A poucos meses do final do atual governo federal do PT, o deputado estadual Fausto Figueira aparece no cenário com a velha e oportunista tática eleitoreira, de apostar no ataque contra quem tem os melhores exemplos do que já fez. Ele tenta desviar a atenção de um debate mais sério sobre o tema Segurança Pública no País, por causa da inércia do lulopetismo, que nesses sete anos e cinco meses não cuidou do setor como prioridade e por isso mesmo não tem resultados para mostrar. Não encontro outras palavras, senão oportunismo e leviandade, para definir com precisão o artigo Serra promete o que não fez, de Figueira, publicado neste jornal no último dia 10 de maio.
O deputado recorreu a um episódio momentâneo um aumento nos casos de homicídios dolosos na Baixada Santista, no primeiro trimestre deste ano, muito provavelmente devido a confrontos entre gangues de traficantes para tentar desqualificar os avanços da política paulista de segurança pública e a proposta do Ministério da Segurança Pública anunciada por José Serra.
A oscilação momentânea nos homicídios dolosos na Baixada é compreensível diante da acelerada redução da criminalidade no Estado de São Paulo nos últimos anos o que gerou uma dificuldade permanente para se estabelecer e cumprir metas cada vez mais rigorosas de combate ao crime. Mas o Governo paulista, além de reconhecer o fato, respondeu prontamente, com firmeza e decisão. Fez o que tinha de fazer: aumentou o contingente policial e colocou a tropa de choque nas ruas da região. A criminalidade voltou a cair imediatamente na Baixada.
Com um contingente extra de 1.277 homens e 386 viaturas se revezando nas ruas, em menos de 10 dias foram efetuadas 25 prisões, recapturados 8 foragidos e registradas 7 ocorrências de tráfico de drogas e 4 de porte ilegal de arma de fogo. Foram abordadas 2.842 pessoas e vistoriados quase 700 veículos e 17 edificações.
Os governos tucanos fizeram de São Paulo um modelo de Segurança Pública para o Brasil. Nos últimos nove anos, o Estado reduziu em 70,2% os casos de homicídios dolosos. Em 2009, atingiu o índice de 10,6 casos para 100 mil habitantes. Desde o início do Governo de José Serra, em 2007, foram poupadas mais de 36 mil vidas. No Brasil, o número de homicídios dolosos corresponde a 24,5 casos para cada grupo de 100 mil habitantes mais do que o dobro de São Paulo.
Esse número, por si só, já explica a importância do Ministério da Segurança Pública sugerido por José Serra. Mas é evidente que o ex-governador de São Paulo tem bases muito mais sólidas para sustentar a sua proposta. O Ministério é fundamental para suprir a falta de ação do Governo Federal no combate ao crime, principalmente ao contrabando de drogas e armas, que é o que dá força, poder e gera recursos para queas facções criminosas se organizem e se sustentem.
Os criminosos encontram as portas das nossas fronteiras escancaradas e, na falta de uma política nacional de Segurança Pública, agem como querem, espalhando o horror. No mesmo espaço ocupado pelo seu artigo de conteúdo raso que se valeu de um fato momentâneo, já superado o deputado do PT Fausto Figueira poderia ter inserido milhares de leitores deste jornal em um debate sério e responsável sobre um verdadeiro projeto nacional de Segurança Pública. E é justamente isso o que José Serra está fazendo, para que o Brasil possa sempre mais. ( fonte A TRIBUNA de 19 de maio de 2010 )
E-MAIL
leitor@atribuna.com.br
RAUL CHRISTIANO.
Jornalista e dirigente estadual e nacional do PSDB.
________________________________
Lembro que a explosão do número de homicídios no Brasil – especialmente São Paulo – se deu a partir de 1995, ou seja, durante o governos FHC e Covas. Em 1998 o Brasil passou a contar legiões de adolescentes filhos dos desempregados pela política neoliberal. Foram recrutados pelo crime.
A sensível diminuição da contabilidade criminal – nada confiavel e sob suspeita de manipulação – acompanha a retomada do crescimento da economia e mudanças na legislação durante o governo LULOPETISTA. A partir de 2003. Mas a perversa herança do Plano Real – e outros planos – continuará lotando os presídios por muitos anos. Principalmente pelos bilhões que a corrupção governamental anualmente arranca do mercado.
Por outro aspecto, aparentemente a grande esperança de Serra para consertar as Polícias Civis e Militar será o controle federalizado dessas organizações. Deve ter percebido, enquanto governador do Estado, que não há como depurá-las SEM GRANDES FORÇAS EXTERNAS; ainda mais quando governadores são obrigados ao loteamento desses órgãos entre as bases de apoio.
POR FIM, ESPECIALMENTE QUANDO NÃO SE QUER INVESTIR EM QUALIDADE DE VIDA PARA OS POLICIAIS.
Se Serra fará mais do que já fez, eu não quero estar na pele de um policial federal caso nosso estimado ex-governador ganhe a eleição. De minha parte posso afirmar aos colegas que ainda continuo andando, um tanto desequilibrado é verdade, com passos curtos e lentos e sintindo bastante dor. Se ele ganhar, por favor adotem a eutanásia.
CurtirCurtir
“SERRA FARÁ MAIS DO QUE JÁ FEZ”
Fará mais privatizações;
Fará mais concessões;
Fará mais exceções;
Fará mais …
Chega de PSDB, eles já mostraram o que sempre fizeram, ou seja, nada.
Eles foram péssimos quando governo e conseguiram ser pior ainda na oposição.
