Entre os policiais civis presos há três delegados – entre eles José Antonio Ramos Vieira, seccional de Itapetininga e ex-número dois da Corregedoria da Polícia Civil na gestão de Ruy Estanislau Silveira Mello. A mansão de Ramos, de 600 m², em Itapetininga, foi vasculhada pela PF. Com Ramos foram apreendidos R$ 18 mil em dinheiro e três automóveis – uma S-10 cabine dupla, uma Tucson e um Corolla. 104

José Antonio Ramos Vieira

Presos 14 por esquema de segurança

PF deflagrou operação contra policiais e empresários acusados de coagir prefeituras e entidades a contratar vigilância para eventos

07 de abril de 2010 | 0h 00

Fausto Macedo, Marcelo Godoy e Bruno Tavares – O Estado de S.Paulo

A Polícia Federal deflagrou ontem a Operação Usurpação e cumpriu 14 mandados de prisão e 27 de busca e apreensão em oito cidades – a maioria na região de Itapetininga (SP). Foram capturados na capital e em sete cidades um advogado, oito empresários, o secretário de Cultura de Itapetininga e quatro policiais civis. Eles são acusados de coagir organizadores de festas e de eventos a contratar a empresa de segurança privada Itapé Security.

De acordo com a PF, os investigados comandavam uma “organização criminosa”. A empresa pertence a dois delegados, um escrivão, um advogado e um empresário de Cerquilho que eram investigados havia seis meses. Os acusados usavam o nome da PF. As empresas de segurança são submetidas à fiscalização e às regras do órgão federal.

Entre os policiais civis presos há três delegados – entre eles José Antonio Ramos Vieira, seccional de Itapetininga e ex-número dois da Corregedoria da Polícia Civil na gestão de Ruy Estanislau Silveira Mello. A mansão de Ramos, de 600 m², em Itapetininga, foi vasculhada pela PF. Com Ramos foram apreendidos R$ 18 mil em dinheiro e três automóveis – uma S-10 cabine dupla, uma Tucson e um Corolla.

A operação foi desencadeada a partir das 6 horas em São Paulo, Osasco, Itapetininga, Tatuí, Cerquilho, Alambari, Quadra e São Miguel Arcanjo. As prisões e as buscas foram decretadas pela 1.ª Vara Criminal de Itapetininga. Os federais vasculharam as prefeituras de Itapetininga, Cerquilho, Tatuí, Quadra, São Miguel Arcanjo e Alambari e a Delegacia Seccional e a de Investigações Gerais (DIG) de Itapetininga.

Verbas.

A PF vai mapear os contratos das prefeituras com a Itapé. “Ainda não temos o valor apurado porque estamos mapeando os eventos e detalhes dos contratos”, disse Leandro Daiello Coimbra, superintendente da PF em São Paulo.

Coimbra afirmou que policiais civis identificavam o responsável por um evento, faziam contato, por telefone ou por meio de ofício da Polícia Civil, e o coagiam a contratar a Itapé. “Usavam o falso argumento de que se tratava da única empresa que atuava conforme a legislação”, disse Coimbra. Entre as vítimas estão uma Apae em São Miguel Arcanjo e um asilo em Itapetininga, que foram obrigados a contratar a Itapé.

Estrutura pública.

 A investigação constatou que a estrutura da Polícia Civil, como investigadores e viaturas, era usada pela Itapé. “A DIG tornou-se um autêntico escritório dessa empresa.”

Além do seccional, os delegados Alexandre Costa Viana e Ivan Scott, titular e assistente da DIG, também são apontados como chefes da quadrilha. Um escrivão, que já havia sido sócio de outro delegado numa empresa de segurança, intermediava negócios da Itapé na capital.

Coimbra disse que nada indica envolvimento de políticos. A PF informou que “surgiram robustos indícios de fraudes em licitações”, com provável participação de servidores. Para a PF, o procedimento “conferia aparência de legalidade”.

O inquérito aponta a prática de dez crimes: formação de quadrilha, concussão, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção ativa, crimes contra a ordem tributária, peculato, prevaricação, porte ilegal de arma e fraudes em licitações. Promotores do Gaeco de Sorocaba e a cúpula da Polícia Civil participaram da apuração.

A ação

27 mandados de busca e apreensão foram
cumpridos ontem

130 agentes
da Polícia Federal participaram da ação

R$ 18 mil
foram apreendidos com os suspeitos

3 automóveis também foram recolhidos

Um Comentário

  1. Vergonha. Vergonha. São essas pessoas que tornam a nossa Instituição a cada dia, mais desacreditada. Cadeia neles. Vejam só patrimônio do Seccional. Eu acho que conseguiu apenas com os rendimentos recebidos mensalmente na Policia.rsrsr.Parabéns ao M.P e a PF.

    Curtir

  2. Dr. Guerra, por favor: Apenas a ordem dos sobrenomes: Dr. José Antonio Vieira Ramos.

    Curtir

  3. É por essa e por outras que estamos no fundo do poço, necessário de faz a reestruturação e uma limpeza geral, diga-se de passagem para ontem.
    Enquanto isso, nos os simples mortais vamos nos ferrando no dia a dia.

    Curtir

  4. Ao que parece, a Seccional de Itapetininga já se havia tornado um verdadeiro feudo…

    Lamentável.

    Uma indagação: A Polícia Federal, agora, é a Corregedoria da Polícia Civil?

    Não vi uma manifestação sequer da Corregedoria Geral da Polícia Civil sobre o caso.

    A Corregepol dirigida pela ínclita Dra. Maria Inês, agora subordinada ao não menos ínclito(e sempre legalista) Secretário Pinto nunca tinham ouvido falar de uma ilicitude nesse porte dentro da Instituição????

    Ou a Coregepol estava mais preocupada em vasculhar o gabinete do Dr. Calandra????

    Parabéns à PF que, reconheça-se, fez “o que tinha que ser feito”.

    Vai de mal a pior a “nossa” Corregedoria, hein!!!!

    Vergonha!

    Curtir

  5. Justiça, com direitos respeitados.
    São muitos os comentários. porem provas e comprovações técnicas ainda não forma apresentadas e não a de se falar nem mesmo em um transito julgado, a especulação é grande ,é grande também o interesse social já que se trata de agentes públicos, toda a agitação alvoroço em cima do caso faz os leigos esquecerem porem da grande valia; proteção que nos fora realizadas por meios , mãos dos que hoje ai estão sendo investigados, aulas lecionadas com sabedoria fazem parte da grade curricular de alguns ; Ótimos profissionais de grande valia para a sociedade, merecem sim serem julgados, mas com grade enfeze , merecem sim serem julgados e não de pronto entregarmos a estas pessoas a condenação a sentença. nem que seja ela meramente social, são elas parte ativa de nossa sociedade, pessoas cultas transcendentes de conhecimentos.
    Não devemos nos ater a comentários, já que disso não passam, aprendemos muito mais ao longo dos anos de conhecimento nos transmitido por esse que hoje aqui e em muitos outros meios de comunicação estão sendo difamados.
    Justiça tem de ser realizada mas com direitos respeitados.
    Jefferson
    jefferson_malcom@yahoo.com.br

    Curtir

  6. ridiculo serviço da corregedoria sendo feito pela PF .

    o a corregedoria é imcompetente ou é conivente?

    caso positivo para as acusções devem ficarem presos e rua neles .

    mais maçã podre na rua isso sim , contudo existem mais modus operandi iguais e demais cidades de SP e na capital operando na cara larga sem o maior noção de vergonha na cara devio a tais episódios de bandidos o nosso salario é uma merda somos nivelados por tais bandidos para o povo e Governo a velha estória se rouba para que salário?

    Curtir

  7. muito barulho por nada, joga a noticia no jornal e depois vai correr para provar no judiciário.
    O correto seria acusou nao provou, indeniza….quem sabe vão ter um pouco mais de responsabilidade na hora de colocar noticias no jornal.

    Curtir

  8. E os colegas e funcionários desta Seccional?
    Alguém informou a Corregedoria que o Seccional tinha este patrimônio tão incompatível?
    A omissão pode ser criminosa.
    Aliás, os delegados cumprem a obrigação legal de informar seus dados fiscais, prevista na Lei de Improbidade?
    Juízes e Promotores todo ano enviam cópias de suas declarações.

    Curtir

  9. Noooooooooossa e ainda tem coragem de meter o pau na PM, agora entendi porque muitos tem raiva da PM, é que ela prende os contribuintes dos Tiras.

    Curtir

  10. Pera aí pessoal, os 18 mil que foi aprendido na casa do Seccional deveria ser a licença prêmio em pecúnia que foi requerido por ele, como vocês são ruins, não pensem bobagens,é dinheiro lícito, parece que nínguém acredita mais em papai noel.rssssssssssssssssss

    Curtir

  11. É demorou esta corja cairem, tem que dar uma medalha de honra aos pessoal do GAECO, este cara são feras, parabens, sou de Itapetininga e me envergonho com a segurança que tinhamos aqui , mas se mecher vão achar mais, prndam todos estes bandidos, que são piores que os próprios bandidos, GAECO OBRIGADO POR NOS LIVRAS DESTA ESCÓRIA.

    Curtir

  12. A PF fez certo, o que eu queria era que acontecesse a mesma coisa, só que de forma inversa.

    Curtir

  13. Não conheço nenhum dos envolvidos, mas tem uns pontos dessa notícia que são, no mínimo, estranhos.

    Primeiro, como era essa “coação” ? Coagir é ameaçar de praticar mal grave e injusto. Estranhamente, ao explicar o modo da coação, o texto da notícia informa que empregavam “um falso argumento de que era a única empresa que atuava conforme a legislação”… Esta é a coação ? ! Até existe um crime de falsa propaganda ou falsa publicidade no Código de Defesa do Consumidor… Mas, ainda assim esse “falso argumento” não tá com pinta de um meio eficaz de ludibriar pobres vítimas indefesas. Aliás, em Itapetininga não tem telefone para as pessoas se informarem sobre outras empresas de segurança ? Não existe concorrência nesse mercado de segurança privada ? Onde fica Itapetininga? É tão longe assim da capital paulista, a ponto de não haver possibilidade de concorrência com outras empresas de segurança ?.

