Não foi homicídio culposo, dizem especialistas sobre morte de motoboy por PMs em SP
OCIMARA BALMANT
da Reportagem Local
Os quatro policiais militares de São Paulo suspeitos de terem espancado até a morte o motoboy Alexandre Menezes dos Santos, 25, na madrugada de sábado (8), não deveriam ter sido autuados por homicídio culposo (sem intenção de matar), segundo especialistas.
“Analisando a quantidade de policiais envolvidos, o depoimento da mãe, o atestado de óbito [que mostrou que a morte foi por traumatismo craniano e asfixia] e a profissão dos agressores, que deveriam ser preparados para esse tipo de condição, não podemos ter uma modalidade culposa”, diz Fernando José da Costa, advogado criminalista e conselheiro da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) São Paulo.
Homicídio culposo é aquele no qual o agente não quer a morte da vítima, explica Gustavo Romano, 35, responsável pelo treinamento jurídico da Folha e fundador do projeto Para Entender Direito. “Qualquer pessoa minimamente normal sabe que submeter uma pessoa a meia hora de espancamento por quatro policiais fisicamente preparados pode gerar a sua morte”, afirma.
Segundo Romano, a conduta se encaixa muito melhor em um outro crime do Código Penal: a lesão corporal seguida de morte. Nesse crime, os agentes querem machucar a vitima (ou seja, praticam uma lesão corporal dolosamente), mas machucam tanto que acabam ocasionando a morte da vítima sem querer (culposamente).
Se os quatro policiais forem condenados por lesão corporal seguida de morte podem pegar de 4 a 12 anos de reclusão, que provavelmente começará a ser cumprida em regime fechado. Além disso, o crime permite ter prisão preventiva decretada. No homicídio culposo, se houver pena, ela já começa no regime semiaberto. Neste caso, os policiais suspeitos foram liberados depois do pagamento da fiança estipulada em R$ 480.
Em nota à Folha, o delegado responsável pela autuação, José Carlos de Campos Chedid Júnior, disse que, “naquele momento, os elementos apurados levaram a este enquadramento”, mas que “nada impede que, durante o andamento do inquérito policial, esta natureza seja modificada.”
A tipificação do crime pode ser mudada, também, pelo Ministério Público ou pelo Poder Judiciário.
Crime
A Procuradoria Geral de Justiça designou o promotor Carlos Roberto Marangoni Talarico, do 1º Tribunal do Júri da Barra Funda, para acompanhar o caso. Talarico afirmou que ainda não é possível fazer qualquer comentário sobre o crime, pois recebe o inquérito nesta terça-feira.
O crime ocorreu na madrugada de sábado. Segundo a Polícia Militar, os policiais avistaram, durante patrulhamento na região da Vila Marari (zona sul de SP), uma motocicleta transitando sem placa e na contramão. O motoboy não teria obedecido ao pedido de parada e fugiu. Ele foi abordado na rua Guiomar Branco da Silva –em frente a sua casa– e, após resistência, os policiais aplicaram uma gravata para imobilizar Santos.
De acordo com a Secretaria de Segurança Pública, como a vítima se livrou da imobilização, os policiais aplicaram o golpe novamente, quando Santos teria perdido os sentidos. Os PMs levaram o motoboy para o hospital, mas ele não resistiu.
Os quatro policiais militares envolvidos no caso foram encaminhados ao 43º DP (Cidade Ademar), mas pagaram fiança de R$ 480, cada um, e foram liberados. No entanto, eles foram presos pela PM no dia do crime, por “uso excessivo de força física” e permanecem no presídio militar Romão Gomes. Os nomes não foram informados.
Na segunda-feira (10), o secretário de Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, afastou os comandantes da área de trabalho dos policiais suspeitos.
O governador Alberto Goldman (PSDB) disse que vai apurar o crime. “Vamos apurar profundamente quais são as razões para que isso aconteça pela segunda vez, um fato tão deplorável, que nos deixa absolutamente constrangidos e revoltados”, afirmou.
Compartilhe
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u733487.shtml
Até Quando ?????? qtos Moto Boys ainda morrerão ??? o pior é que os assassins saíram das famílias comuns como as nossas !! onde estão errando ??
CurtirCurtir
22/04/2010 – Resgate de Presos – Palmital
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u724266.shtml
Homens armados invadem cadeia e libertam 19 presos em Palmital (SP)
Um grupo de cinco homens armados e encapuzados invadiu a cadeia pública de Palmital (414 km de São Paulo) e libertou 19 presos na madrugada desta quinta-feira. Até as 9h50, três criminosos tinham sido recapturados.
Segundo informações da Polícia Civil, os criminosos invadiram a cadeia por volta das 3h pulando um muro. Os carcereiros que estavam no local ouviram um barulho, mas foram rendidos pelo grupo quando foram verificar.
