A polícia desconectada
Policiais de áreas estratégicas como Deic e Deinter pagam do próprio bolso para ter aceso à internet
Uma das principais ferramentas para investigações, a internet não faz parte da realidade dos policiais do Deic, que, para não prejudicarem os trabalhos, levam equipamentos de casa e fazem ‘vaquinha’ para pagar o serviço
Josmar Jozino, josmar.jozino@grupoestado.com.br
O Estado de S.Paulo – do Jornal a Tarde
Enquanto o crime organizado tem nas prisões telefone celular de última geração, os computadores da Polícia Civil de São Paulo ainda não são ligados à internet. Para realizar pesquisas e acessar dados de outros Estados, policiais são obrigados a levar equipamentos de casa e fazer “gambiarra” no serviço.
A Polícia Civil garante que 98% dos municípios paulistas já têm condições de acesso à internet. Mas não é o que afirmam policiais do Departamento de Investigações sobre Crime Organizado (Deic), uma das unidades de elite da corporação, e delegados subordinados ao Departamento de Polícia Judiciária do Interior (Deinter).
No interior, delegados disseram que fazem vaquinha e cada um desembolsa por mês R$ 10 para pagar o acesso. “É vergonhoso. Mas se a gente não faz isso, não tem como utilizar essa importante ferramenta de investigação”, desabafou, indignado, um delegado da região oeste do Estado.
Investigadores do Deic contaram que são poucos os computadores configurados pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp). A empresa é responsável pelo serviço de tecnologia de informação do governo estadual.
Poucos delegados têm acesso à internet, o que requer uma senha. O serviço, porém, é lento e restrito. Não é permitido acessar determinados sites, inclusive de relacionamentos, nos quais os policiais podem fazer consultas para obter fotos de suspeitos e outras informações necessárias às investigações.
Delegados disseram que somente no mês passado a Polícia Civil informou que os policiais vão poder se cadastrar para ter acesso à internet. “Recebi um código da Prodesp, mas ainda não foi possível fazer o cadastramento e ter uma senha”, revelou um investigador do Deic.
Muitos investigadores não podem trocar e-mail com colegas de outros Estados por causa da indisponibilidade do serviço. “Isso é um absurdo. Não temos as mínimas condições de trabalho”, reclamou um policial com mais de 20 anos de serviço.
A presidente da Associação dos Delegados do Estado de São Paulo (ADPESP), Marilda Pansonato Pinheiro, disse que a situação é grave: “Internet para nós é artigo de luxo. Se muitos de nossos colegas levarem os equipamentos particulares para casa, as delegacias fecham. Além disso, o programa da Prodesp é péssimo, cai com frequência e fica dias e dias fora do ar”, afirmou.
A sindicalista disse ainda que a Polícia Civil é investigativa e, portanto, precisa de todos os equipamentos possíveis para realizar seu trabalho de maneira eficiente.
Nos distritos policiais sob o comando do Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap) também é comum a presença de computadores particulares. “Apenas uma minoria de policiais tem acesso à internet. O sistema realmente é lento e precário”, contou um delegado subordinado à 6ª Delegacia Seccional (Santo Amaro), na zona sul.
quase todos tem, mas é tudo GATONET…..
que vexame….
CurtirCurtir
Na deas não tá diferente. Em curso de investigação com criança em cativeiro a internet foi cortada, obrigando os policiais a se virarem com recursos particulares. mesmo quem quer trabalhar não tá conseguindo.
CurtirCurtir
claro o sistema da policia não funciona elefante branco ultrapassado e caro devido as licitações $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$44444 digamos lucrativas
CurtirCurtir
uma vez descobri a autoria de um crime de estelionato pelo orkut inclusive com fotos e nomes de comparsas da autora, porém trabalhei em casa, haja visto que na net o orkut é travado, o governo necessita de polícia burro, que trabalhe sem informação e salário, pois aí fica na mão de políticos canalhas e safardanas , sacripantas manipuladores da massa ignorante…
CurtirCurtir
Para os governantes, tal recurso é luxo.
Mas muitos gostam inclusive ficam “tuitando” (sei lá se é assim que se escreve) durante as madrugadas.
CurtirCurtir
Ah, um lembrete: Orkut bêbado não tem dono.
CurtirCurtir
OUTRA COISA: TODOS OS COMPUTADORES ESTÃO COM LINUX, E COM OPEN OFFICER, POREM MUITOS PROGRAMAS QUE PRECISAMOS E ESTÃO SENDO USADOS COMO WINDOWS, E OFFICER, SÃO PIRATAS.
SE A DIG FOR EM QUALQUER DELEGACIA DE SP, PRENDE ATE O TITULAR, POIS TODOS OS COMPUTERS TEM WOFTWARE PIRATAS.