    “De acordo com a PF, os investigados comandavam uma organização criminosa. A empresa pertence a dois delegados, um escrivão, um advogado, um empresário…”. Qual é o aspecto que demonstra tratar-se de uma organização criminosa ? O comando ? Essa empresa de segurança existe há quanto tempo ? Essa empresa atua só por meio de coação ? Entre os clientes dessa empresa qual é o percentual dos coagidos ? É a maioria ? .

    “Os acusados usavam o nome da PF”. Como assim ? O pessoal da empresa de segurança falava aos contratados(extorquidos) que a PF faria a segurança dos eventos ? Ou simplesmente diziam que a empresa de segurança estava registrada na PF e cumpria as exigências da legislação ? O texto deveria explicar melhor este ponto.

    Uma empresa de segurança de médio porte pode gerar uma renda mensal razoável aos seus sócios. Logo, uma casa grande, R$ 18.000,00 e três carros não são exatamente exemplos de grande riqueza ou de valores desproporcionais.

    Outro ponto. Não é de hoje que se sabe que muitas empresas de segurança pelo Brasil afora tem em seus quadros policiais das mais diversas organizações de segurança pública. Não se discute aqui se isso é ético ou não, mas o ponto que chama a atenção está na própria singularidade da situação noticiada. E daí surge outra dúvida: por qual motivo não temos outras tantas notícias equivalentes de severas autuações dessas figuras … ?

    “A estrutura da polícia civil era usada pela Itapé”. Em que cidade do país não tem policial que faz “bico de segurança”? Dizer que policiais descumpriram os regulamentos administrativos é uma coisa. Dizer que formaram uma quadrilha é outra. Qual era o “modus operandi” dessa quadrilha ? Só o argumento falso …?

    “Surgiram robustos indícios de fraudes em licitações”. Para efeito de prova, Indício pode ter qualquer característica, menos robustez. Indícios são sinais, aspectos que apontam para esta ou aquela direção. Só. E não é preciso ser jurisconsulto pra saber isto…

    O inquérito aponta a prática de dez crimes: formação de quadrilha, concussão, falsidade ideológica, uso de documento falso, corrupção ativa, crimes contra a ordem tributária, peculato, prevaricação, porte ilegal de arma e fraudes em licitações. Será que não tem um “conflitinho aparente de normas” por ai (fraude em licitações, falsidade ideológica e uso de documento falso) ? Se teve corrupção ativa, porque não apareceu a corrupção passiva (a concussão tem algo com isto?) ? O STF decidiu recentemente que crimes materiais contra a ordem tributária dependem da finalização do procedimento administrativo do fisco e esses procedimentos são meio demorados. Será que isto está sendo considerado?

    É possível que crimes tenham ocorrido e se isso houve, os responsáveis devem assumir as conseqüências legais. Mas que essa notícia ta meio estranha …

    Curtir

  14. É O FIM DA NOSSA POLICIA CIVIL.

    TUDO POR CAUSA DE CADEIRA, E GRANA.

    ESTAMOS PERDENDO A MELHOR POLICIA DO BRASIL.

    AGORA FALANDO EM 18 MIL

    SE FOREM NA CASA DE ALGUNS TIRAS DE DEPARTAMENTOS AQUI DE SÃO PAULO, VÃO PEGAR É 18 MILHOES.

    SO EM GRANA FORA MOTOS CARROS ETC

    Curtir

  15. Ahaha.. Uhuuhu. A Pf é mal, pega um pega geral!

    POLÍCIA CIVIL DO ESTADO
    DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA
    Portaria do Delegado Geral, de 7-4-2010
    Afastando:

    Com fundamento no art. 1º da Resolução SSP-180, de 04
    de agosto de 2008, e nos termos do artigo 70 da Lei Estadual 10.261, de 28 de outubro de 1968, com nova redação dada pelo artigo 6º da Lei Complementar 1012, de 05 de julho de 2007, do exercício de seus cargos:
    A partir de 06 de abril de 2010, IVAN SCOTT, RG 13.848.356/SSP-SP, Delegado de Polícia de 2ª Classe, Padrão III, efetivo, do SQC-III, do Quadro da Secretaria da Segurança Pública, lotado na Delegacia Geral de Polícia, classificado no Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – DEINTER 7 -SOROCABA e em exercício na D.I.G. De Itapetininga. (Portaria DGP-2137/2010).

    A partir de 06 de abril de 2010, ALEXANDRE CESAR COSTA
    VIANNA RG 17.704.849/SSP-SP, Delegado de Polícia de 2ª
    Classe, Padrão III, efetivo, do SQC-III, do Quadro da Secretaria da Segurança Pública, lotado na Delegacia Geral de Polícia, classificado no Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior – DEINTER 7 – SOROCABA e em exercício na D.I.G. de Itapetininga. (Portaria DGP-2138/2010).

    A partir de 06 de abril de 2010, JOSÉ ANTONIO VIEIRA
    RAMOS, RG 04.407.398/SSP-SP, Delegado de Polícia de Classe Especial, Padrão V, efetivo, do SQC-III, do Quadro da Secretaria da Segurança Pública, lotado na Delegacia Geral de Polícia, classificado no Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo
    Interior – DEINTER 7 – SOROCABA e em exercício na Delegacia Seccional de Polícia de Itapetininga. (Portaria DGP-2139/2010).

    Curtir

  16. Dr. Guerra,
    Analisando este e outros escandalos envolvendo policiais civis,me pergunto ,se os salários e as condições de trabalho fossem iguais ao dos policiais federais,será que essa bandalheira aconteceria?
    Claro que não é só por causa do salário senão todos seriam corruptos, o que não é o caso.
    Mas que o número de casos envolvendo corrupção cairia assombrosamente, isso não duvido.
    Essa coisa vem do tempo do Governador Ademar de Barros, segundo ouvi dizer,é verdade?

    Curtir

  17. ninguem sabia que boa parte das empresas de seguranca estao nas maos de policiais??
    Ate o Deputado do Castelo tem filho em bom posto da policia Civil,que cuida da seguranca de bancos.
    A policia civil(minuscula) esta podre,claro que tem um punhado de honestos,
    Eta desgoverno TUCANO,quero ver como se comportara o candidato Alckimin,vem tudo do legado de Covas e dele proprio.
    Chamen o PCC.

    Curtir

  18. Concordo plenamente com os comentarios ponderados de Jefferson. Nao podemos tecer comentarios sobre fatos que desconhecemos. Posso informa-los de que o patrimonio do Dr. Jose Antonio Vieira Ramos nao foi construido com dinheiro publico, muito mesmo com dinheiro oriundo de operacoes ilicitas. Quem o conhece sabe que o Dr. Vieria Ramos vem de uma familia abastada, possui fazendas e outros rendimentos que recebeu de heranca, e ja possuia o imovel, que hoje reside, quando foi apontado como delegado seccional de Itapetininga. Vamos aguardar o desenrolar das investigacoes.

    Curtir

  19. não sabia que tnha policial envolvido com firma de segurança, mas cá pra nós achaque a apae e a asilo é de fode ai meu saco.

    Curtir

  20. E quem faz segurança das festas Have, quem faz seguranças de empresario como Silvio Santos etc, quem fazia a segurança da Santa Ifigenia e teve um monte de denuncia ate de matar mendigo?, quem faz a segurança em hoteis no centro, em especial o Hilton quando estava sendo desativado?

    resposta.

    Policiais civil do decap, do Denarc, da Corregedoria, Investigador Japones, enfim, so falta alguem entra aqui e dar o nome aos bois.

    não que eu ache errado fazer Bico, porem bico é errado pela lei irganica, então o colega ai em cima tem razão: SEM FOSSE PAGO UM SALARIO DIGNO TUDO ISSO ACABARIA, OU MELHOR VOU DAR UMA DICA AQUI.

    SE PEGAR TODOS OS POLICIAIS ENVOVIDOS EM P.A QUE TENHA PROVA CONCRETA QUE ESTAVA TOMANDO UMA GRANA DE ALGUEM, PEGAR OS ENVOLVIDOS COM DROGA E OBRIGRAR A FAZER O EXAME, E AFASTAR OS MALS POLICIIS E PAGAR UM SALARIO DE INICI DE 6 MIL PRA POLICIA SENDO QUE SE APOSENTARIAMOS COM 13 MIL E DELEGA 18, QUERO VER SE IA PRECISAR DE CORREGEDORIA.

    O QUE A DRA. MARINES O SECRETARIO E NOS PRECISAMOS ACREDITAR, É QUE COM UM BOM SALARIO A CORRUPÇÃO PRATICAMENTE ACABA.

    POIS OS VELHOS QUE TEM VICIOS VÃO SE APOSENTAR, E OS NOVOS ENTRAM COM OUTRA CABEÇA.

    O DIFICIL E VC PRENDER UM TRAFICANTE UM CONTRABANDISTA, E O CARA ANTES DE CHEGAR NA DELEGACIA, NA RUA FALA PRA VC:

    MESTRÃO, TEM 5O MIL PRA EU IR EMBORA, E VC AINDA FICA COM O BAGULHO ETC.

    VCS ACHAM QUE NÃO PESA?, O TIRA COM O FILHO DOENTE PASSANDO DIFICULDADE, SEM PODER FINAL DE SEMANA PASSEAR COM A FAMILIA, LÓGICO QUE ELE PENSA 500 VERZES E ACABA PEGANDO.

    AGOR, EU ACHO QUE POLICIA TINHA QUE RESGATAR A SUA DIGNIDADE, NÃO COM UMA CORREGEDORIA EM CIMA DE TODOS, E SIM COM SALARIOS DIGNOS.

    POIS SE FIZEREM MESMO UMA INVESTIGAGAÇÃO EM RELAÇÃO A BICO, METADE DA CORREGEDORIA CAI.

