A delegada titular da 8ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, foi baleada por uma escrivã dentro da própria delegacia 38

Disparo Acidental

Delegada é baleada por escrivã em delegacia na Zona Leste de SP

Publicada em 20/05/2010 às 14h56m

Leonardo Guandeline

  • SÃO PAULO – A delegada titular da 8ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, foi baleada por uma escrivã dentro da própria delegacia, no fim da manhã desta quarta-feira. O disparo, que teria sido acidental, aconteceu por volta das 11h, no momento em que a escrivã manuseava sua arma, uma pistola .40. A bala atravessou duas divisórias de madeira e acertou o abdômen da vítima, de raspão.

Dois investigadores, ao ouvir o disparo, se dirigiram até a sala da delegada e encontraram a vítima, de 38 anos, caída. Outras duas policiais civis estavam no local solicitando socorro. A policial atingida teve, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), apenas uma lesão muscular. Ela foi encaminhada para o Hospital Municipal Doutor Alexandre Zaio e, posteriormente, transferida para o Hospital São Luiz. O estado de saúde dela é considerado estável.

A arma da escrivã e munições foram apreendidas e serão periciadas. A autora do disparo passou por exame de corpo de delito. O caso será investigado pela Corregedoria da Polícia Civil.

Um Comentário

  1. Díficil acertar um tiro,mirando que dirá..
    Através das divisórias,lógico que foi acidental.
    Ou será que irão punir a moça por tentativa de homicídio?
    Lamento pela delegada atingida, espero que se recupe logo,sem sequelas.

    Curtir

  2. vira e mexe ouço os colegas das salas ao lado manusearem suas armas, é um tlec tlec da p****, e sempre fiquei cabreiro pois essas divisórias são feitas de papelão. tá na hora de ficar esperto com isso tbm.

    Curtir

  3. A escrivã não teria q. está manuseando o computador, pra que ficar armada dentro de um cartório.

    Curtir

  4. fez o curso nas coxas, não sabe mexer na arma não mexe, todo policial e toda policial tem que saber manusear armas de fogo, se não sabe e não gosta, por que entrou na polícia.

    Curtir

  5. Na verdade, a Escrivã estava preocupada pensando no caso que aconteceu em “SALTO” – ASSALTO DENTRO DA DELEGACIA, e ao ouvir um barulho, pensou que era outro roubo a vítima e efetuou um disparo, que acertou a delegada que também estava preocupada com assaltos igual a que houve em Salto.

    Curtir

  6. Mundo de Alice, sem falsas pretensões, plantões exaustivo, problemas, problemas…….falta aquilo falta isso, armas sem manutenção, já vimos muito isso, calibre doze dentro de viatura, estoura porta, teto, computado furado a bala, para brisas furado etc, o colega das 16:49 tem razão, Deus abençõe, a delegada que se recupere sem problemas.

    Curtir

  7. na verdade ninguém da polícia civil está apto a manusear arma de fogo. a academia não sabe dar aulas de tiros

    Curtir

  8. na academia de seis tiros tres falham, então aluno escravão tem uma aula prática de três tiros

    Curtir

  9. É fácil ser vidraça com essa mídia que temos, onde todas as notíciais nos chegam distorcidas, para o bel prazer de quem escreve, vaos aos fatos:

    – 1ª – A 8ª DDM embora faça parte da 8ª Delegacia Seccional, não fica em Sao Matheus;

    – 2º – A Policial Civil, que ACIDENTALMENTE efetuou o disparo NÃO É ESCRIVÃ DE POLÍCIA;

    – 3º – Sr. TORRES, é por pessoas preconceituosas, para não dizer outra coisa, que fazem parte da PC, é que estamos na água de salsicha que estamos, os ESCRIVÃES de P O L Í C I A, como o nome já fiz, diferentemente das outras carreiras, é POLICIAL, por isso é seu dever, pela nossa LOP, portar arma, sou ESCRIVÃ DE POLÍCIA, tenho .40, e sei muito bem manusea-la, o que ocorreu INFELIZMENTE com a colega POLICIAL CIVIL, da 8ª DDM, foi uma FATALIDADE, algo que todos nós estamos sujeitos a sofrer, ou já se esqueceu do recall, que nossas armas foram submetidas a tempos atrás, portando antes de sair por ai falando asneiras, se intere dos fatos, investigue.