Após a fuga dos 19 presos, policiais civis e militares iniciaram buscas na região e conseguiram recapturar três detentos. Por volta das 9h50, as buscas continuavam, com o auxilio de um helicóptero da Polícia Militar.
23/04/2010 – Agente Penitenciário – Carapicuíba
http://www.spagora.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=419:agente-penitenciario-baleado-e-base-atacada-em-sao-paulo&catid=52:policia&Itemid=76
Os dois casos aconteceram em Carapicuiba, Grande São Paulo, na noite de sexta-feira, 23.
No primeiro caso bandidos passaram atirando contra a base do 3° Batalhão da Polícia Militar. Os Pms que estavam de plantão revidaram e ouve intenso tiroteio. Um bandido morreu, um fugiu e um foi preso, conhecido como “Pixote”, que disse pertencer ao PCC – Primeiro Comando da Capital, facção criminosa que age em São Paulo, dentro e fora dos presídios.
No Jardim de Abril, o agente penitenciário Reginaldo Alves chegava em casa com sua noiva, quando bandidos cerceram seu carro – um Fiat Uno – e fizeram vários disparos, acertando Reginaldo e sua noiva. Ambos foram internados no Hospital Universitário. Reginaldo trabalha no CDP – Centro de Detenção Provisória de Osasco. Os bandidos fugiram. Neste caso a polícia civil também trabalha com a hipótese de o ataque ter sido uma ordem do PCC.
26/04/10 – Escuta do exército flagra PCC
http://www.diariosp.com.br/Noticias/Dia-a-dia/4318/Escuta+do+Exercito+flagra+ordem+de+ataques
O setor de inteligência do Exército interceptou na semana passada o telefonema de um integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) de dentro da Penitenciária de Mirandópolis, a 594 quilômetros de São Paulo, ordenando ataques a bases policiais e delegacias no litoral Sul paulista. A ação, que teria sido chamada de “Operação Armagedon” pela facção, seria em represália à morte do parente de um líder da crime organizado em confronto com a PM. O criminoso seria um primo de Marcos Herbas Camacho, o Marcola, apontado pela polícia como o principal chefe do PCC.
“Um integrante do PCC morreu em tiroteio em março, quando se preparava para roubar caixas eletrônicos. Apreendemos muitas armas”, confirmou o major José Messina Filho, comandante da PM em Guarujá.
Na ligação, ouvida pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea de Santos, os bandidos falavam ainda sobre um sítio em Santos onde estariam guardados fuzis.
A informação foi repassada à cúpula da Segurança Pública do estado e à Polícia Federal na sexta-feira e confirmada ao DIÁRIO por policiais do Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-6), que comanda a Polícia Civil no litoral, do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) e Polícia Militar. Oficialmente, o Exército e a Secretaria da Segurança Pública negam o fato.
“O Exército não é órgão de segurança pública, não fazemos guerra eletrônica (escutas)”, disse o comandante da brigada antiaérea, general Luis Antonio dos Santos. A Secretaria da Segurança diz que o reforço das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) na região, após mais de 17 assassinatos é para “transmitir sensação de segurança à população”.
“Foi uma reação em cadeia coordenada pelo crime organizado”, disse o delegado Sergio Lemos Nassur, de Guarujá, refe
25/04/2010 – Pms – Itapecerica
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/pms-sao-baleados-em-itapecerica-da-serra-20100425.html
Dois policiais militares foram baleados durante uma festa na Chácara Quintal Grande, no município de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. O caso ocorreu por volta das 5h deste domingo (25).
De acordo com a Polícia Militar, os dois oficiais, que estavam de folga, se divertiam na festa quando houve um desentendimento com outro rapaz. Este, saiu do local, retornou armado e atirou contra os policiais.
Uma das vítimas foi baleada no estômago e levada para o hospital do M’Boi Mirim, na zona sul de São Paulo, mas faleceu após o atendimento. O outro levou um tiro de raspão na cabeça e passa bem.
O corpo do policial será levado para o Instituto Médico Legal Central, na zona oeste da capital, ou para o IML de Taboão da Serra, na Grande São Paulo.
29/04/2010 – Preso homem com dinamite
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/homem-e-preso-com-3-kg-de-dinamite-perto-de-delegacia-em-sp.html
Homem é preso com 3 kg de dinamite perto de delegacia em SP
Segundo a polícia, material seria usado para explodir a delegacia.
Denúncia levou policiais ao suspeito.
Um jovem de 18 anos foi preso na madrugada desta quinta-feira (29) na região de Lageado, Zona Leste de São Paulo, com uma sacola com cerca de 3 kg de dinamite. Segundo a polícia, o material seria usado para explodir uma delegacia.
A polícia foi avisada por telefone de que um homem estaria a caminho 68º Distrito Policial, no mesmo bairro, com os explosivos. Com as informações recebidas pelo disque-denúncia, os PMs prenderam o rapaz.
