EX-DELEGADO ANDRÉ DI RISSIO – FILHO DE UM DESEMBARGADOR – FOI CONDENADO A 23 ANOS DE RECLUSÃO 25

Condenado ex-delegado a 23 anos por corrupção em SP

28 de abril de 2010 | 10h 04

AE – Agência Estado

O ex-delegado de polícia André Luiz Martins Di Rissio Barbosa foi condenado a 23 anos e 8 meses de prisão, além de uma multa de R$ 67 mil. O juiz Waldyr Calciolari, da 25ª Vara Criminal de São Paulo, considerou Di Rissio culpado de cinco acusações de corrupção passiva e uma de advocacia administrativa, mas lhe deu o direito de apelar em liberdade. 

A decisão não é definitiva, e a defesa deve recorrer. Di Rissio foi surpreendido pela Polícia Federal (PF) durante a Operação 14 Bis, em 2006, que apurou um esquema de contrabando e corrupção que atuava no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). Di Rissio era então o presidente da Associação dos Delegados da Polícia Civil de São Paulo. 

Em dezembro de 2009, ele foi demitido da polícia pelo então governador José Serra (PSDB). A decisão foi baseada no processo administrativo da Corregedoria da Polícia Civil, que recomendou sua demissão mesmo tendo mobilizado seis desembargadores e dois deputados estaduais e um federal que prestaram depoimento em sua defesa. 

O juiz declarou no processo a perda do cargo do delegado. Para fixar a pena do réu acima do mínimo legal, o juiz levou em consideração o “dolo extremado do réu” e o fato de sua “ter maculado a instituição”. 

O magistrado determinou a punição ao ex-delegado somando a pena de cada suposto crime de corrupção e advocacia administrativa que teria sido praticado por Di Rissio. Segundo a acusação, o então delegado teve conversas interceptadas nas quais ele pedia favores a colegas policiais que investigavam contrabandista, dono de bingo, de casa de prostituição e um amigo.

Recurso 

A reportagem procurou a defesa de Di Rissio. A advogada Maria Elizabeth Queijo adiantou que vai recorrer da sentença do magistrado da 25ª Vara Criminal. “Ainda não tomei ciência do teor da sentença, mas posso afirmar que o recurso é uma certeza”, assinalou. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

https://flitparalisante.wordpress.com/2009/12/19/ex-presidente-da-adpesp-andre-luiz-martins-di-rissio-barbosa-sofre-demissao-a-bem-do-servico/

Um Comentário

  1. ALGUÉM TEM ALGUMA DÚVIDA DE QUE MUITO DO QUE OCORREU COM O DI RISSIO TRATOU-SE DE PERSEGUIÇÃO POLÍTICA, PERGUNTO.

    DEUS PROTEJA A MARILDA, QUE É HONESTA E ÉTICA, NÃO TENHO DÚVIDA NENHUMA DISSO, PARA NÃO ARMAREM CONTRA ELA. DEUS TE DÊ FORÇA MARILDA. ESTAMOS DE OLHO CONTRA QUALQUER ATENTADO CONTRA SUA HONRA.

    Curtir

  2. Se foi perseguição política eu não sei, mas que o sujeito intermediava não resta dúvida e, quanto a sua postura de intermediar a favor de contrabandistas, de graça é que ele não ia arriscar seu nome e sua posição e, assim sendo, estava agindo na ilegalidade. Falta exonerar também os delegados e investigadores que deixaram de cumprir com suas funções legais para atender aos pedidos de favorecimento do delegado.
    Acredito que não deve haver qualquer tipo de perseguição, seja política, por falta de grana para calar a boca de alguns ou por apadrinhamento, a lei deve usar medida justa para todos os corruptos, embora, isto não ocorra em nosso Estado, tem outros delegados que são mais sujos que pau de galinheiro que possuem uma pancada de pas engavetado na Corregepol e outros conseguem res$$$$$$$$$olver antes mesmo de serem instaurados.

    É fácil acabar com a negociata, parem de comer PIZZAS e comam carne de tubarão.

    Curtir

  3. as 13:00 horas no Guaruja,na av D.pedro vi varias viaturas da PM,caracterizado de roupas verdes,policiais da Capital,junto tinha uma eqipe de TV esperando comecar o teatro de que temos seguranca,estava a equipe a postos,
    os policiais com fuzis e metralhadoras,iam comecar a parar veiculos e revista-los, a meu ver ridiculo,assusta as criancas que ve o teatrinho,tudo pra populacao achar que estamos bem protegidos,
    me parece que a equipe de tv era da TV Record,bom vamos ver o que sai a noite no noticiario,tomara que eu esteja enganado!

    Curtir

  4. Teatrinho ????? paciência Pai !!!! assustam crianças ???? lamentável —- o peoblema não está no que a população VÊ !! mas sim no que ela não VÊ !! coloca a Rota na RUA, polícia honesta, competente, que resolve e não se esconde !

    Curtir

  5. As coisas precisam ser investigadas primeiro.. muito do que e dito e mentira… a política no Brasil e uma merda… e qdo aparece alguém qe vai colocar ordem nas coisas aparece sempre alguém querendo denegrir a imagem das pessoas… tudo será esclarecido….

    Curtir

  6. O CRIME DESSE MOÇO FOI NÃO TER CONVIDADO OS REPRESENTANTES DO MP PARA SUA POSSE NO MAKSOUD.
    ISSO DEIXOU ALGUNS PROMOTORES LOUCOS DE RAIVA…IUUUU
    ENTÃO, LOGO APÓS, VEIO A SAFADEZA. E A FEDEMAL SE PRESTOU A SACANEAR O COITADO, POR FIM ESSE DOUTO MAGISTRADO CONDENAR A UMA PENA ABSURDA DESSAS… NEM MALANDRO TEM UMA PENA ACIMA DE 23, SÓ ALGUNS CASOS MUITO GRAVES.
    ENFIM, CONTRA A POLÍCIA VALE TUDO.

