil também trabalha com a hipótese de o ataque ter sido uma ordem do PCC.
——————————————————————————–
26/04/2010 – Taubaté: PM é morto após ser baleado na nuca
O Policial Militar, J. B., morreu na manhã desta sexta-feira (26), após levar dois tiros na nuca, no bairro Parque Aeroporto, em Taubaté.
O cabo que estava de folga e veio na cidade de Taubaté para visitar sua irmã, quando dois rapazes, em uma bicicleta, dispararam os tiros.
Ele foi levado para o Hospital Regional da cidade e por volta das 6h00 de hoje, faleceu. O caso será investigado pela Polícia Civil.
http://www.agoravale.com.br/agoravale/no ticias.asp?id=22793&cod=3
——————————————————————————–
26/04/10 – Escuta do exército flagra PCC
http://www.diariosp.com.br/Noticias/Dia- a-dia/4318/Escuta+do+Exercito+flagra+ord em+de+ataques
O setor de inteligência do Exército interceptou na semana passada o telefonema de um integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) de dentro da Penitenciária de Mirandópolis, a 594 quilômetros de São Paulo, ordenando ataques a bases policiais e delegacias no litoral Sul paulista. A ação, que teria sido chamada de “Operação Armagedon” pela facção, seria em represália à morte do parente de um líder da crime organizado em confronto com a PM. O criminoso seria um primo de Marcos Herbas Camacho, o Marcola, apontado pela polícia como o principal chefe do PCC.
“Um integrante do PCC morreu em tiroteio em março, quando se preparava para roubar caixas eletrônicos. Apreendemos muitas armas”, confirmou o major José Messina Filho, comandante da PM em Guarujá.
Na ligação, ouvida pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea de Santos, os bandidos falavam ainda sobre um sítio em Santos onde estariam guardados fuzis.
A informação foi repassada à cúpula da Segurança Pública do estado e à Polícia Federal na sexta-feira e confirmada ao DIÁRIO por policiais do Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-6), que comanda a Polícia Civil no litoral, do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) e Polícia Militar. Oficialmente, o Exército e a Secretaria da Segurança Pública negam o fato.
“O Exército não é órgão de segurança pública, não fazemos guerra eletrônica (escutas)”, disse o comandante da brigada antiaérea, general Luis Antonio dos Santos. A Secretaria da Segurança diz que o reforço das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) na região, após mais de 17 assassinatos é para “transmitir sensação de segurança à população”.
——————————————————————————–
29/04/2010 – Preso homem com dinamite
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/20 10/04/homem-e-preso-com-3-kg-de-dinamite -perto-de-delegacia-em-sp.html
Homem é preso com 3 kg de dinamite perto de delegacia em SP
Segundo a polícia, material seria usado para explodir a delegacia.
Denúncia levou policiais ao suspeito.
Um jovem de 18 anos foi preso na madrugada desta quinta-feira (29) na região de Lageado, Zona Leste de São Paulo, com uma sacola com cerca de 3 kg de dinamite. Segundo a polícia, o material seria usado para explodir uma delegacia.
A polícia foi avisada por telefone de que um homem estaria a caminho 68º Distrito Policial, no mesmo bairro, com os explosivos. Com as informações recebidas pelo disque-denúncia, os PMs prenderam o rapaz.
“Nessa abordagem tomamos a maior cautela, visto que era material explosivo, e graças a Deus conseguimos deter o indivíduo”, explicou o soldado da PM Francisco Luis de Morais Pereira.
O rapaz foi preso em flagrante por porte de material explosivo a cerca de 250 metros da delegacia. Ao ser questionado pelos policiais, ele apresentou informações contraditórias para os planos que teria para a dinamite.
“A princípio a história que ele contou foi que ele tinha achado esse artefato na área central e que estava trazendo para jogar em um rio. Depois, após ser perguntado novamente, contou que iria vender em algum lugar por cerca de R$ 100, R$ 150. E outras várias histórias que eles costumam contar para a gente”, disse o soldado Vítor Souza de Almeida.
——————————————————————————–
01/05/2010 – Civil – Zona Norte
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/20 10/05/policial-civil-e-morto-em-tentativ a-de-assalto-na-zona-norte-de-sp.html
Um policial civil de 40 anos foi morto na noite de sexta-feira (30) na Vila Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, durante uma tentativa de assalto.
De acordo com a polícia, a vítima, que atuava como investigador no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), estava em uma moto quando foi abordada por três criminosos em um semáforo do bairro.
Os assaltantes queriam levar a moto do policial, que reagiu. Durante o tiroteio, o investigador foi baleado, assim como dois dos suspeitos. O policial foi socorrido, mas morreu no hospital.
Um dos assaltantes baleados segue foragido, mas já foi identificado pela polícia. O outro suspeito ferido e o terceiro envolvido foram presos. O carro usado pelos criminosos foi abandonado em um bairro vizinho.
O caso foi encaminhado para o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic).
Suspeito morto
Um suspeito foi morto durante uma tentativa de assalto a um capitão da Polícia Militar na noite de sexta na Zona Leste de São Paulo. Segundo a polícia, o oficial estava dentro de um carro e reagiu. Ele foi atingido por um tiro de raspão no rosto. Outro dois suspeitos de participação no crime conseguiram fugir.
——————————————————————————–
01/05/2010 – Carcereiro – São Joaquim da Barra
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/20 10/05/carcereiro-e-morto-durante-fuga-de -presos-no-interior-de-sp.html
Um carcereiro de 56 anos foi morto na noite de sexta-feira (30) na Cadeia Pública de São Joaquim da Barra, a 382 km de São Paulo, durante uma fuga de presos do local. Segundo a Polícia Militar, dos sete detentos que conseguiram escapar, seis haviam sido recapturados até 7h20 deste sábado (1º).
De acordo com a PM, um dos presos envolvidos na fuga fingiu passar mal para sair da cela e ser atendido por um médico. Na volta para a carceragem, o carcereiro que o levava foi imobilizado por outro detento. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu por asfixia.