“Nessa abordagem tomamos a maior cautela, visto que era material explosivo, e graças a Deus conseguimos deter o indivíduo”, explicou o soldado da PM Francisco Luis de Morais Pereira.
O rapaz foi preso em flagrante por porte de material explosivo a cerca de 250 metros da delegacia. Ao ser questionado pelos policiais, ele apresentou informações contraditórias para os planos que teria para a dinamite.
“A princípio a história que ele contou foi que ele tinha achado esse artefato na área central e que estava trazendo para jogar em um rio. Depois, após ser perguntado novamente, contou que iria vender em algum lugar por cerca de R$ 100, R$ 150. E outras várias histórias que eles costumam contar para a gente”, disse o soldado Vítor Souza de Almeida.
01/05/2010 – Civil – Zona Norte
Gi a reportagem saiu hoje somente
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/policial-civil-e-morto-em-tentativa-de-assalto-na-zona-norte-de-sp.html
Um policial civil de 40 anos foi morto na noite de sexta-feira (30) na Vila Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, durante uma tentativa de assalto.
De acordo com a polícia, a vítima, que atuava como investigador no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), estava em uma moto quando foi abordada por três criminosos em um semáforo do bairro.
Os assaltantes queriam levar a moto do policial, que reagiu. Durante o tiroteio, o investigador foi baleado, assim como dois dos suspeitos. O policial foi socorrido, mas morreu no hospital.
Um dos assaltantes baleados segue foragido, mas já foi identificado pela polícia. O outro suspeito ferido e o terceiro envolvido foram presos. O carro usado pelos criminosos foi abandonado em um bairro vizinho.
O caso foi encaminhado para o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic).
Suspeito morto
Um suspeito foi morto durante uma tentativa de assalto a um capitão da Polícia Militar na noite de sexta na Zona Leste de São Paulo. Segundo a polícia, o oficial estava dentro de um carro e reagiu. Ele foi atingido por um tiro de raspão no rosto. Outro dois suspeitos de participação no crime conseguiram fugir.
01/05/2010 – Carcereiro – São Joaquim da Barra
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/carcereiro-e-morto-durante-fuga-de-presos-no-interior-de-sp.html
Um carcereiro de 56 anos foi morto na noite de sexta-feira (30) na Cadeia Pública de São Joaquim da Barra, a 382 km de São Paulo, durante uma fuga de presos do local. Segundo a Polícia Militar, dos sete detentos que conseguiram escapar, seis haviam sido recapturados até 7h20 deste sábado (1º).
De acordo com a PM, um dos presos envolvidos na fuga fingiu passar mal para sair da cela e ser atendido por um médico. Na volta para a carceragem, o carcereiro que o levava foi imobilizado por outro detento. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu por asfixia.
Os dois presos pegaram as chaves que estavam com o carcereiro e abriram outras celas, permitindo a fuga de mais detentos.
Cinco dos fugitivos foram presos até o meio da madrugada deste sábado. O sexto recapturado foi encontrado, por volta das 7h escondido em uma casa próxima à cadeia, segundo a PM.
Com capacidade para 31 presos, a Cadeia Pública da cidade abriga atualmente 74.
30/04/2010 – Explosivos – Vinhedo
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/policia+encontra+bananas+de+dinamite+em+praca+de+sp/n1237602211200.html
A Polícia Militar encontrou nesta sexta-feira cinco bananas de dinamite com os detonadores em um banheiro público de uma praça do município de Vinhedo, no interior de São Paulo.
Cinco dinamites, quatro espoletas e um estopim foram retirados do local. De acordo com o capitão da Polícia Militar, Luodenir, responsável pelas cidades de Vinhedo e Valinhos, a quantidade de explosivo seria suficiente para colocar o banheiro, com cerca de 60 m2, ao chão.
Segundo a PM, os explosivos foram encontrados a partir de uma denúncia anônima.A polícia isolou o local e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado. Os explosivos foram retirados da praça por volta das 12h.
01/05/2010 – CIVIL – SOROCABA SP
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/perita-criminal-morre-apos-assalto-em-sorocaba-20100501.html
A perita criminal aposentada Amélia Croccia Ildefonso, de 72 anos, passou mal e morreu depois que sua casa, no Jardim Sandra, em Sorocaba, a 99 km de São Paulo, foi invadida por dois homens armados com facas na noite da sexta-feira (30). Ela e o marido Adhemar Bolina, de 71 anos, foram amarrados e amordaçados. Os bandidos fugiram levando dinheiro, perfumes e roupas.
Depois do roubo, Bolina conseguiu se soltar e pediu ajuda aos vizinhos para socorrer a mulher que, ainda amarrada, passava mal. Ela foi levada ao hospital regional, mas morreu.
A causa da morte está sendo investigada, mas pode ser asfixia ou ataque cardíaco. O corpo da perita foi sepultado na manhã deste sábado (1º) no Cemitério Pax.