    ABRAÇA

    NADA CONTRA OS COLEGAS SO ACHO QUE SO T!AO FERRANDO PEQUENOS E OS GRANDES NADA NA GRANA

    Curtir

  21. Postos de Vigilância
    Ao comemorar 145 anos de história em 2010, a rua 25 de março, na região central de São Paulo, ganhou sete novos postos de vigilância da Polícia Militar, que garantirão ainda mais segurança aos frequentadores do maior centro comercial da América Latina. Desde dezembro do ano passado, a PM, em parceria com a prefeitura, realiza operações para coibir crimes como furto e roubo, além de combater o comércio irregular de mercadorias falsificadas na região. Leia mais

    GUERRA, NÃO TEM QUE COLOCAR MAIS PM PRA FICAR PEGANDO CHINES E ACHARCANDO OS CARAS, TEM QUE FECHAR COM A PAJE, O MAIOR INDICIO DE QUE TEM CORRUPÇÃO NA POLICIA E NO GOVERNO, É A PAJE ABERTA, SE VC ENTRAR EM TODOS OS ANDARES DESTA MEGA GALERIA, ALEM DE NUM TER ESTRUTURA PARA TANTA GENTE, VERA QUE 99 POR CENTO SÃO PRODUTOS TRAZIDOS DO PARAGAUI E CHINA SEN NOTAS FISCAIS, E SO SERVER PRA ENCHER O BOLSO DE FISCAIS DA PREFEITURA POLICIAIS CORRUPTOS, E AGENTES ENTRE OUTROS.

    BASTA IR NO LOCAL E FILMAR UM DIA

    ATE AS REDES DE TELEVISÃO DEVEM GANHAR PRA NUM DIVULGAR, POIS ALI O NEGOCIO E MEDONHO.

    JA TEMOS AQUI MAIS DE 500 DENUNCIAS DA PAJE, E NADA E FEITO.

    LÁ SO SE VE DIG, SECC CENTRO, 1 DP, ENTRE OUTRAS MIL VIATURAS QUE TODOS OS DIAS VÃO ACHARCAR CHINESES DA AREA.

    JA DEMOS IDEIA VÃO AO LOCAL SE PASSA POR LOGISTA QUERENDO COMPRAR UMA LOJA E GRAVA A CONVERS AE PERGUNTA COMO SE FAZ PRA TRABALHAR COM CONTRABANDO ECDS PIRATAS, AI VERÃO APARECER O CESAR CHINES, ENRE OUUTRS QUE TEM ASSOCIAÇÃO QUE CONTROLA PARA OS POLICIAS O ESQEMA TODO, INCULIVE COM RECIBO E TUDO

    Curtir

  22. Que vergonha! Ate semana passada eu te respeitava Profº Alexandre,depois dessa,é uma vergonha o sr. se considerar um defensor da lei. Como itapetiningano,estou surpreso e decepcionado! JUSTIÇA EM VOCES! CADEIA EM VOCES!

    Curtir

  23. amaioria das firmas de seguranca ou são de oficiaes graduados da mike ou são de delega, isso quase toda a policia sabe [AMBAS] ou então não é policia. onde voce acha que é o bico de quem trabalha no macro sistema de segurança[civil militar asp gansos e congeneres.

    Curtir

  24. se prendeu é pq tinha indicio forte..provas..etc…então CANA neles….sem dó nem piedade, embora com $$$$ tudo de ajeite

    Curtir

  25. Não gosto de comentar estes tipos de situações…

    Ao longo de minha carreira, já tive conhecimento de muitas injustiças e acusações que chegavam ao cúmulo do absurdo….., contra pessoas (que até que provem o contrário) demonstravam ser corretas e honestas…

    Tem muita gente que gosta de aparecer, em cima da desgraça alheia…Infelizmente.

    Prefiro esperar a manifestação do Judiciário, para comentar o assunto…………..Pena que demora…

    Aprovo e concordo plenamente com a opinião publicada pelo colega Paulo (acima)……..Muito inteligente, pontual e sensata.

    PS. Não conheço e nunca trabalhei com nenhum dos acusados. Nunca estive na região de Itapetininga, e também não possuo e nem trabalho em empresas de segurança……………..

    Curtir

  26. Suely
    longe de dizer q somos anjos ou santos mas creio q o caráter vigore em 1º lugar
    tem gente q ganha muitíssimo pouco e ñ se envolve com coisas erradas
    e tem gente q ganha bem, como PF, PRF e outros e ainda assim se envolvem com corrupção, etc…
    se tem queda pra coisa vai se envolver até com oferecimento de R$ 10,00

    Curtir

  27. Sr. AFFFFFFFFFFFFFFF:
    Qualquer do povo pode e a polícia deve, porque voce não vai atrás, se voce tem conhecimento de onde esta
    o crime……voce tem poder de polícia meu caro …vai lá, não fica só criticando e atacando os outros, resolve a situação, vc tem a fórmula…..vai lá e prende todo mundo….se vc apresentar numa delegacia…. a Autoridade Policial tem que tomar providência. sob pena de prevaricação….vai lá meu jovem e resolve o problema da polícia…….vaiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii

    Curtir

  28. falar é facil escripol, vae la,cata e depois apresenta a autoridade de plantão, quem acaba ficando á capaz de ser voce, e depois segura a APOLO11 que subiu, depois ela vae descer, e voce sabe muito bem onde. outubro esta ai vote certo.
    P.S.D.B. NUNCA MAIS

    Curtir

  29. o AFFF TA CERTO! O ESCRIPOL BATENDO FORA DO BUMBO. ESCRIPOL SE VC TB SABE, PORQUE NAO VAI LA PRENDER TB.
    AH, VC SABE E FOR… SE NAO ESTA NO ESQUEMA, NEM ENTRA. SE METER LA… TA FERRADO. COM A MAFIA DA POLICIA, NINGUEM PODE. COM A GRANA NINGUEM PODE.
    AGORA PERGUNTO CADE OS PODEROSOS DO MP OU DA JUSTIÇA?
    KADE A DIPO. CADE A CORREGEPOL, CADE A MIDIA.
    AH! TODO MUNDO SABE…MUITA GRANA ENVOLVIDA NÉ.
    PARECE ATÉ AQUELA PLANTA, “COMIGO-NINGUEM-PODE”.

    Curtir

  30. Muitos estão enganados no que pensam… só quem conhece esses homens de perto sabe o que verdadeiramente são. Não vejo ninguém falando das coisas boas que esses homens fizeram A VOCÊS, população itapetiningana!!!
    José Antonio Viera Ramos, Delegado Classe ESPECIAL !! Preso INJUSTAMENTE por mera política. Todos sabem que nosso GOVERNO está querendo ACABAR com a polícia civil e que antes de sair, o ex-governador Sr. José Serra assinou o projeto de Lei para acabar com as Delegacias especializadas..DIG, DISE, entre outras.. sendo assim ele teria que assumir algum posto em outra cidade, maior que Itapetininga, porque a mesma será rebaixada de conceito junto a policia civil. Creio eu que sobra interesse politico para que ele fosse exonerado do cargo. Aliás, quem conseguiu junto ao governo para que Itapetininga tivesse a Policia Civil como Classe Especial… foi esse homem que tantos acusam de nada.. SEM PROVAS !!!
    Referente ao que dizem, ele possue uma S-10 e a esposa uma Tucson, os quais NÃO foram apreendidos !! Ledo engano quem pensa que ele sobrevive apenas do salário de Policia.. José Antonio tem outras fontes de renda, é proprietário de fazenda, herança de familia.

    Curtir

  31. Alguém sabe algo sobre a conduta do então Seccional de Itapetininga durante a greve?

    Curtir

  32. aqui no D9 tem umas fazendas de ums riquinhos que contam com segurança particular da PC e ninguem faiz nada à respeito

    Curtir

  33. VOCES QUEREM ACABAR COM O BICO,TEMOS É QUE NOS ATER EM NOSSA SITUAÇÃO, NOSSA DATA BASE JÁ PASSOU , NOSSA REESTRUTURAÇÃO TAMBEM ESTA PARADA, ESTÃO FALANDO QUE SAI DEPOIS DO DIA 14, VAMOS ESPERAR PRA VER.
    ESTOU TRABALHANDO MAIS COM ESSA OPERAÇÃO PADRÃO,
    PADRÃO DE QUE.SO SE FOR PRA TRABALHAR MAIS,OU FAZ GREVE GERAL OU VAMOS NOS ESQUECER DE AUMENTO,O GOVERNO SABE DA SITUAÇÃO MAS NÃO VAE FAZER NADA, O AUMENTO DOS POLITICOS SAE ANTES PARA A PROXIMA LEGISLATURA E O NOSSO QUE SE FODA, O BARCO ESTA FAZENDO AGUA, NA HORA QUE ESTOURAR MAIS BRONCA AI O PESSOAL VAE FALAR QUE VAE MORALIZAR A POLICIA, O CALCA BRANCA FALOU NA SUA POSSE QUE NÃO IA ADMITIR CORRUPÇÃO ENTÃO VAE TER QUE FECHAR PARA BALANÇO,
    O ULTIMO QUE SAIR, APAGUE A LUZ.
    P.S.D.B.NUNCA MAIS

    Curtir

  34. Observaram a “cara” de bonzinho dele? Quase de “santo”?

    E, mudando um pouco do assunto, perceberam o quanto o Flit é nosso ponto de encontro? Quem não vem “desafogar” aqui?
    Uma boa música, um vinho (mesmo que barato), e a gente sempre se encontra aqui.

    Curtir

  35. Bom ….. se esses ai caíram … outros poderão cair .. basta encaminharem provas ROBUSTAS a PF, descrevendo os fatos, o modus poderandi dos melinates POLICIAIS BANDIDOS e tudo mais ….. ai é só esperar que a casa vair cair ….. não adianta mandar denúncia desse CORRUPTOS para seus CHEFES CORRUPTORES… a PF com certeza vai “se deliciar” em “foder” a “BANDA PODERA DA POLICIA CIVIL PAULISTA”…..

    Vocês que sabem de algo PODRE MESMO … encaminhem as denúncias à PF….

