Policial civil é confundido com professor, preso e agredido por PMs

O policial civil Jefferson Cabral sendo preso
do site da CUT, via Correio da Cidadania, dica de Ricardo Maciel
Na sexta-feira passada, mais de 40 mil professores paulistas foram impedidos pela tropa de choque da Polícia Militar de chegar até o Palácio do Morumbi, sede do governo estadual, para apresentar suas reivindicações.
Na oportunidade, bombas de gás lacrimogêneo e de efeito moral, gás pimenta e muitas balas de borracha transformaram as imediações do Palácio em palco de uma batalha campal.
Sindicalista e policial civil, Jeferson Cabral foi confundido com um professor, mantido preso e espancado por cerca de três horas dentro de uma viatura até que foi levado ao 34ª DP de Francisco Morato. Com a roupa rasgada e acompanhado por dirigentes do Sindicato dos Investigadores de Polícia, Jeferson foi até a Corregedoria denunciar os inumeráveis abusos dos quais foi vítima.
Ainda mancando com problemas no joelho e dores por todo o corpo, Jefferson Cabral falou sobre os descaminhos do desgoverno tucano e da importância da unidade de todos os servidores com a comunidade para derrotar a intransigência.
Como você foi preso?
Eu estava junto com os manifestantes quando começaram a atirar bombas. Em meio às nuvens de gás, comecei a tirar as pessoas dali, socorrê-las, levar para um lugar seguro. Quando estava tirando o segundo não vi que estava muito próximo de um policial militar motociclista. Entre vários, conseguiram me prender. (Na foto da UOL, vê-se que o cacetete está dobrado em seu pescoço). Disse que era delegado sindical dos investigadores. Foi quando me disseram: você vai pagar pelos outros.
E depois disso?
Fui colocado algemado e trancado numa viatura da Polícia Militar. Fui hostilizado, ofendido e ameaçado durante três horas e tratado como bandido, com todo tipo de ofensas, impublicáveis.
Houve ameaça?
Diziam a todo tempo que iam me levar para o “esquisito”, que na gíria é um local ermo, onde você pode ser submetido a qualquer agressão pois não haverá ninguém para testemunhar. Diziam que iam acabar com a minha raça. As ameaças vieram de alguns policiais, desavisados, que me dominaram e não sabiam o que estava acontecendo, que havia um movimento lutando por direitos, reivindicando melhorias para toda a sociedade.
E então?
Foi quando trouxeram o comandante da operação, o coronel Veloso, que então se deu conta do tamanho do erro cometido. Me perguntaram se eu atirei pedras. Eu retirei paus e pedras das mãos de muitos, porque acredito que o nosso inimigo não é a polícia, mas o governo que a manipula para reprimir.
E aí, junto com os advogados do Sindicato, te dirigiste à Corregedoria para denunciar os abusos…
Exatamente. Fiz um Boletim de Ocorrência (nº98/10) e fui ao IML fazer o exame de corpo delito. Não consigo andar devido aos chutes que levei no joelho, na cabeça, costas e barriga.
Quando foste agredido desta forma?
Antes, durante e depois de algemado. O pior é que sou asmático e me deixaram um bom tempo com o cacetete vergado, como dá para ver pela foto, inclusive, quase sem respirar. Tive medo que me matassem.
Apesar da intensa brutalidade a que foste submetido, fizeste questão de estabelecer uma diferença entre o comportamento de meia dúzia de covardes e o grosso da corporação.
Antes de ser investigador de Polícia e delegado sindical em Taubaté, fui policial militar por quatro anos. Meu pai é policial militar. As agressões de que fui vítima, assim como uma boa parte dos manifestantes, foi provocada por indivíduos isolados.
Que estavam cumprindo ordens do governo Serra…
Infelizmente, sim. É uma grande pena e um verdadeiro tiro no pé essa orientação do governo porque muitos professores têm filhos que são policiais militares, têm o mesmo sangue. Acho que essa agressão deve servir para a PM refletir e se unir à comunidade.
VI O MUNDO – REPÓRTER AÇO
TEMOS QUE SEGUIR O EXEMPLO DA POLICIA FEDERAL: UM GOVERNADOR JÁ FOI PRESO POR CORRUPÇÃO, DEVIO DE DINHEIRO PÚBLICO, IMPROBIDADE ADMINISTRATIVA ENTRE OUTROS INÚMEROS CRIMES. SE A POLIA CIVIL SEGUIR ESTE MESMO EXEMPLO NÃO HÁ NADA QUE IMPEÇA DE COMEÇARMOS A FAZER CUMPRIR AS LEIS. EXISTEM MAIS GOVERNADORES QUE DEVEM TER O MESMO CAMINHO.