Amélia foi a primeira mulher a atuar como perita criminal na cidade e estava aposentada desde 1992. A polícia ainda não tem pistas sobre a autoria do assalto.
04/05/2010 – Escrivão – Capão Redondo
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/escrivao-e-assassinado-dentro-de-bar-na-zona-sul-de-sp.html
Um policial civil foi executado na note de segunda-feira (3) dentro de um bar na região do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. O atirador fugiu sem levar nada.
O escrivão Antônio José Araújo de Oliveira estava sozinho no bar quando foi baleado. Ele morava a 100 metros do local há cerca de 20 anos, e tinha saído de casa para comer um pastel.
Vizinhos disseram que o bandido chegou a pé e atirou cinco vezes. Três tiros acertaram o escrivão. Em seguida, o homem foi embora sem levar nada da vítima – segundo a polícia, um forte indício de que se trata de uma execução.
Depois de atirar, ele foi visto por testemunhas fugindo a pé por uma viela. “Só foi vista uma pessoa, inicialmente nós pensávamos que eram dois em uma moto, mas posteriormente uma testemunha disse que seria uma pessoa de 1,70 metro e roupa escura”, disse o delegado Carlos Alberto Delaye.
O escrivão trabalhava havia um ano no 92º Distrito Policial, no Parque Santo Antônio, também na Zona Sul. O delegado lamentou a morte do colega, e ainda não sabe o motivo do crime. “Não tenho ideia, pela personalidade dele ele era bem pacato. Ele era músico, poeta, gostava muito de música”, disse Delaye.
07/05/2010 – PM – Sacomã
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/soldado+da+pm+e+bandido+morrem+apos+confronto/n1237612556872.html
O soldado Ademilson Martins de Souza, de 36 anos, lotado na 4ª Companhia do 46º Batalhão, e o assaltante Evaldo Santos Rocha morreram, por volta das 19h30 desta quinta-feira, 6, após uma troca de tiros na esquina da Rua Cachoeira Dourada com a Rua 25 de Julho, no Jardim Maria Estela, região do Sacomã, na zona sul de São Paulo.
Ao lado de uma policial feminina, o soldado recebeu uma ligação da noiva informando que dois homens em uma moto haviam roubado a bolsa dela no Jardim Santa Cruz, bairro vizinho. Os policiais então localizaram a moto, tendo início uma perseguição, que durou pouco tempo, pois a moto acabou batendo contra um ônibus intermunicipal.
Um dos bandidos, o garupa, que atirou contra a viatura durante a fuga, conseguiu fugir a pé, mas Evaldo tentou se esconder próximo de um córrego. No tiroteio, o soldado e o assaltante se feriram. Ademilson morreu no pronto-socorro do Sesi; já o criminoso, no pronto-socorro de Heliópolis.
A dupla já havia roubado outras duas bolsas, cujas donas foram localizadas e tiveram o os objetos recuperados. O caso foi registrado no 83º Distrito Policial, do Parque Bristol.
08/05/2010 – Investigador -Pq. Novo Mundo
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/investigador-e-assassinado-na-zona-norte-de-sao-paulo.html
Um investigador da Polícia Civil foi assassinado na tarde deste sábado (8), na região do Parque Novo Mundo, Zona Norte de São Paulo. Baleado, Carlos Vagner Oliveira chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Ele trabalhava na Corregedoria da Polícia Civil.
Os criminosos levaram a arma do investigador e na fuga ainda roubaram três carros. Até às 19h deste sábado, não havia detalhes sobre as circunstâncias em que ele morreu. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
08/05/2010 – Atentado contra Colégio PM
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=33588&idDepartamento=11&idCategoria=0&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
Bandidos dispararam vários tiros em um colégio da Polícia Militar de São Vicente na madrugada deste sábado. A PM acredita em vandalismo.
O crime ocorreu por volta das 2h30. Um vigilante de 38 anos estava na guarita da escola, que fica na Praça Rui Barbosa, quando ouviu o som de uma moto.
Logo depois, viu dois homens no veículo, que começaram a atirar em sua direção. Para não ser baleado, ele se atirou no chão.
Um dos disparos atingiu o vidro da guarita e, outros dois, um pouco acima. Mais cinco tiros acertaram o muro.
O tenente-coronel Marcelo Prado, a PM acredita que houve uma ação de vandalismo. “Há um videomonitoramento que será analisado pela Polícia Civil, para chegar à autoria. A princípio, entendemos o fato como um caso de vandalismo”.
Ele explica que a escola, que possui ensinos Fundamental e Médio, é particular e funciona para filhos de policias militares e para a comunidade em geral.
Para o tenente-coronel, quem tem a perder com atos como esse é a própria comunidade. “Por isso pedimos ajuda da população para que passem informações sobre os autores pelo telefone 181”.
