Aqui a lei é o extermínio do pobre…O Estado se esconde atrás das toucas ninjas” ( Débora Silva, cujo filho foi morto em 2006 ) 9

2010/05/01 at 16:23 – REPÓRTER AÇO

“Problemas pontuais” + “casos isolados”= “corpos perfurados”.

Fonte: Blog Luis Nassif

01/05/2010 – 12:26

Prevenindo o maio sangrento no litoral paulista

De Hamilton

Balnerário de sangue

Da UOl Notícias

Tropa de Choque vai ao litoral para conter “replay” de maio sangrento de 2006 – 01/05/2010 – UOL

Notícias –Cotidiano

Tropa de Choque vai ao litoral para conter “replay” de maio sangrento de 2006
Rodrigo Bertolotto
Enviado especial do UOL Notícias
Em Santos (SP)

Ano de eleição, de Copa do Mundo e de onda de violência em São Paulo. Foi assim em 2006, com um saldo de 493 assassinatos durante nove dias do período conhecido como maio sangrento. Agora, a fórmula se repete em escala menor e mais localizada, com 26 mortes nas duas últimas semanas na Baixada Santista.

Quem descer a Serra do Mar no fim-de-semana verá um policiamento ostensivo nas ruas das cidades litorâneas. Só na última quarta-feira, 200 homens da Tropa de Choque se deslocaram para a região – um reforço anterior já tinha chegado à região na semana anterior.

A própria ouvidoria da Polícia do Estado de São Paulo vê semelhanças nos dois episódios separados por quatro anos. “Coincidência ou não, o perfil dos crimes é similar: jovens pardos de periferia mortos com tiros na cabeça por encapuzados que chegaram de moto ou veículos escuros”, afirma o ouvidor Luiz Gonzaga Dantas em entrevista ao UOL Notícias, reforçando que as características são de execução sumária.

Dantas lembra que o detonador das crises foi o mesmo: a morte policial. Em 2006, 46 agentes da lei foram mortos por ordem da facção criminosa PCC, o que gerou nos dias posteriores uma reação com centenas de tiros dados por pessoas com toucas ninjas. “Desta vez, um PM foi morto no Guarujá e reapareceu a ação de grupos de extermínio”, relata o ouvidor, que já recebeu denúncias sobre os casos e está pedindo inquéritos e exames.

Depois da vitória por 3 a 0 do Santos de Neymar e Robinho sobre o São Paulo na Vila Belmiro, o que garantiu vaga na final do Paulistão, os torcedores festejavam pelas ruas do Guarujá. Foi no meio desse clima que o policial militar Paulo Raphael Ferreira Pires, 27, foi alvejado com dez tiros disparados por dois motoqueiros no distrito de Vicente de Carvalho. A alegria deu lugar ao pânico no bairro popular do balneário preferido dos paulistanos. Na sequência, cinco pessoas foram mortas a tiros. Nos dias seguintes, execuções similares aconteceram em Santos, São Vicente, Praia Grande e Cubatão.

A primeira versão oficial apontava uma guerra entre marginais. O delegado titular do 2º DP do Guarujá, Josias Teixeira de Souza, apontou o crime organizado pela onda de violência e descartou o envolvimento de policiais. A tese principal é que eram “acerto de contas” entre traficantes ou “queima de arquivo”. Já Waldomiro Bueno Filho, diretor regional da Polícia Civil, afirmou que há diversas hipóteses, desde ação de facções criminosas até participação de policiais.

Como em 2006, quando o governo divulgava um número bem inferior de cadáveres daquele que aparecia nos IMLs (Institutos Médicos Legais), as autoridades tentaram novamente diminuir a dimensão da onda de crimes. O comandante do Batalhão da Polícia Militar de Santos, Sérgio Del Bel, falou em “problemas pontuais” e “casos isolados” que aconteceram “fora do eixo dos turistas”. Mas esse argumento cai por terra com os primeiros testes de balísticas. “Os exames dos projéteis mostram que a mesma arma foi usada em ações em lugares diferentes”, revela Dantas, mostrando ligação entre os crimes na Baixada Santista.

As autoridades também negaram inicialmente que houve toque de recolher, mas vídeos, fotos e depoimentos da população deram conta que as lojas e escolas fecharam na noite de segunda e terça (19 e 20 de abril) no Guarujá, em bairros como Paecará ou Morrinhos, distantes das turísticas praias de Enseada e Pitangueiras.

