A Polícia e o recente cúmulo do absurdo.
Archimedes Marques*
O Brasil assistiu atônito e incrédulo, a divulgação na imprensa televisada, falada, escrita e virtual, sobre um fato policial diferente dos tantos outros relacionados ao mesmo tipo penal que ocorre diariamente em todo lugar: O roubo ocorrido contra uma comerciante no interior de São Paulo certamente teria passado despercebido se não tivesse ocorrido dentro de uma Delegacia de Polícia, em tese, um dos lugares mais seguros que há.
A cidadã de posse de uma quantia superior a R$ 13 mil reais acondicionados em sua bolsa, teria se dirigido até a Delegacia de Salto, na região de Sorocaba, em São Paulo, no sentido de registrar uma ocorrência policial dando conta de que o seu número de telefone celular estaria clonado, e ali, na sala de espera, fora abordada por um marginal que tomou à força a sua bolsa.
Desprende-se das diversas reportagens que o delinqüente que provavelmente vinha seguindo a comerciante desde a retirada da referida quantia em banco, agrediu e roubou a bolsa da vítima, tudo isso ocorrido no interior dessa Delegacia de Policia em que estavam presentes, além de outras pessoas comuns, três funcionários, provavelmente dos quadros da Policia Civil daquele Estado, que assistiram imóveis e sem esboçarem quaisquer tipos de reação ao ato criminoso que lhes eram obrigatórios devido às suas supostas funções policiais inerentes.
Consta que a vítima reagiu ao assalto e chegou a entrar em luta corporal com o seu agressor por duas vezes, dado ao fato de que na primeira investida ela teria levado a melhor e conseguido jogar a sua bolsa por cima do balcão justamente para onde estavam dois funcionários da Delegacia, destarte, que na segunda investida e tentativa para retomar a sua bolsa das mãos do bandido que ainda tivera tempo suficiente para pular o balcão de ida e volta, fora a vítima refreada da sua ação pela voz do marginal que ordenara ao seu comparsa que estava do lado de fora do recinto para atirar na mesma, fato que não ocorreu.
Momentos depois, a reativa e corajosa vitima ainda indignada, e com toda razão, desabafou para um canal de televisão que cobriu o fato:
– O Escrivão depois disse que não intercedeu porque ele achou que era uma briga de marido e mulher. Eu achei o cúmulo do absurdo. Fosse briga de marido e mulher, fosse briga de vizinho, o mínimo que eles podiam fazer era intervir. Eu posso ser assaltada no supermercado, na rua, no cinema, na praça, na calçada, no portão da minha casa, mas nunca dentro de uma Delegacia.
O trabalho do Policial é árduo, perigoso e estressante, por isso, exige prudência, perseverança, amor a profissão e capacidade de concentração aguçada com equilíbrio e razoabilidade nos seus atos para que não ocorram os deslizes, mas nesse fato, se é como fora pintado, teriam realmente os referidos servidores obrigação de intercederem no evento criminoso mesmo que se isso valesse as suas próprias vidas.
Tal fato altamente negativo atinge em cheio todas as Instituições policiais do nosso país, vez que o povo nunca faz distinção entre as polícias. Para a esmagadora parte da população a Polícia é uma só e dela todos esperam a proteção devida conforme estabelece a Constituição Federal.
É evidente que os três funcionários que estavam presentes na Delegacia devem ser investigados com toda a isenção ou rigor possível pela Corregedoria de Policia Civil de São Paulo, dando-lhes todos os direitos de ampla defesa inerentes e, se forem considerados culpados, punidos na forma das Leis Administrativa e Penal.
É evidente também que a vítima deve ser reembolsada do seu prejuízo financeiro pelo Estado, não com um processo demorado e burocrático que leva anos para resolução com recursos e tudo mais, e sim, através de uma Ação rápida que restabeleça a vítima e ao povo o respeito pelas nossas instituições públicas, vez que de resto, ao plano geral, no fundo, o Estado é o principal responsável por tal ocorrido por não dispor de Policiais suficientes para guarnecer a Delegacia.
Do crime de roubo praticado por tais marginais, que pode decorrer outros crimes inerentes aos funcionários públicos presentes demonstram a vulnerabilidade existente em nossas Polícias. Não só na Polícia Civil daquele Estado, mas em todas as Polícias do Brasil que foram corroídas por várias eras, em diversos Governos passados.
A segurança pública sempre foi esquecida e sucateada através dos anos. As Polícias sempre foram relegadas ao segundo plano, principalmente no que tange a valorização profissional dos seus membros. Com raras exceções, poucas conquistas foram alcançadas pelas classes policiais em alguns Estados da Nação.
O tempo passa e com ele a nossa credibilidade perante a opinião do povo vai ficando cada vez mais distante, com isso as nossas lutas são inglórias. Os nossos Projetos de Emendas a Constituição se arrastam por anos a fio no Congresso Nacional sem solução alguma. O povo já não confia mais na sua Polícia e, fatos negativos como esse assalto dentro de uma Delegacia de Polícia nos leva cada vez mais para baixo.
Com a credibilidade policial em baixa aumentam-se as estatísticas enganosas colocando os níveis da violência urbana em melhores patamares, quando na verdade é o contrário, pois o povo deixa de registrar principalmente ocorrências de fraudes, furtos e roubos por não mais acreditar na sua Polícia.
Com isso os Governos repassam esses dados não condizentes como se verdadeiros fossem para o povo enaltecendo as suas gestões de segurança pública e até gastando fábulas com propagandas baseadas em erros, não por números maquiados, e sim em decorrência da falta absoluta de confiança da população nas ações policiais.
Diante da real falta de credibilidade e da perda da confiança do povo nas ações da sua Polícia com o conseqüente desleixe estatal para com as nossas instituições, devemos, pois, lutar por uma Polícia verdadeiramente forte, por uma Polícia única como ótima opção para resolução da problemática.
O tempo de briga por moedas e migalhas deve ficar para trás. Devemos recolher as nossas desavenças, esquecer de vez as medições de poder ainda existente entre as Polícias Civil e Militar, que fazem com que fiquemos com forças divididas e partir para uma luta mais sólida e dignificante.
Nós somos agentes de transformação social e não somos analfabetos políticos nem tampouco devemos pensar em desestabilizar governo algum, devemos sim, lutarmos para mostrar a nossa grandeza através da habilidade porque também entendemos de técnicas dialógicas e não só do combate ao crime pela força.
Devemos lutar pelo que merecemos através da perspicácia, pois assimilamos uma verdade que não é só nossa e sim da população que clama por uma segurança pública justa e eficaz.
Devemos lutar pela nossa valorização profissional de maneira zelosa porque discutimos sobre a sociedade e é dessa mesma sociedade o desejo de ter uma Polícia forte e eficiente para a conseqüente proteção do bem comum.
Para chegarmos a esse patamar superior, não devemos usar a linguagem beligerante nem tampouco arrogante ou desafiante, e sim, a linguagem inteligente do consenso para a recondução da razão instrumental em busca daquilo que achamos satisfatório para a possível Polícia unificada e ideal para o povo, pois é do povo a nossa razão de existência.