Prado garantiu que a instituição funcionará normalmente a partir deste domingo. “Vamos repor rapidamente o vidro danificado. Será solicitado reforço na segurança e a PM vai intensificar ainda mais o policiamento nas imediações”.
TEM GENTE GOZANDO COM O PAU ALHEIO!!!!!!!!rsrsrsrsrsrs
CurtirCurtir
22/04/2010 – Resgate de Presos – Palmital
http://www1.folha.uol.com.br/folha/cotidiano/ult95u724266.shtml
Homens armados invadem cadeia e libertam 19 presos em Palmital (SP)
Um grupo de cinco homens armados e encapuzados invadiu a cadeia pública de Palmital (414 km de São Paulo) e libertou 19 presos na madrugada desta quinta-feira. Até as 9h50, três criminosos tinham sido recapturados.
Segundo informações da Polícia Civil, os criminosos invadiram a cadeia por volta das 3h pulando um muro. Os carcereiros que estavam no local ouviram um barulho, mas foram rendidos pelo grupo quando foram verificar.
Após a fuga dos 19 presos, policiais civis e militares iniciaram buscas na região e conseguiram recapturar três detentos. Por volta das 9h50, as buscas continuavam, com o auxilio de um helicóptero da Polícia Militar.
23/04/2010 – Agente Penitenciário – Carapicuíba
http://www.spagora.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=419:agente-penitenciario-baleado-e-base-atacada-em-sao-paulo&catid=52:policia&Itemid=76
Os dois casos aconteceram em Carapicuiba, Grande São Paulo, na noite de sexta-feira, 23.
No primeiro caso bandidos passaram atirando contra a base do 3° Batalhão da Polícia Militar. Os Pms que estavam de plantão revidaram e ouve intenso tiroteio. Um bandido morreu, um fugiu e um foi preso, conhecido como “Pixote”, que disse pertencer ao PCC – Primeiro Comando da Capital, facção criminosa que age em São Paulo, dentro e fora dos presídios.
No Jardim de Abril, o agente penitenciário Reginaldo Alves chegava em casa com sua noiva, quando bandidos cerceram seu carro – um Fiat Uno – e fizeram vários disparos, acertando Reginaldo e sua noiva. Ambos foram internados no Hospital Universitário. Reginaldo trabalha no CDP – Centro de Detenção Provisória de Osasco. Os bandidos fugiram. Neste caso a polícia civil também trabalha com a hipótese de o ataque ter sido uma ordem do PCC.
26/04/10 – Escuta do exército flagra PCC
http://www.diariosp.com.br/Noticias/Dia-a-dia/4318/Escuta+do+Exercito+flagra+ordem+de+ataques
O setor de inteligência do Exército interceptou na semana passada o telefonema de um integrante do Primeiro Comando da Capital (PCC) de dentro da Penitenciária de Mirandópolis, a 594 quilômetros de São Paulo, ordenando ataques a bases policiais e delegacias no litoral Sul paulista. A ação, que teria sido chamada de “Operação Armagedon” pela facção, seria em represália à morte do parente de um líder da crime organizado em confronto com a PM. O criminoso seria um primo de Marcos Herbas Camacho, o Marcola, apontado pela polícia como o principal chefe do PCC.
“Um integrante do PCC morreu em tiroteio em março, quando se preparava para roubar caixas eletrônicos. Apreendemos muitas armas”, confirmou o major José Messina Filho, comandante da PM em Guarujá.
Na ligação, ouvida pela 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea de Santos, os bandidos falavam ainda sobre um sítio em Santos onde estariam guardados fuzis.
A informação foi repassada à cúpula da Segurança Pública do estado e à Polícia Federal na sexta-feira e confirmada ao DIÁRIO por policiais do Departamento de Polícia Judiciária (Deinter-6), que comanda a Polícia Civil no litoral, do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic) e Polícia Militar. Oficialmente, o Exército e a Secretaria da Segurança Pública negam o fato.
“O Exército não é órgão de segurança pública, não fazemos guerra eletrônica (escutas)”, disse o comandante da brigada antiaérea, general Luis Antonio dos Santos. A Secretaria da Segurança diz que o reforço das Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (Rota) na região, após mais de 17 assassinatos é para “transmitir sensação de segurança à população”.
“Foi uma reação em cadeia coordenada pelo crime organizado”, disse o delegado Sergio Lemos Nassur, de Guarujá, refe
25/04/2010 – Pms – Itapecerica
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/pms-sao-baleados-em-itapecerica-da-serra-20100425.html
Dois policiais militares foram baleados durante uma festa na Chácara Quintal Grande, no município de Itapecerica da Serra, na Grande São Paulo. O caso ocorreu por volta das 5h deste domingo (25).
De acordo com a Polícia Militar, os dois oficiais, que estavam de folga, se divertiam na festa quando houve um desentendimento com outro rapaz. Este, saiu do local, retornou armado e atirou contra os policiais.