    Curtir

  36. quer mais q aquele delta que era intocavel no 12dp agora ta na fazendaria ? vai mexer com algum contribuinte dele mensal do brás/bom retiro vai ver o que ele faz … esse tal de h. b. é o cara do cara que mando tira o blog do war fora do ar

    Curtir

  37. VOCES TODOS ESTÃO ENTRANDO NO JOGO DA PF E DO GAECO.
    EXISTE AÍ UMA CONCORRÊNCIA ENTRE BICOS…A PC INVADIU O BICO DA PF.

    Curtir

  38. AMIGO NÃO SOU MAIS POLICIA SE VC LEU O D.O. DOS ULTIMO ANO SABE QUE MUITOS COMO EU FORAM PRA RUA POR BEM MENOS QUE ISSO TUDO QUE TA AI.

    NÃO QUERO COLEGA PRESO NEM FERRADO, SO QUERO QUE ENTENDAM QUE O PROBLEMA É MAIS EM CIMA.

    NUNCA DESEJARIA CADEIA E RUA PRA NINGUEM, POIS SEI A MERDA QUE EU ESTOU, SO FICO PUTO DE VER TANTA GENTE HONESTA SE FERRANDO E TUDO AI E NINGUEM FAZ NADA POR CAUSA DA CADEIRA.

    ATE DIA QUE CAIREM TAMBEM POR POUCA COISA AI FICAM QUE NEM EU SO METENDO O PAU.

    A UNICA ESPERANÇA DE EU VOLTAR E O GUERRA SER DEPUTADO ESTADUAL E ESTUDAR MEU CASO.

    VAI LE GUERRA MEU VOTO VC TEM

    FIQUE COM DEUS, E DESCULPE SE EU OFENDI ALGUEM. ME PERDOEM.

    ESTOU COM REVOLTA DENTRO DO PEITO AINDA NÃO ACEITANDO MNHA DEMISSÃO

    GRATO

    Curtir

  39. PRISÃO DESSA QUADRILHA???? SEM COMENTÁRIOS
    A PF DEVERIA PRENDER OUTRAS QUADRILHAS EXISTENTES NO DENARC, DEIC, DECAP, SECCIONAL CENTRO, ETC
    CADE O RESTO DOS 800 INVESTIGADOS MENCIONADOS NA FOLHA???????
    O EX XERIFE DO PCC E SEU AMIGO PROMOTOR TÃO RINDO A TOA. ESSE DELEGADO PERTO DO XERIFE É POBRIM,POBRIM

    Curtir

  40. LA BELLE DE JOUR:

    Pode até ter havido, mesmo, essa estória de “invasão” recíproca de QSJ.

    Mas, seja como for, a PF só pegou porque teve como pegar.

    O que não “entendo” é como a CORREGEPOL da Dra. Maria Inês, com todo o espalhafato de estar subordinada diretamente ao Secretário de Segurança não “levantou” isso antes.

    Não é um probleminha com um plantão no DEINTER “X”. É algo que resultou na prisão de um Seccional!!!

    Ou alguém estão “comendo bola”, ou, “levando bola”.

    Com a palavra o Secretário de Segurança, que subordinou diretamente a si a CORREGEPOL.

    Subordinou a si para que??? Para isso??? Para “fritar” desapadrinhados e deixar a PF e o MP prender os peixes graúdos dentro dos prédios da Polícia Civil???

    Curtir

  41. Mais um(a) saindo para conseguir algo melhor

    Portaria do Delegado de Polícia Titular do Serviço Técnico
    para Assuntos Administrativos, de 8-4-2010
    Exonerando, nos termos do artigo 58, I, § 1º, 1, da LC
    180/78, a pedido, a partir de 01 de abril de 2010, a Dra MARIA
    CECÍLIA GUIMARÃES ALFIERI – RG 32.603.428, Delegado de
    Polícia de 4ª classe, padrão I, lotado na Delegacia Geral de Polícia,
    classificada no DECAP.(P 2542/10)(STAA-7-P)

    Curtir

  42. Que imafamia,calunia,este Delegador DOUTOR ‘e inocente,seu patrimonio vem de duro sacrificio.
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Curtir

  43. Li aqui alguns comentários do tipo tem que aguardar as investigações para depois punir, o CARALHO…., se fossem operacional já estava no tronco levando chicotada, se perdemos a corregedoria foi por causa de ulguns diretores da corregedoria, que quando chegava lá alguma denúncia de parceiro,aba$$$tados$$$ dele ou de conselheiros, este sentava em cima dos PAs até os PAs estes morrerem de asfixícia, foi assim no caso do Pórrio, Di Rissio que só saiu porque o secretário peitou um conselheiro que queria sobretar o PA, entre outros DR$$$, ou alguém esqueçeu quem era o diretor do Detran quando estorou a ciretram de Ferraz, caso que até a corregedoria do Detran tomou uma nota da ciretram, então fica combinado assim caiu tem que ser escrachado quem sabe assim teremos moral para para pleitear alguma coisa.
    Outra desculpa esfarrapada que o tal Dr é bagaça poque é de família rica,o CARALHO…, se quer brincar de polícia vá para casa, por estas e por outra assim, os policia vocacionados e que depende de salário se f…., nunca vi ninguém dizer tal Dr ou Dra é de família rica por isso e que ele TRABALHA NO PLANTÃO, sempre estão em departamento$$$$$ valoro$$$$o ou maçanetando em gabinetes, quero ver bagaça BRINCAR DE POLÍCIA NO PLANTÃO quero ver, engraçado não?!
    E só para verificar a quantas anda a PC, só esta semana 2 (dois) Delegados de 4 quarta classe pediram exoneração, por que será,penso que estes que devem ser probres, ou não gostaram de brincar de polícia, ou viram que nunca chegariam a lugar nenhum com esta cúpula, que pensa que a PC é a academia brasileira de letras lugar em que seus membros só saem mortos, aqui mortos vivos ao 70 anos?

    Curtir

  44. Só não saiu da policia, porque tenho filho pra sustentar e preciso ganhar para que eles não tenham sonhos infundados de que o mundo é perfeito ou nós tentamos fazê-lo ou a que os policiais lutam por justiça, para proteger o cidadão. CONCORDO COM A REVOLTA DO CANSADO e é pura verdade, é CORRUPÇÃO em cima de corrupção, um tentando ganhar do outro que também ganhou do outro, esquemas e tudo. Até mesmo aqueles que são contra, muitas vezes se corrompem. FAZER LIMPEZA!!! COMO!!! Teriam que começar o Estado novamente, e mesmo assim os encarregado de iniciá-lo seriam maculados pela sujeira da corrupção. Explico para meu filho que dizer a verdade, ser justo e honesto são virtudes, mas na minha mente penso que estou colocando em uma cilada, já que é um mundo desvirtuado. Toda vez que ocorre uma operação, penso, será que não estão escondendo algo pior do ocorreu? Claro que sim.

    Curtir

  45. A P.F. apenas está começando …

    São tantas as empresas que acho que terão de abrir novos concursos, tanto pra aumentar o efetivo dos meritórios policiais federais e para suprir da defasagem dos policiais civis presos … rsrsrsrs

    Tem tanta gente que dá o salário para a chefia para não trabalhar, e só administra suas empresa securitárias …

    Curtir

  46. Com certeza a PC nao e a academia brasileira de letras, haja visto o vocabulario pobre, os erros de portugues, e o nivel de certos comentarios.

    Curtir

  47. Cansado seu desabafo é a tradução da mais pura verdade.
    Enquanto os policiais honestos são sacrificados e perseguidos, os abastados, corruptos e sem caráter continuam em grandes departamentos para ter mais o que dividi$$$$$$$$$$$$$$$$ com a cúpula.
    A prisão dessa quadrilha esclarece que novamente os integrantes da Corregepol não são confiáveis por motivos alheios a nossa vã filosofia.
    Para cumprir meta a Corregepol pune sem critérios os policiais que não podem pagar determinados doutores que defendem a cúpula corrupta e, rendem-lhes muito.

    Basta! A detenção de vários delegados e policiais corruptos já passou da hora, era para ontem.
    Precisou a PF fazer o trabalho que a Corregepol não teve capacidade ou interesse em fazer.

    A prisão traduziu-se em: somos incompetentes ou estamos correndo junto$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Curtir

  48. Vão parar por aí? E a carga roubada de skol que a DIG de Itapetininga flagrou e depois deu tudo em nada, apesar de haver indício de latrocínio e tudo mais.

    Curtir

  49. um ditado populardiz;
    passarinho que come pedra sabe o fiofo que tem.
    pissou no calo de alguem, que sentia que se deixar quieto vae ter maiores consequencias pra frente
    então vamos cortar a cabeça da cobra senão ela vae morder a gentedaqui a alguns dias.
    isso é apenas um recado para alguns que estão tentando algo, que ninguem sabe o que é.
    O RECADO ESTA DADO.AGORA VAMOS VER QUEM VAE CORRER.
    isso é apenas informação previlegiada, veio de cima
    varios casos já aconteceram assim.
    AGORA QUERO SABER DO MEU.

    Curtir

  50. Há tempos a DIG tinha virado empresa particular e balcão de negócio, tipo ” panelinha LTDA”, mas ninguem tinha coragem de apontar o dedo. E o caso do caminhão de cerveja da Skol, com o motorista morto amplamente comentado na cidade. Esqueceram? Agora, aos defensores, admiradores, puxa-sacos e afins desses policiais que envergonham a instituição um pequeno lembrete: para haver corrupção passiva, basta “gentilmente solicitar”; não precisa sacar de arma não; como queiram. Extorsão e concussão, basta “exigir”. E a falsidade de endereço da empresa? O que dizem? Alguma explicação? E não adianta culpar a imprensa ou a mídia. Quem fez sacanagem foram eles.Gente que se dizia santa e por baixo dos banos éra safadeza tem que ser execrada mesmo.

    Curtir

  51. A casa começou a cair …. que tiver telhado de barro e de vidro que se cuide …. essa coisa de 15/30 e coisa parecida … vixi …. vai estourar também…esperem e verão …. vixi ….

