Sábado, 27 de março de 2010, 08h41
Atualizada às 09h17
Datafolha: Serra volta a subir e abre 9 pontos sobre Dilma
Pesquisa Datafolha realizada nos dias 25 e 26 de março de 2010, publicada na edição deste sábado, 27, do jornal Folha de São Paulo, indica que o pré-candidato a presidente José Serra (PSDB) voltou a crescer e atingiu 36% das intenções de voto. Dilma Rousseff (PT) está com 27%.
A diferença entre Dilma e Serra subiu de 4 para 9 pontos, em comparação com a última pesquisa do Datafolha, publicada há um mês.
Considerando-se a margem de erro da pesquisa de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, Serra apresentou crescimento real, retornando ao patamar da pesquisa de dezembro de 2009, quando tinha 37%.
Dilma, pela primeira vez, não apresentou crescimento na sua curva de intenção de votos: A petista oscilou negativamente um ponto percentual.
Ainda segundo o Datafolha, Ciro Gomes (PSB) não apresentou crescimento ou queda, ficou com 11% (tinha 12% em fevereiro e 13% em dezembro). Marina Silva (PV) também está estacionada e manteve os mesmos 8% obtidos em dezembro e há um mês.
Excluindo-se Ciro da lista de candidatos, o cenário não se altera significativamente: Serra vai a 40% contra 30% de Dilma, ou seja, a diferença entre ambos passa de nove para dez pontos, variação que está dentro da margem de erro.
Rejeição
Os quatro principais candidatos estão empatados no limite da margem de erro, mas quem numericamente tem o pior índice é Ciro Gomes, com 26%. Colados a ele vêm José Serra (com 25%), Dilma Rousseff (23%) e Marina Silva (22%).
Pesquisa espontânea
As curvas da pesquisa espontânea, quando o entrevistado diz em quem deseja votar sem ver uma lista de nomes, diferem do levantamento estimulado: Dilma continuou sua curva ascendente. Tinha 8% em dezembro, passou a 10% em fevereiro e agora chegou a 12%.
Esse percentual a coloca à frente de Luiz Inácio Lula da Silva (8%), que, até dezembro, liderava a pesquisa espontânea. Serra manteve os 8% da pesquisa de dezembro. Ciro e Marina marcaram 1% cada. Houve também 3% para “candidato do Lula” e 1% para “no PT/candidato do PT”.
Data-Falha ou DataFolha?? Já vi este filme num passado recente. Esta pesquisa, diferentemente de outras da folha, não traz os métodos de colheita e tabulação. Pesquisa feita às pressas e no desespero.
CurtirCurtir
Quem acredita nessas pesquisas?
Lembrem-se bem meus amigos, policial que vota no Serra é um traidor
CurtirCurtir
Coitado do Brasil
CurtirCurtir
A folha não tem moral para pesquisar nada. Está a serviço de serrassugas, pois recebe para isso.
Foi assim em 2002 e 2006 com os candidatos das elites. Felizmente o cidadão não foi na onda mídia venal. Esse será mais um ano de dizer “NÃO” às pretensões sinistras da mídia e da direita rasteira.
Vão governar em Júpiter, manés.
CurtirCurtir
Os números não mentem. Quem mente é aquele que interpreta os dados recebidos. Claro que mediante uma pequenina vantagem.
CurtirCurtir
ainda bem que não sou mais leitor desse jornalzinho.
CurtirCurtir