Juntos, resgataremos a nossa dignidade perdida, a confiança e a credibilidade do povo, pois passaremos a ser uma entidade policial verdadeiramente forte.
Archimedes Marques*(Delegado de Policia. Pós-Graduado em Gestão Estratégica de Segurança Publica pela Universidade Federal de Sergipe) archimedes-marques@bol.com.br
Artigo encaminhado pelo autor para divulgação no Blog Ponto de Vista
PERFEITO !!!
Mais uma vez um NORDESTINO dá uma AULA aos DOUTORES SANGUE AZUL DE SÃO PAULO !!!
MENOS PAPO e MAIs AÇÃO !!!!
Enquanto o baixo clero se rala, está cheio de Gravatinha que não pode ver uma LUZ acendendo e já começa DAR ENTREVISTA !!! precisa citar nomes ?????
Acho que até quando abre a geladeira e vê a luza acesa começa a dar entrevista !!
Mais uma vez um NORDESTINO vêm nos ensinar como é ser POLICIA, vêm nos mostrar que São Paulo é a vergonha do País !! Vêm nos mostrar que devemos parar de pensar nos interesses pessoais ( em virar ESTRELA de telejornal) e trabalhar por esse povo que não aguenta mais tanta PALHAÇADA !!
Onde já se viu a mulher ser ROUBADA dentro de uma Delegacia de Polícia ????????? Isso é o FIM do MUNDO, é a FALÊNCIA Moral do ESTADO !!!
Mais uma Vez um NORDESTINO vêm avisar que o POVO Não aguenta mais ser mal atendido, será que é o SALÁRIO BAIXO ??????
NORDESTINO que merecem nosso RESPEITO, nossa Admiração, como outros que são exemplos :
Cito nossos defensores da PEC 300/446
Major Fábio da Paraíba
do Sudeste temos:
Capitão Assumção do ES:
Coronel Paes de Lira de SP:
DIA 18 e 19 – PEC 300/446, votação na Câmara !!!
É hora de refletirmos, será que nossa missão é ser POLÍCIA ??? quem não tem PERFIL por favor PEÇA PRA SAIR !!!! o povo não pode continuar sendo tratado como palhaço !!
Pensem nisso, torçam pela PEC, pela melhoria da qualidade do serviço POLICIAL em SP !
JUNTOS SOMOS FORTES !!
CurtirCurtir
Se vocês se empenharem muito, mais muito mesmo, talvez em duas ou três gerações poderão reverter esse quadro caótico que vocês mesmo criaram.
É difícil acreditar, eu particularmente não creio, ambas instituições, mais a justiça brasileira estão mortalmente corrompidas.
Peço a meus filhos, irmão, sobrinhos e principalmente a Deus (aos meus atenção e a Deus proteção), que nos livre de um dia precisar de uma dessas três entidades.
CurtirCurtir
Policiais,
Coloquem seu nome no Google e mandem pesquisar… Aparece nome completo, carreira, rg classificação…
Não acho nada interessante tal informação estar tão escrachada assim..
Parece que tal informação está sendo disponibilizada pelo blog “investigadordepolícia”, seria interessante que o administrador de tal blog exclua estas informações do dominio público.
CurtirCurtir
O povo tem a polícia e os políticos que merece, afinal todos vieram da sociedade e ela é hipócrita e interesseira, só vai melhorar o dia em que o povo melhorar, até lá salve se quem puder.
Quanto a polícia nem ela acredita mais, pois aqueles que trabalham corretamente só se “podem”.
CurtirCurtir
Ninguém comenta, ninguém acredita, mas a POLÍCIA CIVIL vai ser EXTINTA e em breve. A própria corregedoria reconhece sua função de REDUZIR o quadro funcional. Provas disso não faltam, hoje vemos a corregedoria subordinada diretamente ao gabinete da SSP, enquanto a PM ficou fora desse padrão, vemos policiais sendo demitidos por absolutamente motivos fúteis nunca vistos antes, vemos a PM se reorganizando como Força Pública, se reestruturando como publicado em DO, também vemos delegados de corregedoria sendo retirados desse posto se não mostrarem resultados desejados, isto é, demissões.
Vemos ainda uma coisa inimaginável, policiais trabalhando SEM ARMA E SEM FUNCIONAL, isso é absurdo! Como poderiam permitir que tal pessoa permanecesse em função de elevado risco de vida desarmado e sem funcional? Lógico que há má intenção nisso, ou seja, facilitar a ocorrência do pior para demiti-lo mais rapidamente.
Ninguém se apercebeu que a polícia do futuro será repressora, sem pensamento próprio, tirana, matadora, submissa ao extermo aos interesses do alto nível de poder, e quem mais dedicado a isso senão o militarismo? Nos EUA os caminhos seguem o mesmo rumo, polícia americana se militarizando e reprimindo fortemente o povo, basta ver noticiários.
Os policiais civis deveriam perceber isso antes que sejam os próximos da lista de demitidos.
O que farão com o restante ? Realocam ou na força pública ou em outro setor do estado, fica fácil com menos de 10 mil pessoas.
CurtirCurtir
Está em pauta o “roubo” ocorrido no interior da Delegacia de Polícia na cidade de Salto.
Assisti a reportagem exibida no Domingo Legal, na data de hoje, onde a vítima já fala em ser indenizada pelo Estado.
Para mim, tudo isso não passa de um planejamento feito por ela. Estranhamente efetuou um saque em dinheiro de R$ 15.000,00 no banco na cidade de Salto, foi à cidade vizinha, Itú, onde pagou uma dívida no valor de R$ 1.500,00 junto ao banco Caixa Econômica Federal, retornando em seguida na companhia de seu filho.
A pseudo vítima falou ao repórter que pediu a seu filho para deixá-la na Delegacia para um registro de ocorrência, inusitado na atualidade, “telefone clonado”.
A própria mídia que escracha a polícia, também veicula diariamente roubos as pessoas que saem do banco, conhecido vulgarmente como “saidinha de banco”.
A vítima sabedora do perigo iminente ao andar com esse montante, não tomou as medidas de precauções.
Por esse motivo, posto várias indagações ao autor do artigo, que aliás, já postei em outro comentários feitos no site.
1)Por que a vítima carregava esse dinheiro? Se era para pagar dívida, porque não efetuou o pagamento com cheque ou cartão?
2)Por que foi a cidade de Itú, vizinha a Salto para fazer um pagamento de R$ 1.500,00 na Caixa Econômica Federal, e levou consigo os R$ 15.000,00 sacados e não só o valor de R$ 1.500,00?
3)Por que ao retornar de Itú resolveu passar na Delegacia e pediu para seu filho deixá-la lá com R$ 13.500,00?
4)Por que seu filho não permaneceu com o dinheiro no carro, supostamente seguro, já que teria sacado o dinheiro, ido até Itú e depois retornado a Salto?