Com quatro anos de diferença, novamente o consulado dos EUA em São Paulo expediu um documento avisando para os norte-americanos não viajarem para a região. Dessa vez, o alerta causou indignação dos prefeitos da região. Maria Antonieta, prefeita de Guarujá, falou em “onda de denegrição (sic) que impacta a economia”. Tércio Garcia, prefeito de São Vicente, achou “péssimo” e “precipitado” o comunicado norte-americano, afinal, “a violência não atinge o turista”. O comandante Del Bel classificou de “descabida” e “exagerada” a nota. O diretor Bueno afirmou que os EUA deviam se preocupar com Miami, onde os homicídios são mais numerosos.

Mas nem na região todos seguiram essa lógica. Em enquete realizada pelo site do jornal local “A Tribuna”, 64% dos votantes consideravam os diplomatas dos EUA agiram bem com a recomendação.
Posição similar teve a ONG Mães de Maio, que reúne as mães das vítimas da guerra urbana de 2006 que levou pânico a todo o Estado. “O cônsul está certo, porque ele vem de um país que tem lei. Aqui a lei é o extermínio do pobre”, disse Débora Silva, cujo filho foi assassinado quatro anos atrás.

* Você se sente seguro quando está nas praias do litoral de São Paulo?

“A preocupação dos prefeitos é com a economia, o turismo e a imagem do município, não com a vida de seus munícipes. Durante todos os dias de ataques e execuções, nenhum prefeito se manifestou. Foi só quando o consulado norte-americano se pronunciou que os prefeitos de repente ficaram indignados”, argumentou Vera Freire, outra mãe de vítima de 2006. “O consulado dos EUA quer apenas proteger seus cidadãos, coisa que nossos governantes supostamente deveriam fazer com os seus”, completa a militante dos direitos humanos.

Débora conta que em seu bairro (Vila São Jorge, em São Vicente) um lava-rápido foi palco de um assassinato. Perto da casa de sua irmã um ex-soldado foi ferido e está hospitalizado. Ela tentou o contato com a família para prestar ajuda, mas os parentes estão aterrorizados, temendo nova ação dos agressores.

Del Bel prometeu policiamento ostensivo até o Dia das Mães (2º domingo de maio), principalmente nas áreas e horários em que aconteceram os crimes recentes. Mas a perspectiva é a repetição do arquivamento e impunidade que foram o destino dos 493 homicídios de quatro anos atrás. “Nós trabalhamos como investigadores, buscando provas, coisa que a polícia é paga para fazer. Tudo para depois os casos serem arquivados. O Estado se esconde atrás das toucas ninjas”, declara Débora.

Um Comentário

  1. Respeitosa correção: versando sobre alguns anagramas contendo P. M.
    … A Milícia Paulista, se esconde atrás de balaclavas!
    … O M.P. deve estar escondido atrás de rebuscadas e suntuosas mesas, pois diante de tantas denúncias feitas neste blog e nas diversas matérias jornalísticas, a conjuntura só piora e o Estado só se degrada! Os Doutos Parquets restam silentes … Qui sá, afinal, os estafetas dos Fóruns são os Bons Milicianos!
    … A P.M. se esconde atrás do “Pinto” …
    Onde está o Homem de Ouro?
    Ah, Doutor, desculpe a deselegância, más deve ser muito bom botar no charlie uniforme dos Papas Charlie!
    E os Papas dos Charlies? Silentes?

    Curtir

  2. Quero em primeiro lugar mandar um abraço para a investigadora,que vem demonstrando em seus comentários que entende tudo de polícia,no entanto nossa polícia militar é uma instituição política,diferenciando-se de uma polícia séria e convencional,está mais preoculpada em passar uma imagem de polícia comunitária,não combate com inteligência e rigor no seu sentido escrito,a totalidade dos estados democráticos não tem uma polícia militar política,sendo tipificado que tal conduta no seu ordenamento jurídico é crime,como explicar seus oficiais tendo cargos públicos nas sub-prefeituras de São Paulo,e usando a maquina do estado em um regime totalitário para conter de forma arbtrária opositores do governo PSDB,mantendo uma situação de dominação e aplicando a teoria de maquiavel em sua tropa,que reflete em suas ações as emoções contidas com uma conduta criminosa como forma de defesa,ou desequilíbrio,de um sistema criminoso que só leva vantagens ao seus lideres,digo COMANDANTES.

