Zona Sul
PMs são presos por matar motoboy em São Paulo
Publicada em 10/05/2010 às 12h43m
O Globo, Bom Dia São Paulo, SPT
SÃO PAULO – Um motoboy de 25 anos foi morto por policiais militares depois de ser seguido até a porta de casa na Vila Marari, na Zona Sul de São Paulo. O crime teria ocorrido na madrugada de sábado, por volta de 3h40m. Alexandre Menezes dos Santos estaria dirigindo uma moto Honda CG, sem placa. De acordo com a polícia, ele estava na contramão e em alta velocidade e não obedeceu o sinal para parar. A família do motoboy diz que a moto estava sem placas porque ele havia acabado de comprar e que deve ter ficado com medo, por isso fugiu.
Na porta da casa, o rapaz teria reagido à abordagem dos PMs. Segundo a secretaria de Segurança Pública, Santos ele lutou com os soldados, que pediram reforço. Outros dois PMs chegaram ao local e um deles aplicou uma “gravata” em Santos. O motoboy conseguiu se soltar, mas depois foi imobilizado novamente pelo mesmo golpe. Porém, desmaiou. “Durante a abordagem, após luta corporal com os policiais e em função do uso de força física excessiva praticada por estes, o civil foi lesionado no pescoço”, explicou nota da PM.
A mãe do rapaz diz que ouviu o pedido de socorro do filho e tentou impedir que os policiais continuassem a bater nele.
– Pedi de joelho, parem de bater no meu filho, meu filho nao está respirando. Tentei pegar o capacete e eles disseram ‘não mexe aí’, contou a mãe, Maria Aparecida de Oliveira.
O rapaz foi levado para Pronto-Socorro do Hospital Sabóia. Morreu por traumatismo, hemorragia interna e asfixia.
Um soldado que teria colocado o rapaz na maca disse que, ao chegar no hospital, viu que o motoboy estava armado, com uma pistola calibre 357 na cintura, fato que os PMs não perceberam durante a abordagem.
– Como é que bate meia hora e só foram achar a arma depois que chegaram no hospital e tiraram a roupa dele? – indaga a mãe.
Os quatro PMs do 22º Batalhão foram presos e autuados em flagrante por homicídio culposo (quando não há intenção de matar), por ter havido excesso de força física. Foram detidos nove horas depois do episódio.
A ocorrência foi registrada no 43º Distrito Policial. O delegado José Carlos Chedid Junior arbitrou fiança para os quatro PMs, mas eles estão recolhidos no Presídio Militar Romão Gomes, à disposição da Justiça. A Corregedoria da Polícia Militar acompanhou o registro do caso. O delegado solicitou exame necroscópico para para o cadáver, além de perícia na moto e na arma encontrada com o motoboy. Segundo a secretaria de Segurança Pública, a causa da morte de Santos será investigada.
Em 28 de abril, a Justiça Militar decretou a prisão de 12 policiais militares acusados de torturar e matar outro motoboy , Eduardo Luiz Pinheiro dos Santos, de 30 anos. A agressão aconteceu na noite do dia 9 de abril, dentro de um quartel da Polícia Militar, ao lado do 13º Distrito Policial (Casa Verde), na Zona Norte de São Paulo.
_______________________________
Que o Criador nos livre dos bandidos e de policiais desse tipo.
O ESPANCAMENTO CULPOSO SEGUIDO DE MORTE, FIGURA PENAL PREVISTA DESDE TEMPOS IMEMORIAIS, NO SÉCULO LV ANTES DE CRISTO, FOI OBJETO DE DIVERSAS CONSIDERAÇÕES, SENDO INCLUSIVE PREVISTO NA ÉPOCA DOS PRETORES ROMANOS, ESSENCIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DO DIREITO CRIMINAL ROMANO, E DEPOIS PELOS GLOSADORES DA IDADE MÉDIA.