Os dois presos pegaram as chaves que estavam com o carcereiro e abriram outras celas, permitindo a fuga de mais detentos.
Cinco dos fugitivos foram presos até o meio da madrugada deste sábado. O sexto recapturado foi encontrado, por volta das 7h escondido em uma casa próxima à cadeia, segundo a PM.
Com capacidade para 31 presos, a Cadeia Pública da cidade abriga atualmente 74.
——————————————————————————–
02/05/2010
02/05/2010 – PM – Diadema
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotid iano/ult95u729273.shtml
Um soldado da Polícia Militar foi morto na noite de domingo (2) após ser atingido por sete tiros na frente de sua casa, no bairro Santa Teresinha, em Diadema (Grande São Paulo). Ninguém foi preso pelo crime.
Segundo informações da polícia, o soldado estava acompanhado de amigos e parentes em frente a sua casa, quando um Honda Fit prata, com duas pessoas em seu interior, parou na frente da residência. Um dos homens desceu do veículo e disparou diversas vezes contra o policial. Ele foi atingido sete vezes.
——————————————————————————–
04/05/2010 – Escrivão – Capão Redondo
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/20 10/05/escrivao-e-assassinado-dentro-de-b ar-na-zona-sul-de-sp.html
Um policial civil foi executado na note de segunda-feira (3) dentro de um bar na região do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. O atirador fugiu sem levar nada.
O escrivão Antônio José Araújo de Oliveira estava sozinho no bar quando foi baleado. Ele morava a 100 metros do local há cerca de 20 anos, e tinha saído de casa para comer um pastel.
Vizinhos disseram que o bandido chegou a pé e atirou cinco vezes. Três tiros acertaram o escrivão. Em seguida, o homem foi embora sem levar nada da vítima – segundo a polícia, um forte indício de que se trata de uma execução.
Depois de atirar, ele foi visto por testemunhas fugindo a pé por uma viela. “Só foi vista uma pessoa, inicialmente nós pensávamos que eram dois em uma moto, mas posteriormente uma testemunha disse que seria uma pessoa de 1,70 metro e roupa escura”, disse o delegado Carlos Alberto Delaye.
O escrivão trabalhava havia um ano no 92º Distrito Policial, no Parque Santo Antônio, também na Zona Sul. O delegado lamentou a morte do colega, e ainda não sabe o motivo do crime. “Não tenho ideia, pela personalidade dele ele era bem pacato. Ele era músico, poeta, gostava muito de música”, disse Delaye.
——————————————————————————–
14/05/2010 – Agente é morto na frente da filha
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/…/not_imp552166,0.php
Agente é morto na frente da filha
Dois homens invadiram quitanda e dispararam várias vezes contra cabeça da vítima que não suportou. Crime ocorreu no Marengo
Execução ocorreu em uma quitanda, localizada na rua Joaquim Manoel de Macedo, no Marengo
O agente penitenciário Mário Rezende Junior, de 53 anos, foi executado na frente da própria filha de 7 anos ontem à tarde no Parque Marengo, em Itaquá. O assassinato ocorreu dentro de uma quitanda de frutas. Dois homens invadiram o estabelecimento e atiraram várias vezes contra a vítima, que chegou ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Por volta das 15 horas, Junior entrou com a filha no comércio, que fica na rua Joaquim Manoel de Macedo. No local, havia apenas uma funcionária. Os atiradores chegaram em um Santana verde e entraram na quitanda com armas em punho, procurando pelo agente. Quando o avistaram, os criminosos dispararam contra a cabeça de Mário Junior. A ação durou menos de um minuto. Imediatamente, dezenas de pessoas se aglomeraram, apavoradas, em volta da vítima.
Segundo apurou a reportagem, o barulho do motor de uma moto foi ouvido por populares, o que levanta a suspeita de que mais pessoas participaram do crime, dando cobertura aos atiradores. A polícia acredita que a morte foi encomendada, já que os bandidos não chegaram a discutir com a vítima.
Junior chegou a ser socorrido, mas morreu por volta das 15h30, antes mesmo de dar entrada no Pronto-Socorro do Hospital Santa Marcelina.
De acordo com testemunhas, a vítima trabalhava no Centro de Detenção Provisório (CDP), em Suzano, e era visto com frequência fazendo compras em lojas e sacando dinheiro em um caixa eletrônico que fica na rua onde foi assassinado. O corpo do agente será sepultado hoje, em local e horário não divulgado pela família, que preferiu não comentar o caso.
Policiais militares foram até o local do crime e realizaram buscas pelo bairro, mas não encontraram os assassinos. O caso foi registrado na delegacia central de Itaquá, que fica na avenida Emancipação, e encaminhado ao setor de investigação da Polícia Civil, que vai apurar se o homem tinha recebido ameaças de morte nos últimos dias ou teria se envolvido em alguma briga. Outra hipótese levantada pela polícia foi a liberdade provisório dada a vários presos no último dias das mães, sendo que muitos ainda não retornaram ao CDP.
CurtirCurtir
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/20 10/02/13/soldado+da+pm+e+morto+a+tiros+e m+diadema+sp+9397090.html
O soldado René Avancini, de 42 anos, foi morto, por volta da 0h15 deste sábado ao tentar escapar de dois desconhecidos, um deles armado, na Rua Amélia Eugênia, no bairro da Chácara Húngara, em Diadema, na Grande São Paulo.
Armado com um revólver calibre 38, particular, de folga e ocupando uma moto, o soldado, que era lotado no Centro de Suprimentos e Manutenção (CSM) da Polícia Militar, na zona leste de São Paulo, conversava com uma pessoa quando foi abordado pela dupla.
Segundo testemunhas, os dois criminosos não chegaram a anunciar assalto. Um deles sacou uma arma e apontou para René, que ainda teve tempo de acelerar a moto, mas foi baleado nas costas. Um segundo tiro teria acertado o coldre do policial. René ainda percorreu cerca de 500 metros com a moto, caindo na Rua São Luiz.
Uma equipe do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) foi acionada, mas ao chegar ao local encontrou o soldado já morto. Nem a arma nem o revólver da vítima foram levados. O caso foi registrado como homicídio no 1º Distrito Policial de Diadema.