Uma das vítimas foi baleada no estômago e levada para o hospital do M’Boi Mirim, na zona sul de São Paulo, mas faleceu após o atendimento. O outro levou um tiro de raspão na cabeça e passa bem.
O corpo do policial será levado para o Instituto Médico Legal Central, na zona oeste da capital, ou para o IML de Taboão da Serra, na Grande São Paulo.
29/04/2010 – Preso homem com dinamite
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/04/homem-e-preso-com-3-kg-de-dinamite-perto-de-delegacia-em-sp.html
Homem é preso com 3 kg de dinamite perto de delegacia em SP
Segundo a polícia, material seria usado para explodir a delegacia.
Denúncia levou policiais ao suspeito.
Um jovem de 18 anos foi preso na madrugada desta quinta-feira (29) na região de Lageado, Zona Leste de São Paulo, com uma sacola com cerca de 3 kg de dinamite. Segundo a polícia, o material seria usado para explodir uma delegacia.
A polícia foi avisada por telefone de que um homem estaria a caminho 68º Distrito Policial, no mesmo bairro, com os explosivos. Com as informações recebidas pelo disque-denúncia, os PMs prenderam o rapaz.
“Nessa abordagem tomamos a maior cautela, visto que era material explosivo, e graças a Deus conseguimos deter o indivíduo”, explicou o soldado da PM Francisco Luis de Morais Pereira.
O rapaz foi preso em flagrante por porte de material explosivo a cerca de 250 metros da delegacia. Ao ser questionado pelos policiais, ele apresentou informações contraditórias para os planos que teria para a dinamite.
“A princípio a história que ele contou foi que ele tinha achado esse artefato na área central e que estava trazendo para jogar em um rio. Depois, após ser perguntado novamente, contou que iria vender em algum lugar por cerca de R$ 100, R$ 150. E outras várias histórias que eles costumam contar para a gente”, disse o soldado Vítor Souza de Almeida.
01/05/2010 – Civil – Zona Norte
Gi a reportagem saiu hoje somente
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/policial-civil-e-morto-em-tentativa-de-assalto-na-zona-norte-de-sp.html
Um policial civil de 40 anos foi morto na noite de sexta-feira (30) na Vila Brasilândia, Zona Norte de São Paulo, durante uma tentativa de assalto.
De acordo com a polícia, a vítima, que atuava como investigador no Grupo Armado de Repressão a Roubos e Assaltos (Garra), estava em uma moto quando foi abordada por três criminosos em um semáforo do bairro.
Os assaltantes queriam levar a moto do policial, que reagiu. Durante o tiroteio, o investigador foi baleado, assim como dois dos suspeitos. O policial foi socorrido, mas morreu no hospital.
Um dos assaltantes baleados segue foragido, mas já foi identificado pela polícia. O outro suspeito ferido e o terceiro envolvido foram presos. O carro usado pelos criminosos foi abandonado em um bairro vizinho.
O caso foi encaminhado para o Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic).
Suspeito morto
Um suspeito foi morto durante uma tentativa de assalto a um capitão da Polícia Militar na noite de sexta na Zona Leste de São Paulo. Segundo a polícia, o oficial estava dentro de um carro e reagiu. Ele foi atingido por um tiro de raspão no rosto. Outro dois suspeitos de participação no crime conseguiram fugir.
01/05/2010 – Carcereiro – São Joaquim da Barra
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/carcereiro-e-morto-durante-fuga-de-presos-no-interior-de-sp.html
Um carcereiro de 56 anos foi morto na noite de sexta-feira (30) na Cadeia Pública de São Joaquim da Barra, a 382 km de São Paulo, durante uma fuga de presos do local. Segundo a Polícia Militar, dos sete detentos que conseguiram escapar, seis haviam sido recapturados até 7h20 deste sábado (1º).
De acordo com a PM, um dos presos envolvidos na fuga fingiu passar mal para sair da cela e ser atendido por um médico. Na volta para a carceragem, o carcereiro que o levava foi imobilizado por outro detento. A vítima chegou a ser socorrida, mas morreu por asfixia.
Os dois presos pegaram as chaves que estavam com o carcereiro e abriram outras celas, permitindo a fuga de mais detentos.
Cinco dos fugitivos foram presos até o meio da madrugada deste sábado. O sexto recapturado foi encontrado, por volta das 7h escondido em uma casa próxima à cadeia, segundo a PM.
Com capacidade para 31 presos, a Cadeia Pública da cidade abriga atualmente 74.
30/04/2010 – Explosivos – Vinhedo
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/policia+encontra+bananas+de+dinamite+em+praca+de+sp/n1237602211200.html
A Polícia Militar encontrou nesta sexta-feira cinco bananas de dinamite com os detonadores em um banheiro público de uma praça do município de Vinhedo, no interior de São Paulo.