    Curtir

  10. No DEIC, mesmo um colega, manuseando uma “Glock”, efetuou um disparo acidental. Ele ficou branco.

    O pior foi que a bala (também .40) atravessou algumas divisórias [todos sabem como são as divisórias do DEIC, não?!).

    Por sorte, por pura sorte, ninguém foi atingido.

    Todo cuidado é pouco. Manusear, limpar, tirar e colocar bala na agulha, enfim, tudo o que se for fazer é com a quadrada apontada para o chão.

    Curtir

  11. depois que disparou a arma não adianta pedir desculpa, não tem perdão, e se acertar alguém e matar, vc vai dizer desculpa foi acidental, ACIDENTAL O CARALHO, com arma não se brinca, a primeira regra de segurança é ””NÃO APONTAR A ARMA PRA NINGUÉM, MESMO QUE ESTIVER DESCARREGADA, ALÉM O QUE NÃO MANUSEIA-SE ARMA CARREGADA, JÁ PRESENCIEI 08 DISPAROS DE ARMA ACIDENTAL, UMA VEZ O “COLEGA” QUASE ACERTOU MINHA PERNA COM UMA 12, TODAS ÀS VEZES QUE DISPARARAM ACIDENTALMENTE FOI POR DECUIDO E NÃO ATENTARAM PARA AS REGRAS DE SEGURANÇA.

    Curtir

  12. Curto e grosso ,manuseou arma , deu disparo acidental , DESCULPA O CARALHO,se for perto de mim o desastrado vvai tomar porrada,e se reclamar ainda vai apanhar na cara , tapa na cara.Polícia não ´salão de beleza, onde se derruba umsecador de cabelo ,ou passa a tesoura onde não deve e sepede desculpa. Se a academia não ensinou direito vá ter instrução particular, não tem dinheiro, saia da Polícia e vá vender dvd ou cd pirata, POLÍCIA NÃO É LUGAR PRA DESEMPREGADO OU PRA PESSOAS QUE BUSCAM ESTABILIDADE É PRA QUEM GOSTA!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  13. Ao preconceituoso denomindado
    TORRES, que ainda é daqueles que pensa que escrivão de POLÍCIA não é POLÍCIA. Todos os policiais das 14 carreiras da polícia civil portam armas de fogo por força de LEI, e um escrivão tem o DEVER de portar a sua arma, pois dentro de uma delegacia tudo pode acontecer, um assaltante pode entrar e roubar uma vítima por exemplo (como ocorreu em Salto) ou um um marginal pode tomar a arma de um PM ou um Investigador descuidado e passar a efetuar disparos dentro da Delegacia e assim por diante, ou seja, também sou escrivão e porto minha arma no coldre ostensivamente mesmo dentro do meu cartório e dependendo do dia uso até colete debaixo da roupa e ninguém tem o direito de me perturbar por conta disso.

    Curtir

  14. Concordo que todas as carreiras devem portar arma de fogo, agora se não sabe lidar com pistola, porte um revólver e se não sabe lidar com nenhum dos dois, ande com um canivete que é mais seguro….rsrsrsrsr

    Curtir

  15. Senhores, desculpem se magoei alguma carreira. A verdade é que a Policia Civil precisa treinar mais seus policiais ex. no exercito quem é da infantaria treina combate, intendencia treina papel, logistica apoio; na policia civil todos quer ser “policia” apenas pra andar armados, na hora de entrar na favela, movimentar presos,cumprir mandados de prisão…ai todas as outras carreira querem ser Técnicos. Vamos deixar de lorota – Policia é quem prende ladrão na rua, o resto é serviço de Adm. escritório. Abraços

    Curtir

  16. Eu ja presenciei um carcereiro manuseando uma 12 e aconteceu o disparo na sala da carceragem. Imaginem a cena, plantão noturno por volta de 22:30, a cadeia calma, derepente o estouro, foi um susto danado.O colega tremia inteiro.

    Curtir

  17. Sou Delegado de Polícia casado com a Dra. Joceleide Caetano de Souza, Titular da 8 D.D.M. O disparo foi acidental efetuado por uma carcereira no momento em que limpava uma arma .40. O projétil atravessou duas divisórias e a cadeira da minha esposa, tendo atingido o abdome com saída nas costas. O socorro foi rápido, tendo a minha esposa sido transferido pelo Pelicano até o Hospital São Luiz no Tatuapé. A mesma já teve alta, não tendo o disparo atingido nenhum órgão vital. Agradeço a Deus e todos os policiais empenhados no socorro.