5)Celular “clonado”, mostre me em qual operadora isso está ocorrendo?
6)Em nome do Estado o senhor interviria em um crime, mesmo que custasse sua vida?
7)Por que o delegado não se fazia presente?
9)O delegado deve responder igualmente aos policiais que lá estavam?
10)E a vítima? Parece que não está abalada e rapidamente já se fala em indenização, acredita mesmo em roubo?
11)Na hipótese de roubo, o filho da vítima pode estar envolvido? Pois a deixou na Delegacia, depois de pagarem uma dívida na cidade de Itú, o que demonstra que já teriam feito o saque há certo tempo e estavam com o dinheiro há algum tempo, o que demonstra que não estavam sendo seguidos.
12)Por que a vítima não deixou o dinheiro em sua casa para depois ir até Itú?
13)Por que a vítima não pagou primeiro as dívidas na cidade de Salto?
14)Será que o escrivão não fazia o serviço do delegado, por isso que não reagiu, pois trabalhava sem o delegado?
13)O senhor acredita mesmo em roubo?
14)Acredita também em armação da vítima, aliás, de má qualidade?
CurtirCurtir
A única coisa sensata que o Sr. AK47 16/05/2010 em 19:33 falou:
“Quanto a polícia nem ela acredita mais, pois aqueles que trabalham corretamente só se “podem”.”
O restante foi um monte de mer…
Se mostrou sem sensibilidade e sem visão, querendo jogar o ônus da desonra de muitos policiais corruptos para a sociedade.
CurtirCurtir
POR FAVOR NAO NOS COLOQUE NO MESMO SACO DE GATOS QUE A PM.
MAIS UMA DELES
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1605201014.htm
CurtirCurtir
Parabéns AK47, todos os dias somos ofendidos e caluniados pela midia, seja ela escrita ou falada, bem como somos ofenfidos e caluniados, pelos próprios colegas de profissão. Suas indagações estão certissimas, é comodo ser a pedra, ninguém quer ser a vidraça.
E FORA DA COORPORAÇÂO, ainda bem que esta fora, pois não deve ter tido competencia para aqui ficar, pois como sabemos, o ONUS DA PROVA CABE A QUEM ACUSA, e em nossa legislação, TODOS SÃO INOCENTES ATÉ QUE SE PROVEM AO CONTRÁRIO, sabemos que isso não vale para os POLICIAS DE VERDADE, os que ainda acreditam nas Polciais, seja ela a Civil ou não, haja vista, que qualquer policial é culpado até que se prove o contrário. Aqui ninguém esta querendo mostrar nada, mas é FÁCIL ENGOLIR, o que já vem mastigado pela midia, principalmente a REDE GLOBO, e outras. Inventar histórias é fácil, montar teatrinhos idem, por isso tenho certeza que todas as indagações feitas pelo AK47, estão corretissimas e é bem oportuna para serem questionadas, “será que houve mesmo o roubo?”, ou até mais, “será realmente que a vítima possuia tal quantia dentro da bolsa?”.
Tente ser a vidraça da próxima vez, antes de começar a defender a mídia FORA DA COORPORAÇÃO.
CurtirCurtir
DR ARCHIMEDES
SUA POSTAGEM TEM BOM CONTEÚDO, PORÉM AGASALHA UM VÍCIO DE INTERPRETAÇÃO DOS FATOS REAIS :
1- PODERIA UM LADRÃO, AO VER UMA CASA VELHA E PINTADA NA COR VERMELHA, SEM NENHUMA INSCRIÇÃO “DELEGACIA”, SEM NENHUMA VIATURA OFICIAL POR PERTO,PRESUMIR QUE AQUILO SE TRATAVA DE UM PRÉDIO ONDE SE DESENVOLVE OS ATOS DE POLÍCIA JUDICIÁRIA ??
2-PODERIA O ESTADO PERMITIR QUE OS ATOS SOLENES E FORMAIS DE POLÍCIA JUDICIÁRIA SE DESENVOLVESSEM EM UM LUGAR COM ESSAS CARACTERÍSTICAS DE SIMPLES RESIDÊNCIA ??
3-DIANTE DESSAS CIRCUNSTÂNCIAS ALTAMENTE NEGATIVAS E IMPRÓPRIAS AO VERDADEIRO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO POLICIAL,
O SENHOR CONDENARIA O ESTADO OU OS POLICIAIS ??
4- O SENHOR PODERÁ ME DIZER QUE POLÍCIA É POLÍCIA EM QUALQUER LUGAR.TAMBÉM CONCORDO,DESDE QUE TENHAMOS POLICIAIS POR PERTO, POIS PELO QUE SE COMENTA, QUEM LÁ SE ENCONTRAVA ERA UMA FUNCIONÁRIA CEDIDA PELA PREFEITURA.
CurtirCurtir
Oh meu Deus, quanto mais reso mais sombração aparece.
Mais um(a) sem sensibilidade e sem visão.
Ha muito não me pauto por mídia alguma, o quarto poder, e certamente o mais podre dentre eles, minhas informações são oriundas deste blog e de outros tantos que visito diariamente.
Gostaria de dizer que não tive a intenção de ofender e não caluniei ninguém, se alguém entendeu dessa maneira peço humildes desculpa, somente não concordei com que o Sr. AK47 16/05/2010 em 19:33 falou, assim como não concordei com que você policial decepcionada 16/05/2010 em 21:29 falou.
Realmente sou fora da coorporação e isso deveria ser de grande valia nesse blog, pois mostra nosso sentimento e como vemos vocês, pois no próprio texto diz:
é do povo a nossa razão de existência.
Sem ressentimentos, vejo um questionamento correto de sua parte, você tem razão, com certeza absoluta, eu não teria competência para permanecer na coorporação, porem para entrar na coorporação ai a coisa muda de figura e tenho certeza que sim.
Quanto a outra observação sua, para que eu tente ser vidraça, quando eu expresso minha opinião em um blog, automaticamente me transformo em vidro, que a qualquer comentário pode ser quebrado.
Uma última observação, o Sr AK47 não fez nenhuma indagação sobre a matéria, o que ele fez foi tripudiar sobre meu comentário, assim como você.
CurtirCurtir
Roubo dentro do DP !!!! é o fim do Mundo !!!!!
Agora querem suspeitar da Vítima ??????? é o cumulo da incompetência !!!!
Coloca a culpa no Dunga, no Iraniano nuclear, no Ronaldo, mas na vítima ??????????
Para o mundo que eu quero descer ….
Dr Guerra pra Deputado já !!!!!
Mercadante governador !!!
PSDB NUNCA MAIS !!!!!
CurtirCurtir
Corrigindo, no lugar de AK47, leia-se O SISTEMA
CurtirCurtir
Blog do Imbroglione
InícioQuem sou euCorregedoria da Polícia Civil de SP investiga policiais-empresários donos de firmas de segurançaEducação de SP gasta quase R$ 4 milhões em revistas e guias feitos pela Abril; tudo sem licitação16/05/2010…21:49
Política de extermínio: pms suspeitos de fazer ‘limpeza’ na zona leste de SP
Ir aos comentários
A história já mostrou o que acontece
Matéria publicada na Folha de S. Paulo de hoje revela mais uma pista da política de segurança pública em vigor no estado de São Paulo: policiais militares são investigados por 11 mortes. São jovens pobres, moradores da periferia da Capital, que teriam sido executados. Pra que gastar tempo e dinheiro do contribuinte com o sistema judicial?