Cinco dinamites, quatro espoletas e um estopim foram retirados do local. De acordo com o capitão da Polícia Militar, Luodenir, responsável pelas cidades de Vinhedo e Valinhos, a quantidade de explosivo seria suficiente para colocar o banheiro, com cerca de 60 m2, ao chão.
Segundo a PM, os explosivos foram encontrados a partir de uma denúncia anônima.A polícia isolou o local e o Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) foi acionado. Os explosivos foram retirados da praça por volta das 12h.
01/05/2010 – CIVIL – SOROCABA SP
http://noticias.r7.com/sao-paulo/noticias/perita-criminal-morre-apos-assalto-em-sorocaba-20100501.html
A perita criminal aposentada Amélia Croccia Ildefonso, de 72 anos, passou mal e morreu depois que sua casa, no Jardim Sandra, em Sorocaba, a 99 km de São Paulo, foi invadida por dois homens armados com facas na noite da sexta-feira (30). Ela e o marido Adhemar Bolina, de 71 anos, foram amarrados e amordaçados. Os bandidos fugiram levando dinheiro, perfumes e roupas.
Depois do roubo, Bolina conseguiu se soltar e pediu ajuda aos vizinhos para socorrer a mulher que, ainda amarrada, passava mal. Ela foi levada ao hospital regional, mas morreu.
A causa da morte está sendo investigada, mas pode ser asfixia ou ataque cardíaco. O corpo da perita foi sepultado na manhã deste sábado (1º) no Cemitério Pax.
Amélia foi a primeira mulher a atuar como perita criminal na cidade e estava aposentada desde 1992. A polícia ainda não tem pistas sobre a autoria do assalto.
04/05/2010 – Escrivão – Capão Redondo
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/escrivao-e-assassinado-dentro-de-bar-na-zona-sul-de-sp.html
Um policial civil foi executado na note de segunda-feira (3) dentro de um bar na região do Capão Redondo, na Zona Sul de São Paulo. O atirador fugiu sem levar nada.
O escrivão Antônio José Araújo de Oliveira estava sozinho no bar quando foi baleado. Ele morava a 100 metros do local há cerca de 20 anos, e tinha saído de casa para comer um pastel.
Vizinhos disseram que o bandido chegou a pé e atirou cinco vezes. Três tiros acertaram o escrivão. Em seguida, o homem foi embora sem levar nada da vítima – segundo a polícia, um forte indício de que se trata de uma execução.
Depois de atirar, ele foi visto por testemunhas fugindo a pé por uma viela. “Só foi vista uma pessoa, inicialmente nós pensávamos que eram dois em uma moto, mas posteriormente uma testemunha disse que seria uma pessoa de 1,70 metro e roupa escura”, disse o delegado Carlos Alberto Delaye.
O escrivão trabalhava havia um ano no 92º Distrito Policial, no Parque Santo Antônio, também na Zona Sul. O delegado lamentou a morte do colega, e ainda não sabe o motivo do crime. “Não tenho ideia, pela personalidade dele ele era bem pacato. Ele era músico, poeta, gostava muito de música”, disse Delaye.
07/05/2010 – PM – Sacomã
http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/soldado+da+pm+e+bandido+morrem+apos+confronto/n1237612556872.html
O soldado Ademilson Martins de Souza, de 36 anos, lotado na 4ª Companhia do 46º Batalhão, e o assaltante Evaldo Santos Rocha morreram, por volta das 19h30 desta quinta-feira, 6, após uma troca de tiros na esquina da Rua Cachoeira Dourada com a Rua 25 de Julho, no Jardim Maria Estela, região do Sacomã, na zona sul de São Paulo.
Ao lado de uma policial feminina, o soldado recebeu uma ligação da noiva informando que dois homens em uma moto haviam roubado a bolsa dela no Jardim Santa Cruz, bairro vizinho. Os policiais então localizaram a moto, tendo início uma perseguição, que durou pouco tempo, pois a moto acabou batendo contra um ônibus intermunicipal.
Um dos bandidos, o garupa, que atirou contra a viatura durante a fuga, conseguiu fugir a pé, mas Evaldo tentou se esconder próximo de um córrego. No tiroteio, o soldado e o assaltante se feriram. Ademilson morreu no pronto-socorro do Sesi; já o criminoso, no pronto-socorro de Heliópolis.
A dupla já havia roubado outras duas bolsas, cujas donas foram localizadas e tiveram o os objetos recuperados. O caso foi registrado no 83º Distrito Policial, do Parque Bristol.
08/05/2010 – Investigador -Pq. Novo Mundo
http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2010/05/investigador-e-assassinado-na-zona-norte-de-sao-paulo.html
Um investigador da Polícia Civil foi assassinado na tarde deste sábado (8), na região do Parque Novo Mundo, Zona Norte de São Paulo. Baleado, Carlos Vagner Oliveira chegou a ser socorrido, mas não resistiu. Ele trabalhava na Corregedoria da Polícia Civil.
