DELEGACIAS QUE FECHAM A NOITE…TENHO IDEIA MELHOR: DELEGACIA QUE FECHA DEVE SER DEMOLIDA 13

10% dos DPs têm vigia, só que terceirizados

No interior paulista, falta pessoal e mesmo em grandes cidades as delegacias não têm nem câmeras; guarda é feita muitas vezes com funcionários das prefeituras

20 de maio de 2010 | 0h 00

José Maria Tomazela – O Estado de S.Paulo

SOROCABA
Apenas uma de cada dez unidades da Polícia Civil que fecham à noite no interior de São Paulo conta com vigilância, só que terceirizada, conforme levantamento por amostragem feito pelo “Estado”. A não contratação de uma empresa de vigilância foi a principal causa do afastamento do delegado que respondia pelo 1.º DP de Salto, na região de Sorocaba, onde uma mulher foi roubada e, dias depois, a unidade foi invadida.

Ontem, na estreia do delegado designado para o DP, o prédio de Salto ganhou pela primeira vez uma placa de identificação. Em Sorocaba, sede das unidades de comando regional da Polícia Civil, apenas o prédio do Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter -7) e o da Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran) têm vigilância noturna terceirizada. Os vigias que se revezam no Deinter atuam mais como porteiros e não usam armas. Na Ciretran, a segurança foi providenciada após a unidade ser alvo de ladrões, há um mês. Os funcionários chegavam para trabalhar quando foram abordados por três homens armados. O bando fugiu levando 1.500 documentos de veículos em branco.

A maioria dos distritos policiais de Sorocaba não conta nem com câmeras de vigilância. Na Delegacia da Infância e da Juventude (Diju), um cartaz avisa: “toque a campainha para ser atendido”. Em Botucatu, a Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes (Dise) só ganhou câmeras e alarmes depois de o antigo prédio ser explodido por bandidos, em novembro de 2008.

Recomendação.

O seccional Antonio Soares da Costa Neto disse que vai atender à recomendação da Secretaria da Segurança e contratar empresas de segurança. Além do novo prédio da Dise, a Ciretran, a Delegacia da Mulher e os quatro DPs fecham à noite e não têm vigilância.

Em Tatuí, só a Delegacia da Mulher tem vigias contratados pela prefeitura. A Ciretran local já foi roubada duas vezes nos últimos anos. Delegados reclamam que o problema maior é a falta de funcionários. Distritos e delegacias funcionam graças ao pessoal cedido pelas prefeituras.

O diretor do Deinter-7, Weldon Carlos da Costa, disse que passou uma orientação “clara e por escrito” aos delegados para que as unidades sejam dotadas de equipamentos de segurança.

“O delegado tem de ver qual a sua necessidade. Se for uma empresa de vigilância, ele encaminha o pedido.”

Para ele, a terceirização evita o emprego de policiais em serviços que podem ser feitos por vigilantes.

___________________________

“Clara e por escrito”, pois somos um bando de imbecis…Esse diretor é dono de alguma firma de vigilângia?

Por escrito e tão clara quanto a “Portaria 22”,  inicialmente descumprida pelo referido Cardeal.

Aliás, que deve  ser um bom síndico de prédio.

Um Comentário

  1. VERGONHA !!

    O POVO já PAGA o SALÁRIO !!!!! e ainda tem que PAGAR SEGURANÇA PARTICULAR pra DELEGACIA de POLÍCIA, isso é uma PIADA !!

    Me acorda que eu tô tendo um PESADELO !! Polícia com segurança Particular !!

    Daqui a pouco vai ter PM fazendo BICO de SEGURANÇA em porta de DELEGACIA !!!! é o cúmulo, me recuso a acreditar nisso !!

    Me sinto um PALHAÇO, refém de um política suja que faz e desfaz do POVO !!

    SP é a VERGONHA do BRASIL !!!

    fecha a porta e apaga a Luz !

    Curtir

  2. Adorei a idéia Dr. Guerra…
    Quem sabe com a demolição, consigo
    sair deste buraco, porque se depender
    da portaria, jamais consigo uma permuta .
    E olha que não mereci o bonde…
    DEsafeto de pessoas frustradas….

    Curtir

  3. Será que não há nenhuma ordem por escrito para que os policiais também possam contratar segurança particular para suas casas?

    Curtir

  4. Demolir Dr?
    A maior destes imóveis são alugados, superfaturados,se alguém demolir vai ter que arcar com as consequências legais.
    Normalmente só a Secc.,e a DIG, é que são prédios próprios , os dps são casas mal adaptadas e alugadas,e fecham ,pois não há necessidade da maioria destes dps políticos.

    Curtir

  5. ELE O DIRETOR WELDON NÃO DEVE TER EMPRESA DE SEGURANÇA MAS O SECCIONAL ANDRE MORON MULAS TEM ,EO DR PRETTE DO CIRETRAN TEM TAMBEM VAI SER UM FESTIVAL DE LICITAÇÃO ,BEM QUE PAI DIZIA VAI ESTUDAR MEU FILHO OLHE SÓ QUE VIREI UM ROÇAPOL COM SALARIO DIGNO DE FICAR DEVENDO SEMPRE PRO BANCO QUE O SERRA VENDEU E COM JUROS ABSURDO DO CHEQUE ESPECIAL ,,,,,,,E ANDANDO DE CARRO VEIO PELO MENOS NAO PAGA MAIS IPVA POIS ELE JA TEM 20 ANOS DE FABRICAÇAÕ MAS TA NOVINHO …………

    Curtir

  6. foda-se a as empresas de segurança, o que não quero é ficar de guarda noturnico, entrei na PC pra ser polícia se quisesse ser guarda, entrava na GM.

    Curtir

  7. É fácil resolver esse problema, é só tirar os delegados, escrivães, investigadores e demais carreiras que estão encostados nos departamentos e vai sobrar profissional para abrir os distritos 24horas. Cansei de ir na DGP, e ver escrivães servindo café e atendendo telefones, bem como investigadores servindo de porteiro e motorista.

    Curtir

  8. Querem rasgar a Constituição?
    Será que excluíram o inc. X do art.37 da CARTA MAGNA!?

    Coitado do servidor público! Parece que greve só é permitida no âmbito FEDERAL!

    Como é possível fazer JUSTIÇA nesse país, se Governantes e Autoridades não obedecem nem essa pequena lei!

    Curtir

  9. NO DECAP O 6 DP. O 12 DP, TAMBEM FECHAM A NOITE, SO SOBRECARREGAM OS OUTROS DISTRITOS, E QUEM SOFRE COM ISSO?

    SOCIEDADEEEEEEEEEEEEEEEEEE

    Curtir

  10. segundo comentários o seccional ANDRE MORON possui empresa de segurança gerida por terceiro e o chefão da ciretran de sorocaba/sp é o manda chuva do hipermercado extra, gerida por seu filho, então fica fácil é só licitar diretamente aos mesmos os seguranças para os caídos prédios dos distritos policiais

    Curtir

Os comentários estão desativados.