CurtirCurtir
cesar:
vc tocou num ponto essencial. Como Polícia Judiciária, investigativa na essência, a Polícia Civil tem por obrigação “levantar” as mazelas de quaisquer governos e de seus integrantes.
A hora em que isso acontecer, o respeito e o tratamento serão outros…
CurtirCurtir
Não tem jeito, uma coisa é cumprir ordens para não serem punidos, outra e vibrarem e balançarem o rabinho de alegria de estarem sendo servis ao governador, e o triste é que eles recebem o mesmo aumento quando temos.
CurtirCurtir
Essa é a cara atual do Estado de São Paulo, Homens e Mulheres letrados e educados sendo humilhados por um bamdo de analfabetos.
CurtirCurtir
desculpa “bando”
CurtirCurtir
Mais uma cagada da guarda pretoriana do PSDB. E esses comandates ainda querem fazer polícia judiciária. Se fazem isso com um policial civil, imaginem com um cidadão comum. São paus mandados mesmo, do coronéis da PM e desse nanico do Marrey.
CurtirCurtir
Falou certo Delta Uno original, só vamos ser respeitados quando passarmos a agir sério com essa turma do PSDB, que na maioria é comerciante. Eu dúvido que na empresa desses caras não existe sonegação fiscal.
CurtirCurtir
Esse colega não merecia passar por situação tão constrangedora por parte dos integrantes do Estado, que tem por dever zelar pela segurança dos indivíduos, e respitar o direito de manifestação. Por isso como resposta devemos em outubro votar em quem nos trata com dignidade, só assim eles vão lembrar dessa covardia.
CurtirCurtir
RESPEITAR
CurtirCurtir
Quando a Polícia Civil passar a exercer seu papel constitucional de POLÍCIA DE ESTADO, e não o de POLÍCIA DE GOVERNO, talvez a história possa ser contada de maneira diferente
CurtirCurtir
Acho que agora dá pra concluir DEFINITIVAMENTE, QUE ESSES MERDAS LAMBE-BOTAS NOS DETESTAM NÉ?? SUGIRO ALÉM DA OPERAÇÃO PADRÃO, “TRATAMENTO PADRÃO A PM”, ISSO SERVE ESPECIALMENTE PRA DELEGADOS QUE SE CAGAM QUANDO QUALQUER TENENTINHO RECEM SAIDO DO BOSTA BRANCA AUMENTA A VOZ NA DELEGACIA.
CurtirCurtir
uma pena que o delpol de plantao na corró amarelou e não fritou esses pms no abuso..
CurtirCurtir
Como disse, certa vez, o ex-secretário de segurança, Dr. Antonio Clúdio Mariz de Oliveira, a “PM é um ‘estado’ dentro do Estado!”.
Mas, o negócio não é criticar a PM. O negócio é trabalhar naquilo que a Polícia Civil sabe fazer e, como Instituição, quase não faz: INVESTIGAÇÃO!!!
Por incrível que pareça, o que menos se valoriza na polícia judiciária, é investigação.
Na ACADEPOL, privilegia-se, até um risível curso de “Sobrevivência Policial”, durante o qual o Dr. Tabajara Novazzi, dentre outros próceres, aparece calçando coturnos… (isso lá é coisa de Polícia Civil????)
Polícia de investigação tem mais é que trabalhar com informação. Começar a levantar os podres desta “camarilla” que está incrustada no governo do Estado há mais de uma década.
O papel da Polícia Civil é trabalhar com informação. E, informação é poder.
Para bom entendedor, meia palavra “bas”.
CurtirCurtir
SE DUVIDAR A CORRO AINDA ENFIA O NABO NO COLEGA POR PROCEDIMENTO IRREGULAR DE NATUREZA GRAVE…. SEM IDENTIFICAÇÃO, OU SEI LÁ O QUE…
CurtirCurtir
JOW
JÁ SEI ATÉ A DESCULPA POR NÃO TER FRITADO:
“PARA NÃO PARECER CORPORATIVISTA”
CurtirCurtir
Falou tudo delta uno. Na gestão do Mauricio fui até a Academia e pensei que estava num quartel da PM, todo mundo de coturno e vestido a caráter.
CurtirCurtir
o beto carneiro
nem fala nessa gestão do mauricinho swat
e tinha um monte de colega q achava o maximo, q apoiava!