    Curtir

  3. VAGABUNDO BOM, É VAGABUNDO MORTO, REALMENTE!
    SÓ NÃO PODEMOS ESQUECER QUE ESCURIDÃO COVARDE DAS NOTES PAULISTAS, MUITOS PAIS DE FAMÍLIA SÃO CONFUNDIDOS COM VAGABUNDOS!
    E NOSSOS ENTES TAMBÉM PODERIAM SER FACILMENTE CONFUNDIDOS!
    A CORTESIA NÃO COMPROMETE A VALENTIA!
    SÓ QUEM TRABALHA INTENSAMENTE AO LOGO DAS MADRUGADAS SABE BEM O QUE É, TODAVIA, NÃO PODEMOS NOS ESQUECER QUE PARA A “MILÍCIA PAULISTA”, COMO ALGUNS COLEGAS SE REFEREM A DETERMINADO SEGMENTO POLICIAL FEUDAL UNIFORMIZADO, NÓS, POLICIAIS CIVIS É QUE SOMOS VAGABUNDOS E MAIS, A MÍDIA, OS FATOS E OS ATOS TEM EXPLICITADO QUE OS ÚNICOS VAGABUNDOS BONS E MORTOS SOMOS NÓS, POLICIAIS CIVIS!
    TALVEZ ELES ESTEJAM REMANEJANDO CONTINGENTE PARA TEREM MAIS CHANCE NOS PRÓXIMOS CONCURSOS!
    NUNCA SE VIU TANTO POLÍCIA CIVIL SENDO MORTO OU PRESO PELOS INTRÉPIDOS MILICIANOS!
    SÓ´PRA ELES QUE NÃO DÁ NADA, POIS O PASSARALHO SÓ DÁ RAZANTE EM NOSSA ESTIRPE, FALIDA E FRAGMENTADA!
    APROPÓSITO, AGORA QUE A MERITÓRIA CASA CENSORA ESTÁ EM ONIPOTENTE, ONIPRESENTE E ONICIENTE, A ALGUNS ESTÃO COM FREIO DE MÃO PUXADO E COM OS DOIS PÉS NO PEDAS DE FREIO, NÃO SERIA O CASO DE TODOS SE UNIREM PARA POSTULARMOS NOSSOS DIREITOS, INCLUSIVE HUMANOS.
    CHEGA DE SOBREVIDA!
    QUEREMOS DIGNIDADE E HONRA, POIS A VERGONHA HÁ MUITO PERDEMOS POR NOSSA DESLEAL PASSIVIDADE!
    APROPÓSITO, CAPITÃO CORAGEM, FALE MENOS E ATUE MAIS!
    NEM NOSSO BLOG É LATRINA E NEM NOSSA CLASSE SOFREU LAVAGEM… cerebral ou intestinal ???

    Curtir

  4. facinho resolver as KHdas nas derrubadas octagonais, é só responsabilizar os componentes das vtrs do confere, caixa dois! Sem o relevante auxílio destes policiais militares de serviço, antes ou depois do crime, numa abordagem ou verificação preliminar com guarida crinminosa ou num arredondamento posterior ou facilitação de fuga e prevaricação, o crime jamais teria se exaurido! Estes agentes deveriam ter agido e sua atuação funcional impediria incontestamente as derrubadas indigestas! Co-autoria!
    Senhor Homem de Ouro, Pinto neles!

    Curtir

  5. Infelizmente, como as leis só dão respaldo pros “manos” só restam para os seguidores da lei e da ordem “as toucas ninjas”, apesar de não concordar, não vejo outra maneira de se defenderem, só espero que tenham capacidade de fazer a coisa errada direito, assim não deixarão “rabo” para a investigação, que deveria fazer apenas o “arroz com feijão”, mesmo porque o que foi feito a favor das famílias dos policiais vítimas de 05/2008. O que o comando e o governo tem feito pelas mortes de policiais??????? agora querem o quê???? se não fazem nada, alguém tem que fazer, mesmo que seja da maneira errada, mas como fazer do jeito certo se os comandos das polícias não estão nem aí com a morte dos policiais, mesmo porque só morre praças e operacionais que são considerados números pelos comandos e pelo governo.