——————————————————————————–
14/03/2010 – PM – Grande SP ZN
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotid iano/ult95u706634.shtml
PM é morto após tentativa de assalto na zona norte de SP
Colaboração para a Folha Online
Um policial militar foi morto no início da madrugada deste domingo após reagir a uma tentativa de assalto na zona norte de São Paulo. De acordo com a Polícia Militar, o crime aconteceu na rua Estevão Mélio, na altura do número 567, no bairro Vila Maria Alta.
Após ser baleado, o policial chegou a ser socorrido para o pronto-socorro Ermelino Matarazzo, mas não resistiu aos ferimentos e morreu.
Ninguém havia sido preso até a manhã deste domingo.
——————————————————————————–
16/03/2010 – PM – Pindamonhangaba
http://www.valenews.com.br/policial/7767 -policial-e-morto-a-tiros-no-alto-do-tab au-em-pindamonhangaba.html
Por volta das 12h10 desta terça-feira (16), um policial foi morto a tiros no semáforo da Rua General Júlio Salgado, esquina com Eloy Chaves, no bairro Alto do Tabau.
O fato aconteceu quando o policial, que estava à paisana, parou com sua motocicleta no semáforo, sendo abordado por indivíduos em duas motos. Logo em seguida ouviram-se quatro disparos contra o policial, que estava com sua irmã na garupa da moto. Os bandidos fugiram imediatamente, um deles conduzindo uma motocicleta Falcon, sentido centro-bairro.
Segundo informações a vítima tinha acabado de sacar R$ 12 mil em dinheiro, em uma agencia bancária, o que pode ter sido o motivo do crime. Na fuga os bandidos não levaram o dinheiro, mas roubaram a arma do policial.
A vítima foi identificada como Marcelo de Oliveira de 38 anos, soldado da Polícia Militar há 13 anos, Marcelo atuava na Força Tática de Taubaté. O PM chegou a ser socorrido com vida, mas não resistiu aos ferimentos.
policialassassinadoaltotabau1 6032010-2
Policiais envolvidos nas buscas dos criminosos
Viaturas da PM, base móvel, ROCAM, polícia civil de Taubaté e um helicóptero auxiliaram nas buscas dos criminosos, um deles foi localizado nas imediações do bairro cidade nova em uma falcon vermelha, houve perseguição e o suspeito foi detido.
A equipe da Polícia Militar continua nas buscas aos outros bandidos.
——————————————————————————–
05/04/2010 – Civil – SP – Morumbi
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0, ,MUL1557839-5605,00.html
O corpo de um policial civil de 40 anos foi encontrado na manhã desta segunda-feira (5) dentro de um carro no bairro do Morumbi, Zona Sul de São Paulo. A Polícia Militar foi acionada por moradores e quando chegou ao local, na Rua Almirante Aristides Guilhem, encontrou o corpo do policial dentro de um Palio preto.
De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, não havia marcas de luta ou resistência no corpo da vítima, apenas um ferimento provocado – aparentemente – por arma de fogo. Segundo familiares do policial, ele havia saído de casa para o trabalho por volta das 5h40 desta segunda.
Sua arma e sua funcional da Polícia Civil não foram encontradas no local. O caso será investigado agora pela Delegacia de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), que fará uma nova perícia no carro e no local do crime.
——————————————————————————–
10/04/2010 – Civil – Grande SP
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/20 10/04/10/ex+policial+civil+e+morto+a+tir os+na+zona+sul+de+sp+9454331.html
O autônomo e ex-policial Mauro de Souza Vieira, de 42 anos, foi morto a tiros por volta das 21 horas de ontem, quando trafegava em sua van, do tipo furgão, no Jardim da Saúde, zona sul de São Paulo. Ao lado da mulher, Vieira foi atingido no peito por um dos três tiros disparados contra ele.
Os outros dois atingiram o veículo. Mesmo levada por policiais militares da 3ª Companhia do 46º Batalhão para o pronto-socorro Heliópolis, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu.
A mulher do ex-policial afirmou ao delegado do 26º Distrito Policial, do Sacomã, que não viu de onde partiram os tiros, apenas ouviu os estampidos e percebeu que o marido havia sido atingido. A polícia acredita em crime motivado por alguma desavença. Vieira, que trabalhava com entrega de produtos, saiu da corporação por exoneração e não vinha cumprindo determinação judicial de comparecer a audiências de 3 em 3 meses em processo relativo a violência doméstica.
——————————————————————————–
14/04/2010 – Civil – ABC – Santo André
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/20 10/04/14/policial+civil+e+executado+e+ar rastado+preso+a+um+carro+9457617.html
Um policial civil foi morto a tiros e arrastado por cerca de vinte metros preso a um carro por volta das 19h50 de terça-feira, em Santo André, região metropolitana de São Paulo. Cerca de 50 pessoas que estavam na rua testemunharam a ação.
Douglas Yamashita, 29, investigador do 4º DP da cidade, estacionou o carro na rua 21 de Abril e caminhava em direção ao Clube Atlético Aramaçan, onde iria jogar squash, quando dois homens encapuzados dentro de um Corsa emparelharam e começaram a atirar, segundo a polícia.
O investigador, baleado várias vezes, caiu no meio fio e foi atropelado pelos criminosos. O corpo dele ficou preso acidentalmente no veículo e acabou arrastado por cerca de 20 metros, antes de se desprender.
Cerca de 50 pessoas presenciaram a ação, das quais muitas entravam no clube para uma cerimônia de colação de grau. Algumas delas gritaram para avisar os criminosos que o corpo estava preso no carro.
Yamashita foi levado ao pronto-socorro central de Santo André, mas não resistiu ao ferimentos. O crime foi registrado na mesma delegacia onde o investigador trabalhava. Duas vans adaptadas foram atingidas por balas perdidas, mas ninguém ficou ferido.