    Luís Carlos e família

    Curtir

  18. TORRES, você atéque começou bem, mas desandou de novo, para de falas besteiras, prender na rua, com auxílio de ganso, X9, escutas clnadetinas e etc é fácil, quero ver “prender” na rua levar para o DP, e colocar no papel, para o ladrão continuar preso. Para de falar asneiras.

    Curtir

  19. Pingback: A delegada titular da 8ª Delegacia de Polícia de Defesa da Mulher, em São Mateus, na Zona Leste de São Paulo, foi baleada por uma escrivã dentro da própria delegacia | Movie Reviews & Film Critics

  20. Vai se f**** quem disse que o escrivão tem que manusear somente o computador. Preconceito imbecil!

    Curtir

  21. Concordo com o Delta Uno. Tem que ter RESPEITO pela arma. Vai mexer em qualquer uma, seja qual for o tipo, DEDO FORA DO GATILHO e a merda do cano MIRANDO para o chão!!!

    Curtir

  22. Ivan , já que vc citou Salto como exemplo, lá estavam um administrativo (daqueles cedidos pela prefeitura, comom fora de são paulo) UMA ESCRIVÃ E UM CARCEREIRO, viu no que deu?? para que querem arma??

    Curtir

  23. O ESCRAVO TEM QUE ANDAR ARMADO MESMO. CONHEÇO UM VELHINHO AQUI QUE TEM UMA REMINGTON QUE ELE NÃO LARGA…
    ELE PREFERE ELA AO MODERNO TERMINAL RDO. E ERRA POUCO DIGITANDO NELA.

    Curtir

  24. Ao Investipol, se tomarmos situações singulares como exemplos definitivos para condenar determinadas carreiras se devem portar arma de fogo ou não, vou citar um exemplo onde um investigador simplesmente permaneceu dentro da viatura, estático, ao chegar na entrada de uma favela enquanto seu colega teve que entrar sozinho, por acaso eles estavam numa viatura do GARRA, na semana seguinte ele foi removido para o plantão de uma delegacia, dai faço a mesma pergunta, para que querem arma? claro que eu não vou levar em conta uma única situação para atacar alguma carreira. Por acaso, no dia em que houve o roubo na delegacia de Salto havia apenas um escrivão e uma carcereira, mas poderia haver outros policias de outras carreiras e que também seriam pegos de surpresa, ou não, como já disse há casos em que um escrivão é mais polícia do que um investigador e vice-versa. E para o Torres, de nada adianta preder na rua se na hora de por no papel não arredondar as coisas como de costume, em vez de escrever que a entrada na casa foi franqueada pelo morador, escrever que na verdade a casa foi invadida sem mandado de busca entre tantas outras arbitrariedades que nós sabemos que ocorrem. Sem papel ninguém é preso e se o papel for mau feito ninguém permanece preso por muito tempo. Volto a afirmar que todos são policiais civis que formam uma equipe, alguém precisa operar o rádio, outro precisa fazer o papel, outro precisa tomar conta do preso e assim por diante.
    Na delegacia onde trabalho (Setor de Homicídios de Diadema, os escrivães tem até uniforme operacional, se não acreditarem basta ir lá para ver, claro que esse uniformes são utilizados somente em rondas devidamente agendadas pela Autoridade, assim, esse papo de dizer que na hora de prender ninguém quer ir e afirmam serem técnicos é furada. Mas como diz um colega meu, alguns investigadores acham que tem um ovo a mais entre as pernas.

    Curtir

  25. Policial decepcionada, voce não entendeu o que o tal de torres falou: prender na rua, acertar na rua e soltar na rua. Ele é o típico acharcador que não põe no papel, apenas faz acerto

    Curtir

  26. Pelo jeito que ele fala, somene isso que ele sabe mesmo fazer Lucinha, e é por “profissionais” iguais a esses que estamos na água de salsicha que estamos.

    Curtir

  27. É Lucinha vc tem toda razão, infelizmente quase ou mais dos Policiais Civis, seja qual for a carreira, pensam e agem iguais ao Torres, por isso é que o Governo não nos dá a minima.