    Curtir

  6. TODO MUNDO ACREDITA QUE OS NINJAS APARECERAM POR UM SÓ MOTIVO: POR CAUSA DO DISCRETIDO NO SISTEMA, NO FAMOSO “LEVAR MILHO PRA BODE”. DEVEM TER CANSADO DE LEVAR OS MANO PARA O DP, TOMAR UM “CHÁ DE BANCO FRIO” DE 06,08,10,12 HORAS, PARA QUE AUTORIDADE FAÇA UM BO-ZINHO FURADO, PRA ENGANAR TROUXA, ACERTAR O ESQUEMINHA COM O ADVOGADO DO PARTIDO. BOM, ATÉ AÍ NOVIDADE NEHUMA, OU SEJA, DISSO TODO MUNDO JÁ SABE. TODO MUNDO FALA QUE TEM A QUINZENA DO PARTIDO E DO D.P.; A BOCA QUE NÃO COOPERA NÃO TRABALHA. AGORA QUANDO APARECE POLICIAIS QUE TÊM A VONTADE DE FAZER O CERTO, SÃO ALVOS DESSES CRIMINOSOS, QUE CONSEGUEM AS INFORMAÇOES PRECISAS PARA ATACAR.INFORMAÇÕES ESTAS QUE SÓ PODEm SAIR DE UM LUGAR: DOS LUCRAM COM TUDO ISSO. NO DIA QUE O PROCESSO FOR APLICADO COM FIDELIDADE, SEM MANCHAS DA CORRUPÇÃO ACREDITO QUE UM DIA PODEREMOS PENSAR EM UMA POLÍCIA DIGNA DE ELOGIO. AGORA ENQUANTO A PM CONTINUAR LEVANDO LADRÃO PRO DP E CIVIL ADVOGAR PRA LEVAR O DELA, NA DA VAI MUDAR. PRECISA SER CRIADA UMA OUTRA POLÍCIA: POLICIA CORREGEDORA, SEM VINCULO NENHUM COM AS DEMAIS, COM SALÁRIOS MELHORES E CONCURSO E SECRETARIA ESPECÍFICA, TRABALHANDO JUSTAMENTE ABOCANHAR A QUADRILHA DE CORRUPTOS, QUE NÃO SENTEM NEM POR INSTANTE O MAL QUE ESTÃO CAUSANDO PARA A SOCIEDADE, E PRINCIPALMENTE PARA NOSSAS FAMILIAS. ALIMENTANDO O MONSTRO DESCONTROLADO DA CRIMINALIDADE. LOGO LOGO, SE JÁ NÃO ESTA, TEREMOS DIAS DE GUERRA COMO DA MAFIA ITALIANA, CAMORRA ENTRE OUTRAS. ABRAM OS OLHOS.

    Curtir

  7. VAGABUNDO BOM É VAGABUNDO MORTO !
    JOGADO NA VALA COM SACO DE CAL !!!
    CORTADA A FALANGE PARA NÃO IDENTIFICAR ! !
    SE NECESSÁRIO SEM A CABEÇA PARA NÃO CUMPRIMENTAR O CAPETA !!!
    OU SERÁ QUE ESTOU ERRADO ? ?
    ESSES “BONZINHOS” NOS PEGAM NA TRAIÇÃO – PELAS COSTAS, NA MADRUGADA NA FAVELA ! !
    JOGAM NA VTR SEM PIEDADE !!
    APERTAM SÓ PARA VER O TIRA TOMBAR, OU ESTOU ERRADO ? ?
    VAGABUNDO BOM É VAGABUNDO MORTO, SEM DESPERDIÇAR MUNIÇÃO – É NO MEIO DO OLHO.

    Curtir

  8. Desaprovo o comentário de Juan que disse: “VAGABUNDO BOM É VAGABUNDO MORTO! NINGUÉM MORREU NA IGREJA OU TRABALHANDO!”Juan-50 -02/05/2010 em 10:20
    Que ele fique sabendo que a matança feita pelos ninjas (milícia) atingiu gente trabalhadora, indo e vindo do trabalho, nas madrugadas, e mesmo durante o dia. Queriam atingir o PCC e mataram sem saber quem era quem. Desta feita, por causa do pedófilo que lincharam/mataram lá em Vicente de carvalho, no Guarujá e que era irmão de um PM que acabou sendo morto também.
    Cadê as autoridades de verdade?

    Curtir

Os comentários estão desativados.