A sucessão de casos envolvendo policiais militares nos últimos dias leva à reflexão de que estaria em curso uma política de extermínio. As ações subterrâneas seriam do conhecimento dos superiores? Difícil não saberem o que acontece nos quartéis e fora deles…
Em todos os casos os matadores agem em dupla e estão sempre de moto. Outra prática sistemática é o transporte dos mortos para hospitais pelos pms que atendem a ocorrência. Prática comum também é a supressão de cápsulas no local do crime e agora mandam moradores lavar a calçada. Se algo falhar, eles ameaçam matar o delegado que for investigaro o crime. É a doutrina do extermínio.
E a Corregedoria da Polícia Militar? Não está na hora de ser subordinada ao senhor secretário, como a corregedoria da Polícia Civil?
A história mostra que ditadores que adotaram a “limpeza” de indesejáveis como política de governo usaram unidades militares ou paramilitares para atingir este fim. Vejamos um exemplo histórico: grupos uniformizados, militarizados, armados, treinados e doutrinariamente formados fizeram um pequeno teste na Polônia décadas atrás. Confinamento e extermínio. Com o “sucesso” do Gueto de Varsóvia expandiram a política de extermínio para o resto da Europa.Acho que nem preciso dizer de quem estou falando.
Em São Paulo, os guetos já funcionam na prática nos bairros pobres e periféricos da cidade. E os extermínios vez ou outra aparecem na imprensa.
Segue a reportagem da FSP:
Grupo de extermínio com PMs é investigado
19 dias antes de o filho ser assassinado, mãe e vítima foram ameaçados por policial na porta de casa
ANDRÉ CARAMANTE
DA REPORTAGEM LOCAL
A Polícia Civil de SP investiga cinco policiais militares suspeitos de integrar um grupo de extermínio que atua em sete bairros da zona leste de São Paulo. A suspeita é de que eles tenham matado ao menos 11 pessoas.
Segundo a investigação do DHPP (departamento de homicídios), os PMs se uniram para fazer uma “limpeza” nos bairros -o alvo do grupo seriam os usuários de drogas. A hipótese dos investigadores é que as mortes tenham sido cometidas para que o grupo assuma o comando dos pontos de venda de drogas da região.
Um dos crimes investigados é o assassinato do ex-motoboy Roberto Marcel Ramiro dos Santos. Trabalhando atualmente como camelô após sofrer um acidente de moto, Santos foi morto com mais de dez tiros às 4h35 do dia 8, quando completava 22 anos.
O atentado contra Santos foi na porta de sua casa, na Vila Invernada. Dezenove dias antes de ser assassinado, Santos e sua mãe, Janete Cristina Rodrigues, 49, foram ameaçados de morte por um policial militar do 21º Batalhão, onde atuam os cinco policiais sob investigação da Polícia Civil.
“Na véspera do feriado de 21 de abril, o Valdez [policial militar identificado pelo DHPP como Valdez Gonçalves dos Santos, 36] pegou meu filho na porta de casa e fui defendê-lo. O PM olhou nos meus olhos e disse: “vou matar seu filho e depois vou matar a senhora”. O ódio dele com meu filho era porque o Cecel [Santos] fumava maconha”, contou a dona de casa Janete à Folha.
Pedido de prisão
Hoje, com medo de também ser morta, dona Janete está escondida. O depoimento da mãe e de um amigo de Santos, que viu o PM Valdez dirigindo um carro da corporação minutos antes do atentado, são a base para um pedido de prisão do policial Valdez.
O veículo da Polícia Militar dirigido por Valdez era seguido por um Honda Fit prata e um Meriva preta. Numa segunda volta pela rua onde Santos foi morto, o mesmo carro da PM já não tinha mais o policial Valdez como motorista.
Na terceira volta, apareceram apenas os carros prata e preto, de onde partiram os tiros contra o ex-motoboy.
CurtirCurtir
Comédia !
Quero vêr é quem é que vai pagar os 13.000 reais roubados dentro do DP de Salto de uma Senhora indefesa !
Ou a culpa é da PM tb ????
Comédia, Viva o PSDB
CurtirCurtir
Culpa da PV!!!!!
CurtirCurtir
cheguei a conclusão : polícia civil NUNCA vai acabar , sabe pq ? onde a população vai encontrar a porta aberta 24 h por dia ? onde entra sem pagar qualquer taxa ? onde vai ser ouvida nas suas mais absurdas reclamações ? onde um delegado vai fazer Bo sobre furto de pato, galinha , os escambau ? onde deverá ser bem atendido ? então caros colegas…podem trabalhar sossegados, embora com jeito de tartaruga né…..pois o governo, seja qual partido for , nunca vai deixar a P.C acabar, caso contrário o povão vai começar a entrar em batalhão…em sala de promotor , juiz…e exigir um pedaço de papel pra resolver a vida , isto seria impensavel!!!!
então é só saber se virar com a miséria que ganhamos , onde qualquer cem reais faz a festa né…..mas sermos colocados na rua…isso não…UFA
CurtirCurtir
DENOVOOOOOOOOOO ?????
A repórter Sandra Anenberg acaba de Anunciar na chamada da Rede Globo que o DP de Salto-SP teve a porta arrombada e foi invadido na madrugada por vândalos !!!!
Meu, sinceramente, DENOVOOOOOOOOO ???????????
Para Tudo e começa denovo !!!!
Roubaram a bolsa da mulher dentro do DP semana passada, agora Invadiram o DP ???????????
SP é a VERGONHA NACIONAL !!!!
A reportagem completa passa hoje no Jornal da Tarde da Globo.
SP é a VERGONHA NACIONALLLLLL
Intervenção Já !!!!
Chama o Mercadante !!!!!!!!
DP invadido com porta arrombada ?????????? SOCORRO
O Estado está LARGADO !!!
se for verdade é a FALÊNCIA GERAL !!!!
”pior que deve ser verdade, saiu agora na Globo !
SP é a VERGONHA NACIONALLL !!
CurtirCurtir
Faliu !
Faliu !
olha a reporttagem da GLOBO do DP de Salto denovo !!!