    Curtir

  28. Mulher é presa em SP após ferir namorado que não quis fazer sexo
    Segundo a polícia, rapaz a dispensou porque estava cansado.
    Jovem foi internado e segue em observação em hospital de Sumaré.
    Do G1 SP, com informações da EPTV

    imprimir
    Uma mulher de 31 anos foi presa neste domingo (23) em Sumaré, no interior de São Paulo, após esfaquear o namorado porque, segundo a polícia, ele se negou a fazer sexo com ela. Ainda de acordo com a polícia, a mulher chegou em casa pela manhã, junto com uma amiga, e ficou nervosa após o rapaz dispensá-la ao dizer que estava cansado.

    O casal discutiu e a mulher, então, pegou uma faca na cozinha, segundo relato da polícia. O rapaz, que tem 21 anos, ainda conseguiu tirar o objeto da namorada e entregá-lo para a amiga. Mas a moça pegou novamente a faca e desferiu um golpe nas costas do namorado.

    A mulher foi presa em flagrante e encaminhada para a Cadeia Feminina de Santa Bárbara d´Oeste. O rapaz foi internado, em estado de observação, no Hospital Municipal da cidade.

    De acordo com a polícia, a mulher havia consumido drogas. Ela foi autuada por tentativa de homicídio.

    Curtir

  29. Negativo, buscar o ladrão na rua é papel de policia, é o papel do policial de verdade; o PM é policial de fato combate o ladrão na viela, o investigador q não é maçaneta também prende na favela. Agora ficar atraz de um mesa apenas falando mal de que combate criminoso é papel de escrivão q. nunca foi ao forum olhar para caro do juiz e justificar uma cana. Srs. delegados desarmem todos os escrivãs e outras carreiras adm., transfiram esse equipamento p P.M. ou para chefia dos tiras. Adm é Adm escrivão e outras carreiras não são policiais de verdade;qualquer auxiliar de escritório faz o trabalho burocratico da policia civil. Quem prendu um ladrão na rua e foi condutor de ocorrencia não é policia, é funcionario público, nada mais.

    Curtir

  30. Que estranho, sou escrivão de polícia e o que mais faço é ir ao Fórum ter que olhar na cara do Juiz e afirmar: “sim excelência ele confessou o crime para mim”, “sim ele foi reconhecido pela testemunha na minha presença e fui eu que lavrei auto” etc, etc. Também já dei cana em flagrante, cumpri mandado de prisão etc, será que o Torres pertence a mesma polícia que eu? acho que não. Segurar uma arma na mão até crianças sabem fazer, quero ver o Torres lavrar um auto de prisão em flagrante do começo ao fim. Na verdade não deve saber nem digitar uma simples oitiva. Mas ainda assim se acha o super polícia! Torres, se você ainda é daqueles que pensam que investigar crimes é pendurar o suspeito num pau-de-arara, dar choques elétricos etc, cuidado, essa polícia não existe mais, exceto em sua cabeça. Hoje o que manda na polícia é algo que conhecemos como “serviço de INTELIGÊNCIA”, com escutas telefônicas, quebra de sigilo bancário, telefônico etc, perícia criminal. Veja o exemplo do caso dos Nardoni, tudo foi baseado em perícia técnica e o “super investigador” que só sabe dizer: “É a Polícia vagabundo, mão na cabeça!!!” e que diante de um computador com acesso ao terminal Prodesp, Alpha, RDO, Infocrim, Infoseg etc, não sabe nem onde liga o PC, ficou de fora, pois isso, sem querer desmerecer o trabalho dos Policiais Militares, é trabalho de PM.

    Curtir

  31. O que mais me espanta é saber que nos dias atuais, com tanta informatização e tecnologia, um policial, se assim posso chamá-lo, pensa da forma que o super policial TORRES pensa. Torres talvez falta-lhe de fato um pouco mais de conhecimento técnico de polícia, já que em pleno século XXI, o Senhor tem a mentalidade de um policial da idade média, se é que o Sr. é capaz de discernir o que foi a idade média. Certamente o que fez a notoriedade da Polícia Federal, não foi o uso de força física e sim, a inteligência que por vezes falta em muitos policias que se acham melhores que os demais.

    Léo
    Escrivão de Polícia

    Curtir

Os comentários estão desativados.