    Curtir

  52. Interessante a ação da PF, infelizmente a corregedoria não sabia de nada disso, senão teriam agido. Bom, convidamos então a PF para dar uma boa “varrida” na polícia civil, porque a faxina apenas está no começo e tem muito trabalho pela frente. Preocupar-se com pequenas infrações administrativas (muitas das quais são oriundas de uma estrutura falida) é desprezível para uma investigação real e legítima.

    Curtir

  53. não vai dar em nada. A mansão do Dr. Elpidio valia muito mais. Falando nisso, cadê ele???

    Curtir

  54. DELTA UNO-ORIGINAL

    ESSA POLÍCIA NÃO TEM MAIS JEITO MEEEESMO!!!
    JÁ ERA !!!
    FAZER GREVE PARA AUMENTAR O SALÁRIO DESSA GENTE ??KKKKKKKKK
    BOTAR A CABEÇA A PRÊMIO PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE TRABALHO DELES ???KKKKKK

    ACABOU, NÃO É MESMO ??
    E ELE É PRIMO DO RUIZITO, TRABALHOU NA CORREGEDORIA AQUI EM SP,É CLASSE ESPECIAL, ETC,ETC.

    O QUE SOBRA PRA MIM, TERCEIRINHA POR ANTIGUIDADE ???
    ESSE PESSOAL SO FOI PEGO PQ A PF E GAECO METERAM O BEDELHO, CASO CONTRÁRIO….QUAM POUPA OS LOBOS SACRIFICA AS OVELHAS.
    É ASSIM QUE FUNCIONA NESSE CAOS CHAMADO PC.

    Curtir

  55. onde esta o DG onde esta os diretores tão destemidos onde esta os demais classes especiais tal famosos e poderosos agora?

    escondidos e a greve o assustaram vão participar vão se manifestar ?

    se são corajosos valentes, inteligentes, honestos terão apoio dos colegas com certeza ?

    vão ajudar a ADEPESP E O SINDICATO ?

    VÃO REALIZAR ABAIXO ASSINADOS COM OS COLEGAS ?

    NÃO VÃO LUTAR POR MELHORIAS SALARIAIS ?

    Curtir

  56. Pior,

    Os classes especiais “estrelinhas de tv” devem estar curtindo seus iates, comendo camarão e tomando champagne no Guaruja, Boituva ou outro lugar de abastados.
    Talvez andando pela cidade de porshe, HD ou outros mais caros.
    Quem está trabalhando??? Os honestos, perseguidos e desapadrinhados para não serem exonerados pela Corregepol.
    Sim, pq eles só punem os menos favorecidos.
    Quanto aos tubarões, como eles mesmo assumiram, não conseguem provas, traduzindo-se em sua completa incompetência e desinteresse.
    Sei que na Corregepol tem inúmeros casos de delegados que estão engavetados por interesse de alguém.
    É fácil, identifiquem proprietários de imóveis, automóveis, etc e peça ao “suposto dono” para comprovar origem.
    Peguem os passaportes dessas autoridades e questionem como conseguem viajar tanto com seus respectivos salários.
    Querem provas? É muito fácil, não tem pq não querem ou não procuram.
    Como pode uma investigadora que ganha cerca de R$ 2.000,00, morar em condomínio fechado no Pq dos Ypes/SP; ter moto HD avaliada em R$ 150.000,00; frequentar sitio de luxo em Boituva; frequentar constantemente o Guaruja/SP e ficar o dia inteiro na praia comendo camarão???????????????? Detalhe: é só checar no sistema que existe BO de furto da moto dela, que na verdade, embora, não conste no BO era guiada pelo seu delegado.
    É dona SHEILA, sua hora vai chegar.
    Para quem não sabe, ela era da roubo a banco – DEIC e agora está no 69 DP. Se lerem o depoimento do Marcola na CPI das Armas verão que ele já falava dela a muito tempo. Não foi tomado providências com a desculpa de que palavra de ladrão não tem valor, detalhe: palavra de ladrão comum, porque palavra de ladrão com distintivo vale$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

    Em tempo: dona Sheila sua amiga enfermeira da turma 1998 da UNIP mandou lembranças à voce e a seu delegado. Onde é que o motoboy foi morto mesmo?????????????

    Curtir

  57. Policial federal é preso acusado de corrupção após operação da PF
    Ele teria recebido para omitir irregularidades de empresa de segurança.
    Firma foi investigada em operação da Polícia Federal.

    Do G1, em São Paulo
    Tamanho da letra
    A- A+ Um policial federal foi preso na quinta-feira (8) pela própria Polícia Federal (PF) de São Paulo, acusado do crime de corrupção. Ele teria recebido dinheiro para omitir irregularidades na vistoria das instalações de uma empresa de segurança privada.

    A empresa era investigada pela PF durante a Operação Usurpação, que investigou uma quadrilha que coagia organizadores de festas e eventos a contratarem uma empresa de segurança privada. Catorze pessoas foram presas em sete municípios paulistas.

    De acordo com a PF, policiais civis, um advogado e um empresário de Cerquilho, a 140 km de São Paulo, são donos da empresa. Também há suspeita de fraude em licitações com prefeituras do interior, nas quais a empresa de segurança saía beneficiada.

    Leia mais notícias de São Paulo

    http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL1563420-5605,00-POLICIAL+FEDERAL+E+PRESO+ACUSADO+DE+CORRUPCAO+APOS+OPERACAO+DA+PF.html

    Curtir

  58. Muito justo os comentários do senhor Silva, que esta mais preocupado com a forma do que o conteúdo, por sinal o seu taclado não deve fazer acentuações, não é?

    Curtir

  59. Ora Bolas, o majura picareta seccional era da patota do Rui de Mello, da correge, que era primo do roberto mello anibbal, ex-deinter bauru que extorquia o pessoal da maquininha, que por sua vez foi regional em botucatu, onde montou um esquema de recebimento de propina da maquininha e do bicho e desvigo do dindin da gasolina….por isso as denuncias nunca foram investigadas em botucatu, e a turminha que ajudava o roberto anibal continua numa boa aqui em botucatu…faz sentido….olha o nariz de palhaço…faz sentido…

    Curtir

  60. puxa, descobri que sou desfavorecido,porque respondo uma sindicancia de autoria desconhecida

    Curtir

  61. Olha, acredito que a Corregedoria não agiu porque não deu tempo, pois a PF e o GAERCO estavam nesta investigação há seis meses e, portanto, para derrubar um “trampo” desses, precisa de muito sigilo. Acho que a Corregedoria deveria pegar pesado mais no interior e com outros seccionais que estão fazendo muitas “cagadas” por aí. Acredito, também, que agora sim a Corregedoria vai se sentir ainda mais cobrada para não passar vexame perante a PF e o MP. Parabéns aos dois órgãos! Pelo menos ainda temos esperança de vermos esses vermes na cadeia ou exonerados a bem do serviço público. Só espero que não sobre apenas para o escrivão, igual aconteceu com o Dr. José Roberto de Melo Anibal, ex-delegado de Botucatu (puta de um corrupto, sem vergonha). Ainda tenho esperanças de uma Corregedoria ativa, pois quem é honesto não precisa ter medo de uma Corregedoria eficiente, pois ela é uma aliada.

    Curtir

  62. Agora eu pergunto: e o Diretor do DEINTER 7, onde estava que, há seis meses ou mais, não estava sabendo de nada o que estava acontecendo em sua administração? Já está na hora desse cara de pastel largar a cadeirinha e se aposentar, esse puxa-sacos, lavador de viaturas. Agora é a vez de ele ser investigado também, pois se não estava sabendo de nada, então estava conivente com a sem vergonhice dessa corja que se intitula Policial Civil. Que vergonha de ser Policial!!!

    Curtir

  63. aff lucinha, vc deu mesmo nomes aos bois, e o pior é que moro perto desta senhora e é verdade mesmo a casa e a moto, agora so falta a corregedoria ir pra cima de vc por injuria, pois agora é assim denuncia ladrão e vc que é a culpada.

    ta virando moda.

    em relação aos passaportes de policiais, era legal pedir de todos, metade da policia cai em enriquecimento ilicito.

    cada de policia da fa……da da d…g e do d…..c, é MIAMI.

    Curtir

  64. Tem vários impunes, dentre eles um que milita na região de Ribeirão Preto-SP e que se diz um paladino da moralidade. Quando chega em uma cidade nova, chega apertando os donos de ferro velho e o Pátio das Ciretrans. Adora um leilão e uma D-20.

    Curtir

  65. MPE exige explicação sobre 10 mortes em DP
    Promotores querem repassar para Corregedoria da Polícia Civil de São Paulo investigações dos casos considerados suspeitos
    10 de abril de 2010 | 0h 00

    Josmar Jozino, Marcelo Godoy – O Estado de S.Paulo

    O Ministério Público Estadual (MPE) quer que a Corregedoria da Polícia Civil investigue dez mortes de presos consideradas suspeitas ocorridas em distritos policiais de São Paulo em 2009. O objetivo é tirar os inquéritos das delegacias onde os detentos morreram. Para os promotores, não seria razoável que quem tinha a obrigação de zelar pela integridade física do preso fique responsável pela apuração de sua morte.

    O caso criou um impasse entre os promotores do Grupo de Atuação Especial e Controle Externo da Atividade Policial (Gecep) e a cúpula da Polícia Civil. É que os integrantes do Gecep pediram à polícia que publicasse um ato normativo para que os casos futuros fossem imediatamente assumidos pela corregedoria, a fim de garantir a transparência e a isenção necessárias aos inquéritos sobre as mortes.

    Os promotores consideram inadmissível que um policial investigue um crime que se passou dentro de sua própria delegacia. A cúpula da Polícia Civil manifestou-se por escrito contra o pedido feito pelo MPE e pretende manter as investigações sobre as mortes nas delegacias onde o fato ocorreu. As respostas do subdelegado-geral, Alberto Angerami, e do delegado-geral, Domingos Paulo Neto, foram encaminhadas aos promotores no dia 30, pelo secretário da Segurança Pública, Antônio Ferreira Pinto.