Roubaram a bolsa semana passada
Agora arrombaram a porta e invadiram o DP
http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1264792-7823-DELEGACIA+E+ASSALTADA+EM+SALTO+SP,00.html
Faliu Literalmente
SP é sim a VERGONHA Nacional
CurtirCurtir
PARA ESCRAVONA: infelizmente tenho que te corrigir, delegacias não estão com portas abertas 24 horas por dia, já deu uma volta pelas cidades do interior de SP? se numa sexta-feira fôr feriado, e a pessoa necessitar de uma ocorrência na quinta-feira a tarde, só na segunda COLEGA!!! (se bem que concordo que a maioria de ocorrências devem mesmo ser em horário de expediente) mas quem houve mesmo 24 horas reclamações de todo tipo, é a DESPREPARADA, TRUCULENTA, ASSASSINA, e qualquer outro adjetivo que vocês dão a nossa infeliz Polícia Militar! ( a qual desde muito tempo acho que devíamos fechar as portas, todos pedirmos demissão, nossos parceiros bombeiros, rodoviários, porque assim pelo menos nosso estado de São Paulo ficaria livre de nós, bandidos que somos, principalmente ao DR. Guerra deste blog, é claro né doutor, depois disso confessarmos nossos crimes publicamente e nos entregarmos às nossas punições, e ainda indenizarmos todas as vítimas de nossos crimes antes de sermos julgados!!!) assim como ocorrem com todos os brasileiros….
CurtirCurtir
“mas quem OUVE mesmo…”
CurtirCurtir
Desde que começou a ser ventilada a notícia que Zé Pedagio (José Serra), tinha assinado uma lei em SP, onde para ser policial civil “investigador e escrivão de policia”,agora tem que ter curso superior, generalizar chega a ser infantil e prematuro, mas em vez de enxergar que para ser policial tem que ter vocação, não basta ter diploma de curso superior. Parece que esta é a diversão, dos PSDBISTAS tentar de alguma maneira solapar as instituições, “Hoje” o sentimento que domina vários dos meus pares é o de descrença, de desânimo. Poucos são os que acordam para o trabalho com vontade, com pujança, com força.
A energia que deveria estar direcionada para o exercício da função, está canalizada nas discussão interna, sobre os artigos publicados, é preciso que entendam e percebam que no final quem perde são nossas instituições e a própria categoria.
Que saudades do tempo do Erasmo Dias, Coronel Mascarenhas!
CurtirCurtir
dR. INTELECTUAL DIANTE DO ESTADO DE CALAMIDADE PUBLICA QUE NOSD ENCONTRAMOS FILMES IGUAIS O MAD MAX , VIVEMOS EM UM ESTADO APÓS GERRA NUCLEAR SEM TER SIDO DEFLAGRADA A BOMBA .
ESPERAR O QUE?
ME ADMIRO QUE NÃO TOCARAM FOGO NA DELEGACIA DE SALTO AINDA FICARIA MAIS UNDERGRAUND DARIA UM BOM VISUAL PARA UM FLIME POLICIAL SÃO PAULO O ESTADO SEM LEI E SEM POLICIA E SEM ORDEM OU ENTÃO O FLIME O ULTIMO POLICIAL .
CurtirCurtir
SENHORES INTERESSANTE COMO NOS FAZEM DE GATO E SAPATO. ESTAMOS AQUI, EM ANO ELEITORAL, ÀS VÉSPERAS DE DECIDIR NOSSOS FUTUROS NOS PRÓXIMOS QUATRO/OITO/DOZE/DEZESSEIS ANOS, E PERDENDO TEMPO COM ESTAS DISCUSSÕES INFINDÁVEIS SOBRE QUEM ESTÁ CERTO, QUE ESTÁ ERRADO, BLA-BLA-BLA, …
QUAIS SÃO AS REINVIDICAÇÕES QUE OS SENHORES TEM A FAZER PARA O PRÓXIMO GOVERNADOR?
QUEREM REESTRUTURAÇÃO?
QUEREM AUMENTO SALARIAL?
QUEREM CONTRATAÇÃO DE MAIS FUNCIONÁRIOS?
QUEREM UMA MELHOR ORGANIZAÇÃO DA ESTRUTURA FUNCIONAL?
A MÍDIA, COMO SEMPRE ESTÁ TIRANDO TODO NOSSO FOCO. SITUAÇÕES INESPERADAS COMO ESTA DE SALTO JÁ OCORRERAM E IRÃO OCORRER NO FUTURO, MESMO NAS MELHORES INSTITUIÇÕES, POIS NINGUÉM PODE ESTAR PREPARADO PARA EVITAR O INESPERADO.
PARA REFLETIR:
IMAGINEM QUE UM INDIANO DONO DE UMA MANADA DE ELEFANTES PRECISA ATRAVESSAR UMA RUA ONDE EXISTE UM GRUPO DE PESSOAS, PORÉM NINGUÉM PODE VER OS ELEFANTES. DEPOIS DE REFLETIR BASTANTE O DONO DOS ELEFANTES TEVE UMA SIMPLES IDÉIA, RETIROU TODA A ROUPA, FICOU NU E SAIU ANDANDO PELA RUA GRITANDO E CHAMANDO A ATENÇÃO DE TODOS. CURIOSAS AS PESSOAS FICARAM OLHANDO AQUELE MALUCO SEM ROUPA, E SUA MANADA DE ELEFANTES PASSOU DESPERCEBIDA EM MEIO A CONFUSÃO QUE SE FORMOU.
É ISSO O QUE A MÍDIA SEMPRE FAZ. DESVIAR O FOCO DO PRINCIPAL, OU SEJA, CHAMAR A ATENÇÃO PARA O QUE NÃO TEM IMPORTÂNCIA E DEIXAR O IMPORTANTE DE LADO.
ASSIM FICAMOS AQUI A DISCUTIR O CASO DE SALTO E DEIXAMOS DE LADO O QUE É IMPORTANTE, NOSSO FUTURO.
CurtirCurtir
Quero agradecer a todos os comentários, pois foram bem-vindos e com muitos deles também aprendi, pois a vida é um eterno aprendizado.
Abraço para todos vocês, meus colegas policiais.
Att.
Archimedes Marques
CurtirCurtir
Anonimo disse: “POR FAVOR NAO NOS COLOQUE NO MESMO SACO DE GATOS QUE A PM.
MAIS UMA DELES” http://www1.folha.uol.com.br/fsp/cotidian/ff1605201014.htm
Entendo porque Sr Anônimo: “Ratos morrem de medo de gatos”.
CurtirCurtir
Dr. Archimedes, realmente belas palavras, dignas de uma tese de livre docencia, mas digo ao sr. que todos aqueles policiais que estiveram na batalha do palácio e que foram humilhados com tamanha brutalidade pela nossa “co-irmã bastarda”, os que tiveram seus companheiros feridos, seus olhos e gargantas ardendo, no mínimo aprendemos uma lição naquele dia….. Meganha, coxinha, bate-casco, Papa-Money, Papa Mala, Pau Mandado, etc…quanto mais longe de nós, melhor..
CurtirCurtir
Acredito que a possibilidade de reverter o caos em que nos encontramos, seja mínima senão inexistente.
Somos seres de habitos ,e ou vícios precisaríamos de uma lavagem cerebral ou de um berço sólido em que os valores morais e éticos fossem implantados na lousa em branco que éramos quando crianças.
Nosso maior inimigo somos nós mesmos,nosso preconceito,nossa petulância,nosso senso crítico para com o outro.