CurtirCurtir
tb acho que a corro vai querer saber o que o tira estava fazendo lá
CurtirCurtir
e o cara ainda defende a pm dizendo que somente alguns são repressivos. e´o velho ditado… uma vez cabeça seca, sempre cabeça seca.
mané… foi pouco… ainda vai responder na corró por estar no meio de manifestação. artigo 74 II
CurtirCurtir
Pessoal, perdoem o humor negro, mas o tira parece que, apesar de estar sendo estrangulado, cercado, agredido, espancado, esculachado e o diabo a quatro, ainda posou para a foto, fazendo um sinal de positivo com o mão direita.
CurtirCurtir
Delta, crimes de responsabilidade e improbidade administrativa contra governadores, prefeitos e outros são investigados em IP´s presididos em seccionais por delegados comissionados e chapas do sistema.
A PM, hoje, equivale a polícia política SS de Hitlher. O psdb entende que somente ele sabe pensar, formular, libertar etc, e em nome desta pseudo habilidade ele justifica seu comportamento facista. A PM tem uma estrutura militar e foi criada pela ditadura, é uma instituição perfeita para se acasalar ao este governo facista, intransigente, soberbo e dos únicos intelectuais que sabem pensar e agir.
A nossa esperança é a Dilma dar uma lavada neste povo, e o governo de São Paulo sair das mãos do psdb. Aí sim, poderemos ter a chance de ver uma polícia civil, investigativa e democrática, e a pm devidamente encabrestada e com fucinheira, por que este povo morde e mata! Dúvida? Cumprimenta um miliciano da ROTA dentro da viatura em movimento pra ver o que acontece!
CurtirCurtir
eu estou desacreditada da P.C….se quiserem fazer o que foi proposto ( investigar empresas de grandões etc, etc ) tem que colocar policial incorruptivel…caso contrário ficará a mesma m…com PSDB ou outro partido qualquer….pois o que se vê é policial corrupto, que por qualquer miséria coloca a PC pra escanteio…uma pena !!!!
CurtirCurtir
onde é que tem policial incorruptivel?
CurtirCurtir
Anonis:
Eis aqui um policial incorruptível!
Generalizar não é nada bom!
CurtirCurtir
MAX: AQUI + 1 INCORRUPTÍVEL. SOMAMOS 2 ATÉ AGORA. DÁ PRA FAZER UMA EQUIPE… HEHE…. ESSES FDP QUE DUVIDAM DA NOSSA HONESTIDADE NÃO SABEM O QUE É FICAR FAZENDO BICO. OU VCS ACHAM QUE É MEU ESPORTE PREFERIDO FICAR DE MADRUGADA FAZENDO BICO, SABADO, DOMINGO E O CARALHO??? AQUI NÃO TEM 25 DE MARÇO AINDA… E SE VIER GRANA DE BINGUERO MANDO ENFIAR NO RABO.
CurtirCurtir
E o bico é o que.
o que diz a lei organica ou seja a lei do orgasmo
conheci um policia que morreu no bico, e a familia do mesmo esta FUDIDA, pegando cesta basica eo caralho pra sobreviver,não é viver. morreu virou carta fora do baralho. vae investigar algo errado que voce recebe logo um falcão lhe pergutando onde voce esta,e uma pequena determinação SAIA DAI JA, evoce coloca o rabo entre as pernas,e SÃO PAULO é grande voce peita esses merdas e eles te fodem na moral. o DR. sabe comoé, rapadura é dpce mas não é mole. É TUDO ACERTADO LA POR CIMA, é nos simples tiras, não temos acesso a essas trutagens, e se não estiver satisfeito peça recolha ,não é pra onde voce quer não, é para onde te mandarem. agora se voce tiver culhão voce peita, e chama o quarto poder,depois o resto da sua carreira voce vae passar como cagueta,e na NASA, se não arrumarem pra voce uma rua da amargura bem florida
voce sabe bem disso,e ainda fala em corrupção, toda hora nos vemos e temos que ficar calado. a vida ta cheia dessas historia fica no seu bico se ta bom e agredeca se ninguem te perseguir. BOA SORTE COLEGA
OBS. não sou corrupto
P.S.D.B/D.E.M. NUNCA MAIS [abrace essa ideia]
CurtirCurtir
Anonis: há inúmeros, principalmente dentre aqueles que num passado próximo se movimentaram por melhor remuneração.
Zé Francisco: sei não hein! O atual governo federal manobrou-se para a não encampação da PEC 300; estão tentando mandar para 2011 as votações.
PENSE: se em ano eleitoral o aumento de piso (PEC) não foi aprovado, imagina se o será ano que vem!
Salário condizente com a importância social do policial na sociedade: seria a “pedra de toque” para a minimização da corrupção…Só não vê quem não quer!