O PRIMEIRO REGISTRO DOUTRINÁRIO DESSA FIGURA TÍPICA REMONTA A ANTIOQUIESTÍCIO, JURISCONSULTO ROMANO, QUE VIVEU ENTRE 220 A 180 AC. DURANTE A ÉPOCA DE JUSTINIANO, ERA CONSIDERADO CRIME DE SOMENOS IMPORTÂNCIA, PRATICAMENTE ESQUECIDO PELOS JURISTAS, UMA VEZ QUE TRATAVASSE JÁ NAQUELA ÉPOCA DE CRIME PRÓPRIO, SOMENTE COMETIDO POR SOLDADOS E FUNCIONÁRIOS LIGADOS À SEGURANÇA DO IMPERADOR. A VÍTIMA INVARIAVELMENTE ERA DE ORIGEM HUMILDE, E SOMENTE HÁ RELATOS DE QUE ESTE DELITO SOBREVIVEU AOS DIAS ATUAIS PORQUE EVENTUALMENTE ALGUMA VÍTIMA ERA DA CLASSE MÉDIA.
O ESPANCAMENTO CULPOSO SEGUIDO DE MORTE É FIGURA PRIVILEGIADA NO DIREITO PENAL, ASSIM COMO O INFANTICÍDIO O É PARA O HOMICÍDIO. SUA PENA VARIA ENTRE A IMPUNIDADE E O PAGAMENTO DE UM CHICLETE MASTIGADO À VÍTIMA E OUTRO MASTIGADO E CUSPIDO NA AREIA PARA A AUTORIDADE QUE TIPIFICA. É CRIME DE RESULTADO CORTADO, PORQUE PARA SUA TIPIFICAÇÃO NÃO INTERESSA QUE A VÍTIMA MORRA, BASTA APENAS O ATO DE ESPANCAMENTO, E UMA AUTORIDADE DISPOSTA A ACREDITAR NO TESTEMUNHO DO AUTOR DO FATO QUE DECLARA QUE NÃO SABIA QUE ESTAVA BATENDO, QUE DEVE SER TOMADO COMO PROVA CABAL E INSOFISMÁVEL.
É PREVISTA PARA ESSE DELITO CAUSA DE DIMINUIÇÃO DE PENA, QUANDO O ESPANCAMENTO É PRATICADO POR DOIS OU MAIS POLICIAIS, NESTE CASO, A PENA É O PAGAMENTO DE UMA TUBAÍNA SABOR TUTTI FRUTTI PARA O DELEGADO, QUE DEVE SER DIVIDIDA ENTRE ESTE, O SECRETÁRIO DE SEGURANÇA PÚBLICA O COMANDANTE DA PM E O DELEGADO GERAL. A TAMPINHA DA TUBAÍNA DEVE SER DADA PARA A COLEÇÃO PARTICULAR DO GOVERNADOR.
CurtirCurtir
DESCULPE: “TRATAVA-SE”. PARA MAIORES ESCLARECIMENTOS, CONSULTAR MINHA OBRA “DIREITO PENAL BRASILEIRO: DOUTRINA E PRÁTICA”
CurtirCurtir
DEPOIS QUEREMOS A CARREIRA JURIDICA.. RSSS
CurtirCurtir
Corrupção pode, violência deve ser punida com o máximo rigor possível!!! só erra quem trabalha do outro lado do balcão da delegacia, ou seja, nas ruas!!!! criticar é fácil e condenar mais ainda!!! corrupção passa batido, violência da PM deve ser punida com o rigor do ilegal!!!!
CurtirCurtir
***ESPANCAMENTO CULPOSO*** !!!!
eu já ouvi dizer,lesão corporal leve ou culposa,agora esse tipo de agressão é novidade,pra mim.
fico tentando imaginar como seria um ***ESPANCAMENTO DOLOSO***!!!
abraços a todos.
CurtirCurtir
Vai passando a mão na cabeça dos Pms,vai arredondando ocorrencia, um dia eles matam seu sobrinho, seu filho…. Se eles pegam PC, com habilitação vencida, eles phodem de todas as maneiras. Mas os delegados (minusculo mesmo) os tratam como “colegas autoridades”. Quando aparece um Garra ou Goe com ocorrencia os delegados olham feio, é de lascar
CurtirCurtir
estava tao boma semana passada em que os nobres delegados deram o exemplo de que se alguem fez algo errado tem que ser penalizado… e vem esse caso em que os pms com a nitida intençao de matar o menino inclusive enforcando-o na frente da mae e nada…… somente culposo ………nao tem geito mesmo.