Não vejo como reverter o quadro,sugerir não basta, tem que indicar o caminho a ser seguido.
Lemin, este negócio de estarmos todos no GOOGLE, é bem antigo,diario oficial, clubes, festas,e blogs.
A secretária de Segurançaé quem deveria vetar as informações.
CurtirCurtir
Belas colocações. Todavia, para que se concretizem necessário se faz que haja “liderança”.
Pergunto, há, nas duas corporações, homens com tal atributo, com estatura moral e credibilidade suficiente dos comandados para tal empreitada ????
CurtirCurtir
UM DIA, MUITO DISTANTE PRESUMO, VEREMOS -OS QUE ESTÃO ENTRANDO HOJE NA POLÍCIA JÁ DE BENGALA- UMA POLÍCIA EFICIENTE E AZEITADA, HONESTA E BEM PAGA, ÚNICA E COESA E FEITA DE BONS HOMENS E MULHERES, DE ALTO A BAIXO.
MAS POR ENQUANTO, VAMOS FAZENDO O JOGO DO GOVERNANTE DA VEZ, DO PSDBDEMPT, QUE NOS TRATAM COMO GATO E SAPATO…
NÃO NOS ENTENDEMOS NEM COM OUTROS QUE FAZEM UM SERVIÇO “SIMILAR” DE SEGURANÇA, VAMOS EXIGIR QUE UM POLÍTICO QUE PELA SUA “IDEOLOGIA” (DINHEIRO) NOS ODEIA, SEJA BENEPLÁCITO E ATENDA NOSSAS REIVINDICAÇÕES!
NÃO CONSEGUIMOS “VOZES” PARA QUE EM BOM NÚMERO SEJAMOS OUVIDOS E OUTRAS ESFERAS DE PODER… TEMOS QUE ELEGER PESSOAS COMPROMISSADAS COM NOSSAS NECESSIDADES E NÃO UM CAPEZ DA VIDA QUE TEM DISCURSO POMPOSO (DIZ O QUEREMOS OUVIR) E ESPETA PELAS COSTAS UM PUNHAL EM SEGUIDAS VOTAÇÕES… FALO DESSE SENHOR, MAIS PELO EXEMPLO, MAS INUMEROS SÃO OS QUE NOS APARECEM COM BELAS PALAVRAS E NOS PREJUDICAM NO FINAL DAS CONTAS!
NÃO ELEGEMOS UM OPERACIONAL PARA NOS REPRESENTAR, NÃO SOMOS CRIANÇAS PARA QUE PESSOAS NOS CARREGUEM PELAS MÃOS!
TEMOS QUE ELEVAR O PENSAMENTO, SERÃO MAIS QUATRO OU OITO ANOS DE DESILUSÕES!
ALCKIMIN NÃO PODE SER GOVERNADOR!
REELEGEREMOS MUITOS DEPUTADOS QUE AÍ ESTÃO E QUE NADA FIZERAM PELAS NOSSAS NECESSIDADES!
NOS DIZEMOS POLITIZADOS E VOTAMOS COM CABRESTO!
SOMOS TODOS IDIOTAS! MENOS VOCÊ QUE SE INDIGNOU!
CurtirCurtir
A história dos elefantes é boa cansado.
Isto lembra a antiga idéia de “amarrar cachorro com linguiça”: uma hora vai dar problema !
Alugar casas, pintar umas letras com nome de Delegacia, colocar meia dúzia de pessoas, fechar as portas às 18h e acreditar que isso é sinônimo de ambiente seguro … Por favor !
O óbvio aqui precisa ser gritado: casas são construídas para funcionar como residências, não para guardar armas, documentos importantes, drogas etc.
Invasões de casas “píntadas de delegacias” já ocorreram e vão ocorrer, mesmo que se contrate “empresa de segurança” para colocar uns fios elétricos nos muros.
Precisa explicar mais, desenhar, chamar tradutor …?
CurtirCurtir
Muito cansado-cansado
òtimo,adorei sua postagem, verdade, verdade,Verdade.
CurtirCurtir
MUITO CANSADO …quem vai ficar pelado pra que nossas reivindicações sejam atendidas ???? rsrsrs
CurtirCurtir
Antes de alguém criticar aqueles “policiais”, deveria pesquisar saber se realmente são policiais, pois sou policial no interior e pela falta de agentes, tenho que tirar plantão em uma delegacia anexa a uma cadeia, junto com funcionários da prefeitura que se exibem na cidade como policiais, mas que não sabem nem redigir um histórico de BO, sem falar que fazem o que bem querem na cidade se passando por “autoridades” e fazendo com a fama da polícia vai à lama. Felizes os policiais das cidades onde não existem esses malditos “Gansos”.
CurtirCurtir
Não sei se isso é coisa de policial civil da capital, mas porque todos lá só sabem criticar a PM. Parece que a polícia civil está num patamar superior! Estranho, aqui no interior, pelo menos na cidade em que trabalho, policiais militares e civis trabalham juntos e nos plantões estes estão sempre solicitos a qualquer chamado nosso.
“POR FAVOR NAO NOS COLOQUE NO MESMO SACO DE GATOS QUE A PM.”
Infeliz a frase acima. Enquanto tiver policial civil pensando assim e militar pensando da mesma maneira. A gente vai levando o que merece.
CurtirCurtir
Com certeza esse “Zé” nao esteve na batalha do palácio, ou é um PM trasvestido de Civil. Aqui na regiao em que trabalho a PM so vem no plantao com flagrante forjado de trafico, desacato e resistencia forçado em cima de quem eles tem bronca, só isso, belas canas…
CurtirCurtir
Jango: O que nos falta como policiais é respeito mútuo…Estão matando policiais Brasil afora e vc vem com essa “conversinha”!
Veja o que escreveu acima “Picaxu” sobre policiais militares: “quanto mais longe melhor (sic)”…..
Um dia quando vocês precisarem, na hora do aperto, lembrarão do 190…
CurtirCurtir
O embate entre policiais civis e militares possui único culpado: Delegado Maurício Lemos Freire. Como Delegado Geral, então, contava com suficiente moral para subir naquele palanque e ordenar a dispersão dos manifestantes.
Como Delegado Geral, ou seja, o equivalente a um Comandante Geral da PM ou de uma Força Armada, lá deveria ter comparecido para impedir o conflito. Se necessário o emprego de força DELE DEVERIA PARTIR A ORDEM E ATÉ A SOLICITAÇÃO DO CONCURSO DA PM. Não se pode culpar o Governo e a PM, pois a cúpula da Polícia Civil já estava metendo a chibata nos grevistas. Quem lá esteve correu riscos e muitos foram feridos fisicamente. Quem não compareceu ficou com o orgulho arranhado.
Eu estou com o orgulho arranhado, mas com TRÊS PROCESSOS ADMINISTRATIVOS em virtude da greve, perdi milhares de informações arquivadas nos dois Blogs excluídos por ordem judicial. E não tenho entidade de classe para me defender. Eu sou do interior, a PM sempre teve as portas abertas nos meus plantões. Almoçamos e jantamos, muitas vezes, na mesma mesa. Aliás, a PM rotineiramente paga o jantar.