——————————————————————————–
18/04/2010 – PM – Santos e Guarujá
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp? idnoticia=30513&idDepartamento=11&am p;amp;amp;amp;amp;amp;amp;idCategoria=0
O ito pessoas são assassinadas em Guarujá e Santos
Mal havia anoitecido no domingo quando um soldado da Polícia Militar foi abatido a tiros de fuzil enquanto dirigia o seu carro, durante horário de folga, em Vicente de Carvalho. A execução sumária, no entanto, foi apenas o prenúncio de outras quatro, além de duas tentativas de homicídio, que ocorreram nas horas subsequentes naquele distrito de Guarujá.
A onda de violência que atingiu a região, a começar pelo assassinato do soldado Paulo Raphael Ferreira Pires, de 27 anos, teve início às 18h45. Lotado na Força Tática do 21º BPM/I (Guarujá, ele estava sozinho no seu Fiat Siena, quando foi assassinado na Avenida Santos Dumont, em frente à agência do Banco Itaú, no Pae Cará.
Sem chance de defesa, foi atacado pelos dois lados do carro e, provavelmente, pelas costas, em razão das marcas de disparos na lataria.
Concentrada no lado direito do automóvel, a maior parte dos tiros acentua a ideia de que o crime se caracterizou por uma emboscada. O soldado Raphael chegou a ser levado ao Pronto-Socorro de Vicente de Carvalho, mas nada pôde ser feito, porque já estava morto. O delegado Carlos Topfer Schneider esteve no local da execução, onde recolheu dez cartuchos deflagrados de calibre 5.56.
Capaz de perfurar até a blindagem de carros-fortes, essa munição é utilizada em fuzil AR-15.
O Siena foi periciado no local do crime, sendo apreendido para análises mais minuciosas nesta segunda-feira. Durante o ataque ao policial militar, o Voyage de um técnico de informática, de 51 anos, também foi atingido. Segundo o motorista deste carro, ele estava parado em um semáforo quando houve os disparos.
——————————————————————————–
20/04/2010 – PM & GCM – Cotia
http://noticias.terra.com.br/brasil/noti cias/0,,OI4390638-EI5030,00.html
Um policial militar foi morto e dois guardas civis foram baleados em um ataque na cidade de Cotia, na noite desta segunda-feira. Por volta das 20h, de acordo com a Guarda Civil de Cotia, os guardas e o policial militar foram atacados em um posto de gasolina no bairro do Tijuco Preto, por tiros de fuzil e metralhadora disparados por homens que estavam em três carros.
O PM, que estava à paisana e trabalhava no posto, não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Os dois guardas foram encaminhados ao Centro Cirúrgico do Hospital de Cotia, um deles com ferimentos graves no fêmur. O outro guarda foi alvejado no pé, com menor gravidade. A Polícia e a Guarda Civil detiveram três suspeitos de participação no ataque ainda nesta noite. Um outro suspeito trocou tiros com a Polícia e morreu. Com ele, havia uma grande quantidade de armamento.
Inicialmente suspeitava-se de um ataque do Primeiro Comando da Capital (PCC), mas a hipótese é posta em dúvida pela Guarda Civil, uma vez que os ataques dessa facção costumam ser simultâneos em vários locais do País. A Polícia espera descobrir a motivação do ataque no depoimento dos três suspeitos detidos.
——————————————————————————–
20/04/2010 – Civil – Sorocaba
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/20 10/04/investigador-e-morto-durante-abord agem-policial-em-sorocaba.html
O investigador da Polícia Civil Antonio Carlos Vieira Neto, de 42 anos, foi morto com um tiro na cabeça durante abordagem a dois suspeitos na tarde desta terça-feira (20) em Sorocaba, no interior de São Paulo.
Ele seguia em um carro de polícia para a Delegacia de Investigações Gerais (DIG) na companhia de outro policial civil quando viu dois homens pulando o alambrado da linha férrea administrada pela Ferroban, na região central da cidade.
Neto pediu ao colega que parasse o carro e seguiu em direção à dupla. Antes que fizesse a abordagem, um dos homens sacou um revólver e disparou. Neto morreu na hora.
Os suspeitos saltaram para a linha e fugiram. O outro policial saiu em perseguição, mas não disparou porque havia transeuntes no local. A Polícia Militar usou um helicóptero na tentativa de localizar o atirador. Policiais civis e militares continuam as buscas.
——————————————————————————–
21/04/2010 – Fundação Casa – Zona Leste
Passou no Jornal da Globo de hoje… Morto Sidnei Gonçalves de 39 anos… EXECUÇÃO (tiro encostado), Coordenador da Fundação Casa, alvejado várias vezes e perseguido por mais de 100 metros…. Uma criança de 3 anos também levou um tiro na nuca…
——————————————————————————–
Samogin’s Blog – Alerta de Segurança
http://samogin.wordpress.com/2010/04/21/ 3744/
As mortes não param. Semana após semana mais policiais civis, militares e carcereiros são mortos em São Paulo. Há semanas em que dois policiais são assassinados.
Abatidos por assassinos que ficam de tocaia, eles tombam sem que providências sejam tomadas ou que se abra uma investigação especial para analisar as mortes como um todo e não isoladamente. Nem sequer a providência de enviar para uma mesma delegacia todos os históricos de assassinatos de policiais foi tomada pela Secretaria de Segurança Pública.
Ficam como casos isolados e sem relação entre sí. No dia 05 de Abril, mais um Policial Civil foi morto. Ele estava dentro de seu veículo, na Rua Almirante Guilhem, no Morumbi. Seu corpo foi encontrado as 10 horas da manhã. Estava com a camisa ensanguentada e foi assassinado a tiros.
Renato de Moraes Filho tinha 40 anos e a irmão dele disse a polícia que ele saiu de casa para trabalhar um pouco antes das seis horas da manhã. A arma e a carteira funcional dele foram roubadas.
fONTE: SP AGORA
——————————————————————————–
22/04/2010 – Resgate de Presos – Palmital
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotid iano/ult95u724266.shtml
Homens armados invadem cadeia e libertam 19 presos em Palmital (SP)
Um grupo de cinco homens armados e encapuzados invadiu a cadeia pública de Palmital (414 km de São Paulo) e libertou 19 presos na madrugada desta quinta-feira. Até as 9h50, três criminosos tinham sido recapturados.