    De acordo com o relatório dos promotores, dos dez presos mortos, dois não tinham antecedentes criminais, outros dois já teriam tentado suicídio anteriormente e um dos casos foi registrado pela delegacia como “autolesão”. Essa foi a explicação dada para a morte de José Vieira dos Santos, ocorrida em 18 de dezembro de 2009 na carceragem do 101.º DP, na zona sul da capital.

    Dois dias antes, Santos havia sido preso sob a acusação de tentar matar uma mulher no Jardim Miriam, zona sul. Ele foi levado ao 98.ºDP, onde foi autuado em flagrante. Os policiais dessa delegacia afirmaram que Santos não apresentava nenhuma lesão quando foi detido.

    No dia 17, o preso “teria sofrido lesões causadas por ele mesmo”, segundo inquérito policial aberto pelo próprio 98.º DP. No mesmo dia 17, o detento foi transferido para o 101.º DP, mas não foi submetido a exame de corpo de delito ao chegar ao distrito policial. No dia seguinte, o preso foi encontrado morto dentro da carceragem do 101.º DP, que também abriu inquérito sobre o caso sob o título de “morte suspeita”.

    Corregedor. Os promotores informaram o juiz-corregedor Alex Tadeu Monteiro Zilenovski sobre o caso, que pediu informações à Polícia Civil. Em março, a corregedoria disse ao juiz que havia assumido os dois inquéritos instaurados – o do 98.º DP e o do 101.º DP – sobre a morte do preso.

    Além de pedir que a corregedoria assuma todos os casos de mortes em carceragens de distritos policiais, o Gecep também pretende que a polícia seja obrigada a informar o Ministério Público sobre as mortes. O motivo do pedido se deve ao fato de que três das mortes não teriam sido informadas aos promotores.

    Curtir

  66. Não cabe a Ministério Público nenhum escolher quem deve presidir Inquéritos sobre este ou aquele fato.

    “Controle externo” significa verificar, externamete (de fora da Polícia), se o que é feito internamente (dentro da Polícia) contraria, ou não, a lei. Apenas isso.

    Que o MP vá cuidar de seus processos, cujos prazos para oferencimento de denúncia são quase sempre desrespeitados por seu promotores, contribuindo para aumentar a impunidade em São Paulo.

    Curtir

  67. alguem tem dúvida que só vai sobrar para o escrivão? quando tem delegado no meio os coleguinhas da corró patinam, gaguejam e saem pela tangente. delegado não pune delegado é um espirito de corpo só vai sobrar pro eswcrivão. e a corro não tinha como fazer um serviço desse pois vazava tudo essa corro tá cheia de arapongas que passasm serviço para os coleguinhas. é pior na auxiliar. ai, além de ter arapongas tem aquela mãozinha para não acontecer nada. corregedoria desse jeito não dá em nada. essa corró faz mais de um ano que está independente e não arranhou a corrupção. só demitiu carcereiro e suspendeu investigador. absolveu os delegados por falta de provas……..ou foi por pa mau feito que não colheu as provas? se a coisa fosse séria, cada um que fosse absolvido por falta de provas deveria fazer o delegado do PA responder por que não conseguiu as provas. Voces acham que lá na corró tabém não tá cheo de gente que não vale o que come, tem inqueritos, pega grana de maquineiros, passa infortmação para os investigados e depois fazem cara de santinhos. tem que acbar com esse cinismo deles acharem que são mais que a gente. só no dia que fizerem uma limpa na corro e manrarem embora tudo mundo que tem rabo preso. será que um dia isso vai acontecer ?

    Curtir

  68. A CORRO TA TRABALHANDO SIM, E COLOCANDO UM MONTE DE INOCENTE NA CADEIA, E QUEM TEM GRANA PRA PAGAR ADVOGADO BOM COMO BIASK ETC, SAEM LOGO O RESTO TÃO FUDIDO, NO PROPRIO PRESIDIO, TEM UM MONTE DE GENTE PRESO PELA LANCE DAS MAQUINAS DE CAÇA NIQUEL DE GUARULHOS, POREM OS DELEGADOS ENVOLVIDOS TÃO SOLTOS, E OS COITADOS DOS TIRAS PRESOS A 9 MESES, ISTO É UMA PUTA PATIFARIA. PORQUE O DELEGADO ROSA ESTA SOLTO?
    TEMOS QUE LUTAR PELOS COLEGAS INJUSTIÇADOS.

    O QUE ESTA ACONTECENDO NA POLICIA DR. GUERRA, É UMA VERDADEIRA INJUSTIÇA, GENTE INOCENTE INDO PRA CADEIA, E OS VERDADEIROS RESPONSAVEL PELA CORRUPÇÃO, ANDANDO DE CARROS IMPORTADOS RELOGIOS DE LUXO, E ENTRANDO COM ACÇÃO CONTRA O SENHOR DE INJURIS, ESTES CARAS TINHA QUE QUEIMAR NO INFERNO, POIS SO SABEM SUMIR COM A VERBA DA POLICIA CIVIL, E MANDAR PRA CADEIA PE DE CHINELO, E ELES FICAM ESCONDIDOS ATRAS DE RECOLHAS E DE CHEFES DE TIRA.

    VAMOS LA GALERA LUTAR PELA JUSTIÇA

    \FORA CORREGEDORA, FORA DIRETORES FORA DG, GUERRA PRA DEPUTADO ESTADUAL

    Curtir

  69. I’m a beliver:

    Quem disse que a Corregedoria está independente?

    Ela só não está mais subordinada ao DGP e sim diretamente ao próprio Secretário.

    O Secretário, nomeado por um político, é independente? Nunca.

    A Corregedoria ficou, isso sim, ainda mais política.

    Quanto à Corregedoria não punir Delegados, não é “bem” assim.

    A Corró pune, sim. Mas, pune só os os que não têm padrinho, incluindo-se, aí, Delegados desapadrinhados.

    Mas, quem tiver padrinho, seja de qual carreira for, tem grandes chances de escapar ileso (vale a máxima: “é um carimbo, um risco e o P.A. vai pro espaço”). Basta não ser pagão. Ou ser “pagão”. Como diria o Dr. Guerra: “Entende?”

    Curtir

  70. PARABENS POLICIA FEDERAL PELA PRISAO DESSES DELEGADOS CORRUPTOS DE ITAPETININGA, ESPERO QUE SEJAM EXPULSOS DA INSTITUIÇAO, EU FUI FEITO REFEM DE PRESOS COM UMA FACA EM MEU PESCOÇO MOMENTO QUE TRABALHAVA DE PLANTAO NA CADEIA DE ITARARE SP, ONDE 8 DETENTOS FUJIRAM E POR ESSE MOTIVO PERDI MEU EMPREGO INOCENTEMENTE, AGORA FAÇO UMA PERGUNTA, SERA QUE OS DELEGADOS SERAO PUNIDOS COM DEMISSAO OU SOMENTE SERA FEITO UMA MEDIA E TODOS LOGO VOLTARAO A OCUPAR SEUS CARGOS?, SE ISSO ACONTECER REALMENTE NAO EXISTE JUSTIÇA.

    CLAUDIO GERALDO BATISTA
    EX POLICIAL

    RIVERSUL/SP 11 DE ABRIL DE 2010

    Curtir

  71. CORRUPÇÃO, JOGO DE INTERESSE, MEU DEUS NÃO AGUENTO MAIS ESSE PAÍS, ESTÁ ENVIÁVEL VIVER AQUI, TRABALHAR AQUI. PENA QUE NÃO TENHO RECURSOS PRÓPRIOS PARA SUSTENTAR MINHA FAMILIA, SE TIVESSE JÁ TINHA SAÍDO DA POLÍCIA E TINHA INDO MORAR EM QUALQUER LUGAR EM QUE NÃO HOUVESSE ESTADO BRASILEIRO. Será que alguém vai mudar esse quadro caótico em que vivemos, meu DEUS, precisamos de investigação séria, para limpar, banir de vez todos os corruptos do Estado, todos que não respeita a sociedade. Será que não percebem o óbvio, as Instituições Falidas, quando que alguém vai levar a sério e arrancar de vez os que maculam o EMBLEMA POLICIAL E SUJAM as placas PROTEGER E SERVIR.

    Curtir

  72. O QUE ACONTECEU FOI QUE ATRAVESSARAM A FP E A PM COM A EMPRESA DE SEGURANÇA, AÍ JÁ VIU NÉ…O GAECO ENTROU PRA APARECER (HOLOFOTES) JÁ QUE O CASO ENVOLVIA DELEGADOS DE POLÍCIA, INCLUSIVE SECCIONAL. O RESTO É PERFUMARIA, COMO JÁ DIZIA UM ANTIGO PROFESSOR DE DIREITO.

    Curtir

  73. Parabéns ao MP e a PF, nós policiais civis de São Paulo, que vivemos do nosso salário, estamos felizes e pedimos limpeza na PC, só assim teremos melhores salários e dignidade. Agora pergunto, e o diretor do DEINTER 7, a corregedoria do DEINTER 7 e o serviço de inteligencia do DEINTER 7, nada sabiam??? O diretor do DEINTER 7, não conhece suas indicações de confiança, ou são meras indicações politicas. Este DIRETOR esta na hora de sair, precisamos sangue novo. Agora esperamos de nossa digna Corregedoria mais atuação aqui no interior. Ou vão ficar de braços cruzados e deixar a PF e o MP agirem, limpando nossa casa. Vamos pegar peixes grandes e parar de punir coisas insignificantes só para fingir que trabalham. Queremos uma policia civil digna e limpa.

    Curtir

  74. PM NA VEIA
    O que transcrevi está na internet, é de domínio público. Qualquer pessoa pode ter acesso e ler também. Inclusive, no próprio flit já lançaram a foto de um sítio em Boituva – SP, local este que todos os moradores estão cansados de verem a dupla dinâmica, passeando tranquilamente com carros de luxo.
    Caso voce queira, pode ler na internet o depoimento de Marcola na CPI das Armas, o relatório contém cerca de 250 páginas. Entre no google e digite: relatório de conclusão da CPI DAS ARMAS. Divirta-se é de graça.
    A Corregepol não lê pq não quer.