CurtirCurtir
Jango, sou policial civil e estive sim, levando borrachada e inalando gás no Palácio do Nosferato. Mas não vai ser por causa de meia dúzia de PMs que, garanto, não estvam lá por que queriam e sim porque foram obrigados àquilo. Será que você seria homem o bastante de, ao receber ordens da autoridade máxima de sua entidade, cruzar os braços e dizer: “não, não vou”. Duvido!
Acho que você deve ser da capital onde policial civil tromba com outro nas delegacias de tanto que tem. Fora a infra estrutura das delegacias. Aqui no interior, a coisa é diferente. Trabalho em uma cidade com 300 mil habitantes, ao lado de um complexo penitenciário com 12 mil presos, com muita violência e somos em 12 investigadores e 8 escrivães para sete delegacias e plantões juntos. Fazemos plantões de 15 horas e depois “descansamos” 24 horas para tocar o expediente. Aqui, nem água temos para beber, se quisermos, temos que trazer ou beber da torneira.
E ainda o goeverno PSDB cria esse ALE que faz com nosso salário seja bem menor ao de cidades maiores.
Ontem assisti ao programa “Polícia 24h” da Bandeirantes e vi que em um caso de homicído, se desloca ao local uma equipe com delegado, investigador, agente e ainda perícia com uns três ou quatro papiloscopistas. Aqui, em um caso análogo, nem se sonha com um aparato desses.
Na verdade, existem duas polícias: a da capital e a do interior.
CurtirCurtir
pois é “Zé”, sou do interior, portanto estamos no mesmo barco, mas aqui na nossa regiao acionamos o sindicato e o seccional acertou a escala e esta nossa escala justa, resumindo, peitamos o seccional, ok?…com relacao a batalha do palácio, nao se iluda companheiro, a mentalidade PM é aquela mesma… quantas vezes vc viu a PM descer a borracha em familiares do PCC? Nenhuma, concorda? Nao se esqueça que o cumprimento cego de ordens leva a violência, e o princpio legal que ordem ilegal/absurda nao se cumpre? Pra PM nao serve né? uma parte desse programa da band foi gravado onde trabalho e uma bela noite chega um comboio da PM, com cameraman, um circo total. Sabe o que fizemos no plantao? Impressa do portao pra fora…nos impomos, enquanto a meganha puxando o saco da imprensa.. enfim, a PC tem que andar com as proprias pernas, esquecer que a meganha existe, só assim poderemos ter nossa propria identidade e resgatar nossa dignidade..abraço
CurtirCurtir
Quinta-feira, 27 de maio de 2010 – 22:30
Mestrado de major diz que PM é racista
Pesquisa aponta que 51% dos negros no Brasil declararam que já sofreram discriminação durante abordagens policiais
anuncie!
LUCIANO CAVENAGUI
lucianoc@diariosp.com.br
TAHIANE STOCHERO
tahiane.stochero@diariosp.com.br
Quando o motoboy Eduardo Luiz Pinheiro dos Santos foi morto dentro de um quartel na Zona Norte, sua mãe não teve dúvidas em dizer que o filho foi morto por ser negro. Duas semanas depois, a conclusão da mãe do entregador de pizza Alexandre Menezes dos Santos foi a mesma: a abordagem policial terminou em assassinato devido ao racismo.
Uma dissertação de mestrado feita por um membro da própria corporação afirma que a discriminação é um traço marcante dos policiais militares. O estudo foi elaborado pelo major Airton Edno Ribeiro, chefe da divisão de ensino do Centro de Altos Estudos de Segurança (CAES), espécie de escola de pós-graduaçao da PM para oficiais com altas patentes.
O major, que é negro, se tornou mestre em Educação das Relações Raciais após a dissertação “A Relação da Polícia Militar Paulista com a Comunidade Negra e o Respeito à Dignidade Humana: a Questão da Abordagem Policial”, apresentada no final de 2009 na Universidade Federal de São Carlos, a 255 quilômetros da capital. O trabalho, de 129 páginas, elenca diversos livros sobre o tema, pesquisas de institutos e levantamentos próprios do major. Foram ouvidos 50 cabos e soldados, que admitiram que, antes de entrarem na PM, achavam que havia preconceito contra negros. Após o ingresso, tiveram certeza.
Para o major, uma das principais razões para o preconceito nas abordagens é a “cultura organizacional” da instituição. “Não foram poucos os relatos dos participantes da pesquisa sobre a herança histórica de perseguição aos negros pela polícia”, disse .
De acordo com Ribeiro, o racismo só irá diminuir, lenta e gradualmente, quando a formação do policial mudar. “É preciso dar ênfase no respeito à dignidade humana dos negros nas abordagens, o que exige mudança do modelo conceitual de gestão educacional”, afirmou.
Para atestar o racismo na PM, Ribeiro citou o último estudo de abrangência nacional sobre o tema, a pesquisa “Discriminação racial e preconceito de cor no Brasil”, realizada em 2003 pela Fundação Perseu Abramo, instituição ligada ao PT. O estudo mostrou que 51% dos negros declararam que já sofreram discriminação da polícia. O percentual caiu para 15% quando a mesma pergunta foi feita aos brancos. Dos negros vítimas de preconceito, 78% disseram que foram discriminados por policiais brancos. Foram ouvidas 5.003 pessoas com 16 anos ou mais em 266 municípios. As entrevistas foram feitas nas residências dos consultados, com duração média de 60 minutos.
Outro índice que relaciona violência e racismo é o Mapa da Violência 2010, em que foram analisados homicídios entre 1997 e 2007. Com base no estudo, é possível projetar que, em nível nacional, um negro tem 107,6% mais chance de morrer do que uma pessoa branca. Em São Paulo, segundo último levantamento do Departamento Penitenciário Nacional, feito em dezembro de 2009, os negros são maioria nas prisões, com o índice de 50,46%. Para efeitos estatísticos desta pesquisa, os pardos (mulatos, caboclos, cafuzos, mamelucos ou mestiços de negro com pessoa de outra raça) são considerados negros.
‘Pobreza diz mais que raça’
Para o sociólogo e doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Demétrio Magnoli, ainda não há evidências de racismo nos últimos casos de violência em São Paulo. “A questão econômica é mais forte do que a racial. Os pobres sofrem mais com a polícia do que os ricos. Ninguém comenta os crimes cometidos contra brancos pobres”, avaliou o sociólogo e geógrafo.
De acordo com Magnoli, o Brasil não tem um Estado racista nem uma nação com preceitos racistas, pois não há leis com conceitos segregacionistas. “O preconceito contra negros existe no país, assim como temos outros tipos de discriminação envolvendo homossexuais e pessoas gordas, por exemplo. Não podemos dizer que a questão racial é predominante”, argumentou o intelectual.
A professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Íris Rodrigues de Oliveira, especializada em questões raciais, afirma que o problema está na violência policial.