Segundo informações da Polícia Civil, os criminosos invadiram a cadeia por volta das 3h pulando um muro. Os carcereiros que estavam no local ouviram um barulho, mas foram rendidos pelo grupo quando foram verificar.
Após a fuga dos 19 presos, policiais civis e militares iniciaram buscas na região e conseguiram recapturar três detentos. Por volta das 9h50, as buscas continuavam, com o auxilio de um helicóptero da Polícia Militar.
——————————————————————————–
21/04/2010 – PCC pede unificação de “partidos”
http://oglobo.globo.com/rio/mat/2010/04/ 21/apreensao-de-carta-sobre-uniao-de-fac coes-contra-upps-deixa-prisoes-em-alerta -916403919.asp
RIO – Uma carta pregando a união entre as facções criminosas do Rio foi apreendida nesta quarta-feira com uma pessoa que visitaria um preso na Penitenciária Vicente Piragibe, no Complexo de Bangu. Como O GLOBO mostrou na terça-feira, a polícia descobriu que traficantes rivais estão se unido para enfrentar o projeto bem-sucedido das Unidades de Polícia Pacificadora (UPP). A carta, que teria sido escrita por bandidos ligados a uma facção criminosa de São Paulo que atua nos presídios, também estaria circulando pelas favelas do Rio.
A apreensão no Vicente Piragibe deixou todas as unidades do sistema de sobreaviso. O objetivo é evitar que a carta seja distribuída em outros presídios. No texto, as facções são tratadas como “partidos”. Traficantes pedem a união de todos e pregam assassinatos como represália às ações policiais. A união das facções criminosas foi confirmada por fontes da Secretaria de Segurança.
Traficantes de pelo menos 45 grandes favelas, como Rocinha e Complexo de São Carlos, teriam se encontrado na Favela da Grota, no Complexo do Alemão, para discutir o pacto entre as facções. Após receber as informações sobre o plano dos bandidos, a polícia iniciou um planejamento para combater a união entre os traficantes. O objetivo é montar uma equipe exclusiva de agentes para acompanhar e prender os principais traficantes do estado. O novo grupo atuaria nos mesmos moldes do que combateu a milícia da Zona Oeste.
——————————————————————————–
23/04/2010 – Agente Penitenciário – Carapicuíba
http://www.spagora.com.br/index.php?opti on=com_content&view=article&id=4 19:agente-penitenciario-baleado-e-base-a tacada-em-sao-paulo&catid=52:policia &Itemid=76
Os dois casos aconteceram em Carapicuiba, Grande São Paulo, na noite de sexta-feira, 23.No primeiro caso bandidos passaram atirando contra a base do 3° Batalhão da Polícia Militar. Os Pms que estavam de plantão revidaram e ouve intenso tiroteio. Um bandido morreu, um fugiu e um foi preso, conhecido como “Pixote”, que disse pertencer ao PCC – Primeiro Comando da Capital, facção criminosa que age em São Paulo, dentro e fora dos presídios.
No Jardim de Abril, o agente penitenciário Reginaldo Alves chegava em casa com sua noiva, quando bandidos cerceram seu carro – um Fiat Uno – e fizeram vários disparos, acertando Reginaldo e sua noiva. Ambos foram internados no Hospital Universitário. Reginaldo trabalha no CDP – Centro de Detenção Provisória de Osasco. Os bandidos fugiram. Neste caso a polícia civil também trabalha com a hipótese de o ataque ter sido uma ordem do PCC.
——————————————————————————–
26/04/2010 – Taubaté: PM é morto após ser baleado na nuca
O Policial Militar, J. B., morreu na manhã desta sexta-feira (26), após levar dois tiros na nuca, no bairro Parque Aeroporto, em Taubaté.
O cabo que estava de folga e veio na cidade de Taubaté para visitar sua irmã, quando dois rapazes, em uma bicicleta, dispararam os tiros.
Ele foi levado para o Hospital Regional da cidade e por volta das 6h00 de hoje, faleceu. O caso será investigado pela Polícia Civil.
http://www.agoravale.com.br/agoravale/no ticias.asp?id=22793&cod=3
——————————————————————————–
26/04/10 – Escuta do exército flagra PCC
http://www.diariosp.com.br/Noticias/Dia- a-dia/4318/Escuta+do+Exercito+flagra+ord em+de+ataques
O setor de inteligência do Exército interceptou na semana passada o telefonema de um integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) de dentro da Penitenciária de Mirandópolis, a 594 quilômetros de São Paulo, ordenando ataques a bases policiais e delegacias no litoral Sul paulista. A ação, que teria sido chamada de “Operação Armagedon” pela facção, seria em represália à morte do parente de um líder da crime organizado em confronto com a PM. O criminoso seria um primo de Marcos Herbas Camacho, o Marcola, apontado pela polícia como o principal chefe do PCC.
“Um integrante do PCC morreu em tiroteio em março, quando se preparava para roubar caixas eletrônicos. Apreendemos muitas armas”, confirmou o major José Messina Filho, comandante da PM em Guarujá.
Na ligação, ouvida pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea de Santos, os bandidos falavam ainda sobre um sítio em Santos onde estariam guardados fuzis.
A informação foi repassada à cúpula da Segurança Pública do estado e à Polícia Federal na sexta-feira e confirmada ao DIÁRIO por policiais do Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-6), que comanda a Polícia Civil no litoral, do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) e Polícia Militar. Oficialmente, o Exército e a Secretaria da Segurança Pública negam o fato.
“O Exército não é órgão de segurança pública, não fazemos guerra eletrônica (escutas)”, disse o comandante da brigada antiaérea, general Luis Antonio dos Santos. A Secretaria da Segurança diz que o reforço das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) na região, após mais de 17 assassinatos é para “transmitir sensação de segurança à população”.
——————————————————————————–
29/04/2010 – Preso homem com dinamite
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/20 10/04/homem-e-preso-com-3-kg-de-dinamite -perto-de-delegacia-em-sp.html
Homem é preso com 3 kg de dinamite perto de delegacia em SP
Segundo a polícia, material seria usado para explodir a delegacia.