O ESTADO SO GASTOU ESTA GRANA PARA DAR VOTOS AO CARA SERRA DE PAU. NUNCA SE COMPROU TANTO COMPUTADOR, E POR SINAL GOSTARIA QUE ALGUEM COLOCASSE AQUI O VALOR DE CADA MAQUINA, POIS ELAS VALEM NO MAXIMO 1300 REAIS, QUERIA VER A NOTA, FALARAM EM 3 MIL, VAMOS VER SE A CORRO FAZ UMA INVESTIGAÇÃO NO LOCAL
CurtirCurtir
TEVE UMA DELEGACIA QUE EU TRABALHEI QUE TODOS OS MONITORES ERAM DE LCD, TIRADAS DAS MAQUININHAS… UAHUAHUAH….
CurtirCurtir
O Setor de Inteligência do DIPOL já detectou, mas a cúpula da SSP está segurando. Até quando não sei. É um absurdo! Nossas vidas estão em jogo!!!
Por isso divulgo:
O PCC mudou de tática.
Está fazendo ataques individualizados e esparsos contra policiais civis e militares.
O objetivo é semear o medo e a intranquilidade nas forças policiais, com claro objetivo de demonstrar a força do crime organizado e a inépcia do governo, que teima em continuar negando a existência do mesmo.
A situação foi agravada com a recente reportagem publicada na “Vejinha” de São Paulo, com matéria enaltecendo o atual Secretário da Segurança Pública, ex- Secretário de Assuntos Penitenciários que, segundo os comandos do PCC, teria deixado seu secretário adjunto como atual titular da SAP, para continuar a arrecadar fundos monetários do próprio PCC ( com objetivos eleitoreiros do PSDB – caixa 2 – ).
Tudo isso consta nos relatórios elaborados a partir de escutas e interceptações efetuadas pelo Setor de Inteligência, mantidos velados até agora.
A tendência é aumentar a onda de violência, até que próximo ao primeiro turno das eleições, ocorram atentados públicos com uso de bombas ( metrô, supermercados, hospitais, delegacias) para solapar todo o arcaico sistema de segurança estadual.
Não pretendo causar alarmismo, mas não posso ficar quieto e conivente ao ver meus colegas policiais, ( civis e militares, pois o chumbo mata qualquer um de nós…), morrerem como patos !
Como o assunto é explosivo, preciso usar do anonimato.
Vamos nos cuidar.
Obrigado.
CurtirCurtir
Quanta “denúncia” doida… Será que realmente querem internet para fazer investigações? Será que utilizarão para ficarem bem informados? É uma conspiração do gorverno para manter a polícia desinformada… O motoserra nem sabe que existe isso na Polícia…(se soubesse, com certeza iria cortar..rsr) Caramba, vai arrumar o que fazer, pq pelo em ovo já conseguiram achar..Não sei não… Parece-me mais que servirá para acessar orkut, msn ou p…Salvo raras exceções, que utilizariam efetivamente para serviço policial, são poucos os que estão sem internet. Quando li essa notícia, deu até dor de barriga, de tanto que ri. Pagando internet do bolso pra investigar. Difícil hein. Só se houver algum retorno. Ou claro, se for pra acessar coisas particulares, o que não acho o fim do mundo. Mas disso para achar que é obrigação do Estado, fica meio esquesito hein. Não falo pelo interior, que desconheço, mas na capital computador particular é porque alguém está pagando e, com certeza, não é policial..rrsrs..Meus amigos, investigação de crimes ocorridos pela internet é atribuição do Deic (4 DIG)… Ou será que agora todo mundo sofreu um ataque de eficiência e vai começar a investigar de tudo, inclusive pela net. Aliás não seria ruim não. Todo mundo tomando vergonha e começando a aprender um pouco do informática e parando de falar tanta “abrobinha”. Falam em computador configurado… O que que é isso??? É só entrar na intranet e seguir um manualzinho de b.. que te dão a senha… E realmente, não irá acessar de tudo, mas site de relacionamento, com certeza. Bom, acho que essa matéria não foi feliz… Só poderia ser matéria de jornal mesmo…
CurtirCurtir
E o webmail? que bosta é aquilo que quando vc precisa não funciona. Se precisar mandar foto de um ladrão para o colega é impossível.
CurtirCurtir
UÉ… Q FOTO É ESSA QUE TEM MAIS DE 6MB…
CurtirCurtir
A internet não é regalia é um instrumento necessário a todos. É tolice proibir internet onde quer que seja ela é livre. É um direito de qualquer um seja do Delegado geral até o Agente policial ou a faxineira do DP.
CurtirCurtir