Ps:
Não sou Petista, sou BRASILEIRO, mais admito que o PT fez em sete anos o que não fizeram em cem anos de Brasil, então, enquanto não aparecer nada melhor que o PT, voto na sua continuidade.
CurtirCurtir
esse jornalista tá viajando né..manda ele fazer estágio numa delegacia….dentro de um batalhão….trouxa
CurtirCurtir
Diploma de otário, é distribuido graciosamente,é só pegar, se intitular e votar no PSDB.
” Quem diz sou,não é..
Quem diz vou , não vai.”
CurtirCurtir
serra fez nada e do nada surge o nada
CurtirCurtir
SERRA FARÁ MAIS DO QUE JÁ FEZ
MANDARÁ BATER NA POLÍCIA FEDERAL SE FIZER GREVE!
MANDARÁ BATER NA GCCM!
MANDARÁ BATER NO PESSOAL DA SAÚDE!
FALTAM ESSES TRÊS SEGMENTOS APANHAREM POIS ELE SÓ MANDOU BATER NA POLÍCIA CIVIL E NOS PROFESSORES!
E APENAS REAFIRMANDO O QUE O COLEGA “FORA DA CORPORAÇÃO” ESCREVEU: NÃO SOU PETISTA MAS, O PT FEZ EM 7 ANOS O QUE O RESTO DESSA CORJA DE SAFADOS NÃO FEZ EM CEM.
NA FALTA DE ALGUÉM QUE PRESTE E O SERRA JÁ PROVOU QUE NÃO PRESTA… VOTO NA CONTINUIDADE!
PSDB NUNCA MAIS!!!
CurtirCurtir
POR FAVOR MEUS AMIGOS….
NÃO DEIXEM QUE ESSE CANALHA GANHE.
MAS O PIOR É QUE O TAL DE GERALDINHO ESTÁ QUERENDO CONTINUAR A DESGRAÇAR NOSSAS VIDAS.
ANTES DE PENSARMOS NA CAMPANHA PARA PRESIDENTE, VAMOS COMBATER ESSE P.S.D.B.AQUI EM SÃO PÁULO. POR FAVOR MEUS AMIGOS POLICIAIS, PROFESSORES E MÉDICOS, VAMOS JUNTOS ELIMINAR ESSE GOVERNO DE CANALHAS QUE SÓ NOS TROUXE TANTO MAL. AVISEM SEUS AMIGOS E PARENTES. JUNTOS CONSEGUIREMOS. HOJE LI NA INTERNET QUE O ALCKIMIM ESTÁ COM 51% E O MERCADANTE 19%. POR FAVOR AJUNDEM MEUS AMIGOS……
CurtirCurtir
Vai fazer sim, vai fazer o PCC forte no país todo, vai ferrar muito mais funcionários públicos
CurtirCurtir
É difícil até de comentar… o que ele fará mais do que já fêz é MALDADE. O Goverandor é MALDOSO, é MENTIROSO, é FALSO, DISCIMULADO, ENGANADOR, RANCOROSO, ARROGANTE e acha que é DEUS. Se o Lula, que aparentava ter um pouco de humildade, virou isso que estamos vendo, imagine o monstro que o Serra vai virar (ou já virou e ninguém percebeu).
CurtirCurtir
Ô, se fará…
Pode esquecer, pois não vai ganhar mesmo…
Dilma 2010….. PT forever ou per sempre….
CurtirCurtir
Fará mais sim !!!
Fará MAIS POIS A PRIVADA é MAIOR !!!!!
CurtirCurtir
Sr. Raul Christiano, escreva mais pérolas, você inspira meus colegas flitadores, um post melhor que o outro. Parabéns a todos. Manda mais Raul rsrsrsrs
CurtirCurtir
Tá certo que a gente deve ser democrático, ouvir todas as opiniões (coisa que, aliás, o PSDB não faz), etc. e tal, mas esse Cristiano de há muito só fala besteira! E vc, Guerra, ainda recomenda o blog do infeliz… É amigo seu?!
CurtirCurtir
Nós o conhecemos pessoalmente anos atrás, podemos dizer tratar-se de um amigo do mundo virtual. Não concordo com muitas das opiniões do Raul, especialmente quando se trata de embates e comparações entre o PSDB e o PT. Como postei a opinião do Fausto ( não o conheço, mas sei que como médico ou como político é acima de suspeita ), postei a opinião do Raul. Mas a razão está mais com Fausto, o PSDB também foi uma porcaria em termos de segurança federal. Aliás, o PSDB iniciou o desmanche das polícias civis concentrando algumas das nossas atribuições na esfera Federal. Possivelmente o projeto de poder era de longo prazo.
Lembro que o Aloysio Ferreira como Ministro era tão ou mais lembrado como terrorista do que a Dilma…Diziam que essa seria a razão de ele “devolver os criminosos às vítimas” ( por meio dos indultos em massa para aliviar os presídios ). Enfim , os partidos ( PT ou PSDB ) devem ser como a Polícia. Por pior a situação, um membro não pode fazer crítica honesta. Deve mentir ou cair fora.
CurtirCurtir
Conversa que ouvi aqui na baixada…
Os homicídio foram realizados por PMs, aqui conhecidos por “NINJAS”, pois todos usam capuz e estão de moto.
Inclusive corre a boca pequena que dois ja estão identificados e serão indiciados em breve…
Falar sem conhecimento de causa é muito facil…
Põe esse jornalista numa ronda aqui da baixada pra ele sentir a no inSegurança Publica.
Abraços…
CurtirCurtir