Denúncia levou policiais ao suspeito.
Um jovem de 18 anos foi preso na madrugada desta quinta-feira (29) na região de Lageado, Zona Leste de São Paulo, com uma sacola com cerca de 3 kg de dinamite. Segundo a polícia, o material seria usado para explodir uma delegacia.
A polícia foi avisada por telefone de que um homem estaria a caminho 68º Distrito Policial, no mesmo bairro, com os explosivos. Com as informações recebidas pelo disque-denúncia, os PMs prenderam o rapaz.
“Nessa abordagem tomamos a maior cautela, visto que era material explosivo, e graças a Deus conseguimos deter o indivíduo”, explicou o soldado da PM Francisco Luis de Morais Pereira.
O rapaz foi preso em flagrante por porte de material explosivo a cerca de 250 metros da delegacia. Ao ser questionado pelos policiais, ele apresentou informações contraditórias para os planos que teria para a dinamite.
“A princípio a história que ele contou foi que ele tinha achado esse artefato na área central e que estava trazendo para jogar em um rio. Depois, após ser perguntado novamente, contou que iria vender em algum lugar por cerca de R$ 100, R$ 150. E outras várias histórias que eles costumam contar para a gente”, disse o soldado Vítor Souza de Almeida.
——————————————————————————–
01/05/2010 – Civil – Zona Norte
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/20 10/05/policial-civil-e-morto-em-tentativ a-de-assalto-na-zona-norte-de-sp.html
Um policial civil de 40 anos foi morto na noite de sexta-feira (30) na Vila Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, durante uma tentativa de assalto.
De acordo com a polícia, a vítima, que atuava como investigador no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), estava em uma moto quando foi abordada por três criminosos em um semáforo do bairro.
Os assaltantes queriam levar a moto do policial, que reagiu. Durante o tiroteio, o investigador foi baleado, assim como dois dos suspeitos. O policial foi socorrido, mas morreu no hospital.
Um dos assaltantes baleados segue foragido, mas já foi identificado pela polícia. O outro suspeito ferido e o terceiro envolvido foram presos. O carro usado pelos criminosos foi abandonado em um bairro vizinho.
O caso foi encaminhado para o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic).
Suspeito morto
Um suspeito foi morto durante uma tentativa de assalto a um capitão da Polícia Militar na noite de sexta na Zona Leste de São Paulo. Segundo a polícia, o oficial estava dentro de um carro e reagiu. Ele foi atingido por um tiro de raspão no rosto. Outro dois suspeitos de participação no crime conseguiram fugir.
——————————————————————————–
01/05/2010 – Carcereiro – São Joaquim da Barra
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/20 10/05/carcereiro-e-morto-durante-fuga-de -presos-no-interior-de-sp.html
Um carcereiro de 56 anos foi morto na noite de sexta-feira (30) na Cadeia Pública de São Joaquim da Barra, a 382 km de São Paulo, durante uma fuga de presos do local. Segundo a Polícia Militar, dos sete detentos que conseguiram escapar, seis haviam sido recapturados até 7h20 deste sábado (1º).
De acordo com a PM, um dos presos envolvidos na fuga fingiu passar mal para sair da cela e ser atendido por um médico. Na volta para a carceragem, o carcereiro que o levava foi imobilizado por outro detento. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu por asfixia.
Os dois presos pegaram as chaves que estavam com o carcereiro e abriram outras celas, permitindo a fuga de mais detentos.
Cinco dos fugitivos foram presos até o meio da madrugada deste sábado. O sexto recapturado foi encontrado, por volta das 7h escondido em uma casa próxima à cadeia, segundo a PM.
Com capacidade para 31 presos, a Cadeia Pública da cidade abriga atualmente 74.
——————————————————————————–
02/05/2010
02/05/2010 – PM – Diadema
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotid iano/ult95u729273.shtml
Um soldado da Polícia Militar foi morto na noite de domingo (2) após ser atingido por sete tiros na frente de sua casa, no bairro Santa Teresinha, em Diadema (Grande São Paulo). Ninguém foi preso pelo crime.
Segundo informações da polícia, o soldado estava acompanhado de amigos e parentes em frente a sua casa, quando um Honda Fit prata, com duas pessoas em seu interior, parou na frente da residência. Um dos homens desceu do veículo e disparou diversas vezes contra o policial. Ele foi atingido sete vezes.
——————————————————————————–
04/05/2010 – Escrivão – Capão Redondo
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/20 10/05/escrivao-e-assassinado-dentro-de-b ar-na-zona-sul-de-sp.html
Um policial civil foi executado na note de segunda-feira (3) dentro de um bar na região do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. O atirador fugiu sem levar nada.
O escrivão Antônio José Araújo de Oliveira estava sozinho no bar quando foi baleado. Ele morava a 100 metros do local há cerca de 20 anos, e tinha saído de casa para comer um pastel.
Vizinhos disseram que o bandido chegou a pé e atirou cinco vezes. Três tiros acertaram o escrivão. Em seguida, o homem foi embora sem levar nada da vítima – segundo a polícia, um forte indício de que se trata de uma execução.
Depois de atirar, ele foi visto por testemunhas fugindo a pé por uma viela. “Só foi vista uma pessoa, inicialmente nós pensávamos que eram dois em uma moto, mas posteriormente uma testemunha disse que seria uma pessoa de 1,70 metro e roupa escura”, disse o delegado Carlos Alberto Delaye.
O escrivão trabalhava havia um ano no 92º Distrito Policial, no Parque Santo Antônio, também na Zona Sul. O delegado lamentou a morte do colega, e ainda não sabe o motivo do crime. “Não tenho ideia, pela personalidade dele ele era bem pacato. Ele era músico, poeta, gostava muito de música”, disse Delaye.