“Considero que a polícia, em vez de racista, padece mais de falta de educação. Diversas pessoas brancas são tratadas de forma brutal durante as operações, assim como os negros. No Brasil, o racismo dissimulado pode ser mais grave do que o declarado”, afirmou Íris.
Defendendo uma posição oposta à de Magnoli, o antropólogo da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Acácio Almeida dos Santos afirmou que o Brasil tem um Estado racista e, por consequência, a polícia também é igual. “Existe racismo embutido em todas as esferas de poder no país. Historicamente, conceitos de purificação racial tomaram força no Brasil e contaminaram diversos setores da sociedade”, afirmou.
Negro, corregedor diz que tese exagera
Para o novo corregedor da PM, coronel Admir Gervásio Moreira, a corporação não é racista. “É um exagero e seria leviano afirmar que os policiais abordam de maneira diferente as pessoas negras. Isso não existe. Se isso ocorrer, é errado e fora das instruções e treinamentos dados”, diz Gervásio.
O oficial, ele próprio negro, acredita ser “hipocrisia” afirmar que não há racismo no país. “Racismo existe, mas isso depende das pessoas, não das instituições”, afirma o corregedor.
O coronel entende que não houve racismo no caso em que um motoboy que foi morto agredido por PMs na Zona Sul da capital. “Ele estava usando capacete e era noite. Não o perseguiram porque era negro. Não vejo uma escolha direcionada de postura de racismo. Foi uma coincidência”, acredita.
Gervásio diz desconhecer o estudo do major Airton Edno, mas afirma não concordar com a visão de que os policiais maltratam ou abordam de maneira diferente negros. “Só pela possibilidade de ser abordado por uma viatura, estando cometendo um crime ou não, um negro pode se sentir constrangido. Muitos podem reclamar até mesmo se o PM for um irmão de cor”, diz o coronel. Nos casos recentes dos motoboys mortos pela PM em SP, as famílias denunciaram racismo.
CurtirCurtir
só sei de uma coisa se fosse dentro de uma CIA PM isso não aconteceria.
CurtirCurtir
gentemmm…até que algo mude….seremos policiais civis e policiais militares trabalhando no mesmo mister….tentar diminuir a violência….então..cada instituição tem que admitir que precisa uma da outra…enquanto ficamos nos degladiando…o salário e as condições de trabalho ficam cada dia mais insuportáveis….vamos acaordar por que realmente é sério…a maioria parce ” dona candinha ” , na janela e falando mal da outra…
CurtirCurtir
grande ze, grande jango,aqui na periferia é um pouquinho pior do que o interior, tamabem não tem policia o pessoal se lasca,tirando plantão,fazendo OS etambem fazendo os trampos normaes de um DP.
o que aparece na televisão é uma puta enganação que ou os ESTRELAS ouas AUTORIDADES arrajão para fazer o policia de trouxa e mostrar que estão trbalhando.
voce ja viu policia levar jornalista pra ve a cana,voce não sabe o que vae rolar no local,então voce vae levar um ganso pra ver. meu não sou artista e não preciso da tv pra aparecer porque depois o PINTO vem. agora tem alguns que abrem a geladeira e ele arruma a gravata pra aparecer bem na fita são uns trmendo PAPAGAIO DE PIRATA.
pense invente faça o seu dia diferente.
EM OUTUBRO VOTE CERTO. TIRE VOTOS
PSDB/DEM NUNCA MAIS
CurtirCurtir
Faltou coragem do DGP da época e do Comandante da PM ambos deveriam e podam dizer não ao PSDB e sairem ambos na rua defronte ao Palacio acredito piamente que seriam aplaudidos mas cade peito para isso cade honra para isso cade moral para isso preferiram ambos a cadeiras do que seus pares
CurtirCurtir
O PROBLEMA DA SEGURANÇA PÚBLICA É MUITO MAIOR QUE O RACISMO,É POLÍTICO,ENQUANDO NOSSOS LIDERES SE VENDEREM EM TROCA DE FAVORES, ESTAREMOS FADADOS A DERROTA,EX:OPERAÇÃO NA CRACOLÂNDIA,O COMANDO DA PM MANDA SEUS SOBORDINADOS APRESENTAREM AQUELE BANDO DE VICIADOS NOS DPs,VAMOS ENXUGAR GELO,MOSTRAR PARA OPINIÃO PÚBLICA QUE O GOVERNO ESTADUAl ESTÁ PREOCULPADO,MANDAR POLICIAIS COLOCAR A MÃO EM PESSOAS SORO POSITIVO,VICIADOS É FACIL,O DIFICIL E PRESERVAR ESSES POLÍCIAIS DE TÃO HUMILHAÇÃO,E COBRAR DO GOVERNO ESTADUAL UMA POLÍTICA PARA VICIADOS,O INVESTIMENTO PARA SE CUIDAR DE VICIADOS NO ESTADO É UMA PIADA,SE VOCÊ QUER INTERNAR SEU FILHO EM UMA CLINICA, PAGUE,OU SEU FILHO SERÁ INTERNADO EM ALGUM MANICÔMIO ESTADUAL E SAIRÁ PIOR QUE ENTROU,SE OS SENHORES NÃO QUEREM COBRAR DE QUEM DE DIREITO,PRESERVEM SEUS FUNCIONÁRIOS E DEFENDÃO-SE EXPRESSANDO A REALIDADE ESTADUAL,ATÉ QUANDO VAMOS VIVER EM UMA MENTIRA?
CurtirCurtir
Por favor, alguém conhece uma boa receita de bolinho de frango?
CurtirCurtir
Alguém naquela ocasião definiu muito bem o que houve: ” Dois irmãos famintos brigando por um prato de comida ‘as portas da casa do pai carrasco”.
CurtirCurtir
Concordo piamente com a desanimada. Concordo também com aquela menção dos dois ( “Delegado Geral” e “Comandante da PM”) sairem de braços dados e impedirem um massacre, “Culeões eles tem so´pra mijar”. Pois tem um detalhe quem esta por cima não se preocupa a quem esta por baixo. Acredito que o Dr. “Mauricio” naquele dia estaria muito puto da vida. Pois ele quando delegado do assalto a Banco ia na linha de frente e até trocava tiros com bandidos. Ele salvou muitos colegas, e inclusive meu primo naquela epoca. Sabemos que policia é apolitico temos que obedecer e cumprir determinações e ordens Emanadas de Direito. Voces notaram a cagada que o nosso presidenciavel já cometeu. Chamou o povo boliviano assim na pessoa do seu representante legal de traficantes. Isto é pouco mais coisa podre irá ele cometer. Tenho medo dele como Governador e Imagine Presidente de uma Nação.AH!ah!AH!!!!!!!!!
CurtirCurtir
CREDIBILIDADE
O primeiro passo da credibilidade é a mantença da sua palavra. Palavra não mantida significa futuro sem credibilidade, ou melhor, fracasso na vida.
Autor: Monsueto Araujo de Castro
CurtirCurtir