|
||||
| São Paulo – | 04/05/2010 |
Fiesp apoia projeto de reengenharia da Polícia Civil de SP
Jantar realizado nesta segunda-feira (3) marcou o início da implantação do projeto piloto nas delegacias da região de Piracicaba, no interior paulista
![]() Da esq. p/ a dir.: Benjamin Steinbruch, vice-presidente da Fiesp; Ricardo Lerner, diretor do Deseg da Fiesp; Antonio Ferreira Pinto, secretário de Segurança Pública do Estado de SP; Paulo Skaf, presidente da Fiesp; Domingos Paulo Neto, delegado geral da Polícia Civil; Luis Donisete Campaci, prefeito de Capivari; e Oduvaldo Mônaco, diretor do Deinter 9 |
A Polícia Civil de São Paulo inaugurou uma nova fase nesta segunda-feira (3). Em evento realizado na sede da Fiesp, delegados seccionais e prefeitos da região 9 participaram do lançamento do projeto-piloto de reengenharia, que tem como objetivo otimizar sua estrutura e centralizar as operações.
No jantar, oferecido pelo Departamento da Indústria de Segurança (Deseg) da Fiesp, além de seu diretor-titular, Ricardo Lerner, estiveram presentes: o secretário de Segurança Pública do Estado, Antônio Ferreira Pinto; o delegado geral da Polícia Civil, Domingos Paulo Neto; o presidente e o vice-presidente da Fiesp, Paulo Skaf e Benjamin Steinbruch.
Lerner contou que no início do ano passado foi procurado por três delegados da Deinter 9 (Delegacia de Interior, região 9, de Piracicaba), interessados em desenvolver projeto de reengenharia da Polícia Civil de São Paulo.
“Este projeto pode revolucionar a forma de gestão da Polícia e servir como modelo ao Brasil”, argumentou o diretor do Deseg. Ele disse ainda que, para que o projeto tenha sucesso, será “fundamental” o apoio político dos prefeitos na implantação.
Ousadia
O diretor do Deinter 9, Oduvaldo Mônaco, defendeu que a Polícia, uma instituição centenária, precisa “ousar”. “Conhecemos inúmeras mudanças ao sabor da vontade política de cada época, nas quais o amadorismo sempre esteve presente”, ponderou.
De acordo com Mônaco, estas mudanças nunca obedeceram a critérios técnicos e administrativos, o que resultou em grandes discrepâncias na estrutura da Polícia.
Situações observadas, por exemplo, em Piracicaba, que tem sete distritos policiais para atender uma população estimada em 490 mil pessoas, enquanto o bairro de Itaquera, na Capital, dispõe apenas de um plantão policial para atendimento de 300 mil pessoas.
O delegado-geral de Polícia Civil do Estado de São Paulo, Domingos Paulo Neto, se disse surpreso com o projeto, que foi ao encontro do planejamento inicial da Secretaria de Segurança Pública do Estado. “Precisamos distribuir melhor nossos recursos”, justificou.
Reconhecida a necessidade de distribuir de forma equânime a estrutura da Polícia no estado, contratou-se uma consultoria que mapeou e avaliou oportunidades de mudanças.
“Segurança pública se faz com unidades equipadas e com pessoas motivadas a exercer esta nobre função”, comentou o delegado-geral.
Otimização
O secretário de Estado de Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, destacou a necessidade de otimização dos recursos humanos da Polícia Civil e acolhida do projeto pela Fiesp.
“Conclamo a Polícia de São Paulo a levar adiante este projeto, que bateu às portas de outras instituições e encontrou apoio da Fiesp, graças ao espírito público do Ricardo Lerner (diretor do Deseg da Fiesp)”, elogiou.
O secretário reconheceu que “sozinha a Polícia Civil não terá capacidade de responder aos anseios da sociedade”.
Estímulo
O presidente da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp/Ciesp), Paulo Skaf, parabenizou o secretário Ferreira Pinto pelo “estímulo que vem dando ao bom policial e ao tratamento com rigor dado quando necessário”.
Skaf reiterou o total apoio da Fiesp na implantação do projeto de reengenharia da Polícia Civil e destacou o contato permanente da instituição com as forças policiais do estado. O Deinter 9 reúne 51 municípios da região de Piracicaba e engloba uma população de 3 milhões de habitantes.
Estiveram presentes ao evento os seguintes prefeitos: Ademir Alves Lindo, de Pirassununga; Antonio Benedito Salla, de Brotas; Emilio Bizon Neto, de São Sebastião da Grama; Palmínio Altimari Filho, de Rio Claro e Luis Donisete Campaci, de Capivari.
Lucas Alves, Agência Indusnet Fiesp

PUTSZ
AGORA DURMO SOSSEGADO…
CurtirCurtir
NÃO É SALÁRIO, MAS É UM ALENTO MUITO GRANDE PARA NÓS, QUE ESTAMOS NOS FUDENDO NO INTERIOR.
ESSE PROJETO PARTIR DE DELEGADOS DE POLÍCIA DA REGIÃO, TODOS DE 3ª E, COMO SE VÊ, O SECRETÁRIO ABRAÇOU.
PARA EXEMPLIFICAR: PIRASSUNUNGA TEM 70.000 HAB. E 7 (SETE!!!!!!) UNIDADES DA POLÍCIA CIVIL.
UM ABSURDO.
FORTE ABRAÇO,
TABA – PIRASSUNUNGA.
CurtirCurtir
sou do Deinter 09…querem juntar todos os funcionários ( de dois distritos , ex : do 3 DP e do 7 DP ) para um mesmo prédio, porém sem a estrutura necessária , ou seja, péssimas salas, péssimos locais para trabalho..etc, etc
ou seja, vai dar em nada ..como sempre…é só politicagem pessoal!!! não se iludam pois este ano é eleitoral
CurtirCurtir
Tem muita Delegacia e pouca gente, precisamos de qualidade e não de quantidade, quem precisa de quantidade é a PM. Nosso serviço é de inteligência e não preventivo, com pouca gente, bem equipados e BEM PAGOS, assim ficaremos motivados e damos conta do recado, basta aposentar a velharada gaga e cobrar atitude de quem ficar.
CurtirCurtir
que tal a reengenharia dos salários para começar ???
CurtirCurtir
REENGENHARIA DA POLÍCIA CIVIL…INVENTARAM MAIS UMA
PODERIA SER REENGENHARIA DO PLANO DE SAÚDE POLICIAL
REENGENHARIA DO VALE ALIMENTAÇÃO
REENGENHARIA DO SALÁRIO DIGNO
O ÚNICA QUE PRESTA É O ODUVALDO… O RESTO TROCADO POR NOTA DE 1 REAL…
CurtirCurtir
Se o Secretário felizmente abraçou, decerto foi porque o Dr. Oduvaldo Mônaco trabalhou para isso.
Não sou do interior, mas sei que dificilmente alguma medida equivocada ou infeliz viria sob a chefia do Dr. Oduvaldo Mônaco.
Trata-se de um Delegado de Polícia íntegro, excelente colega e bastante conhecedor da Instituição.
Chega, infelizmente, inclusive, a destoar de seus companheiros do famoso “egrégio”…
CurtirCurtir
pode ser bom..mas não foi idéia dele…e sim de outros majuras anteriores…talvez ele só coloque em prática esta nova modalidade de enganação…veremos se melhora
CurtirCurtir