CurtirCurtir
Se falou tudo tá brincando. Eu já senti na pele o que você falou. A grande arma deles é o famoso bonde.
CurtirCurtir
Caro Cap PM:
O nosso drama é que, para governantes corruptos, nada melhor do que uma polícia mal remunerada e mais sujeita à infiltração de falsos policiais.
CurtirCurtir
Caro Cap. PM, tenho amigos oficiais da PM e não escondo o que penso. Em parte, acabam concordando comigo. Em relação à PEC 300, ao seu conteúdo, sou 100% favorável, mas quanto ao aspecto jurídico…, ela não resiste a um pedido de tutela antecipado no STF por qualquer estado da federação. O buraco é mais embaixo.
Gosto dos seus comentários, sei que peguei pesado, mas a PM tem que cumprir sua missão constitucional e a PC a dela, e ambas serem bem remuneradas. E mais, num regime democrático o RDPM deve ser flexibilizado, é o mínimo que se deve fazer. Abraços.
CurtirCurtir
vão dizer que existe pC que:
– nunca fez favor pra vizinha gostosa
– nunca quebrou o ganho da priminha idem
– nunca intercedeu em favor do dono da casa de arma
– idem, daquele empresário que comparece sempre na dp
– idem daqueles amigos que bancam o churrasco
– idem, para aquele advogado conhecido que assina tudo no dia seguinte
– idem, para um indicado do chefe do chefe, por telefone e sem aceitar um não como resposta
– idem para os coleguinhas da pc
– idem para a mulher do seccional
– idem para a filha do prefeito
– idem para o próprio.
– e muitos e muitos idens…
– nuca ganhou um panetone
-idem uma garrafa de vinho
– idem um litro de uisque
– idem uma caneta
– idem uma folhinha calendário
Voces acham que corrupção é só aceitar grana?
Voces não sabem o que é ser incorruptivel
CurtirCurtir
O que estão fazendo com a minha, a nossa polícia? O governo joga uns contra outros…lembra o dito de guerra: dividir para enfraguecer. Alguém disse lá em cima sobre a Polícia ser de Estado e não de governo. Concordo plenamente. PC, investigue os demandos dos governos! PM, proteja-nos das sagas dos bandidos!
CurtirCurtir
Eu já creio que não precisamos nem de “Polícia de Estado” e muito menos de “Polícia de Governo”. Acho que já temos ambas: Polícias que protegem o Estado contra o cidadão e que protegem o governo contra a sociedade.
Acredito que precisemos, justamente, de uma POLÍCIA DA SOCIEDADE; Polícia que preze a segurança pública e seja a guardiã linha de frente da segurança jurídica do cidadão, uma polícia da cidadania.
CurtirCurtir
Boa, Delta Uno. uma POLÍCIA que respeita e é respeitda pela sociedade. Eu respeito o policial principalmente por ser ele o Estado atuando em meu nome.
CurtirCurtir
Sr: Jefferson eu por curiosidade estava lendo seu relato da manifestação da greve , dos professores por coincidência estava até acompanhando pela teve no programa do Datena ,tenho acompanhado o sofrimentos dor professores até mesmo dos policias pelo baixo salários e melhorias, pela falta de seguranças nas escolas enfim hoje em dia ser professores ou policiais e por vocação ,e os que não têm vocação acabam se baldeando pelo lado da corrupção, professores e policiais estão a beira do abismo ,penso comigo como pode o povo brasileiro cair na mesmice de confiar nas panelas sujas dos governantes, pois estes maus governantes precisam ser renovados, e só deveriam ficar no poder aqueles que fizerem acontecer , O povo vive de esperanças e estão acostumados a viver de favor , principalmente a classe mais baixa ,
Acho q ue ta precisando morrer muitos dos professores e policias para ter o reconhecimento de pelo menos uma plaquinha de latão com os nomes entregue aos familiares , como titulo de herói ,,,portanto e hora SR: Jefferson do povo ir a luta em busca de renovações e por o fim destes maus governantes no rua para catar lata, ,assim como muitos fazem para sobreviver ,,, talvez e só assim que algo pode vir mudar o nosso pais e aqueles que fizerem acontecer que seja bem vindo ,
SR: Jefferson estou torcendo para que o senhor possa pelo menos encontrar quando precisar de remédios para pressão arterial em posto de saúde, que esta em falta , e que e o dever dos governantes se bem que eu acho que o dinheiros destinados a estas operações estão bem guardados em muitas meias e cuecas,, sucesso na sua luta em prol das melhorias para nós professores e policias …
CurtirCurtir
Isso é um absurdo!!!
Estimo as melhoras…
CurtirCurtir