    Curtir

  75. PM NA VEIA

    Já que voce mora perto dessa senhora, pq não informou o endereço completo e a placa da moto???

    Curtir

  76. Acho que deveriam fazer uma estatística de quantos boletins de ocorrência ou declaração de extravio foram feitas sobre passaportes. Creio que o resultado seriam muito interessante……

    Curtir

  77. Lucinha:

    O PM na Veia é PM mas não é cabeça seca de vez, coxinha assumido. Restou um pouquinho de cérebro. Se ele é vizinha da moça e dedurar, ela nem precisa deixar de ser loira para descobrir quem foi.

    Curtir

  78. Anonis, não lembro de ter dito que ela é loira, rs
    Voce é que disse.

    Assim……dedou mais um pouquinho

    Curtir

  79. Marcola tenta incriminar delegado
    >Preso diz que Ruy Fontes levou R$ 645 mil para favorecê-lo

    RITA MAGALHÃES e BRUNO TAVARES

    O assaltante Marcos Camacho, o Marcola, chefão do Primeiro Comando da Capital (PCC), usou boa parte de seu depoimento à CPI do Tráfico de Armas para denegrir a imagem do delegado Ruy Ferraz Fontes, do Departamento de Investigações sobre o Crime Organizado (Deic). Ele acusou o delegado de aceitar dinheiro para não incriminá-lo em dois inquéritos. Titular da Delegacia de Roubo a Bancos, o delegado é considerado o principal algoz do crime organizado.

    Com informações contraditórias, Marcola disse que, em 1999, data da sua última prisão, pagou R$ 600 mil ao delegado para que o carro em que estava – um Ford Stratus importado, avaliado em R$ 60 mil – não fosse aprendido. A suposta propina também o livraria do indiciamento. Segundo o preso, o pagamento foi feito por sua ex-mulher, a advogada Ana Maria Olivatto Camacho, no mesmo dia da prisão.

    “Não fui indiciado em nada, em nada de nada de nada. É complicado, o senhor não acha?”, indagou Marcola ao deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), no dia 6 de junho, ao ser ouvido pela CPI no Centro de Readaptação Penitenciária (CRP) de Presidente Bernardes.

    Logo em seguida, o assaltante reduz o valor do suposto acordo para R$ 300 mil. Entretanto, documentos obtidos pelo JT derrubam as afirmações de Marcola. Na época, ele era fugitivo e poderia ter sido só recapturado. Mas os policiais da delegacia o prenderam em flagrante por uso de documento falso.

    Ao contrário do que insistiu em afirmar Marcola, o responsável por sua prisão não foi Ferraz Fontes, e sim Alberto Pereira Matheus Júnior, também delegado do Deic. Em março de 1999, antes do episódio da prisão, o chefe do PCC já havia sido indiciado na Delegacia de Roubo a Banco pelo roubo à Transpev, de onde levou R$ 4 milhões, em 1998. Marcola acabou condenado a 12 anos pelo crime. Desde então, está preso.

    Continuando as acusações, Marcola disse que em 2003 pagou mais R$ 45 mil ao delegado para ser inocentado no processo de formação de quadrilha instaurado contra o advogado Mário Sérgio Mungioli. O defensor foi preso em flagrante em outubro de 2003, na saída do CRP de Presidente Bernardes. O objetivo de Mungioli era pedir autorização de Marcola para pôr em prática os planos terroristas da facção, que incluía atentado à bomba na Estação Jabaquara do Metrô.

    “Inclusive minha saída daqui (do CRP), foi graças a uma declaração que ele deu, dizendo que eu não tinha nada a ver com o advogado que tinha sido preso aqui trazendo bilhetes (…) Aí ele pediu R$ 45 mil.”

    O JT apurou que Marcola se refere a uma certidão entregue pelo Deic onde consta a informação que ele não foi indiciado no inquérito do advogado porque já respondia pelo mesmo crime em outro processo. Mas o relatório do flagrante de Mungioli em nada absolve o preso. Ao contrário, aponta Marcola e Júlio César Guedes de Moraes, o Julinho Carambola, como os líderes do PCC. “Cientes do risco que corriam ao utilizar a telefonia, os líderes (…) passaram a se comunicar com seus congregados através de ordens transmitidas por seus advogados, entre eles Mungioli”, diz o documento.

    Curtir

  80. ustiça, com direitos respeitados.
    São muitos os comentários. porem provas e comprovações técnicas ainda não foram apresentadas e não a de se falar nem mesmo em um transito julgado, a especulação é grande ,é grande também o interesse social já que se trata de agentes públicos, toda a agitação alvoroço em cima do caso faz os leigos esquecerem porem da grande valia; proteção que nos fora realizadas por meios , mãos dos que hoje ai estão sendo investigados, aulas lecionadas com sabedoria fazem parte da grade curricular de alguns ; Ótimos profissionais de grande valia para a sociedade, merecem sim serem julgados, mas com grade enfeze , merecem sim serem julgados e não de pronto entregarmos a estas pessoas a condenação a sentença. nem que seja ela meramente social, são elas parte ativa de nossa sociedade, pessoas cultas transcendentes de conhecimentos.
    Não devemos nos ater a comentários, já que disso não passam, aprendemos muito mais ao longo dos anos de conhecimento nos transmitido por esse que hoje aqui e em muitos outros meios de comunicação estão sendo difamados.
    Justiça tem de ser realizada mas com direitos respeitados.
    Jefferson
    jefferson_malcom@yahoo.com.br

    Curtir

  81. Justiça, com direitos respeitados..
    São muitos os comentários. porem provas e comprovações técnicas ainda não forma apresentadas e não a de se falar nem mesmo em um transito julgado, a especulação é grande ,é grande também o interesse social já que se trata de agentes públicos, toda a agitação alvoroço em cima do caso faz os leigos esquecerem porem da grande valia; proteção que nos fora realizadas por meios , mãos dos que hoje ai estão sendo investigados, aulas lecionadas com sabedoria fazem parte da grade curricular de alguns ; Ótimos profissionais de grande valia para a sociedade, merecem sim serem julgados, mas com grade enfeze , merecem sim serem julgados e não de pronto entregarmos a estas pessoas a condenação a sentença. nem que seja ela meramente social, são elas parte ativa de nossa sociedade, pessoas cultas transcendentes de conhecimentos.
    Não devemos nos ater a comentários, já que disso não passam, aprendemos muito mais ao longo dos anos de conhecimento nos transmitido por esse que hoje aqui e em muitos outros meios de comunicação estão sendo difamados.
    Justiça tem de ser realizada mas com direitos respeitados.
    Jefferson
    jefferson_malcom@yahoo.com.br

    Curtir

  82. Pois é Jeferson, a recíproca deveria ser verdadeira.

    Quando prendem pessoas que são inocentes, lembrando que a presunção da inocência vale até sentença condenatória transitada em julgado, tudo que mais sabem fazer é convocar entrevistas coletivas, expor as pessoas à opinião pública sem qualquer respeito e acusá-las sem qualquer rodeio.
    Caso voce analise sem qualquer partidarismo, vários escândalos envolveram pessoas que posteriormente foram ABSOLVIDAS PELA JÚSTIÇA, por terem apenas no judiciário ter tido a oportunidade de defenderem-se e apresentarem provas de sua inocência. Pergunto-lhe e o prejuízo moral, financeiro, emocional, social, familiar, etc. sofrido por essas pessoas???
    Vou sugerir-lhe uma pesquisa no GOOGLE. Entre na página e procure por ALCIONE ROSA PEREIRA, guincheiro e, após leitura minuciosa, tenho certeza que apenas dirá: eles estão experimentando do próprio veneno.

    Curtir

  83. Não adinta também a Corregepol pegar os caras, pra que????
    Para depois venderem aos tiras a reintegração????
    Leia noticia abaixo, todos continuam trabalhando na boa e, depois vem o delegado xerife a público dizer que é inocente e, que quando toma conhecimento de qualquer envolvimento dos seus comandados com alguma irregularidade, ele próprio toma providências. Quais serão essas providências???? Que cara de pau

    E o que é pior, esses tiras foram denunciados pelo investigador Pena, que por sua vez também foi reintegrado.

    Que moral tem essa cúpula da PC??? Nenhuma, só aparecem quando a “otoridade” não pode pagar. Não sabem o que e PRINCIPIO DA ISONOMIA.

    Policial do Deic é preso tentando extorquir famílias de presos
    Publicidade
    da Folha Online

    O investigador do Deic (Departamento de Investigações sobre Crime Organizado) Ariovaldo Soares Grubl foi preso em flagrante na madrugada desta quarta-feira tentando extorquir familiares de criminosos, em São Paulo.

    Os bandidos tinham sido presos em flagrante com veículos e mercadorias roubadas, na região do Ceasa, na zona oeste. Três investigadores disseram aos familiares dos presos que se eles pagassem R$ 100 mil a eles, os criminosos não seriam acusados pelo crime de roubo, apenas pelo crime de receptação de carga roubada, o único que eles haviam cometido segundo testemunhas.

    As testemunhas contaram o golpe e a equipe de policiais da Divisão de Assuntos Internos da Corregedoria prendeu Grubl quando ele estava recebendo o dinheiro dos familiares, em frente ao prédio do Deic.

    Os outros dois investigadores suspeitos de participar do golpe são Evaldo Shirazaka e Adeilton Mendes da Silva. Eles estão de férias, mas estão à disposição da Corregedoria para esclarecer o possível envolvimento com o crime.

    Procurado pela reportagem, o responsável pela Delegacia de Roubo a Banco do Deic não foi encontrado.

    Curtir

  84. RESPOSTA DO DR. RUY PARA A FOLHA…NENHUMA LINHA EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO E DOS 799
    com 7 comentários

    Data: 28 de janeiro de 2010 13:26
    Assunto: RESPOSTA DO DR. RUY PARA A FOLHA
    Para: roberto conde guerra

    E S C L A R E C I M E N T O

    São Paulo, 25 de janeiro de 2010.