CurtirCurtir
eu acho que alguém de “cima” ligou pedindo para não fazer o flagrante…
já ví esse filme antes… e muitos de voces também já viram….
sem querer defender o delegado, que nem conheço…..
CurtirCurtir
A TESE DE DEFESA OS PMS NÃO QUERIAM CHUTAR A CABEÇA DO MOTOBOY FOI IMPERICIA NO OFICIO DA PROFISSÃO DE ESPANCADOR .
QUEM SABE IMPRUDENCIA TENTOU CHUTAR A CABEÇA E NÃO É QUE ACERTOU SEM QUERER QUERENDO DIANTE DO OCORRIDO ABITRO FIANÇA EM MIL REAIS PODENDO SER CHEQUE PRÉ DATADO TAMBÉM CUMPRA-SE
CurtirCurtir
jjjjjjjjjjjjjjjjjj
CurtirCurtir
Os “coxinhas de tampinhas” ainda tiraram um sarro do delegado. Disseram: Os policiais militares estão presos no Romão Gomes graças ao CPM (código penal militar)que não arbitra fiança para este tipo de crime, mas ele esqueceu de dizer que não é a fiança o problema e sim A autoridade policial “civil” que CAGOU NO PAU, MIJOU, AMARELOU, FOI MOLEQUE, INCOMPETENTE, E ATÉ MESMO COVARDE.
Se fossem policiais civis garanto que ele cumpriria a lei à risca. delegadinho de pelúcia, pra não dizer de merda.
CurtirCurtir
Conheço o colega, e se ninguém estava lá prá ver, não julguem. è do tipo que não abaixa a cabeça nem pro titular,se discorda da natureza da ocorrencia, manda o titu fazer, quanto mais se acovardar prá meganha, de qualquer patente, quer mais é que se foda.
CurtirCurtir
ESTÁ CLARO QUE O SR. DR. DELEGADO AFINOU, AINDA MAIS NOS DIAS ATUAIS COM PMS “BILÕES, CAMISA 10 = PÉS DE PATO”, VALE RESSALTAR QUE A TRADIÇÃO CONTINUA COM A PC ARREDONDANDO “CAGADAS” DA PM NOS PLANTÕES DA VIDA!
CurtirCurtir
Concordo com o colega, quando Garra e o Goe ou qualque policial civil que não seja delegado apresenta qualquer ocorrência em Delegacias os Delegados inventam mil e artificios para não registrar a ocorrência, quando é a PM eles registram, e ainda da forma que a PM determina.
CurtirCurtir
Se procurarem no google vão ver que dias antes o delegado da 43 disse que nao havia viaturas disponiveis e nessa noite, tinham uns 20 carros e varias motos. O rapaz era tão culpado que voltou pra propria casa e é mentira que pediram socorro depois de serem agredidos, so se foram agredidos ainda dirigindo a viatura pois a maioria dos carros chegou junto. O rapaz foi atacado, agredido de forma covarde e a mae foi ameaçada com arma. Era uma pessoa honesta, trabalhava, demorou pra comprar a moto e nao tinha dinheiro ainda pro documento. Alguem ja viu bandido andar sozinho de moto, voltar pra propria casa e estar trabalhando quando foi atacado? Tem que tirar esses desequilibrados da policia, pq isso so faz com que os que são bons, levem a fama de doentes e perigosos. Policia tem que defender e nao espancar e ser previlegiado por usar farda.
CurtirCurtir
entregar pizza naquele horario e naquela região é meio dificil, nesse horario so fantasma na rua,
a não ser que seja outro tipo de entrega
PSDB/DEM NUNCA MAIS
CurtirCurtir
EEEEEEEEEEE………PINTO PARA ELES TBM….
OU O PINTO É SÓ PARA NÓS, SIMPLES MORTAIS?
CurtirCurtir
?
CurtirCurtir
Voces estão surpresos?
O ex xerife da roubo a banco também registrou BO por legítima defesa quando seu amigo promotor público Baracat matou o motoy com 11 tiros,sendo 8 pelas costas e mais, conseguiu achar “produtos de roubo” que nem a PM achou no local.
Detalhe: a enfermeira LIDIANE que encontrou os produtos de roubo no bolso do motoboy morto fez enfermagem junto com a investigadora e namorada do ex xerife SHEILA, ambas da turma de 1998 – Unip
CurtirCurtir