——————————————————————————–
14/05/2010 – Agente é morto na frente da filha
http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/…/not_imp552166,0.php
Agente é morto na frente da filha
Dois homens invadiram quitanda e dispararam várias vezes contra cabeça da vítima que não suportou. Crime ocorreu no Marengo
Execução ocorreu em uma quitanda, localizada na rua Joaquim Manoel de Macedo, no Marengo
O agente penitenciário Mário Rezende Junior, de 53 anos, foi executado na frente da própria filha de 7 anos ontem à tarde no Parque Marengo, em Itaquá. O assassinato ocorreu dentro de uma quitanda de frutas. Dois homens invadiram o estabelecimento e atiraram várias vezes contra a vítima, que chegou ser socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.
Por volta das 15 horas, Junior entrou com a filha no comércio, que fica na rua Joaquim Manoel de Macedo. No local, havia apenas uma funcionária. Os atiradores chegaram em um Santana verde e entraram na quitanda com armas em punho, procurando pelo agente. Quando o avistaram, os criminosos dispararam contra a cabeça de Mário Junior. A ação durou menos de um minuto. Imediatamente, dezenas de pessoas se aglomeraram, apavoradas, em volta da vítima.
Segundo apurou a reportagem, o barulho do motor de uma moto foi ouvido por populares, o que levanta a suspeita de que mais pessoas participaram do crime, dando cobertura aos atiradores. A polícia acredita que a morte foi encomendada, já que os bandidos não chegaram a discutir com a vítima.
Junior chegou a ser socorrido, mas morreu por volta das 15h30, antes mesmo de dar entrada no Pronto-Socorro do Hospital Santa Marcelina.
De acordo com testemunhas, a vítima trabalhava no Centro de Detenção Provisório (CDP), em Suzano, e era visto com frequência fazendo compras em lojas e sacando dinheiro em um caixa eletrônico que fica na rua onde foi assassinado. O corpo do agente será sepultado hoje, em local e horário não divulgado pela família, que preferiu não comentar o caso.
Policiais militares foram até o local do crime e realizaram buscas pelo bairro, mas não encontraram os assassinos. O caso foi registrado na delegacia central de Itaquá, que fica na avenida Emancipação, e encaminhado ao setor de investigação da Polícia Civil, que vai apurar se o homem tinha recebido ameaças de morte nos últimos dias ou teria se envolvido em alguma briga. Outra hipótese levantada pela polícia foi a liberdade provisório dada a vários presos no último dias das mães, sendo que muitos ainda não retornaram ao CDP.
CurtirCurtir
A Polícia Militar de São Paulo, aquela famosa por fazer de tudo para preservar a vida de bandidos [e deixar a vítima ser morta], até entregar reféns a ele; além de ser conhecida por matar dentistas negros, os quais não conseguem discernir de bandidos, fez escola. Como a nefanda instituição já tem em seu rol corrupção, racismo e incompetência, resolveu dividir com a Polícia Civil Paulista a sua caixa de maldades. Esta então resolveu começar perseguindo delegados. Senão vejamos a matéria abaixo, retirada d’Os Amigos do Presidente Lula.FONTE:
http://www.estadoanarquista.org/blog/?p=4358
O delegado Roberto Conde Guerra é autor do blog Flit Paralisante, onde escreve suas opiniões sobre política e polícia (identificando-se e assinando o que escreve). Faz críticas a política de segurança pública paulista, denuncias de conhecimento público que saem nos jornais, ou em processos abertos ao público, contra focos de corrupção policial, e críticas políticas aos governos. Não há registros de vazamentos de informações confidenciais no blog.
Por isso é um cidadão exercendo seu direito de expressão fora do trabalho, aparentemente sem infringir regulamentos, nem cometer indisciplina.
Na manhã de sexta-feira, ele narra que recebeu a visita de membros da Corregedoria da Polícia Civil, com mandado de busca e apreensão em sua residência.
A natureza da busca não é por desvio de conduta do delegado, e sim por crimes contra a honra, ou seja, gente que se sentiu ofendida com o que ele publica no blog.
Na diligência, foram apreendidos (dentro da lei), para investigação os pertences de sua família:
– um computador;
– dois notebooks;
– uma carabina Puma, registrada e , no mês de dezembro, recadastrada;
– mídias com arquivos pessoais (a maioria contendo material sem quaisquer relações com o Blog, pois ele alega não possuir arquivos sobre denúncias ou correspondência de leitores).
O texto afiado e corajoso do delegado obviamente incomoda muito setores da polícia, da secretaria de segurança e as pretensões do governo José Serra de abafar no noticiário as mazelas da segurança pública no estado.
Daí haver forte indício de ser perseguição política, com cheiro de intimidação para calar o delegado.
Pelo que o delegado escreve em seu blog, ele é da banda boa da polícia, do contrário não tocaria em temas que são verdadeiros tabus dentro de estruturas corrompidas de polícias.
O governo José Serra tem adotado táticas fascistas de uso da força policial como polícia política para intimidar adversários (batalhões de choque contra estudantes, contra manifestantes, prisões de sem-terra, e agora contra policiais críticos da política de segurança pública).
Enquanto esse contingente policial é alocado nestas diligências e investigações, o PCC faz “arrastão” em condomínios residenciais, sem ser incomodado pela polícia.
CurtirCurtir
Mudam os personagens,mas não muda o sistema,a corregedoria é corporativista com o oficialato,só pune oficial quando esta estampado nos jornais,o corregedor vai indiciar os oficiais por desvio de função?a maio parte tá trabalhando para o governo estadual e municipal?vai acabar com os bicos?a insegurança pública tá inteira privatizada,puna oficiais e praças que fazem segurança,rsrsrsr,não vamos mexer neste barril de pólvora,deixa como está,não vamos cobrar dos governantes uma politica de segurança pública,vamos transferir a responsabilidade de pagar nossos policiais para comerciantes e empresários,não é responsabilidade do estado mesmo,e a hipocrisia vai continuar,porque para melhorar tem que mudar o sistema,alias o CMT geral vai mudar o nome da polícia,que lindo, vamos resolver os problemas,vamos tirar o nome militar da polícia,mas o militarismo não,continuando um legado falido,dos senhores feudais,vamos colocar a tropa no tronco,e aplicar o RD PM,tudo como antes no quartel de abrantes…
CurtirCurtir
Em São Paulo nos 16 anos de (des)governo do PSDB, eles já conseguiram na prática, não oficialmente, mudar as funções constitucionais das policias, o que antes eram funções preventivas e repressivas eles transforam-nas em oprimidas e opressivas. (O PSDB revogou as funções constitucionais das policias paulistas).