    Sirvo-me desta para transmitir a minha indignação e perplexidade diante do conteúdo da matéria jornalística escrita pelo repórter André Caramante e publicada no diário A Folha de São Paulo e na Folha OnLine em 24 de janeiro último.
    A matéria recebeu o seguinte título: “800 Delegados são investigados em SP”.
    Quanto à forma, foi apresentada em quatro folhas inteiras do Caderno Cotidiano e destacada na primeira página do mencionado periódico. O assunto foi enfatizado no tablóide eletrônico Folha OnLine.
    Detida leitura sobre o tema faz inferir que a Corregedoria da Polícia Civil, chefiada pelo Excelentíssimo Senhor Secretário da Segurança, investiga servidores acusados da prática de irregularidades funcionais e, em conseqüência de tais suspeitas, foram afastados de cargos relevantes na hierarquia da Polícia.
    O tópico evidenciou alguns nomes de Delegados, atribuindo-lhes expressamente a pretensa causa justificadora das instaurações dos procedimentos disciplinares respectivos.
    O experiente e combativo periodista reservou espaço equitativo para cada um dos alvos da matéria, revelando as implicações que, em sua opinião, validariam a exposição da imagem (com pequenas reproduções fotográficas) dos servidores na mídia.
    Recebi do respeitável plumitivo um tratamento especial, já que a minha imagem (na apresentação da matéria) foi publicada com destaque superior, o meu nome (aliás, o único dos pretensos 800) surgiu na folha de rosto do jornal e informações que não correspondem à realidade histórica, ao meu respeito, foram enfatizadas em mais da metade da matéria ali produzida.
    O repórter, a fim de motivar a inclusão do nome e imagem do signatário na matéria designada com o cabeçalho: “800 Delegados são investigados em SP” argumenta o seguinte (cópia da matéria extraída do Folha OnLine):
    “São policiais contra quem pesam suspeitas ou que simplesmente não têm o “perfil” desejado -Ferreira Pinto os afastou por acreditar que eles não estavam preparados para atuar em departamentos importantes.
    Nessas trocas, delegados até então considerados intocáveis foram colocados na “geladeira” -postos de menor destaque. Exemplos: A) Ruy Ferraz Fontes, “xerife” do combate à facção criminosa PCC, hoje está em uma delegacia na periferia.
    B)… C)… D)…
    E) …”As recentes mudanças na Polícia Civil de SP têm atingido até mesmo policiais como o delegado Ruy Ferraz Fontes, o xerife do Deic (departamento de roubos), considerado durante anos como o número 1 no combate à facção criminosa PCC.
    Com grandes divergências com o secretário da Segurança Pública de José Serra (PSDB), Antonio Ferreira Pinto, Fontes foi sacado da chefia da 5ª Delegacia de Roubos a Bancos e, hoje, está à frente do 69º Distrito Policial (Teotônio Vilela), no extremo leste de SP.
    O 69º é um distrito onde quase nenhum policial quer trabalhar. É muito distante do centro, tem pouca estrutura e atua em uma das áreas mais violentas da cidade. Questionado sobre o seu afastamento do posto de destaque no Deic, onde constantemente comandava ações com grande exposição na mídia, Fontes disse ter sido ele que pediu a transferência.
    Nos bastidores da polícia, a história que se conta é outra. Fontes teria perdido prestígio depois que policiais de sua equipe começaram a ser investigados por suspeita de extorsão de dinheiro de criminosos, inclusive membros do PCC.
    Em um dos casos, o investigador Wilson de Souza Caetano foi preso em flagrante há um mês sob acusação de exigir R$ 300 mil de um suspeito de estelionato, que teve seus bens apreendidos irregularmente. A Folha tentou localizar, sem sucesso, o advogado de Souza para ouvir sua versão sobre o caso.”
    No início do primeiro parágrafo destacado da matéria publicada na Folha OnLine o periodista informa o nome e as razões pelas quais cinco dos 800 Delegados “suspeitos” teriam sido afastados de seus cargos pelo Excelentíssimo Senhor Secretário da Segurança. O meu nome encabeça a lista, no entanto, ao contrário dos demais (cujos nomes surgem em seguida), não vem qualificado com qualquer acusação que justificasse lançar-me no rol dos envolvidos em irregularidades funcionais (nem poderia, pois tais motivos não existem). Em outras palavras o meu nome figurou numa lista de suspeitos sem a designação de qualquer irregularidade que teria praticado, aos moldes da inquisição espanhola.
    No parágrafo posterior surgiram as mais variadas informações desconectadas da verdade histórica.
    O jornalista asseverou que fui “sacado”, pelo Excelentíssimo Senhor Secretário da Segurança, da 5ª. Delegacia de Roubo a Bancos do DEIC e designado para 69º. DP, porque teria perdido prestígio, fato este motivado por investigações, conduzidas pela Corregedoria, de irregularidades praticadas por membros de minha equipe no DEIC, já que eram suspeitos de extorsões de dinheiro de criminosos, inclusive de integrantes do PCC. Finalizou o parágrafo ilustrando um dos episódios de extorsão, que teria atingido o investigador Wilson de Souza Caetano, motivador do meu afastamento.
    No fim do mês de novembro, depois de 15 anos respondendo pela Delegacia de Roubo a bancos do DEIC, por motivos pessoais, ligados à minha saúde, sugeri à Administração Superior fosse designado para outro Departamento da Polícia Civil. No início de dezembro fui atendido e transferido para o DECAP, designado para a titularidade de Distrito Policial, compatível com a classe do cargo que ocupo. Portanto, não fui afastado ou “colocado na geladeira” como asseverou o responsável pela matéria jornalística.
    Em quase 30 anos no exercício de função pública, nunca fui processado civil, penal ou administrativamente. Não existem pendências administrativas em relação a minha pessoa na Corregedoria da Polícia Civil, ou em qualquer outro órgão público. Destarte, não existem justificativas lógicas para a inclusão do meu nome e da minha imagem em matéria jornalística que trate de pretensos funcionários investigados.
    Até o presente momento, desconheço persecuções da Corregedoria, sobre as práticas de crimes contra a Administração, que incluam policiais da equipe que trabalharam sob as minhas ordens no DEIC. Na minha vida funcional, sempre que tomei ciência de irregularidades perpetradas por funcionários, adotei as medidas legais cabíveis.
    Por fim, o policial Wilson Caetano não executou nenhum trabalho sob o meu comando durante os últimos dez meses, pois se achava à disposição de outra Divisão do DEIC. O evento que envolveu o policial Caetano, ocorreu (segundo a própria imprensa) no dia 23 de dezembro de 2009 e está relacionado com as atividades da SIG da 4ª. Seccional, órgão onde o investigador exercia as suas funções (ou para onde foi transferido em passado recente) e que nunca foi chefiado por mim, portanto tais fatos não guardam qualquer nexo de causalidade com as minhas atividades funcionais. Convém ressaltar que este episódio, por questões lógicas, não poderia ter determinado o meu “afastamento” para o DECAP, pois eu já exercia as minhas funções naquele Departamento desde o dia 10 de dezembro, 13 dias antes do evento.
    A extraordinária execração de meu nome e de minha imagem na mídia, sem qualquer justificativa (já que formalmente não me encontro no rol dos pretensos 800 Delegados investigados em SP, o próprio periodista concorda que não sou objeto de investigação), inclusive de maneira desproporcional em relação aos demais citados, surpreendeu-me a ponto de aduzir o presente texto e questionar o seguinte:
    1 – Por que figurei em tal matéria jornalística?
    2 – Não sou alvo de investigações (mote da matéria), e o responsável por este trabalho jornalístico concorda com este fato, por que mesmo assim dedicou mais da metade da matéria, com exposição de meu nome na folha de rosto, encabeçando listas de servidores processados (ainda que nunca tenha sido processado na minha vida funcional) e fotografias com destaques superiores?
    3 – Por que o jornalista, (a Folha de São Paulo cobriu o caso que envolveu o policial Caetano, portanto dispunha dos detalhes sobre o assunto), ligou a prisão de Caetano à minha administração na Delegacia de Roubo a Bancos, já que não era meu policial naquela oportunidade?
    Nesta altura das presentes divagações só restou uma certeza com relação aos fatos desconexos impostos à minha imagem, possível ponto de partida para esclarecer as minhas indagações, em passado recente propus ação de reparação de danos morais em desfavor da Folha de São Paulo, em razão de matéria que não correspondia com a realidade, envolvendo o meu nome, escrita pelo jornalista André Caramante. A referida ação redundou na condenação do periódico ao pagamento de R$ 30.000,00, pelas lesões causadas à minha imagem.

    RUY FERRAZ FONTES –
    ______________________________________________
    O digno Delegado não gastou uma só linha EM DEFESA DA INSTITUIÇÃO e DOS 799.

    Curtir

  85. Basta comparar as duas reportagens para entender como certas otoridades mentem descaradamente. O investigador foi preso NA PORTA DO DEIC, mas……ele não sabia de nada.
    Veja o trecho abaixo em que ele afirma as medidas legais cabíveis.
    O que será que ele entende por medidas legais?? Será que refere-se à medidas legais que temos com nossos “companheiros” de trabalho?????

    “Até o presente momento, desconheço persecuções da Corregedoria, sobre as práticas de crimes contra a Administração, que incluam policiais da equipe que trabalharam sob as minhas ordens no DEIC. Na minha vida funcional, sempre que tomei ciência de irregularidades perpetradas por funcionários, adotei as medidas legais cabíveis”.

    Provavelmente esta otoridade referia-se a quem trabalha sob suas ordens e não em comum acordo.
    O que é mesmo CONCURSO DE PESSOAS? É apenas definição para bandidos comuns?????

    Curtir

  86. uma vez pedi transferencia por nescessidade para esse dr re itape, ele negou filha da puta bem feito pensei que ele prestava cadeia nele …

    Curtir

Os comentários estão desativados.