Os criminosos levaram a arma do investigador e na fuga ainda roubaram três carros. Até às 19h deste sábado, não havia detalhes sobre as circunstâncias em que ele morreu. O caso será investigado pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).
08/05/2010 – Atentado contra Colégio PM
http://www.atribuna.com.br/noticias.asp?idnoticia=33588&idDepartamento=11&idCategoria=0&utm_source=twitterfeed&utm_medium=twitter
Bandidos dispararam vários tiros em um colégio da Polícia Militar de São Vicente na madrugada deste sábado. A PM acredita em vandalismo.
O crime ocorreu por volta das 2h30. Um vigilante de 38 anos estava na guarita da escola, que fica na Praça Rui Barbosa, quando ouviu o som de uma moto.
Logo depois, viu dois homens no veículo, que começaram a atirar em sua direção. Para não ser baleado, ele se atirou no chão.
Um dos disparos atingiu o vidro da guarita e, outros dois, um pouco acima. Mais cinco tiros acertaram o muro.
O tenente-coronel Marcelo Prado, a PM acredita que houve uma ação de vandalismo. “Há um videomonitoramento que será analisado pela Polícia Civil, para chegar à autoria. A princípio, entendemos o fato como um caso de vandalismo”.
Ele explica que a escola, que possui ensinos Fundamental e Médio, é particular e funciona para filhos de policias militares e para a comunidade em geral.
Para o tenente-coronel, quem tem a perder com atos como esse é a própria comunidade. “Por isso pedimos ajuda da população para que passem informações sobre os autores pelo telefone 181”.
Prado garantiu que a instituição funcionará normalmente a partir deste domingo. “Vamos repor rapidamente o vidro danificado. Será solicitado reforço na segurança e a PM vai intensificar ainda mais o policiamento nas imediações”.
CurtirCurtir
O jurista da Folha tem razão (preterdolo). Afinal, não foi a Folha que emprestou seus veículos aos torturadores da Oban?
4 Pm´s chegando a ripa por meia hora, (linchamento seguido de morte sem querer querendo). Tese também do Chaves, amigo do Quico e da Chiquinha.
CurtirCurtir
OUTRA FUNÇÃO DO “ESPANCAMENTO CULPOSO SEGUIDO DE MORTE” É TRANSFERIR A COMPETÊNCIA DA APURAÇÃO CRIMINAL PRELIMINAR (VULGO INQUÉRITO POLICIAL) PARA QUEM REALMENTE MANDA NO ESTADO: A PM.
AFINAL, COMO O CRIME DE BAGATELA DESDE O INÍCIO FOI CONSIDERADO COMO NÃO INTENCIONAL, PASSA A SER CRIME MILITAR E NÃO DA JUSTIÇA COMUM, CABENDO A PM INVESTIGA-LO EM SUA FUNÇÃO MAIS DO QUE JUSTA…
CurtirCurtir
Nada mudou. Se ninguém avisasse, essa manchete poderia se enquadrar perfeitamente na edição da Folha (ditabranda) de 30 anos atrás, que ninguém ia perceber. canalhas, canalhas, canalhas. Só isso, não tem muito o que comentar disso: CANALHAS, tanto os executores, como os apoiadores = CANALHAS.
CurtirCurtir
RECLAMA COM O PINTO, FOI ELE QUEM ABRIU A JAULA. FALA COM O PEDRO FRANCO CAMPOS, ESSE FOI OUTRO QUE ABRIU A JAULA NO PASSADO E CAIU EM DESGRAÇA. o ssp sinalizou que pode matar quando passou a corregepol para a secretaria e deixou a deles com os coroneis.
CurtirCurtir
ATENÇÃO COLEGAS: RECEBI DE FONTE “QUENTE”: FOI MANDADO UM “SALVE” PARA OS INTEGRANTES DO P.C.C., ESPECÍFICO AOS QUE ESTÃO INADIMPLENTES COM O PARTIDO. É O SEGUINTE: QUEM “FIZER” UM PC ESTÁ QUITES COM A DÍDIDA. DETALHE…NÃO É SALVE GERAL POIS NÃO OS INTRESSA CRIAR ALARDE, MAS VCS PERCEBERAM QUE PRATICAMENTE TODA SEMANA MORRE UM COLEGA ” NO MIUDINHO”…ESTOU DANDO ESTE ALERTA PARA QUE PASSEMOS A MUDAR ALGUNS HÁBITOS… O MAIS ENGRAÇADO, O INFORMANTE FOI ENFÁTICO: ” É SÓ PARA FAZER CIVIL, PM NÃO. ( ESCRIVÃO ÁREA 92 E TIRA ÁREA DO 90 ) EM MENOS DE DUAS SEMANAS, LEMBRAM? FORA OUTROS…VALEU.
CurtirCurtir