    Curtir

  7. E pensar que o NARDONI, que matou a própria filha, pegou só 5 anos a mais do que o Dr. André…

    Realmente, o julgamento do Dr. André foi POLÍTICO !

    Mexer com o SISTEMA, atacando o governador, secretári e o MP, como ele fez, deu nisso!

    Lamentável esse exagero na sentença…

    Curtir

  8. que se valeu do pai sim que utilizou o cargo para fins indevidos sim se é culpado ou inocente não sei não vi os autos muito menos o conjunto ptobat´rio

    Curtir

  9. Doutor Di Rissio: Não sei se o senhor vai chegar a ler este post,mas em todo caso la vai: Sempre tive,(e tenho)admiração pelo senhor,pela educação e inteligencia.Mas me lembro,quando o senhor era delegado da corregedoria e foi prender um tira chamado MATEUS e outro tira calça branca que se jogou do 10°andar.Lembro que o senhor apreendeu um carro popular do policial dizendo que “tira nao pode ter dinheiro para ter carro”.Lembro ate que o senhor queria apreender o HT e a corrente de ouro que o Mateus tinha.E agora ta aí.Tira não pode ter carro popular…delegado pode ter jaguar??? tira não pode ter corrente de ouro…delegado pode ter apartamento de quase 2.000.000???? Que isso sirva de exemplo para outros delegados que se julgam os paladinos da justiça,e sao verdadeiros 157. É a lei do retorno ne doutor.É F.. quando a pedra se transforma em vidraça.

    Curtir

  10. Foi satisfação social e política, canalhice, covardia, más tudo bem, não é novidade, sempre fazem isso com os coitadinhos, tranquilidade, no Tê Jota tudo se resolve, quem tem Pai não morre pagão!
    Em compensação, as demais carreiras, o esquecimento e a espúria injustiça!

    Curtir

  11. É estranho, se tira não pode ter carro popular e os tiras amigos dele que só andam de carro de luxo??? E as autoridades amigos dele que estão milhionários de tanta corrupção???
    Muitos dos amigos do doutor estão na lista dos 800 investigados.
    Se o tira se matou por causa de injustiça, ele pode até conseguir reverter a situação, mas nunca terá paz de espirito.
    Vamos duvidar do que se até o PENNA e os tiras do DEIC voltaram???
    Quanto aos que defendem ele, desculpem-me devem ser da mesma laia por acharem correto uma autoridade valer-se da posição para pedir alívio à traficantes, donos de bingo e casas luxuosas de prostituição.
    Sou contra injustiça, mas acho intolerável dois pesos para uma só medida. O que é crime para um deve ser também para qualquer outro, apadrinhados ou não.
    Falando em apadrinhamento, já exoneraram e pediram de volta os salários pagos ao tira dente filho do senador????

    Curtir

  12. Se fosse eu, um simples “operacional”, a pena seria 230 anos.

    Curtir

  13. por que a indignaçao. por que era delegado??? se for culpado tem que ser demitido e condenado…, nao sei se era ou nao por que nao acompanhei, mas delegado quando culpado tem que ser demitido sim, por que soh a raia miuda eh demitida as vezes sem prova alguma?

    Curtir

  14. Alem de pegar 230 anos, ja estaria atras das grades, sem direito a recurso no STJ

    Curtir

  15. primeiro não vai preso muito menos cumprir 23 anos de pena.

    segundo esta rico .

    terceiro não precisa mais da policia .

    quarto tá pouco se lixando com a Policia virou empresário e Doutor .

    quinto perigas de ganhar ação e ainda receber indenização .

    sexto persiguição politica só para ingles ver vão dar um tempo e depois by by

    Curtir

  16. Tomou um pote de activia e uma dose de whiskey Jonny Walker, ou seja, esta cagando e andando.

    Curtir

  17. É flagrante que ocorreu um EXAGERO por parte do Magistrado. Talvez ele não goste de Delegado de Polícia, ou de Filho de Desembargador, ou os dois! Doutra parte, as provas deveriam ser melhor analisadas por um colegiado de Magistrados, pois um ex-corregedor de polícia tem mesmo muitos inimigos à sua espreita. Analisando perfunctoriamente os fatos, sua reprimenda jamais poderia ultrapassar 4 (quatro) anos de reclusão, por isso penso que o julgador monocrático se deixou levar por suas paixões, pelos caprichos de seu espírito e por sua sede de notoriedade e fama. Não é o que esperamos de um digno julgador de vidas alheias. O excesso é sempre condenável.

    Curtir

  18. Quanto mais culto,mais influente,mais notório for o acusado,maior deve ser a pena.Parabens ministério público,pois esse “cidadão” obteve novos seguidores igualmente notórios,cuja imagem, aparentam estar do lado do cidadão,porém estão nos lesando,é o caso Tuma Jr,secretário de segurança nacional,filho de um senador também notório,e que ignorância das leis eles jamais poderão alegar.Chega de achar caminhos para proteger bandidos de colarinho branco.

    Curtir

  19. ANO QUE VẼM VOU ME APOSENTAR, MAS ESTOU PREOCUPADO, SERÁ QUE A POLICIA CIVIL DURA ATÉ LÁ. SE NÃO DURAR COMO FICA A MINHA SITUAÇÃO ? ALGUMENTENDIDO ME INFORME AÍ ?

    Curtir

Os comentários estão desativados.