Sonham em espalhar esse jeitinho tucano de lidar com a segurança pública ao restante do país. O reflexo de tudo isso a sociedade sente no cotidiano, tamanha insegurança vive o estado de São Paulo.
CurtirCurtir
Harpia,o senhor falou o que precisa ser dito,porém o comando só deixou que isso acontece-se em troca de FAVORECIMENTO PRÓPRIOS,venderam a tropa,assassinaram a segurança pública de SP,e vai chegar o momento que a coisa vai peder o controle,ai os demagogos vão dizer,nossa o que aconteceu? os senhores são donos das suas ações,porém a reação tá chegando,seguren-se quem puder…
CurtirCurtir
VAI ACONTECER COM O PSDB O MESMO QUE ACONTECEU COM O PMDB, NESTA PRÓXIMA ELEIÇÃO.
O PSDB ESTÁ RACHADO FAZ TEMPO, DIVIDIDO ENTRE O GRUPO DE ALCKMIM PICOLÉ DE CHUCHU E SERRÁGIO.
MUITO DESGASTADO O PSDB SOMENTE VAI APARECER FUTURAMENTE TENDO QUE FAZER ALIANÇAS TIPO VICE DISTO, VICE DAQUILO, SEM EXPRESSÃO NACIONAL.
A VEZ É DO PSDB AGORA…A VEZ DE SE ACABAR DE VEZ.
OUTRORA FOI O PMDB E OUTROS PARTIDOS, AGORA O PSDB.
RESTA SABER QUAL VAI SER O PARTIDO QUE ESTÁRA NO LUGAR DESTA INFÂMIA QUE CRIARAM OU TALVEZ, QUASE COM CERTEZA, OS POLÍTICOS QUE COMPOE ESSA CORJA CRIEM UMA LEGENDA LIMPA PARA TENTAR LIMPAR DO A SUJEIRA QUE FIZERAM A NAÇÃO E AO ESTADO DE SÃO PAULO
PSDB QUE VENDEU E PRIVATIZOU TODO O BRASIL.
PSDB QUE FORTALECEU O CRIME ORGANIZADO, ORQUESTRANTO O DESMANTELAMENTO DA POLÍCIA.
COM FÉ VEREMOS ESSE ACONTECIMENTO.
CurtirCurtir
Os companheiros do PSDB, socializaram o crime pelo Interior.
CurtirCurtir
“NÓS NÃO VAMOS APURAR NADA, LÁH, LÁH, LÁH!
ÉH TUDO FREE, TAH NA HORA,
SEMPRE FREE, VAMÚH EMBORA,
PARA DAR LUGAR PROS NINJA ENTRAR, LÁH, LÁH, LÁH, LÁH, O NOSSO IMÓVEL ESTÁ PRA ALUGAR, TÁH PRÁH ALUGÁH,LÁH, LÁH, LÁH, LÁH,
NÓS NÃO VAMOS APURAR NADA, LÁH, LÁH, LÁH!”
Com todo o respeito e admiração do Raul!
O Corregedor PM caiu, e não adiantou nada!
Olha a comédia e o Corporativismo!
… más o Valdez não foi preso na sexta-feira por policiais civis e custodiado pela Corregedoria da PM, e esse não foi um dos motivos da remoção do Senhor Corregedor PM, SATISFAÇÃO SOCIAL E POLÍTICA?
Gostaria de saber o que ele estava fazendo com Três Amigos Policiais Militares, na sexta-feira, à noite, trajando moleton, bota marrom, bombeta e calça escura, jantando no Bar do Gordo, na Brigadeiro Tobias?
Ele não deveria jantar no Romão Gomes?
Realmente deveria estar entre Amigos, pois só amigos, gozando da mais pura liberdade e fraternidade, comem e bebem e Bar, sexta-feira à noite, após o expediente!
Cuidado Pessoal, será que era uma mera confraternização?
Ele falava ao telefone, lendo seu depoimento, dizendo que não ia dar nada!
Pelo jeito, nem vai dar mesmo, pois, happy hour com preso do grupo de extermínio é inaceitável!
Será que eles estavam comemorando os “PMzitos” que a meganha vai presenteá-lo?
Essa eu não esperava!
Ou será que ele estava espreitando para ver se passava alguma testemunha?
Tinha uma viatura do 21BPMM parada na esquina do Bar do Gordo!
RITMO, É ritmo de festa!
“NÃO TEM PRA NINGUÉM, O CORPO 90 É NOTA SEM”
CORPOrativismo SEM apuração!
PQP!
Socorro Folha, Estadão e Record!
CurtirCurtir
VAMOS FAZER UMA LISTA DOS POLICIAIS MAIS RICOS DE SP!
1º F U B I C A
2º DR GUERRA
3º
4º
5º
6º
7º
8º
9º
CurtirCurtir
os batalhões cairam e os PMS não se tocaram nen o tenente WILSON resolve froça tarefa em SP não existe ?
CurtirCurtir
Força Trágica!
Selva!
Cadê o Pinto que não vê as titicas de galinha?
O negócio tah mais sujo que pau de galinheiro!
Cuidado Senhor Secretário, os lobos, famintos, perdem o pelo más não perdem o faro!
Lobo não escolhe presa, ensandecido, faminto, como frango, pato, ganso, ovelha, burro e Pinto!
Na dúvida, bota pra dentro!
In dubio pro societatis!
IN DUBIO PRO PM TATICS!
É força Jovem!
É força Tática!
SANTOS!
CurtirCurtir
Faz 1 ano da morte do Policial Rene Avancini e nda de noticias, eu mesma descobri sozinha o motivo da execução….e por segurança da família, não posso falar sobre o assunto…q policia é essa?
CurtirCurtir